Sei sulla pagina 1di 72

DIREITO DO TRABALHO ESQUEMATIZADO

RICARDO RESENDE NOTA DE ATUALIZAO 2 EDIO NOVEMBRO/2012 Caro leitor, Conforme compromisso firmado, disponibilizo a prvia da atualizao da 2 edio do Direito do Trabalho Esquematizado. Observo, contudo, que a referida nota de atualizao no oficial, sendo que no passou ainda pelo processo de reviso da Editora, bem como que no , ainda, a atualizao completa da 2 p/ a 3 edio. O objetivo desta nota de atualizao simplesmente antecipar, para os leitores que adquiriram a 2 edio do livro e no podem esperar pela atualizao oficial, que ser disponibilizada pela Editora quando do lanamento da 3 edio (ainda sem data definida, mas prevista para janeiro/2013), as atualizaes legislativas, bem como da jurisprudncia consolidada do TST, levadas a efeito a partir do fechamento da 2 edio. Foram contempladas pela referida nota de atualizao, de forma destacada, as alteraes recentes na jurisprudncia do TST, desde as alteraes de julho/2012 (edio das OJs 419 e 420) at reviso decorrente da 2 Semana do TST, bem como os reflexos da Lei n 12.690, de 19.07.2012 (cooperativas de trabalho). Tambm foi dispensada especial ateno controvrsia referente contagem do aviso-prvio proporcional ao tempo de servio, a qual foi ampliada depois do fechamento da 2 edio do Esquematizado. No esto includas nesta nota de atualizao as alteraes levadas a efeito pela Lei n 12.740/2012, que alterou a redao do art. 193 da CLT, bem como pela Medida Provisria n 595/2012, tendo em vista que tais alteraes no podem ser cobradas nos concursos em andamento, visto que os editais so anteriores s respectivas publicaes. Em relao aos concursos vindouros, a atualizao definitiva, da 2 p/ a 3 edio, contemplar, por bvio, tais alteraes. Os trechos em fonte na cor verde indicam que houve alterao ou acrscimo de texto pelo autor. Os trechos em fonte na cor preta j existiam no texto original da 2 edio da obra. Trechos na cor vermelha dizem respeito excluso de texto. Para localizao do contedo, foram indicados os nmeros das pginas e dos itens onde o texto se encontra. Boa leitura! Ricardo Resende

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

CAPTULO 3 Pag. 29 (item 3.4.1.3) Substituir o trecho: a sentenas normativas e instrumentos coletivos de trabalho, que vigem apenas durante seu prazo de validade (Smula 277 do TST). Por: a sentenas normativas e instrumentos coletivos de trabalho, sendo que estes ltimos vigem at que sejam revogados (Smula 277 do TST).

CAPTULO 4 Pag. 50 (item 4.3.1) b) Aderncia contratual relativa Excluir o trecho abaixo: Neste sentido, a Smula 277 do TST: Sm. 277. Sentena normativa. Vigncia. Repercusso nos contratos de trabalho (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno em 16.11.2009). Res. 161/2009, DEJT divulgado em 23, 24 e 25.11.2009. I As condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa, conveno ou acordo coletivo vigoram no prazo assinado, no integrando, de forma definitiva, os contratos individuais de trabalho. II Ressalva-se da regra enunciada no item I o perodo compreendido entre 23.12.1992 e 28.07.1995, em que vigorou a Lei n 8.542, revogada pela Medida Provisria n 1.709, convertida na Lei n 10.192, de 14.02.2001. A partir da ltima reviso da jurisprudncia do TST, levada a efeito pela Resoluo 176/2011, a sentena normativa passar a vigorar pelo prazo mximo legal , de quatro anos, ou at que outra sentena normativa ou norma coletiva venha a revog-la antes deste prazo.

www.ricardoresende.com.br Pgina 2 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Pag. 50 e 51 (item 4.3.1) Excluir trecho abaixo: Observe-se, por oportuno, que o Precedente em questo no alterou a lgica da Smula 277, posto que as sentenas normativas continuam no integrando os contratos de trabalho em definitivo. A alterao de entendimento do TST tem por objetivo reduzir a quantidade de dissdios coletivos e estimular a negociao coletiva.

Pag. 52 (item 4.3.1) Substituir o trecho: A matria tormentosa e ser vista em maiores detalhes quando do estudo do Direito Coletivo do Trabalho. Entretanto, como sempre, eu recomendo, para concursos, a adoo da corrente majoritria, no caso a da aderncia limitada pelo prazo. Por: Embora a matria seja tormentosa, tal teoria foi adotada pelo TST na recente reviso de sua jurisprudncia, culminando com a alterao da Smula 277, que passou a ter a seguinte redao:
SUM-277 CONVENO COLETIVA DE TRABALHO OU ACORDO COLETI-VO DE TRABALHO. EFICCIA. ULTRATIVIDADE (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modificadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho.

Observe-se, por oportuno, que o TST no seguiu a regra segundo a qual a smula de jurisprudncia representa o entendimento adotado em diversos julgamentos anteriores sobre a mesma matria, os quais so denominados precedentes. No caso, o Tribunal simplesmente alterou, e radicalmente, seu entendimento, sem precedentes no mesmo sentido. claro que deve ser levada para a sua prova objetiva a nova redao da Smula 277, ou seja, a aplicao da teoria da aderncia limitada por revogao (teoria da ultratividade).

Pag. 60 (item 4.4) Substituir: www.ricardoresende.com.br Pgina 3 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO 40. As condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa vigoram no prazo assinado, no integrando, de forma definitiva, os contratos. Por: 40. As condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa vigoram desde o seu termo inicial at que sentena normativa ou norma coletiva superveniente produza sua revogao, expressa ou tcita, respeitado, porm, o prazo mximo legal de quatro anos de vigncia, no integrando, de forma definitiva, os contratos.

Substituir: 42. Como regra, as clusulas de norma coletiva vigoram apenas no prazo destas. Por: 42. As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modificadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho.

CAPTULO 5

Pag. 92 (item 5.11) Acrescentar nota de rodap no ltimo pargrafo, juntamente com a nota n 25: O art. 30 da Lei n 12.690/2012, que revogava o pargrafo nico do art. 442 da CLT, foi vetado.

CAPTULO 6

Pag. 99 (material de estudo) Acrescentar: Smula 437 OJs 173 e 419 www.ricardoresende.com.br Pgina 4 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

Excluir OJ 381

Pag. 122 (item 6.2.3) Substituir: No obstante, o entendimento acima foi alterado recentemente, ao menos por maioria, no mbito da SDI-1, rgo de uniformizao da jurisprudncia do TST. Por: No obstante, o entendimento acima foi alterado recentemente pelo TST.

Substituir: Com efeito, a SDI-1 passou a determinar o enquadramento do trabalhador apenas com base na atividade preponderante do empregador, desprezando a atividade efetivamente exercida pelo empregado. At a no temos grande novidade, ao passo que o TST manteve, inclusive, a consonncia com a Smula 196 do STF, segundo a qual ainda que exera atividade rural, o empregado de empresa industrial ou comercial classificado de acordo com a categoria do empregador. Por: Com efeito, o TST passou a determinar o enquadramento do trabalhador apenas com base na atividade preponderante do empregador, desprezando a atividade efetivamente exercida pelo empregado. At a no temos grande novidade, ao passo que o TST manteve, inclusive, a consonncia com a Smula 196 do STF, segundo a qual ainda que exera atividade rural, o empregado de empresa industrial ou comercial classificado de acordo com a categoria do empregador.

Substituir: Ocorre que, alm disso, a SDI-1 passou a considerar que a atividade preponderante da indstria de acar e lcool a agroeconmica, e esta a novidade. Por: Ocorre que, alm disso, o Tribunal passou a considerar que a atividade preponderante da indstria de acar e lcool a agroeconmica, e esta a novidade. www.ricardoresende.com.br Pgina 5 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Substituir: O aresto considerado paradigma o seguinte: AT Assim, embora algumas Turmas continuem adotando o entendimento superado, parece-me prudente seguir, em uma prova de concurso pblico, o entendimento atual da SDI-1. Por: A questo se encontra atualmente consolidada na jurisprudncia do TST, conforme OJ 419 da SDI-1, recentemente editada:
OJ-SDI1-419 ENQUADRAMENTO. EMPREGADO QUE EXERCE ATIVIDADE EM EMPRESA AGROINDUSTRIAL. DEFINIO PELA ATIVIDADE PREPONDERANTE DA EMPRESA. (DEJT divulgado em 28 e 29.06.2012 e 02.07.2012). Considera-se rurcola empregado que, a despeito da atividade exercida, presta servios a empregador agroindustrial (art. 3, 1, da Lei n 5.889, de 08.06.1973), visto que, neste caso, a atividade preponderante da empresa que determina o enquadramento.

Pag. 126 (item 6.2.2.3, a) Substituir: Ou seja, em matria que a lei no fixou limite, deixando a soluo para os usos e costumes, o Decreto regulamentador estipulou limite mnimo. Embora a tcnica tenha sido criticvel, a jurisprudncia do TST acolheu os termos do Decreto, conforme a OJ 381: Por: Ou seja, em matria que a lei no fixou limite, deixando a soluo para os usos e costumes, o Decreto regulamentador estipulou limite mnimo. Embora a tcnica tenha sido criticvel, a jurisprudncia do TST acolheu os termos do Decreto, conforme dispunha a OJ 381, recentemente cancelada em decorrncia da aglutinao ao item I da Smula n 437:

Aps a transcrio da OJ 381, acrescentar: No mesmo sentido, porm de forma menos explcita, a redao conferida ao item I da Smula 437 do TST: www.ricardoresende.com.br Pgina 6 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAO. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - Aps a edio da Lei n 8.923/94, a no concesso ou a concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do perodo correspondente, e no apenas daquele suprimido, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem prejuzo do cmputo da efetiva jornada de labor para efeito de remunerao.

Pag. 131 (item 6.2.3.3, g) Substituir: Durante muito tempo se argumentou que estaria o rurcola, pelo fato de trabalhar a cu aberto, exposto aos raios solares e, por isso, lhe seria devido o adicional de insalubridade. No obstante, o TST firmou entendimento no sentido contrrio, pois a atividade a cu aberto no consta da NR-15, a qual define as atividades insalubres. Neste sentido, a OJ 173 da SDI-1 do TST: Por: Durante muito tempo se argumentou que estaria o rurcola, pelo fato de trabalhar a cu aberto, exposto aos raios solares e, por isso, lhe seria devido o adicional de insalubridade. No obstante, o TST firmou tinha firme o entendimento no sentido contrrio, pois a atividade a cu aberto no consta da NR-15, a qual define as atividades insalubres. Neste sentido, a OJ 173 da SDI-1, em sua antiga redao. Ocorre que tal verbete foi revisto, por ocasio da 2 Semana do TST, abrindo nova possibilidade de reconhecimento do direito ao adicional de insalubridade ao rurcola que trabalha a cu aberto, nos seguintes termos:

Substituir: OJ-SDI1-173. Adicional de insalubridade. Raios solares. Indevido (inserida em 08.11.2000). Em face da ausncia de previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto (art. 195, CLT e NR 15 MTb, Anexo 7). Por:

www.ricardoresende.com.br Pgina 7 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


OJ-SDI1-173 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. ATIVIDADE A CU ABERTO. EXPOSIO AO SOL E AO CALOR (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 186/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I Ausente previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto, por sujeio radiao solar (art. 195 da CLT e Anexo 7 da NR 15 da Portaria N 3214/78 do MTE). II Tem direito ao adicional de insalubridade o trabalhador que exerce atividade exposto ao calor acima dos limites de tolerncia, inclusive em ambiente externo com carga solar, nas condies previstas no Anexo 3 da NR 15 da Portaria n 3214/78 do MTE.

Pag. 139 (item 6.2.5.3) Substituir: A Instruo Normativa MTE n 75/2009... Por: A Instruo Normativa SIT/MTE n 97/2012...

Pag. 151 (item 6.3) Aps a deixadinha 27, acrescentar: 28. Considera-se rurcola empregado que, a despeito da atividade exercida, presta servios a empregador agroindustrial (art. 3, 1, da Lei n 5.889, de 08.06.1973), visto que, neste caso, a atividade preponderante da empresa que determina o enquadramento. (renumerar as deixadinhas a partir da 28)

Pag. 152 (item 6.3) Substituir: 38. Em face da ausncia de previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto. Por: 39. Em face da ausncia de previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto, por sujeio radiao solar. Todavia, tem www.ricardoresende.com.br Pgina 8 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO direito ao adicional de insalubridade o trabalhador que exerce atividade exposto ao calor acima dos limites de tolerncia, inclusive em ambiente externo com carga solar, nas condies previstas no Anexo 3 da NR 15 da Portaria n 3214/78 do MTE.

CAPTULO 8

Pag. 189 (material de estudo) Acrescentar, em legislao para estudo avanado: Lei n 12.690/2012, art. 01-18

Pag. 204 a 210 (item 8.6.5) Substituir: Quando do fechamento da 1 edio deste livro, divergiam da maioria a 2 e a 8 Turmas do TST. (...) AT (...) (TST, Subseo I Especializada em Dissdios Individuais, E-RR 8790002.2001.5.01.0012, Rel. Min. Horcio Raymundo de Senna Pires, DEJT 03.02.2012). Por: Maioria significativa do Tribunal, a includas a SDI-1 e cinco das oito Turmas, considera que ilcita a terceirizao de atividades de call center nas empresas de telecomunicaes. Os fundamentos variam ligeiramente, conforme demonstra o quadro abaixo. Por sua vez, trs Turmas (5, 7 e 8) defendem atualmente a licitude da terceirizao da atividade de call center em empresas de telecomunicao, seja porque entendem que no se trata de atividade-fim, ou ainda porque adotam a tese de que a Lei Geral de Telecomunicaes teria permitido a terceirizao em atividades inerentes, as quais corresponderiam s atividades-fim. Em relao s atividades de cabeamento (instalao e manuteno), apenas a 5 e a 7 Turmas consideram sua terceirizao lcita. Todas as demais a repelem, inclusive a SDI-1. Veja a seguir um quadro comparativo da jurisprudncia atual do TST sobre a matria: www.ricardoresende.com.br Pgina 9 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

JURISPRUDNCIA ATUAL DO TST SOBRE O TEMA ESQUEMATIZADA


rgo
SDI-1

Argumentos
Terceirizao de call center ilcita. Call center atividade-fim no setor de telecomunicaes. A Lei n 8.987/95 tem natureza administrativa, no abordando matria trabalhista, nem seus princpios, conceitos e institutos, cujo plano de eficcia outro. Terceirizao de call center ilcita. Call center atividade-fim no setor de telecomunicaes. Atividades inerentes (cf. Lei 9.472/97) so as atividades-meio. Terceirizao de call center ilcita. Call center atividade-fim no setor de telecomunicaes, tendo em vista ser obrigatria, por fora do CDC. As Leis n 8.987/95 e n 9.472/97 so normas de Direito Administrativo, devendo a questo da licitude e dos efeitos da terceirizao ser decidida exclusivamente pela Justia do Trabalho, com base nos princpios e nas regras que norteiam o Direito do Trabalho. Terceirizao de call center ilcita. Call center atividade-fim no setor de telecomunicaes. A previso de contratao com terceiro do desenvolvimento de atividades inerentes no pode ser confundida com a autorizao para a terceirizao de atividade-fim. Terceirizao de call center ilcita. A de servios de manuteno e instalao, tambm. Call center e manuteno/instalao so atividades-fim no setor de telecomunicaes. A previso de contratao com terceiro do desenvolvimento de atividades inerentes no pode ser confundida com a autorizao para a terceirizao de atividade-fim. Terceirizao de call center ilcita. Call center atividade-fim no setor de telecomunicaes. A Lei n 9.472/97 omissa quanto matria trabalhista, tendo regulamentado apenas os servios de telefonia no tocante relao entre as empresas que os executariam e dois de seus interlocutores: a agncia reguladora e os consumidores. Call center no atividade-fim, atividade-meio, nem atividade inerente. Toda e qualquer empresa (comercial, industrial, de servios) pode contratar servios de call center, que no servio relacionado com qualquer de suas atividades. Mesmo que fosse atividade-fim, poderia ser terceirizada, em face do disposto no art. 94 da Lei n 9.472/97 ( atividades inerentes = atividades-fim). Aplica-se, no caso, a parte final item III da Smula 331 a existncia, no caso concreto, de pessoalidade ou subordinao direta com o tomador descaracteriza a terceirizao. Terceirizao de call center em empresas de telecomunicao lcita. Call center atividade-meio nas empresas de telecomunicao. Mesmo que fosse atividade-fim, poderia ser terceirizada, em face do disposto no art. 94 da Lei n 9.472/97 ( atividades inerentes = atividades-fim). O STF entenderia que apenas com a declarao da inconstitucionalidade da Lei 9.472/97 que se poderia cogitar da decretao da ilicitude da terceirizao de call center (STF-Rcl 10132-MC/PR, Rel Gilmar Mendes, in DJe de 12/11/10). Terceirizao de call center em empresas de telecomunicao lcita. Call center atividade inerente ( de atividade-fim) nas empresas de telecomunicao, cf. 1 do art. 60 da Lei n 9.472/97. No caso de atividades de instalao e manuteno de linhas telefnicas, a terceirizao ilcita, pois se trata de atividade-fim.

Decises
ED-E-RR-586341-05.1999.5.18.5555 (DEJT 16/10/2009) E-RR-134640-23.2008.5.03.0010 (DEJT 10/08/2012) RR-1428-02.2011.5.03.0138 (DEJT 31/10/2012) RR-574-56.2010.5.03.0004 (DEJT 09/11/2012)

1 Turma

2 Turma

3 Turma

AIRR-147-34.2011.5.03.0001 (DEJT 09/11/2012)

4 Turma

ARR-1076-04.2010.5.03.0098 (DEJT 09/11/2012) RR-960-83.2010.5.03.0005 (DEJT 09/11/2012)

6 Turma

AIRR-1658-67.2011.5.03.0001 (DEJT 09/11/2012)

5 Turma

RR-1540-71.2010.5.03.0019 (DEJT 09/11/2012) RR-144700-76.2009.5.03.0024 (DEJT 09/11/2012)

7 Turma

RR-1747-69.2011.5.03.0105 (DEJT 09/11/2012)

8 Turma

AIRR-140700-50.2006.5.01.0038 (DEJT 09/11/2012) ARR-153000-57.2009.5.03.0014 (DEJT 09/11/2012)

www.ricardoresende.com.br Pgina 10 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO A ttulo de ilustrao, e dada a riqueza dos argumentos de alguns julgados, mencionem-se os seguintes arestos recentes do TST:
RECURSO DE EMBARGOS INTERPOSTO NA VIGNCIA DA LEI 11.496/2007. EMPRESAS DE TELECOMUNICAES. CALL CENTER. TERCEIRIZAO ILCITA. ATIVIDADE-FIM. LEI N. 9.472/1997. A interpretao sistemtica dos arts. 25 da Lei n. 8.987/1995 e 94, II, da Lei n. 9.472/1997 com os princpios constitucionais que norteiam o Direito do Trabalho no autoriza concluir que o legislador ordinrio conferiu s empresas de telecomunicaes a possibilidade de terceirizao ampla e irrestrita, inclusive quanto s suas atividades fins. Dessarte, as referidas empresas encontram-se igualmente sujeitas s diretrizes insertas na Smula n. 331, I e III, deste Tribunal Superior, que somente considera lcita a terceirizao no caso de trabalho temporrio, servios de vigilncia, conservao e limpeza e outros especializados, ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistentes a pessoalidade e a subordinao direta. Recurso de Embargos conhecido e provido. (TST, SDI-1, E-RR - 134640-23.2008.5.03.0010, Rel. Min. Maria de Assis Calsing, DEJT 10/08/2012). RECURSO DE EMBARGOS - AO CIVIL PBLICA - TERCEIRIZAO EM ATIVIDADE-FIM EMPRESA DO RAMO DE ENERGIA ELTRICA - EXEGESE DO ART. 25 DA LEI N 8.987/95 INTELIGNCIA DA SMULA N 331 DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO - VIOLAO DO ART. 896 DA CLT. A Lei n 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, que dispe sobre o regime de concesso e permisso de prestao de servios pblicos, ostenta natureza administrativa e, como tal, ao tratar, em seu art. 25, da contratao com terceiros de atividades inerentes, acessrias ou complementares ao servio concedido, no autorizou a terceirizao da atividade-fim das empresas do setor eltrico. Isso porque, esse diploma administrativo no aborda matria trabalhista, nem seus princpios, conceitos e institutos, cujo plano de eficcia outro. A legislao trabalhista protege, substancialmente, um valor: o trabalho humano, prestado em benefcio de outrem, de forma no eventual, oneroso e sob subordinao jurdica, apartes j insuficiente conceituao individualista. E o protege sob o influxo de outro princpio maior, o da dignidade da pessoa humana. No se poderia, assim, dizer que a norma administrativista, preocupada com princpios e valores do Direito Administrativo, viesse derrogar o eixo fundamental da legislao trabalhista, que o conceito de empregado e empregador, jungido que est ao conceito de contrato de trabalho, previsto na CLT. O enunciado da Smula n 331 do Tribunal Superior do Trabalho guarda perfeita harmonia com princpios e normas constitucionais e trabalhistas e trouxe um marco terico e jurisprudencial para o fenmeno da terceirizao nas relaes de trabalho no Brasil, importante para o desenvolvimento social e econmico do Pas, j que compatibilizou os princpios da valorizao do trabalho humano e da livre concorrncia e equilibrou a relao entre o capital e o trabalho. Recurso de embargos conhecido e parcialmente provido. (TST, SDI-1, ED-E-RR - 58634105.1999.5.18.5555, Rel. Min. Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, DEJT 16/10/2009). TERCEIRIZAO ILCITA. EMPRESA DE TELECOMUNICAES. CALL CENTER. ATIVIDADE-FIM DA RECLAMADA TOMADORA DE SERVIOS. INTERPRETAO DOS ARTIGOS 25, 1, DA LEI N 8.987/95 E DO ARTIGO 94, INCISO II, DA LEI N 9.472/97 E APLICAO DA SMULA N 331, ITENS I E III, DO TST. VNCULO DE EMPREGO ENTRE A TOMADORA DE SERVIOS E O TRABALHADOR TERCEIRIZADO RECONHECIDO. 1. Discute-se nestes autos a possibilidade de terceirizao das atividades de call center e a incidncia ou no, nesses casos, do item I da Smula n 331 do TST. Embora o entendimento consagrado nesta Smula tenha sido no sentido de se admitir a licitude da terceirizao de forma bem mais ampla e generalizada que a Smula n 256 desta Corte que antes tratava da matria, isso no significou consider-la lcita em todo e qualquer caso. Levando-se em conta a finalidade da terceirizao, que permitir a concentrao dos esforos da empresa tomadora de servios em suas atividades essenciais por meio da contratao da prestao de servios especializados por terceiros nas suas demais atividades, consagrou-se, no item III da citada Smula n 331, a autorizao para a contratao de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, ou seja, a contrario sensu, a

www.ricardoresende.com.br Pgina 11 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


terceirizao, continuou sendo considerada ilcita, sob pena de formao do vnculo de emprego dos trabalhadores terceirizados com o tomador dos servios, nos termos de seu item I, toda e qualquer terceirizao das atividades-fim das empresas. 2. Esse limite deve tambm ser observado, por identidade de motivos, nas atividades das empresas concessionrias ou permissionrias dos ramos de energia eltrica e de telecomunicaes. Com efeito, a Lei n 8.987/95, que disciplina a atuao das empresas concessionrias e permissionrias de servio pblico em geral, e a Lei n 9.472/97, que regula as telecomunicaes, so normas de Direito Administrativo e, como tais, no foram promulgadas para regular matria trabalhista, devendo a questo da licitude e dos efeitos da terceirizao ser decidida exclusivamente pela Justia do Trabalho, com base nos princpios e nas regras que norteiam o Direito do Trabalho, de forma a interpretar e, eventualmente, aplic-las, de modo a no esvaziar de sentido prtico ou a negar vigncia e aplicao s normas trabalhistas, que, em nosso Pas, disciplinam a prestao de trabalho subordinado, em especial os artigos 2 e 3 da CLT. 3. Por via de consequncia, no se pode mesmo interpretar o 1 do artigo 25 da Lei n 8.987/95 e o artigo 94, inciso II, da Lei n 9.472/97, de que a autorizao por eles dada a empresa concessionria dos servios de telecomunicaes para contratar, com terceiros, o desenvolvimento de atividades inerentes ao servio tornaria lcita a terceirizao de suas atividades-fim, o que, em ltima anlise, acabaria por permitir que elas desenvolvessem sua atividade empresarial sem ter em seus quadros nenhum empregado, e sim, apenas, trabalhadores terceirizados. 4. Assim, quando os rgos fracionrios dos Tribunais trabalhistas interpretam preceitos legais como os ora examinados, de forma a no produzir resultados absurdos e incompatveis com o Direito do Trabalho e mediante a aplicao de outras normas infraconstitucionais existentes no ordenamento jurdico, no esto, em absoluto, infringindo o disposto na Smula Vinculante n 10, tampouco violando o artigo 97 da Constituio Federal, referente clusula de reserva de Plenrio, pois no se estar utilizando critrios constitucionais, nem mesmo de forma implcita. 5. Por outro lado, no se pode considerar que a prestao dos servios de call center no mbito das empresas de telecomunicao caracterize atividade-meio, e no atividade-fim. que o aumento desses servios nos ltimos anos ocorreu em razo da consolidao do Cdigo de Defesa do Consumidor, que levou as empresas a disponibilizarem os Servios de Atendimento do Consumidor (SAC), a fim de dar efetividade aos princpios da transparncia, da confiana e da boa-f objetiva, norteadores do direito do consumidor. E, diante da exigncia legal de manuteno de uma relao direta entre fornecedor e consumidor, o servio de call center tornou-se essencial s concessionrias dos servios de telefonia para possibilitar o necessrio desenvolvimento de sua atividade. Isso, porque por meio dessa central de atendimento telefnico que o consumidor solicita servios de manuteno de sua linha telefnica, nos casos de mau funcionamento, obtm informaes acerca dos servios oferecidos pela empresa e faz reclamaes, dentre tantas outras demandas decorrentes do servio pblico de telefonia prestado pela concessionria. No possvel, portanto, distinguir ou desvincular a atividade de call center da atividade fim da concessionria de servios de telefonia. 6. Esta questo da legalidade ou ilegalidade da terceirizao dos servios de call center foi recentemente objeto de deciso da Subseo I da Seo Especializada em Dissdios Individuais (SBDI-1) deste Tribunal Superior do Trabalho, em 28/06/2011, em sua composio completa, no julgamento do Processo E-RR - 134640-23.2008.5.03.0010, que teve como Relatora a Ministra Maria de Assis Calsing, em que, por expressiva maioria (nove votos a favor e cinco contra), entendeu-se que as empresas de telecomunicaes se encontram igualmente sujeitas s diretrizes insertas na Smula n 331, itens I e III, e que os servios das centrais de atendimento - call center - se inserem nas atividades-fim da empresa de telefonia, fato esse que impossibilita o reconhecimento da legalidade dessa modalidade de terceirizao. Ao assim decidir, a SBDI-1 nada mais fez do que exercer sua funo precpua, legal e regimental: dirimir a divergncia jurisprudencial entre as Turmas desta Corte, at ento existente, sobre a matria, consagrando a tese a ser observada dali por diante pelos rgos fracionrios deste Tribunal Superior, nos termos e para os efeitos do artigo 894, inciso II, da CLT, do artigo 3, inciso III, alnea -b-, da Lei n 7.701/88 (ambos na redao que lhes foi dada pela Lei n 11.496/2006), bem como do artigo 71, inciso II, alnea -a-, do Regimento Interno desse Tribunal. 7. certo que aquela deciso da SBDI-1 foi proferida antes da realizao da Audincia Pblica ocorrida nos dias 04 e 05 de outubro de 2011 e convocada pela Presidncia desse Tribunal, nos termos do artigo 35, inciso

www.ricardoresende.com.br Pgina 12 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


XXXVI, do seu Regimento Interno, e que implicou a oitiva de quase cinquenta especialistas e integrantes da sociedade civil, com o objetivo de obter subsdios e esclarecimentos acerca das questes fticas, tcnicas, cientficas, econmicas e sociais relativas subcontratao de mo de obra por meio de interposta pessoa. No entanto, os elementos trazidos considerao dos Ministros do TST, naquela oportunidade, no se mostraram capazes de alterar o j citado entendimento recentemente consagrado pela SBDI-1 do TST, em sua sesso de 28/06/2011, no desempenho de seu papel legal e regimental precpuo. Com efeito, extrai-se do conjunto de manifestaes aduzidas na referida Audincia Pblica que a alegao, feita pelos defensores da terceirizao em geral (e, inclusive, das atividades-fim empresariais), de que, por seu intermdio, possvel atingir-se maior eficincia e produtividade e a gerao de mais riqueza e mais empregos, foi amplamente refutada pelos vastos dados estatsticos e sociolgicos apresentados por aqueles que sustentaram, ao contrrio, que a terceirizao das atividades-fim um fator de precarizao do trabalho, caracterizando-se pelos baixos salrios dos empregados terceirizados e pela reduo indireta do salrio dos empregados das empresas tomadoras, pela maior instabilidade no emprego e ausncia de estmulo maior produtividade dos trabalhadores terceirizados, pela diviso e desorganizao dos integrantes da categoria profissional que atua no mbito das empresas tomadoras, com a consequente pulverizao da representao sindical de todos os trabalhadores interessados e, por fim, pelos comprovadamente maiores riscos de acidente de trabalho. 8. Assim, diante da ilicitude da terceirizao do servio de call center prestado pela reclamante no mbito da empresa de telecomunicaes reclamada, deve ser reconhecida a existncia, por todo o perodo laborado, de vnculo de emprego diretamente com a concessionria de servios de telefonia, nos exatos moldes do item I da Smula n 331 do TST. Recurso de revista conhecido e provido. (TST, 2 Turma, RR - 574-56.2010.5.03.0004, Rel. Min. Jos Roberto Freire Pimenta, DEJT 09/11/2012). AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. PROCEDIMENTO SUMARSSIMO. VNCULO DE EMPREGO. EMPRESA PRESTADORA DE SERVIOS DE TELEFONIA. TERCEIRIZAO. CALL CENTER. IMPOSSIBILIDADE. A Constituio Federal, viga mestra do Estado Democrtico de Direito implantado na Repblica Federativa do Brasil desde 1988, prev tanto em seu artigo 1, IV (que versa sobre os fundamentos da Repblica), quanto no artigo 170, caput (que elenca os princpios gerais da atividade econmica), a coexistncia principiolgica do valor social do trabalho com a livre iniciativa, no sendo de forma alguma possvel cogitar-se de prevalncia de uma sobre a outra. Fixada essa premissa, impe-se a origem histrica da controvrsia. Em razo de questes econmicas e ideolgicas predominantes no Poder Executivo Federal, em 1995 foi promulgada a Emenda Constitucional n 8, que abriria caminho para a privatizao das telecomunicaes no Brasil, ao alterar o artigo 21, XI, da Constituio Federal de 1988 e prever a explorao daqueles servios por meio de autorizao, concesso ou permisso, nos termos da lei que disporia sobre -a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais-. Pois bem, a lei referida pela Emenda Constitucional n 8 veio a ser editada em 1997 (Lei n 9.472/97), e em seu artigo 94 estipula que, -no cumprimento de seus deveres, a concessionria poder, observadas as condies e limites estabelecidos pela Agncia, (...) contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes, acessrias ou complementares ao servio, bem como a implementao de projetos associados-, e que -em qualquer caso, a concessionria continuar sempre responsvel perante a Agncia e os usurios- (destacamos). Ora, a possibilidade prevista pelo dispositivo supramencionado de contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes, acessrias ou complementares ao servio-, no corresponde autorizao legislativa para a terceirizao da atividade-fim das empresas prestadoras do servio de telefonia. Afinal, importante jamais perder de vista que tanto a Lei em exame quanto a prpria Emenda Constitucional n 8/1995 em nada alteraram os artigos 1, IV, e 170, caput, da Constituio Federal - e nem poderiam, diga-se de passagem, por fora do artigo 60, 4, da prpria Constituio, combinado com o entendimento do excelso STF acerca da abrangncia das chamadas clusulas ptreas da Constituio (v.g., STF-ADPF-33-MC, voto do Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 29-102003, Plenrio, DJU de 6-8-2004; grifos no constantes do original). Acrescente-se que a interpretao do artigo 94 da Lei n 9.472/97, que leva concluso de que h nele autorizao para a terceirizao da atividade-fim das empresas prestadoras de servio, corresponde no

www.ricardoresende.com.br Pgina 13 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


apenas a uma inconstitucional prevalncia da livre iniciativa sobre o valor social do trabalho como tambm prevalncia at mesmo das relaes de consumo sobre esse ltimo - quando certo que a Constituio Federal adotou um eloquente silncio acerca de tais relaes nos principiolgicos artigos 1, IV, e 170, caput. Com efeito, o prprio legislador ordinrio estabeleceu no 1 do artigo 94 que, para os usurios, a eventual contratao de terceiros na forma do inciso II no gera efeito algum, pois a empresa prestadora de servios permanece sempre responsvel; no h como negar, portanto, essa mesma responsabilidade perante os trabalhadores, seno tornando-a inferior relao de consumo. Por fim, entendimento pacfico deste c. Tribunal que no lcita a terceirizao dos servios de call center pelas empresas operadoras de telefonia, por se tratar de atividade-fim dessas ltimas. Agravo de instrumento a que se nega provimento. (TST, 3 Turma, AIRR - 147-34.2011.5.03.0001, Rel. Min. Alexandre de Souza Agra Belmonte, DEJT 09/11/2012). AGRAVO DE INSTRUMENTO. RITO SUMARSSIMO. COISA JULGADA. INTERMEDIAO DE MO DE OBRA. EMPRESA DE TELECOMUNICAES. ATIVIDADE FIM. TELEATENDIMENTO. CALL CENTER. SMULA 331, I, DO TST. ENQUADRAMENTO SINDICAL. RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. Trata-se de contratao de empregado por empresa interposta, para prestao de servios na TNL PCS S.A., em atividades de teleatendimento (call center). Sob o fundamento de existncia de intermediao de mo de obra, a Turma manteve a condenao solidria, ante a constatao do exerccio de tarefas relacionadas atividade fim da tomadora de servios. No se viabiliza a pretenso de reforma do julgado, para reconhecer vlido contrato de terceirizao, e a consequente aplicao da Smula 331, IV, do TST. A questo da terceirizao de servios evidencia-se de forma incontestvel no cenrio social da atualidade, gerando inmeros debates a respeito de sua convenincia e de seus resultados, sociais e econmicos. O tema foi objeto de intensa reflexo nesta Corte trabalhista, nos dias 4 e 5 de outubro de 2011, na primeira audincia pblica de sua histria. Sob a perspectiva jurdica, emergiu a discusso acerca da licitude da terceirizao da atividade inerente aos servios de telefonia. Houve, a propsito, a necessria interpretao dos termos da Lei 9.472/97, a qual, em rigor, omissa quanto matria trabalhista, pois importou ao legislador regulamentar os servios de telefonia no tocante relao entre as empresas que os executariam e dois de seus interlocutores: a agncia reguladora e os consumidores. Havendo conflito de ordem puramente consumerista ou econmica, os usurios (ou consumidores) e a Agncia estariam protegidos, pois poderiam atribuir responsabilidade concessionria, sem demandar necessariamente contra a prestadora dos servios; havendo, porm, conflito de ordem laboral, a lei seria omissa quanto obrigao de a concessionria honrar igualmente os haveres trabalhistas e assim se poderia intuir que os trabalhadores poderiam cobrar seus crditos, de natureza alimentar, somente das empresas interpostas. Em deciso emblemtica (E-RR-586.341/1999.4), a SBDI-1 do TST repeliu a adoo por reflexo da citada lei para que se imunizasse a empresa concessionria das obrigaes trabalhistas que derivariam, segundo a jurisprudncia antes consolidada, de seu vnculo direto com os empregados envolvidos em sua atividade fim. Embora no se pretenda que o direito do trabalho engesse ou paralise a atividade econmica, cabe-lhe por certo estabelecer os parmetros que viabilizam a progresso da economia - inclusive na perspectiva da gerao de emprego e renda - sem aviltamento da dignidade humana. Os sistemas econmico e jurdico-trabalhista no se excluem, antes devendo interagir. E se h um princpio regente do direito do trabalho, resultante da ponderao levada a efeito pelos agentes da jurisdio trabalhista, a exegese do art. 94, II, da Lei 9.472/97 a ele deve moldar-se, interpretando-se a autorizao de -contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades inerentes- sem apego em demasia ao lxico, que conduziria imunizao do setor de telecomunicaes quanto norma a que estariam sujeitos todos os outros setores de produo. Os depoimentos e dados colhidos durante a audincia pblica retratam ainda a precarizao do setor terceirizado mediante incidncia desproporcional de acidentes de trabalho, desigualdade salarial e descolamento da categoria profissional representada pelo sindicato que congrega os trabalhadores afetos atividade fim, como se as leis de organizao sindical cuidassem da terceirizao como uma atividade econmica per si. Assim, proscreve-se a terceirizao da atividade fim, vale dizer, ao titular da empresa tomadora dos servios deve ser imputada a qualidade de empregador, para efeitos trabalhistas. So essas as razes pelas

www.ricardoresende.com.br Pgina 14 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


quais subsiste a Smula 331, I, do TST, atribuindo-se concessionria dos servios de telefonia a condio de empregadora. Confirmada a ordem de obstaculizao do recurso de revista, na medida em que no demonstrada a satisfao dos requisitos de admissibilidade, insculpidos no artigo 896 da CLT. Agravo de instrumento no provido. (TST, 6 Turma, AIRR - 165867.2011.5.03.0001, Rel. Min. Augusto Csar Leite de Carvalho, DEJT 09/11/2012).

No sentido da corrente minoritria, mencione-se o seguinte aresto:


RECURSO DE REVISTA DA 1 RECLAMADA CONTAX S.A. TERCEIRIZAO E RECONHECIMENTO DE VNCULO DE EMPREGO - SERVIOS DE -CALL CENTER- - LEGALIDADE - APLICABILIDADE DA SMULA 331, III, DO TST - LIMINAR DO STF. 1. Aps a audincia pblica realizada pelo TST para aprofundamento sobre os aspectos tcnicos do fenmeno da terceirizao, com vistas anlise jurdica de sua licitude e dos meios de se coibirem os abusos quanto aos direitos dos trabalhadores, pode-se desenhar a moldura dentro da qual enquadrar os casos concretos a serem analisados por esta Corte, com seus quatro critrios bem definidos: a) a modalidade de terceirizao que demanda ateno da Justia do Trabalho a da locao de mo de obra, em que o trabalhador labora ombro a ombro com os trabalhadores da empresa principal, nas dependncias desta, diferentemente da prestao de servios, que se d nas dependncias da empresa terceirizada, com entrega final dos bens ou servios; b) lcita a locao de mo de obra para atividade-meio da empresa tomadora dos servios, desde que no caracterizada a subordinao direta ou a pessoalidade em relao empresa principal, estabelecendo-se o vnculo direto com a empresa principal caso o contedo ocupacional do trabalho do empregado enquadre-se na atividade-fim de especializao da empresa principal; c) no setor privado, o inadimplemento das obrigaes trabalhistas por parte da prestadora dos servios impe a responsabilidade subsidiria objetiva da tomadora dos servios; d) no setor pblico, a responsabilidade subsidiria subjetiva, dependendo da demonstrao de culpa -in vigilandoou -in eligendo- da administrao pblica. 2. No caso, o Regional manteve a deciso de origem que reconheceu o vnculo de emprego com a tomadora dos servios terceirizados, ao argumento de que houve fraude na contratao por empresa interposta, pois a Obreira prestou servios no atendimento de -call center-, atividade-fim da tomadora de servios. 3. Conforme dispem os arts. 25, 1, da Lei 8.978/95 e 94, II, da Lei 9.472/97, as empresas concessionrias de servios de telecomunicaes podem contratar com terceiros o desenvolvimento de atividades acessrias e complementares e, inclusive, inerentes ao servio concedido, ou seja, at de atividade-fim, mas, nesse ltimo caso, naturalmente, desde que no haja possibilidade e subordinao jurdica do empregado. 4. Ora, o servio de atendente de -call center- engloba diversas modalidades de intermediao da comunicao com os clientes, sendo utilizado com igual proveito por empresas que desempenham atividades econmicas de naturezas diversas, como bancos, hospitais e transportadoras, e evidentemente distinto da oferta de telecomunicao, efetiva atividade-fim das empresas concessionrias de telefonia, afigurandose, portanto, passveis de terceirizao vlida, como atividade-meio em empresa de telecomunicaes. 5. No entender da Suprema Corte, apenas com a declarao da inconstitucionalidade da Lei 9.472/97 que se poderia cogitar da decretao da ilicitude da terceirizao de -call center- em empresas de telecomunicaes, o que no chegou a ser debatido no TST, razo da concesso de liminar cassando deciso desta Corte que reconhecia o vnculo empregatcio direto do empregado de -call center- com a tomadora dos servios (cfr. STF-Rcl 10132-MC/PR, Rel. Gilmar Mendes, in DJe de 12/11/10). 6. Nessa linha, merece ser reformado o acrdo regional, que entendeu pela ilicitude da terceirizao e pelo reconhecimento do vnculo empregatcio com a tomadora de servios, por contrariedade Smula 331, III, do TST. Recurso de revista parcialmente conhecido e provido. (TST, 7 Turma, RR - 1747-69.2011.5.03.0105, Rel. Min. Ives Gandra Martins Filho, DEJT 09/11/2012).

www.ricardoresende.com.br Pgina 15 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Pag. 211 (item 8.6.5) Substituir: Diante da divergncia entre as Turmas do prprio TST, resta evidenciado que a questo est ainda longe de pacificao. Caso a matria seja cobrada em concurso, recomenda-se adotar, em provas objetivas, o entendimento no sentido da ilicitude da terceirizao em servios de telecomunicaes, se em atividade-fim, tendo em vista a tendncia de entendimento atual do TST (tese acolhida por seis das oito Turmas), bem como porque a soluo dada pela Smula 331, referncia em matria de terceirizao. Se cobrada em uma questo discursiva, entretanto, h espao para o candidato demonstrar o conhecimento das duas teses, e ao final eleger uma delas como soluo. Por: Diante da divergncia entre as Turmas do prprio TST, resta evidenciado que a questo est ainda longe de pacificao. Caso a matria seja cobrada em concurso, recomenda-se adotar, em provas objetivas, o entendimento no sentido da ilicitude da terceirizao em servios de telecomunicaes, se em atividade-fim, tendo em vista a tendncia de entendimento atual do TST (tese acolhida pela SDI-1 e por cinco das oito Turmas), bem como porque a soluo dada pela Smula 331, referncia em matria de terceirizao. Se cobrada em uma questo discursiva, entretanto, h espao para o candidato demonstrar o conhecimento das duas teses, e ao final eleger uma delas como soluo.

Pag. 214-215 (item 8.7) Excluir a parte final da nota de rodap n 19: Da mesma forma, os servios de telecomunicao tambm podem ser terceirizados, conforme dispositivo da Lei n 9.472/1997 estudado acima.

Pag. 220 (item 8.8) Acrescentar, aps o ltimo pargrafo, antes do item 8.8.1:

www.ricardoresende.com.br Pgina 16 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO A atividade das cooperativas em geral regida pela Lei n 5.764/1971. As cooperativas de trabalho, por sua vez, foram regulamentadas recentemente pela Lei n 12.690/2012 (DOU 20.07.2012). Dispe esta ltima Lei que esto excludas de seu mbito de incidncia:
I - as cooperativas de assistncia sade na forma da legislao de sade suplementar; II - as cooperativas que atuam no setor de transporte regulamentado pelo poder pblico e que detenham, por si ou por seus scios, a qualquer ttulo, os meios de trabalho; III - as cooperativas de profissionais liberais cujos scios exeram as atividades em seus prprios estabelecimentos; e IV - as cooperativas de mdicos cujos honorrios sejam pagos por procedimento.

Mesmo s cooperativas de trabalho aplica-se, subsidiariamente, a Lei n 5.764/1971, naquilo que no colidir com as disposies da Lei n 12.690/2012. Portanto, estudaremos os prximos tpicos luz dos dois diplomas legais, observando que ainda no est suficientemente amadurecida, sequer na doutrina, a interpretao acerca dos alcances da Lei n 12.690/2012.

Acrescentar, logo aps o ttulo do subitem 8.8.1 (antes de O Prof. Rodrigo de Lacerda...): A Lei n 12.690/2012 conceitua as cooperativas de trabalho nos seguintes termos:
Art. 2. Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituda por trabalhadores para o exerccio de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogesto para obterem melhor qualificao, renda, situao socioeconmica e condies gerais de trabalho.

Pag. 221 (item 8.8.1) Aps o pargrafo Cooperativas de produo so as cooperativas (...) visando ao proveito comum do resultado. Acrescentar: Neste sentido, o art. 4, I, da Lei n 12.690/2012, dispe que a cooperativa de trabalho pode ser de produo, quando constituda por scios que contribuem com trabalho para a produo em comum de bens e a cooperativa que detm, a qualquer ttulo, meios de produo.

www.ricardoresende.com.br Pgina 17 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Aps o pargrafo O exemplo clssico (...) oferecendo seus servios individualmente na praa. Acrescentar: O art. 4, II, da Lei n 12.690/2012 dispe que a cooperativa de trabalho pode ser de servio, quando constituda por scios para a prestao de servios especializados a terceiros, sem a presena dos pressupostos da relao de emprego (grifos meus).

Substituir: No caso das cooperativas de mo de obra, o trabalhador se v desprovido de seus mais bsicos direitos, como frias, dcimo terceiro salrio, piso salarial e FGTS. Por: importante ressaltar q ue, conforme o art. 5 da Lei n 12.690/2012, a cooperativa de trabalho no pode ser utilizada para intermediao de mo de obra subordinada.

Pag. 222 (item 8.8.3.2) Aps o ltimo pargrafo da pgina, acrescentar: Este tambm o sentido do art. 2, caput, da Lei n 12.690/2012, ao dispor que
considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituda por trabalhadores para o exerccio de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogesto para obterem melhor qualificao, renda, situao socioeconmica e condies gerais de trabalho (grifos meus).

Pag. 223 (item 8.8.3.3) Aps o primeiro pargrafo (Como o cooperativismo (...) sob a forma de mutualismo), acrescentar: Acrescentar: Neste diapaso, dispe o art. 10, 3, da Lei n 12.690/2012, que a admisso de scios na cooperativa estar limitada consoante as possibilidades de reunio, abrangncia das operaes, controle e prestao de servios e congruente com o objeto estatudo (grifos meus).

www.ricardoresende.com.br Pgina 18 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Pag. 223 (item 8.8.3.4) Aps o terceiro pargrafo (A cooperativa formada pela unio (...) sem qualquer participao nos rumos do empreendimento), acrescentar: Em consonncia com este entendimento, o art. 3, III, da Lei n 12.690/2012, estabelece que um dos princpios que rege a cooperativa de trabalho exatamente a participao econmica dos membros.

Pag. 223 (item 8.8.3.5) Aps o quarto pargrafo (No mesmo sentido do capital prprio (...) isso denuncia que o esprito cooperativista no est presente), acrescentar: No obstante a isonomia remuneratria seja um dos pilares do cooperativismo lcito, a Lei n 12.690/2012 inovou, a meu ver de forma perigosa, permitindo a fixao, em Assembleia Geral Ordinria, de diferentes faixas de retiradas dos scios (art. 14, caput), bem como a fixao, tambm em Assembleia, das diferenas entre as faixas de retirada de maior e de menor valor (art. 14, pargrafo nico). O 1 do art. 11 da Lei n 12.690/2012 dispe que o destino das sobras lquidas ou o rateio dos prejuzos ser decidido conforme a Assembleia Geral Ordinria.

Pag. 224 (item 8.8.3.6) Imediatamente antes do incio do item 8.8.3.7, acrescentar: A Lei n 12.690/2012 arrola como princpio da cooperativa de trabalho a participao na gesto em todos os nveis de deciso (art. 3, XI), bem como estabelece a periodicidade mnima e condio bsica para realizao das assembleias (artigos 11 a 14).

Pag. 224 (item 8.8.3.7) Imediatamente antes do incio do item 8.8.3.8, acrescentar: Dispe o 1 do art. 2 da Lei n 12.690/2012 que a autonomia, no caso, deve ser exercida de forma coletiva e coordenada, mediante a fixao, em Assembleia Geral, das regras de funcionamento da cooperativa e da forma de execuo dos trabalhos. claro que a coordenao a que alude o dispositivo legal no pode ser, jamais, confundida com subordinao, seno estar presente a relao empregatcia. www.ricardoresende.com.br Pgina 19 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Alis, atualmente, com o desenvolvimento das diferentes dimenses da subordinao, como a subordinao estrutural e a subordinao objetiva (ver item 5.4.1.5), ser muito difcil estabelecer tal distino. A Lei n 12.690/2012 previu ainda multa de R$500,00 (por trabalhador prejudicado) para a cooperativa de trabalho que intermediar mo de obra subordinada e para os contratantes de seus servios (art. 17, 1).

Pag. 224 (item 8.8.3.8) Substituir: 8.8.3.8. Exigncias formais legais (Lei n 5.764/1971) Para que a cooperativa seja lcita faz-se necessrio sejam cumpridas diversas formalidades, entre as quais o nmero mnimo de 20 associados (art. 6, I, da Lei n 5.764/1971), a adeso voluntria (art. 4, I), alm de vrias formalidades relativas ao estatuto da cooperativa (art. 15). Por: 8.8.3.8. Exigncias formais legais Para que a cooperativa seja lcita faz-se necessrio sejam cumpridas diversas formalidades, entre as quais o nmero mnimo de 20 associados, para as cooperativas em geral (art. 6, I, da Lei n 5.764/1971), e de sete associados, para as cooperativas de trabalho (art. 6 da Lei n 12.690/2012); a adeso voluntria (art. 4, I, da Lei n 5.764/1971; art. 3, I, da Lei n 12.690/2012); alm de vrias formalidades relativas ao estatuto da cooperativa (art. 15 da Lei n 5.764/1971; arts. 10 a16 da Lei n 12.690/2012).

Logo aps o final do item 8.8.3.8, acrescentar item 8.8.3.9: 8.8.3.9. Direitos assegurados aos scios de cooperativas de trabalho (Lei n 12.690/2012) A Lei n 12.690/2012 estipulou uma srie de direitos tipicamente trabalhistas aos scios de cooperativas de trabalho. Embora seja, em tese, uma medida salutar sob o ponto de vista da melhoria da condio social de tais trabalhadores, provavelmente tal dispositivo oculte a verdadeira inteno muito menos nobre do legislador, qual seja a legitimao da intermediao de mo de obra pela via das cooperativas de trabalho. www.ricardoresende.com.br Pgina 20 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Tambm soa no mnimo estranho que o dono de uma empresa seja obrigado a garantir direitos para si mesmo. Todavia, a Lei est a e, dependendo do concurso para o qual voc estiver se preparando, ser necessrio conhecer seus termos. Vejamos, portanto, os artigos 7 e 8 da Lei n 12.690/2012:
Art. 7 A Cooperativa de Trabalho deve garantir aos scios os seguintes direitos, alm de outros que a Assembleia Geral venha a instituir: I - retiradas no inferiores ao piso da categoria profissional e, na ausncia deste, no inferiores ao salrio mnimo, calculadas de forma proporcional s horas trabalhadas ou s atividades desenvolvidas; II - durao do trabalho normal no superior a 8 (oito) horas dirias e 44 (quarenta e quatro) horas semanais, exceto quando a atividade, por sua natureza, demandar a prestao de trabalho por meio de plantes ou escalas, facultada a compensao de horrios ; III - repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; IV - repouso anual remunerado; V - retirada para o trabalho noturno superior do diurno; VI - adicional sobre a retirada para as atividades insalubres ou perigosas; VII - seguro de acidente de trabalho. (...) Art. 8. As Cooperativas de Trabalho devem observar as normas de sade e segurana do trabalho previstas na legislao em vigor e em atos normativos expedidos pelas autoridades competentes.

Alguns doutrinadores tm se manifestado no sentido de que, ante a ausncia de regulamentao especfica, tais direitos deveriam ser aplicados tomando-se, por analogia, a CLT e a legislao no consolidada que tutela o trabalho subordinado. No comungo dessa opinio, pois entendo que, em se tratando de sociedade que se caracteriza pela autonomia e pela autogesto, nada mais natural do que a regulamentao de tais direitos ser estabelecida pelo estatuto social da cooperativa. Todavia, no tocante observncia das normas de sade e segurana do trabalho, a prpria Lei esclareceu que so aquelas (normas) previstas na legislao em vigor e em atos normativos expedidos pelas autoridades competentes, ou seja, a fonte mesmo a CLT e as NRs, por exemplo.

www.ricardoresende.com.br Pgina 21 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Pag. 230 - Cooperativas Substituir: Exigncias formais da Lei n 5.764/1971 (mnimo de 20 associados, adeso voluntria etc.). Por: Exigncias formais da Lei n 5.764/1971 ou da Lei n 12.690/2012, conforme o caso (nmero mnimo de associados, adeso voluntria etc.).

Pag. 233 (item 8.10) Substituir: 37. Cooperativas de produo so as cooperativas por excelncia. Congregam trabalhadores que detm os meios de produo e se unem a fim de potencializar seus esforos. Podem atuar tanto na atividade industrial como na comercial. Por: 37. A cooperativa de trabalho pode ser de produo, quando constituda por scios que contribuem com trabalho para a produo em comum de bens e a cooperativa detm, a qualquer ttulo, os meios de produo.

Substituir: 39. Cooperativas de trabalho autnomo ou eventual so o resultado da reunio de trabalhadores tecnicamente autnomos que, sem perder tal qualidade, se organizam em cooperativa para potencializar seus resultados e, notadamente, seus ganhos. O melhor exemplo a cooperativa de taxistas. Por: 39. A cooperativa de trabalho pode ainda ser de servio, quando constituda por scios para a prestao de servios especializados a terceiros, sem a presena dos pressupostos da relao de emprego.

Substituir:

www.ricardoresende.com.br Pgina 22 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO 40. De uma forma geral, as cooperativas de produo e as cooperativas de trabalho autnomo ou eventual so lcitas e representam a ideia original do cooperativismo: ajuda mtua. Por: 40. De uma forma geral, as cooperativas de produo e as cooperativas de trabalho autnomo ou eventual (ou de servio) so lcitas e representam a ideia original do cooperativismo: ajuda mtua.

Pag. 234 (item 8.10) Substituir: 50. Para que a cooperativa seja lcita, faz-se necessrio sejam cumpridas diversas formalidades, entre as quais o nmero mnimo de 20 associados, a adeso voluntria, alm de vrias formalidades relativas ao estatuto da cooperativa. Por: 50. Para que a cooperativa seja lcita, faz-se necessrio sejam cumpridas diversas formalidades, entre as quais o nmero mnimo de associados, a adeso voluntria, alm de vrias formalidades relativas ao estatuto da cooperativa.

CAPTULO 11

Pag. 275 (item 11.3.2.4, b) Substituir: Existe, por enquanto, uma nica exceo a esta regra da incompatibilidade das garantias provisrias de emprego com os contratos a termo, que a hiptese de afastamento em virtude de acidente de trabalho (a includa a doena profissional). Por: Existem, por enquanto, duas excees a esta regra da incompatibilidade das garantias provisrias de emprego com os contratos a termo: 1) a hiptese de afastamento em virtude de acidente de trabalho (a includa a doena profissional). www.ricardoresende.com.br Pgina 23 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

Excluir: Quando do fechamento da primeira edio deste livro, ainda era tmido na jurisprudncia o acolhimento a tal tese. Hoje no mais assim.

Pag. 276-277 (item 11.3.2.4, b) Substituir o texto Em consonncia com este entendimento, mencionem-se os seguintes arestos..., at o final do segundo aresto ...(TST, Subseo I Especializada em Dissdios Individuais, E-RR 73740-05.2005.5.02.0464, Rel. Min. Horcio Raymundo de Senna Pires, DEJT 28.10.2011). Por: Atualmente a questo encontra-se pacificada no mbito da jurisprudncia do TST, tendo em vista o acrscimo, por ocasio dos debates da 2 Semana do TST, do item III Smula 378, nos seguintes termos:
SUM-378 ESTABILIDADE PROVISRIA. ACIDENTE DO TRABALHO. ART. 118 DA LEI N 8.213/1991. (inserido o item III) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. (...) III O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisria de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91.

2) garantia provisria de emprego conferida gestante Embora a redao anterior do item III da Smula 244 do TST fosse expressa no sentido da inaplicabilidade da garantia de emprego gestante contratada mediante contrato de experincia, o fato que, influenciadas por julgamentos do STF, objetiva, pelo que dependeria apenas da concepo, vrias das Turmas do TST passaram a deferir tal direito empregada gestante contratada por prazo determinado. Neste sentido, a evoluo do entendimento da Corte Trabalhista sobre a matria provocou a reviso da redao do supramencionado item III da Smula 244, pacificando a questo, nos seguintes termos:
SUM-244 GESTANTE. ESTABILIDADE PROVISRIA (redao do item III alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. (...)

www.ricardoresende.com.br Pgina 24 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


III - A empregada gestante tem direito estabilidade provisria prevista no art. 10, inciso II, alnea b, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado.

Pag. 277 (item 11.3.2.4, b) Substituir: Portanto, hoje correto dizer que, consoante a jurisprudncia predominante no TST, as garantias provisrias de emprego no so compatveis com os contratos por prazo determinado, salvo em caso de acidente de trabalho e da respectiva estabilidade. Por: Portanto, hoje correto dizer que, consoante a jurisprudncia consolidada do TST, as garantias provisrias de emprego no so compatveis com os contratos por prazo determinado, salvo em caso de acidente de trabalho e da garantia de emprego conferida gestante.

Pag. 277-278 (item 11.3.2.4, b) Substituir: Contudo, o dinamismo da jurisprudncia sobre a matria no para por aqui. Embora... (...) ... Em eventual questo discursiva cabe ao candidato expor fundamentadamente os diferentes entendimentos e, se for o caso, se alinhar a um deles. Por: Portanto, atualmente no resta nenhuma dvida no sentido de que o candidato deve levar para a prova, tanto objetiva quanto discursiva, o entendimento sumulado do TST, qual seja a subsistncia da estabilidade da gestante e do acidentado, mesmo em caso de contratao por prazo determinado.

Pag. 278 (item 11.3.2.4, b) Substituir quadro resumo: Em resumo, para concursos o candidato deve ter em mente o seguinte: www.ricardoresende.com.br Pgina 25 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO a regra continua sendo a incompatibilidade entre os contratos a termo e as garantias provisrias de emprego (estabilidades); o TST tem admitido, entretanto, a estabilidade do empregado acidentado mesmo nas contrataes a termo; ainda prevalece no TST o entendimento segundo o qual a empregada que engravida durante o contrato a termo no faz jus estabilidade, em que pese o entendimento contrrio do STF. Por: Em resumo, para concursos o candidato deve ter em mente o seguinte: a regra a incompatibilidade entre os contratos a termo e as garantias provisrias de emprego (estabilidades); o TST admite, entretanto, mesmo nas contrataes a termo, atualmente de forma pacfica, a estabilidade do empregado acidentado e da empregada gestante.

Excluir: Por fim, esclarea-se que parte da doutrina admite (por todos, Vlia Bomfim Cassar ) a aplicao da estabilidade durante o prazo que falta para o trmino do contrato. Imagine-se o seguinte exemplo: a trabalhadora firma contrato de experincia por 90 dias e, ao final do primeiro ms, constata que est grvida. Neste caso, a empregada teria o emprego garantido at o ltimo dia do contrato a termo, ou seja, at o 90 dia, pelo que o empregador ficaria impedido de dispens-la antecipadamente, nos termos do art. 479 da CLT. Alcanado o termo final, entretanto, o contrato cessaria normalmente.

Pag. 286 (quadro sinptico) Substituir: Estabilidades (garantias de emprego): em regra so incompatveis com os contratos por prazo determinado. Admite-se, contudo, atualmente de forma majoritria na jurisprudncia do TST, a estabilidade do empregado acidentado (acidente de trabalho) no curso do contrato a termo.

www.ricardoresende.com.br Pgina 26 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Por: Estabilidades (garantias de emprego): em regra so incompatveis com os contratos por prazo determinado. Admite-se, contudo, atualmente de forma consolidada na jurisprudncia do TST, a estabilidade do empregado acidentado (acidente de trabalho) no curso do contrato a termo, bem como da empregada que engravida (gestante) no curso do contrato por prazo determinado.

Pag. 287 (item 11.5) Substituir: 18. Em regra as estabilidades so incompatveis com os contratos por prazo determinado. A exceo a estabilidade decorrente de acidente de trabalho, a qual deferida mesmo nos contratos por prazo determinado. Por: 18. Em regra as estabilidades so incompatveis com os contratos por prazo determinado. As excees so a estabilidade decorrente de acidente de trabalho e a garantia provisria de emprego conferida gestante, as quais so deferidas mesmo nos contratos por prazo determinado.

CAPTULO 13

Pag. 315 (material de estudo) Excluir Smula 343 Acrescentar Smulas 431 e 444, e OJ SDI-1 420

Pag. 328 e 329 (item 13.3.3) Substituir:

www.ricardoresende.com.br Pgina 27 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Em princpio, o critrio do tempo de sobreaviso aplica-se apenas aos ferrovirios, posto se tratar de norma de carter especial. Neste sentido, a antiga Orientao Jurisprudencial 49 da SDI-1 do TST, recentemente convertida na Smula 428: (...) AT (...) Sm. 229. Sobreaviso. Eletricitrios (nova redao). Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Por aplicao analgica do art. 244, 2, da CLT, as horas de sobreaviso dos eletricitrios so remuneradas base de 1/3 sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial. Por: Em princpio, o critrio do tempo de sobreaviso aplicava-se apenas aos ferrovirios, visto se tratar de norma de carter especial. Posteriormente, o sobreaviso foi estendido por lei aos petroleiros (art. 5, 1, da Lei n 5.811/1972 1), mas com remunerao correspondente da hora extra, e aos aeronautas, remunerado razo de 1/3 da hora normal, e limitado a doze horas, duas vezes por semana e oito vezes por ms (art. 25 da Lei n 7.183/1984 2). Alm disso, por construo jurisprudencial o TST entende que o tempo de sobreaviso aplica-se analogicamente ao eletricitrio, razo de 1/3 das parcelas de natureza salarial. Neste sentido, a Smula 229 do TST:
Sm. 229. Sobreaviso. Eletricitrios (nova redao). Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Por aplicao analgica do art. 244, 2, da CLT, as horas de sobreaviso dos eletricitrios so remuneradas base de 1/3 sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial.

No que diz respeito ao trabalhador que permanece conectado ao trabalho por meio de equipamentos eletrnicos, anteriormente predominava o entendimento no sentido de
1

Art. 5 Sempre que for imprescindvel continuidade operacional durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia, o empregado com responsabilidade de superviso das operaes previstas no art. 1, ou engajado em trabalhos de geologia de poo, ou, ainda, em trabalhos de apoio operacional s atividades enumeradas nas alneas a e b do 1 do art. 2, poder ser mantido no regim e de sobreaviso. 1 Entende-se por regime de sobreaviso aquele que o empregado permanece disposio do empregador por um perodo de 24 (vinte quatro) horas para prestar assistncia aos trabalhos normais ou atender as necessidades ocasionais de operao. 2 Em cada jornada de sobreaviso, o trabalho efetivo no exceder de 12 (doze) horas. 2 Art. 25. Sobreaviso o perodo de tempo no excedente a 12 (doze) horas, em que o aeronauta permanece em local de sua escolha, disposio do empregador, devendo apresentar-se no aeroporto ou outro local determinado, at 90 (noventa) minutos aps receber comunicao para o incio de nova tarefa. 1 O nmero de sobreavisos que o aeronauta poder concorrer no dever exceder a 2 (dois) semanais ou 8 (oito) mensais. 2 O nmero de sobreavisos estabelecidos no pargrafo anterior no se aplica aos aeronautas de empresas de txi-areo ou servio especializado.

www.ricardoresende.com.br Pgina 28 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO que o uso de aparelho de intercomunicao, a exemplo de BIP, pager ou aparelho celular, pelo empregado, por si s, no caracteriza o regime de sobreaviso, uma vez que o empregado no permanece em sua residncia aguardando, a qualquer momento, convocao para o servio (antiga red ao da Smula 428). Embora tal entendimento tenha sido mantido na atual redao do item I da referida smula, certo que o TST passou a admitir, desde que o empregado permanea, distncia, de planto ou em regime equivalente, a possibilidade de caracterizao de sobreaviso. Este o sentido atual da Smula 428, cuja redao foi alterada pela Resoluo TST n 185/2012:
SUM-428 SOBREAVISO. APLICAO ANALGICA DO ART. 244, 2 DA CLT (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - O uso de instrumentos telemticos ou informatizados fornecidos pela empresa ao empregado, por si s, no caracteriza o regime de sobreaviso. II - Considera-se em sobreaviso o empregado que, distncia e submetido a controle patronal por instrumentos telemticos ou informatizados, permanecer em regime de planto ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio durante o perodo de descanso.

Pag. 330 (item 13.3.3) Inserir, depois de O tempo de reserva do aeronauta remunerado como hora normal de trabalho (art. 26 da Lei n 7.183/1984) , o seguinte pargrafo: Nos termos do 6 do art. 235-E da CLT, inserido pela Lei n 12.619/2012, considera-se tempo de reserva do motorista profissional de carga ou de passageiros que trabalha em revezamento, em dupla no mesmo veculo, o tempo que exceder a jornada normal de trabalho em que o empregado estiver em repouso no veculo em movimento, o qual ser remunerado razo de 30% da hora normal.

Pag. 338 (item 13.4.2, a) Inserir, imediatamente antes da alnea b, e depois da citao de Godinho Delgado, o seguinte: Mencione-se, por oportuno, que o motorista foi, historicamente, citado como exemplo de empregado no sujeito a controle de jornada e, portanto, enquadrado na exceo do art. 62, I, da CLT. Todavia, a Lei n 12.619/2012 passou a prever, como direito dos motoristas profissionais, jornada de trabalho e tempo de direo controlados de www.ricardoresende.com.br Pgina 29 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO maneira fidedigna pelo empregador, que poder valer-se de anotao em dirio de bordo, papeleta ou ficha de trabalho externo, nos termos do art. 74 da CLT, ou de meios eletrnicos idneos instalados nos veculos, a critrio do empregador. Assim, atualmente o motorista profissional no mais se enquadra na hiptese exceptiva em estudo.

Pag. 341-342 (item 13.5.2) Substituir: Sm. 431. Salrio-hora. 40 Horas semanais. Clculo. Aplicao do divisor 200 Res. 177/2012, DEJT divulgado em 13, 14 e 15.02.2012. Aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o clculo do valor do salrio-hora do empregado sujeito a 40 (quarenta) horas semanais de trabalho. Por: SUM-431 SALRIO-HORA. EMPREGADO SUJEITO AO REGIME GERAL DE TRABALHO (ART. 58, CAPUT, DA CLT). 40 HORAS SEMANAIS. CLCULO. APLI-CAO DO DIVISOR 200 (redao alterada na sesso do tribunal pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. Para os empregados a que alude o art. 58, caput, da CLT, quando sujeitos a 40 horas semanais de trabalho, aplica-se o divisor 200 (duzentos) para o clculo do valor do salrio-hora.

Pag. 342 (quadro dica de preparao estratgica) Acrescentar pargrafo no final do quadro: Em relao aos motoristas profissionais, cuja atividade foi regulamentada pela Lei n 12.619/2012 (DOU 02.05.2012), at o fechamento desta edio ainda no ocorreu a necessria maturao doutrinria e jurisprudencial acerca da interpretao dos dispositivos legais respectivos. Assim, recomenda-se a leitura atenta da lei.

Pag. 342-343 (item 13.5.2.1) Substituir: Registre-se, por oportuno, que norma coletiva... www.ricardoresende.com.br Pgina 30 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO at Sm. 124. Bancrio. Hora de salrio. Divisor (mantida). Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. Para o clculo do valor do salrio-hora do bancrio mensalista, o divisor a ser adotado 180 (cento e oitenta).

Por: Registre-se, por oportuno, que norma coletiva pode dispor em sentido contrrio, ou seja, no sentido da repercusso das horas extras tambm sobre o sbado do bancrio, bem como no sentido de que o sbado do bancrio tambm seja considerado dia de repouso remunerado, pois tal clusula seria mais benfica ao empregado. Enquanto para o empregado em geral o divisor do salrio 220 (220h laboradas ao ms, j includos os DSRs), no caso do bancrio o divisor depende da jornada, bem como do tratamento jurdico dado ao sbado. Este o teor atual da Smula 124 do TST:
SUM-124 BANCRIO. SALRIO-HORA. DIVISOR (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I O divisor aplicvel para o clculo das horas extras do bancrio, se houver ajuste individual expresso ou coletivo no sentido de considerar o sbado como dia de descanso remunerado, ser: a) 150, para os empregados submetidos jornada de seis horas, prevista no caput do art. 224 da CLT; b) 200, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT. II Nas demais hipteses, aplicar-se- o divisor: a)180, para os empregados submetidos jornada de seis horas prevista no caput do art. 224 da CLT; b) 220, para os empregados submetidos jornada de oito horas, nos termos do 2 do art. 224 da CLT.

Pag. 348 (item 13.5.2.2) Abaixo do seguinte pargrafo:

www.ricardoresende.com.br Pgina 31 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Estabelecida jornada superior a seis horas e limitada a 8 horas, por meio de regular negociao coletiva, os empregados submetidos a turnos ininterruptos de revezamento tm direito ao pagamento da 7. e 8. horas como extras. Acrescentar: Entretanto, no pode a entidade sindical pretender conferir efeitos retroativos norma coletiva que elastece a jornada em turnos ininterruptos de revezamento. Neste sentido, a OJ 420 da SDI-1, recentemente editada:
OJ-SDI1-420 TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO. ELASTECIMENTO DA JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA COM EFICCIA RETROATIVA. INVALIDADE. (DEJT divulgado em 28 e 29.06.2012 e 02.07.2012) invlido o instrumento normativo que, regularizando situaes pretritas, estabelece jornada de oito horas para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento.

Pag. 362 (item 13.6.4, a) Substituir: Para a compensao intrassemanal, basta o acordo individual, isto , o acordo direto entre patro e empregado. Isto porque esta modalidade de compensao considerada mais benfica para o empregado. Excepciona-se a referida premissa no caso dos motoristas profissionais, cujo excesso de horas trabalhadas em um dia pode ser compensado com a correspondente diminuio em outro dia, desde que haja previso em norma coletiva. Neste sentido, o 6. do art. 235-C da CLT, acrescentado pela Lei n 12.619, publicada no DOU de 02.05.2012 (vigncia conforme art. 1. do Dec-Lei n 4.657/1942 LINDB), que no faz distino a respeito da modalidade de compensao ao exigir a autorizao em norma coletiva. Por: Para a compensao intrassemanal propriamente dita, basta o acordo individual, isto , o acordo direto entre patro e empregado. Isto porque esta modalidade de compensao considerada mais benfica para o empregado. Excepciona-se a referida premissa no caso dos motoristas profissionais, cujo excesso de horas trabalhadas em um dia pode ser compensado com a correspondente diminuio em outro dia, desde que haja previso em norma coletiva. Neste sentido, o 6. do art. 235-C da CLT, acrescentado pela Lei n 12.619/2012, que no faz distino a respeito da modalidade de compensao ao exigir a autorizao em norma coletiva. www.ricardoresende.com.br Pgina 32 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Ainda em relao possibilidade de compensao intrassemanal, h que se mencionar os chamados plantes, cujas jornadas normalmente extrapolam a durao mxima diria (10h), mas, em contrapartida, oferecem descansos generosos aos empregados. So exemplos o regime de 12 x 36, ou o de 24 x 72, comuns na rea hospitalar. Nestes casos, a jornada semanal no ultrapassada e todos os repousos so garantidos. Embora a prtica seja bastante questionada atualmente, a jurisprudncia tende a aceit-la, desde que pactuada mediante negociao coletiva.

Imediatamente antes do incio da alnea b (compensao alm da semana), acrescentar: Embora subsistam controvrsias, especialmente na doutrina, a respeito da validade de tal regime de compensao, recentemente o TST pacificou o seu entendimento, agora consubstanciado na Smula 444:
SM-444. JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. valida, em carter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas.

A parte final da referida smula se explica pelo fato de que as horas excedentes oitava, at a dcima, j esto includas na compensao, mesmo no regime tradicional (art. 59, 2, CLT), pelo que incontestvel que, em relao a estas duas horas, no h que se falar em horas extras. A grande dvida, todavia, se referia s horas trabalhadas alm da dcima. Muitos trabalhadores pleiteavam, perante a Justia do Trabalho, a 11 e a 12 horas como extraordinrias, sob o argumento de que a durao diria mxima do trabalho seria de 10 horas (8h normais mais 2h suplementares), mesmo no regime de compensao. Ocorre que, no caso, o regime de compensao excepcional, sendo tolerado pela jurisprudncia em virtude de supostos benefcios ao trabalhador, observadas as peculiaridades de determinadas atividades. Logo, em sendo lcita a modalidade de compensao, no h que se falar em horas extras, inclusive no tocante 11 e 12 horas.

www.ricardoresende.com.br Pgina 33 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Pag. 365 (item 13.6.4) No final do item, imediatamente antes do incio do item 13.6.5, acrescentar o seguinte quadro:
NATUREZA DO ACORDO PARA COMPENSAO DE HORAS Modalidade de compensao Natureza do acordo exigido
Intrassemanal tpica Intrassemanal atpica (semana espanhola) Intrassemanal atpica (regime de plantes ex.: 12x36) Banco de horas Acordo escrito (pode ser individual) Instrumento coletivo de trabalho (ACT ou CCT) Instrumento coletivo de trabalho (ACT ou CCT) Instrumento coletivo de trabalho (ACT ou CCT)

Pag. 377-379 (item 13.8) Substituir as deixadinhas 11, 14, 35, 42, 78 e 79, da seguinte forma: 11. Norma coletiva pode fixar teto para a remunerao do tempo in itinere, desde que compatvel com a realidade. 14. O uso de instrumentos telemticos ou informatizados fornecidos pela empresa ao empregado, por si s, no caracteriza o regime de sobreaviso. Todavia, considera-se em sobreaviso o empregado que, distncia e submetido a controle patronal por instrumentos telemticos ou informatizados, permanecer em regime de planto ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o servio durante o perodo de descanso. 35. A jornada de trabalho do bancrio de 6h, de segunda a sexta-feira, sendo o sbado considerado dia til no trabalhado, salvo previso mais benfica em contrato, regulamento ou norma coletiva. 42. de 6h a jornada para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva, quando poder ser ampliada para at 8h. O elastecimento da jornada, todavia, no pode ser pactuado de forma retroativa. 78. vlido o sistema de compensao de horrio quando a jornada adotada a denominada semana espanhola, que alterna a prestao de 48 horas em uma semana e 40 horas em outra. No caso, exige-se autorizao em norma coletiva. 79. vlida, em carter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro www.ricardoresende.com.br Pgina 34 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas.

CAPTULO 14

Pag. 383 (material de estudo) Em jurisprudncia, acrescentar Smulas 437 e 438, e excluir OJs SDI-1 307, 342, 354, 380 e 381.

Pag. 384 (item 14) Substituir: Com efeito, pacfico na jurisprudncia que norma coletiva no pode (...) at o final da transcrio da OJ-SDI1-342 Por: Com efeito, pacfico na jurisprudncia que norma coletiva no pode, em regra, suprimir ou reduzir intervalo para repouso ou alimentao, conforme a antiga OJ 342, recentemente convertida no item II da Smula 437 do TST: SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAO. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. (...) II - invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. (...)

Pag. 386 (item 14.1.1) Substituir: www.ricardoresende.com.br Pgina 35 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Entretanto, recentemente o TST reviu sua posio, editando a OJ 380, a qual se direciona no sentido contrrio: OJ-SDI1-380. Intervalo intrajornada. Jornada contratual de seis horas dirias. Prorrogao habitual. Aplicao do art. 71, caput e 4, da CLT (DEJT divulgado em 19, 20 e 22.04.2010). Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, devido o gozo do intervalo intrajornada mnimo de uma hora, obrigando o empregador a remunerar o perodo para descanso e alimentao no usufrudo como extra, acrescido do respectivo adicional, na forma prevista no art. 71, caput e 4, da CLT. Por: Entretanto, o TST reviu sua posio, editando a OJ 380, a qual se direcionou no sentido contrrio. Recentemente tal OJ foi convertida no item IV da Smula 437: SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTA-O. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 (...) IV - Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, devido o gozo do intervalo intrajornada mnimo de uma hora, obrigando o empregador a remunerar o perodo para descanso e alimentao no usufrudo como extra, acrescido do respectivo adicional, na forma prevista no art. 71, caput e 4 da CLT.

Pag. 388 (item 14.1.1.2) Aps o pargrafo Por fim, para os empregados (...), ou seja, remunerado, Acrescentar: Na ltima grande reviso de sua jurisprudncia o TST passou a estender tal intervalo aos empregados submetidos a trabalho contnuo em ambiente artificialmente frio, ainda que no labore em cmara frigorfica. Neste sentido, a Smula 438: SM-438. INTERVALO PARA RECUPERAO TRMICA DO EMPREGADO. AMBIENTE ARTIFICIALMENTE FRIO. HORAS EXTRAS. ART. 253 DA CLT. APLICAO ANALGICA Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012.

www.ricardoresende.com.br Pgina 36 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO O empregado submetido a trabalho contnuo em ambiente artificialmente frio, nos termos do pargrafo nico do art. 253 da CLT, ainda que no labore em cmara frigorfica, tem direito ao intervalo intrajornada previsto no caput do art. 253 da CLT.

Pag. 390 (item 14.1.1.4) Substituir: Embora criticado pela doutrina, o TST reconheceu, atravs da OJ 354, a natureza salarial de tal pagamento, pelo que o mesmo repercute no clculo de outras parcelas:
OJ-SDI1-354. Intervalo intrajornada. Art. 71, 4, da CLT. No concesso ou reduo. Natureza jurdica salarial (DJ 14.03.2008). Possui natureza salarial a parcela prevista no art. 71, 4, da CLT, com redao introduzida pela Lei n 8.923, de 27 de julho de 1994, quando no concedido ou reduzido pelo empregador o intervalo mnimo intrajornada para repouso e alimentao, repercutindo, assim, no clculo de outras parcelas salariais.

Por: Embora criticado pela doutrina, o TST reconheceu, atravs da antiga OJ 354, recentemente convertida no item III da Smula 437, a natureza salarial de tal pagamento, pelo que o mesmo repercute no clculo de outras parcelas:
SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAO. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. (...) III - Possui natureza salarial a parcela prevista no art. 71, 4, da CLT, com redao introduzida pela Lei n 8.923, de 27 de julho de 1994, quando no concedido ou reduzido pelo empregador o intervalo mnimo intrajornada para repouso e alimentao, repercutindo, assim, no clculo de outras parcelas salariais. (...)

Pag. 391 (item 14.1.1.4) Substituir: O TST firmou posio no sentido de que devida a remunerao integral do intervalo, com o respectivo adicional de horas extras, independentemente de a no concesso ter sido apenas parcial. Neste sentido, a OJ 307 da SDI-1: www.ricardoresende.com.br Pgina 37 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


OJ-SDI1-307. Intervalo intrajornada (para repouso e alimentao). No concesso ou concesso parcial. Lei n 8.923/1994 (DJ 11.08.2003). Aps a edio da Lei n 8.923/1994, a no concesso total ou parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, implica o pagamento total do perodo correspondente, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT).

Por: O TST firmou posio no sentido de que devida a remunerao integral do intervalo, com o respectivo adicional de horas extras, independentemente de a no concesso ter sido apenas parcial. Neste sentido, a antiga OJ 307 da SDI-1, recentemente convertida no item I da Smula 437:
SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTA-O. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 I - Aps a edio da Lei n 8.923/94, a no concesso ou a concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do perodo correspondente, e no apenas daquele suprimido, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem prejuzo do cmputo da efetiva jornada de labor para efeito de remunerao. (...)

Pag. 393 (item 14.1.1.5) Substituir: Embora o referido Decreto tenha extrapolado sua funo regulamentadora, o TST tem validado a regra, conforme se depreende da leitura da OJ 381 da SDI-1: Por: Embora o referido Decreto tenha extrapolado sua funo regulamentadora, o TST tem validado a regra, conforme se depreende da antiga OJ 381 da SDI-1, recentemente convertida no item I da Smula 437:

Substituir a OJ-SDI1-381 pelo seguinte:


SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAO. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) -

www.ricardoresende.com.br Pgina 38 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - Aps a edio da Lei n 8.923/94, a no concesso ou a concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do perodo correspondente, e no apenas daquele suprimido, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem prejuzo do cmputo da efetiva jornada de labor para efeito de remunerao. (...)

verdade que a redao da OJ 3813 era muito mais explcita em defesa de tal tese, mas o fato que continua sendo este o entendimento jurisprudencial. Pag. 396 (item 4.1.2.1 - quadro intervalos intrajornada)

Acrescentar: Servios no interior de cmaras frigorficas ou em movimento de mercadorias de ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa art. 253, CLT; servios prestados em ambiente artificialmente frio, ainda que no em cmara frigorfica Smula 438, TST Acrescentar:
30min a cada 4h de tempo ininterrupto de direo (podendo ser fracionados, tanto o tempo de direo quanto o intervalo, desde que no completadas as 4h ininterruptas de direo

Motoristas profissionais, nas viagens de longa distncia art. 235-D, I, CLT

NO

Pag. 406 (quadro de feriados) Acrescentar o dia 15 de novembro

Pag. 406-407 (quadro sinptico dos descansos trabalhistas) Intervalo Intrajornada:

OJ-SDI1-381 INTERVALO INTRAJORNADA. RURCOLA. LEI N. 5.889, DE 08.06.1973. SUPRESSO TOTAL OU PARCIAL. DECRETO N. 73.626, DE 12.02.1974. APLICAO DO ART. 71, 4, DA CLT (cancelada em decorrncia da aglutinao ao item I da Smula n 437) Res. 186/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. A no concesso total ou parcial do intervalo mnimo intrajornada de uma hora ao trabalhador rural, fixado no Decreto n. 73.626, de 12.02.1974, que regulamentou a Lei n. 5.889, de 08.06.1973, acarreta o pagamento do perodo total, acrescido do respectivo adicional, por aplicao subsidiria do art. 71, 4, da CLT.

www.ricardoresende.com.br Pgina 39 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Substituir: O intervalo no concedido deve ser pago como hora extraordinria (hora extra ficta), sem prejuzo da sano administrativa. Por: O intervalo no concedido, total ou parcialmente, deve ser pago integralmente como hora extraordinria (hora extra ficta), sem prejuzo da sano administrativa.

Substituir: O sbado do bancrio considerado dia til no trabalhado, e no um segundo descanso semanal. Por: O sbado do bancrio considerado dia til no trabalhado, e no um segundo descanso semanal, salvo previso mais benfica em contrato, regulamento ou norma coletiva.

Pag. 408 (item 14.4) Substituir o texto da deixadinha 14, nos seguintes termos: 14. Empregados que trabalham no interior de cmaras frigorficas tm intervalo de 20min a cada 1h40min de trabalho, e este intervalo computado na jornada. Trabalhadores que se ativam continuamente em ambiente artificialmente frio, ainda que no seja cmara frigorfica, tambm fazem jus a tal intervalo.

CAPTULO 16

Pag. 452 (material de estudo) Acrescentar, em legislao, os artigos 457-467, da CLT.

www.ricardoresende.com.br Pgina 40 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO CAPTULO 17

Pag. 549 (item 17.5) Substituir: Estabelece o item VI da Smula 6 do TST que
Sm. 6. (...) VI Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal, de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior ou, na hiptese de equiparao salarial em cadeia, se no demonstrada a presena dos requisitos da equiparao em relao ao paradigma que deu origem pretenso, caso arguida a objeo pelo reclamado.

Por: Estabelece o item VI da Smula 6 do TST, que teve a redao recentemente alterada pela Res. 185/2012, que
Sm. 6. (...) VI - Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal, de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior ou, na hiptese de equiparao salarial em cadeia, suscitada em defesa, se o empregador produzir prova do alegado fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito equiparao salarial em relao ao paradigma remoto.

Pag. 550 (item 17.5) Substituir: c) Se no demonstrada a presena dos requisitos da equiparao em relao ao paradigma que deu origem pretenso Esta a novidade da nova redao da Smula 6, levada a efeito pela Resoluo 172/2010 do TST. Esta ltima exceo possibilidade de equiparao em cadeia buscou eliminar a prtica de pleitear a equiparao sem que o paragonado sequer tenha conhecido o paradigma original. Vejamos um exemplo que esclarece a hiptese: Por:

www.ricardoresende.com.br Pgina 41 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO c) Se o empregador no produzir prova do alegado fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito equiparao salarial em relao ao paradigma remoto. Esta a novidade da nova redao da Smula 6, levada a efeito pela Resoluo 185/2012 do TST. Esta ltima exceo possibilidade de equiparao em cadeia buscou eliminar a prtica de pleitear a equiparao sem que o paragonado sequer tenha conhecido o paradigma original. Vejamos um exemplo que esclarece a hiptese:

Pag. 557 (item 17.10) Substituir o texto da deixadinha n 21, nos seguintes termos: 21. No vivel a equiparao em cadeia, entretanto, se decorrente de vantagem pessoal, de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior ou, na hiptese de equiparao salarial em cadeia, se o empregador no produzir prova do alegado fato modificativo, impeditivo ou extintivo do direito equiparao salarial em relao ao paradigma remoto.

CAPTULO 18

Pag. 559 (material de estudo) Excluir Smula 209.

CAPTULO 19

Pag. 580 (material de estudo) Acrescentar, em jurisprudncia, a Smula 440 do TST.

Pag. 589 (item 19.4.10) No final do item 19.4.10, e imediatamente antes do incio do item 19.4.12, acrescentar: www.ricardoresende.com.br Pgina 42 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Tambm importante ressaltar que recentemente o TST passou a admitir uma exceo regra geral, no tocante aos efeitos da suspenso contratual. Especificamente no caso da aposentadoria por invalidez, assegura-se ao empregado o direito manuteno do plano de sade ou assistncia mdica eventualmente oferecido pela empresa. Neste sentido, a Smula 440 do TST:
SM-440. AUXLIO-DOENA ACIDENTRIO. APOSENTADORIA POR INVALI-DEZ. SUSPENSO DO CONTRATO DE TRABALHO. RECONHECIMENTO DO DIREITO MANUTENO DE PLANO DE SADE OU DE ASSISTNCIA MDICA - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. Assegura-se o direito manuteno de plano de sade ou de assistncia mdica oferecido pela empresa ao empregado, no obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxliodoena acidentrio ou de aposentadoria por invalidez.

Pag. 593 (item 19.4.14) Aps o 1 pargrafo (A redao infeliz (...) das duas questes anuladas), acrescentar: Ademais, em caso de suspenso contratual por auxlio-doena acidentrio o empregado continua fazendo jus, durante o perodo de suspenso, ao plano de sade ou de assistncia mdica eventualmente oferecido pela empresa, conforme Smula 440 do TST, recentemente editada.

Pag. 595 (quadro sinptico) Na hiptese de aposentadoria por invalidez, substituir: Efeitos tpicos por atpicos, com a seguinte observao: Assegura-se a manuteno do plano de sade eventualmente oferecido pela empresa

Na hiptese de afastamento por acidente de trabalho, a partir do 16 dia, acrescentar, depois de conta o tempo de servio para fins de indenizao e estabilidade: Assegura-se a manuteno do plano de sade eventualmente oferecido pela empresa

www.ricardoresende.com.br Pgina 43 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Pag. 608 (item 19.11) Acrescentar a deixadinha n 47: 47. Assegura-se o direito manuteno de plano de sade ou de assistncia mdica oferecido pela empresa ao empregado, no obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxlio-doena acidentrio ou de aposentadoria por invalidez.

CAPTULO 20

Pag. 610 (material de estudo) Em jurisprudncia, acrescentar a OJ SDI-1 443.

Pag. 620 (item 20.5) Depois da assertiva da ESAF mencionada, acrescentar o seguinte: Anote-se que, h algum tempo, o TST vem reconhecendo uma espcie de garantia de emprego (baseada na normatividade dos princpios) ao trabalhador portador de doena grave que suscite estigma ou preconceito. Recentemente, por ocasio da 2 Semana do TST, foi editada a Smula 443, nos seguintes termos:
SM-443. DISPENSA DISCRIMINATRIA. PRESUNO. EMPREGADO PORTA-DOR DE DOENA GRAVE. ESTIGMA OU PRECONCEITO. DIREITO REINTE-GRAO - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito. Invlido o ato, o empregado tem direito reintegrao no emprego.

Pag. 679 (item 20.12) Acrescentar, depois da deixadinha n 22, a seguinte, renumerando as posteriores: 23. Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito. Invlido o ato, o empregado tem direito reintegrao no emprego.

www.ricardoresende.com.br Pgina 44 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

CAPTULO 21

Pag. 685 (material de estudo) Em jurisprudncia, incluir Smulas 10 e 441, bem como excluir OJ SDI-1 84.

Pag. 689 (item 21.4) Atualizar o texto do pargrafo Observe-se que a CRFB/88 estipulou..., at o final da transcrio da OJ 84, pelo seguinte : Observe-se que a CRFB/88 estipulou o prazo mnimo do aviso-prvio, que de 30 dias. No estabeleceu, entretanto, a proporo em relao ao tempo de servio, deixando tal matria para a regulamentao infraconstitucional. A propsito, o TST tinha firme o entendimento de que o dispositivo constitucional que trata da proporcionalidade do aviso-prvio no era autoaplicvel, razo pela qual carecia de regulamentao. Neste sentido, a OJ 84 da SDI-1 do TST4, recentemente cancelada (Res. 186/2012).

Pag. 695 (item 21.6.2) Depois da citao da lio do Min. Godinho Delgado, substituir o ltimo pargrafo (embora reconhea...) pelo seguinte: No mesmo sentido o entendimento do Ministrio do Trabalho, conforme Nota Tcnica n 35/2012/DMSC/GAB/SIT, de 13.02.2012 (Secretaria de Inspeo do Trabalho), e Nota Tcnica n 184/2012/CGRT/SRT/MTE, de 07.05.2012 (Secretaria de Relaes do Trabalho). Pag. 697 (item 21.9) Substituir Prevalece o entendimento no sentido de que as garantias de emprego no se aplicam... Por
4

OJ-SDI1-84 AVISO PRVIO. PROPORCIONALIDADE (cancelada) - Res. 186/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. A proporcionalidade do aviso prvio, com base no tempo de servio, depende da legislao regulamentadora, visto que o art. 7, inc. XXI, da CF/1988 no autoaplicvel.

www.ricardoresende.com.br Pgina 45 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Prevalece o entendimento no sentido de que, em regra, as garantias de emprego no se aplicam...

Pag. 701-702 (item 21.9) Substituir De forma esquemtica, possvel extrair do inteiro teor dos acrdos que marcaram a mudana do entendimento do TST sobre o tema os seguintes os argumentos: o aviso-prvio no extingue o contrato de trabalho, mas to somente fixa prazo para sua extino; desse modo, o aviso-prvio integra o contrato de trabalho. Corrobora esta afirmao o teor da OJ 82 da SDI-1 do TST, segundo a qual a data da baixa da CTPS a do trmino da projeo do aviso-prvio; a Smula 371 no se aplica hiptese da gestante porque os precedentes que a originaram no contemplavam tal hiptese; a Constituio, ao assegurar gestante a garantia provisria de emprego, no limitou tal direito, no cabendo ao intrprete faz-lo; luz do princpio da dignidade da pessoa humana, da funo social da empresa e da proteo da maternidade, bem como da garantia de emprego conferida gestante pela CRFB, deve ser reconhecida a estabilidade gestante mesmo que a concepo se d no prazo do aviso-prvio (trabalhado ou indenizado). Por De forma semelhante, o TST passou a entender que o trabalhador que sofre acidente de trabalho durante o curso do aviso prvio tambm tem direito garantia provisria de emprego. Neste sentido, os seguintes arestos recentes:
RECURSO DE REVISTA. 1. ACIDENTE DO TRABALHO. ESTABILIDADE PROVISRIA. AQUISIO NO PERODO DE PROJEO DO AVISO PRVIO. Entende-se que o aviso prvio indenizado integra o contrato de trabalho, para todos os efeitos, inclusive para incidncia da estabilidade no emprego. Nos termos da OJ/82/SBDI-I/TST, "a data da sada a ser anotada na CTPS deve corresponder do trmino do prazo do aviso prvio, ainda que indenizado", o que evidencia a ampla projeo do aviso prvio no contrato de trabalho . No mesmo sentido, o art. 487, 1, da CLT. Frise-se que, do ponto de vista jurdico, no perodo de pr-aviso, permanecem inalteradas algumas importantes obrigaes das partes. Assim, h que se considerar a projeo no tempo do aviso prvio indenizado para fins de aquisio da estabilidade provisria prevista na Lei 8213/91. Na hiptese, o Reclamante estava nas dependncias do Reclamado, quando sofreu acidente do trabalho, fazendo jus, portanto, estabilidade provisria. Recurso de revista provido, no aspecto.

www.ricardoresende.com.br Pgina 46 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


(...) (TST, 3 Turma, RR - 1424800-49.2004.5.09.0016, Rel. Min. Mauricio Godinho Delgado, DEJT 28/09/2012). RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE PREVISTA NO ARTIGO 118 DA LEI N 8.213/91. ACIDENTE DE TRABALHO OCORRIDO NO CURSO DO AVISO PRVIO TRABALHADO. Discute-se, no caso, o direito da reclamante estabilidade prevista no artigo 118 da Lei n 8.213/91, em razo de acidente de trabalho sofrido no curso do aviso prvio. O quadro ftico delineado no acrdo regional revela que o acidente ocorreu em veculo dirigido por preposto da r, por culpa deste, e acarretou danos fsicos e psicolgicos empregada. O Tribunal -a quo- reconheceu o direito da autora estabilidade e condenou a reclamada ao pagamento dos salrios e demais vantagens contratuais, correspondentes ao perodo de um ano aps a cessao do auxlio-doenaacidentrio. O acrdo recorrido est em harmonia com a iterativa e notria jurisprudncia desta Corte Superior que, luz das suas Smulas n 371 e 378, II, reconhece a estabilidade provisria do empregado que sofre acidente de trabalho, no curso do aviso prvio. Precedentes. Incide, no caso, o bice do artigo 896, 4 e 5, da CLT. (...) (TST, 7 Turma, RR - 12110042.2006.5.12.0004, Rel. Min. Pedro Paulo Manus, DEJT 11/05/2012).

Se a questo ainda no era pacfica, agora o . Com efeito, na ltima grande reviso da jurisprudncia do TST, discutida durante a 2 Semana do TST (setembro de 2012), restou consolidado o entendimento jurisprudencial no sentido de que a garantia de emprego conferida empregada gestante e ao empregado acidentado subsiste mesmo em caso de contrato por prazo determinado. Neste sentido, o item III da Smula 2445, bem como o item III da Smula 3786, ambas do TST, com a redao dada pela Res. 185/2012 (DEJT 25, 26 e 27.09.2012). Desse modo, naturalmente tais hipteses de estabilidade sero aplicveis, tambm, durante o aviso-prvio.

Substituir: Para fins de concurso pblico, a questo ainda no tem soluo definitiva. Exemplo disso uma questo recente em que a FCC (Tcnico TRT da 9 Regio 2010), preliminarmente, considerou correta a seguinte assertiva:
Marta engravidou quando estava no curso de aviso-prvio de seu contrato de trabalho concedido pela empregadora, a empresa COPA. Neste caso, no haver estabilidade de emprego.

O gabarito oficial preliminar considerou correta a assertiva, no sentido da doutrina tradicional, ou seja, no sentido da incompatibilidade da garantia de emprego (inclusive da gestante) com o aviso-prvio. No obstante, aps anlise dos recursos, a questo foi anulada, e certamente o foi devido mudana de posicionamento do TST.
5 6

Smula 244, III: A empregada gestante tem direito estabilidade provisria prevista no art. 10, inciso II, alnea b, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado. Smula 378, III: O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisria de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91.

www.ricardoresende.com.br Pgina 47 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Provavelmente a questo deixar de ser explorada nos concursos at que a matria esteja pacificada. Entretanto, se esta questo for cobrada na sua prova, no tenha dvida: siga o entendimento atual do TST. Na pior das hipteses, a questo seria anulada. Por: Para fins de concurso pblico a questo finalmente se encontra pacificada: Regra geral: as garantias de emprego no se aplicam aos fatos geradores ocorridos durante o aviso-prvio. Excees: Gestante (Smula 244, III); Acidente de trabalho (Smula 378, III).

Pag. 708 (item 21.11.7) No final do tpico, imediatamente antes do incio do tpico 21.11.8, acrescentar o seguinte: O entendimento do Ministrio do Trabalho7 tem sido ligeiramente diverso: a soluo seria a reduo de duas horas dirias, ao longo de todo o prazo do aviso-prvio, ou a reduo de sete dias corridos, a critrio do empregado, ao passo que o art. 488 d a possibilidade de escolha ao trabalhador.

Pag. 712 (item 21.16) Substituir o quadro dica de preparao estratgica, nos seguintes termos: Ocorre que mesmo no mbito do Ministrio do Trabalho a interpretao dada Lei n 12.506/2011 era divergente entre as diferentes Secretarias. Neste sentido, aos 13.02.2012 a Secretaria de Inspeo do Trabalho assinou a Nota Tcnica n 35/2012/DMSC/GAB/SIT, a qual apresentou divergncias interpretativas em relao ao MEMORANDO CIRCULAR n 10, de 27.10.2011, da Secretaria de Relaes do Trabalho. Posteriormente, depois do fechamento da 2 edio deste livro, foi assinada, aos 07.05.2012, a Nota Tcnica n 184/2012/CGRT/SRT/MTE, da Secretaria de Relaes do

Conforme Nota Tcnica n 35/2012/DMSC/GAB/SIT, de 13.02.2012 (Secretaria de Inspeo do Trabalho), e Nota Tcnica n 184/2012/CGRT/SRT/MTE, de 07.05.2012 (Secretaria de Relaes do Trabalho).

www.ricardoresende.com.br Pgina 48 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Trabalho, com o que as questes mais importantes relativas interpretao da referida Lei foram harmonizadas no mbito das duas Secretarias. Dica de preparao estratgica: De uma forma geral, para concursos pblicos, razovel supor que a literalidade do art. 1 da Lei n 12.506/2011 deve ser suficiente para resolver a grande maioria das questes, tendo em vista a polmica que envolve o assunto. Caso, entretanto, seja cobrada no seu concurso questo que venha exigir algo alm da literalidade do dispositivo legal, sugiro, por enquanto, o seguinte, nesta ordem: a) entendimento do Ministro Maurcio Godinho Delgado, dado o prestgio de suas teses junto s principais bancas examinadoras; b) entendimento da Secretaria de Relaes do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego, exarado na Nota Tcnica n 184/2012/CGRT/SRT/MTE .

Pag. 713 (item 21.16.1) Substituir: H basicamente trs interpretaes possveis: a) a Lei n 12.506/2011 se aplica somente aos contratos cujo aviso-prvio foi concedido a partir de 13.10.2011. Esta me parece ser a melhor interpretao, ao passo que sabemos que a regra geral, no direito brasileiro, a vigncia imediata e no retroativa da lei nova. No mesmo sentido, Marcelo Moura . Esta tambm a orientao da Secretaria de Relaes do Trabalho, consubstanciada no item 10 do Memorando Circular n 10/2011; b) a Lei n 12.506/2011 no retroage aos contratos extintos antes de 13.10.2011, mas se aplica aos contratos cujo aviso-prvio estivesse em curso quando de sua publicao. Este o entendimento do Ministro Maurcio Godinho Delgado ; c) a Lei n 12.506/2011 se aplica retroativamente, ao passo que o direito ao avisoprvio proporcional j existia desde 05.10.1988, tendo sido apenas regulamentado agora. Esta a tese defendida, de uma forma geral, pelos sindicatos profissionais. No me parece, entretanto, que tenha qualquer chance de prosperar. Por: Hoje a questo j no apresenta mais dificuldades, tendo em vista a recente edio da Smula n 441, do TST:
SM-441. AVISO PRVIO. PROPORCIONALIDADE - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012.

www.ricardoresende.com.br Pgina 49 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


O direito ao aviso prvio proporcional ao tempo de servio somente assegurado nas rescises de contrato de trabalho ocorridas a partir da publicao da Lei n 12.506, em 13 de outubro de 2011.

Pag. 713 (item 21.16.2) Depois de Seriam os primeiros trs dias adicionais devidos ao empregado que completa um ano de servio na empresa, ou apenas quele que completa dois anos? , substituir o restante do texto do tpico pelo seguinte: H basicamente duas posies interpretativas: 1 corrente: o empregado adquire o direito aos trs primeiros dias adicionais ao completar um ano na empresa, razo pela qual teria direito ao aviso-prvio mximo, de 90 dias, ao completar 20 anos de servio. Esta a tese adotada por Godinho Delgado8, para quem a lei no prev modulao na contagem da proporcionalidade, razo pela qual no cabe agregar mais essa vantagem, mediante simples esforo interpretativo. Nessa linha, se o empregado tiver 1 ano e 9 meses de servio perante seu empregador, ter direito a 30 dias mais trs (33 dias no total) por aviso-prvio9. No mesmo sentido, Gustavo Filipe Barbosa Garcia 10. 2 corrente: o empregado faria jus aos primeiros trs dias de acrscimo ao completar dois anos de servio. Marcelo Moura11, Vlia Bomfim Cassar12 e Luciano Martinez13 defendem esta tese. Esta foi tambm a primeira interpretao dada Lei n 12.506/2011 pela Secretaria de Relaes do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego, atravs do Memorando Circular n 10/2011. Baseadas em tal interpretao, bancas dos concursos para a Magistratura do Trabalho chegaram a adotar tal entendimento. Nesta esteira, todos os precedentes de questes de concursos pblicos, at agora, apontam para o entendimento anterior da SRT (1 corrente contagem dos primeiros trs dias de proporcionalidade a partir do momento em que o empregado completa
8

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 11. ed. So Paulo: LTr, 2012, p. 1202. Idem. Ibidem. GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de Direito do Trabalho. 5. Ed. So Paulo: Mtodo, 2012, p. 420-421. Consolidao das Leis do Trabalho para concursos , Nota de atualizao disponvel em <http://www.jusbrasil.com.br/files_websites/dev5/websites/474/anexos/CLT___NOTA_DE_ATUALIZACAO_2011_1768.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2012. CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: Mtodo, 2012, p. 1026-1027. MARTINEZ, Luciano. Curso de Direito do Trabalho. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2012, p. 522.

10
11

12 13

www.ricardoresende.com.br Pgina 50 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO dois anos de servio), talvez porque anteriores Nota Tcnica n 184/2012/CGRT/SRT/MTE, de 07.05.2012. Neste sentido, o TRT da 3 Regio (Magistratura do Trabalho 2012) considerou correto o seguinte:
Um empregado admitido no dia 20.10.2001 foi dispensado, sem justa causa, em 21.12.2011, mediante aviso-prvio indenizado, quando recebia salrio-base de R$ 1.500,00 mensais, mais gorjetas oferecidas espontaneamente pelos clientes na mdia de R$ 300,00 mensais. Este empregado ter direito ao valor de R$ 2.850,00, correspondentes a 57 dias.

No mesmo sentido, o TRT da 23 Regio (Magistratura do Trabalho 2011), que considerou correto, com fundamento inclusive no Memorando Circular n 10 da SRT/MTE, conforme mencionado anteriormente, o seguinte:
Gonalino trabalhou na empresa Mato Grosso por 5 (cinco) anos. Como Gonalino foi demitido sem justa causa, por iniciativa do seu empregador, seu aviso-prvio ser de 42 dias.

Por fim, a FCC (Analista TRT 6 Regio 2012) considerou correta a seguinte assertiva:
Em Fevereiro de 2012, Artmis e Hera, empregadas da empresa XX, receberam aviso prvio de resciso injustificada de contrato individual de trabalho por prazo indeterminado. Considerando que Artmis possua trs anos de servio na empresa XX e Hera dez anos, elas tero direito ao aviso prvio de 36 dias e 57 dias, respectivamente.

Alm dos defensores na doutrina e dos precedentes especficos de bancas examinadoras de concursos pblicos, a 2 corrente foi adotada recentemente pelo TRT da 3 Regio, na nica deciso de 2 instncia conhecida sobre a matria at o fechamento desta edio:
AVISO PRVIO. LEI 12.506/2011. FORMA DE APURAO. Infere-se da Lei 12.506/2011, em seu art. 1, caput, que o aviso prvio ser concedido na proporo de 30 (trinta) dias aos empregados que contem at 1 (um) ano de servio na mesma empresa. J o pargrafo nico do mesmo artigo preceitua que ao aviso prvio previsto no referido artigo sero acrescidos 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias. Ou seja, o citado dispositivo legal claro ao prever que sero devidos 30 dias de aviso prvio ao empregado que contar com at 01 ano de servio na mesma empresa, sendo que somente sero acrescidos aos 30 dias, 03 dias de aviso prvio, "por ano de servio prestado na mesma empresa", ou seja, para fazer jus ao acrscimo do trduo, o empregado dever completar o segundo ano de trabalho, a saber, laborar o primeiro ano (30 dias) e o segundo ano (03 dias) completos. Com efeito, ao dizer que sero acrescidos 03 dias de aviso prvio "por ano de servio prestado na mesma empresa", o pargrafo nico do artigo em comento evidentemente se refere ao ano trabalhado por inteiro (12 meses), eis que no prev o pagamento de forma proporcional, quando o empregado labora em apenas alguns meses do ano, no podendo assim sofrer interpretao extensiva, para deferir direito no contemplado em seu bojo. (TRT 3 Regio, Turma Recursal de Juiz de Fora, RO-00637-2012-037-03-00-8, Rel. Juiz Convocado Oswaldo Tadeu B.Guedes, DEJT 10/10/2012).

Atualmente, entretanto, a 1 corrente parece ter ganhado fora, sendo que a Secretaria de Relaes do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego modificou seu entendimento anterior, inicialmente exteriorizado pelo Memorando Circular n 10 de 2011. Com efeito, atualmente a SRT vem entendendo que o acrscimo de que trata o www.ricardoresende.com.br Pgina 51 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO pargrafo nico da lei somente ser computado a partir do momento em que se configure uma relao contratual que supere um ano na mesma empresa 14 (grifos no original). Ainda no mesmo sentido, a Nota Tcnica n 35/2012/DMSC/GAB/SIT, de 13.02.2012, da Secretaria de Inspeo do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego. Alis, a Secretaria de Relaes do Trabalho, ao modificar seu entendimento, atualizou o quadro demonstrativo, nos seguintes termos:

Tempo de Servio (anos completos)

Aviso-prvio (dias)

30

33

36

39

42

45

48

51

54

57

10

60

11

63

12

66

13

69

14

72

14

Nota Tcnica n 184/2012/CGRT/SRT/MTE, de 07.05.2012.

www.ricardoresende.com.br Pgina 52 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


15 75

16

78

17

81

18

84

19

87

20

90

No obstante todos os precedentes mencionados, atualmente entendo que o caminho mais prudente adotar o entendimento que desponta como majoritrio , assim considerado aquele adotado pelo Min. Godinho Delgado, bem como pelo Ministrio do Trabalho (1 corrente).

Pag. 718 (quadro sinptico) Garantias de emprego Substituir: Recentemente, o TST tem admitido a garantia de emprego gestante que engravida no curso do aviso-prvio, inclusive indenizado. Por: Recentemente, o TST tem admitido a garantia de emprego gestante que engravida no curso do aviso-prvio, inclusive indenizado, bem como ao empregado que sofre acidente de trabalho durante o prazo do aviso-prvio.

Pag. 720 (item 21.17) Alterar o texto da deixadinha n 25, nos seguintes termos: 25. Entretanto, a jurisprudncia tem assegurado a garantia de emprego trabalhadora que engravida no curso do aviso-prvio, ainda que indenizado, bem como ao empregado que sofre acidente de trabalho durante o aviso-prvio.

www.ricardoresende.com.br Pgina 53 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

CAPTULO 22

Pag. 723 (material de estudo) Em jurisprudncia, acrescentar a OJ SDI-1 443.

Pag. 728 (item 22.3.2) Excluir o seguinte pargrafo: Nos termos da Smula 369, I, do TST, indispensvel a comunicao, pela entidade sindical, ao empregador, na forma do 5 do art. 543 da CLT.

Depois do aresto de jurisprudncia (final da pgina), acrescentar o seguinte: Todavia, recentemente o TST abrandou a exigncia legal, passando a admitir que a referida comunicao se d a qualquer tempo, desde que ainda vigente o contrato de trabalho. Este o entendimento atual consubstanciado no item I da Smula 369 do TST:
SUM-369 DIRIGENTE SINDICAL. ESTABILIDADE PROVISRIA (redao do item I alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I - assegurada a estabilidade provisria ao empregado dirigente sindical, ainda que a comunicao do registro da candidatura ou da eleio e da posse seja realizada fora do prazo previsto no art. 543, 5, da CLT, desde que a cincia ao empregador, por qualquer meio, ocorra na vigncia do contrato de trabalho. (...)

este o entendimento que o candidato deve levar para a prova. Por bvio, eventual assertiva que reproduza literalmente o 5 do art. 543 tambm estar correta.

Pag. 741 (item 22.5.7) Substituir todo o texto do tpico 22.5.7, pelo seguinte: 22.5.7. Contrato por prazo determinado (inclusive contrato de experincia) www.ricardoresende.com.br Pgina 54 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO De forma geral, as garantias de emprego so incompatveis com os contratos por prazo determinado, ao passo que nestes j se sabe, de antemo, a data do seu trmino. Como o contrato de experincia modalidade de contrato a termo (art. 443 da CLT), a regra tambm se aplica a este. Este era o entendimento do TST, consubstanciado na antiga redao do item III da Smula 244. Entretanto, depois de vrios julgados do STF assegurando a estabilidade gestante mesmo em contratos a termo, o TST modificou seu entendimento, alterando, por meio da Resoluo n 185/2012, o item III da Smula 244, o qual passou a ter a seguinte redao:
III - A empregada gestante tem direito estabilidade provisria prevista no art. 10, inciso II, alnea b, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado.

Destarte, no resta mais nenhuma dvida: a empregada gestante tem direito estabilidade, mesmo que contratada por prazo determinado (o que alcana, por bvio, o contrato de experincia). Dica: cuidado ao resolver questes de concursos anteriores (at setembro de 2012), pois certamente as assertivas e o gabarito estaro adequados ao entendimento vigente na poca.

Pag. 743 (item 22.5.9) Substituir todo o texto do tpico 22.5.9 pelo seguinte: Atualmente, com a nova redao do item III da Smula 244 do TST, parece no haver mais nenhuma dvida acerca do cabimento da estabilidade da empregada cuja concepo se deu no curso do aviso-prvio. Isso porque o principal argumento daqueles que defendiam o no cabimento da garantia de emprego no caso em anlise era o fato de que o aviso-prvio tornaria conhecido o termo final do contrato, mais ou menos como ocorre com o contrato por prazo determinado. Sendo certo que atualmente o TST, seguindo o entendimento do STF, passou a reconhecer a estabilidade gestante tambm nos contratos por prazo determinado, lgico que tambm ser esta a soluo em relao ao aviso-prvio. Com efeito, o TST tem reconhecido a estabilidade da gestante inclusive nos casos em que a concepo se d durante a projeo do aviso prvio indenizado, conforme se depreende dos seguintes julgados recentes: www.ricardoresende.com.br Pgina 55 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


RECURSO DE REVISTA. 1. ESTABILIDADE. GESTANTE. AVISO PRVIO. S-MULA N. 244, ITEM I. A estabilidade provisria foi instituda de forma objetiva como um direito devido a partir da gravidez, ainda que a confirmao tenha ocorrido no curso do aviso prvio indenizado, com a finalidade de assegurar a proteo ao nascituro. Isso porque, o artigo 10, II, "b", do ADCT expresso no estabelecimento da fluncia do direito desde a gravidez, e no da data da cincia do estado gravdico, seja pela prpria reclamante ou pelo empregador, por ser fato irrelevante, nos termos da norma instituidora da garantia (Smula n 244 desta Corte). Recurso de revista conhecido e provido. (TST, 5 Turma, RR - 412-20.2010.5.15.0039, Rel. Min. Guilherme Augusto Caputo Bastos, DEJT 23/11/2012). RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE GESTANTE. CONCEPO NO CURSO DO AVISO-PRVIO INDENIZADO. Nos termos do art. 10, II, -b-, do ADCT, para a garantia de estabilidade provisria da empregada exigido somente que ela esteja grvida e que a dispensa no tenha ocorrido por justo motivo. O atual posicionamento desta Corte no sentido de se conferir a garantia de estabilidade provisria trabalhadora a partir do momento da concepo, ocorrida no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o aviso-prvio trabalhado ou indenizado. Essa garantia no visa apenas proteo objetiva da gestante, mas, sobretudo, tutela do nascituro. Ademais, consoante preconiza a Orientao Jurisprudencial 82 da SBDI-1 do TST, no h dvida de que o perodo relativo ao aviso-prvio integra o contrato de trabalho. A diretriz da Smula 371 do TST no constitui fundamento pertinente para obstar essa garantia. H precedentes. Recurso de revista conhecido e provido. (TST, 6 Turma, RR - 205800-71.2009.5.02.0311, Rel. Min. Augusto Csar Leite de Carvalho, DEJT 23/11/2012). GESTANTE. CONCEPO NO PERODO DE AVISO-PRVIO INDENIZADO. DI-REITO GARANTIA PROVISRIA DE EMPREGO. 1. O direito de a empregada gestante manter-se no emprego, sem prejuzo dos salrios, com consequente restrio ao direito de resilio unilateral do contrato sem justa causa pelo empregador, sob pena de sujeitar-se s reparaes legais, nasce com a concepo e projeta-se at cinco meses aps o parto. Trata-se de garantia constitucional, prevista no artigo 10, II, b, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, cujo escopo no somente proteger a gestante, mas assegurar o bem-estar do nascituro, erigindo-se em genuno direito fundamental. O interesse em assegurar a vida desde seu estgio inicial da sociedade, cumprindo ao Estado outorgar ao nascituro proteo ampla e eficaz. A condio para a empregada auferir a garantia erigida no texto constitucional que a concepo ocorra no curso do contrato de emprego. 2. Consoante entendimento consagrado na Orientao Jurisprudencial n. 82 da SBDI-I desta Corte superior, -a data de sada a ser anotada na CTPS deve corresponder do trmino do prazo do aviso-prvio, ainda que indenizado-. Tal entendimento decorre da melhor exegese do disposto no artigo 487 da Consolidao das Leis do Trabalho, extraindo-se do referido texto legal que durante o perodo do aviso-prvio, ainda que indenizado, o contrato de emprego encontra-se vigente. 3. Confirmado que a concepo ocorreu na vigncia do contrato de emprego, considerando a projeo do aviso-prvio indenizado, como no presente caso, tem jus a empregada garantia provisria de emprego prevista no texto constitucional. 4. Invivel, de outro lado, a aplicao, no presente caso, do entendimento consagrado na Smula n. 371 do Tribunal Superior do Trabalho, uma vez que, como j destacado pela Exma. Ministra Maria de Assis Calsing, no julgamento do processo n. TST-E-RR-3656600-96.2002.5.06.0900, -os precedentes que originaram o referido verbete apenas analisaram a projeo do aviso prvio sob o enfoque da garantia de emprego do dirigente sindical, do alcance dos benefcios institudos por negociao coletiva ou da aplicao retroativa de normas coletivas e no da estabilidade gestante-. Precedentes da SBDI-I. 5. Encontrando-se a deciso recorrida em consonncia com a reiterada jurisprudncia da SBDI-I desta Corte uniformizadora, inviabiliza-se o conhecimento do

www.ricardoresende.com.br Pgina 56 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


recurso ante o bice contido na Smula n. 333. 6. Recurso de revista no conhecido. (TST, 1 Turma, RR - 243-35.2010.5.05.0581, Rel. Min. Lelio Bentes Corra, DEJT 23/11/2012).

Pag. 748 e 749 (item 22.6.3) Substituir todo o texto do tpico 22.6.3 pelo seguinte: 22.6.3. Aviso-prvio e estabilidade acidentria A recente reviso da jurisprudncia do TST (2 Semana do TST), que veio consolidar a tese de que a garantia de emprego do empregado acidentado subsiste mesmo nos contratos por prazo determinado (Smula 378, III, com a nova redao dada pela Resoluo n 185/2012 do TST), eliminou quaisquer dvidas porventura persistentes a respeito da matria: O empregado que se acidenta no curso do aviso-prvio tem direito estabilidade provisria! A ttulo ilustrativo, mencionem-se os seguintes arestos recentes:
RECURSO DE REVISTA. 1. ACIDENTE DO TRABALHO. ESTABILIDADE PROVISRIA. AQUISIO NO PERODO DE PROJEO DO AVISO PRVIO. Entende-se que o aviso prvio indenizado integra o contrato de trabalho, para todos os efeitos, inclusive para incidncia da estabilidade no emprego. Nos termos da OJ/82/SBDI-I/TST, "a data da sada a ser anotada na CTPS deve corresponder do trmino do prazo do aviso prvio, ainda que indenizado", o que evidencia a ampla projeo do aviso prvio no contrato de trabalho. No mesmo sentido, o art. 487, 1, da CLT. Frise-se que, do ponto de vista jurdico, no perodo de pr-aviso, permanecem inalteradas algumas importantes obrigaes das partes. Assim, h que se considerar a projeo no tempo do aviso prvio indenizado para fins de aquisio da estabilidade provisria prevista na Lei 8213/91. Na hiptese, o Reclamante estava nas dependncias do Reclamado, quando sofreu acidente do trabalho, fazendo jus, portanto, estabilidade provisria. Recurso de revista provido, no aspecto. (...) (TST, 3 Turma, RR - 1424800-49.2004.5.09.0016, Rel. Min. Mauricio Godinho Delgado, DEJT 28/09/2012). RECURSO DE REVISTA. ESTABILIDADE PREVISTA NO ARTIGO 118 DA LEI N 8.213/91. ACIDENTE DE TRABALHO OCORRIDO NO CURSO DO AVISO PRVIO TRABALHADO. Discute-se, no caso, o direito da reclamante estabilidade prevista no artigo 118 da Lei n 8.213/91, em razo de acidente de trabalho sofrido no curso do aviso prvio. O quadro ftico delineado no acrdo regional revela que o acidente ocorreu em veculo dirigido por preposto da r, por culpa deste, e acarretou danos fsicos e psicolgicos empregada. O Tribunal -a quo- reconheceu o direito da autora estabilidade e condenou a reclamada ao pagamento dos salrios e demais vantagens contratuais, correspondentes ao perodo de um ano aps a cessao do auxlio-doenaacidentrio. O acrdo recorrido est em harmonia com a iterativa e notria jurisprudncia desta Corte Superior que, luz das suas Smulas n 371 e 378, II, reconhece a estabilidade provisria do empregado que sofre acidente de trabalho, no curso do aviso prvio. Precedentes. Incide, no caso, o bice do artigo 896, 4 e 5, da CLT. (...) (TST, 7 Turma, RR - 12110042.2006.5.12.0004, Rel. Min. Pedro Paulo Manus, DEJT 11/05/2012).

www.ricardoresende.com.br Pgina 57 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

Pag. 750-752 (item 22.6.4) Substituir todo o texto do tpico 22.6.4 pelo seguinte: 22.6.4. Contratos a termo (inclusive contrato de experincia) Reitere-se, ainda uma vez, que a regra a incompatibilidade entre as garantias provisrias de emprego e os contratos por prazo determinado. Todavia, h duas excees: gestante e acidentado. Depois de muita controvrsia, finalmente o TST pacificou a questo, inserindo o item III na Smula 378, nos seguintes termos:
SUM-378 ESTABILIDADE PROVISRIA. ACIDENTE DO TRABALHO. ART. 118 DA LEI N 8.213/1991. (inserido o item III) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. (...) III O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisria de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91.

Pag. 757 (item 22.12) Acrescentar, depois do tpico 22.12, novo tpico 22.13, renumerando os posteriores: 22.13. EMPREGADO PORTADOR DE DOENA GRAVE Embora de forma indireta, recentemente o Tribunal Superior do Trabalho criou, por construo jurisprudencial, e baseado na funo integradora e normativa dos princpios, autntica hiptese nova de estabilidade relativa. Trata-se do estabelecimento de presuno de discriminao na dispensa sem justa causa de empregado portador de doena grave, nos termos da Smula 443:
SM-443. DISPENSA DISCRIMINATRIA. PRESUNO. EMPREGADO PORTA-DOR DE DOENA GRAVE. ESTIGMA OU PRECONCEITO. DIREITO REINTE-GRAO - Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito. Invlido o ato, o empregado tem direito reintegrao no emprego.

No caso, cabe ao empregador o nus de comprovar que no dispensou o empregado de forma discriminatria, e a nica forma de faz-lo provando a existncia de algum

www.ricardoresende.com.br Pgina 58 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO motivo para dispensa. Logo, vedada a dispensa arbitrria do empregado portador de doena grave. Observem-se os fundamentos do seguinte julgado sobre a matria:
NULIDADE DO ATO DEMISSIONAL. EMPREGADO ACOMETIDO DE DOENA GRAVE - NEOPLASIA NODULAR EPITELIOIDE. DISPENSA DISCRIMINATRIA E ARBITRRIA. 1. No se reconhece ofensa aos artigos 7, I, da Constituio da Repblica e 10, II, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias em face de deciso por meio da qual se determinou a reintegrao no emprego de empregado portador de doena grave - neoplasia nodular epitelioide, porquanto tais normas no outorgam permisso ao empregador para proceder a dispensa discriminatria e arbitrria de empregado portador de doena grave. Ao contrrio, o legislador constituinte assegurou o direito relao de emprego protegida contra dispensa arbitrria. A dispensa imotivada de empregado portador de doena grave autoriza presumir, em tese, seu carter discriminatrio e arbitrrio, incumbindo ao empregador produzir prova da existncia de outros motivos lcitos para a prtica do ato, o que no ocorreu no caso em exame. 2. A circunstncia de o sistema jurdico ptrio no contemplar a garantia pro-visria no emprego em tais hipteses no impede o julgador de valerse da prerrogativa consagrada no artigo 8 da Consolidao das Leis do Trabalho para aplicar espcie os princpios gerais do Direito, notadamente os princpios constitucionais assecuratrios do direito vida, ao trabalho, dignidade da pessoa humana e a no discriminao, insculpidos nos artigos 1, III e IV, 3, IV, 5, cabea e XLI, 170 e 193 da Constituio da Repblica, alm da previso contida nos artigos 5, cabea e 7, I, da Lei Magna, que vedam a despedida arbitrria. 3. Entendimento consentneo com a normativa internacional, especialmente a Conveno n. 111, de 1958, sobre Discriminao em Matria de Emprego e Ocupao (ratificada pelo Brasil em 26.11.1965 e promulgada mediante o Decreto n. 62.150, de 19.01.1968). 4. Frise-se, ademais, que a jurisprudncia predominante no mbito deste Tribunal Superior respalda tal entendimento, ao presumir arbitrria e discriminatria a demisso de empregado portador de molstia grave (HIV/AIDS). 5. Recurso de revista de que no se conhece. (TST, 1 Turma, RR 119500-97.2002.5.09.0007, Rel. Min. Lelio Bentes Corra, DEJT 23/03/2012).

Pag. 761-762 (quadro sinptico) Em estabilidade do dirigente sindical, substituir: A entidade sindical deve comunicar o empregador acerca do registro da candidatura. Por: Deve ser dada, por qualquer meio, e na vigncia do contrato de trabalho, cincia ao empregador acerca do registro da candidatura.

Em estabilidade da gestante, substituir:

www.ricardoresende.com.br Pgina 59 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Caso a concepo tenha se dado no curso do contrato de experincia, a gestante no faz jus estabilidade (h entendimento contrrio de Turma do TST, mesmo contrariando o entendimento consubstanciado na Smula 244, III, em face de decises recentes do STF). Por: A empregada gestante tem direito estabilidade provisria, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado (inclusive contrato de experincia).

Em estabilidade do empregado acidentado (acidente de trabalho) , substituir: Tem prevalecido o entendimento no sentido de que a garantia de emprego conferida ao acidentado subsiste mesmo nos contratos a termo. Por: Atualmente pacfico o entendimento no sentido de que a garantia de emprego conferida ao acidentado subsiste mesmo nos contratos a termo.

Depois de empregado reabilitado ou portador de necessidades especiais, acrescentar: Empregado portador de doena grave O empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito no pode sofrer dispensa arbitrria, sob pena de presuno de dispensa discriminatria, que enseja a reintegrao.

Pag. 763 (item 22.16) Substituir: 5. Para fins de estabilidade do dirigente sindical indispensvel a comunicao, pela entidade sindical, ao empregador, acerca da candidatura do empregado ao cargo de direo assegurada a estabilidade provisria ao empregado dirigente sindical, ainda que a comunicao do registro da candidatura ou da eleio e da posse seja realizada fora do prazo previsto no art. 543, 5, da CLT, desde que a cincia ao empregador, por qualquer meio, ocorra na vigncia do contrato de trabalho. www.ricardoresende.com.br Pgina 60 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Por: 5. assegurada a estabilidade provisria ao empregado dirigente sindical, ainda que a comunicao do registro da candidatura ou da eleio e da posse seja realizada fora do prazo previsto no art. 543, 5, da CLT, desde que a cincia ao empregador, por qualquer meio, ocorra na vigncia do contrato de trabalho.

Excluir a deixadinha n 6.

Substituir: 29. No h direito da empregada gestante estabilidade provisria na hiptese de admisso mediante contrato de experincia, visto que a extino da relao de emprego, em face do trmino do prazo, no constitui dispensa arbitrria ou sem justa causa. Por: 28. A empregada gestante tem direito estabilidade provisria mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado (inclusive contrato de experincia).

Acrescentar as seguintes deixadinhas: 38. O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisria de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91 45. Presume-se discriminatria a despedida de empregado portador do vrus HIV ou de outra doena grave que suscite estigma ou preconceito. Invlido o ato, o empregado tem direito reintegrao no emprego.

CAPTULO 26

Pag. 836 (item 26.9) Substituir: www.ricardoresende.com.br Pgina 61 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


OJ-SDI1-173. Adicional de insalubridade. Raios solares. Indevido (inserida em 08.11.2000). Em face da ausncia de previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto (art. 195, CLT e NR 15 MTb, Anexo 7).

Por:
OJ-SDI1-173 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. ATIVIDADE A CU ABERTO. EXPOSIO AO SOL E AO CALOR (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 186/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. I Ausente previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto, por sujeio radiao solar (art. 195 da CLT e Anexo 7 da NR 15 da Portaria N 3214/78 do MTE). II Tem direito ao adicional de insalubridade o trabalhador que exerce atividade exposto ao calor acima dos limites de tolerncia, inclusive em ambiente externo com carga solar, nas condies previstas no Anexo 3 da NR 15 da Portaria n 3214/78 do MTE.

Especificamente em relao exposio ao sol e ao calor, o TST reviu recentemente, por ocasio da 2 Semana do TST, seu entendimento a respeito. At ento a OJ 173 continha apenas o que hoje o seu item I, no sentido de que, em face de ausncia de previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto. Ocorre que h ausncia de previso legal para caracterizao da radiao solar como agente insalubre, mas no do calor provocado por tal radiao. Com efeito, o anexo n 3 da NR-15 estabelece os limites de tolerncia para exposio ao calor. Logo, comprovado que a atividade do trabalhador o expe ao calor acima de tais limites de tolerncia, inclusive em decorrncia de trabalho em ambiente externo, sujeito radiao solar, devido ser o adicional de insalubridade.

Pag. 849 (item 26.13) Substituir: 20. Em face da ausncia de previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto (art. 195, CLT e NR 15-MTb, Anexo 7). Por: 20. Em face da ausncia de previso legal, indevido o adicional de insalubridade ao trabalhador em atividade a cu aberto, por sujeio radiao solar. Todavia, tem direito ao adicional de insalubridade o trabalhador que exerce atividade exposto ao

www.ricardoresende.com.br Pgina 62 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO calor acima dos limites de tolerncia, inclusive em ambiente externo com carga solar, nas condies previstas no Anexo 3 da NR 15 da Portaria n 3214/78 do MTE.

CAPTULO 28

Pag. 901 (material de estudo) Em jurisprudncia, excluir a OJ SDI-1 n 384.

Pag. 932 (item 28.11) Substituir todo o texto do item, nos seguintes termos: 28.11. PRESCRIO APLICVEL AO TRABALHADOR AVULSO H controvrsias sobre o prazo prescricional aplicvel ao trabalhador avulso. Em 2010 o TST editou a OJ 384 da SDI-1, segundo a qual seria aplicvel a prescrio bienal prevista no art. 7, XXIX, da Constituio de 1988 ao trabalhador avulso, tendo como marco inicial a cessao do trabalho ultimado para cada tomador de servio. Todavia, tal verbete foi recentemente cancelado pela Resoluo n 186/2012. Segundo a Prof. Vlia Bomfim Cassar, a OJ 384 foi cancelada por que existe forte tendncia no sentido de se aplicar a prescrio de cinco anos e no de dois, pois o avulso no tem contrato de emprego com o tomador 15. Mais ou menos no mesmo sentido, Gustavo Filipe Barbosa Garcia, embora afirme que o entendimento que vem prevalecendo no sentido de que a prescrio prevista no art. 7, inciso XXIX, da Constituio Federal de 1988, incide tambm ao trabalhador avulso, inclusive quanto ao prazo prescricional de dois anos, contados, no caso, da cessao de cada vnculo de trabalho avulso com a empresa tomadora, assevera que ganhou fora a posio no sentido de que no se aplica a prescrio bienal ao trabalhador avulso, iniciada ao trmino da prestao de servio a cada tomador 16.

Pag. 939 (quadro sinptico) Substituir:

15 16

CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: Mtodo, 2012, p. 295. GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de Direito do Trabalho. 5. Ed. So Paulo: Mtodo, 2012, p. 690-691.

www.ricardoresende.com.br Pgina 63 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


Avulso Regra geral (2 anos) OJ 384, SDI-1, TST (incio da contagem a partir da cessao do trabalho a cada tomador)

Por:
H controvrsias. At ento se entendia aplicvel a prescrio bienal e quinquenal, tal qual ocorre com o empregado. Hoje, entretanto, parece que deve prevalecer a aplicao apenas da prescrio quinquenal.

Avulso

OJ 384, SDI-1, TST, foi recentemente cancelada pelo TST.

Pag. 943 (item 28.15) Excluir: 67. aplicvel a prescrio bienal prevista no art. 7, XXIX, da Constituio de 1988 ao trabalhador avulso, tendo como marco inicial a cessao do trabalho ultimado para cada tomador de servio.

CAPTULO 29

Pag. 945 (material de estudo) Em jurisprudncia, acrescentar Smula 437 do TST, e excluir OJ SDI-1 342.

Pag. 951-952 (item 29.2.7) Substituir: Em consonncia com tal entendimento, tambm a OJ 342, I, do TST, embora a exceo includa no item II leve reflexo sobre a postura do TST diante da questo negociado vs. legislado:
OJ-SDI1-342. Intervalo intrajornada para repouso e alimentao. No concesso ou reduo. Previso em norma coletiva. Invalidade. Exceo aos condutores de veculos rodovirios, empregados em empresas de transporte coletivo urbano (alterada em decorrncia do

www.ricardoresende.com.br Pgina 64 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


julgamento do processo TST-IUJEEDEDRR 1226/2005-005-24-00.1). Res. 159/2009, DEJT divulgado em 23, 24 e 25.11.2009. I invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. II Ante a natureza do servio e em virtude das condies especiais de trabalho a que so submetidos estritamente os condutores e cobradores de veculos rodovirios, empregados em empresas de transporte pblico coletivo urbano, vlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a reduo do intervalo intrajornada, desde que garantida a reduo da jornada para, no mnimo, sete horas dirias ou quarenta e duas semanais, no prorrogada, mantida a mesma remunerao e concedidos intervalos para descanso menores e fracionados ao final de cada viagem, no descontados da jornada.

Por: Em consonncia com tal entendimento, tambm a Smula 437, II, do TST:
SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTA-O. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 (...) II - invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. (...)

Pag. 974 (item 29.4.3) Substituir: No mesmo sentido, a OJ 5 da SDC do TST:


OJ-SDC-5. Dissdio coletivo contra pessoa jurdica de direito pblico. Impossibilidade jurdica (inserida em 27.03.1998). Aos servidores pblicos no foi assegurado o direito ao reconhecimento de acordos e convenes coletivos de trabalho, pelo que, por conseguinte, tambm no lhes facultada a via do dissdio coletivo, falta de previso legal.

No obstante, a recente ratificao, pelo Brasil, da Conveno n 151 da OIT, que normatiza as relaes de trabalho com a Administrao Pblica, a includa a www.ricardoresende.com.br Pgina 65 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO negociao coletiva, deve alterar o referido entendimento, notadamente aps a regulamentao, que atualmente objeto de discusso entre os atores sociais envolvidos. Por: A grande dificuldade para se admitir a estipulao de clusulas econmicas decorrentes de normas coletivas, no caso, a aplicao do princpio da legalidade estrita e a impossibilidade de majorao de despesas pblicas sem previso oramentria e sem a aplicao dos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, Gustavo Filipe Barbosa Garcia assevera que
Na atualidade, tende a prevalecer a admisso da negociao col etiva de trabalho mesmo na Administrao Pblica, pois esta no se confunde com a conveno e o acordo coletivo de trabalho. Desse modo, o resultado da negociao coletiva no setor pblico pode dar origem, por exemplo, a consensos e projetos de lei a serem encaminhados ao Congresso Nacional17.

Neste sentido, importante ressaltar que, depois da ratificao, pelo Brasil, da Conveno n 151 da OIT, que normatiza as relaes de trabalho com a Administrao Pblica, a includa a negociao coletiva, o TST modificou seu entendimento, passando a admitir o dissdio coletivo em face da Administrao Pblica, desde que limitado a clusulas de natureza social. Neste sentido, a nova redao 18 da OJ n 05 da SDC:
OJ-SDC-5 DISSDIO COLETIVO. PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO. POSSIBILIDADE JURDICA. CLUSULA DE NATUREZA SOCIAL (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) Res. 186/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. Em face de pessoa jurdica de direito pblico que mantenha empregados, cabe dissdio coletivo exclusivamente para apreciao de clusulas de natureza social. Inteligncia da Conveno n. 151 da Organizao Internacional do Trabalho, ratificada pelo Decreto Legislativo n. 206/2010.

Pag. 979 (item 29.4.7) Substituir: O TST segue a segunda corrente de forma pacfica, pelo que esta a soluo indicada para concursos. Neste sentido, a Smula 277:
Sm. 277. Sentena normativa. Conveno ou acordo coletivos. Vigncia. Repercusso nos contratos de trabalho. Res. 161/2009, DEJT divulgado em 23, 24 e 25.11.2009.

17 18

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de Direito do Trabalho. 5. Ed. So Paulo: Mtodo, 2012, p. 776.

Pela redao anterior da OJ 5, aos servidores pblicos no foi assegurado o direito ao reconhecimento de acordos e convenes coletivos de trabalho, pelo que, por conseguinte, tambm no lhes facultada a via do dissdio coletivo, falta de previso legal.

www.ricardoresende.com.br Pgina 66 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


I As condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa, conveno ou acordos coletivos vigoram no prazo assinado, no integrando, de forma definitiva, os contratos individuais de trabalho. II Ressalva-se da regra enunciada no item I o perodo compreendido entre 23.12.1992 e 28.07.1995, em que vigorou a Lei n 8.542, revogada pela Medida Provisria n 1.709, convertida na Lei n 10.192, de 14.02.2001.

Por: O TST seguia, de forma consolidada, esta corrente, at a reviso de sua jurisprudncia levada a efeito pela 2 Semana do TST, que ocorreu entre 10 e 14 de setembro de 2012. Com efeito, at ento a Smula 277 estipulava que as condies de trabalho alcanadas por fora de sentena normativa, conveno ou acordos coletivos vigoram no prazo assinado, no integrando, de forma definitiva, os contratos individuais de trabalho. Ocorre que o TST modificou seu entendimento a respeito da matria, alterando a Smula 277 (Resoluo 185/2012), como ser visto na sequncia.

Pag. 980 (item 29.4.7) Aps o pargrafo, Maurcio Godinho Delgado defende abertamente (...) j revogado por lei posterior, acrescentar: Tambm acolhendo a tese, o TST modificou radicalmente seu entendimento sobre a matria, deixando de adotar a teoria da aderncia limitada pelo prazo e passando a aplicar a teoria da ultratividade, nos termos da nova redao da Smula 277:
SUM-277 CONVENO COLETIVA DE TRABALHO OU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. EFICCIA. ULTRATIVIDADE (redao alterada na sesso do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modificadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho.

Imaginemos um exemplo para ilustrar o novo entendimento: Em 01.11.2012 pactuada conveno coletiva de trabalho com prazo de vigncia fixado em um ano. Todavia, em 01.11.2013, diante de grave crise enfrentada pelo setor, as partes encontram dificuldades em concluir a negociao coletiva, e no aprovada nova conveno coletiva. Neste caso, segundo o entendimento atual do TST todas as clusulas da conveno coletiva de trabalho firmada em 01.11.2012 continuam em vigor, at que nova conveno coletiva (ou acordo coletivo de trabalho) venha a disciplinar as relaes daquela categoria, modificando ou suprimindo tais clusulas. www.ricardoresende.com.br Pgina 67 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Por bvio, o entendimento consubstanciado na atual redao da Smula 277 que voc dever levar para a sua prova.

Pag. 980-982 (item 29.4.7) Substituir: Acontece que este precedente trata apenas da sentena normativa, e no dos acordos coletivos de trabalho e das convenes coletivas de trabalho. (...) Embargos. Sujeitos sistemtica da Lei n 11.496/2007. Garantia de emprego estabelecida em norma coletiva. Substituio por indenizao especial. Alegao de ofensa ao direito adquirido. As clusulas coletivas somente produzem efeitos durante o prazo de vigncia. Assim, caso os direitos anteriormente assegurados sejam substitudos ou suprimidos pela nova negociao, deve prevalecer a vontade das partes, expressa no contrato coletivo vigente. No caso, se a garantia de emprego foi substituda, nos recentes pactos coletivos, pela indenizao especial, prevalece a ltima, por ser a norma em vigor poca da dispensa do reclamante. Embargos conhecidos e desprovidos (TST, E-ED-RR 6289600-15.2002.5.02.0900, SDI-1, Rel. Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, DEJT 19.03.2010). Por: Todavia, ao contrrio do cenrio previsto para as normas coletivas, em que a aderncia se d por prazo indeterminado, at que novo instrumento coletivo de trabalho modifique ou suprima as clusulas da norma coletiva anterior, no caso da sentena normativa esta ultratividade continua limitada pelo prazo legal mximo (quatro anos).

Pag. 983 (item 29.4.8) Aps a citao da OJ 322, acrescentar: Observe-se, por oportuno, que o prazo de validade da norma coletiva, previsto pelo art. 614 da CLT, continua valendo, no obstante a nova redao da Smula 277. O dispositivo em referncia no foi revogado, e obviamente no o seria pela jurisprudncia. O que o TST passou a entender foi que as clusulas de instrumento coletivo de trabalho possuem a chamada ultratividade, o que quer dizer que seus efeitos se protraem no tempo, mesmo depois de esgotado seu prazo de validade, at que norma coletiva superveniente modifique ou revogue suas clusulas. www.ricardoresende.com.br Pgina 68 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO

Pag. 988 (item 29.4.12) Substituir: Assim, por exemplo, sempre ser vlida norma coletiva que estipule o adicional de horas extras em 100% do valor da hora normal, ou o adicional noturno em 50% do valor da hora diurna. Da mesma forma, vlida a previso de frias de 40 dias por ano, ou o aviso-prvio proporcional ao tempo de servio, de 30 dias mais um dia por ano de servio. Por: Assim, por exemplo, sempre ser vlida norma coletiva que estipule o adicional de horas extras em 100% do valor da hora normal, ou o adicional noturno em 50% do valor da hora diurna. Da mesma forma, vlida a previso de frias de 40 dias por ano, ou o aviso-prvio proporcional ao tempo de servio, de 30 dias mais cinco dias por ano de servio.

Pag. 989-990 (item 29.4.12.1) Substituir:


OJ-SDI1-372. Minutos que antecedem e sucedem a jornada de trabalho. Lei n 10.243, de 27.06.2001. Norma coletiva. Flexibilizao. Impossibilidade (DEJT divulgado em 03, 04 e 05.12.2008). A partir da vigncia da Lei n 10.243, de 27.06.2001, que acrescentou o 1 ao art. 58 da CLT, no mais prevalece clusula prevista em conveno ou acordo coletivo que elastece o limite de 5 minutos que antecedem e sucedem a jornada de trabalho para fins de apurao das horas extras. OJ-SDI1-342. Intervalo intrajornada para repouso e alimentao. No concesso ou reduo. Previso em norma coletiva. Invalidade. Exceo aos condutores de veculos rodovirios, empregados em empresas de transporte coletivo urbano (alterada em decorrncia do julgamento do processo TST-IUJEEDEDRR 1226/2005-005-24-00.1). Res. 159/2009, DEJT divulgado em 23, 24 e 25.11.2009. I invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. II Ante a natureza do servio e em virtude das condies especiais de trabalho a que so submetidos estritamente os condutores e cobradores de veculos rodovirios, empregados em empresas de transporte pblico coletivo urbano, vlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a reduo do intervalo intrajornada, desde que garantida a

www.ricardoresende.com.br Pgina 69 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO


reduo da jornada para, no mnimo, sete horas dirias ou quarenta e duas semanais, no prorrogada, mantida a mesma remunerao e concedidos intervalos para descanso menores e fracionados ao final de cada viagem, no descontados da jornada.

A propsito, o item II da OJ 342 contempla hiptese especfica de determinada categoria, que seria mais bem tutelada considerando-se as suas especificidades. Por:
SM-437 INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTA-O. APLICAO DO ART. 71 DA CLT (converso das Orientaes Jurisprudenciais ns 307, 342, 354, 380 e 381 da SBDI-1) Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012. (...) II - invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantido por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. (...)

Pag. 996-997 (29.4.12.1, g) Substituir texto a partir de Os arestos colacionados demonstram... at o final da alnea, por: Recentemente o TST pacificou este antigo entendimento, mediante a edio da Smula 444:
SM-444. JORNADA DE TRABALHO. NORMA COLETIVA. LEI. ESCALA DE 12 POR 36. VALIDADE Res. 185/2012, DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 vlida, em carter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas.

Pag. 1010 (quadro sinptico) Em validade do instrumento coletivo e durao de seus efeitos, s ubstituir: Os efeitos da norma coletiva so limitados ao seu prazo de validade, salvo no tocante ao estabelecimento de pisos salariais (princpio da irredutibilidade) e de garantias de emprego com prazo superior a dois anos. www.ricardoresende.com.br Pgina 70 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Por: As clusulas de normas coletivas aderem aos contratos de trabalho at que sejam modificadas ou revogadas por outra norma coletiva, mesmo que isso ocorra somente depois de expirado o prazo de validade da primeira norma (aplicao da teoria da ultratividade das normas coletivas).

Pag. 1012-1018 (item 29.5) Substituir o texto da deixadinha n 20, nos seguintes termos: Os intervalos intrajornada dos motoristas, cobradores, fiscalizao de campo e afins nos servios de operao de veculos rodovirios, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, podero ser fracionados quando compreendidos entre o trmino da primeira hora trabalhada e o incio da ltima hora trabalhada, desde que previsto em conveno ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do servio e em virtude das condies especiais do trabalho a que so submetidos estritamente tais trabalhadores, mantida a mesma remunerao e concedidos intervalos para descanso menores e fracionados ao final de cada viagem, no descontados da jornada. Substituir o texto da deixadinha n 80, nos seguintes termos: 80. Em face de pessoa jurdica de direito pblico que mantenha empregados, cabe dissdio coletivo exclusivamente para apreciao de clusulas de natureza social.

Substituir o texto da deixadinha n 93, nos seguintes termos: 93. As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modificadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho.

Excluir as deixadinhas n 94 e 95, renumerando as seguintes.

Substituir o texto da deixadinha n 118, nos seguintes termos: 118. Assim, no se admite a reduo do intervalo intrajornada por norma coletiva, salvo na hiptese especfica dos condutores e cobradores de veculos rodovirios urbanos, e desde que atendidas as condies estabelecidas pela lei.

www.ricardoresende.com.br Pgina 71 de 72

Direito do Trabalho Esquematizado 2 edio NOTA PRVIA DE ATUALIZAO Excluir a deixadinha n 123. 123. Admite-se a pactuao, mediante negociao coletiva, da remunerao dos intervalos no gozados, mesmo que em valores inferiores ao deferido pelo TST (tempo pago com hora extra).

CAPTULO 32

Pag. 1064 (item 32.2.2) Substituir nota de rodap n 12 (calcula-se o valor do salrio mdio dos ltimos trs meses trabalhados e aplica-se na tabela), nos seguintes termos: Calcula-se o valor do salrio mdio dos ltimos trs meses anteriores dispensa e aplica-se na tabela.

www.ricardoresende.com.br Pgina 72 de 72

Potrebbero piacerti anche