Sei sulla pagina 1di 3

A FBRICA DE MULTAS

notrio que em todo o pas a violncia no trnsito j atingiu um patamar insuportvel, ano aps ano, um grande contingente de vidas desperdiado e inequivocamente todos so afetados, sejam motoristas ou pedestres. Em razo disso, os Poderes Pblicos, ouvindo o clamor de toda a sociedade, unem-se colimando esforos para reverter ou ao menos amenizar este drstico panorama. A promulgao da Lei n. 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Transito, pode ser apontada como um visvel fruto desta ao conjunta, estampando logo em seu primeiro artigo ( 2) que o trnsito em condies seguras um direito de todos e tambm dever dos rgos e entidades que compem o Sistema Nacional de Trnsito, competindo a estes adotarem as medidas destinadas a assegurar referido direito. Contudo, passado o frenesi inicial causado pela implantao de algumas medidas inovadoras contidas na citada lei, novamente a questo da segurana e do respeito s normas de trnsito foi banalizada, motivando agora uma agresso ainda maior. Atualmente verifica-se que o Estado, em detrimento de uma de suas principais funes que assegurar os direitos do cidado, esqueceu (consciente ou inconscientemente???) qual a verdadeira finalidade da fiscalizao e ao que tudo indica, sua ateno est focalizada na arrecadao de recursos para os cofres pblicos, tendo em vista que vem agindo de modo deturpado e abusivo. Sabemos que compete ao Estado - na salvaguarda dos direitos do cidado instituir normas de conduta e tambm exigir a sua observncia, em razo disso cumprir e far cumprir a legislao de trnsito, as normas e as diretrizes estabelecidas, promovendo a devida fiscalizao. Podemos observar na atitude fiscalizadora duas caractersticas bsicas: uma preventiva, quando desestimula e inibe a prtica das condutas que sejam contrrias aquelas legalmente prescritas; e outra punitiva, quando atribui penalidades e medidas administrativas em resposta inobservncia de preceitos contidos na lei. Porm, motivado pelos altos valores pecunirios que passaram a ser atribudos s penalidades de trnsito com o advento do novo Cdigo de Trnsito, um nmero crescente de multas tem sido imputadas arbitrria e indiscriminadamente em meio a

abusos e desrespeitos, e o que pior, no raras vezes so lavradas por pessoal inabilitado para tanto, constituindo gravssima agresso contra o cidado. Prevalecidos esto os algozes do trnsito, principalmente porque os inmeros recursos levados s JARI muitas vezes convalidam as mais explcitas arbitrariedades cometidas pelos agentes fiscalizadores, inobstante as vrias denncias de que, mediante paga, possvel transitar irregularmente por todo o territrio nacional, como advertiram os motoristas de caminho meses atrs, em sua paralisao. Assim, o cidado que buscava a proteo face a verdadeira guerra travada nas ruas, agora atacado tambm na esfera patrimonial e lesado em inmeros direitos pelo prprio Estado, mais preocupado em satisfazer sua insacivel necessidade de recursos. Mas qual o destino destes recursos? No deveriam ser aplicados exclusivamente para sanar o caos nas estradas? Frise-se que a violncia ora atacada muito mais perniciosa do que muitos imaginam porque - flagelando os mais basilares princpios administrativos - provm daquele que o responsvel direto pela segurana e que deveria utilizar-se sabiamente do poder que lhe foi atribudo. Ademais, a lei retro mencionada tambm prescreve que os rgos e as entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito respondem, no mbito de suas respectivas competncias, objetivamente, por danos causados nos cidados em virtude de ao, omisso ou erro na execuo e manuteno de programas, projetos e servios que garantam o exerccio do direito do trnsito seguro. (art. 1, 3). Mas at agora referida advertncia no passa de letra morta. Mais uma vez ressaltamos que as campanhas de conscientizao tem demonstrado ser eficazes, mas como toda medida profiltica, devem ser realizadas intensivamente para que apresentem bons resultados. Mostrar ao cidado a necessidade e a utilidade das prescries legais, salientado que a sua observncia acarretar claros e imediatos benefcios a seu favor, tambm deve ser encarada pelas autoridades como uma medida plenamente vlida no combate da violncia no trnsito, porque antes de mais nada, um modo de se evitar futuros acidentes sem com isso lesar o cidado. No ignoramos que a fiscalizao e a imposio e penalidades consubstanciadas nas multas - tambm sejam necessrias, entretanto devem sempre ser exercidas de maneira consciente e ponderada.

Pouco produtivos sero os esforos empreendidos pelo Estado para diminuir as conseqncias da violncia no trnsito - seja urbano ou rodovirio - enquanto o eixo principal de sua atuao estiver centrado na captao de recursos, mas a nos deparamos com a seguinte indagao: ser que realmente existe o interesse de que ocorra a diminuio das infraes? Compactuarmos passivamente com este desatino impossvel, mas infelizmente, diante das atuais circunstncias, somos obrigados a concordar com aqueles que sobre a questo em exame utilizam o malfadado termo Fbrica de Multas, porque melhor exprime a realidade.

PEDRO LUCIANO EVANGELISTA FERREIRA Advogado, Mestre em Criminologia e Direito Penal pela UCAM/RJ e Professor na Escola da Magistratura do Paran e Curso Preparatrio Prof. Luiz Carlos.

Potrebbero piacerti anche