Sei sulla pagina 1di 18

Por: Rev.

Marcos Andr Marques Uma exposio a partir do captulo 10 da obra A Bblia e o Futuro de Anthony Hoekema

segunda vinda de Cristo o centro das consideraes sobre a Escatologia Csmica. Com a primeira vinda: Cristo inaugurou seu Reino; Porm vir novamente para introduzir a consumao daquele Reino; Logo, o Reino de Deus j esteja presente em um sentido; futuro em outro; Vivemos agora entre as duas vindas.

Hoekema

advoga a idia de que a expectativa do Segundo Advento de Cristo um dos aspectos mais importantes da Escatologia neotestamentria (basta ver que no NT a f denominada por essa espera). Por todo o NT encontramos meno do retorno de Cristo. Um apelo feito para que se viva pronto para essa volta

Evangelhos:

Mt 16.27; Mc 14.62; Mt 24.42, 44; Lc 12.40; 12.37, 43; Lc 21.28; Jo 14.3. Livro Histrico: At 1.11; 17.31. Epstolas Paulinas: Revelam uma conscincia vvida da proximidade e certeza da volta do Senhor. 1Ts 5.2; Fp 4.5; 1Co 4.5; Tt 2.13; Rm 8.19. Cartas Gerais: Mesmo sentimento agudo da expectao da Segunda Vinda. Hb 9.28; Tg 5.8; 1Pe 5.4; 2Pe 3.10; 1Jo 2.28; 1Jo 3.2. Apocalipse: Ap 1.7; 3.11; 22.20.

Expectativa Fosse a mesma hoje, assim como foi no pela Volta perodo do NT. de Cristo
Expectativa Se no houver, alguma coisa de muito errado est pela Volta acontecendo (Lc 12.45) de Cristo

Admitamos

que a igreja vive luz dessa expectativa, surge um problema quando se comea a perguntar quando ser a volta de Cristo (parousia). Alguns chamam isso de Atraso na Parousia (Albert Schweitzer). Para eruditos do NT Jesus, Paulo e toda a Igreja Primitiva aguardavam a volta de Cristo para muito em breve. Esses eruditos afirmam que Cristo e Paulo estavam enganados, pois Cristo no veio logo, nem ainda retornou

Albert Schweitzer para ele Jesus esperava que a Parousia e a vinda do reino escatolgico ocorresse antes de os discpulos terem terminado sua jornada de pregao pelas cidades (Mt 10.23); Quando os discpulos voltaras e nada tinha acontecido, Jesus percebeu seu engano. Este foi o primeiro atraso. Ento Jesus comeou a pensar que ele teria de trazer o Reino atravs de seu prprio sofrimento e morte. Mas at nisso ele se enganou, ento morreu como um homem completamente desiludido.

Alm de Albert Schweitzer, outros eruditos como: Fritz Buri e Martin Werner, defendem essa corrente, que conhecida como Escatologia consistente. Para essa escola, Jesus se enganou no apenas do tempo de sua Parousia, mas tambm acerca de todo o ambiente escatolgico no qual ele situou o Reino. Em outras palavras: no haver Parousia ou Reino escatolgico futuro. Toda a histria do cristianismo torna-se uma desescatologizao do cristianismo.

Defendem que em vez de um breve nterim entre as duas vindas de Cristo, a Igreja agora se v numa longa linha de continuidade histrica. Werner um dos defensores dessa corrente defende que vivemos agora no vcuo criado pelo atraso da Parousia, que preenchido pela histria do dogma cristo. Dizem: No aguardamos nenhuma Segunda Vinda; Esse conceito , no integrante da f crist e, portanto, deve ser simplesmente abandonado.

Paulo ensinou que, embora o tempo da Segunda vinda seja incerto, o fato dessa vinda certo; O crente deveria viver numa expectativa constante e alegre da volta de Cristo; Embora ele no conhea o tempo exato em que ela vai ocorrer, o crente sempre deveria estar pronto para ela. No podemos acusar o apstolo Paulo de ter feito um erro de julgamento acerca do tempo da volta de Cristo.

1Co 7.29 escassez do tempo; Rm 13.11 proximidade do dia; Fp 4.5 o Senhor est perto; Rm 16.20 Deus logo esmagar a Satans sob os ps de seu povo; Hb 10.37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem vir e no tardar; Tg 5.8 Proximidade da Vinda do Senhor e tambm que o Juiz est s portas; 1Pe 4.7 o fim de todas as coisas est prximo; Ap 1.1 mostrar as coisas que em breve acontecero; Ap 2.20 Venho sem demora.

Declaraes como essas no devem ser interpretadas como uma tentativa de estabelecer uma data para a Parousia; Para os escritores do NT, a proximidade dessa no tanto cronolgica quanto uma proximidade da histria da salvao. As bnos da era atual so o penhor e garantia de bnos maiores por vir. A primeira Vinda de Cristo garante a certeza da sua Segunda Vinda. Pelo fato de a volta de Cristo ser to certa, num sentido ela est sempre prxima

A escatologia inaugurada e a escatologia futura, portanto, esto bem juntas na conscincia do crente. A primeira no apenas garante a segunda, mas, porque a primeira j veio, a segunda est sempre prxima na expectativa do crente.

Esta

passagem do NT sugeri atraso na Parousia; Porm, um olhar mais cuidadoso elucidar que o texto trata no de uma pergunta levantada por crentes ansiosos, mas por zombadores que estavam tentando desacreditar a Palavra de Deus. Pedro responde satisfatoriamente nos versculos 8 e 9. Ou seja, Deus no est protelando a volta de Cristo, mas esperando, para melhor revelar o seu amor, sua compaixo e pacincia

Crticos

do cristianismo dizem que essa expectativa leva a um tipo de alienao improdutiva; Alm disso afirmam que uma espera passiva pela vida por vir, a uma negligncia de nossas responsabilidades nesse mundo atual. Hoekema discorda e baseado em Hermaman Ridderbos afirma que o motivo escatolgico, a conscincia da vinda do Senhor como algo prximo, tem significado positivo e no negativo para a vida no presente.

Incentivo

para um viver santo Rm 13.12-14; Tt 2.11-13; 1Pe 1.13-15; 2Pe 3.11-12; 1Jo 3.2-3). Portanto, nossa expectativa pela Segunda Vinda deve afetar a qualidade da nossa vida. A manifestao futura do nosso Senhor deve nos levar a ser fiis comisso que Deus nos deu, assim como Timteo o fez (1Tm 6.14). Se continuarmos em Cristo, devemos estar confiantes e sem ter do que nos envergonhar quando ele aparecer (1Jo 2.28).

Hoekema

termina o dcimo captulo afirmando que: Nossa expectativa pela volta do Senhor, deveria ser um incentivo constante para viver para Cristo e para o Reino, e para buscar as coisas que so l do alto, no as que so aqui da terra. Mas o melhor modo de buscar as coisas l de cima estar ocupado com o Senhor aqui e agora.

Potrebbero piacerti anche