Sei sulla pagina 1di 2

U. ESCOLAR HESCHIA DE SOUSA BRITO SRIE:1_TURMA:___ TURNO________ Avaliao de Ensino Religioso Aluno(a)____________________________ N____ 1.

(Concurso prefeitura laranjal do JarAP) leia o texto e responda. As religies pantestas so as mais antigas, dominando em sociedades menores e mais primitivas. Tantos nos primrdios da civilizao mesopotmica, europia e asitica, quantas nas culturas das Amricas, frica e Oceania. As religies politestas por vezes se confundem com as pantestas mais sugerem num estgio posterior do desenvolvimento de uma cultura. Quanto mais uma sociedade se torna complexa, mais o pantesmo vai se tornando politesmo. As monotestas so mais recentes, e atualmente as mais disseminadas, o monotesmo quantitativamente ainda domina mais de metade da humanidade. As religies atestas negam a existncia de um ser supremo central, embora possam admitir a existncia de entidades espirituais diversas. Para as religies pantestas, monotestas e atestas, respectivamente, a concepo de Deus : I. II. III. IV. V. Deus plural, Deus tudo, Deus e nada, Deus um. Deus nada, Deus um, Deus tudo, Deus nada. Deus um, Deus nada, Deus plural, Deus tudo. Deus tudo, Deus plural, Deus um, Deus nada. Deus plural, Deus onipresente, Deus nada, Deus tudo.

c)Apenas III e)Apenas IV.

d) I, II, III e IV

2. O que sincretismo religioso? a) mescla de doutrinas filosficas a doutrina religiosa. b) o mesmo que puritanismo religioso. c) So os ensinamentos de Jesus durante sua passagem pela terra. d) Mescla de crenas religiosas; e) so os ensinamentos e mandamentos dados por Deus ao povo israelita. 3.(UFSC) De forma geral, observe-se que cada religio possui sua tecnologia e esta repassada aos fieis de um modo organizado e sistematizada, geralmente atravs dos textos sagrados. Marque a alternativa que indica corretamente quais so as trs maiores religies monotestas no mundo e quais os seus textos sagrados. a) Judasmo / tor; cristianismo / Bblia; islamismo / Alcoro. b) budismo / conjunto de filosofias; islamismo / hindusmo / Escrituras vdicas c) taosmo / livro da lei da Universidade e sua virtude; confucionismo / pensamentos de Confcio; xintosmo / kojike d) budismo / conjunto de filosofia; cristianismo/ bblia; judasmo / Tor e) taosmo / livro da lei do universo em sua virtude; hindusmo / escritura vdicas; islamismo / alcoro 4. O autor de A suma teologia : a) Dom Helder Cmara

Est(o) correta(s) a(s) alternativa(s): a) Apenas I b) apenas II

b) Santo Agostinho c) So Toms de Aquino. d) Madre Teresa de Calcut e) Irm Dulce 5. (UFSC) A partir das cincias da religio, existe uma classificao das religies. Assim, assinale a alternativa que identifica corretamente as religies profticas. a) judasmo, islamismo, cristianismo; b) taoismo, budismo, cristianismo. c) hindusmo, confucionismo, islamismo. d) jainismo, budismo, taoismo. e) cristianismo, confucionismo, xintosmo. 6. (UFSC) Defina religio. a) o estado da alma em busca do sagrado. b) um sistema solidrio de crenas e praticas que se ligam s coisas sagradas; c) manifestao do transcendente a partir do homem. d) a soma de elementos antropolgicos, sociolgicos e naturais. e) um conjunto de esperanas para o homem. 8. Leia este texto:

O grande patriarca da Bblia Hebraica tambm o antepassado espiritual do Novo Testamento e o grande arquiteto sagrado do Alcoro. Abrao o ancestral comum do judasmo, do cristianismo e do islamismo. a chave do conflito rabe-israelense. a pea central da batalha entre os ocidentes e os extremistas islmicos. o pai e, em muitos casos, o suposto pai biolgico de doze milhes de judeus, dois bilhes de cristos e um bilho de mulumanos em todo o mundo. o primeiro monotesta da histria. Com base no texto conhecimentos, assinale correta: e a em seus alternativa

a) O judasmo, o cristianismo e os islamismo so religies politesta com origem comum. b) O Alcoro o livro sagrado comum ao judasmo, ao cristianismo e ao islamismo. c) O judasmo tem como fundamentos o novo testamento e o Alcoro. d) O judasmo, o cristianismo e o islamismo so religies monotestas com origem comum; e) Para os islmicos, Gaia e Caos so divindades importantes na explicao da origem do universo e da humanidade.

Potrebbero piacerti anche