Sei sulla pagina 1di 18

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

CAMPUS SO GONALO DO AMARANTE Disciplina: Introduo aos processos construtivos

Docente: Prof. Jlio Csar Damasceno CURSO FIC INTRODUO AOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS AULA 02 NOES DO PROJETO ARQUITETNICO E CANTEIROS DE OBRAS

1. NOES DE PROJETO ARQUITETNICO


Podemos dizer, resumidamente e no que tangue s pequenas construes, que o planejamento da construo de prdios consiste de: a. Elaborao de um programa de construo; b. Escolha do terreno para o prdio; c. Elaborao do projeto. A reunio ordenada do que se pretende construir, com detalhes suficientes, sem obrigatoriamente incluir dados tcnicos, mas permitindo bem caracterizar aquilo que se deseja, o que constitui o programa de construo. Quanto ao terreno onde dever ser construdo o prdio, pode ser imposto por j existir ou ser escolhido. Com base no programa de construo e considerando o terreno, ser elaborado um projeto de arquitetura, mais ou menos completo conforme o vulto, importncia e complexidade do prdio a construir. Alm do projeto de arquitetura, so necessrios tambm os projetos complementares, ou de engenharia.

2. PROJETOS DE ARQUITETURA
a traduo tcnica daquilo que se imaginou construir e consta de: 1

a. Memorial ou parte escrita; b. Parte grfica ou desenhos de arquitetura. A parte escrita compe-se de todos ou alguns dos seguintes documentos: memria descritiva; memria justificativa, memria de clculo e oramento.

I. DESENHOS DE ARQUITETURA
So uma representao grfica constituda de linhas e smbolos que traduzem tecnicamente aquilo que se pretende construir. Devem ser feitos de acordo com a NB-8 (Normas para desenhos tcnicos da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas). Os desenhos que constituem um projeto completo de arquitetura so: a. Planta de situao; b. Planta de locao; c. Planta baixa; d. Cortes (logitudinais e transversal); e. Fachadas (principal e segundria); f. Planta de cobertura; g. Detalhes; h. Perspectivas.

1. PLANTA DE SITUAO
um desenho destinado a definir a posio da construo do interior do terreno e a posio deste em relao ao logradouro, terrenos adjacentes, loteamento, etc. Devem constar da planta de situao: a. Desenho, em escala, do contorno do terreno;

b. Desenho do contorno da construo, em escala, no interior do terreno; c. Indicao da direo norte-sul magntica; d. Indicao dos confrontantes (lotes adjacentes); e. Nome do logradouro; f. Cotas indicando as dimenses do terreno, da construo e de suas posies relativas. g. Indicao da rea total do terreno e da construo; h. Indicao da escala do desenho, a qual normalmente 1:500, podendo eventualmente ser 1:200 ou 1:100.

Figura 1 Desenho de uma planta de situao.

2. PLANTA DE LOCAO
Define a situao do projeto em relao ao terreno, incluindo as medidas dos afastamentos.

Figura 2 Desenho de uma planta de locao.

3. PLANTA BAIXA
um desenho em vista superior, supondo que um plano horizontal corta o pavimento a desenhar altura das janelas e portas, retirando-se a parte superior. Atravs da planta baixa, podemos visualizar os ambientes que compem o projeto. Feche os olhos e imagine uma casa, visualizando a rua. Agora imagine se fosse possvel, tirar o telhado e visualiza-la de cima.

Figura 3 Plano horizontal de corte para desenho da planta baixa de uma casa.

Figura 4 Planta baixa da residncia da figura anterior Da planta baixa, que deve ser desenhada uma para cada pavimento, no caso de prdio de vrios pavimentos, devem constar: a. Disposio, dimenses cotadas, denominao dos cmodos, dependncias ou compartimentos; b. Localizao e dimenses dos vos de janelas ou portas; c. Espessuras das paredes; d. Indicao dos tipos de pisos; e. Localizao dos aparelhos hidrossanitrios nas cozinhas,

banheiros, lavandeiras etc. 5

f. Escala do desenho: normal 1:50, podendo eventualmente ser 1:100.

Figura 5 Planta baixa de um prdio de apenas um pavimento.

Figura 6 Planta baixa de um prdio de vrios pavimentos.

4. CORTES
So desenhos obtidos cortando-se o prdio por planos verticais (longitudinal e transversal), os quais devem cortar paredes, janelas, portas, de modo que uma vista lateral possa mostrar detalhes interiores importantes para a perfeita definio do prdio, em elevao; chamam-se cortes.

Os cortes longitudinal e transversal devem conter: a. Dimenses de janelas, portas, sees de paredes, vergas, lajes, p-direito de todos os pavimentos. b. Detalhes de revestimentos especiais de todos os pavimentos (azulejos, pedras, mosaicos etc.); c. Detalhes de fundaes e telhados (sem cotas); d. Escala do desenho: normal 1:50 e eventual 1:100.

Figura 7 Exemplo de um desenho em corte longitudinal de residncia

Figura 8 Exemplo de desenho em corte transversal de residncia.

5. FACHADAS
So vistas de frente, de lado e mostram, sem cotas, isto , sem marcao de dimenses, o aspecto externo das partes principais e secundrias externas do prdio.

Figura 9 Exemplo de um desenho de fachada.

6. PLANTA DE COBERTURA
So desenhos em escala mostrando a cobertura do prdio, vista de cima, com o contorno total da construo. Tm por finalidade caracterizar a formao do telhado e a maneira como as guas da chuva sero retiradas e conduzidas para o solo. A escala usual para plantas de cobertura 1:100.

Figura 10 Exemplos de plantas de telhado.

7. PLANTAS DE DETALHES
So feitos tantos desenhos de detalhes quantos forem necessrios a bem definir as mincias do projeto arquitetnico que no podem ser traados nas plantas baixas, cortes, fachadas sem que o desenho fique excessivamente carregado e confuso. So comuns detalhes de esquadrias (portas, janelas e grades) e de muros.

Figura 11 Exemplo de desenho de detalhe de uma porta.

8. PERSPECTIVAS
So desenhos que representam o prdio como o observador o veria realmente.

Figura 12 Exemplo de desenhos em perspectiva.

3. PROJETOS COMPLEMENTARES (OU DE ENGENHARIA)


Estes projetos devem ser desenvolvidos aps ter sido concludo o projeto arquitetnico. Os projetos complementares so os seguintes:

1. PROJETO DE ESTRUTURA
Este projeto dever ser elaborado pelo engenheiro civil. Uma construo segura depende do projeto de estrutura que, por sua vez, depende do projeto de fundaes, elaborado segundo a resistncia do solo. Nas estruturas convencionais, os principais elementos estruturais so as lajes, pilares e vigas. Lajes Estrutura plana e horizontal de concreto armado, apoiada em vigas e pilares. o elemento que forma o pavimento das edificaes. Tem a funo de apoiar o peso dos equipamentos, revestimentos e sobrecarga de utilizao das edificaes. 10

Vigas so elementos lineares e horizontais de concreto armado, madeira ou metlicos. So os responsveis por apoiar o peso das lajes e distribuir para os pilares. Pilares Elemento estrutural vertical de concreto, madeira, alvenaria ou pedra. Tm a funo de apoiar as vigas e transmitir as foras para a fundao. Fundaes so os elementos que recebem o carregamento dos pilares e transferem esse carregamento para o solo.

2. PROJETO HIDRO-SANITRIO
O objetivo deste projeto dimensionar as tubulaes necessrias, para cada rea molhada (banheiros, lavabos, rea de servio, cozinha e outros). O projeto hidro-sanitrio apresenta os pontos e as tubulaes de gua fria, quente, esgoto e pluvial.

3. PROJETO ELTRICO
O projeto eltrico define o caminho das tubulaes eltricas desde a caixa de entrada de energia que vem da rua at a sua chegada aos equipamentos eltricos.

4. PROJETO TELEFNICO
O engenheiro eltrico define o caminho das tubulaes dos cabos de telefone.

11

4. O TERRENO
O terreno onde pretendemos construir um prdio, tambm chamado de imvel, o cho onde vamos assent-lo. Ao escolher um imvel, observe as seguintes condies favorveis: a. Dimenses, tamanho, que permitam a construo do prdio que se pretende construir (compatveis com o projeto); b. no exigir grandes cortes nem aterros que custem dinheiro e encaream a obra; c. ser seco e saneado, sem charcos; d. ter facilidade de acesso, isto , estradas, ruas, avenidas que permitam chegar facilmente ao mesmo; e. ter solo resistente de modo a suportar bem o prdio, sem obrigatoriedade de fundaes mais caras; f. ser, em princpio, plano ou ligeiramente inclinado para a rua de modo a facilitar o abastecimento de gua potvel e a sada dos esgotos. Outro ponto importante o cuidado que devemos ter com os ttulos de propriedade do imvel. Somente devemos construir em terreno cuja propriedade esteja perfeitamente definida. O documento que comprova legalmente que uma pessoa proprietria de um terreno a Escritura Pblica de Compra e Venda do Imvel, devidamente registrada no Registro Geral de Imveis. No convm, contudo, iniciarmos uma construo em terreno cuja propriedade seja duvidosa./

12

5. O CANTEIRO DE OBRAS
Antes de iniciar uma obra, ou seja, um trabalho de construo civil, torna-se necessrio organizar o local onde se desenvolvero os servios de modo a evitar confuso, perda de tempo e mesmo, em certos casos, quase impossibilidade de executar a construo. Chama-se Canteiro de Obras o local onde se desenvolvem os trabalhos de construo. A organizao do canteiro de obras tanto mais complexa quanto mais completa e ampla for a obra a executar. Claro que, para construir uma pequena residncia desnecessrio grande nmero de facilidades. Um pequeno barraco para depsito atende bem. Dentro dessa idia geral, conforme o vulto e complexidade da obra, podemos ter no canteiro de obras uma ou mais das facilidades que citaremos a seguir: a. Tapume Destinado ao fechamento do canteiro de obras, de modo a impedir ou dificultar a entrada de pessoas estranhas e bem assim a sada indevida de materiais e equipamentos necessrios obra. geralmente uma parede ou cerca de madeira de qualidade inferior ou compensada. b. Almoxarifado Local destinado guarda de material e seu controle e distribuio para a obra. geralmente uma construo provisria tipo barraco, onde so abrigados os materiais que no devam ficar expostos ao tempo, tais como o cimento, gesso, condutores eltricos, ferragens, tintas, portas, janelas, grades etc. claro que, no caso de pequenas obras, almoxarifado nada mais que um barraco ou mesmo uma dependncia qualquer, se j existe um prdio no local. c. Escritrio Obras de maior porte podem exigir um verdadeiro escritrio de obras destinado aos trabalhos administrativos e 13

controle tcnico. Plantas, dirio de obras, controle de ponto do pessoal, telefone etc., exigem local apropriado, geralmente o escritrio de obras. s vezes, o vulto e complexidade da obra so de tal ordem que exigem uma grande construo

semipermanente para escritrio, almoxarifado, sanitrios, gerador de energia eltrica etc. d. Sanitrio Destinado s necessidades fisiolgicas e de banho do pessoal que trabalha no canteiro, pode constar de uma construo provisria prpria ou fazer parte do almoxarifado, do escritrio ou inexistir, desde que exista outro local apropriado. e. Casa de vigia um local destinado ao empregado responsvel pela vigilncia da obra. Pode constituir-se apenas de uma simples guarita. f. Depsito de areia Destinado armazenagem de areia para construo, apenas um local ao tempo destinado

concentrao dos agregados midos, destinados ao concreto ou s argamassas para alvenaria ou revestimento. Sua localizao deve ser prxima das centrais de preparo de concreto ou argamassas. g. Depsito de britas Prximo das centrais de preparo de concreto deve ficar o depsito de agregado grado destinado ao concreto. tambm apenas um local ao tempo onde reunida a pedra britada. h. Depsito de ferro de construo consiste geralmente de um local onde so armazenados, ao tempo, os ferros destinados armao do concreto. Deve situar-se prximo do local ou central de dobragem de ferros e melhor ser que se constitua de uma cobertura que proteja do sol e da chuva. i. Central de corte e dobragem de ferro local destinado produo de armaes. Os principais equipamentos de corte so os manuais (arco de serra e tesoura de cortar ferros) e eltricas (policorte). No ltimo caso preciso fixar a policorte numa bancada de madeira que tenha o comprimento das barras de ao (12m) para que seja possvel marcar na prpria bancada os 14

comprimentos de corte das barras. Em relao aos servios de dobragem, utiliza-se a chave de dobra. j. Central de preparo do concreto o local onde se prepara o concreto. Pode constituir-se de uma instalao complexa em obras de grande vulto ou simplesmente uma betoneira destinada mistura dos ingredientes do concreto ou mesmo uma simples prancha de madeira onde o concreto preparado manualmente. k. Depsito de madeira Pode constituir-se de um barraco especialmente destinado ao abrigo e guarda do madeiramento ou apenas um local no prprio almoxarifado. l. Carpintaria local destinado produo de formas de concreto, madeiramento da cobertura entre outros. O principal equipamento da carpintaria a serra circular.

6. EQUIPAMENTOS
Para facilitar o manuseio e transporte de materiais e preparo dos mesmos, podem ser usados um ou mais dos equipamentos abaixo descritos: a. Betoneira Destina-se dosagem e boa mistura dos ingredientes de um trao de concreto ou de uma argamassa. um depsito, uma caamba, movida a motor (eltrico geralmente ou mesmo a gasolina), que girando faz a mistura ntima dos ingredientes, podendo bascular e virar, para derramamento e distribuio do concreto ou argamassa. Varia quanto ao tamanho e quanto sua capacidade.

15

b. Guincho Nas construes de grande nmero de pavimentos ou andares, utiliza-se um equipamento para transporte vertical de cargas e mesmo pessoal. um elevador de obra acionado por motor eltrico e comandado manualmente por um operrio. Na prancha do guincho sobem pessoas, carrinhos de concreto, peas e outras cargas.

16

c. Grua um guindaste de lana horizontal instalado na parte mais alta do prdio com o qual so movimentadas cargas desde de baixo at a parte superior e na horizontal, com rapidez e preciso. d. Serra de madeira uma serra circular destinada ao desdobramento da madeira, cortando-a nas dimenses

necessrias confeco de formas para concreto, estrutura de telhado e outros deveres do carpinteiro.

e. Vibrador Destinado a melhorar o adensamento do concreto no interior das formas, de modo a preencher tornando a estrutura mais compacta, mais uniforme, sem falhas, o que ideal. Consiste em um equipamento com um bulbo, no interior do qual gira uma pea excnctrica, movida a motor eltrico, geralmente 17

produzindo uma vibrao, uma trepidao do bulbo. Colocando o bulbo do vibrador no concreto lanado na forma produz melhor adensamento do concreto, isto , faz com que melhor preencha todos os vazios da forma, envolva completamente a ferragem da armadura do concreto o que de todo desejvel.

18

Potrebbero piacerti anche