Sei sulla pagina 1di 7

SFILIS | Sintomas e tratamento

Publicidade (?)

A sfilis uma DST (doena sexualmente transmissvel) causada pela bactria Treponema pallidum, cujo sintoma mais comum uma lcera indolor na regio genital. Na era pr-antibiticos, a sfilis era uma doena crnica, prolongada, dolorosa e que em fases avanadas acometia todos os sistemas do organismo, sendo extremamente temida e muito estigmatizada. Neste artigo vamos abordar as seguintes questes sobre a sfilis:

O que sfilis. Como se pega sfilis. Quais so os estgios da sfilis. Quais so os sintomas da sfilis. Como feito o diagnstico da sfilis. Qual o tratamento da sfilis. Como se confirma a cura da sfilis.

Transmisso da sfilis
Como j foi dito na introduo deste texto, a sfilis causada por uma bactria chamada Treponema pallidum. A transmisso ocorre, na imensa maioria dos casos, pela via sexual e se d pela penetrao da bactria atravs de microscpicas feridas ou abrases na mucosa da vagina ou do pnis (leia: O QUE DST?). Estima-se que o risco de contgio em cada relao sexual desprotegida com parceiro infectado seja de aproximadamente 30%. Se houver feridas ou inflamaes na vagina/pnis, este risco ainda maior. Os pacientes que transmitem sfilis so aqueles que apresentam a doena na fase primria ou secundria, principalmente se houver leses ativas nos rgos sexuais. Apesar de no ser 100% efetiva, a camisinha ainda o melhor mtodo para prevenir a transmisso por via sexual da sfilis (leia: CAMISINHA | Tudo o que voc precisa saber). Nas fases mais avanadas da doena, a sfilis pode ser transmitida por beijos e at pelo toque, se houver leses na pele ou na boca (explicarei

os sintomas mais abaixo). A transmisso da sfilis por transfuso de sangue muito rara uma vez que o Treponema pallidum no sobrevive por mais de 48h no sangue estocado. Existe tambm a sfilis congnita, que aquela adquirida pelo feto quando a me encontra-se contaminada pelo Treponema pallidum durante a gestao. A sfilis na grvida pode causar aborto, parto prematuro, m formaes e morte fetal.

Estgios da sfilis - Sintomas da sfilis


A doena dividida em 3 fases, denominadas de sfilis primria, sfilis secundria e sfilis terciria.

1. Sintomas da sfilis primria


O perodo de incubao, ou seja, o intervalo de tempo entre o contgio e os primeiros sintomas, em mdia de 2 a 3 semanas. Todavia, h casos em que este intervalo pode ser to curto quanto trs dias ou to longo quanto trs meses. A leso da sfilis primria uma ppula (uma pequena elevao na pele) nos rgos genitais que em poucas horas se transforma em uma lcera no dolorosa. Nas mulheres esta leso pode passar despercebida, uma vez que pequena (em mdia 1 cm de dimetro), indolor e costuma ficar escondida entre os pelos pubianos ou dentro da vagina. No h outros sintomas associados leso da sfilis primria; o paciente apresenta no mximo aumento dos linfonodos da virilha (nguas). Em alguns casos a lcera pode surgir na boca ou na faringe, caso a transmisso tenha se dado atravs do sexo oral. A lcera da sfilis recebe o nome de cancro duro e aps 3 a 6 semanas desaparece mesmo sem tratamento, levando falsa impresso de cura espontnea. Portanto, a sfilis inicialmente uma doena indolor, que costuma frequentemente passar despercebida e que parece desaparecer espontaneamente aps algum tempo. O problema que o desaparecimento do cancro duro no significa cura, pelo contrrio, a bactria agora est se multiplicando e se espalhando pelo organismo

silenciosamente. Para ver imagens reais de leses da sfilis, clique no link: FOTOS DE SFILIS

2. Sintomas da sfilis secundria

Sfilis secundria

Algumas semanas ou meses aps o desaparecimento do cancro duro, a sfilis retorna, agora disseminada pelo organismo. Essa forma de sfilis se manifesta com erupes na pele, classicamente nas palmas das mos e solas dos ps. Tambm so comuns febre, mal estar, perda do apetite, dor nas articulaes, queda de cabelo, leses oculares e aumento dos linfonodos difusamente pelo corpo. As leses nas solas dos ps, palmas das mos e mucosa oral so caractersticas, mas as erupes de pele podem ocorrem em qualquer local do corpo. Uma outra leso tpica da sfilis secundria o chamado condiloma lata, uma leso mida, com aspecto de uma grande verruga, que surge geralmente prximo do local onde existiu a leso do cancro duro na sfilis primria. H casos, porm, que a sfilis secundria apresenta poucos sintomas, fazendo com que o paciente no d muita importncia ao quadro. Cerca de 20% dos pacientes com sfilis secundria no consideram seus sintomas incmodos o bastante para procurarem ajuda mdica. Assim como ocorre na sfilis primria, os sintomas da sfilis secundria desaparecem espontaneamente, sem qualquer tratamento.

3. Sintomas da sfilis terciria


Os pacientes podem ficar de um at vrios anos, inclusive dcadas, assintomticos antes de um novo retorno da doena. A forma terciria a mais grave. A sfilis terciria apresenta 3 tipos de manifestaes: - Goma sifiltica = grandes leses ulceradas que podem acometer pele, ossos e rgos internos. - Sfilis cardiovascular = acometimento da artria aorta, causando aneurismas e leses da vlvula artica (leia: O QUE UM ANEURISMA?). - Neurosfilis = acomete o sistema nervoso, lavando demncia, meningite, AVC e problemas motores por leso da medula e dos nervos (leia: ENTENDA O AVC - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).

Diagnstico da sfilis
Na sfilis primria, quando aparece o cancro duro, ainda no houve tempo do organismo produzir anticorpos contra o Treponema pallidum, por isso, os exames de sangue costumam estar negativos nesta fase. A confirmao laboratorial pode ser feita aps coleta de material da lcera para visualizao direta da bactria em microscpio. Nem sempre esse exame necessrio, uma vez que a lcera genital da sfilis bem caracterstica. Geralmente o mdico inicia tratamento baseado apenas em dados clnicos, esperando uma ou duas semanas para confirmar o diagnstico laboratorialmente. O diagnstico da sfilis secundria, terciria ou primria, j em fase mais tardia, feito atravs de dois exames sorolgicos: VDRL e FTA-ABS (ou TPHA).

VDRL
O VDRL o exame mais simples e usado como rastreio. O resultado dado em formas de diluio, ou seja, um resultado 1/8 significa que o anticorpo foi identificado at 8 diluies; um resultado 1/64 mostra que podemos detectar anticorpos mesmo aps diluirmos o sangue 64 vezes.

Quanto maior for a diluio em que ainda se detecta o anticorpo, mais positivo o resultado. Se a explicao acima ficou confusa, apenas saiba que o VDRL = 1/2 um ttulo mais baixo que 1/4, que mais baixo que 1/8 e assim por diante. Quanto mais alto o ttulo, mais positivo o exame. Como o VDRL pode estar positivo em vrias outras doenas que no sfilis, como lpus, doenas do fgado, mononucleose, hansenase, catapora, artrite reumatoide, etc., consideramos apenas valores maiores de 1/32 como confiveis para o diagnstico. O VDRL tambm pode apresentar falso positivo em pessoas idosas. O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas aps a contaminao. Geralmente seus valores comeam a subir uma a duas semanas aps o aparecimento do cancro duro. Portanto, se o teste for feito um ou dois dias aps o aparecimento da leso da sfilis, o VDRL pode dar falso negativo.

FTA-ABS ou TPHA
O FTA-ABS um teste mais especfico e sensvel que o VDRL. A sua janela imunolgica mais curta, podendo estar positivo j aps alguns dias depois do aparecimento do cancro duro. O FTA-ABS ou o TPHA tambm apresentam menores taxas de falso positivo que o VDRL. Uma vez positivo, o FTA-ABS assim permanecer para o resto da vida, mesmo aps a cura do paciente. J os valores do VDRL caem progressivamente aps a cura, tornando-se negativos aps alguns anos. Habitualmente o VDRL usado para rastreio da doena e o FTA-ABS para confirmao. Obs: O FTA-ABS um pouco superior ao TPHA, apresentando uma sensibilidade maior. Ao final, acabamos ficando com as seguintes situaes: - VDRL positivo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo confirmam o diagnstico de sfilis. - VDRL positivo e FTA-ABS (ou TPHA) negativo indicam outra doena que no sfilis.

- VDRL negativo e FTA-ABS (ou TPHA) positivo indicam sfilis em fase bem inicial ou sfilis j curada ou sfilis na fase terciria. - VDRL negativo e FTA-ABS (ou TPHA) negativo descartam o diagnstico de sfilis (h raros casos em que o teste feito muito precocemente, podendo haver falso negativo em ambos).

Tratamento da sfilis
A sfilis tem cura se tratada corretamente. O tratamento da sfilis diferente dependendo do estgio estgio da doena: - Sfilis primria ou secundria = Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhes de unidades em dose nica - Sfilis com mais de 1 ano de evoluo ou de tempo indeterminado = Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhes de unidades em 3 doses, com uma semana de intervalo entre cada. Doentes alrgico a penicilina podem ser tratados com doxiciclina (100mg 2x por dia por 14 dias) ou azitromicina (dose nica de 2g), mas eles no so to eficazes quanto a penicilina. Em alguns casos, como em grvidas contaminadas com sfilis, pode ser indicado um tratamento para dessensibilizar a paciente alrgica para que ela possa ser tratada com penicilina. A preferncia sempre pelo tratamento com penicilina (leia: ALERGIA PENICILINA). Aps o inicio do tratamento as leses comeam a desaparecer j nos primeiros dias. Porm, para se confirmar a cura preciso repetir os exames de sangue.

Cura da sfilis
Todo paciente tratado para sfilis deve refazer o VDRL com 6 e 12 meses. O critrio de cura da sfilis o desaparecimento dos sintomas e uma queda de 4 titulaes nos nveis de anticorpos. Exemplos: - VDRL era 1/64 e aps o tratamento caiu para 1/16. - VDRL era 1/32 e aps o tratamento caiu para 1/8. - VDRL era 1/128 e aps o tratamento caiu para 1/32.

Quanto mais tempo se passa, mais caem os ttulos, podendo at ficarem negativos aps alguns anos (h pacientes curados que permanecem a vida inteira com ttulos baixos de VDRL, como 1/2 ou 1/4). No preciso que o VDRL fique negativo para se atestar a cura da sfilis. Os ttulos na sfilis primria caem mais rapidamente que na sfilis secundria e terciria. O FTA-ABS no serve para controle de tratamento, pois, como j foi explicado, ele no fica negativo aps a cura. Uma vez positivo, o FTA-ABS assim ficar para o resto da vida. o que chamamos de cicatriz imunolgica.
Leia o texto original no site MD.Sade: SFILIS | Sintomas e tratamento http://www.mdsaude.com/2009/01/dst-sifilis.html#ixzz2QJYD5bU6

Potrebbero piacerti anche