Sei sulla pagina 1di 43

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

JOGO DE BZIOS E IF

Marcos Arino Rio de Janeiro, Brazil Awo If Ogbe Ogunda

18/05/2012

O Material a seguir uma reviso profunda em um texto j publicado sobre Jogo de bzios. Eu modifiquei o ttulo porque o material mudou bastante. Quem j leu o texto anterior recomendo que leia este. . . Uma questo que me incomoda bastante a suposta existncia no Candombl de jogo de bzios baseado em Od. Muitas pessoas dizem e se promovem falando que jogam bzios por Od. Claro que eu sempre acreditei nisso. Contudo depois que tomei contato com If e entendi o que Od e como um orculo por Od e descobri que o Candombl inventou uma fico sofisticada chamada Jogo de Bzios por Od. . No captulo seguinte ser explicado o que Od e s por ler este texto uma pessoal atenta vai perceber que esta explicao no tem nada haver com o que se fala no Candombl e que em funo disso a existncia de um jogo de Bzios por Od improvvel. Sim, se a base esta errada o resto todo tambm vai estar. Esta situao me levou a um desconforto maior, ruiu minha confiana nas coisas que se afirmava com tanta veemncia. Assim, eu passei at mesmo a questionar se seria possvel ter um orculo ligado a If, baseado em bzios e desta forma conectado com runmila (rnml). Tive que voltar a estaca zero e restabelecer primeiro, a minha crena na tese de que podemos ter acesso a If atravs do uso de Bzios. Claro que isto me levou a vrios caminhos como entender o que se fazia no Candombl como Jogo de Bzios e como seria um Jogo de Bzios atravs de Od e If. Este foi um longo caminho e que trouxe todo este trabalho aqui.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

A situao atual do orculo no Candombl


Eu vou voltar a esta questo no fim deste texto, mas fica mais fcil se sintonizarmos a mente de todos no que vamos tratar aqui. O questionamento do Jogo de Bzios por Od s foi possvel devido, finalmente, ao estabelecimento do culto de If no Brasil com a vinda em volume, de Bblwo cubanos e nigerianos e tambm com o consequente surgimento dos primeiros Bblwo brasileiros, iniciados em Cuba, na Nigria e agora aqui mesmo, no Brasil. Antes de If, o Jogo de bzios sempre reinou soberano no Brasil, como orculo oficial do Candombl e referenciado, sem qualquer tipo de critrio, como sendo o orculo de If. Esta supremacia solitria trouxe prestgio, mas, tambm, excesso de liberdade e falta de controle sobre sua prtica. S existia o Candombl como culto de Orix (r) e sendo o Jogo de Bzios o orculo do Candombl, qualquer coisa que se falasse, por fora da falta de uma outra referncia tinha que ser verdade. Com o verdadeiro culto de If funcionando [atualmente] no pas, e trazendo de fato o orculo e o mtodo de If, a posio do jogo de bzios mudou completamente. Sua situao imperial acabou e, s referncias de que se joga por od, que so o supra-sumo da modernidade, perdem todo o sentido no momento em que se percebe que os babalorixs de nada entendem de If e at mesmo o que seja um Od. Com a vinda do verdadeiro culto de If se percebeu a enorme quantidade de besteiras que os Babalorixs falam. Eles se aproveitavam da ausncia de quem tivesse o conhecimento adequado, pois os babalorixs h muito tempo j haviam percebido que eles podiam falar um monte de bobagens e no ter ningum para os contrari-los. Para quem no conhece, este comportamento ocorre em profundidade no culto de Orix, porque, os babalorixs, dominam o conhecimento e no permitem que as pessoas que o cercam aprendam o que eles sabem e o que elas deveriam saber. Mas esse castelo de cartas caiu, seja no culto de Orix como no caso do orculo. Este texto vai abordar o assunto em todos os seus aspectos, seja autenticando o Orculo com os bzios, o ow y mrindlgn como sendo um orculo de If e uma comunicao legtima travs de runmil (rnml), como tambm entendo o que hoje feito do Candombl.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

A questo do culto aos Orix (r)


O surgimento no Brasil, de uma forma quantitativamente significativa, do culto especializado ao orculo, novo no nosso ambiente religioso, deu uma nova dimenso discusso sobre o Orculo no Candombl. Primeiramente temos que lembrar que, mais do que apenas falar sobre um orculo, If um culto diferente do Candombl. um culto especializado e orientado a uma divindade, runmila (rnml), o elerii (lri) pin, testemunho do destino de todos ns. Os sacerdotes de If se dedicam a ser os mensageiros de runmila (rnml), que por sua vez o mensageiro dos Orix (r) e de Oldmar, o Deus supremo, segundo os Yorb. No que pese ser impossvel praticar a religio sem que todos os Orix (r ) estejam envolvidos, conforme j foi explicado, no texto sobre o Od -Ot w, os sacerdotes de If se dedicam exclusivamente a uma nica divindade runmil (rnml) e tudo o que eles fazem gira em torno dele. If runmil (rnml) e tambm o nome do orculo atravs do qual runmil (rnml) fala conosco. Este contexto j gera um grande impacto em relao ao Candombl, que representa um modelo totalmente diferente deste. Aqui no Brasil os Babalorixs (Bblr) se acostumaram a serem os nicos e absolutos representantes da religio africana. O Candombl representa um modelo de centralizao e gesto absolutista. If representa um duplo rompimento desse modelo e dessa forma um duplo desafio convivncia entre ambos. If primeiro desafia o modelo de culto do Candombl e em segundo desafia a primazia da propriedade do Orculo que estava restrita s mos do Babalorixs (Bblr). Existe ainda um agravante, em uma casa de Candombl somente o Babalorix (Bblr) usa o orculo. No existe ningum para confirmar ou discordar dele e somente ele consegue interpretar o prprio Orculo e transmitir as orientaes e definies dos Orix (r ). Em If tudo muito distinto. A consulta ao Orculo feita com toda a transparncia e normalmente mais de um Babalwo participa da consulta, fazendo uma interpretao conjunta do Orculo. O fato de runmil (rnml) ser o elerii (lri) pin e esta funo estar fundamentada na teologia da religio, investe o culto a runmil (rnml) de uma importncia fundamental no que se refere a orculo, ele o orculo por direito da religio e isso pesa muito na viso das pessoas. No Brasil no houve o culto de If na nossa histria afro-religiosa. Esse foi um culto que no veio junto com o culto dos Orixs (r). Alm disso, no foi posteriormente inserido no contexto religioso, como acabou ocorrendo com o culto de eegn. Temos h muito tempo no Brasil, muito bem estabelecido e com qualidade superior a outras tradies da dispora, o culto de Orix (r), atravs do Candombl das naes (nago, ketu, jeje, ijex, hansa, mina, tapa e muitas

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

outras). O culto de eegn, trazido posteriormente, tem se multiplicado, mas no impactou o Candombl. Ele tambm rompe com o modelo do Candombl, com casas exclusivas e sacerdotes dedicado, mas, no contexto religioso, no envolve Orix (r), as casas tem que ser distintas e este culto tambm no influencia no orculo do Candombl. O Candombl uma tradio religiosa baseada em uma matriz teolgica africana. Ele, contudo, no reflete exatamente o que existe na frica porque uma tradio originada atravs da dispora negra. Esse processo, a dispora, criou mais do que uma tradio religiosa, no nosso caso o Candombl, o Batuque, o Xango, mas tambm o Lukumi em Cuba e o Voodoo no Haiti. Todas essas tradies desenvolveram conceitos e prticas prprias. No mudaram a origem, os dogmas da religio, mas, na ausncia de acesso ao dogma original, seja por questes de distncia ou de lngua, tiveram que se virar com o que tinham e sabiam. Isso gerou algumas variaes e simplificaes. Alm disso o sincretismo influenciou diferentemente cada uma dessas tradies. Uma tradio religiosa um movimento muito comum em qualquer religio. No se trata de uma degradao ou desagregao, pelo contrrio, uma especializao, uma melhoria, um formato que atualiza e adiciona riqueza cultural. claro que quando a criatividade demasiada, esse processo pode gerar uma nova religio ou ento uma prtica que se distancia demais da matriz teolgica original, para que possamos cham-la de tradio. Assim, sempre necessrio um certo dogmatismo e fundamentalismo porque seno a religio se perde e acaba ocorrendo um processo igual ao da Umbanda, que no significa nada, em termos religiosos. Atravs desse seu processo de diferenciao, o Candombl reformatou o culto aos Orix (r) nas bases que eram as possveis e tambm nas que eram necessrias para a nossa terra. Um desses aspectos, foi a centralizao do culto todas as divindades em uma s casa, sob um nico teto. Isso tambm levou a termos um sacerdote religioso multifuncional o Babalorix (Bblr). Eu no quero aprofundar esse aspecto antropolgico do Candombl porque isso j esta documentado em fontes especializadas, mas, alguns comentrios so necessrios para o escopo deste assunto. A responsabilidade de um Bblr enorme devido a concentrao de poder e responsabilidades que foi feita pelo Candombl. So atribuies religiosas e civis que se tornam inatingveis para a maior parte das pessoas. Um babalorix tem que administrar um grande conjunto de liturgias e especificidades inerentes s vrias divindades que foram absorvidas. Tem tambm que administrar uma comunidade de membros com funes, aspiraes, expectativas, vaidades e principalmente conflitos.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

O conhecimento que eu tenho do formato Africano, era de que o culto na frica tinha uma total especializao e contexto familiar e de linhagem. O culto era restrito a um grupo de pessoas e um grupo muito discreto de divindades. Os templos eram dedicados a uma divindade e o culto a uma divindade concentrado em vilas e regies. Os sacerdotes eram especializados no culto de sua divindade. Um modelo muito diferente do nosso. Esse modelo original simplificava muito os problemas que Candombl passou a ter. O objetivo no fazer comparaes qualitativas com outras tradies, at porque, o Candombl uma tradio muito bem sucedida e completa, preservando cultos que foram perdidos pelos africanos e com liturgias, oraes e cantos muito mais completos que outras tradies da dispora. Mas, em funo da complexidade reunida no Candombl, temos sim, um problema interno de continuidade da tradio em vista da baixa qualidade da transmisso do conhecimento, da abertura por pessoas incapazes de novas casas e do lixo histrico que representa o sincretismo, mas, isso outro assunto. Existe uma perda de qualidade atravs das sucesses mal feitas e iniciados no instrudos. O processo de sincretismo tambm tem causados danos. A antiga diversidade e riqueza cultural de vrias naes reunidas sob o rtulo de Candombl, se foi e continua ainda se perdendo mais a cada dia, porque a falta de continuidade e transmisso de conhecimento leva as casas a abandonarem uma postura ortodoxa e a seus dirigentes adotarem liturgias e formatos de outras naes, se adaptando ao possvel, preenchendo o que falta no seu conhecimento sobre sua nao com o que encontram disponvel por ai. No podemos negar que podemos tambm justificar isso com outros argumentos. Existe uma facilidade muito grande de contato hoje em dia e isso gera uma forte exposio de formatos com aquele velho sentimento de que a galinha do vizinho sempre mais gorda. Existe uma falta de disciplina no nosso povo em seguir regras e ortodoxia, existe gente que falsifica formao de modo que nunca teve qualquer tipo de transmisso de conhecimento, so imitadores e copiadores por natureza. Um fator adicional que quebrou a unidade e a falta de dedicao na transmisso de conhecimento foi a falta de unidade familiar. A religio na frica era um reflexo da famlia, da descendncia e da sociedade tribal e regional. Aqui no Brasil no havia isso. A dispora e a organizao escravagista acabaram com os laos familiares e tnicos. Aqui, em funo da falta das famlias, cls e linhagens, o Candombl se adaptou a esse ambiente e criou uma hierarquia substituta. Laos religiosos substituram os familiares, ou melhor, criou os laos necessrios no novo contexto social para permitir que uma religio completamente familiar se desenvolvesse. A famlia espiritual e a comunidade religiosa, o Egbe, no foram um

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

acaso, uma convenincia ou uma solidariedade. Foram uma criao necessria para que a prtica religiosa pudesse existir. Mas essa convenincia de criar relaes religiosas substituindo as familiares foi apenas cosmtica. A relao familiar religiosa no se sustenta como legitima porque no existe compromisso ou dedicao em muitas casas em transmitir conhecimento. Alm do mais, os filhos so tratados mais como clientes e os irmos esto muito mais para Abel e Caim. Voltando a questo do modelo do Candombl, a convivncia no mesmo espao fsico e espiritual do culto a muitas divindades de regies e etnias yorb distintas se tornou o padro litrgico no Candombl, substituindo o modelo africano. Isso exigiu adaptao do culto e criou na figura do Babalorix (Bblr) um sacerdote com muito mais responsabilidades. Apesar dessa agregao, If no fez parte desse processo, certamente devido as suas caractersticas muito especializadas. Com isso o Candombl perdeu um ramo de conhecimento importante. Essa uma realidade a encarar, compreender e aceitar uma vez que esse culto era e sempre foi muito distinto do culto aos Orix (r) e seria impossvel ao mesmo ser absorvido pelo Candombl, como se fosse mais uma divindade, mais um Orix (r) e, principalmente, mais uma especialidade para o todo poderoso Babalorix (Bblr). Em Cuba onde existe uma outra tradio da dispora, o Lukumi, que similar ao Candombl em termos de centralizao de divindades, existe o culto If, mas eles permanecem muito distintos. Existe uma convergncia no que se refere a viso de Orix (r) (eles compartilham a viso da dispora cubana), mas so casas que funcionam separadas. Contudo em cuba o orculo dos Lukumi baseado no uso de bzios se manteve muito prximo a If em seu formato. No homogneo, existem variantes mais prximas ou mais afastadas, contudo todas elas so estreitamente compatveis com um orculo de If. Esse modelo de convivncia no se repetiu no Candombl. Incorporar o irunmale (irnmal) runmil (rnml) tambm no foi possvel, at porque o candombl gira em torno do conceito de Orix (r) e runmil (rnml) no pode ser tratado como sendo um Orix (r). Alis, no posso deixar de comentar e criticar, que o Candombl clebre por orixalizar todo o universo cosmognico Yorb. No Candombl os irunmale (Irnmal) so conhecidos, mas funcionalmente, ou melhor teologicamente, ignorados. Todos so substitudos no seu significado por um Orix (r). No Candombl tudo Orix (r). Esse processo no foi devido falta de conhecimento, foi talvez uma simplificao de aprendizado para permitir uma prtica mais pragmtica. A concentrao de poderes e responsabilidades teve um preo. O Candombl no encontrou em sua origem e evoluo o caminho de preservar o conhecimento e o culto teogonia original, junto com a prtica de uma

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

religio voltada para o Orix (r). Ele acabou se tornando muito complexa em funo da juno do culto s muitas divindades em uma s tradio e claro s muitas naes. Esse modelo tambm levou a um outro modelo, o clerical, tendo apenas 1 nica pessoa em cada casa com poderes absolutos e a centralizao da transmisso do ax (a). Isso inclua tambm a manipulao do orculo, que a espinha dorsal de uma casa de Candombl. Tudo, absolutamente tudo, na mo de uma nica pessoa, com pouca e quase nenhuma capacidade ou vontade de dividir isso com outros na mesma casa. No podemos afirmar que essa concentrao de funes foi o modelo inicial. Uma casa deveria ser grande e ter os cargos para que muitos membros dividissem funes e responsabilidade. O Orculo era uma das que poderia ficar com o Oluwo da casa e este no era o prprio Babalorix (Bblr). O resultado disso a longo prazo foi uma carga grande demais para uma s pessoa. Assim muito teve que ser simplificado. Iniciando pela teogonia Yorb, seguida pelo Orculo. Em contraponto a isso o culto e liturgia dos Orix (r) foi valorizada e enriquecida ao mximo. Atravs desse processo, foco em Orix (r) e simplificao do resto, o Candombl foi abandonando o que era muito complicado e no fazia parte do seu ncleo. A sua ligao com If chegou a existir atravs da vinda para o Brasil de Bangbox. O jogo de bzios substituiu o rndnlgn e adquiriu variaes sempre buscando uma forma mais simples de ser usado e aprendido. O problema que esta simplificao foi sendo cada vez maior e maior e os Babalorix (Bblr) encontraram na mediunidade uma forma de se desincumbir do orculo sem ter que gastar seu tempo para aprender e muito menos, claro, ter que designar uma outra pessoa para fazlo. Assim o controle era total e cada vez mais imperial. Acredito que com um pouco de criatividade podemos especular muitas motivaes para esse processo, como dificuldade de ter acesso ao mtodo de If para o ow y mrindlgn, dificuldade de ler e estudar documentos e outras; mas, na base disso tem que estar a necessidade de simplificar, devido a grande carga sobre o Babalorix (Bblr). If exige dedicao devido a sua complexidade. No havia como acomodar isso como mais um fardo sobre o Babalorix (Bblr). Contudo, nenhuma tradio dessa religio pode existir sem um orculo. O orculo tem que estar presente em qualquer pratica e ato da religio porque o orculo a forma do divino falar. Dessa maneira o oraculo teve que sobreviver, mas se distanciando de If. O ow y mrindlgn foi concebido para ser uma If mais simplificado. Isto esta na teoria e na prtica. O seu formato tem o objetivo de permitir que o Babalorix (Bblr ) pratique um orculo de If e ainda possa se concentrar no culto de Orix (r). Mas no foi o que ocorreu. O jogo de Bzios assumiu caminhos prprios e usou mtodos alternativos. No Candombl, If perdeu

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

seu significado e essncia, Od perdeu o seu sentido, virou sinnimo de Caminho, o que nunca foi. If virou apenas uma palavra para significar orculo. A gente pode ser perguntar, o que deu errado? No sei ao certo. Atribuo multiplicao de casas nanicas, com pessoas despreparadas e no voltadas para a religio.

O culto a runmil (rnml)


No Candombl, alis, como ocorre com outros irunmale (Irnmal), runmil (rnml) uma figura distante pouco conhecida pelas massas, uma figura cult. Faz parte daquele enredo secreto que domina a mesquinharia do conhecimento. As pessoas associam o orculo a Exu () e a xun (un), mas, a runmil (rnml), coisa para entendidos, apesar de todo mundo achar que sabe o que od. Claro que todos falam os nomes, seja If como tambm runmil (rnml), mas sem de fato entender o que significava que esto falando. uma coisa chique, mas, sem muito contedo. O mesmo acontece tambm com Or. Apesar de Or ser um nome totalmente conhecido e o Bor, certamente, a cerimnia mais executada no Candombl, eu no vejo com clareza as pessoas entendendo de fato o papel de Or na sua vida ou mesmo o sentido de um Br (Bori). Minha anlise que, a isso, se soma aquelas coisas que so repetidas, por imitao, ao infinito. Digo isso porque, apesar de todo mundo conhecer a palavra Or, e de forma geral, tambm, o seu significado na vida das pessoas, ele no dia a dia substitudo pelo Orix (r ) da prpria pessoa ou por Orix (r) que foram designados como genricos, como l e Yemja. Acredito que as pessoas falam Or, mas, no fim, querem apenas dizer Orix (r) ou que ele, Or seja apenas uma forma de se chegar ou representar o Orix (r). Candombl Orix (r ). Apesar disso, essa situao j muito boa porque entre outras tradies da dispora (Cuba) eles no tem nem ideia do que Or e como se cultua. Com If ocorre uma coisa similar, pois muitos comentam, muitos falam, mas poucos conhecem de fato o culto. If um nome genrico associado ao orculo, seja ele qual for. If um culto dedicado a runmil (rnml) uma divindade cujo propsito de existncia ser o mensageiro do nosso destino. runmil (rnml) entre os irunmale (Irnmal) considerado a divindade da sabedoria. Dois nomes podem ser aplicados a esse irunmale (Irnmal), o de If ou de runmil (rnml). Simplificando essa questo de nomenclatura, o nome If normalmente aplicado ao sistema oracular e tambm ao irunmale (Irnmal) e o nome runmil

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

(rnml) somente aplicado divindade. Nos versos do Od surge um outro complicador, porque nas histrias se diz muito comumente que o prprio runmil (rnml) consulta If ou ento que runmil (rnml) consulta os Babalwo, mas, ignorem isso, apenas figura de expresso. If, alm de ser uma das formas de se referenciar a runmil (rnml), tambm o contexto do saber da religio. O conhecimento sobre tudo e todos. Assim runmil (rnml) consulta If. runmil (rnml) uma das mais importantes divindades da religio Yorb. Sua atuao esta centrada no orculo e nos b corretivos. Seu papel junto s demais divindades e seres humanos, gira em torno da transmisso de sabedoria e da humildade. O fato de no ser um Orix (r) e tambm no ser um guerreiro, talvez tambm explique a pouca popularidade e desinteresse do Candombl nele, j que os Orix (r) tradicionais sempre tem, filhos de Or (que recebem feitura), carregam uma arma branca na mo e so representados como musculosos e lindas beldades. Essas descries jamais seriam adequadas para runmil (rnml), uma divindade representada por uma pessoa frgil, fraca de fora fsica, extremamente paciente e que deixa o tempo resolver os assunto e, como dizem, sem ossos ... Atravs de sua grande sabedoria, conhecimento e compreenso runmil (rnml) orienta a atuao dos irunmale (Irnmal) da religio Yorb. Ele funciona como um intermedirio entre os demais irunmale (Irnmal) e as pessoas e entre as pessoas e seus ancestrais. Assim ele a boca dos Orix (r) que falam atravs dele e do seu orculo, o orculo de If. Mas a fala de runmil (rnml) no uma coisa simples e direta como estamos acostumados nos orculos que usamos no dia a dia ou mesmo atravs dos guias de Umbanda, que so tanto populares no Brasil. runmil (rnml) fala atravs de sinais e de histrias. Suas histrias que so metforas, parbolas. Verdades nebulosas que devem ser interpretadas. runmil (rnml) fala sempre atravs de um Od. Existem 256 Od e os sacerdotes de If dedicam a sua vida a aprender a entender a forma como as mensagens de runmil (rnml) se manifestam atravs desses Od. No uma coisa simples, o Babalwo tem que aprender os versos de If, poemas, os s, que contem atravs de metforas os ensinamentos e mensagens para os consulentes, e como eles se combinam para formar a mensagem e principalmente a como interpretar isso. Alm disso, devem aprender a como fazer as rezas, os b, as folhas e at sacrifcios que permitiro ao Od atuar na vida das pessoas. No se pode falar de runmil (rnml) e de If sem considerar que tudo isso gira em torno de Od. No sei se todos entendem o que um Od porque sem entender o que um Od no se entende If. Entre ns, no Brasil, If sinnimo de Orculo e muita gente usa assim

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

10

indistintamente sem as vezes entender a origem dessa palavra. No culto de If um babalwo se dedica consultar o orculo para as pessoas e a fazer as aes decorrentes para poder corrigir o problema que runmil (rnml) viu na vida da pessoa, no necessariamente o que a pessoa estava buscando ser respondida. Quando a gente entra no caso no qual um Babalwo ou um Babalorix (Bblr), atende algum e faz aquilo o que a pessoa quer ou que resolve o que a pessoa foi buscar estamos na rea da feitiaria e no da religio. Um Babalwo no uma pessoa para fazer Orix (r) nos outros ou cuidar de Orix (r) dos outros, para isso existem os Bblr. Um Babalwo trabalha atravs de runmil (rnml) com rezas, elementos simples e muito atravs de Exu () e Osanyin (snyn). Mas basicamente a vida de uma Babalwo consultar o orculo e fazer os b e sacrifcios que o orculo determinar. Existe uma coisa comum entre If e Candombl que a teogonia, a base da religio, que a mesma. Ser um culto especializado em uma divindade no muda o contexto religioso que ele est situado. Em qualquer culto estamos tratando da mesma matriz religiosa e nessa matriz o papel de runmil (rnml) tem que ser reconhecido da mesma forma. Na nossa teologia, antes de nossos espritos virem para o iy, no run (run) ns nos ajoelhamos perante Oldmar, para junto ele pedirmos o nosso destino, que alguns preferem chamar de objetivo de vida. Nesse momento ns escolhemos o que queremos viver nessa vida, o que queremos realizar e qual o nosso objetivo ao nascer no iy. Oldmar pode concordar com o que pedimos ou no, normalmente concorda, ou pode ainda definir para ns outros objetivos de vida. Essa conversa um dos momentos mais importantes para ns e dela poder depender, por exemplo, qual ser o nosso Od de nascimento, porque ele faz parte do nosso Or e vai ser definido para nos ajudar na vida que vamos ter aqui no iy. O nosso Orix (r) tambm poder ser definido nesse momento e tambm ser escolhido, dentro da nossa raiz familiar, de forma a nos ajudar com nosso objetivo de vida. O nosso Od de nascimento no assim um acaso determinado por nossa data de nascimento. Ele faz parte de todo o plano que temos para nossa vida. Nesse ponto, cabe uma dvida: o Od com certeza depende de nosso destino escolhido e atribudo, mas o Orix (r), no tenho certeza. Eu gosto da viso de que o Orix (r) no tem restries no seu poder e qualquer Orix (r) que tenhamos vai nos ajudar igualmente. No meu ntimo essa idia de especializao funcional de Orix (r), como as pessoas gostam e chegam a dizer que profisso uma pessoa de tal Orix (r) deveria ter, uma ideia meio cartesiana muito simplificadora e racionalista e baseada na pouca compreenso que ocidentais tiveram da religio Yorb, associando com o modelo Greco-Romano.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

11

Uma outra opo, a que nascemos com algum Orix (r) de nossa famlia, de Pai, me ou avs, assim dentro de uma mesma linhagem, os filhos nasceriam com Orix (r) similares, presentes na sua famlia. Claro que sempre que se casa com uma pessoa de fora da famlia e novas opes de Orix (r) so includas. Mas o importante que como eu sempre disse, ns aqui no aiy somos a coisa mais importante de Oldmar. Esse mundo espiritual, os Orix (r) existem para nos ajudar a viver e no para nos escravizar ou atrapalhar. Essa nossa conversa com Oldmar tem apenas 1 testemunho: runmil (rnml). Assim ele o nico que pode saber o nosso destino. Algumas outras divindades podem fazer parte, uma delas Ajala, o oleiro de Odmar, e outra Onibode (Agberari), o porteiro do orun (run). Antes de virmos para o aiy, paramos perante Onibode, falamos o nosso destino e quando pretendemos retornar. Mas para ns aqui runmil (rnml) o lri (elerii) pin, testemunho do destino de todos ns e o mensageiro divino, aquele que traz as mensagens de Oldmar e de todos os Orix (r). Quando em nossa vida temos uma dificuldade que no conseguimos resolver, e isto est nos impedindo de seguir em frente, naqueles momentos em que no sabemos mais o que fazer, devemos recorrer a runmil (rnml) consultando o orculo de If. Essa consulta ao mesmo tempo, um pedido de socorro e uma resposta de runmil (rnml), o lri (elerii) pin, que vai atuar de forma a corrigir nossa vida para que possamos seguir com nosso destino planejado. Essa viso o sentido religioso para o orculo dentro de uma religio. Esta viso tem que ser a mesma para o culto de If ou dos Orix (r ). Dessa maneira no existem 2 testemunhos, s existe um testemunho, e ele runmil (rnml), e existe para qualquer pessoa. Assim seja no culto de If ou de Orix (r) voc tem que lidar com a mesma divindade, com runmil (rnml). Baseado nessas explicaes, o aspecto de If versus o Candombl, ou o orculo de If versus o do Candombl, assume cores e importncia. So os Babalwo os representantes de runmil (rnml) e no os Babalorix (Bblr). Assim, antes, os Babalorix (Bblr ) eram os nicos, que falavam pelo divino em todos os seus aspectos; agora, existe uma outra instncia, que tem a propriedade e um mtodo diferente, e que coloca em cheque o Jogo de Bzios como um Orculo para tratar de questes profundas de nossa vida. O eerindinlogun (rndnlgn) If. A prtica do orculo no Candombl tomou mais de um caminho ao longo da nossa histria e sofreu diversas influncias. A primeira coisa que eu lembro a todos que If e orculo so sinnimos no Candombl. A maior parte das pessoas pode at desconhecer que existe um culto separado destinado a If ou a divindade runmil (rnml), mas sabe que existe um orculo chamado de If. Assim, da mesma forma como If e runmil

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

12

(rnml) so em certo aspecto sinnimos em If, no Candombl, If e orculo so palavras sinnimas, sem que isso seja necessariamente vinculado ao uso de Od. Por muitos anos temos ouvido as pessoas chamarem o seu orculo, de If, sem isso guardar qualquer vnculo com o Culto de If ou mesmo com o Orculo de If. Hoje a gente deve saber que o uso de Od no orculo do Candombl opcional e dominado por muito poucos. Chego a ter a ousadia de dizer que ningum sabe nada, apenas falam palavras soltas. Os Babalorixs (Bblr) no se preocuparam em aprender nada. Foram apenas catando coisas, copiando outros e chamaram o que fazem, de jogar por Od. Mas, vamos voltar a esse ponto mais adiante.

A ligao entre o ow eyo (y) merindinlogun (mrndnlgn) e If.


Com simplicidade, sem recorrer a textos complicados de Ods, vamos considerar que tudo a mesma religio. Dentro do culto dos Orix (r) ou do culto de If estamos tratando da mesma religio. o mesmo Oldmar, o mesmo aiy, o mesmo orun (run), so os mesmos Orix (r). A Teogonia a mesma. E nesse conjunto, como estamos todos falando com as mesmas divindades e acreditando na mesma metafsica, se recorremos a um orculo para tratar da vida e do destino das pessoas e recebemos respostas sobre isso que nos permitem ajudar e orientar essa pessoa, ento, tem que ser runmil (rnml) que esta se manifestando em nossa vida. Assim, eu no vejo porque runmil (rnml) no poderia falar atravs do eerindinlogun (rndnlgn). Em If existem diversos instrumentos. Os Babalwo podem usar os Ikin, o opele (pl), o Ob e ainda cascas de coco (como os cubanos fazem). Por que no poderiam usar os bzios? Ou, porque um olhador que tenha sido iniciado e seus instrumentos consagrados no pode faz-lo? Eu lembro que o orculo do candombl, o eerindinlogun (rndnlgn) sempre serviu e continuar servindo, com louvor, a tudo o que necessrio fazer em uma casa de Orix (r). Esse orculo representa sim uma forma autntica e verdadeira de dilogo entre ns e o divino, entre ns e certamente os Orix (r). Se no fosse assim tudo seria errado ou sairia errado, e no isso o que ocorre. A ligao entre runmil (rnml) e o eerindinlogun (rndnlgn) existe nos versos do Od Ogb-s, conforme transcritos por Wande Abimbola:

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

13

Houve um tempo que Oldmr convocou todo os 401 Orix (r) para o run ( run), para para surpresa dos Orix (r) eles encontraram as Aj (j ) no run ( run) e estas passaram a comer um por um. Mas (un) If). Quando runmil ( rnml) Este tn eles retornaram teve xun a terra (un) eles como se tornaram mais prximos do que nunca. Este foi provavelmente o tempo no qual ( rnml) ento mostra esposa. e runmil ento (un) ele se decidiu como recompensar runmil xun (un) e que como runmil ( rnml) havia feito por um sacrifcio fresca de antes de deixar a terra ele foi miraculosamente salvo por xun substituiu runmil ( rnml) carne cabrito (que runmil havia usado no sacrifcio recomendado por

colocou junto os 16 bzios e ensinou a xun (un) como us-los. ( rnml) xun tornaram unidos. runmil ( rnml) disse que estava agradecido com o que ela fez por ele. Foi uma coisa expecional. Ele se esmerou no que dar a ele em agradecimento.Esta ( rnml) todos foi a os razo ow mais importante pela Ele ow qual ento y runmil criou os y m rndnlgn. que usam os

colocou-os nas mos de xun (un). De Orix (r) m rndnlgn. No existe nenhum que tenha feito isso antes de xun (un.Esta foi a forma pela qual If foi dado a xun (un). E foi pedido para ela us-los Como um outro meio de consutar o orculo. Isto foi como If foi usado para recompensar xun (un). Desta forma xun (un) tambm podia chamar If.Ningum mais pode saber porque runmil ( rnml) tomou xun (un) como esposa. Das diversas formas de orculo ow y mrndnlgn a mais prxima de If. Assim de acordo com esse Od foi runmil (rnml) que criou o ow y mrndnlgn e se runmil (rnml) If, e o conhecimento de runmil (rnml) baseado em Od e If ele no poderia ter criado algo que no fosse parte do seu prprio conhecimento.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

14

Isso muda a verso de um mito popular, corrente do Candombl, de que xun ( un) teria obtido o ow y mrndnlgn de Exu () o que de fato teria como consequncia uma no ligao direta com runmil (rnml), como muita coisa no Candombl sobre Od e If, mais uma bobagem. Mas esse Od Ogb-s, extrado por uma pessoa de credibilidade no culto de If e na religio Yorb, deixa claro que runmil (rnml) de fato e direito o criador do ow y mrndnlgn. Este Od tambm vai mostrar a seguir que o ow y mrndnlgn recebeu o seu do prprio Oldmr: Ogb-s ...A cada 16 anos Oldmr usava chamar os adivinhos da terra para um teste. Para saber se eles estavam dizendo mentiras para os habitantes da terra. Ou se eles estava dizendo a verdade Este teste consistia em chamar runmil ( rnml) e outros olhadores da terra Oldmr diria o que ele ira ver neles. Quando eles chegaram Oldmr pediu para eles consultarem o orculo para ele. Quando runmil ( rnml) terminou a consulta Oldmr perguntou: Quem o prximo? runmil ( rnml) disse que a prxima pessoa vinha a ser sua companheira O qual era uma mulher Oldmr ento perguntou: Ela tambm uma advinha, uma olhadora? O qual runmil ( rnml) respondeu, Sim, isto verdade Oldmar ento pediu a ela para consultar o orculo para ele Quando xun (un) examinou Oldmar, ela viu tudo em sua mente Mas ela no disse para ele tudo o que viu Ela mencionou a essncia

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

15

Mas ela no disse as razes do problema assim como faz If Oldmar ento perguntou a runmil ( rnml) o que era aquilo? runmil ( rnml) ento explicou a Oldmar como ele honrou xun (un) com o ow y m rndnlgn Oldmr disse, Esta tudo certo Ele disse que mesmo sabendo que ela no lhe contara tudo o que sabia Ele daria a sua autoridade para ela Ele adicionou De hoje para sempre, at mesmo quando o ow y m rndnlgn no disse tudo detalhadamente Qualquer um que desacreditar dele sofrer as consequencias imediatamente Isso no precisar esperar at o dia seguinte Este o motivo pelo qual as previses do ow y m rndnlgn ocorrem rapidamente Esta foi a forma como o ow y m rndnlgn recebeu o seu diretamente de Oldmr.

A transcrio desse Od esta no artigo "The Bag of wisdom - Osun and the origin of If divination", de Wande Abimbola. Talvez a principal preocupao do orculo seja o controle sobre os Ajogun que so os espiritos do mal que vivem na terra. As pessoas vo a um orculo normalmente motivadas por problemas causados por estes. Entre os ajogun os principais so: Ik (morte), rn (doena), f (perda), gb (paralisia), rn (crimes), p (maldio), wn (priso), (crime), In (fogo). Eles agem como se fossem causas naturais. Como visto no seguinte trecho do Od tw (obtido do bblwo Oygbad Oltn, o ojgbn de ogbo, terra de un), xun (un) tem o controle de 4 ajogun: borbor (derrota), gb (paralisia), (crime), atm (aprisionador). Isso a tornou capaz de bloquear o de todos os demais r da criao do mundo:

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

16

- Otr K m-nk r Era o bblwo na cidade de ado rn-mu-d d d -kanl era o bblwo no reino de j o-caranguejo-est-no-rio e-rastejam-no-cho-muito-frio Eles consultaram if para as 16 principais divindades no dia que eles foram do run para o ay Eles chegaram no mundo eles prepararam a floresta de or eles prepararam a floresta de pa Eles planejaram, mas ele nunca perguntaram a xun(un) Eles tentaram sustentar o mundo mas no havia organizao no mundo eles ento voltaram ao run( run) e foram procurar Oldmar Oldmar os cumprimentou ento perguntou onde estava a dcima stima divindade? Oldmar perguntou-os: por que vocs no tem o hbito de consult-la? Eles ento responderam, porque ela a nica mulher entre ns Oldmar disse ento, No, isso no pode ser assim! xun(un) a principal mulher Oldmar disse borbor, o bblwo de rgber, um bblwo aprendiz de xun(un) gb, o bblwo de lukn, um bblwo aprendiz de un e, o bblwo de j b r, um bblwo aprendiz de xun(un)

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

17

atm, o bblwo de kre, um bblwo aprendiz de xun(un) Essas divindades podem permitir a uma pessoa a fazer comrcio, elas podem permitir que uma pessoa prospere mas elas no permitem que a pessoa leve a sua prosperidade para casa Oldmar disse O que vocs no sabiam agora vocs sabem. Voltem para o mundo e consultem xun(un) sobre qualquer coisa que vocs forem fazer De maneira que qualquer coisa em que vocs colocarem suas mos continue a prosperar Quando eles voltaram para o mundo eles passaram a chamar xun(un) e a louvavam assim: Aquela que tem um grande armazm de lato aquele que acalma as crianas com lato Minha me, a que aceita corais para oferendas. ta ! Om o! dan ! Awura! Ol! Agbaja! A sempre presente conselheira as reunies de decises Ldkoj! A graciosa me xun(un)!

Este texto mostra bem a fora e importncia de xun (un) como a divindade que representa a me fundamental, a energia feminina maior e da qual todas as demais descendem, sejam Orix (r) como tambm as aj (j). Tambm deixa claro a ligao de xun (un) com o orculo. Desta maneira se tem xun (un) ligao com os principais elementos que trazem problemas para as humanidade, que so as aj (j) e os Ajogun, ento qualquer orculo que pertena a ela tera sem dvida nenhuma a maior eficcia possvel na soluo dos problemas a ela apresentados. Um outro verso contido no Od Okanransode, que foi transmitido pelo

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

18

Babalwo Iftgn, famoso sacerdote de lob, conta a histria do saco da sabedoria. Oldmr jogou na terra o saco da sabedoria e pediu a todos os Orix (r) que procurassem por ele. Ele garantiu que o Orix (r) que o encontrasse seria o mais sbio de todos eles. Oldmr mostrou como era o saco para todos os Orix (r) para que eles reconhecessem quando o vissem. Uma vez que runmil (rnml) e xun (un) eram ntimos eles decidiram procurar juntos. Okanransode (Okanran-Ogbe) Uma pessoa velha amarou um um fio de contas mas ele se abriu Um sbio amarrou um fio de conta e el ficou frouxo Somete uma pessoa que apoia suas costas em ikins ir amarrar um fio de contas que ir durar Ifa foi consuktado para runmil ( rnml) quando ele e xun (un) foram procurar pela sabedoria Foi Oldmr que chamou as 401 divindades (da direita) e as 201 divindades (da esquerda) para se reunierem no Orun ( run) Quando elas chegaram l Ele disse que queria dar para elas profunda sabedoria e poder Ele disse que que qualquer um poderia ver isto que ele iria dar para o Ori deles E esta seria a pessoa mais sbida na terra Ele disse que 19 dias a frente Ele jogaria o saco da sabedoria na terra Mas se isso seria na floresta ou seria no campo Ou seria no rio ou seria em uma cidade ou seria em uma estrada Ele no diria onde extamente seria Oldmr mostrou ento a todos o saco da sabedoria Ele disse isso Olhem bem

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

19

E observem bem. Quando eles chegaram de volta a terra alguns deles iniciaram a fazer sacrificios Alguns fizeram remdios Alguns planejaram a sua propria estratgia Todos disseram Essa coisa, serei eu quem vai achar runmil ( rnml) e xun (un) costumavam fazer coisas juntos Eles estavam sempre um na companhia do outro Ambos adicionaram 2 bzios a 3 e foram consultar If Eles perguntaram aos babalawo (babalwo) para verificarem sobre ambos A coisa que os Orix (r) esto procurando poderiam ser ambos eles as pessoas que a encontrariam? Os babalawo (babalwo) pediram a runmil ( rnml) e xun (un) que fizessem um sacrifcio Com os grandes alakas que eles estavam usando Cada um deles deveria oferecer um cabrito e um rato domtico Bem como 201 kcheios de bzios para cada um deles runmil ( rnml) disse a xun (un) que eles deveriam fazer o sacrifcio Mas xun (un) disse m por favor, deixe me descanar V fazer o sacrificio com o seu alaka Qual a relao disso com o que estamos procurando? xun (un) se recusou a fazer o sacrifcio runmil ( rnml) cujo outro nome era jn, pegou o seu alaka e ofereceu em sacrificio Ele tambm usou um rato domstico e dinheiro para o sacrifcio Eles ento procuraram pelo saco da sabedoria mas no acharam Todos os outros Orix (r) tmbm no encontraram Eles procuraram em g aj Ele foram longe at s ad

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

20

alguns foram ainda at k w alguns procurara tambm em drm w Onde o dia vira noite Mas ele no encontraram Um dia um rato domstico foi at o alaka que xun (un) usava E fez um buraco no bolso No dia seguinte eles se consideraram prontos e procuraram o saco da sabedoria mais uma vez Ento xun (un) o encontrou! Ela exclamou Han-in este o saco da sabedoria! Ela colocou ento no bolso do seu alaka Ela ento foi embora apressada Como ela estava atravessando florestas mortas e subindo por troncos repentinamente o saco caiu do seu bolso pelo buraco que o rato tinha feito xun (un) estava chamando runmil ( rnml) Dizendo runmil ( rnml), cujo outro nome jn Venha rpidp, venha rpido Eu vi o saco da sabedoria Quando runmil ( rnml) estava indo ele viu o saco da sabedoria no cho Ele ento colocou no bolso do seu prprio Alaka Quando ele chegou em casa runmil ( rnml) disse: xun (un) deixe-me ver o saco mas xun (un) disse que ela jamais mostraria para um homem Mas se um homem precisasse ver Ele teria que dar lhe 200 ratos 200 peixes 200 passaros 200 animais e um monte de dinheiro runmil ( rnml) implorou por muito tempo para ver o saco

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

21

mas ela no permitiu Ele ento retornou para a sua prpria casa Quando xun (un) tentou pegar o saco no seu bolso de maneira que ela o visse mais uma vez Ela colocou a sua mo no bolso e sua mo entrou dentro do buraco feito no fundo do bolso Ento xun (un) foi encontrar runmil ( rnml) na sua casa Ela comeou a implorar a ele Ela comeou a agradar runmil ( rnml) Assim foi ento como xun (un) foi para a casa de runmil ( rnml) para viver com ele como marido De maneira que ele pudesse ensinar para ela um pouco de sabedoria Nos tempos antigos, quando uma pessoa se casava No era obrigatrio para a esposa ir para a casa do marido viver com ele Assim foi como os casais passaram a viver juntos Quando xun (un) tirou o seu alaka ela colocou na sua boca e disse daquele dia em diante nenhuma mulher ia vestir um alaka como os homens Ela ento jogou o seu alak no lixo Depois de muitos pedidos de xun (un) runmil ( rnml) pegou um pouco de sabedoria e deu para ela Este o eerindinlogun ( rndnlgn) O qual xun (un) faz uso O saco de sabedoria Od If, os remdios e todas as demais profundas sabedorias do povo Yoruba

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

22

Vou destacar de forma bem objetiva o que o Od Okanransode ensina: a) xun (un) foi a primeira a ter acesso a sabedoria de If. Ela encontrou o saco de sabedoria e olhou para ele, assim ela obteve antes de runmil (rnml) a sabedoria de If. Devido a sua teimosia, falta de f ou preguia ela perdeu o saco para runmil (rnml) que assim teve a posse dele por todo o tempo e a sabedoria e poder que Oldmar prometeu. Mas no se pode ignorar o acesso que xun (un) teve a If. b) xun (un) foi viver com runmil (rnml) e este lhe deu mais sabedoria de If. c) Esse Od nos d tambm uma excelente explicao de porque somente homens tem acesso pleno a sabedoria de If. xun (un) se tivesse acesso teria omitido isso dos homens, runmil (rnml) observando isso limitou o acesso de xun (un) ao conhecimento de If. Essa interpretao deve ser estendida aos homens em geral e as mulheres tambm, e no especificamente a xun (un) e runmil (rnml). xun (un) a essncia feminina e um Od uma metfora. Assim isso explica o papel de babalawo (babalwo) e de Apetebi. d) Outra lio o mal destino que teve a ambio ou ganncia no uso da sabedoria de If. O desejo de xun (un) era se enriquecer com essa sabedoria. Isso foi penalisado, assim a sabedoria de If jamais deve ser usada para enriquecer ningum. e) Outro aspecto foi o preo a ser pago para se tornar sbio. runmil (rnml) pagou o preo e se tornou sbio, xun (un) no quis pagar e no obteve exito na sua busca. A sabedoria exige sacrifcios de bens. Apesar disso tudo inegvel os seguintes vnculos: - runmil (rnml) e If, com o eerindinlogun (rndnlgn) - De runmil (rnml), com xun (un) - De xun (un) com o eerindinlogun (rndnlgn) muito natural entendermos a partir desta histria a separao feita em If para o gnero masculino em funo deste conflito de runmil (rnml) com xun ( un) o gnero feminino fundamental. Outro aspecto que tambm denota isto a questo de runmil (rnml) e seus filhos, nos versos de Iwori Meji que falam sobre a partida de runmil (rnml) para o Orun. O verso destaca que runmil (rnml) tinha 8 filhos homens. Mas este no assunto para este tema. De acordo com os mitos Yorb, o orculo com os 16 bzios foi introduzido pela

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

23

divindade xun (un). Ela aprendeu isto de runmila (rnml) enquanto ela vivia com ele, embora alguns sacerdotes de xun (un), neguem isso. Em uma verso, enquanto ela ainda estava aprendendo If, xun (un), comeou a divinar para alguns dos clientes de runmila (rnml), quando ele no estava em casa e quando ele descobriu isso ele a colocou para fora de casa. Este o motivo pelo qual xun (un) no aprendeu If totalmente. Este incidente no ocorre na verso seguir, como descrita por Salak. Sua verso tambm difere da que largamente conhecida que a qual foi Oldmar quem deu s divindades os seus poderes. Aqui neste verso esta funo atribuida por Salak a sua prpria divindade identificada como Oriala rgbo ou como Apodihr, um outro de seus nomes. Por fim, os versos mostrados no livro Sixteen Cowries, de Bascon. Estes versos tem sua importncia porque a nica viso que eu pude obter da origem do orculo e sua ligao de If vindo do culto de Orix (r). Todas as demais fontes eram fontes do culto de If. Cabe comentar que esta substituio de personagens comum e deve ser ignorada. Devido aos regionalismos, existe a substituio de personagens que so importantes no local ao invs de se usar o personagem original. Isso j causou algumas confuses mas devemos relevar. claro que o personagem real Oldmar e esta substituio feita por Salak visou apenas privilegiar suas divindades principais. O mesmo processo tambm ocorreu na dispora, com um Orix (r) assumindo o papel de outra divindade, como por exemplo Nana que no presente na mitologia Yorb e que se transformou em personagem de mitos que no tem nenhuma relao. A relevncia de transcrever este mito porque vem de uma outra fonte e traz consigo elementos que confirmam a relao do eerindinlogun (rndnlgn) com If e ainda acrescenta novos elementos desafiadores. Quando pai Apodihr, Oriala rgbo, Pai deu luz a 401 crianas, Apodihr, o padre criou 401 profisses. Apodihr, Oriala rgbo, Pai criou 401 talentos. Ele disse que cada criana deve escolher a sua prpria. E havia runmila ( rnml); Ele no forte. Assim como um cupinzeiro, Para segurar uma enxada lhe d problemas; Para realiz-lo difcil,

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

24

E at mesmo a p. No h nenhum trabalho que fcil para runmila ( rnml). Pai disse: "O que voc vai fazer?" Ele disse que seria um adivinho. "Que espcie de adivinho?" Ele disse: "Por tudo que as pessoas esperam de voc." Foram nozes de cola que eles trouxeram para o Pai naqueles dias (para adivinhao). Se algum falou com a noz de cola e jogou na cho, O Pai foi aquele quem deu os conselhos. "Eu quero saber a resposta minha pergunta", E Oriala lhe diria. Ento, ele chamou runmila ( rnml) E runmila ( rnml) obteve o saco do orculo. O Pai pegou o saco de If, Ele disse que runmila ( rnml) deve aprend-lo Assim se algum quiser alguma coisa Eles devem ir para runmila ( rnml). Todo mundo que quiser pedir Deve ir para runmila ( rnml), E quando runmila ( rnml) olhar para o seu If, Tudo o que eles quiserem saber, runmila ( rnml) dir a eles; Qualquer coisa que eles quiserem saber, runmila ( rnml) lhes dir. Ningum mais foi para o pai (para adivinhao); Eles foram para runmila ( rnml). Uma mulher com gravidez de um dia runmila ( rnml) saberia, E assim por diante. Assim, tornou-se runmila ( rnml) um adivinho. Ele disse: "Pai, e sobre as folhas? "

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

25

Pai disse: "Uma pessoa que vier a voc com uma queixa, " uma folha (erva) que voc deve lhe dar Assim, runmila ( rnml) tornou-se um adivinho. Todos os outros queriam ser adivinhos tambm. Egungun queria ser um; Pai disse: "Voc, que forte?" gn queria ser um; Pai disse: "Voc, que forte? "Voc deve ser um comerciante." Hoje todos os seguidores de certas divindades podem consultar o orculo os cultuadores de Xang (ng) , e os cultuadores de ya (ya)e os cultuadores de Oriala. Isto certo para xun (un), Foi xun (un) que no deixou runmila ( rnml) descansar Ela no o deixou ir; Ela insistiu, at que runmila ( rnml) lhe ensinou a adivinhao Foi a partir xun (un) que todos os outros aprendero o orculo. Mas Erinl no aprendeu; Orix Oko no aprender; gn no aprendeu; Egungun no aprendeu. Eles no receberam os dezesseis bzios. pna tem os dezesseis bzios Esto sempre em sua mo, Mas a luta no os deixa usar para o orculo. Por ser fraco runmila ( rnml) tornou-se um adivinho. Ele estava cantando ", Apodihr, Oriala rgbo, "Pai, tinha 401 crianas;

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

26

"Apodihr, Oriala rgbo, "Pai criou 401 profisses. "Apodihr, Oriala rgbo, "Pai criou 401 talentos, "Apodihr. "Ele deu aqueles que aprendessem um meio de subsistncia", Apodihr, "Com o que eu aprendi, agora estou comendo", Apodihr. "Com o que eu aprendi, eu estou comendo nozes de kola e pimenta", Apodihr. "Com o que eu aprendi, eu estou comendo sal e leo de palma", Apodihr. "Com o que eu aprendi, eu ganho dinheiro com os outros", Apodihr. " Isto como runmila ( rnml) tornou-se um adivinho. Estes versos, assim como os demais trazem muitas informaes e referencias relevantes. Neste daqui, trazido do culto de Orix (r), vemos a clara referncia de que mesmo em relao a Orix (r), existem aqueles que tem e os que no tem o orculo dos 16 bzios. Isto claro e traz uma luz significativa sobre a prtica no Candombl, onde qualquer Babalorix (Bblr) tem que ter a prtica desse orculo por fora do formato adotado no Candombl. Mas como sabemos que na prtica nem todo mundo tem isso, ficamos com a clara explicao de que as pessoas substituem o orculo pela vidncia. Essa prtica pode ter sido um dos motivos que levou a degradao do Jogo de Bzios que se afastou de If levando as pessoas hoje a questionarem se seriam os Bzios ou no uma forma de If. A histria seguinte, relatada por Ayo Salami em seu livro Yorb Theology and Tradition mostra uma variao das anteriores, mas, com o contedo idntico, traando o mesmo vnculo em tre xun (un), runmila (rnml), o eerindinlogun (rndnlgn) e Oldmr. Talvez uma esposa de runmila ( rnml) que tambm merece destaque xun (un). Por um longo tempo ela foi casada com runmila ( rnml) e atravs dela, muitas prticas que foram abenoados por Oldmar tornaram-se institucionalizadas.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

27

Por exemplo, foi xun (un) que trouxe um programa de iniciao chamado If l gn ". Este o resultado do fato de que runmila ( rnml), seu marido, uma pessoa que viajava com frequncia e era xun (un), sua esposa que estaria em casa, tratar as pessoas e atender s necessidades, tanto mdica como espiritual. Isso tinha duas implicaes, xun (un) tinha que fazer algo para salvar a vida das pessoas e ao mesmo tempo, manter a consistncia conhecida. Entre as pessoas que vieram ao seu encontro muitas foram as interessadas em ser iniciadas para If. Mas desde que xun (un) uma mulher, ela proibida de ver o Olofin Odu, a entidade sagrada de If que no pode ser visto, exceto (a) a pessoa um homem, (b) ele iniciado e (c) dado o antdoto para reduzir o efeito da energia que 'ile Odu "pode lanar sobre ele. xun (un) tambm seria lembrada pelos passos que ela tomou durante uma longa ausncia do marido, para salvar as vidas de alguns vizinhos. Tornou-se necessrio para ela falar com o If de seu marido sobre os problemas que as pessoas tinham. Obviamente, confuso no incio, o verso de If diz que xun (un) levou quatro peas de Bzios para o If de seu marido, orou sobre ele e pediu as bnos do esprito de seu marido para entrar nos bzios j que ela no sabia como consultar o orculo usando o Ikin, naquele tempo. Ela, ento, usou o Ib para perguntar o que a pessoa doente, estril, ou em dificuldades devia trazer a resolver seus problemas. Uma aps a outra, ela iria testar todas as coisas que ela j tinha visto o marido recolher para esse caso em particular. Uma vez que o Ib e o bzio dizia "sim", ela pedia a pessoa para trazer os itens especficos. Ela ento colocou-os, todos, em cima de If de seu marido e disse que a pessoa fosse pela qual a casa de runmila ( rnml) era

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

28

embora. E como resultado elas estavam sendo curadas. Ento Osun continuou por muito tempo como este processo, at ao regresso do marido. Quando runmila ( rnml) voltou ele viu as nozes de cola no seu quintal, viu cabras de diferentes tamanhos e sexos amarrados a postes, as galinhas eram incontveis. -"Quem possui tudo isso? ' runmila ( rnml) perguntou, surpreso. -"Eles so todos os presentas de If que eu tenho coletados usando estes bzios. xun (un) respondeu ao marido mostrando o bzios que ela estava usando. Ela tambm contou os sucessos que ela havia obtido. Na prxima vez que runmila ( rnml) visitou Oldmar, para dar relato do que estava acontecendo na Terra, ele narrou o que xun (un) estava conseguindo usando bzios e os presentes que vieram desta prtica. Oldmar disse runmila ( rnml) para dar a xun (un) 16 Ods semelhante adivinhao de If. -"Ela pode usar estes para o tratamento de clientes que vieram com ela enquanto voc estiver fora da cidade". Assim, a adivinhao com 16 bzios realmente comeou com xun (un).

Esta histria vinda de uma outra fonte traz os mesmo elementos das anteriores. um pouco diferente e talvez menos elaborada em alguns aspectos, mas, coloca xun (un) recebendo os Od Mj de runmila (rnml) e o seu ax (a) para isso diretamente de Oldmr. Esta diferena de narrativa mas contendo os mesmos elementos bsicos valoriza mais ainda o seu contedo e a tese deste texto. Vejam tambm neste texto a presena da orientao de somente a mulher consultar If na ausncia no local de um Bblwo que possa faz-lo. Antes de encerrar eu quero transcrever aqui um mito do Candombl, trazido por Jos Beniste em seu livro Mitos Yoruba, A disputa de runmila (rnml) com os bzios, que mostra um conflito entre runmila (rnml) e o eerindinlogun (rndnlgn). Por algum motivo, os bzios deixaram de ser um instrumento de If, ficando restrito ao culto de Orix (r). Em cuba foi includa uma proibio de que um Bblwo

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

29

nem pode pegar em bzios. A histria seguinte pode fazer parte das que foram criadas para justificar isso. No panteo religioso Yoruba, runmila (rnml) considerado um grande sbio pelos seus clculos sempre exatos em tudo que diz e prev. A pratica do jogo utiliza diversos instrumentos, como os coquinhos do dendezeiro, o rosrio de favas e os bzios. So modalidades diferentes para um nico objetivo. Pela sua utilizao constante, eles j fazem parte de sua essncia divinatria, mas seus poderes de previso esto condicionados a participao de runmila (rnml), o que quer dizer que os bzios, por exemplo, s revelam suas mensagens se forem manipulados por uma pessoa habilitada: Ocorre que, certa vez, os homens se julgaram to poderosos quanto runmila ( rnml) na pratica do jogo. A historia em seguida narra como isto aconteceu e como runmila ( rnml) teve que se valer de toda a sua sabedoria para mostrar o seu poder. Nessa disputa, os bzios foram representados pelo escravo comprado por runmila ( rnml) no mercado da cidade. Esta a hist6ria: Certo dia, quando runmila se dirigia para atender sua clientela, custa-se runmila pessoas sua a mulher moeda lhe pediu visto pela Ento, que que, No beira disse comprasse naquela trajeto de um que um at rio escravo os o que ate 16 bzios, poca, bzios vrias

representavam

utilizada.

mercado, informar,

( rnml) estavam

passou

onde

pescando.

poderia

exatamente, a quantidade de peixes que todos haviam pescado. Os Pescadores no acreditaram na possibilidade de ele acertar com tamanha exatido. Fez-se uma aposta: se acertasse, todos os peixes seriam dele. Feito o trato, runmila afirmou: "Ai tem, exatamente 201 peixes." Os Pescadores foram verificar e, realmente, haviam 201 peixes. Ento, disseram: "Pode levar. Todos os peixes so seus. runmila ( rnml) disse-lhes que enterrassem os peixes e marcassem o lugar com folhagens, pois na volta do mercado ele os levaria para casa. Continuando o seu caminho, mais adiante runmila ( rnml)

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

30

encontrou varias pessoas fazendo um alapo, cortando madeira e capim para uma pegar pres. nas Ento, mesmas runmila condies ( rnml) anteriores. disse: "Eu posso dizer quantas pres vocs j tem mortas." E, como duvida fizeram aposta acertado, runmila disse: "Ai tem 201 pres." Foram contar e l estavam as 201 pres Os caadores disseram, ento, que ficasse com as pres. runmila ( rnml), porem, pediu que as enterrassem e marcassem o local, cobrindo-o com folhas. Chegando no mercado, viu um menino que se antecipou a ele e foi logo lhe dizendo que tinha ido ao mercado para compr-lo por 16 bzios, que era quanto possua na bolsa. runmila ficou to surpreso com o que ouviu, que comprou o menino e pediu um barraqueiro para tomar conta do garoto, ate ele voltar e lev-lo para casa. Assim que runmila ( rnml) se foi, o menino contratou alguns carregadores e foi a todos os lugares onde estavam as pres e os peixes enterrados. Levou tudo para a casa de seu amo. La chegando convidou a todas as pessoas conhecidas de runmila, assim como msicos para animar a festa. A mulher de runmila ( rnml) ficou surpresa ao ver aquele menino entrar pela casa adentro dirigindo tudo com a maior desenvoltura, como se conhecesse tudo e a todos ha bastante tempo. Chegando ao mercado, a tardinha, runmila ( rnml) foi ate a barraca onde havia deixado o menino e, como no o encontrou, voltou para casa se lamentando por ter perdido o dinheiro na compra do escravo que havia sumido. O que iria dizer em casa? Sem o menino, ficaria desprestigiado perante sua mulher. E, assim, runmila ( rnml) , muito triste, seguiu seu caminho, lamentando-se todo o tempo. Ao se aproximar de sua casa, ouviu um ruido de festa. Apareceu, ento, o tal escravo que lhe perturbava o sossego de espirito, acompanhado de muita gente que veio ao seu encontro, dizendo que ele podia ficar tranquilho, pois o escravo j havia

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

31 muito admirado, ficou

providenciado

tudo.

runmila

( rnml),

contente com tudo que viu. Desde esta data, a fama do escravo passou a correr todos os lugares, ate chegar aos ouvidos do rei. Este mandou marcar uma audincia com runmila ( rnml), porque soube que, mal as pessoas iam chegando na casa de runmila, o escravo dizia o nome e tudo sobre elas. No dia designado pelo rei, runmila chegou ao palcio e deparou-se com uma especie de disputa entre os dois. O rei havia mandado construir uma casa e colocara dentro dela 100 homens, ordenando, em seguida, que cortassem a cabea deles para que no revelassem o segredo. O rei queria estabelecer um confronto entre runmila e o menino escravo. runmila, sendo um grande sbio, no podia ficar desmoralizado. O rei, ento, ordenou que runmila dissesse o que tinha dentro da casa. runmila ordenou que o escravo falasse em primeiro lugar, e ento o escravo disse: "Dentro da casa existem 100 homens que o rei mandou colocar para o meu senhor adivinhar." O rei foi logo confirmando. runmila ( rnml), sem vacilar, completou: "No, senhor, dentro desta casa existem 201 criaturas justas e perfeitas", desmentindo, assim, o rei e o menino. Ao ouvir isto, o rei ficou indignado e respondeu-lhe: "Voc no sabe nada; foi esse menino que disse a verdade." runmila ( rnml) no se perturbou e falou: "Se eu sou ainda o Bblwo gbnmnrgun, daqui a cinco dias virei assistir a abertura a casa. Peco, porem, que ningum mexa nela e deixe tudo como esta ate o dia marcado." Chegando em casa, runmila foi consultar If para ver como resolver aquela situao Ficou determinado que ele fizesse um eb com uma r. Depois de tudo preparado, cavasse um buraco dentro de casa e enterrasse no dia e tudo. hora Passados os cinco na dias, la de estava todos. runmila, determinados, presena

Ordenou, ento, que abrissem a casa. Os homens foram saindo em

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

32

fila, tendo no ombro de cada um o filhote de R. Perguntaram, ento: "Quem e o seu pai?", e o filhote respondia: "R." E, assim, saram da casa 100 homens, todos com filhotes de R no ombro e, no final da fila, uma grande R, que era o pai de todas elas, perfazendo um total de 201 criaturas. O rei perguntou como ele havia feito aquilo, e runmila respondeu: "Awo", que quer dizer, mistrio. Com esta demonstrao de magia e sabedoria de runmila ( rnml), o rei pode ver que ele no adivinhava, mas acertava tudo. E, assim, nunca mais se fez a suposio de que os bzios, ou qualquer outro instrumento para consulta, enxergasse mais do que runmila ( rnml).

Esta narrativa esta inserida no Odu Ejiolologbon, e tem como personagens a figura de quem joga, representada por runmila (rnml); e a dos bzios, representada pelo escravo. A utilizao dos bzios por algum no faz dele, forosamente, um emrito "olhador". E necessrio um conjunto de situaes para determinar a possibilidade de uma tarefa bem-sucedida para a pratica divinatria: estudo, competncia e, sobretudo, o dom natural para essa funo. Os bzios nada revelaro por si s. E preciso saber manuse-los, conhecer suas regras e ter a sabedoria para interpretar as cadas, ou seja, as configuraes. Eu no posso deixar de comentar que esse mito que foi transcrito pelo Jos Beniste, o qual um pesquisador confivel, na realidade uma cpia modificada de uma Histria de If, sobre o opele (pl) e retratada em Ogb Mj. Na histria de If o escravo na realidade o opele (pl), que foi enviado por Olodumare para ajudar runmila (rnml) a pedido deste prprio. A histria no termina em conflito, no neste Od. O conflito existe apenas no Od Obara-irosun. Eu mantive esta mito como foi transcrito pelo Beniste. Unindo todos os versos de versos e histrias descritas, clara a ligao direta entre o eerindinlogun (rndnlgn) e If atravs das mos do prprio runmil (rnml). O eerindinlogun (rndnlgn) no apenas um orculo de Orix (r) relacionado com Ex (). um orculo de If, que fala atravs de Od e tem como Orix (r) base xun (un). Ela a dona deste orculo que recebeu de runmil (rnml), mas, antes de tudo recebeu para isso o ax (a) do prprio Oldmar.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

33

Para se usar o eerindinlogun (rndnlgn) atravs de If deve-se aprender o If necessrio para isso assim como receber de xun (un) esta ax. Lembro que no nico dos versos que veio do culto de Orix (r), dito que nem todos os Orix (r) receberam o acesso a este orculo. Isto bastante razovel e vai ao encontro do modelo de que em determinadas casas a figura de um Olowo no apenas uma convenincia do Babalorix (Bblr), mas uma necessidade. No Candombl de hoje, este tipo de situao superada porque o Babalorix (Bblr) acaba no tendo um orculo de If e sim um orculo de mediunidade onde no importa o que ele sabe ou no de If ou se o seu Orix (r) no esta vinculado com o uso do orculo. Essas palavras podem parecer estranhas e reacionrias, mas, eu acho completamente razoveis e procedentes. No porque o Candombl teve que adotar um modelo generalista que as coisas funcionem assim mesmo. Minha opinio contrria ao modelo atual. Penso que uma casa deve ser grande e formada pela cooperao das pessoas, que com suas qualidades e aptides pessoais de aprendizado ou legadas pelo seu Orix (r) e Or, vo ser cada uma uma parte do ax (a) da casa. Ebomis de cada Orix (r) tem que ter participao ativa na iniciao dos novios dos seus Orix (r). Um modelo integrado e participativo tem que ser parte do resgate da religio a ser feito pelo Candombl. Eu no tenho dvidas que o Candombl tem muito a que ensinar para as demais tradies, mas, ela tambm tem que recuperar algumas coisas. Assim, alm de se livrar do sincretismo deve resgatar parte da estrutura original da religio.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

34

O orculo no Candombl
No possvel falar sobre a prtica real do Orculo com bzios em Cuba ou Africa em relao aos seus desvios, que devem existir, mas, podemos abordar como ocorre no Brasil que o que nos afeta de fato. O Orculo por excelncia do Candombl o jogo de bzios, mas a forma de us-los muda bastante. Como ele feito somente pelo Babalorix (Bblr) e este um elegun, um mdium rodante, existe sempre um enorme componente de mediunidade envolvido no processo. Pela falta de preparao dos sacerdotes para desempenhar o cargo, em funo da proliferao de casas, na minha opinio (sem dados para comprovar), esse componente de mediunidade, hoje, deve representar a sua totalidade, ficando fora disso apenas poucas excees. Assim, desta forma, no dia a dia, os Bzios so usados muito mais atravs da vidncia do olhador do que pela interpretao feito pela chamada fala dos Orix (r) que combina cadas de bzios com Orix (r) e no com Od. Mesmo no sendo o jogo de bzios feito por If, existe ainda a necessidade de uma formao e preparao para isso para que a sua interpretao seja feita usando as cadas e no um processo simples de adivinhao (vidncia). Antes, ningum sabia o que era If e muito menos Od, entretanto todo mundo jogava bzios atravs de orix e isso nunca foi um problema. Sempre era um Orix (r) falando e as mensagens eram interpretadas e ditas pelo Babalorix (Bblr ) atravs de um misto de vidncia e configurao dos bzios. Os 3 elementos principais do Jogo de Bzios no Candombl so: a) a mediunidade do olhador (sempre vai estar presente), b) o orix que esta falando atravs do arranjo dos bzios c) as configuraes dos bzios entre si e com objetos dentro do espao do jogo. A estes pilares, se adicionam mais algumas particularidade relacionadas com o mtodo adotado por cada pessoa. Vejam, eu no ignoro ou discrimino o uso da vidncia. Mas na minha viso, no jogo de bzios, o primeiro componente o conhecimento das formas de interpretar as cadas do bzios, seja pela quantidade, posio que caem e configuraes. Esta a forma dos Orix (r) se comunicarem e claro identificar que Orix (r) esta falando. O segundo componente vem atravs da intuio que poder dar vidncia (vises) e sugestes ao olhador sobre a mensagem.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

35

Esta intuio tambm esta presente em If. O Babalawo iluminado pelo espirito de EL. O terceiro componente vem a ser a auri-vidncia atravs do qual o Babalorix (Bblr) ouve no seu ouvido informaes sobre o consulente e mensagens. Sobre este terceiro pesa sem dvida a origem de Umbanda de muitos sacerdotes. O ponto de ateno sobre este elemento ele se transformar no componente principal do jogo. Tambm existe um problema quando o olhador no consegue distinguir se as informaes que ele recebe so intuies legtimas de Orix (r) ou aurividncia vinda de elementos estranhos que podem ajud-lo como tambm engan-lo. Os olhadores mais famosos sem dvida so aqueles que com poucas cadas contam para o consulente longas histrias sobre a vida deles. Mas, isso no jogo de bzios voc estar consultando com um guia de umbanda. Mas seguindo, o orculo do Candombl , e sempre foi, um Orculo de Orix (r) e no um orculo de Od ou de If. O Jogo de Bzios a ferramenta bsica de trabalho de um sacerdote de Orix (r) na sua casa. O orculo a porta de entrada de qualquer pessoa no mundo sacro do Candombl. Tudo a ser feito passa por um jogo de bzios. No pode existir um Babalorix (Bblr) que no tenha um orculo na mo, porque uma casa no funciona sem um orculo, ou pelo menos, no deveria funcionar. Toda a consulta ao divino feita com ele e tudo deve ser feito consultando o divino. . Os bzios, como um orculo e comparado com If, tem muitas vantagens. Eles so mais simples de aprender e podem indistintamente serem usados por homens e mulheres (seria impensvel o candombl ter um Orculo que fosse apenas para homens). Alm disso, os bzios trazem uma densidade de informao muito maior. No um instrumento bom para trabalhar com Od mas um instrumento excelente para se dialogar com Orix (r) e entender o problema e ajudar as pessoas. No necessrio o olhador ser um expoente da aurividncia para ter um bom jogo. Pelo contrrio, isso at prejudica porque o olhador vai ficar esperando "ouvir" o que precisa ao invs de concentrar em dialogar com os Orix (r). Como sempre, lidar com nveis mais baixos de espiritualidade muito mais simples do que com os nveis mais superiores. O jogo de bzios usado em sua forma tradicional sempre funcionou e atendeu muito bem ao Candombl. Isso era o Jogo de Bzios. Mas, em algum momento esta questo de Od comeou a aflorar e passou a ser um diferencial de status ou mercadolgico dizer que se jogava bzios por Od. Sem dvida, desdo o incio do sculo passado com a introduo do mtodo de Bangbox no Candombl, o uso dos bzios sofreu muitas variaes no decorrer dos anos. A gente tem que considerar inicialmente o fator Umbanda. Um enorme contingente de pessoas que so do Candombl j foram Pai de Santo de Umbanda (muitos escondem isso) e l eles trabalhavam

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

36

fortemente com vidncia e mediunidade. Essas pessoas tem a clarividncia e aurividncia muito aflorada. possvel que a totalidade deles no deixe de trabalhar com seus guias de Umbanda mesmo estando no Candombl. Esta mediunidade muito presente e extensivamente praticada passou a exceder o nvel normal de influncia no orculo. A mediunidade sempre vai estar sempre presente no jogo de bzios do Candombl, mas, o que essas pessoas de Umbanda fizeram foi romper com o equilbrio disso com os outros elementos. A pessoa no pode somente usar a sua mediunidade. O outro fator foi a abertura do Candombl. Nos ltimos vinte anos o Candombl passou por uma onda grande de novos entrantes, pessoas com mais formao escolar e cultural. Eles foram o motor de uma expanso do Candombl como religio por opo, mas, tambm trouxeram um processo de reafricanizao do Candombl. Reafricanizao em um sentido restrito, de resgatar elementos perdidos e no de mudar o Candombl para a prtica da frica. Assim, incluir If no contexto do Candombl passou a ser uma meta importante e isso veio atravs do uso de Od. Mas, ocorreu de uma forma muito torta sem consistncia e altamente esoterizada. O processo foi um erro porque faltava conhecimento real e um modelo de referncia. As pessoas dizem hoje que jogam por Od, mas isso ilusrio, o mtodo no esta correto. Usam dezeseis bzios e do nome de Od para as cadas, mas, ainda, fazem uma associao preponderante entre a cada e um Orix (r). Esta continua a ser a informao mais importante. Em funo do Orix (r) que est falando e do arqutipo do Orix (r), aquela cada ganha um significado. Os dois aspectos mais importantes nesta interpretao por Od feita no Candombl ainda so a mediunidade e o Orix (r). Existe, sim, um fator novo, de Od, inserido na interpretao. Isto feito usando basicamente um mesmo material, que usado por todo mundo e que possivelmente baseado no livro do Maupoil, com mais alguns elementos esotricos e numerolgicos. Com algumas poucas variaes, a base que se usa a mesma. Neste material, ruim diga-se de passagem, tudo j esta interpretado sendo assim mais fcil de ser usada do que ter que interpretar na hora da consulta as histrias e mitos. Mas o material no guarda correlao com a abordagem de If para analisar um Od. As pessoas atualmente se preocuparam em dizer, rapidamente, que esto interpretando por Od, mas no se ocuparam de resgatar ou incluir os elementos fundamentais para uso de Od em um orculo. O primeiro elemento ignorado foram as histrias que foram substitudas pelas interpretaes (resumos). If no existe sem histrias. Elas trazem a cultura oral com seus valores e tica. A interpretao das histrias em conjunto pelo olhador e pelo consulente so umas das formas do olhador compreender a pessoa e seus problemas. No existe interpretao certa e as pessoas

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

37

podem olhar a mesma histria de forma diferente. Assim uma histria um elementos que traz muita informao ao olhador, mas, necessita da participao do consulente. Igualmente se perdeu o o uso dos b para poder interagir com o Or do consulente. Minha opinio que esse foi o pior aspecto da deteriorao do uso do Jogo de Bzios no Candombl. Deixou de ser um processo interativo, um processo que o consulente participa do orculo para ser um processo no qual apenas o Babalorix (Bblr) fala e diz aquilo que quer, sem saber quando fala bobagem. Alm disso entra um novo elemento, a numerologia, tambm herdada da Umbanda e tem gente que inclusive faz Od s com nmeros, a partir de nome, de data de nascimento, etc... Alis, no existe essa relao de Od e nmero, isso foi um sincretismo. Dessa maneira no tem nenhuma utilidade fazer contas com nomes e data de nascimento e querer associar isso pessoa. Inclusive, muito comum se usar a expresso de se determinar o Od de nascimento atravs da data de nascimento. Isso to verdadeiro como se determinar a o Orix (r ) da pessoa de acordo com o dia da semana em que ela nasce, ou seja, no existe isso. O Od de nascimento somente determinado em If at o 8 dia do nascimento e com a presena do recm-nascido. Depois disso nunca mais. Dessa forma, elas dizem que jogam por Od, mas ignoram 3 coisas muito bsicas para se usar Od. 1) usam muitos Od para interpretar ao invs de um principal. 2) no usam as histrias. 3) no usam o Or do consulente para as respostas, no usam os b. Eu inclusive j ouvi uma pessoa que diz que usa esse mtodo dizer que os caminhos dos Od voc determinar se o eb vai ser na praia, no mato, na rua, na encruzilhada, etc... Observem que, como eu disse no incio, If no baseado em Orix (r), baseado em runmil (rnml), em Or e no nosso destino. Eu considero que to importante quanto runmil (rnml) Or em uma consulta de orculo. No existe consulta de If sem que o Or participe diretamente nas respostas atravs dos b. Entretanto essa prtica no existe mais no jogo de bzios, se existir uma minoria, ou talvez raridade. provvel que o consulente nem pegue nos bzios antes de eles serem jogados para ele. impossvel, voc colocar 2 Babalorix (Bblr) interpretando o mesmo jogo, assim como impossvel um Bblr chamar outro para ajudar ele no orculo. Cada um s sabe ler o seu e no diz para o outro o que sabe ou o que no sabe. Em If diferente, ou usando qualquer orculo de Od voc pode colocar 16 Babalwo interpretando o mesmo Od, eles vo falar a mesma coisa e podero discutir interpretaes ou

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

38

complementar as informaes. muito comum terem sempre 2 bblwo em uma consulta, um ajudando o outro. Isso possvel porque eles esto tratando da mesma base de conhecimento e do mesmo processo. Mas esse o nosso caldo cultural e If vem muito recentemente se adicionando. A seguir, em poucos itens, os desvios do Jogo de Bzios que descaracterizaram a sua ligao com If e o transformaram em uma jabuticaba : a) Nmeros: Existe uma paranoica ligao dos bzios com nmero. Isso no faz parte de If, Od no tem nmero nenhum associado e no mximo tem marcas grficas. O uso de nmeros uma coisa externa religio Yorb. um sincretismo esotrico com numerologia. Neste contexto se inclui aquela cruz maldita feita com a data de nascimento. Aquilo no faz parte de If. Tambm igualmente ridculo determinar Od usando o nome da pessoa. Primeiro se transforma o nome em um nmero e depois em um Od. Isso no existe em If. b) Histrias: o elementos mais bsico de If, uma cultura oral. No existe If sem versos. No Candombl, o Jogo de Bzios, abandonou as histrias associadas aos Od. Ningum sabe e nem procura saber quais so. No Dillogun cubano essas histrias so muito bem organizadas e colecionadas. As pessoas, atualmente, nem mesmo procuram saber os mitos histricos associados aos Orix, que no fazem parte de If e sim do prprio culto de Orix, e que so importantssimos na transmisso dos valores da religio. As pessoas se orgulham de dizer que o Candombl uma tradio oral. Mas, s fazem isso para justificar a sua preguia ou incapacidade de estudar e ler. Tradio oral obter os conhecimentos nas estrias. No jogo de bzios, as histrias foram substituidas por significados. Para cada Od foram pr-estabelecidos significados e o mximo que a pessoa aprende so esses significados pr-interpretados. No existe interao entre o olhador e o consulente na anlise das histrias e nem as explicaes dos valores morais da religio. c) Nomes de Od: Confusos. O eerindinlogun If, feito com os 16 Od mj. Esta a definio principal. Desta maneira os nomes de od tem que ser os mesmos de If. Os nomes usados no jogo de bzios variam e incluem nomes de omon od (ofun karan, obeogunda) e outros que no existem (alaafia (?), ejilaxebor). d) No se usa os b: A maior parte das pessoas nem sabe o que . Sem o uso de Ib acabou a interao entre o olhador e o Ori do consulente. O Olhador responde o que a sua mediunidade indica. Igualmente acabou com isso a seleo das oferendas e ebs usando o orculo. Ao invs de usar o Ib para

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

39

determinar o que ser feito, o olhador de forma arbitrria e questionvel, diz e detalha o que vai ser feito. e) Arqutipo de Orix: Pela falta de conhecimento do que Od, e de sua interpretao, ocorreu um processo simples e direto de associar bzios a um nmero, este a um odu e por fim (o que interessa mesmo), este a um orix. O que importa este orix. Pelo arqutipo do Orix a pessoa diz o problema da pessoa ou a quem deve recorrer para solucionar. f) Orientao de Od: Abandonado. No Jogo de Bzios no se determina se o Od esta em Ire ou Ibi e isso muito bsico em If. Depois de determinar o Od a primeira coisa que fazemos e saber sua orientao e intensidade. Isso parte da interpretao. No jogo de bzios isso no feito. Sem a determina a orientao tambm no existe a determinao de qual o tipo de Ire e Ibi. Novamente, o olhador fala o que sua mediunidade indica. g) Uso de objetos: muito comum usar objetos colocados na peneira para traduzir significados. Este um aspecto animista que no faz parte de If e muito menos do eerindinlogun. h) Quantidade de cadas: Em If usa-se uma sequencia de 4 Od para se interpretar o problema e a soluo para o consulente. Esta sequencia se inicia com o Od principal que traz o problema. Seguem os seus testemunhos, que trazem o detalhamento e que indicam o que deve ser feito, complementando o significado do primeiro, nunca substituindo. Estes Od foram usados para se determinar o seu estado (2 deles) e podem ainda ser complementados pela sombra ou um odu feito com partes de outros. Cada Od tem seu significado nisso e utilidade, complementando o principal. No Candombl muitos at fazem as 4 cadas, mas, a forma de utilizar cada uma delas, no clara. O motivo das 4 cadas o mesmo de If, mas, foi mantida apenas as quantidade de cadas, sem o seu significado, porque no se determina o estado do Od. Vejam, dizer que tem um orculo com Od que no se determina a orientao e o tipo de influncia, o mesmo que no ter um orculo de Od. S essa razo estrutural j seria o bastante para dizer que o Jogo de Bzios no tem nenhuma relao com Od. Aps esta sequencia estruturada, em If pode se iniciar uma outra respondendo a questionamentos do consulente, atravs do seu Ori e usando os Ib. Assim a quantidade de interaes desta fase no estruturada indefinida, mas, a fase relativa ao Od se encerra com a determinao completa do seu estado.

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

40

i) Determinao do Eb: Em If a determinao do Eb para e pelo Ori do consulente. um processo interativo usando o Ib. Existem um conjunto de opes e detalhamento disso. No jogo de bzios o olhador normalmente termina a sua consulta dizendo o que vai ser feito, ou ento ele faz uma cada, olha para ela e sai passando o que fazer. Dificilmente ele passa por um processo interativo de escolha. O prprio processo de selecionar o que vai ser feito usa critrios pouco objetivos onde um Od que no fez parte de nenhuma das 4 cadas pode receber um Eb porque apareceu em subformaes de bzios. O que liga um Eb a um odu geralmente a quantidade de elementos. Assim, de novo a neurose da numerologia influencia o jogo de bzios, como se Exu fosse contar o nmero de coisas para saber qual o Od A maior parte das pessoas faz a escolha do Eb estritamente ligado a um Orix. Assim, eles definem como eb uma comida votiva ligada ao Orix que ele entendeu que falou no jogo. Como expliquei a quantidade de bzios determina o Orix e assim a sada ento oferecer uma coisa para este Orix. .

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

41

Concluso sobre eerindinlogun (rndnlgn) e If


Eu no tenho como objetivo ser panfletrio para nenhum lado. Me interessa de fato a verdade, os fatos e os fundamentos. Para poder dar essas explicaes colocando a minha opinio sobre esse assunto eu tenho me dedicado a muito tempo a essa questo, sempre buscando novos argumentos e novas formas de ver isso. Eu considero que ow eyo merindinlogun (ow y mrndnlgn) para ser usado para trabalhar em If, com runmil (rnml), Od e Or. Isso poder ser feito usando somente os Od Mj, como tambm com os 256 Od, dependendo da preparao do olhador. Claro que falar em interpretar 256 Od com bzios uma coisa polmica, mas, os cubanos j o fazem. L eles s no chamam de omon od, chamam de od composto, mas a mesma coisa. Para fazer isso, usar os bzios para interpretar Od - ow eyo merindinlogun (ow y mrndnlgn) - necessria um aprendizado adicional, que no o mesmo de If, parte do aprendizado de If, como disse runmil (rnml), no mito, mas que requer adquirir conhecimento novo e treinamento. O resgate das histrias da origem do ow eyo merindinlogun (ow y mrndnlgn) deixa clara que esta capacidade foi dada ao Orix (r) xun (n) e que esta divindade no um Bblwo e nem poder ser. Mas, necessrio aprender como se faz isso, testar a pessoa para saber se ela possui este ax (a) ou mesmo prepar-la para isso. No Candombl todo ax (a) ou pode ser transmitido, como o conhecimento. Um Babalorix (Bblr) no tem que pensar que precisa virar um Bblwo para poder ter um bom orculo baseado em If. Ele pode, em primeiro lugar, usar o seu jogo de bzios como o faz, desde que tenha aprendido de fato a Jogar Bzios no Candombl, com Orix, e no um jogo trazido da Umbanda baseado em vidncia. Em segundo, se ele quer alinhar o seu jogo de bzios com If ele vai precisar aprender como se usa bzios com If. Vai ter que ter muito cuidado com isso, porque Bblwo aprendem a usar If com instrumentos de If. Bblwo cubanos nem podem pegar em bzios, assim, tomem muito cuidado com quem vo se meter. Aos seguidores de Orix (r) reservado um orculo com a mesma verdade, mas um aprendizado mais simplificado, adequado a complexidade de seu culto e dia a dia. Tambm reservado ao ow eyo merindinlogun (ow y mrndnlgn) a capacidade de tratar dos assunto do culto de Orix (r). Pessoas de Orix (r), no precisam procurar em If, o seu orculo. Precisam procurar este ax (a) em xun (n), no seu prprio culto. Mas adquirir o novo conhecimento pode esbarrar no comodismo de no querer estudar uma coisa que se pode fazer por mediunidade ou mesmo na dificuldade de buscar esse

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

42

conhecimento. Pode-se tambm levar a em uma casa a tarefa do orculo ser dividida com outra pessoa uma vez que nada garante que o Babalorix (Bblr) vai ter esse ax (a). Isso no diminui ningum. . Os Babalorix (Bblr) tem que dar valor s pessoas que tem para que elas fiquem na sua casa, uma casa grande e forte. Eles tem que considerar que sua tarefa muito maior do que se perder em detalhes ou querer achar que pode saber tudo melhor que todo mundo. A sua liderana jamais ser abalada se ele compartilhar funes na sua casa e se ele tiver outra pessoa para dividir o orculo. Pelo contrrio ele ser muito mais forte. Como eu disse, If traz um novo paradigma para o Candombl. Possivelmente um paradigma saudvel. Infelizmente o fato de no termos tido If na histria do Candombl permitiu que os Babalorix (Bblr) adotassem a forma que lhes convinha sem ter nenhum modelo de referncia para question-los. Contudo, o instrumento jogo de bzios jamais vai ser equivalente ao Ikin ou Opele. O conjunto de informaes que ele lida so menores, mas, no deixam de ser a verdade. Isso esta explicado das histrias e tambm na prtica. Isto quer dizer que qualquer pessoa do culto de Orix (r), atravs deste Orix (r) poder receber a mesma capacidade de manipular o orculo recebido atravs de runmil (rnml) e com o ax (a) de Oldmar, mas no ser equivalente a um Bblwo, pois a este reservado um orculo com uma capacidade mais profunda da anlise da vida e ao destino das pessoas. Gostaria de lembrar tambm que alguns Orix (r) so considerados Bblwo por natureza e isso adiciona um pouco de complexidade a esta conversa. Por exemplo Oxumare e Xango (ng). O Bblwo Ayo Salami, no seu livro Yoruba Theology and tradition, quando comenta sobre os instrumentos de b, cita que um dun (pedra de raio) jamais poderia ser utilizada por um Bblwo para representar uma pergunta a Xango (ng), porque ... isto seria equivalente a usar um babalawo para inquiri um outro babalawo no mesmo opon. Xango um babalawo. Eu tenho razes para supor que o mtodo de Bangboxe era aderente ao mtodo de If e que isso foi perdido, sendo os seus mecanismos substitudos gradualmente pela mediunidade ou por essa coisa sem sentido que a numerologia. Hoje em dia temos uma nova opo com o estabelecimento em bases perenes do culto de If no Brasil, mas no tem ajudado a atitude de muita gente de If. Seja os nativos que entram no culto e se acham o prprio Deus, ou no mnimo acima do resto dos mortais, sejam de cubanos que vem com suas bases If-Lukumi sejam os africanos que vem, sei l com que. Esse mais um desafio que o Candombl esta faceando. A sua primazia na posse de um Orculo esta definitivamente com os dias contados e o culto de If ir de forma definitiva tomar para si, como

Jogo de bzios e If - Marcos Arino

43

tem feito, a propriedade de ter o verdadeiro orculo de If em detrimento a forma oracular pouco estruturada que usa o mesmo nome no Candombl. Deixo fora deste texto a polmica levantada nos versos de Salako no qual determinados Orix (r) no teriam acesso a esta orculo. Acho mais, este novo modelo de referncia vai fazer com que a forma como o jogo de bzios existe hoje se transforme, ou resgatando sua natureza inicial, ou migrando, de fato para um orculo integrado a If e acabar essa prtica das pessoas se enganarem, e enganarem, dizendo que o que fazem jogar bzios por Od. Fonte: http://blog.orunmila-ifa.com.br/2012/05/o-jogo-de-buzios-e-ifa-parte-1.html

Adaptao e Layout: Luiz L. Marins CULTURA YORUBA http://culturayoruba.wordpress.com

Potrebbero piacerti anche