Sei sulla pagina 1di 5

Inveja Uma das causas mais influentes em nossa infelicidade na vida a Inveja.

. Todavia, para entendermos adequadamente este sentimento temos que tentar descobrir a estrutura bsica que o antecede. Somente na reflexo da estrutura-me da inveja que teremos conscincia deste sentimento na nossa vida e poderemos aprender a lidar com ele em nosso comportamento. Qual ser o mecanismo bsico, o mecanismo intelectual que nos move para a inveja? Este mecanismo, responsvel pelos nossos ressentimentos o mecanismo da Comparao. Sem uma profunda meditao sobre o processo comparativo, jamais chegaremos a entender e a avanar no nosso modo de vida, relativamente a este sentimento. Falar da inveja falar sobre a comparao, sobre o processo de nos compararmos com as outras pessoas. Quando ns nos comparamos com os outros e nos sentimos inferiores a eles em algum aspecto, estamos com inveja. No estavos dizendo que todas as vezes que nos comparamos sentimos inveja. Estamos afirmando que nunca poder haver inveja, sem que antes tenha havido uma comparao. A Inveja a vivncia de um sentimento interior sob a forma de frustrao, de tristeza, de malestar, de acanhamento, por nos sentirmos menores do que algum, por nos sentirmos menos do que o outro, por no possuirmos o que o outro possui, por no sermos o que o outro . o desequilbrio ntimo, oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparao que fizemos entre ns e o outro em algum aspecto especfico: - ou nas posses materiais, na casa, no carro, na roupa, no dinheiro ou nas suas qualidades psicolgicas, morais, fsicas, sociais ou espirituais. E como a inveja um desequilbrio entre ns e os outros num processo comparativo, desde cedo nos foram ensinando alguns mecanismos de defesa para este desequilbrio. E nestes mecanismos escondemos de ns o sentimento de inveja e pode at acontecer acharmos que no vivenciamos este sentimento. A Inveja no aparece to claramente assim. Ns nos comparamos com algum, sentimo-nos inferiores a ele e ficamos frustrados. O Processo do Ressentimento muito mais sutil, muito mais encoberto. Um dos mecanismos mais comuns exatamente aquele em que, ao nos sentirmos menores do que os outros, ns nos aumentamos, nos vangloriamos, nos enaltecemos para evitar o mal-estar do desequilbrio. Falamos excessivamente bem das nossas prprias coisas e, ao mesmo tempo, procuramos diminuir o outro atravs de crtica. Quando criticamos algum, quando diminuimos algum, quando ofendemos algum, quando temos necessidade de falar mal de algum, provavelmente estamos nos sentindo inferiores a ele.

Por isso mesmo, que se diz que o arrogante a pessoa que parte do pressuposto de que inferior s outras pessoas. A Inveja a incapacidade de ver a luz das outras pessoas, a alegria, o brilho, a luminosidade de algum, seja em que aspecto for.

A inveja o sentimento daqueles que no encontraram respos tas para a diversidade do mundo e das pessoas. E esta incapacidade de aceitar que as coisas e as pessoas sejam diferentes uma rejeio da sua prpria pessoa como sendo diferente das demais. A inveja a auto-averso por no sermos como os outros so. O que h de negativo na inveja esta auto-rejeio em algum ponto do seu modo de estar na vida, do seu prprio tamanho. Muitas pessoas pensam que inveja quando vemos algo em algum e queremos ter ou ser iguais ao outro. Isto apenas um desejo de aprendizado, apenas um desejo de crescimento. O que caracteriza a inveja uma frustrao conosco mesmos, a tristeza conosco mesmos, a intolerncia com ns prprios por nos sentirmos menores do que os outros. Por outro lado, toda a nossa sociedade baseada na comparao, toda a nossa cultura uma cultura da comparao. A fora elementar, fundamental, do nosso sistema o processo comparativo. A melhor definio para o homem no mais a de um animal racional, mas a do homem como um animal que se compara. O cume do nosso modo de viver, o ncleo de nossa maneira de estar na sociedade o movimento comparativo. Todo o processo social se baseia na comparao. Ns aprendemos, desde muito cedo, a interiorizar esse processo em nosso comportamento. Como tudo relativo, como tudo est em relao, ns perdemos a capacidade de ver as coisas em si mesmas e s cons eguimos entender as pessoas e as coisas em comparao umas com as outras. Vejamos esta interiorizao no nosso processo educativo. Na famlia, por exemplo, todo o processo familiar, todo o acontecimento na famlia vem eivado da mania comparativa. Sempre houve algum na nossa histria familiar que, em um ou outro momento, nos foi apontado como padro ou a quem ns fomos apontados como modelo. imensa a carga de comparao a que somos diariamente submetidos. uma fora to imensa que poucas vezes nos damos conta dela. To imersos estamos nesse processo que, infelizmente, talvez jamais tenhamos refletido sobre esta estrutura que penetrou e continua penetrando todo o nosso jeito de existir na vida. Vamos ver uma outra instituio, a escola. Todo o sistema escolar baseado na comparao. Se acabssemos com a comparao, acabaramos com a escola, pelo menos da maneira como ela existe hoje: primeiro lugar, segundo lugar, ltimo lugar, classes mais adiantadas, classes mais atrasadas, notas, avaliaes. A fora da comparao to presente em nossa vida, que poderamos cham-la de sangue cultural. como se estivesse dentro de ns, como o sangue que corre nas nossas veias. E quem no tiver conscincia deste processo ao qual submetido diariamente em todos os lugares,

em todos os momentos, das mais variadas formas, dificilmente conseguir trabalhar ou sair do seu sentimento de inveja. Provavelmente viver em estados depressivos constantes, com frequentes sensaes de impotncia e inferioridade, em momentos de insatisfao consigo mesmo e sem ao menos perceber e aceitar que existe o trao da inveja.

Alis, este sentimento no caminho da sade psicolgica o mais difcil de ser tratado, porque as pessoas no tm conscincia da sua prpria inveja, das suas mgoas, das suas frustraes em si mesmas. Em outras instituies, na igreja, nas empresas, nos clubes, sempre nos foram dados padres de modelos a seguir, sempre fomos convidados por elas a reforar o caminho da comparao. A sociedade em que vivemos sempre comparativa nos seus vrios instrumentos de transmisso cultural. Nos filmes que assistimos sempre haviam os nossos heris, os nossos padres. Toda propaganda no rdio, no jornal e na televiso em nossa cultura, baseada no processo comparativo, entre ns e os modelos que nos so apresentados. A trama-base de qualquer propaganda, consiste em que olhemos algum no vdeo, por exemplo, com todas as qualidades de riqueza, poder, prestgio, inteligncia, dinamismo, beleza, fora e magnetismo pessoal, que nos comparemos com os ambientes e pessoas apresentadas, que nos sintamos inferiores, magoados e diminudos e, em seguida, -nos apresentada a soluo para resolver aquele mal-estar - a compra de alguns produtos que nos faro iguais aos padres apresentados! No h, pois, dvidas quanto ao nosso envolvimento social na comparao. Aqui, uma questo fundamental se apresenta para nossa reflexo. Se, de um lado, entendemos que a comparao que nos conduz inveja e se, por outro lado, sabemos que todo processo social comparativo e ainda que a comparao uma fora to grande da qual inclusive no nos possvel sair, se o mpeto de nos comparar to imenso, qual seria a maneira de sairmos do sentimento de inveja? Como nos modificarmos relativamente ao sentimento?

Alguns de ns j devem ter tido contato com o jud e aprendido algo a respeito das suas regras bsicas. A sua primeira regra, que d consistncia e significado a esta luta, saber usar a fora do adversrio em seu favor, apoiar-se na fora do adversrio. Em relao a este sentimento, a sada saber usar a fora da comparao em nosso favor e no contra ns, como o caso da inveja, porque os principais prejudicados na inveja no so os outros, mas ns mesmos. o sentimento de rejeio corporal, psicolgica, financeira, social, profissional e espiritual de ns mesmos. Herclito afirmava que os cidados de feso deviam ser todos enforcados pois, movidos pela inveja, diziam: "Ningum deve ser o primeiro entre ns." Pela minha parte, imagino que isto era desnecessrio, pois no conheo outro sentimento que mais nos oprima, que mais nos enforque, do que a prpria inveja.

Invejoso aquele que, ao invs de sentir prazer com aquilo que ele ou com aquilo que tem, sofre com aquilo que no e com aquilo que no tem. E s h uma sada - sabermos usar esse processo comparativo em nosso favor. Acabar com o nosso mpeto, com os nossos impulsos comparativos, no possvel.

Mas qual seria a maneira de usarmos a nossa tendncia comparativa em nosso favor e no contra ns? Existe um tipo de comparao com a qual no estamos acostumados, que normalmente no fazemos e, se a fizermos, ns sairemos fora do processo da inveja: a AutoComparao, a comparao conosco mesmos. Ns sabemos sempre muito bem quanto ganham os nossos vizinhos, os nossos amigos, os nossos parentes, mais jamais fizemos uma anlise do ndice do nosso crescimento nos ltimos anos. Estamos hoje piores ou melhores do que ramos ontem? Em termos sociais, psicolgicos, financeiros, espirituais, estamos melhores ou piores do que estvamos h algum tempo atrs? H uma grande diferena entre a comparao com os outros e a comparao conosco mesmos. Na auto-comparao, fortalecemos o nosso cu, o nosso centro, o nosso ponto de equilbrio. Passamos a nos dirigir de dentro, em funo do que realmente somos e no em funo do que os outros esperam de ns. Ns passamos a ser o nosso nic o ponto fundamental de referncia, passamos a ser donos da nossa prpria vida, pois, quando nos comparamos com os outros, eles so o nosso padro, a nossa referncia, samos para fora do nosso eixo, somos dirigidos de fora. A auto-comparao leva-nos a um fortalecimento interior. Fortalecemos a nossa identidade, reencontramos a ns mesmos, passamos a ser o nosso prprio ponto de apoio. Na outra, na hetero-comparao, ns nos alienamos, perdemos a nossa identidade, e passamos a estar na vida para realizar expectativas fora de ns. E ns fomos acostumados apenas a nos comparar com os outros e no temos feito exerccios de auto-comparao. Da os nossos profundos sentimentos de depresso, de frustrao e de insatisfao na vida.

O processo de comparao com o outro, sem um fortalecimento do nosso Eu atravs da autocomparao, leva-nos a ma forma de desespero, porque sempre haver algum melhor do que ns em algum aspecto, sempre. O mundo o mundo das diferenas. Cada pessoa tem o seu ritmo, o seu jeito, o seu caminho, o seu prprio nvel. No estamos no mundo para sermos mais do que algum, mas apenas para realizar o nosso prprio potencial, para sermos cada vez mais, cada vez melhores, comparados conosco mesmos. Algum poderia perguntar: "Mas o aprendizado no vem de uma comparao, de um padro?" verdade, s podemos aprender com algum fazendo uma comparao, vendo nele o que no somos, o que no temos e procurando imit-lo, crescendo de acordo com aquele padro, mas s quando estamos centrados em ns mesmos atravs da auto-comparao.

Quando o mecanismo da auto-comparao j faz parte do nosso comportamento que nos ser possvel olharmos as outras pessoas, compararmo-nos com elas e aprender com elas, porque a comparao com os outros aprender com eles, Admirao. No fundo de cada sentimento de inveja, existe o sentimento de admirao, mas este s pode desabrochar quando estamos muito centrados no nosso prprio tamanho, se estivermos em postura de agradecimento pelo que j somos, pelo que j temos, porque admirao pelos outros mais a tristeza conosco mesmos, a inveja. O invejoso quando v algum a quem deveria admirar, tende a diminuir essa pessoa. Esta a diferena entre as estrelas e os planetas. Cada estrela de uma grandeza, de um tamanho, como ns, mas tem sua luz prpria, brilha com sua prpria luz. O planeta no tem luz prpria e s consegue brilhar atravs da luz das estrelas. Por isso que amigo aquele que fica alegre com a alegria do seu amigo e no o invejoso, que tenta roubar a luz, a alegria do outro. Mesmo porque no se resolve a inveja, o ressentimento, torcendo pela queda do outro, porque negar as prprias limitaes com as limitaes dos outros no d vida a ningum. S quando formos padro de ns mesmos, reencontraremos a alegria de ser o que somos, de ter o que temos, de viver como vivemos. Somente o exerccio da auto-comparao nos levar auto-aceitao, realizao do nosso prprio tamanho. H cerca de cem anos atrs, um mestre idoso e coberto de honrarias estava morte. Seus discpulos perguntaram: "Mestre, voc est com medo de morrer?" "Estou", respondeu ele. "Estou com medo de me encontrar com o Criador". "Mas, como?!", disse um discpulo. "Voc teve uma vida exemplar. Assim como Moiss, tirou-nos das trevas da ignorncia!". "Voc fez julgamentos justos como Salomo", disse outro discpulo. O Mestre respondeu: - "Quando eu me encontrar com Deus, Ele no vai me perguntar se eu fui Moiss ou se eu fui Salomo. Ele apenas vai me perguntar se eu fui eu mesmo". Antnio Roberto Soares - Psiclogo

Potrebbero piacerti anche