Sei sulla pagina 1di 6

Efeitos da Radiao Ionizante sobre a sade humana

O cncer considerado por muitos, um efeito primrio da exposio radiao. Geralmente, o processo natural do organismo controla a taxa em que as clulas crescem e so substitudas, reparando o tecido danificado. O dano pode ocorrer no nvel celular ou molecular, quando o controle do crescimento rompido, permitindo o aumento descontrolado de clulas cancerosas, uma vez que a radiao ionizante tem a habilidade de quebrar os elos qumicos dos tomos e molculas, produzindo um potente carcingeno (U.S. EPA, 2004). A radiao pode tambm causar alteraes no DNA. O processo que assegura o reparo da clula produz uma cpia perfeita da clula original. As alteraes no DNA so denominadas de mutaes. Algumas vezes o corpo falha no reparo dessas mutaes ou mesmo cria mutaes durante este reparo. As mutaes podem gerar efeitos teratognicos ou genticos (U.S. EPA, 2004). A exposio aguda se refere a altos nveis de radiao em curto espao de tempo. Diferentemente do que ocorre com o cncer, de modo geral, os efeitos agudos sade decorrentes da exposio radiao aparecem rapidamente. Os sintomas incluem: nuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele, ou diminuio da funo orgnica. Pacientes tratados com radiao freqentemente experimentam os efeitos agudos, devido exposio em altas doses. A radiao pode ainda causar envelhecimento precoce ou mesmo a morte. (U.S. EPA, 2004). 1. Carcinogenicidade A radiao X e Gama foram classificadas no Grupo I pela Agncia Internacional de Pesquisa em Cncer (IARC), ou seja, com evidncia epidemiolgica suficiente para carcinogenicidade em humanos e em animais (IARC, 2000, 1999).

2. Fatores a serem considerados na relao entre radiao e cncer O risco de cncer decorrente da exposio a raios X ou gama depende da dose, da durao da exposio, do sexo, da idade em que se deu a exposio e de outros fatores como, por exemplo, a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos carcinognicos da radiao (IARC, 2000). Estes efeitos tm sido estudados intensivamente em populaes humanas. Em epidemiologia, associaes entre exposio e doena so freqentemente aceitas como causais quando h consistncia com outros estudos, plausibilidade biolgica, e quando a magnitude da associao forte. Outra questo importante a existncia de um gradiente dose-resposta, ou seja, quanto maior a dose (a exposio) maior o desfecho (n de casos, taxa, etc). Tais critrios so satisfeitos em relao radiao ionizante e o cncer. Em sobreviventes de Hiroshima e Nagazaki, expostos radiao gama e acompanhados ao longo de 45 anos aps a exposio, o efeito dose-resposta tem sido observado para vrias localizaes primrias de cncer, como leucemia, cncer de mama e outros tipos de cncer, uma vez que a dose individual recebida pde ser estimada com acurcia significativa. (IARC, 2000). 3. Raios X, gama Casos de leucemia e de outros tipos de cncer tem sido observados em pacientes tratados com raios X e gama. Evidncia importante dessa relao foi relatada em estudo realizado em mulheres com cncer cervical, de 15 pases, submetidas a tratamento com radioterapia. Foi observado tambm no Canad e nos EUA um aumento de cncer de mama em pacientes submetidas ao tratamento para tuberculose, com fluoroscopia e com raios X de trax. Segundo a Agncia Internacional de Pesquisa em Cncer (IARC), existem mais de 100 estudos que relacionam a exposio radioterapia e excesso de casos de cncer. Indivduos expostos a altas doses de radiao apresentam um risco cinco vezes maior para leucemia e cncer de tireide em relao aos no expostos e o dobro do risco para cncer de mama quando a exposio ocorreu antes da menopausa (IARC, 2000).

As outras localizaes primrias de cncer relacionadas exposio a raios X ou gama, descritas pela IARC, so os de estmago e clon. Em altas doses, pode-se observar ainda cncer sseo, de tecidos moles, do reto, colo de tero e pele. A leucemia linfoctica crnica (LLC) no tem sido relacionada exposio a raios X ou (IARC, 2000). 4. Nutrons Ainda no h dados epidemiolgicos adequados para avaliar se os nutrons so carcinognicos em humanos, embora a IARC os tenha classificado como carcinognicos, grupo 1, tendo por base, entre outras consideraes, evidncias suficientes para carcinogenicidade em animais (IARC, 1999). Exposio Ocupacional Indivduos que trabalham na indstria nuclear ou prximos a equipamentos que emitem radiao (por exemplo: em instituies mdicas ou em laboratrios), esto expostas radiao ionizante (IARC, 2000, CNEN, 2005). A mdia anual de dose efetiva de Raios X e gama provenientes de fontes naturais de 0,5-5,0 mSv. Em pases desenvolvidos, os procedimentos mdicos resultam em uma dose efetiva anual de 1-2 mSv, dos quais 2/3 so devidos a diagnsticos utilizando radiografias. A dose efetiva anual para trabalhadores monitorados varia de 1-10 mSv (IARC, 2000). Medidas de controle A minimizao dos efeitos da radiao nos trabalhadores deve ser iniciada pela avaliao de risco, pelo correto planejamento das atividades a serem desenvolvidas, pela utilizao de instalaes e de prticas corretas, de modo a diminuir a magnitude das doses individuais, o nmero de pessoas expostas e a probabilidade de exposies acidentais. Devem ser previstas a adoo da e Equipamentos de Proteo Coletiva (ECP) e de Proteo Individual (EPI), observando a otimizao destas protees pela elaborao e execuo correta de projeto de instalaes laboratoriais, na escolha

adequada dos equipamentos e na execuo correta dos procedimentos de trabalho (NuBio/Fiocruz, 2005). Algumas medidas de controle que podem ser adotadas para reduzir a exposio ocupacional, conforme descritas pela Organizao Internacional do Trabalho (OIT, 1974) e pela Fundao Oswaldo Cruz (NuBio/Fiocruz, 2000), so: - Reduzir do nmero de trabalhadores expostos, a durao e os nveis de exposio; - Informar aos trabalhadores sobre os riscos a que esto expostos; - Monitorar o local de uso de radiao sistematicamente, bem como seu entorno; - As reas de trabalho devero ser delimitadas e monitoradas (vigilncia); - A selagem adequada dos equipamentos deve ser monitorada; - O acesso ao local de uso de radiao deve ser limitado; - Os trabalhadores devero utilizar equipamentos de proteo individual (EPI); - Recomendar e garantir a higienizao de mos e antebraos antes e aps o manuseio de materiais radioativos; - Os efluentes contaminados com elementos radioativos devem ser tratados conforme a legislao vigente; - Desestimular e coibir o uso de roupas de proteo em locais pblicos. Legislao A Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na Resoluo de 17 de dezembro de 2004, publicada em Dirio Oficial da Unio (D.O.U. 06/01/2005), descreve as Diretrizes Bsicas de Radioproteo. Nesta resoluo pode se encontrar a limitao de dose individual (dose efetiva e dose equivalente) e monitoramento da avaliao da exposio ocupacional. Das Definies A Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN, 2005) e o Instituto de Radioproteo e Dosimetria (IRD, 2003) apresentam algumas definies importantes para uma melhor compreenso do tema.

Atividade A unidade de medida no Sistema Internacional desta grandeza o becquerel (Bq), com valor de 1 / 3,7.1010 curie (Ci). A atividade definida pela relao dN/dt, onde dN o valor mdio do nmero de transies nucleares de um estado de energia e dt um intervalo de tempo. Dose absorvida - A unidade de medida no sistema internacional (SI) o gray (Gy); 1 Gy = 100 rad. expressa pela relao dE/dm, onde dE a energia mdia depositada pela radiao em um volume elementar de matria de massa dm. Dose equivalente (ou simplesmente dose) - A unidade de medida de dose no sistema internacional (SI) o sievert (Sv); 1 Sv = 100 rem. expressa pela relao H = D x Q, onde D a dose absorvida num ponto de interesse e Q um fator de qualidade que leva em conta o efeito biolgico dos diferentes tipos de radiao, estando tabelado em publicaes tcnicas do ramo. Dose efetiva - A unidade de medida de dose no sistema internacional (SI) o sievert (Sv); 1 Sv = 100 rem. o somatrio das doses equivalentes causadas por irradiao externa e contaminao interna, levados em considerao os diferentes pesos atribudos aos diversos rgos ou tecidos, tabelados em publicaes tcnicas do ramo. Contaminao radioativa - presena indesejvel de materiais radioativos em pessoas, objetos, meios ou locais. Exposio mdica - exposio radiao ionizante decorrente de diagnstico ou tratamento mdico. Exposio ocupacional (ou de rotina) - exposio radiao ionizante decorrente das atividades em condies normais de trabalho. Fonte de radiao - aparelho ou material que emite ou capaz de emitir radiao ionizante. Fonte radioativa selada - fonte radioativa encerrada em cpsula selada, ou ligada totalmente o material inativo envolvente, de tal forma que sua disperso em condies normais e severas de uso seja impedida. 43

Monitorao radiolgica - medies de grandezas relativas radioproteo para fins de avaliao e controle das condies radiolgicas das reas de um servio mdico ou do meio ambiente, de exposies ou de materiais radioativos e materiais nucleares. Radioativo - qualidade do material, substncia ou fonte emissores de radiao ionizante. Radiologia mdica/odontolgica especialidade que emprega radiaes ionizantes para fazer diagnstico atravs de imagens radiolgicas e/ou radiografias. Radionucldeo - material radioativo. Radioproteo (ou proteo radiolgica) - conjunto de medidas que visam proteger o homem e seu meio ambiente contra possveis efeitos indesejveis causados pela radiao ionizante, baseado em princpios bsicos aceitos internacionalmente. Radioterapia - especialidade mdica em que so feitos tratamentos empregando radiao ionizante proveniente de fontes radioativas seladas, de equipamentos de raios X ou de aceleradores de partculas. Rejeito radioativo - qualquer material resultante de atividades humanas cuja reutilizao seja imprpria ou no previsvel e que contenha radionucldeos em quantidades superiores aos limites de iseno estabelecidos na norma CNEN-NE6.05, ou em outra que venha a substitu-la.

Potrebbero piacerti anche