Sei sulla pagina 1di 8

EMBRATUR

1 De acordo com o conhecimento arquivistico sistematizado, nas organizaes, os

documentos mais recentes e frequentemente consultados localizam-se nos: a) arquivos permanentes; b) arquivos histricos; c) arquivos correntes; d) arquivos intermedirios; e) arquivos de segurana.

2 - Com relao classificao de documentos de arquivo, analise as assertivas a seguir:

I o mtodo geogrfico utilizado preferencialmente quando o principal elemento a ser considerado a procedncia. II no sistema decimal de Melvin Dewey a diviso dos assuntos parte sempre do geral para o particular; III o mtodo variadex utiliza as cores como elementos auxiliares para facilitar o arquivamento e a localizao dos documentos; IV no mtodo numrico cronolgico, alm da ordem numrica, tem-se que observar, tambm, a data dos documentos. Assinale a quantidade de itens corretos; a) 0 b) 2 c) 1 d) 4 e) 3

3 - As pastas abaixo devero ser arquivadas segundo as regras de alfabetao:

I Terceiro Seminrio Brasileiro d Pesquisa II - XX Congresso de Biblioteconomia e Cincia da Informao III 9. Simpsio de Diretores de Bibliotecas Universitrias da Amrica Latina; IV Dcimo Stimo Encontro de Indexadores de Peridicos; V 15. Encontro Nacional de Informao e Documentao Jurdica. A ordem correta de arquivamento : a) I III IV V II b) I IV II V III c) II IV V I III d) II V IV I III e) IV V II III I
4 - Voc recebe a tarefa de organizar um arquivo geogrfico por Estados. As seis

primeiras pastas so: 1 Rio Grande do Sul Porto Alegre Machado Assessoria de Eventos; 2 So Paulo So Jos dos Campos Jonas Martins Sobrinho; 3 Bahia Itabuna Fazenda Reunidas Vasconcelos Maia. 4 Rio Grande do Sul Pelotas Simes Lopes e Filhos 5 So Paulo Campinas Antonio Lemos & Irmos 6 Bahia Salvador Confeces Bonfim Ltda. As pastas devem ser arquivadas na seguinte ordem: a) 3 6 4 1 5 2 b) 5 3 4 1 6 2 c) 5 6 3 - 2 1 4 d) 6 3 1 4 5 2 e) 6 3 5 2 1 4.

5 - O conjunto de operaes visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no rgo, de modo a assegurar a imediata localizao e recuperao dos mesmos, garantindo, assim, o acesso a informao, denomina-se:

a) Protocolo; b) Arquivo; c) Almoxarifado; d) Central de Informaes; e) Centro de Processamento de Dados.

6 Mtodo de arquivamento que tem padronizao de letras e cores.

a) Mtodo Remington; b) Mtodo Duplex; c) Mtodo Dgito-Terminal d) Mtodo Ordem Enciclopdica e) Mtodo Variadex.

7 - Conforme sua caracterstica, forma e contedo os documentos podem ser

classificados quanto ao gnero, de vrias formas. Os documentos contendo imagens estticas so denominados: a) Cartogrficos; b) Iconogrficos c) Textuais; d) Sonoros; e) Estticos.

8 - Segundo a gramtica, so denominados pronomes de tratamento certas palavras ou expresses que valor por pronoms pessoais. Associe a coluna da esquerda com a da direita e assinale a opo correta:

(1) V.A. (2) V.Exa. (3) V.Sa.

( ( ( (

) ) ) )

Funcionrios Pblicos; Cardeais Altas autoridades de Governo Pessoas de Cerimnia.

A sequncia correta :

a) 1 2 3 3 b) 3 1 2 3 c) 2 3 3 1 d) 1 1 2 - 3 e) 1 - 2 2 1.
9 - Ao elaborar uma carta devemos observar alguns procedimentos. Analise os itens

abaixo e assinale a opo correta. I ) Quando digitar uma carta, jamais devemos usar dois algarismos para indicar o ano; II ) o nome do ms deve ser escrito por extenso e com inicial minscula. III) os nmeros cardinais, quando designam ano, so escritos sem ponto e sem espao; IV) a data deve ser colocada trs linhas abaixo do cabealho impresso. V) coloque o ponto final aps o ltimo algarismo da data. Esto corretos: A) apenas os itens II e IV B) apenas os itens I; III e V. C) todos os itens D) apenas os itens I; III; IV e V.

10 Reunir e organizar todos os conhecimentos acumulados atravs dos tempos. Facilitar o acesso e a obteno de dados atualizados. Oferecer melhores rendimentos dos trabalhos.

So finalidades: a) do arquivo b) das correspondncias; c) dos fichrios; d) da documentao e) do protocolo.

Solues
Questo 1: Letra C Arquivo Corrente: mantm documentos ainda em andamento, ou que possam ser consultados com frequncia. Arquivo Intermedirio: mantm documentos que so menos consultados, mas que devem ser guardados por um determinado perodo. Arquivo Permanente: mantm os documentos que no podem ser eliminados, em funo de possurem valores histricos; so documentos secundrios.

Questo 2: Letra D Todos os itens esto corretos.

Questo 3: Letra C Na regra de alfabetao para os nomes de eventos devemos arquiv-los como se apresentam, desconsiderando as preposies e artigos e o numeral sendo apresentado ao final do nome entre parnteses. Assim teremos: . Congresso de Biblioteconomia e Cincia da Informao(XX) . Encontro de Indexadores de Peridicos (Dcimo Stimo) . Encontro Nacional de Informao e Documentao Jurdica (15.) . Seminrio Brasileiro de Pesquisa (Terceiro) . Simpsio de Diretores de Bibliotecas Universitrias da Amrica Latina (9.)

Questo 4: Letra D Para arquivar geograficamente por Estados, o primeiro critrio de separao o Estado, seguido da capital, depois as cidades em ordem alfabtica, e por ltimo, o nome da pessoa.

Questo 5: Letra A Protocolo representa um conjunto de operaes visando o controle dos documentos que ainda tramitam no rgo, de modo a assegurar a imediata localizao e recuperao dos mesmos, garantindo assim, o acesso informao.

Questo 6: Letra E O mtodo variadex consiste na combinao de letras e cores com o objetivo de facilitar o arquivamento e a localizao dos documentos.

Questo 7: Letra B O gnero iconogrfico relaciona-se a documentos contendo imagens estticas (fotografias, desenhos etc.)

Questo 8: Letra B V.A. Vossa Alteza - Arquiduques; Cardeais; Prncipes. V.Exa. Vossa Excelncia Altas autoridades do governo e das Foras Armadas. V.Sa. Vossa Senhoria Funcionrios Pblicos, Pessoas de Cerimnia.

Questo 9: Letra C Ao elaborar uma carta devemos observar: . A data deve ser colocada trs linhas abaixo do cabealho impresso; . Quanto ao ano, jamais sero usados dois algarismos; . Os nmeros cardinais, quando designam ano, so escritos sem ponto e sem espao. Ex 2009; 2009. . O nome do ms escrito por extenso e com inicial minscula . Coloque ponto final aps o ltimo algarismo da data.

Questo 10: Letra D Em sentido amplo a documentao tem por finalidade reunir e organizar todos os conhecimentos que foram adquiridos atravs dos tempos e com isso permite sua divulgao e utilizao, proporcionando o desenvolvimento da cincia e tecnologia.

Potrebbero piacerti anche