Sei sulla pagina 1di 12

Identidade e educao: a voz da mulher negra em sala de aula

Ana Ftima Cruz dos Santos1

RESUMO: O presente texto tem por objetivo discutir conceitos reproduzidos pela mulher negra
contempornea no Brasil, as principais referncias verbalizadas no cotidiano em seu discurso, como a ancestralidade africana e as atitudes observadas na construo identitria de raa e gnero. Alguns questionamentos so cabveis para entender a especificidade da raa e do gnero para a construo identitria das estudantes no percurso escolar como, por exemplo, a singularidade da mulher negra na sociedade brasileira; sua postura defensiva frente s retaliaes de gnero e raa por ela sofrida. So pontuadas algumas de suas estratgias de defesa nesse combate sociorracial. Focando-se na perspectiva de gnero, este entendido como uma modalidade que referencia as relaes sociohistricas entre homem, mulher e um terceiro sexo, e suas construes interpessoais e valorativas dos papis sociais. analisado enquanto ponto relevante na identidade de gnero durante a trajetria educacional a referencia racial, principalmente, as mulheres negras e sua linguagem diferenciada e representativa.

Palavras-chave: dispora africana, linguagem, identidade, gnero, educao.

Muito se tem falado sobre a formao do professor, em especial aqui ser focada a formao do profissional das reas de Letras e Educao as quais esto se desenvolvendo pesquisas a fim de proporcionar ao (futuro) docente, subsdios tericos (e por que no dizermos prticos), visando conduzi-lo a uma prtica mais reflexiva e integrativa que atenda aos anseios de uma sociedade cada vez mais preocupada em garantir uma igualdade de tratamento a todos os seus membros. Esta uma das preocupaes da Lingstica Aplicada numa perspectiva scio histrica, principalmente se entendemos o docente como um ativista, um militante ou um pedagogo crtico (RAJAGOPALAN, 2003). Dentro desta realidade, fazse, urgentemente, necessrio preparar o professor para saber lidar com o outro e realizar aes sobre o outro, participando do processo de interao, recebendo o novo aprendiz, aceitando o diferente e respeitando a diversidade. Sob o respaldo dos conceitos de Lingustica Aplicada dos autores Rajagopalan (2003) e Moita Lopes (2003), coube reparar atentamente a atuao do racismo no meio escolar e as percepes do (a) educador (a) a partir do lugar de quem tambm sofre a retaliao de raa e etnia. Unido a este propsito, a Anlise de Discurso de linha francesa de Michel Foucault sob a tica de Eni Orlandi (2005), entende-se um novo poder social por parte do sujeito mulher que se entende consequncia de uma dispora africana, firmando-se na memria de seus antepassados e no discurso diferenciado do meio social ao qual se insere.
1

Licenciada em Letras vernculas pela UNEB, Especialista em Docncia do Ensino Superior pela UNIJORGE poeta, editora do Jornal na Raa. E-mail: anafatiminha@yahoo.com.br. Orientadora: Prof. Dr. Denise Maria Zoghbi, Doutora em Lingstica Aplicada e professora titular da UFBA.

Passa-se tambm pela tica dos Estudos Sociais de Stuart Hall (2000; 2003) e Tomaz de Souza (2005) ao expor esse sujeito feminino protagonista de sua histria e memria alm de se observar fragmentado por questes de raa, etnia, classe e gnero na sociedade sexista ps-moderna. O prisma de Luiza Bairros (1996; 2000) em ter as narrativas de mulheres negras brasileiras como um achado da memria de uma ancestralidade africana.

Leitura e Leituras...

Expe-se os textos aplicados em sala de aula que compuseram experincias nos anos de 2009 e 2010 com uma turma de jovens mulheres afrodescendentes em formao no Ensino Fundamental II do Programa Federal ProJovem Urbano, resultando em uma avaliao posterior crtica e valorativa do papel social, econmico e histrico da mulher negra brasileira.i So eles: Lembrando Llia Gonzalez (1935-1994), de Nia Daniel (categoria: conto, 2000); Pra gostar de ser, Ana Clia da Silva (categoria: poesia, 2008) e, Eu sou aquela mulher negra, de Antonia de Cssia (categoria: poesia, 2007). Trs mulheres afrodescendentes que carregaram e carregam em seus discursos uma identidade de mulher e ser negra confrontando cada uma com sua poca os estigmas da sociedade brasileira e suas respectivas realidades. Todas elas educadoras e ativistas do movimento negro nacional visando uma nova linha de pensamento e atitude nos paradigmas tnico-racial e de gnero. Cabe ressaltar a insistncia na formulao e implementao de polticas pblicas a favor das mulheres enquanto movimento, assim como o movimento por Libertao dos Gays e o da Negritude, tem tomado parte por vrios ambientes. Talvez possa-se verificar tamanha relevncia no cenrio atual com relao eleio presidencial na Amrica latina e, presentemente, no Brasil com a posse de mulheres nesta determinada plataforma de poder. O campo literrio figura um dos campos de poder e este, por sua vez, une-se ao escolar na tentativa de transformar esteretipos da mulher no universo patriarcal: a mulher como geradora da cultura, tradio, educao. Parte-se para esta discusso por entender que as questes de sexismo e raa so prximas e muitas vezes se confundam nas ideologias preconceituosas do mundo ocidental europeu onde a mulher possui mesmas retaliaes que a persona negra. E assim como a raa, a luta entre os gneros sexuais necessria, mas ainda abafadas pela mdia (LOPES, 2003). As discusses de tais assuntos na escola contribuem para uma nova e melhor construo identitria dos estudantes e educadores atuantes. Africanias.com, 03 (2012). Pgina 2

Dispora e poder feminino O conceito de Dispora essencial para a anlise que a Lingstica Aplicada faz do sujeito-educador na construo identitria dos seus outros sujeitos-educandos. Como um fenmeno de grandioso significado e com a responsabilidade pela construo identitria de diversos sujeitos e naes, Dispora deve ter seu significante escrito por letra maiscula como substantivo prprio, autor mximo, representante maior de muitos outros fenmenos como as culturas afro no Haiti, no Caribe, as tradies afro-religiosas ressignificadas no Brasil. Nesse sentido, Luiza Bairros (1996) define, ressaltando seu duplo sentido:
Um constitui a ns negros como grupo em que dimenso de raa extrapola qualquer outra condio. Ou seja, um negro antes de tudo um negro, com todas as conotaes de subordinao que isto implica, em qualquer parte do chamado Novo Mundo (...). O outro tem a ver com o fato de que o racismo antinegro, estabelecido, globalmente, nos permite incorporar experincias que dizem respeito no apenas nossa realidade mais imediata, mas tambm a de outros negros, mesmo que nunca as tenhamos vivenciado diretamente. H elementos na nossa identidade negra que so, por assim dizer, globais. E isso ocorre mesmo considerando que ela mediada por diferenas nacionais, de gnero e classe social.

Com isso, as leituras feitas por Moita Lopes (2002) sobre a atuao intensa do racismo e do sexismo nas escolas tm ganhado auxiliares no apenas com os PCNs (Parmetros Curriculares Nacionais), mas tambm com a j implementada Lei 10.639/2003 de ensino cultural e histrico africano e afro-brasileiro e a Lei 11.645/2008, incluindo o ensino da cultura indgena. Um grande fator responsvel pelo desinteresse escolar o no reconhecimento dos e das jovens negros e negras diante da sociedade vigente como protagonistas para alm das tarefas como cidados dadas pelos Direitos Humanos. Ou at mesmo, seus antepassados sendo contados, lidos e ouvidos como guerreiros de comunidades quilombolas e at na sociedade brasileira como um todo. Utilizados como um desafio esttico e didtico, os trs textos utilizados nas experincias com as jovens mulheres s reiteram a construo identitria das mesmas sob os diversos sujeitos fragmentados e como uma releitura sob a perspectiva da linguagem literria ter a capacidade de reverter sintomas de autonegao e desestimulo dessas mulheres negras perifricas que perpassaram diversas dificuldades, inclusive a manuteno do perodo escolar regular. As jovens, em sua maioria, so mes-solteiras, afrodescendentes, abrangendo a faixa etria entre 18 e 29 anos.

Memria e metfora Africanias.com, 03 (2012). Pgina 3

A pesquisadora e ativista Luiza Bairros publicou o artigo Lembrando Llia Gonzalez (1935-1994)ii, constando como texto introdutrio o conto de Nia Daniel de Alcntaraiii em homenagem ativista Llia, no ano de sua morte. So trs mulheres que se destacam na sua tarefa de educadoras e ativistas polticas e, sobretudo, como protagonistas num processo de Dispora africana. Em destaque, o conto de Nia Daniel remete-se a uma frica imaginria, porm com aluses a figura de Llia Gonzalz e sua perspectiva poltica. Vejamos o texto:

Havia uma aldeia. Um dia chegou a essa aldeia uma amazona de toro estampado de esperana, montada num cavalo negro como nossa ancestralidade. E ela, como um antigo griot, contava e contava histrias. Histrias das mulheres guerreiras, histrias dos Nbios, de civilizaes egpcias da cor da noite que construram a base da humanidade. Contava histrias de Nani, no centro da Amrica defendendo seu povo. O que ela queria, todo tempo, era passar para o povo da aldeia o entendimento daquilo que eles viam a seu redor. O tempo todo ela contava a perspiccia dos caminhos que outras tribos percorreram. Ela transmitia CONHECIMENTO. A idia de liberdade passada por essa amazona, de toro estampado de esperana, montada em seu cavalo negro como nossa ancestralidade era tanta, que vrias outras aldeias, tribos, estados pararam para ouv-la. E absorviam cada idia contada por ela Um dia, quando a aldeia acordou, percebeu que ela havia partido. Todos ficaram perplexos, confusos... Como? Quem nos contaria outras histrias, quem? A aldeia caiu em desnimo, tamanha era a falta que fazia a amazona de toro estampado de esperana, montada em seu cavalo negro como nossa ancestralidade. De repente, as pessoas se entreolharam e compreenderam que ela precisava continuar o seu caminho e que caberia a cada um transformar a semente deixada em substncia. Caberia a cada aldeia, cada tribo, cada estado que bebeu de suas idias, difundi-las. Grande era essa Africanias.com, 03 (2012). Pgina 4

tarefa, pois caberia a todos eles, a todos Ns, tornar os homens e mulheres conscientes de sua negritude. Valeu, Llia Gonzalez! Destaca-se um reforo tradio onde as mulheres tm a liderana de suas prprias atitudes como valoriza Luiza Bairros no mesmo artigo:
Quando a maioria das militantes do MNU (Movimento Negro Unificado) ainda no tinha uma elaborao mais aprofundada sobre a mulher negra, era Llia que servia como nossa porta-voz contra o sexismo que ameaava subordinar a participao de mulheres no interior do MNU, e o racismo que impedia nossa insero plena no movimento de mulheres. (BAIRROS, p.2)

O conto de Nia Daniel remete um dado sujeito a vrios lugares sociais, identitrios onde um deles seria o ponto de origem: (...), no centro da Amrica defendendo seu povo. (l. 5-6). Segundo M. Pcheux (1975), no h discurso sem sujeito e este no existe sem ideologia, e deste lugar, o discurso, que se observa a relao lngua e ideologia de maneira materializada na base das relaes entre indivduos e sujeitos. Mas o que vem a ser sujeito? Sujeito (FERNANDES, 2007, p.33)iv, precisando o sujeito discursivo, considerado como um ser social, apreendido em um espao coletivo; portanto, trata-se de um sujeito no fundamentado em uma individualidade, (...), e sim um sujeito que tem existncia em um espao social e ideolgico. O sujeito localizado no texto a representao metafrica de Llia de Almeida Gonzalez, nascida em 1935 no estado de Belo Horizonte, Filha de uma trabalhadora domstica e um ferrovirio. Graduou-se em Histria, Geografia e Filosofia pela UEG, atual UERJ. Lecionou em diversas universidades brasileiras e progressivamente negando sua condio de mulher negra. Chegou a cursar comunicao e antropologia no exterior do pas e se casou com o espanhol Luiz Carlos Gonzalez, em que percebeu que era discriminada pela famlia do marido. Aps suicdio deste, Llia resolve partir para a mobilizao social de cunho racial, passando com a iniciao partidria, a espalhar seu discurso e sua fora por outros cantos do Brasil, de maneira bem informal atravs de sambas em comcios e um jeito muito ntimo de conversar com outros ativistas. Iniciou sua carreira de militncia no MNU (Movimento Negro Unificado) no ano de 1979, um ano aps nascimento da organizao. Candidatou-se a deputada federal em 1982 pelo PT e mudou para o PDT em 1986. Tambm se tornou adepta do candombl como fora maior de resistncia e deteno de poder, em uma esfera especfica. Africanias.com, 03 (2012). Pgina 5

Ao incio da narrativa, Llia metaforizada por uma amazona de toro estampado de esperana, montada num cavalo negro como nossa ancestralidade. (l. 1-2) Este perodo se repete como um nome/substantivo ao longo do texto, assinalando a construo identitria do sujeito Llia e dos indivduos que dela se assemelham. Relendo Pcheux (1975), pode-se afirmar que o sentido sempre uma palavra, uma expresso ou uma proposio; e por esse
relacionamento, essa superposio, essa transferncia (metaphora), que elementos significantes passam a se confrontar, de modo que se revestem de um sentidov.

No caso da narrativa, esta citao representa a metfora por parfrase. Na transferncia no s de palavras e signos, mas sim, de discursos e ideologias que podem ser apontadas ao contnuo da narrativa. Sendo, ento, pontuada como estratgia de leitura a partir da memria do Locutor Nia, permitindo ser a inteno ampliada para antigas tribos africanas que se metaforizavam nos elementos da natureza e construam histrias, lendas e mitos do seu povo: histrias das mulheres guerreiras, histrias dos Nbios, de civilizaes egpcias cor da noite (l. 4-5). Nesse sentido, a memria do sujeito discursivo Llia exaltada e sua capacidade de fazer o mesmo atravs da narrao de histrias. No incio do segundo pargrafo da narrativa, a autora compara Llia amazona referncia s mulheres guerreiras:
As Amazonas so o primeiro e mais persistente mito de mulheres libertas vivendo em comunidades. Poderosas porque manejavam armas e curioso referir que esse factor de superioridade era marcante para os homens que se cruzavam com elas. Ter armas , ontem como hoje, ter poder. Est estudado que as regies onde viveram tinham grandes reservas de ferro. Da serem elas prprias a fabricar as armas. E eram guerreiras porque queriam conquistar territrios para se instalarem. (BOLO, 2003)vi

Tambm compara a um antigo griot (l.3), onde Os griots generalistas, historiadores ou poetas (ou os trs ao mesmo tempo), que em geral so igualmente contadores de histria e grandes viajantes, no necessariamente ligados a uma famlia. (HAMPAT B; 1982 p.202). O discurso pedaggico a todo o momento emprega normas ou caminhos a serem seguidos por seus educandos. A mulher tem como marca social, e at muitas vezes, o estigma de ter o dom do educar. Esta proposta presente no conto, introduz uma das leituras feitas por Bairros sobre Llia Gonzalez como ponto de referncia na militncia brasileira por todos os estados, ensinando caminhos para a unio do povo negro. Desta misso como educadora, vrias so as citaes: O tempo todo ela contava a perspiccia dos caminhos que outras tribos percorreram. Ela transmitia CONHECIMENTO. (...) absorviam cada idia contada por ela (l.8-13). A partir desse texto, as estudantes passaram a ter maior expressividade em Africanias.com, 03 (2012). Pgina 6

sala de aula, a disporem suas opinies sem medo de censura, sem se identificarem como incapazes de um posicionamento poltico, alm de interessar-se por leis em defesa dos direitos das mulheres no Brasil. O segundo texto, um poema de autoria de Ana Clia da Silva, intitulado Pra gostar de ser, publicado no ano de 2008 no jornal na Raa, numero 2, escrito por diversos autores e autoras negras com editorao de poucos exemplares e baixa repercusso nacional. Ana Clia professora adjunta do DEPED/Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e militante do Movimento Negro; autora de dois livros em que expe a ausncia e descaso com a persona negra no livro didtico. Leia-se o poema: PR GOSTAR DE SER bano, nix, Azeviche, jaboticaba. Olhos de rubi, Cabelos de mata, torcidas razes, Naturais, ornamentais. Presena revivida Dos nossos ancestrais. A sntese Da noite, petrleo, carvo, Acar cndi, chocolate, mel. Doura, alegria, beleza, Luta, conquista, Certeza. Por meio de metforas, a autora descreve caractersticas fsicas que se remete a uma pessoa negra. Como toda descrio, apresentada por meio de adjetivos, ligados cor escura da pele e dos olhos. Os cabelos crespos so metaforizados por Cabelos de mata, torcidas razes, Naturais, ornamentais. A comparao com a ancestralidade tambm realada neste poema, vendo-se as caractersticas como herana do pertencimento em traos e sentidos. Sentimentos tambm so sugeridos como que um continuum desta pertena afro, simbolizada pelos substantivos doura, alegria, beleza, luta, conquista, certeza. Trata-se de uma auto-descrio da autora e neste intere, obteve-se enquanto atividade de classe o desenvolvimento de um poema escrito pelas estudantes em que tambm se autodescrevessem. Algumas sentiram vergonha e levantaram aspectos gerais: altura, condies financeiras, quantidade de filhos. Outras levaram em conta a sentimentalidade: sozinhas, abandonadas, carentes de afeto, agredidas, amantes de seus maridos, amadas por seus filhos. Africanias.com, 03 (2012). Pgina 7

Poucas descreveram-se enquanto negras, pretas, femininas, trabalhadoras, discpulas dos orixs, bonitas e corajosas. Para alm das descries, est o olhar sobre si mesma, sobre a autoestima, sobre a projeo do Eu inserido em outras vidas, outras pessoas. O terceiro texto, trata-se de um poema escrito por Antonia de Cssia, que se autoidentifica Mulher negra de Luta. Formada em Contabilidade, a jovem negra ativista do movimento negro, poeta e trabalha com a esttica negra realizando tranados afros. A publicao de um trecho deste poema aconteceu na primeira edio do Jornal na Raa, em setembro de 2007:

Eu sou aquela mulher negra que h muito tempo habitava outras terras. Era uma menina com meus sonhos e iluses. Era uma mulher que tinha sua famlia para cuidar, e seus filhos para criar. Era uma mulher guerreira. Mas fui seqestrada, trazida para essa terra desconhecida para ser escravizada. Tratada como animal tinha alguns fins lucrativos para a sociedade escravista: trabalhar, servir seu dono, ser objeto de seu prazer e procriar. Tiraram minha linguagem de origem mas no tiraram minha essncia. Porque essncia hoje eu poder e ter orgulho de dizer que sou mulher negra e sou fruto da resistncia. Visto tambm como uma autobiografia, o eu-lrico se confunde com o eu-potico. A autora se coloca no ethos de mulher negra africana que passou pelo processo de escravido e teve sua cultura, sua lngua, sua famlia, tudo isto retirado fora. Contudo, restou-lhe a conscincia de sua pertena tnica, de seus valores, dos principais traos de sua ancestralidade negra, resultando a mesma em fruto da resistncia, da batalha pela continuidade dos seus antepassados guerreiros. Tal texto no causou surpresas diante do pblico feminino que anteriormente teve acesso aos outros textos citados. Foi interessante perceber nas discusses ps-leitura do mesmo que as estudantes negras se colocaram familiarizadas da temtica e at realizaram referncias s suas condies de vida atual ser decorrncia desta explorao escravocrata. Africanias.com, 03 (2012). Pgina 8

Assim como proporem como meio de transformao, o aprendizado de curso profissionalizante voltado para o vesturio, algo que lhes proporcionariam maior sada de vendas no mercado informal, alm de associar-se com a esttica feminina. Esta esttica, propositalmente, estaria - reproduzindo as falas das prprias estudantes diretamente relacionada com a valorizao da autoestima das mulheres localizadas nas periferias da cidade, descritas por elas como sendo mulheres negras com diversos problemas psicolgicos, e portanto, de mbito socioeconmico e cultural.

Consideraes finais

Os trs textos expem a ideia de ser mulher, ter uma relao forte com os ancestrais, com a identidade afrodescendente e os smbolos que se remete a tal memria. As metforas foram utilizadas como um recurso das autoras para ilustrar o sentimento de pertencimento racial negro em diferentes pocas, no sculo XX e no sculo XXI. Espera-se a partir deste relato de experincias positivas no sculo XXI, no continuo das discusses de aes afirmativas para a comunidade negra, que se possa aumentar o nmero de instrumentos que favoream o ensino da cultura e histria africana e afrobrasileira, no segregando as atenes apenas no treze de maio, nem vinte de novembro. Que outras datas e referncias nacionais e diaspricas africanas sejam lembradas, rememoradas e afirmadas no continuo das relaes interpessoais das comunidades afrodescendentes contemporneas, respeitando a memria da ancestralidade africana.
(...), se por um lado as identidades sociais negras so discursivamente construdas como marginais, desviantes e inferiores, por outro lado, os negros podem reconstrulas sobre outras bases expondo-se a outros discursos que mostrem as ideologias de uma sociedade branca e excludente (...). E isso que tento fazer em minha sala de aula de leitura, ou seja, busco, por meio de conversas sobre textos, possibilitar que meus alunos negros possam (re)construir-se, resistindo aos posicionamentos forados que as elites brancas lhes impem. (MOITA LOPES, 2003, p.183)

Ao encontro disto, a pesquisadora e tambm educadora Ana Rita da Silvavii cita que:
As produes de escritoras negras representam procedimentos, estratgias e caminhos por elas traados, de busca de auto-reconhecimento(sic) de um pretenso EU e de entendimento dos modos pelos quais podem construir suas africanidades e experincias afro-brasileiras. (Congresso Baiano de Pesquisadores e pesquisadoras negros e negras, novembro de 2007).

Cabe a ns, educadores e educadoras, aprendizes e pesquisadoras(es) negras(os), olharmos para nossas experincias subjetivas, para a vivncia de nossos estudantes; veremos Africanias.com, 03 (2012). Pgina 9

mais que pessoas, veremos seres humanos como ns, realidades como as nossas, desejos e futuros to ansiosos e realizveis quanto os nossos. Veremos que a igualdade parte da diversidade que temos e no autoconhecimento de si.

Africanias.com, 03 (2012).

Pgina 10

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A. HAMPAT B. A tradio viva. In.: J. KI-ZERBO (Org.). Histria Geral da frica: I Metodologia e pr-histria da frica. Trad: Beatriz Turquetil... et al. So Paulo: tica/Unesco, 1982.

ARRUDA, J. B.. Africanidade e Afrobrasilidade: Orientaes Metodolgicas para a implementao da Lei 10.639/03. So Paulo: Dispora, 2008. BARRETO. Enegrecendo o feminismo ou feminizando a raa, narrativas de libertao em ngela Davis e Llia Gonzalez. Rio de Janeiro: PUC-RIO, departamento de historia, 2005. BAIRROS, Luiza. Orfeu e Poder: Uma Perspectiva Afro-Americana sobre a Poltica Racial no Brasil. In: Afro-sia, n. 17, 1996, Salvador: EdUFBA BAIRROS, Luiza. Lembrando Llia Gonzalez (1935-1994). In.: Afro-sia, n. 23. Salvador: EdUFBA, 2000. BOLO, Lusa de Paiva. Mulheres Guerreiras. Revista Mxima. 2003 Disponvel em: http://br.monografias.com/trabalhos/mulheres-guerreiras/mulheres-guerreiras.shtml acesso em: 02/12/2007 CIP, CIBEC. Educao anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n 10.639/03. Secretaria de Educao Continuada.Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade, 2005 HALL, S. A identidade cultural na ps-modernidade. Traduo Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11.ed. rio de Janeiro: DP&A, 2006. MINISTERIO DA EDUCAO. Secretaria da Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade. Orientaes e Aes para a Educao das Relaes tnico-Raciais. Braslia: SECAD, 2006. MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Discurso de identidades: discursos como espao de construo de gnero, sexualidade, raa, idade e profisso na escola e na famlia. So Paulo: Mercado de Letras, 2003 RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingstica crtica: linguagem, identidade e a questo tica. So Paulo: Parbola Editorial, 2003. SILVA, A. C. da . A desconstruo da discriminao no livro didtico. Superando o Racismo na Escola, Brasilia - DF, p. 13-30, 1999.
i

Programa ProJovem Urbano, instalado a partir do Governo Lula a fim de retirar os jovens das periferias do Brasil do mundo das drogas e encaminhar mo-de-obra qualificada fornecendo curso de qualificao profissional por 1 ano e meio (18 meses). A comunidade em que foi realizada a pesquisa situa-se no bairro de Ilha Amarela, Subrbio ferrovirio da cidade do Salvador, Bahia.

Africanias.com, 03 (2012).

Pgina 11

ii

BAIRROS, Luiza. Lembrando Llia Gonzalez (1935-1994). In.: Afro-sia, n. 23, 2000. Salvador: EDUFBA Assessora de Assuntos Afro-brasileiros da Secretaria do Estado de Cultura iv FERNANDES, Cleudemar Alves. Anlise do discurso: reflexes introdutrias.So Carlos: Claraluz, 2007
iii v

ORLANDI, Eni Puccinelli. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. 6.ed.Campinas: Pontes, 2005, p.44
vi

BOLO, Lusa de Paiva. Mulheres Guerreiras. Revista Mxima. http://br.monografias.com/trabalhos/mulheres-guerreiras/mulheres-guerreiras.html


vii

2003.

Disponvel

em:

Doutora em Letras da Universidade Federal da Bahia. Salvador-Bahia-Brasil

Africanias.com, 03 (2012).

Pgina 12

Potrebbero piacerti anche