Sei sulla pagina 1di 25

REGULARIZAO DE VAZES GENERALIDADES A regularizao das vazes naturais um procedimento que visa a melhor utilizao dos recursos hdricos

s superficiais. Para esse fim, necessrio promover-se o represamento das guas, atravs da construo de barragens em sees bem determinadas dos cursos dgua naturais. Com a regularizao das vazes por meio da construo de barragem (formao de reservatrio) visa-se, ainda, atingir vrios outros objetivos, destacando-se: o atendimento s necessidades do abastecimento urbano ou rural (irrigao); o aproveitamento hidroeltrico (gerao de energia); a atenuao de cheias (combate s inundaes); o controle de estiagens; o controle de sedimentos; a recreao; e, tambm, permitir a navegao fluvial.

GENERALIDADES

GENERALIDADES

Os conceitos que se desenvolvem neste captulo so bsicos para o tratamento de trs tipos de problemas. 1) Conhecidas as vazes naturais do curso dgua (vazes de entrada no reservatrio), calcular o volume do reservatrio para atender a uma determinada lei das vazes regularizadas (vazes de sada do reservatrio). 2) Dado o reservatrio, determinar a lei das vazes regularizadas que mais se aproxima da regularizao total, isto , da derivao da vazo mdia (constante). 3) Dados o reservatrio e a lei de regularizao, calcular os volumes de gua existente no reservatrio em funo do tempo.

CURVAS COTA-REA E COTA-VOLUME DE UM RESERVATRIO

ZONAS DE ARMAZENAMENTO DE UM RESERVATRIO - TERMINOLOGIA

ZONAS DE ARMAZENAMENTO DE UM RESERVATRIO - TERMINOLOGIA

Barragem com extravasor no-controlado

Barragem com extravasor controlado

ZONAS DE ARMAZENAMENTO DE UM RESERVATRIO - TERMINOLOGIA


- NA mximo normal de operao (NA mx.n.o.): cota mxima at a qual as guas se elevam, nas condies normais de projeto. Corresponde cota da crista vertente, no caso de extravasor no controlado ou de crista livre, ou cota da borda superior das comportas, no caso de extravasor controlado. - NA mnimo normal de operao (NA mn): cota mnima at a qual as guas abaixam, em condies normais de operao. Corresponde cota do conduto de sada mais baixo da barragem, ou cota mnima capaz de permitir as melhores condies operacionais de equipamentos, como as turbinas. - Volume til (Vu): volume armazenado entre o NA mx.n.o. e o NA mn. - Volume morto (Vm): volume armazenado abaixo do NA mn., destinado a acomodar a carga de sedimentos afluentes ao reservatrio, durante a sua vida til. - Sobrearmazenamento devido cheia de projeto do extravasor: volume acima do NA mx.n.o., devido sobreelevao causada pelo amortecimento da cheia de projeto pelo reservatrio. Corresponde ao NA mximo maximorum (NA mx). O sobrearmazenamento no aproveitado, pois persiste somente durante a cheia. - Borda livre: diferena de cotas entre o coroamento da barragem e o NA mximo maximorum, suficientemente grande para conter a arrebentao de ondas devidas ao vento.

CLCULO DO VOLUME DO RESERVATRIO DE ACUMULAO

Vol P + Q in E Q d Q out I = t
P = precipitao; Qin = vazes afluentes; E = perdas por evaporao; Qd = demandas (vazes derivadas); Qout = vazo de restituio; I = perdas por infiltrao; Vol = volume do armazenamento; t = intervalo de tempo considerado.

CLCULO DO VOLUME DO RESERVATRIO DE ACUMULAO

lei de regularizao

Qr y= Q
Qr = vazo regularizada;

Q = vazo mdia do perodo considerado;

Q r = Q out + Q d
As perdas por evaporao podem ser consideradas subtraindo-se das vazes naturais os valores calculados, convertidos para m3/s.

CLCULO DO VOLUME DO RESERVATRIO DE ACUMULAO A capacidade mnima de um reservatrio para atender a uma dada lei de regularizao (Cr) obtida pela diferena entre o volume acumulado necessrio para atender quela lei no perodo mais crtico de estiagem (Volnec) e o volume acumulado que aflui ao reservatrio no mesmo perodo (Volaf).

Cr = (Vol nec Volaf )perodo crtico

CLCULO DO VOLUME DO RESERVATRIO DE ACUMULAO Seja, por exemplo, um ano com hidrgrafa dada conforme a Figura. Suponha-se que se queira atender lei de regularizao total: y = 1. Isso significa que se deseja obter uma vazo regularizada constante e igual vazo mdia. Nota-se que, para essa lei de regularizao, o perodo crtico definido pelos meses de maio a outubro, inclusive. O volume necessrio para manter a vazo Qr durante os meses de maio a outubro (perodo crtico) :
out

Vol nec =

Q
mai

dt = Q (t mai + t jun + K + t out )

out

Volaf =

Q dt Q
mai

mai

t mai + Q jun t jun + K + Qout t out

CLCULO DO VOLUME DO RESERVATRIO DE ACUMULAO

EXEMPLO 1

DIAGRAMA DE MASSA OU DE RIPPL O diagrama de massa, ou diagrama de Rippl, definido pela integral da hidrgrafa. Isto , corresponde a um diagrama de volumes acumulados. Este diagrama informa que: i) num tempo t qualquer, a inclinao da tangente curva dos volumes acumulados fornece a vazo naquele tempo; ii) o volume acumulado num dado intervalo de tempo obtido pela diferena entre as leituras das ordenadas correspondentes aos tempos considerados.

DIAGRAMA DE MASSA OU DE RIPPL

DIAGRAMA DE MASSA OU DE RIPPL

Potrebbero piacerti anche