Sei sulla pagina 1di 14

Meios de Transmisso de Dados

O meio de transmisso de dados serve para oferecer suporte ao fluxo de dados entre dois pontos. Computadores em rede ficam interligados por meio de fios eltricos, fibras pticas, ondas de rdio ou raios de luz e nas redes com fio, pode-se utilizar o par tranado ou cabo coaxial.

Cabo de Par Tranado

O cabo de par tranado formado de pares de fios entrelaados, separados por material isolante, que normalmente so recobertos por uma proteo de PVC (Poly Vinyl Chloride). Cada par constitui um condutor positivo (normalmente um fio de cor laranja, verde, azul ou marrom) e negativo (normalmente de cor branca), que ao serem dispostos como esto geram um campo eletromagntico que faz o papel de barreira contra interferncias externas, reduzindo a diafonia (rudos provocados pelos sinais eltricos que trafegam em sentidos opostos).

Par Tranado

Em redes de computadores encontramos trs tipos de cabos de par tranado, que so classificados quanto sua amperagem: nvel 3 (para redes de at 10 mbps, padro 10BaseT para redes Ethernet), nvel 4 (16 mbps, padro 16BaseT, pouco utilizado) e nvel 5 (100 mbps, padro 100BaseT). O primeiro mais comum, sendo o mais indicado para a maioria das instalaes, como LANs que interligam salas de aula e escritrios. O conector utilizado em redes de computadores baseadas no cabo de par tranado o RJ-45 (similar ao conector RJ-11, de aparelhos telefnicos), macho para os segmentos de par tranado e fmea para as placas de rede. Este conector possui oito pinos internos: T2, R2, T3, R1, T1, R3, T4, R4, sendo que em redes que operam com uma taxa de at 10 mbps so utilizados os conectores T2, R2, T3 e R3, logo ser necessrio um cabo com dois pares de fios (nvel 3). Em redes de 100 mbps utilizamos os oito conectores, e quatro pares de fios (nvel 5). O cabo de par tranado economicamente mais vivel do que o cabo coaxial, e sua instalao tambm mais fcil. Essas vantagens associadas a sua predisposio contra rudos internos e/ou externos torna cada vez menos popular a implementao de cabos coaxiais nas redes locais, principalmente em redes padro Ethernet (a qualidade de transmisso depende muito do material condutor, sendo o cobre o mais indicado). Redes cliente-servidor j no utilizam cabos coaxiais, mesmo porque HUBs com conectores BNC fmea esto gradativamente saindo do mercado. O HUB um equipamento necessrio em redes cliente-servidor, e mesmo em redes ponto-a-ponto baseadas em cabos de par tranado, que concentra todos os segmentos da rede. por isso que no existem conectores de terminao para este tipo de cabo, cabos coaxiais necessariamente no precisam de um concentrador, os de par tranado sim.

Cabo de Par Tranado no Blindado (UTP)

Geralmente combina quatro tipos de pares de fios dentro da mesma capa externa. Cada par tranado com um nmero diferente de voltas por polegada. Esse tranamento evita o rudo eltrico dos pares adjacentes e de outras interferncias do meio. Embora ele parea externamente com os cabos de telefone, estes no servem para transportar dados.

Velocidade e Fluxo: Rpido o Bastante Custo Mdio por N: O Mais Barato Mdia e Tamanho do Conector: Pequeno Comprimento do Cabo: Curto

Cabo de Par Tranado Blindado (STP)

A maioria dos Cabos de Par Tranado Blindado (STP - Shielded Twisted Pair) utilizam um encapsulamento de PVC , o que, no entanto, no indicado em instalaes prximas dutos de ar, j que este material emite gases txicos quando inflamado (nesses casos outro material deve ser utilizado, normalmente teflon). Usado apenas para especificaes das redes locais Token-Ring, utiliza um tecido de cobre tranado, um envoltrio metlico entre e em volta dos pares de fios, para oferecer alto grau de proteo contra corrente eltrica externa.

Velocidade e Fluxo: Rpido o Bastante Custo Mdio por N: O Mais Barato Mdia e Tamanho do Conector: Pequeno Comprimento do Cabo: Curto

Em redes de computadores encontramos trs tipos de cabos de par tranado, que so classificados quanto sua amperagem: nvel 3 (para redes de at 10 mbps, padro 10BaseT para redes Ethernet), nvel 4 (16 mbps, padro 16BaseT, pouco utilizado) e nvel 5 (100 mbps, padro 100BaseT). O primeiro mais comum, sendo o mais indicado para a maioria das instalaes, como LANs que interligam salas de aula e escritrios.

O conector utilizado em redes de computadores baseadas no cabo de par tranado o RJ-45 (similar ao conector RJ-11, de aparelhos telefnicos), macho para os segmentos de par tranado e fmea para as placas de rede. Este conector possui oito pinos internos: T2, R2, T3, R1, T1, R3, T4, R4, sendo que em redes que operam com uma taxa de at 10 mbps so utilizados os conectores T2, R2, T3 e R3, logo ser necessrio um cabo com dois pares de fios (nvel 3). Em redes de 100 mbps utilizamos os oito conectores, e quatro pares de fios (nvel 5). O cabo de par tranado economicamente mais vivel do que o cabo coaxial, e sua instalao tambm mais fcil. Essas vantagens associadas a sua predisposio contra rudos internos e/ou externos torna cada vez menos popular a implementao de cabos coaxiais nas redes locais, principalmente em redes padro Ethernet (a qualidade de transmisso depende muito do material condutor, sendo o cobre o mais indicado). Redes cliente-servidor j no utilizam cabos coaxiais, mesmo porque HUBs com conectores BNC fmea esto gradativamente saindo do mercado. O HUB um equipamento necessrio em redes cliente-servidor, e mesmo em redes ponto-a-ponto baseadas em cabos de par tranado, que concentra todos os segmentos da rede. por isso que no existem conectores de terminao para este tipo de cabo, cabos coaxiais necessariamente no precisam de um concentrador, os de par tranado sim.

Cabo Coaxial

O cabo coaxial constitudo de dois condutores dispostos axialmente (na forma de eixo), separados entre si e envoltos por material isolante. O condutor interno, mais rgido, feito de cobre e pode ser torcido ou slido (o condutor slido mais indicado em redes locais, j que os dados fluem com mais facilidade num meio homogneo). O condutor externo uma malha metlica que, alm de atuar como a segunda metade do circuito eltrico, tambm protege o condutor interno contra interferncias externas (campos eletromagnticos estranhos). Quando esta malha externa feita de alumnio o cabo coaxial dito cabo coaxial grosso (especificao RG-213 A/U), ou de banda larga, pois possui uma resistncia de 75 ohms, transmitindo dados numa

velocidade de at 10 mbps (megabits por segundo) freqncia de 10 ghz (gigahertz). Os cabos coaxiais de banda larga obedecem ao padro 10Base5, e so muito utilizados em circuitos internos de TV. Este tipo de cabo indicado para instalaes externas, como aquelas que fazem a conexo de redes de computadores situadas em diferentes prdios num mesmo campus universitrio. Se a malha externa for de cobre a resistncia obtida de 50 ohms, o que permite a transmisso de dados velocidade de 10 mbps a uma freqncia de 2 ghz. Este cabo chamado de cabo coaxial fino (especificao RG-58 A/U), ou cabo coaxial de banda base. Este tipo de cabo obedece ao padro 10Base2, sendo utilizado em redes padro Ethernet com baixo escopo de atuao. Existem cinco tipos de conectores para serem utilizados com cabos coaxiais em redes de computadores: conector BNC, padro macho para as pontas do cabo coaxial e fmea para as placas de rede (que, ao serem instaladas, atrelam as estaes de trabalho rede); conector BNC tipo "T", liga dois conectores BNC macho (dois segmentos de cabo coaxial, cada um com destino a uma outra estao) ao conector BNC fmea da placa de rede, logo formado de duas entradas (BNC fmea) e uma sada (BNC macho); conector BNC tipo "I", que serve para ligar as extremidades de dois segmentos de cabo coaxial, muito utilizado para aumentar a distncia entre um n e outro; conector Transceiver (ou conector "Vampiro") que serve para ligar um cabo coaxial grosso estao; e finalmente conector BNC de terminao, ou simplesmente terminador, que deve ser colocado na extremidade final localizada no ltimo segmento de rede. Uma ateno especial deve ser dada este ltimo conector. Numa rede padro Ethernet os dados trafegam serialmente atravs de uma linha nica de dados, linha esta hora formada pelos segmentos de cabo coaxial, hora pelos conectores que fazem a ligao destes com as placas de rede ou entre si. De modo a evitar que um sinal seja refletido de volta ao se chocar na extremidade da rede, utilizamos os terminadores, que "absorvem" os sinais para um perfeito casamento de impedncia. Esses terminadores podem ser de 50 ou 75 ohms, variando de acordo com o cabeamento. Os cabos coaxiais possibilitam uma taxa de transferncia de at 10 mbps, e se forem instalados adequadamente oferecem uma boa resistncia contra interferncias externas, ou rudos (EMI - Eletromagnetic Interference, Interferncia Eletromagntica; RFI - Radiofrequency Interference, Interferncia de Radiofreqncia). No obstante, o seu processo de instalao mais complicado e tambm tem custo elevado.

Velocidade Rpido

Fluxo:

Muito

Custo Mdio por N: No muito Caro Mdia e Tamanho do Conector: Mdio Comprimento do Cabo: Mdio

Fibra ptica

O inventor da fibra ptica foi um indiano chamado Narinder Singh. Na dcada de 60 as fibras pticas tiveram aplicao prtica devido ao aparecimento dos LEDs, fontes de luz de estado slido - inclusive a luz do tipo laser. As fibras pticas comearam a ser fabricadas comercialmente em 1978 e nos anos 80 elas foram substituindo os cabos coaxiais. No Brasil o uso da fibra ptica foi iniciado com a implantao dos backbones (conexo de grande porte, espinha dorsal na qual se ligam diversas redes). O cabo de fibra ptica possui um filamento condutor interno feito de substncia derivada de material vtreo ou plstico, revestida por um material com baixo ndice refratrio, normalmente silicone ou acrilato. Podemos ter um agrupamento de fibras envoltas por gel, encapsuladas num revestimento secundrio de nilon e, finalmente, uma capa externa de PVC. A tecnologia empregada em cabos de fibra ptica muito complicada se comparada com a que empregada em cabos coaxiais. Seu custo de produo ainda elevado, e sua instalao tambm requer a utilizao de equipamentos sofisticados. Por isso, a fibra ptica no to empregada em redes locais como o cabo coaxial ou o cabo de par tranado. Dois problemas oferecidos: a conexo com a fibra ptica ponto-a-ponto, no podemos "espetar" um novo segmento de rede a um que j existe, como se faz com cabos coaxiais; o cabo de fibra ptica tambm no pode apresentar uma curvatura intensa, primeiro porque ele quebra com facilidade, e segundo porque o sinal emitido poderia chocar-se com a superfcie do revestimento e ser refletido, interferindo na transmisso. Os dados trafegam pela fibra ptica, como o prprio nome indica, na forma de sinais luminosos que so gerados ou por tecnologia laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) ou por um diodo emissor de luz (LED - Light Emissor Diode). Tirando o alto custo e a dificuldade de instalao (os repetidores de sinal devem ser colocados numa faixa que pode ir de dois a cem quilmetros, de acordo com as especificaes) a fibra ptica apresenta, na prtica, uma srie de vantagens com relao ao cabo coaxial e cabo de par tranado. Primeiro a velocidade de transmisso, conseguimos

taxas de at 16 tbps (terabits por segundo, ou 16 trilhes de bits por segundo), operando freqncias de at 800 terahertz. Outra vantagem a economia de espao (nesse aspecto a fibra ptica facilita o processo de instalao). Um cabo de um centmetro de dimetro pode comportar 144 fibras, possibilitando at oito mil conversaes simultneas em ambos os sentidos de transmisso. Por ltimo, a fibra ptica totalmente imune s variaes eletromagnticas externas, o que torna a transmisso altamente confivel. Ambientes sujeitos a uma variao extrema de rudos EMI e/ou RFI requerem a implementao de redes de computadores baseadas em fibra ptica. A tendncia atual que nos prximos anos ocorra uma queda brusca de preos nas tecnologias envolvidas com este tipo de cabeamento.

Velocidade e Fluxo: O mais rpido possvel Custo Mdio por N: O mais caro Mdia e Tamanho do Conector: Muito Pequeno Comprimento do Cabo: Muito Longo

Via Satlite

H mais de quatro dcadas utilizam-se satlites em sistemas de comunicao. Os satlites de comunicao foram os primeiros satlites utilizados comercialmente, para prover servios de transmisso principalmente de rdio, TV, telefonia e dados. Sendo a sua utilizao em sistemas de radiodifuso de televiso a aplicao mais comum. No entanto, o seu uso em comunicao de dados

tambm no uma aplicao muito recente, j que desde o incio da Internet as primeiras conexes intercontinentais usavam enlaces de satlites.

Podemos classificar os satlites quanto sua rbita em:

GEOS - Geostationery Earth Orbit Satelities

Em sua grande maioria os satlites usados comercialmente so do tipo GEOS. Os satlites desta classificao so denominados satlites geoestacionrios. Eles so colocados em uma rbita denominada rbita dos Satlites Geoestacionrios OSG. A OSG uma rbita circular, equatorial e direta, ou seja, sua velocidade de translao igual de rotao da Terra, e deve ter uma altitude de aproximadamente 36.000 Km. Nesta rbita, para os olhos de um observador na terra, o satlite parece fixo no espao.

LEO - Low Earth Orbit Satelities

Os LEOS so satlites localizados mais prximos da Terra e, portanto movem-se em relao mesma. Esse tipo de satlite utilizado em aplicaes de auxlio navegao, sensoriamento remoto e militares e comunicaes mveis onde no se exige que a rea de cobertura seja fixa. Como exemplo pode-se citar o Sistema Globalstar, para servios de voz, dados, paging, correio eletrnico, composto de 48 satlites em oito rbitas a 1.410 Km.

MEO - Medium Earth Orbit Satelities

Na busca por valores intermedirio para os parmetros de latncia e rea de cobertura, surgiram os satlites MEO, como um meio termo entre os GEOs e o LEOs. Operam na altitude de 10000 a 20000 Km. A maioria dos projetos para uso dos satlites LEO / MEO est prevista para operar apenas dentro de alguns anos. Temos como exemplo o Sistema Teledesic financiado por Bill Gates, Motorola, entre outros, com previso para incio das operaes em 2005.

A internet via satlite j realidade no Brasil. O uso de satlites em solues de acesso a Internet para usurios finais uma aplicao relativamente recente, mas muitos estudos e investimentos tm sido feitos, principalmente no sentido de adaptar a tecnologia de comunicao via satlite, criada para radiodifuso, interatividade tpica das aplicaes cliente servidor da Internet. Outra adaptao foi feita no protocolo TCP, j que na sua concepo original no foi considerado a sua utilizao em sistemas de latncia muito elevada, especialmente com taxas de erros e perdas de pacotes substanciais, fatores presentes na comunicao via satlite.

Infravermelho

Um outro tipo de meio de transmisso sem fio baseia-se na luz infravermelha. Funciona basicamente como o sistema de comunicao utilizando fibra tica, porm o feixe transmitido atravs do espao livre (ondas luminosas) ao invs da fibra de vidro. O sinal convertido em formato digital e transmitido pelo espao livre.

As tecnologias classificadas como enquadram-se nas seguintes categorias: Ponto a ponto Broadcast

transmisso

infravermelha

Benefcios da tecnologia de comunicao infravermelha : Velocidades do canal completo Fcil instalao Segurana Compatibilidade com interfaces de cobre e fibra Baixo custo Ambientes internos e externos Latncia zero a distncia Transparncia a redes ou protocolos Baixa manuteno Disponibilidade operacional de 99,9%

Rdio Freqncia

A transmisso de sinais via rdio frequncias (RF) um assunto que deveria ser dominado por todo profissional que desenvolve trabalhos na rea de segurana ou investigao. Afinal, estes profissionais deveriam saber diferenciar entre uma transmisso UHF de uma VHF ou mesmo de uma em VLF. Pois, frequentemente fazemos uso de equipamentos que se utilizam de transmisses RF como celulares, rdios comunicadores, escutas ambientes e micro cmeras, s para dar alguns exemplos. Transmisses de rdio frequncias so aquelas cujo canal de transmisso o ar. As ondas de rdio viajam como as ondas do mar. O sinal pode ser refletido em paredes, enviando mltiplos e algumas vezes verses distorcidas do mesmo sinal para o usurio, causando interferncia ou outras formas de recepes pobres ou distorcidas. Rdio transmissores so sujeitos a interferncia devido a: relmpagos, reflexes em prdios ou outras superfcies, ou transmisses ou freqncias adjacentes. O resultado uma freqncia pobre ou uma transmisso de dados truncada gerando a necessidade de repetir informao para estar certo que ela foi recebida. Transmisses de rdio podem se sobrepor, possibilitando que duas conversaes sejam ouvidas ao mesmo tempo.

E, ao contrrio do que podem pensar alguns, esses canais so finitos. Logo, preciso regulamentar seu uso ou seria o caos fazer uso de equipamentos transmissores de RF. Uma conseqncia desta regulamentao

que algumas frequncias RF so de uso restrito, tal como acontece com as freqncias usadas por algumas polcias e pelas Foras Armadas. Os transmissores de udio via rdio freqncias, mais comuns, podem ser divididos, quanto banda de transmisso, em basicamente trs grupos.

Os que transmitem em VLF (do ingls, Very Low Frequency, que quer dizer frequncia ultra baixa). Os que transmitem em VHF (do ingls Very High Frequency, que quer dizer frequncia muito alta) Os que transmitem em UHF (do ingls Ultra High Frequency, que quer dizer frequncia ultra alta).

As transmisses em VLF so as mais indicadas para quem tem preocupao em despistar o servio de contra inteligncia do ambiente alvo, pois poucas equipes contam com equipamentos para escaneamento destas frequncias. Todavia, o alcance destes sinais geralmente no ultrapassam o limite de 50 mts, em funo das caractersticas das ondas de VLF que so mais longas que as de VHF e as de UHF. Isto sem falar na dificuldade deste sinal em transpor algumas barreiras fsicas. Dentre os transmissores com maior alcance (VHF e UHF) os que transmitem em UHF costuma ser mais baratos que os que transmitem em UHF. Contudo os sinais de VHF tm a desvantagem de terem um sinal menos seguro, pois podem ter seu sinal interceptado por rdios FM comuns. Alm do qu, sinais de VHF tm um alcance limitado quando comparados com os sinais UHF, pois tm mais dificuldade em transpor barreiras fsicas como paredes, tetos e pisos. Embora o alcance dos sinais UHF possam ser bem maiores em comparao aos sinais de VLF. J os sinais transmitidos em UHF, cujas ondas so menores, tm maior facilidade em transpor barreiras fsicas, o que na prtica pode soar como um alcance maior do sinal. Outra vantagem do sinal UHF a segurana do sinal, pois preciso se ter um equipamento especial para interceptar estes sinais, diferentemente do sinal VHF que pode ser interceptado por um rdio AM/FM comum.

Especializao em redes de Computadores e Comunicao de Dados/2005 Alunos : Rbia Scrcaro e Danilo Saturino

Referncias www.transmissaowireless.tripod.com.br www.diegocanto.vilabol.uol.com.br/meiosdetransmissao.htm www.uem.mz/chess/r_meio2.htm wwww.penta2.ufrgs.br/Eunice/m_trans.html

Potrebbero piacerti anche