Sei sulla pagina 1di 6

Circulao da matria e energia e as leis naturais !!!!

Docente: Mafalda Borges Elaborado por : Miguel Silva Cndido

2011 ( Instituto de Medicina Tradicional )

Introduo

O objectivo deste trabalho reside na realizao duma dissertao na qual conste a relao entre as leis naturais com a circulao da matria e energia e na qual pode-se tambm incluir a relao do cosmos com o homem, isto porque a totalidade da natureza implica tambm o homem, porque todas as coisas naturais, alem de estarem unificadas consigo mesmas esto unificadas com a totalidade. Porque quando percebemos a natureza apenas com a mente, por meio do pensamento no podemos sentir a sua plenitude de vida, o seu ser, unicamente vemos a forma e no estamos conscientes da vida que a anima, do mistrio sagrado, o pensamento muitas vezes reduz a natureza a um bem de consumo, a um meio de conseguir benefcios, conhecimento ou a algum outro propsito prtico.

O homem tende a pr-conceber explicaes para o mundo, para somente depois constatar a veracidade destas "verses" da realidade no mundo que se observa, no que a elaborao livre de ideias seja condenada, mas talvez a forma como elaboramos estas ideias seja limitada, e por isso uma ideia complementa a outra, nada neste mundo absoluto. Ns somos a prpria cultura, somos o que fazemos, comemos, adoramos, aceitamos como mentira ou verdade, somos o que cremos, vemos e sentimos. Ns diferenciamo-nos dos outros animais pela peculiaridade de transmitirmos o que aprendemos s novas geraes, usamos uma linguagem especializada, articulada, capaz de detalhar as nossas experincias de vida para quem quiser saber, nada mais recompensador do que termos a noo de quem somos e qual o nosso papel neste mundo. Isto d-nos segurana, equilbrio e paz interior. Energia a base da sobrevivncia, com o passar dos tempos o homem aprendeu a utiliza-la para aumentar o sucesso da espcie, energia gera conforto, todos ns possumos necessidade de uma carga energtica vital para nutrir os nossos corpos fsico e espiritual, a medida que gastamos a carga energtica vital esta deve ser reposta atravs de mecanismos naturais de reposio (respirao, alimentao, absoro fluido csmico universal e fluidos vitais atravs dos chacras, etc). Fazemos parte do Universo, que possui Leis, compreender a dinmica do Cosmo, pode ajudar-nos a compreender mais o elo da vida. A palavra Cosmos, em grego, significa o Universo, o conjunto de tudo o que existe, deriva da mesma raiz do verbo cosmein que significa embelezar, os gregos consideravam o Khaos, a Confuso dos elementos, o que precedeu a criao, para que depois o Universo formoso fosse formado.

O homem contm as propriedades e as funes da matria, a parte astral do homem o princpio que anima o seu corpo, a que chamamos Vida, Em todo o Macrocosmo e Microcosmo, assim como no mundo espiritual e material, existem relaes e elos que sofrem mudanas, transies, da mesma forma que os planetas no nosso sistema Solar se influenciam mutuamente, conservando-se nas suas rbitas devido a soma das suas foras, a Terra indissoluvelmente unida e

dependente do movimento do Relgio Mundial que a Vida do Macrocosmo e que se encontra hoje e sempre em evoluo. Paracelso desenvolveu um conceito hermtico fundamental, segundo o qual o homem reflexo e imagem fiel do universo. O homem um mundo que contem o cu, a terra, o ar e a agua, e todos os diferentes princpios que constituem o reino mineral, o vegetal e animal, e o mais alto tem influencia sobre o mais baixo.

Posto tudo isto, Todos ns, seres humanos nascemos com uma deficincia na nossa energia, necessitando de complet-la atravs de outras fontes, geralmente os homens possuem menos energia negativa e as mulheres menos energia positiva, nesta busca (inconsciente) pela energia que nos falta que acabamos por entrar nesta Luta pelo Controle (ou Poder), quando sentimos que tudo energia, entramos em contacto com a fonte externa de energia (que a natureza), seguimos as nossas intuies, doamos a nossa energia para receber energia em dobro, vencemos os nossos dramas de controle emocional e 'apreciamos' as pessoas que esto na sua vez de falar, colocando o nosso interesse nas partes mais belas e que chamam mais a nossa ateno, os nossos grupos espirituais (de cada pessoa presente) unem-se, formando um s grupo, como se fosse um nico grupo espiritual. O maior problema da humanidade foi ela se ter distanciado das Leis da Natureza nos ltimos trs mil anos, por isso, nasceu o conflito e no mundo reina o caos, dentro das Leis da Natureza, uma das coisas mais importantes a ordem. Ou seja, existem vrias leis atravs das quais a natureza harmoniosa. Acima de tudo, no h coincidncias, somos chamados a prestar ateno a tudo o que acontece, a todas as sincronicidades. O Universo pura energia, tudo energia e ns somos co-criadores, mediante os nossos pensamentos dessa energia, ao admirarmos a beleza, seja na natureza ou pessoas, ao nos esforamos para ver o belo em tudo, elevamos a nossa energia, como se a conscincia da energia a fizesse aumentar, medida que a evoluo prosseguir, o crescimento sincronstico elevar as nossas vibraes ao ponto em que penetraremos na

dimenso da vida aps a morte, fundindo essa dimenso com a nossa e encerrando o ciclo nascimento/morte". As leis naturais que regem o Universo so as leis eternas e imutveis, esto presentes em tudo em que h vida, nos princpios que a natureza aplica para criar tudo o que existe e tem vida no Universo, em tudo o que podemos ver, ouvir, cheirar, saborear, ou mesmo tocar e sentir, a fonte da vida est voltada s Leis Naturais que regem o Universo, isto porque toda a nossa essncia espiritual se baseia nelas, pois so elas a possibilidade mxima, o potencial imensurvel de tudo que foi e que ser. Dentro das leis naturais existem algumas nas quais podemos observar o que foi acima dito. Tal como a lei da necessidade porque tudo o que existe no universo existe para equilbrio dele, basicamente tudo o que existe no universo, existe porque tem a necessidade de existir, dai todas as outras leis, como a do amor, a da desigualdade, a lei da analogia, da causa-efeito entre outras existirem por necessidade. A Lei da evoluo o princpio fundamental da vida no Universo, sempre na procura do aperfeioamento total, nascer pequeno e morrer grande j significa uma marca da evoluo, pois tudo caminha, tudo vibra, tudo atrai, a lei da evoluo envolve o infinitamente pequeno e o infinitamente grande, o pequenino tomo e todo o universo, num movimento contnuo e harmonioso. a semente lanada terra pela mo do trabalhador que germina, cresce e vira uma rvore frutfera alimentando muitas vidas, pois a evoluo est sempre presente em todas as manifestaes da vida, contudo existem muitas outras leis, tais como a da adaptao, a da seleco, a da hereditariedade, da analogia etc!

Em suma, existem vrias leis naturais pela qual a natureza se rege, existe uma ordem que tem de ser seguida e obviamente todas as leis esto interligadas. O universo um todo, complementando-se entre si com todas as leis, isto porque cada uma delas tem particularidades necessrias umas s outras.

Concluso

Em suma, este trabalho teve como objectivo descrever um pouco a forma como a natureza funciona, como o universo composto. Chegou-se a concluso que a vida tal e qual a conhecemos depende de leis, leis essas que so naturais e que seguem uma ordem, uma lgica. A realidade do universo, a realidade do prprio homem com a natureza depende hoje e sempre destas leis, cujo objectivo manter uma ordem, dar uma lgica a tudo aquilo a que ns estamos habituados. Dar lgica adaptao, lgica evoluo Dado isto, a totalidade da natureza conhecida como universo e estas leis servem essencialmente para que a harmonia se mantenha intacta.

Potrebbero piacerti anche