Sei sulla pagina 1di 3

Protoboard, cdigo de cores, divisor de tenso e divisor de corrente

Alexandre Pelizzon UFRGS Engenharia de Produo


pelizzon.alexandre@gmail.com 10 de abril de 2013 Porto Alegre, RS - Brasil Resumo: Neste documento sero apresentados alguns conceitos referentes ao estudo da eletricidade, como: protoboard; utilizao do cdigo de cores de resistores; circuitos divisores de tenso; e circuitos divisores de corrente. Primeiramente sero discutidos os conceitos, definies e regras gerais que so apresentados na teoria; posteriormente sero realizadas algumas atividades prticas utilizando um protoboard, resistores, um multmetro e uma fonte de tenso; na seqncia os resultados medidos e calculados sero confrontados e ser avaliada a validade dos experimentos frente teoria. Por fim, ser apresentada uma breve concluso acerca da atividade prtica desenvolvida no laboratrio, baseando-se nos resultados e reflexes sobre a mesma. Introduo A protoboard, ou placa de ensaio, ou ainda matriz de contato, uma placa com furos e conexes condutoras utilizada para a montagem de circuitos eltricos experimentais. Ela possui contatos metlicos em sentidos diferentes (horizontal e vertical) que no necessitam de solda, podendo ser utilizados apenas com o encaixe dos elementos do circuito. Os resistores eltricos so dispositivos eltricos utilizados para transformar energia eltrica em energia trmica ou ento para limitar a corrente eltrica em um circuito. Atravs do seu material eles oferecem uma oposio passagem de corrente eltrica, a qual se d o nome de resistncia. Seu uso gera uma queda de tenso em um determinado ponto do circuito, porm jamais causa uma queda de corrente. Normalmente so representados da seguinte maneira:

A regra do divisor de tenso se aplica a resistores conectados em srie e destina-se a determinar a tenso sobre cada resistor individual. A regra geral diz que a tenso sobre cada resistor a tenso aplicada aos terminais de entrada multiplicada pela resistncia do resistor analisado e dividida pela soma das resistncias dos resistores, ou seja:

O valor real da resistncia de um resistor pode ser medido atravs de um ohmmetro, e seu valor nominal pode ser facilmente identificado de acordo com as cores que esto presentes na cpsula que envolve o material resistivo, atravs de um cdigo de cores, que segue o padro apresentado a seguir: R() = AB C D

A regra do divisor de corrente se aplica a resistores conectados em paralelo e destina-se a determinar a corrente circulando em cada resistor individual. A regra geral diz que a corrente em cada resistor a corrente de entrada multiplicada pela resistncia equivalente e dividida pela resistncia do resistor analisado, ou seja:

O objetivo deste trabalho verificar na prtica de laboratrio a validade e utilizao dos conceitos citados acima. Desenvolvimento e resultados Primeiramente foram distribudos aos grupos quatro resistores aleatrios, os quais tiveram suas resistncias identificadas pelo cdigo de cores e, posteriormente, medidas atravs do ohmmetro. Os resultados obtidos foram os seguintes: A (vermelho, vermelho, vermelho, ouro) Valor por cores: Valor medido: B (laranja, laranja, vermelho, prata) Valor por cores: Valor medido: C (amarelo, violeta, preto, preto, marrom) Valor por cores: Valor medido: D (amarelo, violeta, preto, preto, marrom) Valor por cores: Valor medido: Na seqncia os resistores A e B foram colocados em srie na placa de ensaios e utilizou-se o ohmmetro para medir a resistncia equivalente, dada por: O resultado medido pelo ohmmetro foi de 5,471k, e o resultado calculado foi de 5,465k. Aps, foram colocados estes mesmos resistores em paralelo, sendo a resistncia equivalente dada por:

resistores em srie e em seguida foram medidas as tenses em cada ponto do sistema em relao ao ponto de referncia.

Os valores medidos foram: Ref 1: Ref 3: Ref 2: Ref 4: Em seguida, foram medidas as tenses em cada um dos resistores:

Para realizar as medidas de corrente no circuito necessrio abrir o circuito e colocar o ampermetro em srie. O circuito foi aberto e o valor indicado pelo ampermetro foi de 1,55mA. Utilizando a lei de ohm pode-se proceder com a verificao do valor de tenso do circuito. A lei de ohm dada por: Temos que:

Logo:

Finalizada as medies no circuito com os quatro resistores em srie, foram utilizados 2 resistores para exemplificar os clculos utilizados na regra de divisor de tenso e divisor de corrente. A lgica utilizada para o divisor de tenso foi mostrada apenas algebricamente, resultando na frmula geral j citada na introduo do presente trabalho. A lgica utilizada para o divisor de corrente foi apresentada na prtica, com a utilizao dos resistores A e B. Os resistores foram colocados em paralelo, logo, estavam submetidos a mesma tenso. Uma fonte foi utilizada para fornecer 10V ao circuito e este foi aberto para a introduo de um ampermetro para medir a corrente. A corrente medida foi de 7,66mA. Utilizando a frmula geral para o divisor de corrente, j citada na introduo do presente trabalho, e a corrente medida, foi possvel

O resultado medido pelo ohmmetro foi de 1,305k, e o resultado calculado foi de 1,303k. Dando prosseguimento a atividade, foram colocados os quatro resistores em srie na protoboard. A resistncia equivalente medida pelo ohmmetro foi de 6,400k, e a calculada foi de 6,403k. Com o auxlio do voltmetro, foi utilizada a fonte de tenso para fornecimento de uma tenso de 10V. Essa tenso foi aplicada nas extremidades do circuito formado pelos quatro

descobrir a corrente que percorre cada um dos resistores (A e B):

Concluso Atravs dos valores medidos e calculados que foram confrontados utilizando-se a metodologia e a teoria apresentadas em sala de aula e tambm na aula de laboratrio, foi possvel verificar a validade das frmulas e regras gerais. A utilizao do protoboard para montar os circuitos mostrou-se muito eficaz e facilitou o trabalho, j que os componentes (resistores) precisam ser apenas encaixados na placa e no soldados. A disposio horizontal e vertical das conexes tambm fornece diversas possibilidades de configurao do circuito que se quer montar. O cdigo de cores facilita bastante a conferncia dos valores dos resistores, visto que os valores obtidos pelo cdigo e os valores medidos eram realmente prximos e estavam dentro da tolerncia especificada. Apesar de apresentarem essa pequena variao, o cdigo de cores mostra-se bastante eficiente para momentos em que necessrio um raciocnio rpido sobre o valor aproximado da resistncia do resistor. Em relao ao divisor de tenso e divisor de corrente, as frmulas gerais obtidas foram validadas atravs de medies e clculos. Ambos podem ser utilizados para facilitar o clculo quando se est analisando circuitos maiores ou mais complexos. Alm disso, pode-se destacar tambm a validade da Lei de Ohm, utilizada para verificar alguns valores de tenso, corrente e resistncia durante as atividades desenvolvidas e tambm para a obteno das regras de divisor de tenso e divisor de corrente.

Potrebbero piacerti anche