Sei sulla pagina 1di 9

Resumo: Direito Tributrio II Esquema

SUJEITOS PASSIVOS DA RELAO TRIBUTRIA CONTRIBUINTES E RESPONSVEIS Sujeito Passivo CONTRIBUINTE

a pessoa natural ou jurdica, obrigada a seu cumprimento Conforme sua relao com o fato gerador pode ser: contribuinte ou responsvel Aquele que possui relao pessoal e direta com o fato gerador da obrigao Quem, sem possuir relao pessoal e direta com o fato gerador, tem o obrigao de pagar, por expressa disposio de lei pessoa vinculada (no diretamente) situao ftica prevista na hiptese de incidncia. indispensvel uma relao, uma vinculao, com o fato gerador para que algum seja considerado responsvel, vale dizer, sujeito passivo indireto. Somente por expressa previso legal Os dois institutos no se confundem Solidariedade tributria significa a existncia de dois ou mais devedores no plo passivo de uma relao obrigacional, podendo a totalidade da dvida ser cobrada de qualquer um dos devedores, ou de alguns, ou ainda de todos, simultnea ou sucessivamente, sem qualquer ordem a ser observada possvel existir pluralidade de coobrigados na qual todos sejam contribuintes e, entre eles, haja solidariedade. Caso tpico o dos co-proprietrios (todos so contribuintes, pois tm relao pessoal e direta com o fato gerador propriedade) em relao ao IPTU e ITR.

RESPONSVEL

RESPONSABILIDADE E SOLIDARIEDADE

Contribuinte

SUJEITO PASSIVO Responsvel

dos sucessores dos adquirentes de imveis dos adquirentes e remitentes de bens responsabilidade de terceiros transferncia

substituio

Antecedente (regressiva) Subsequnte (para a frente)

Fato gerador = fato imponvel = fato jurdico tributrio = hiptese de incidncia realizada Hiptese de incidncia tributria = hiptese tributria

RESPONSABILIDADE POR TRANSFERNCIA (ou por sucesso) 1

Resumo: Direito Tributrio II Esquema

Caracteriza-se por existir no momento da ocorrncia do fato gerador, apenas o contribuinte , sendo ele no momento, o nico obrigado ao pagamento do tributo Por um fato posterior, o obrigao de pagar transferida a um terceira pessoa que nenhuma relao possua com o fato gerador quando de sua ocorrncia Exemplos: responsabilidade do adquirente de bens imveis pelos tributos referentes a tais bens (quando no conste o ttulo de quitao) e a responsabilidade do esplio e dos sucessores pelos tributos devidos pelo de cujus. RESPONSABILIDADE POR SUBSTITUIO

Ocorre quando no prprio momento do fato gerador da obrigao tributria o obrigado ao pagamento no o contribuinte, mas terceira pessoa prevista na lei, vinculada no diretamente ao fato imponvel Em momento nenhum a obrigao de pagar cabe ao contribuinte e sim ao responsvel, que j figura prevista como obrigada desde o instante de ocorrncia do fato gerador

SUBSTITUIO TRIBUTRIA ANTECEDENTE (ou regressiva)

hiptese de diferimento de pagamento de tributo, recolhimento necessrio para facilitar a fiscalizao

ou seja, adiamento do seu

Exemplo: obrigao instituda pela lei 9.826/99 que instituiu como substitutivos tributrios do IPI as montadoras de automveis, relativamente aos alienantes (substitudos) de partes, peas e componentes de veculos. H um adiamento do pagamento do imposto, uma vez que na sada dos produtos dos estabelecimento fabricantes de autopeas no ocorrer recolhimento do IPI, o qual s ser recolhido na sada futura, das montadoras. Estas recolhero o valor relativo a sua operao e operao anterior (pois no h crdito relativo operao anterior).

Resumo: Direito Tributrio II Esquema

Art. 150, 7 CF A lei poder atribuir a sujeito passivo de obrigao tributria a condio de responsvel pelo pagamento de imposto ou contribuio, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realize o fato gerador presumido Significa atribuir a um sujeito passivo a obrigao de pagar tributo relativo a uma operao futura, que ser realizada por outra pessoa. uma obrigao de pagar surgida antes mesmo da ocorrncia do fato gerador. A fico jurdica que justifica o surgimento desta obrigao a figura do Fato gerador presumido. Exemplo: utilizada nas cadeias de produo-circulao em que h grande capilaridade na ponta final. Torna eficiente o controle da produo e distribuio de bebida feito nos fabricantes e engarrafadores do que nos bares onde a bebida vendida no varejo. De mesma forma, a produo e distribuio de combustveis nas refinarias muito mais facilmente controlada e tributada do que nos postos varejistas. Deste antes da CF/66 praticada no Brasil Alguns pontos sobre a norma constitucional: A autorizao s abrange impostos e contribuies (no envolve as taxas)

SUBSTITUIO TRIBUTRIA SUBSEQUENTE (ou para frente)

Quanto restituio

a) b)

no ocorrendo o fato gerador futuro prevista a restituio. Ocorrendo o fato gerador a menor (o fato gerador ocorre em valor inferior ao presumido) existia uma posio anterior do STF que haveria direito restituio, apesar de no prever expressamente a norma constitucional, entretanto em 8/05/2002 esta posio foi derrubada pelo rgo superior, prevalecendo agora a concepo de que NO H DIREITO RESTITUIO quando esta ocorrer a menor, somente quando no se realizar o fato gerador presumido. Quanto aos impostos indiretos (ICMS E IPI) esto legitimados o contribuinte de direito a pleitear a restituio somente quando consiga provar que no transferiu o nus do tributo ou esteja expressamente autorizado, por quem suportou o encargo financeiro ( o contribuinte de fato), a solicitar a restituio.

c)

Resumo: Direito Tributrio II Esquema


OS TIPOS DE RESPONSABILIDADE POR TRANSFERNCIA Todas as hipteses de responsabilidade dos sucessores enquadram-se na definio doutrinria de responsabilidade por transferncia No a data da do lanamento que determina a configurao , ou no, da responsabilidade O surgimento da responsabilidade diz respeito ao elemento pessoal da obrigao tributria principal, relacionado ao momento da ocorrncia do fato gerador Se Roberto morre em 1997 e, em 1999, aps concluda a partilha, a Receita Federal descobre que ele deixou de pagar R$ 1.200,00 de imposto de renda relativo ao ano de 1996 e lavra o auto de infrao, a obrigao de pagar caber a seus sucessores (herdeiros, meeiro ou legatrios). Os sucessores no sero contribuintes desse imposto de renda, pois o fato gerador ocorreu em 1996 e a obrigao surgiu em 1996. A constituio do crdito correspondente que ocorreu aps a partilha, os sucessores figuraro na relao jurdica como responsveis tributrios (e no como contribuintes)

RESPONSABILIDADE POR SUCESSO

Art. 129 do CTN O disposto neste Seo aplica-se por igual aos crditos tributrios definitivamente constitudos ou em curso de constituio data dos atos nela referidos, e aos constitudos posteriormente aos mesmos atos, desde que relativos a obrigaes tributrias surgidas at a referida data.

Art. 130 do CTN Os crditos relativos a impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domnio til ou a posse de bens imveis, e bem assim os relativos a taxas de servios referentes a tais bens, ou a contribuies de melhoria, subrogam-se na pessoa dos respectivos adquirentes, salvo quando conste do ttulo a prova de sua quitao. No caso de arrematao em hasta pblica, a sub-rogao ocorre sob o respectivo preo

A responsabilidade aqui tratada, abrange os seguintes tributos: a) Impostos cujo fato gerador seja a propriedade, o domnio til ou a posse dos bens imveis. Somente o IPTU e o ITR enquadram-se nesta hiptese. No inclui os demais impostos, como o ITCD estadual e o ITBI municipal.

b)
RESPONSABILIDADE DOS ADQUIRENTES DE IMVEIS

Taxas somente as taxas vinculadas prestao de servios referentes ao imvel (no inclui taxas de polcia), ou contribuies de melhoria relativa ao imvel.

H O TTULO DA PROVA DE QUITAO DOS IMPOSTOS no ocorre a transferncia ao adquirente, da obrigao de pagar. Neste caso, o contribuinte (o alienante) continua sendo obrigado ao pagamento de eventuais crditos futuramente descobertos por ocasio da emisso da certido comprobatria da quitao de tributos. A quitao de tributos pode ser provada por meio da apresentao de certides negativas, nos termos do art. 205 do CTN. NO H O TTULO DA PROVA DE QUITAO ocorre a sub-rogao de eventuais crditos, relativos aos impostos citados, na pessoa do adquirente. O alienante (contribuinte) fica desobrigado do pagamento destes crditos, ou seja, a fazenda somente poder cobrar do responsvel (adquirente do bem imvel). Responsabilidade EXCLUSIVA, no supletiva, nem subsidiria ou solidria AQUISIO DO BEM MEDIANTE ARREMATAO EM HASTA PBLICA (leilo de imveis) no ser em nenhuma hiptese responsvel pelos impostos, devidos em decorrncia de fatos ocorridos at o momento da arrematao. Eventuais crditos tributrios relativos a fatos geradores anteriores arrematao consideram-se embutidos no preo de arrematao e as fazendas detentoras de tais crditos devem ressarcir-se descontando do preo de arrematao os valores a elas devidos.

Resumo: Direito Tributrio II Esquema


Art. 131 So pessoalmente responsveis: I o adquirente ou remitente, pelos tributos relativos aos bens adquiridos ou remidos A doutrina unnime em interpretar a expresso pessoalmente responsvel como exclusivamente responsvel. Portanto, todas as vezes que no CTN falar-se em responsabilidade pessoal entende-se que o Cdigo quer significar responsabilidade exclusiva, ou seja, a fazenda somente pode cobrar do responsvel e no do contribuinte. Enquanto o art. 130 cuida especificadamente da responsabilidade do adquirente de bens imveis, relativa aos tributos ali enumerados, o inciso I do art 131, I, absolutamente genrico e abrangente: engloba qualquer bem, mvel ou imvel, e qualquer tributo relativa a tais bens. no faz ressalva desonerando de responsabilidade tributria o adquirente, na hiptese de constar do ttulo a prova de quitao. A regra mais especfica deve prevalecer sobre a mais genrica. Quando se tratar de alienao de bem imvel e o crdito referir-se a um dos tributos mencionados no art 130, aplica-se a regra do art. 130. Nas outras hipteses, basicamente alienao de bens mveis, remio de quaisquer bens, ou alienao de imveis que sejam devidos tributos no mencionados no art. 130, aplica-se a regra do art. 131, I. A responsabilidade para os casos do art. 131, I pessoa do adquirente ou do remitente do bem, excluindo-se a responsabilidade do alienante ou do remido.

RESPONSABILIDADE DOS ADQUIRENTES E REMITENTES DE BENS

Obs: As certides de quitao fornecidas pela Fazenda Pblica sempre ressalvam o direito de cobrar crditos tributrios que venham a ser apurados. Essa ressalva, porm, no retira da certido o efeito que lhe atribui o art. 130 do CTN. Art. 131 So pessoalmente responsveis: II o sucessor a qualquer ttulo e o cnjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da partilha ou adjudicao, limitada esta responsabilidade ao montante do quinho ou da meao II o esplio, pelos tributos devidos pelo de cujus at a data da abertura da sucesso o esplio para o Direito Civil, no pessoa. Para o Direito Tributrio, tratado como se fosse uma pessoa jurdica. Na sucesso mortis causa ocorrer o seguinte: Todos os tributos devidos pelo de cujus do se falecimento at antes da homologao da partilha sero devidos pelo esplio, na pessoa do inventariante como responsvel.

REPONSABILIDADE NA SUCESSO CAUSA MORTIS

Homologada a partilha os tributos devidos pelo de cujus provenientes de fatos geradores ocorridos at antes da homologao so devidos aos legatrios, meeiros e legatrios como responsveis, respeitando-se o limite da quinho, legado ou meao herdado. Os fatos geradores ocorridos sob os bens e direitos aps a homologao so devidos aos meeiros, legatrios e herdeiros como contribuintes, agora sem limite. Resumindo: A responsabilidade pelos tributos devidos at a data da partilha ou da adjudicao. Da por diante, como proprietrio dos bens, o sucessor assume a condio de contribuinte.

Resumo: Direito Tributrio II Esquema


Art. 132 : A pessoa jurdica de direito provado que resultar de fuso, transformao ou incorporao de outra ou em outra responsvel pelos tributos devidos at data do ato pelas pessoas jurdicas de direito privado, fusionadas, transformadas ou incorporadas. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se aos casos de extino de pessoas jurdicas de direito privado, quando a explorao da respectiva atividade seja continuada por qualquer scio remanescente, ou seu esplio, sob a mesma ou outra razo social, ou sob firma individual Um ponto a se observar que o CTN no tratou da responsabilidade tributria no caso de ciso de pessoas jurdicas. A lei 6.404, art. 223 dispe que:

RESPONSABILIDADE NA FUSO, INCORPORAO, TRANSFORMAO E EXTINO DAS PESSOAS JURDICAS

A sociedade cindida que subsistir, naturalmente por ter havido verso apenas parcial de seu patrimnio, e as que absorverem parcelas de seu patrimnio respondero SOLIDARIAMENTE pelas obrigaes da primeira anteriores ciso. Se houver extino da sociedade cindida, isto , no caso de verso total, as sociedades que absorverem as parcelas de seu patrimnio respondero SOLIDARIAMENTE pelas obrigaes da cindida

O art. 133 do CTN trata-se da alienao de um estabelecimento parcela do patrimnio de uma pessoa jurdica, e no da alienao de uma pessoa jurdica. As relaes tributrias decorrentes desenvolvem-se entre o alienante, que uma pessoa jurdica, e o adquirente, pessoa fsica ou jurdica. O adquirente responde pelos tributos relativos ao estabelecimento adquirido (e no por todos os tributos devidos pela pessoa jurdica alienante) Para que exista a responsabilidade do ALIENANTE necessrio que o adquirente prossiga na explorao da atividade que j era desenvolvida anteriormente alienao pelo estabelecimento alienado. Caso o ADQUIRENTE CESSE A EXPLORAO DE ATIVIDADES ECONMICAS no estabelecimento adquirido ou INICIE NELE EXPLORAO DE ATIVIDADE TOTALMENTE DIVERSA DA anteriormente ali exercida, no haver responsabilidade por sucesso. PROSSEGUINDO O ADQUIRENTE NA EXPLORAO DA ATIVIDADE ser responsvel pelos tributos devidos pelo estabelecimento at a data da alienao na seguinte forma;

RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE DE FUNDO DE COMRCIO OU ESTABELECIMENTO

a)

b)

RESPONSVEL INTEGRAL existe divergncia doutrinria para se entender esse integral como exclusivo ou como solidrio. Entretanto, no novo Projeto de Lei do Senado, que reproduz a regra do art. 133 a redao leva o entendimento para a solidariedade. Diz o o art.: ... diretamente como se fosse o prprio contribuinte, mas sem prejuzo da responsabilidade do alienante, se este cessar a explorao do comrcio, indstria ou atividade. O que leva a crer que, o adquirente responde SOLIDARIAMENTE com o alienante que cessou a explorao do comrcio, indstria ou atividade RESPONSVEL SUBSIDIRIO se o alienante prossegue na explorao, ou iniciou dentro de seis meses, nova atividade no mesmo ou em outro ramo de comrcio, indstria ou atividade.

A responsabilidade se dar apenas pelos tributos DO ESTABELECIMENTO, no da pessoa jurdica. Assim, poder o adquirente responder pelos impostos do IPTY ou IPI, mas no responder pelo IR devido pela pessoa jurdica alienante.

Resumo: Direito Tributrio II Esquema


Envolvem pessoas que possuem entre si determinados vnculos jurdicos em que o terceiro detm o dever de praticar determinados atos em nome e no interesse de outra pessoa, como o caso dos pais em relao a seus filhos menores, do administrador de bens de terceiros em relao a estes, do inventariante em relao ao esplio, dos scios de sociedades de pessoas em relao a elas etc. RESPONSABIBILIDADE DOS TERCEIROS NOS ATOS QUE INTEVENHAM OU NOS QUE DEREM CAUSA PELA OMISSO (art. 134): duas condies devem ocorrer O contribuinte no possa cumprir sua obrigao A segunda que o terceiro tenha participado do ato que configure o fato gerador do tributo, ou em relao a este se tenha indevidamente omitido. a responsabilidade ocorre de forma SUBSIDIRIA, respondero somente no caso de impossibilidade de a fazenda cobrar do contribuinte, comportando, portanto, BENEFCIO DE ORDEM, isto apesar de o texto do art. 134 mencionar responsabilidade solidria (que no comporta benefcio de ordem) o terceiro somente responder pelo tributo, pelos juros de mora e pela multa de mora. A multa de ofcio no devida no mbito da responsabilidade de terceiros quando este no age com excesso de poderes ou quebra de contrato. RESPONSABILIDADE DOS TERCEIROS QUANDO PRATICAREM OS ATOS COM EXCESSO DE PODERES OU INFRAO DE LEI, CONTRATO SOCIAL OU ESTATUTOS.

RESPONSABILIDADE DE TERCEIROS

Nesse caso a responsabilidade PESSOAL, ou seja, exclusiva do terceiro, ficando afastada da relao tributria, o contribuinte. Ficam os terceiros obrigados ao pagamento do tributo, dos juros e de todas as penalidade cabveis, no apenas as de carter moratrio A simples condio de scio no implica responsabilidade tributria. O gera a responsabilidade nos termos do art. 135, III, do CTN, a condio de administrador de bens alheios. Se o scio no diretor, nem gerente, isto , se no pratica atos de administrao da sociedade, responsabilidade no tem pelos dbitos tributrios desta. Em resumo: Os scios-gerentes, diretores e administradores de sociedades por quotas de responsabilidade limitada, ou annimas, em princpio no so pessoalmente responsveis pelas dvidas tributrias destas; Em se tratando de IPI, ou de IR retido na fonte, haver tal responsabilidade, por fora da disposio expressa do Decreto-lei 1.736/79 Relativamente aos demais tributos, a responsabilidade em questo s existir quando a pessoa jurdica tenha ficado sem condies econmicas para responder pela dvida em decorrncia de atos praticados com excesso de poderes ou violao da lei, do contrato ou do estatuto. A liquidao irregular da sociedade, gera a presuno da prtica desses atos abusivos ou ilegais.

Nesta seo o CTN cuida de situaes em que o agente possui relao pessoal e direta com a situao que constitui o fato gerador da obrigao tributria. O responsvel assume as penalidades quando: Quando as penalidades decorrerem de atos praticados com excesso de poderes ou infrao de lei, contrato social ou estatutos Quando se posicionar na qualidade de sucessor em virtude de ato de cuja formao participe a vontade do sucedido. Requisitos: a) no deve ter-se iniciado qualquer procedimento administrativo, como a lavratura de um termo de incio de fiscalizao, ou a intimao do sujeito passivo a prestar esclarecimentos, ou o recebimento de aviso de fiscalizao, ou a intimao do sujeito passivo a prestar esclarecimento, ou o recebimento de aviso de fiscalizao, ou a intimao do sujeito passivo a prestar esclarecimentos, ou o recebimento de aviso de cobrana administrativa. b) Necessidade do pagamento de tributo para que fique afastada a cobrana da multa 7

RESPONSABILIDADE POR INFRAES E DENNCIA ESPONTNEA DENNCIA ESPONTNEA

Resumo: Direito Tributrio II Esquema

Quanto polmica do pedido de parcelamento, ao invs do pagamento do tributo tambm excluir o pagamento das multas a recente lei complementar n 104/2001, alterou o CTN, acrescentou o art. 155-a com a seguinte redao: Salvo disposio de lei em contrrio, o parcelamento de crdito tributrio no exclui a incidncia de juros e multas restando portanto que a solicitao e concesso de parcelamento no configura denncia espontnea, no excluindo a incidncia de multa. No caso de a infrao ser meramente formal como por exemplo, o descumprimento de uma obrigao acessria que no tenha implicado o no pagamento de tributo devido, a simples denncia espontnea da infrao desobriga o sujeito passivo de qualquer obrigao a ela relativa. Como no h imposto a ser pago, no h falar em juros e a multa pela infrao formal ser excluda pela denncia espontnea, com base no art. 138.

Resumo: Direito Tributrio II Esquema

AQUISIO OU PERDO (REMIO) DE BENS (IMVEIS, MVEL) E QUAISQUER TRIBUTOS RELACIONADOS A ESSES BENS (RESPONSABILIDADE DO ADQUIRENTE OU REMITENTE)

TRATA-SE DE AQUISIO DE BEM IMVEL E O CRDITO RELATIVO A ITR, IPTU OU taxa ou contribuio relativo ao bem?

SIM

NO

H a prova da quitao? sim no

no ocorre a transferncia ao adquirente, da obrigao de pagar. Neste caso, o contribuinte (o alienante) continua sendo obrigado ao pagamento de eventuais crditos futuramente descobertos por ocasio da emisso da certido comprobatria da quitao de tributos

Ocorre a sub-rogao de eventuais crditos, relativos aos impostos citados, na pessoa do adquirente. O alienante (contribuinte) fica desobrigado do pagamento destes crditos, ou seja, a fazenda somente poder cobrar do responsvel (adquirente do bem imvel).

No importa perquirir a respeito da prova de quitao, pois sempre a responsabilidade por eventuais crditos tributrios anteriores ser sempre pessoal do adquirente ou do remitente do bem, excluindo-se a responsabilidade do alienante ou do remido.

Quem paga o RESPONSVEL. O contribuinte remido ou alienante nada responde

Quem pagar o tributo o CONTRIBUINTE, o alienante

Quem paga o tributo o RESPONSVEL. O contribuinte sai ileso de suas dvidas

Potrebbero piacerti anche