Sei sulla pagina 1di 4

Universidade Catlica de Gois EPA Prof.

Marina Santana de Lacerda Caso Concreto rea Trabalhista

AULA: DOS RITOS NO PROCESSO DO TRABALHO


O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se em sumrio, sumarssimo e ordinrio. Independentemente de qual procedimento ser seguido, a sequncia dos atos processuais, na prtica, pode seguir a sistemtica una ou fracionada. A escolha, geralmente, cabe ao juiz titular, sendo esta a prtica usual, eis que inexiste qualquer norma legal que determine o critrio de escolha. Na sistemtica fracionada, o procedimento divide-se, via de regra, em 03 partes: audincia inaugural, de instruo e de julgamento. Na sistemtica una, como o prprio nome diz, haveria, em tese, uma nica audincia, com a realizao de todos os atos processuais (tentativa de conciliao, instruo, com a oitiva das partes, testemunhas e demais produo de provas e julgamento). Na audincia una alguns fatores podem determinar a necessidade de fracionamento, como por exemplo, no caso da grande quantidade de documentos juntados com a defesa no permitir uma anlise rpida para rplica, bem como no caso do reclamado oferecer reconveno. Passemos a analisar as particularidades dos ritos processuais.

1. DO RITO SUMRIO: Tambm chamado rito de alada, est disciplinado pela Lei n 5.584/70. Tal procedimento aplica-se nas causas cujo valor no exceda a 02 (dois) salrios mnimos (art.2). O rito sumrio objetiva conferir maior celeridade processual e efetividade da jurisdio trabalhista, simplificando o procedimento e eliminando recursos. A ata da audincia mais simplificada, dispensando-se o resumo dos depoimentos, devendo constar do termo a concluso da Vara quanto matria de fato. No h possibilidade de recursos, salvo se versar a causa sobre matria constitucional, hiptese em que ser cabvel o recurso extraordinrio. Admitem-se tambm os embargos de declarao, nos casos previstos no art.897-A da CLT.

Muito j se discutiu na doutrina se o surgimento do rito sumarssimo teria revogado o procedimento sumrio. Parte da doutrina entende que teria havido a revogao tcita, considerando que o valor da causa do sumrio insere-se no limite do sumarssimo, inexistindo margem para dvidas. Entretanto, a doutrina majoritria entende que no houve revogao, preservando cada um sua sistemtica prpria. Na prtica, tem sido adotado para o rito sumrio o procedimento do sumarssimo, inclusive quanto autuao, independentemente do valor da causa, desde que respeitado, por bvio, o limite de 40 (quarenta) salrios mnimos e as excluses legais. A diferena prtica acaba residindo no campo recursal.

2. DO RITO SUMARSSIMO: Assim como o rito sumrio, o sumarssimo tambm tem fundamento nos princpios da celeridade, simplicidade e informalidade, propiciando um rito processual mais gil para as causas de menor valor econmico. O rito sumarssimo foi disciplinado pela Lei n 9.957/00, que inseriu as alneas A-I ao art.852 da CLT, para os casos de demandas cujo valor no ultrapasse 40 (quarenta) salrios mnimos, devendo-se entender que seguir este rito as causas com valor superior a 02 (dois) e at 40 (quarenta) salrios mnimos, considerando que a doutrina majoritria entende no ter havido revogao do procedimento sumrio, pelo sumarssimo. - Obrigatoriedade ou facultatividade: discute-se na doutrina e na jurisprudncia, se o rito sumarssimo compulsrio ou facultativo, nas causas de sua alada. Alguns entendem pela facultatividade do rito, cabendo a escolha ao autor, considerando sobretudo o princpio do acesso justia, e de que a competncia em razo do valor relativa. Para outros, o rito processual de ordem pblica, no tendo o autor opo de escolha. Ademais, segundo esta ltima corrente, o art.852-A da CLT utiliza o verbo no imperativo, dizendo que as causas at 40 salrios mnimos ficam sujeitas ao rito sumarssimo. - Da possibilidade de converso do rito sumarssimo para o ordinrio: mais uma vez h divergncia na doutrina e jurisprudncia, acerca da possibilidade e o juiz converter o rito se a parte erroneamente o elegeu. Alguns argumentam que o rito de ordem pblica, no cabendo ao juiz corrigi-lo. Para outros, os quais parecem ser a maioria, asseveram que o juiz pode corrigir o rito, vez que ele que dirige o processo, desde que no haja manifesto prejuzo s partes e a petio inicial possa se adaptar ao rito para o qual deva ser determinada. O art.277, 4 e 5 do CPC, aplicado subsidiariamente ao Processo do Trabalho, autoriza o juiz a alterar o rito processual do sumarssimo para o ordinrio. - Da aplicabilidade do rito sumarssimo: quaisquer matrias de ndole trabalhista, independentemente da complexidade da causa, pode ser objeto de

postulao pelo rito sumarssimo, quer sejam pretenses condenatrias ou referentes s obrigaes de fazer, dar ou no fazer. No obstante, ficam excludas do rito sumarssimo, as demandas em que parte a Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional. As aes coletivas, segundo a maioria da doutrina, no esto abrangidas pelo rito sumarssimo, pois o art.852-A da CLT faz meno a dissdios individuais. Mais que isto, o dissdio coletivo trabalhista tem procedimento prprio. - Da petio inicial no rito sumarssimo: a inicial deve preencher os requisitos do art.840 da CLT e tambm dos incisos I e II do art.852-B. O pedido deve ser certo e determinado, devendo ser indicado o valor correspondente. Quer dizer que o reclamante dever apresentar a liquidao dos pedidos, devendo ser declinado ainda o valor da causa. No se exige rigor na liquidao do valor, podendo ser utilizada estimativa. Deve tambm o reclamante indicar o nome correto do reclamado, bem como seu endereo. O no atendimento de tal exigncia importar no arquivamento da reclamao e a condenao ao pagamento das custas sobre o valor da causa. Insta salientar que, conforme entendimento doutrinrio e jurisprudencial, referido arquivamento somente ser possvel aps a concesso de prazo para emenda (10 dias art.284 do CPC e Smula 263 do TST). As partes devero comunicar eventual mudana de endereo, considerando-se eficaz a intimaes no endereo anterior, na falta da citada comunicao. - Peculiaridades do procedimento sumarssimo: no h citao por edital no rito sumarssimo. Fazendo-se necessria tal modalidade de citao, duas alternativas restam para o juiz: converter o rito para o ordinrio, com fundamento nos arts. 130 do CPC e 765 da CLT ou declarar a inconstitucionalidade do disposto no art.852-B, II, da CLT, por violar o princpio da inafastabilidade da jurisdio (art.5, XXXV, da CF) e deferir a citao por edital mesmo no rito sumarssimo. A apreciao da reclamao dever ocorrer no prazo mximo de 15 dias da data do seu ajuizamento, podendo constar de pauta especial, se necessrio (na medida do possvel, deve o juiz priorizar a celeridade dos processos que tramitam pelo rito sumarssimo). O art.852-C prev que as aes sujeitas a este rito sero instrudas e julgadas em audincia uma. Em alguns casos, poder ser realizada na forma fracionada, como por exemplo no caso de necessidade de prova pericial. Na ata da audincia sero registrados resumidamente os atos essenciais, as afirmaes fundamentais das partes e aquelas teis soluo da causa, trazidas pela prova testemunhal.

Sero decididos de plano todos os incidentes e excees. A manifestao do reclamante sobre a defesa e documentos ser realizada na prpria audincia. As testemunhas, at o mximo de 02 (duas) para cada parte, devero comparecer independentemente de intimao. Somente ser deferida intimao daquela testemunha que, embora comprovadamente convidada, deixar de comparecer. Se for necessria a designao de prova pericial, deve o juiz nomear o perito na prpria audincia, fixar o prazo para apresentao do laudo, fixando prazo para as partes manifestarem-se sobre ele e j designar a prxima audincia, no prazo mximo de 30 dias, salvo motivo relevante justificado nos autos. No cabe interveno de terceiros, em razo dos princpios da celeridade e simplicidade do procedimento sumarssimo. Tambm no se admite reconveno, sendo possvel o pedido contraposto (quando a parte acionada foi quem sofreu a leso patrimonial, esta poder formular pedido em seu favor, fundado nos mesmos fatos que constituem objeto da controvrsia). A sentena deve ser proferida na prpria audincia, sendo dispensado o relatrio. O valor da condenao no fica limitado ao valor atribudo causa pelo reclamante. Assim, eventual parte excedente no ser tida por nula, nem tampouco ineficaz, como na Lei n 9.099/95. A superao do valor pode decorrer, por exemplo, de multa cominatria diria ou de prestaes vencidas durante a tramitao do processo, como em ao de reintegrao, com o pagamento de salrios vencidos e vincendos.

3. DO RITO ORDINRIO: O rito ordinrio residual, ou seja, quando a demanda no se sujeitar a rito especial, ou ao procedimento sumrio ou sumarssimo, seguir o procedimento ordinrio. Neste procedimento, os pedidos no precisam indicar o valor correspondente. A citao por edital pode ser realizada. Os entes pblicos, imunes ao procedimento sumarssimo, podem ser partes no procedimento ordinrio. A quantidade de testemunhas elevada a 03 (trs) para cada parte, podendo as mesmas serem intimadas, mediante requerimento da parte. Na sistemtica fracionada, o rol de testemunhas pode ser apresentado na audincia inaugural. A sentena dever conter o relatrio. O procedimento ordinrio visa atingir causas de maior complexidade, visando permitir assim uma cognio mais apurada e maior dilao probatria do caso concreto.

Potrebbero piacerti anche