Sei sulla pagina 1di 7

AutoSom.net http://autosom.

net 07/05/2007 - melhoria dos clculos e descrio das variveis

O que LED? LED o acrnimo para Light Emitting Diodes (diodos emissores de luz) e esto disponveis em encapsulamentos comerciais de 3mm, 5mm e 10mm nas cores vermelha, verde, laranja, azul, branca entre outros. Os famosos LEDs de alto brilho mais encontrados no mercado so azul, branca, vermelha e verde. LEDs so diodos especiais que emitem luz quando conectados a uma bateria. Cada LED tem um sanduche semi-condutor em seu interior. Quando a eletricidade aplicada, os eltrons apenas fluem para uma direo e pulando de uma camada para a outra do sanduche atrados por outra partcula positiva. Quando a partcula negativa e positiva se combina, um quantum de energia emitido na forma de um fton de luz. A cor do LED resultado do material que o LED feito, tipicamente de elementos como galnio, arsnio e fsforo. Os LEDs vieram para tomar lugar das lmpadas incandescentes e atualmente j podem ser vistos em semforos e outras aplicaes. Os LEDs so mais durveis, mais brilhosos, no esquentam e consomem menos energia. A luz alm de ter mais brilho pode ser branca ao contrrio das lmpadas incandescentes que so amarelas. O melhor que eles so muitas vezes mais durveis que lmpadas incandescentes. Uma lmpada de semforo dura cerca de um ano, o LED desde que utilizado dentro dos parmetros de trabalho, vai durar 10 anos! O tamanho mais comum no mercado o LED de 5mm. Os de 10mm, por ser maior, no implica em maior luminosidade, pois o material que produz a luminosidade a mesma que no de 5mm. Vamos mostrar com este texto como utilizar o LED em aplicaes automotivas utilizando a fonte de 12 Volts da bateria.

Como ligar um LED?

Led azul ligado a 3 Volts consumindo 18.8mA O LED tem polaridade, o terminal negativo (chamado de catodo) a perna mais curta, se ligar invertido ele no acende e se ligar sem resistor numa fonte de tenso acima da suportada, ele vai durar uns 5 segundo e queimar, chegando a cheirar plstico queimado. A tenso de alimentao de um LED depende de suas caractersticas que variam com o tipo e cor de cada LED. Os parmetros dos LEDs Primeiramente, procure saber os parmetros do seu LED, geralmente especificado como If e Vf nos manuais tnicos. Na dvida pergunte ao vendedor a tenso do LED. A carter de curiosidade veja alguns valores: Leds vermelhos: If = 15mA Vf = 1,8 Volts R = 1K Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts Leds verdes, amarelos, laranja: If = 20 a 25 mA Vf = 2,1 Volts R = 470 Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts Azuis e Brancos: Vf = 2,8 a 4,2 Volts If = 15 a 30 mA R = 470 Ohms quando ligado na bateria de 12 Volts Se voc no souber quais os parmetros do LED voc pode deduzir utilizando seguinte mtodo: Materiais necessrios: - fonte de tenso varivel - multmetro

se o LED azul, aplique uma tenso de 4 Volts e mea a corrente, com isto voc estipulou uma tenso de trabalho Vf e verificou a corrente If. Depois basta calcular o resistor utilizando esses valores. Lembre-se que para cor de LED, a tenso de trabalho diferente.

Ajustando a fonte de tenso para 4 volts

LED branco sendo alimentado por 4 Volts e consumindo 24,9 mA ideal que o LED trabalhe entre 15 e 30mA, dependendo do LED, veja a tabela acima. Outro parmetro interessante o Iff (corrente de pico repetitivo) Se montar um circuito (oscilador) que pulse no led numa frequncia de 1KHz ou mais (tempo do ciclo em 1ms ou menos) poder ser aplicado no led at cinco vezes mais corrente e haver voc poder ter cerca de 3 vezes mais luminosidade.

Calculando o resistor para ligar o LED a uma fonte de tenso, no caso a bateria do carro. Frmulas utilizadas: R = U/I Rres = (Vbat - Vled)/Iled Vres = Vbat - Vled Pres = Vres * I = (Vbat - Vled)*I

R = resistncia U = tenso I = corrente Rres = Resistncia do resistor Vres = Tenso no resistor Pres = Potncia dissipada no resistor Supondo dados do LED: Vled = 4 Volts (tenso do LED) Iled = 25mA = 0,025A (corrente de trabalho no LED) Vbateria = 14 Volts Rres = (14 - 4)/0,025A = 400 Ohms (valor do resistor) Pres = (14 - 4)*0,025A = 0,25 Watts (potncia do resistor) O valor comercial mais prximo de 330 ou 470 Ohms, vamos optar pelo 470 Ohms, pois o LED trabalhar um pouco abaixo de sua capacidade mxima, garantindo a longa vida. Valores comerciais de resistores, veja a tabela abaixo, basta multiplicar ou dividir por mltiplos de 10: 10 15 22 24 33 39 47 56 68 As potncias de resistores mais encontrados: 1/4 watt (um quarto de watt) 1 watt 5 watts 10 watts Resistor no tem polaridade, ento voc pode ligar ele no positivo do LED (anodo, perna maior) de qualquer jeito. Se mudar o valor do resistor, pra cima ou para baixo do valor calculado, vai variar a intensidade no LED. Mas tudo tem limite. Se aumentar demais o resistor o led mal acende e se baixar demais a corrente fica muito alta e o LED queima.

Ligando o LED, na prtica Materiais utilizados:

Espaguetes termo-retrcteis Resistor de 1/4 Watt Resistor de 5 Watts Leds azuis de 5mm fio paralelo fonte de tenso regulvel (foi projeto de 2o ano tcnico eletrnico)

De acordo com o que foi calculado, devemos utilizar um resistor de 470 Ohms para ligar o LED a uma bateria de carro que pode chegar a 14 Volts com o carro andando.

LED azul em srie com um resistor de 470 Ohms consumindo 21,8mA O resistor ligado no anodo (perna maior do LED, no interior do led, o anodo a parte menor) resistor no tem polaridade, ento pode ser ligado de qualquer forma

LED branco ligado em resistor de 470 Ohms consumindo 22,9mA

LED azul com resistor de 330 Ohms em 14 Volts consumindo 30,4mA, oferecendo uma maior intensidade de luz, mas consumindo uma corrente maior.

Veja a diferena do LED branco para o LED azul Ao ligar 2 LEDs no carro, procure utilizar um resistor para cada LED, assim as caractersticas de um LED no influenciaro no outro LED. Tive problemas ao ligar LEDs em srie (considerando a soma das tenses dos LEDs) e em paralelo (considerando a soma das correntes dos LEDs).

Potrebbero piacerti anche