Sei sulla pagina 1di 12

INSTITUTO AVANADO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS SISTEMA DE ENSINO-IAPE

ESPAO PICTRICO: A TELHA COMO SUPORTE

MARCIO PINHEIRO NUNES GONG

Pinheiros 2012

Espao pictrico: A telha como suporte

Mrcio Nunes Pinheiro Gong1

Curso de Ps Graduao Literatura, Cultura e Artes Instituto Avanado de Pesquisas Educacionais - IAPE

RESUMO

Este Projeto de interveno escolar relata uma prtica educativa desenvolvida na disciplina de Artes, cujo tema envolveu o aprendizado de desenho e pintura em telhas, estudo das cores e suas misturas numa turma da Escola EMEF Guriri na Modalidade EJA Educao de Jovens e Adultos, no Municpio de So Mateus - ES, objetivando desenvolver potencialidades cognitivas, habilidades manuais e prazerosas; envolvendo, principalmente, o fator social, a autoestima, a afetividade, o esforo pessoal de cada indivduo e suas capacidades mentais e perceptivas, como tambm, possibilidades de melhorias baseada numa perspectiva, onde a troca de experincias e saberes possa contribuir para a qualidade do ensino e o desenvolvimento social, econmico e intelectual desse alunado.

Palavras-chave: Artes; EJA; Escola.

INTRODUO

Educao significativa implica atividades que tenham relevncia para o educando e para o educador, que estejam vinculadas a algumas necessidades, finalidade, plano de ao do educando. Trata-se de buscar um conhecimento vinculado s necessidades, interesses e problemas, oriundos da realidade do educando e da realidade social mais ampla.2

Neste Projeto de interveno escolar, relatarei uma prtica educativa desenvolvida na disciplina de Artes, cujo tema envolveu o aprendizado de desenho e pintura em telhas, estudo das cores e suas misturas.
1

Mrcio Pinheiro Nunes Gong, Graduado em Licenciatura Plena em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Esprito Santo UFES.
2

VASCONCELLOS,1996, p.52

Desenvolvi este Projeto numa turma de 8 perodo da Educao de Jovens e Adultos EJA, da EMEF Guriri, localizada no Municpio de So Mateus, Esprito Santo. Percebi que a realidade deste alunado diferente das outras modalidades da Educao Bsica, uma vez que, por algum motivo em suas vidas, estes, deixaram de completar sua formao estudantil dentro da faixa etria convencional, ou seja, no concluram de forma regular as sries do Ensino Fundamental II. Com base na afirmativa de Celso Vasconcellos dos Santos (1996), procurei, de forma simples, desenvolver as atividades propostas no Projeto, objetivando atrair o interesse, incentivar, informar e ensinar essa clientela, um meio que pudessem, em outra oportunidade e fora do ambiente escolar, repetir a experincia vivida de maneira lucrativa, a fim de incrementar a renda familiar. Contudo, procurei, tambm, tornar o ambiente agradvel para que, os momentos ali vividos, no tornassem para eles, enfadonhos e sem sentido. Ento, iniciado o contato com este alunado, procurei motiv-los para quebrar-lhes a rigidez dos mtodos pr-estabelecidos, como forma de interao entre os alunos da prpria sala de aula, a escola e o mundo.

JUSTIFICATIVA

Entendo que a escola representa a sociedade e se torna um local privilegiado para investigar e tratar das questes sociais, das desigualdades e das diferenas, tendo em vista s caractersticas heterogneas que compe esse grupo multicultural. um local que a convivncia diria estabelece limites, onde a criatividade e a interao social, as habilidades e o conhecimento precisam ser revistos. Buscando possibilidades de melhorias, pensei desenvolver este Projeto, baseando-me numa perspectiva, onde a troca de experincias e saberes contribuam para a qualidade do ensino e o desenvolvimento social, econmico e intelectual dos alunos. A principal proposta para o desenvolvimento dessa oficina, ligada realidade dos alunos da EJA e de alguma forma conectada atualidade, possibilitou-os fazer uma conexo de suas vidas, arte, escola, ao bairro e a comunidade em que vivem.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver, junto EMEF Guriri, uma oficina com o intuito de vivenciar o desenho e a pintura, utilizando, como espao pictrico, a superfcie da telha, a partir de formas geomtricas.

OBJETIVOS ESPECFICOS Desenvolver atividades de pesquisa; Oportunizar ao aluno experimentos e tcnicas novas; Possibilitar reflexes estticas e compreenso do estudo da histria das Artes como fator importante para o desenvolvimento das novas tecnologias e descobrimentos; Descobrir-se como pessoa participativa e responsvel dentro do contexto social em que vive; Explorar as cores secundrias e tercirias atravs das misturas de tintas.

METODOLOGIA

Para que nossos objetivos sejam alcanados importante que exista envolvimento dos atores desse ambiente escolar, sobretudo, da professora regente da disciplina de Artes, da supervisora pedaggica, da direo da escola e, principalmente, dos alunos, a fim de que obtenhamos resultados positivos durante a aplicao do referido Projeto. Assim, a nossa ao metodolgica se desenvolveu nos seguintes passos: Apresentao do Projeto ao corpo docente da escola para discusso, propostas e sugestes; Anlise dos temas propostos e incluso de outros temas, conforme planejamento do professor de Artes; Planejamentos das aes em sala de aula; Apresentao das obras e biografia de Alfredo Volpi, abordagem da leitura de imagens, uso das cores, formas geomtricas e a temtica do artista; Apresentar, aos alunos, a arte abstrata, pois ela se torna mais prazerosa, quando sem o compromisso de representar a natureza como ela vista, mas, como sentida, bem

como outras formas de representao, explorando o ponto, a linha, as formas geomtricas planas e espaciais, de acordo com a viso de cada um e de seu gosto pessoal; Trabalhar o Cubismo, movimento que possui as caractersticas de apresentar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano, decompondo-os, mostrando uma no fidelidade com o real, oportunizando ao aluno o construir e reconstruir suas imagens baseadas em suas experincias, desejos e imaginaes; Exposio dos trabalhos produzidos pelos alunos na Escola.

CRONOGRAMA

A Oficina teve durao de dois encontros: no primeiro, foi trabalhada a parte terica, leitura de imagens, apresentao de obras e contextualizao; no segundo, trabalhou-se o fazer artstico.

MATERIAIS

LIED, Data show, papel canson, pincis, buchas, copos descartveis, toalhas, tinta guache, aventais, telhas, lixas, pigmentos coloridos e verniz.

ARTES: ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DA EJA NUMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR.

Realizar um projeto de pintura em telha, numa turma da Educao de Jovens e Adultos - EJA, que objetiva aprender a ler e escrever para melhor sobreviver frente s exigncias do mercado de trabalho e da sociedade, se torna desafiador. Na Constituio Brasileira, desde 1824 at a Constituio de 1988, o captulo sobre educao, art. 205, afirma que:

A educao, direito de todos e dever do Estado e da Famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. 3

Nesse contexto, no se trata apenas de desenvolver potencialidades cognitivas, habilidades manuais ou prazerosas; envolve, principalmente, o fator social, a autoestima, a afetividade, o esforo pessoal de suas capacidades mentais, perceptivas de um mundo irreal diante de uma realidade consciente em que vive, hostil e desigual.

No primeiro contato com a turma, foi um momento de troca de informaes, experincias e observaes. A professora regente, na disciplina de Artes, estava em sala de aula desenvolvendo suas atividades, sob orientao no livro didtico de Arte, este indicado pela Secretaria Municipal de So Mateus, a fim de direcionar a disciplina na modalidade EJA. Essa atividade consistia em leitura textual e discusso de um assunto de carter cultural, que abordava as diferenas culturais das regies do pas.

Falei do nosso Projeto turma e como seria o seu desenvolvimento. Ressaltei a importncia e a influncia das artes no desenvolvimento do pas: nas descobertas, na busca pelo novo, na criao artstica e, principalmente, para as nossas vidas. Exemplifiquei sobre as novas msicas, os novos produtos, que so lanados no mercado, novos filmes, artistas com novas tcnicas. Citei Volpi, um artista autodidata, que produzia sua prpria tinta ao utilizar, como aglutinante, o ovo, usando, assim, vrios recursos como pigmentos. Dessa maneira, enquanto cidados, trabalhadores e estudantes, devemos estar conectados com o que acontece no mundo. Este Projeto de cunho pedaggico favorece ao processo criativo, procura desenvolver os diferentes tipos de linguagem: oral, visual e escrita, possibilitando ao aluno uma leitura de seu desenho com as coisas do seu universo, expressando, nele, suas opinies, suas dvidas, seus medos, desenvolvendo sua capacidade de se expressar, dialogando com o seu eu interior, buscando um enriquecimento cultural e intelectual.

No segundo momento, a aula de Artes aconteceu no LIED (Laboratrio de Informtica Educacional) da Escola. Nesta aula contextualizada e apreciativa, abordei as obras do pintor Alfredo Volpi, que foram apresentadas no data show. Nesse momento, propus que a turma fizesse uma viagem pelas obras de Alfredo Volpi, a fim de despertar o seu interesse pela arte
3

BRASIL, Repblica Federativa do. Casa Civil: Braslia, 1988.

produzida em nosso pas, instigar a conscincia sobre o seu lugar no mundo, seu pensamento crtico, alm de auxiliar nas outras disciplinas. Falei da vida e obras de Alfredo Volpi; por que ele ficou conhecido como o pintor das bandeirinhas; ressaltei as figuras geomtricas presentes nas obras Igrejas (1954) e Bandeirinhas Brancas (1968). Aps a apresentao, solicitei que os alunos dialogassem sobre suas experincias sobre as artes: pinturas, msicas, desenhos, filmes, folclore e outras atividades afins, como forma de enriquecer e fixar o contedo apresentado, mostrar a diversidade cultural e artstica existente em nosso pas e no mundo.

A oficina aconteceu logo aps a apresentao das obras de Volpi. A sala de aula j estava preparada, todas as mesas forradas com jornal. Expliquei como seria todo o processo de pintura na telha, desde o seu preparo: lixar, fazer uma base, desenhar e pintar. Deixei-os livres para fazer do jeito deles, inclusive, no sendo necessrio cobrir toda a extenso da telha com tinta.

Utilizei tinta acrlica PVA branca e corante lquido, Xadrez, em diversos tons; tambm foram utilizadas algumas cores de tinta guache.

Figura 1: Bandeirinhas Brancas - Alfredo Volpi 1968 81cm x 41cm Tmpera sobre Tela Acervo do Banco Central do Brasil

Figura 2: Processo criativo de aluno do 8 Perodo EJA, EMF Guriri Releitura Foto: do autor

Figura 3: trabalho finalizado de aluno do 8 Perodo EJA, EMF Guriri Releitura Foto: do autor

O processo de criao tem suas limitaes, visto que, nem sempre o artista consegue expressar seu verdadeiro desejo em suas obras. A partir da apreciao esttica, os alunos procuraram estabelecer um dilogo entre as suas criaes e as obras de Alfredo Volpi, enquanto alguns outros se identificaram com a fase das bandeirinhas, outros se identificaram com a fase das casas. Nas imagens acima, pode-se perceber que o aluno ao utilizar as bandeirinhas como tema em sua criao, tambm de forma inconsciente, manifesta suas caractersticas prprias, como, por exemplo: a inverso das bandeirinhas, o uso das fitas retangulares dando sensao de movimento; nota-se, ento, uma pipa pairando no ar; um objeto que, de certa forma, faz ou fez parte do seu dia a dia.

Figura 4: Fachada em cinza Alfredo Volpi s/data Tmpera sobre tela 73cm x 53 cm Acervo do Banco Central do Brasil

Figura 5: Processo criativo de aluno do 8 Perodo EJA, EMF Guriri Foto: do autor

Figura 6: Trabalho finalizado de aluno do 8 Perodo EJA, EMF Guriri Releitura Foto: do autor

Na pintura Fachada em cinza, de Volpi, ele utiliza a gradao tonal das cores anlogas na imagem. Os alunos procuraram estabelecer esse mesmo dilogo, porm afastando-se dessa perspectiva, mantendo a regularidade das formas geomtricas retangulares, observadas nos desenhos das janelas e portas. Neste caso, o aluno da EJA recorreu s cores secundrias e quentes para realar o seu desenho.

CONSIDERAES FINAIS

Avaliar o processo criativo dos alunos ao se tratar de desenhos, requer do professor de Arte, conhecimento terico, sensibilidade e leitura. Alm de fazer leitura da obra, deve-se tentar interpretar o que o aluno tentou expressar em seu desenho, pois ele, inconscientemente, expressa suas experincias interiores, seus desejos, anseios e, principalmente, fenmenos relacionados s suas vivncias. Segundo Freire (1987), o exerccio da curiosidade convoca imaginao, a intuio, a capacidade de conjecturar, de comparar, afinal, imprescindvel que o educador instigue constantemente a curiosidade do educando em vez de amaci-la ou domestic-la.

A criana quando desenha, sonha e brinca de faz de conta. O jovem tambm sonha, porm, seus sonhos se confundem com sofrimentos e frustraes. Neste caso, em especial, observei certa relutncia ao ato de desenhar, na insegurana de errar e, at mesmo, no saber o que desenhar. Chegaram at mesmo a me perguntar: O que desenharei, professor? A prtica cotidiana do professor de Arte nem sempre deve seguir propostas metodolgicas pr-estabelecidas, devendo ser verstil, criativa, inclusiva e ligada ao contexto social do bairro, da cidade e, at mesmo, das necessidades do grupo ao qual est vinculado. Procurei apresentar as obras de Alfredo Volpi, por se tratarem de imagens com linguagens simples e concretas, alm de desenvolver, com o grupo, atividades que pudessem contribuir para sua formao estudantil e profissional. Conclu que essa ao educativa foi promissora, tendo em vista que, cada aluno, tenha deixado sua marca pessoal em seus trabalhos. Percebi, tambm, o envolvimento do grupo em cada etapa apresentada, correspondendo s expectativas do Projeto. Espero que essa proposta tenha propiciado, aos alunos, oportunidades de se expressarem, por meio de atividades artsticas, com base nos conhecimentos tericos e materiais diversos apresentados, sobretudo, prtica de trabalhos em grupo e individual. Nesse contexto, pude observar que, mesmo com atividade fora da sala de aula, os alunos da EJA no mediram esforos para aprender, dando o melhor de si, tornando a atividade mais prazerosa, trabalhando em grupo, ajudando-se um ao outro e dialogando sobre a melhor forma de construo do trabalho. Segundo Zabala (1988), todo contedo, por mais especfico que seja, sempre est associado a contedos de outra natureza e, portanto, ser aprendido junto com eles. Segundo Fazenda (1996), um projeto interdisciplinar no se ensina nem se aprende: vive-se, exerce-se. Assim, necessrio incentivar e apoiar planos de trabalho de professores que tm por objetivo desenvolverem prticas interdisciplinares em suas salas de aula.

REFERNCIAS

BRASIL, (1988), Constituio da Repblica Federativa do Brasil. BRANDO, Joyce. Cor e laboratrio de tintas e materiais / Vitria: UFES, Ncleo de Educao Aberta e a Distncia, 2009. CORAGEM, Amarilis Coelho Arte: 1 ano ensino mdio / Belo Horizonte: Editora Universidade, 2005. CORASSA, Maria Auxiliadora. DADALTO, Maria Gorete. REBOUAS, Moema Martins - organizadores - ANAIS Espaos de Formao. VIII Seminrio Capixaba Sobre o Ensino da Arte e 3 Encontro do Plo Arte na Escola/UFES Vitria, 2009. COLA, Csar Pereira Prtica de Ensino I / Vitria : UFES, Ncleo de Educao Aberta e a Distncia, 2011. FAZENDA, Ivani. Prticas interdisciplinares na Escola. 3 ed. So Paulo: Ed. Cortez, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987. Rede Federal de Educao Profissional e Tecnolgica Sala de Aula em Foco Caminhos para Aes no PROEJA. SANTOS NETO, Fernando Augusto dos Desenho II / Vitria : UFES, Ncleo de Educao Aberta e a Distncia, 2010. VASCONCELLOS, Celso Construo do Conhecimento em sala de aula; So Paulo Cadernos Pedaggicos do Libertad, n 2, 1996. ZABALA, Antoni. A prtica educativa: Como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Potrebbero piacerti anche