Sei sulla pagina 1di 17

POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edio da Lei n 6.

938/81 o pas passou a ter formalmente uma Poltica Nacional do Meio Ambiente, uma espcie de marco legal para todas as polticas pblicas de meio ambiente a serem desenvolvidas pelos entes federativos. Anteriormente a isso cada Estado ou Municpio tinha autonomia para eleger as suas diretrizes polticas em relao ao meio ambiente de forma independente, embora na prtica poucos realmente demonstrassem interesse pela temtica. -A Poltica Nacional do Meio Ambiente foi estabelecida em 1.981 mediante a edio da Lei 6.938/81 (31 de agosto de 1981) e veio como reflexo da Conferncia de Estocolmo de 1972. -A referida norma disps sobre sua finalidade, mecanismo de aplicao e formulao, incorporando e aperfeioando normas estaduais. - criou o SISAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) integrado pela Unio, por Estados e Municpios, tendo sido atribudo aos Estados a responsabilidade maior na execuo das normas protetoras do meio ambiente.

CONSELHO DE GOVERNO: rgo superior de assessoria ao Presidente da Repblica na formulao das diretrizes e poltica nacional do meio ambiente.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA): rgo consultivo e deliberativo. Assessora o Governo e delibera sobre normas e padres compatveis com o meio ambiente, estabelecendo normas e padres federais que devero ser observados pelos Estados e Municpios, os quais possuem liberdade para estabelecer critrios de acordo com suas realidades, desde que no sejam mais permissivos.

MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA): Planeja, coordena, controla e supervisiona a poltica nacional e as diretrizes estabelecidas para o meio ambiente, executando a tarefa de congregar os vrios rgos e entidades que compem o SISAMA.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS (IBAMA): vinculado ao MMA. Formula, coordena, fiscaliza, controla, fomenta, executa e faz executar a poltica nacional do meio ambiente e da preservao e conservao dos recursos naturais.

RGOS SECCIONAIS: So os rgos ou entidades estaduais responsveis pela execuo de programas, projetos, controle e fiscalizao das atividades degradadoras do meio ambiente.

RGOS LOCAIS: rgos municipais responsveis pelo controle e fiscalizao de atividades degradadoras.

- CONAMA (rgo superior do SISNAMA) edita normas importantes em matria ambiental, inclusive em relao ao licenciamento de empreendimentos causadores de grande impacto ambiental, sujeitando-os a prvio estudo desse impacto - Seu objetivo o estabelecimento de padres que tornem possvel o desenvolvimento sustentvel (atravs de mecanismos e instrumentos capazes de conferir ao meio ambiente uma maior proteo. - Como resultado da implementao dessa poltica os Estados mais industrializados assumiram essa responsabilidade e, alm disso, estabeleceram normas prprias. O Estado de So Paulo, por exemplo, instituiu vrias reas protegidas, com restries ao uso do solo. - Tal norma deu incio Poltica Ambiental de forma ampla, direcionada a integrar Unio, Estados e Municpios, visando a preservao do meio ambiente, e integrando tambm o planejamento ambiental com o planejamento econmico e social. As diretrizes desta poltica so elaboradas atravs de normas e planos destinados a orientar os entes pblicos da federao, em conformidade com os princpios elencados no Art. 2 da Lei 6.938/81:
Art 2 - A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princpios: I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; Ill - planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais; IV - proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas; V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras; VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; VIII - recuperao de reas degradadas; (Regulamento) IX - proteo de reas ameaadas de degradao; X - educao ambiental a todos os nveis de ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente.

Inc. I - ao governamental na manuteno do equilbrio ecolgico, considerando o meio ambiente como um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo; o uso correto do meio ambiente e dos recursos tem a ver com os direitos difusos, por tratar-se de bem de uso comum do povo e, assim sendo,

superam os direitos individuais para alcanar os direitos e interesses da coletividade. Poder Pblico responsabilidade para implementar o preceito previsto no art. 225 da CF/88 ente destinado a tutelar o meio ambiente. Inc.II - racionalizao do uso do solo, do subsolo, da gua e do ar; Os recursos naturais constitutivos do meio ambiente tem sua apropriao por particulares vedada por lei, salvo no caso do uso do solo e, mesmo assim, sob a rigorosa observncia das disposies legais que privilegiam os objetivos sociais e ambientais. (funo social da propriedade). Inciso III- planejamento e fiscalizao do uso dos recursos ambientais ; esse princpio um desdobramento do princpio anterior na medida em que, para o uso racional de um recurso necessrio o planejamento de aes, a formulao e a aplicao de instrumentos prprios para se alcanar esse fim e, via de conseqncia, imprescindvel a fiscalizao do cumprimento dos mesmos pelo particular e pelo prprio Poder Pblico. Inciso IV- proteo dos ecossistemas, com a preservao de reas representativas; O objetivo das Unidades de Conservao da Natureza, institucionalizadas pela superveniente Lei 9.985/20001, volta-se precisamente para a preservao de reas representativas do ambiente natural brasileiro, em particular aquelas contidas nos recintos ecolgicos dos grandes biomas nacionais, para cuja gesto a PNMA estabelece fundamentos. h os grandes biomas nacionais, h tambm aqueles outros ecossistemas menores, passveis de planejamento e interveno por parte do Poder Pblico e da sociedade, considerados no Zoneamento Ecolgico e Econmico e no planejamento ambiental, fato que so dotadas de caractersticas e atributos especiais, sero sempre alvo de cuidados e proteo especiais. V - controle e zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras ; prev que as atividade potencialmente e efetivamente poluidoras devem ser controladas (aes preventivas e corretivas) e no podem ser desenvolvidas em qualquer lugar; por conseguinte, estaro sujeitas a lei especiais de uso e ocupao do solo e quando for obedecer a zoneamentos especficos e diretrizes de planejamento ambiental. VI - incentivos ao estudo e pesquisa de tecnologias orientadas para o uso racional e a proteo dos recursos ambientais; O Poder Pblico e, em segundo plano, a sociedade, devem incentivar estudos e pesquisas, bsicas e aplicadas, para o uso sustentvel e a proteo dos recursos
1

Regulamenta o art. 225, 1o, incisos I, II, III e VII da Constituio Federal, institui o Sistema Nacional de Unidade s de Conservao da Natureza e d outras providncias.

ambientais, desenvolvendo tecnologias apropriadas s condies dos ecossistemas brasileiros e s necessidades econmico-sociais e ambientais do Pas. pode-se dizer que a aplicao desse princpio vem se d hoje na esfera do MMA, das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e das instituies de pesquisa como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico) e outros programas governamentais. VII - acompanhamento do estado da qualidade ambiental; - acompanhamento da qualidade ambiental, das alteraes conseqentes das interaes antrpicas e provenientes de outras causas naturais que podem alterar significativamente o meio (fenmenos como terremotos, maremotos, ciclones, erupes vulcnicas), bem como de fenmenos decorrentes de reao espontnea da natureza. o monitoramento ou monitorao um procedimento essencial para o estabelecimento de aes preventivas e/ou corretivas. Inc. VIII - recuperao de reas degradadas; praticamente incalculvel o montante da superfcie de reas degradadas pela ao do homem e tambm das que se deterioram por outros fatores, como eroses, enchentes, assoreamentos, vendavais, etc. por outro lado, toda recuperao de rea, toda recomposio de meio fsico onerosa, devendo ser considerado que muitas das aes antrpicas degradadoras do meio ambiente poderiam ter sido previstas e evitadas, bem como seus impactos neutralizados ou minimizados. as reas degradadas mais freqentes so aquelas relacionadas a atividades de minerao, desmatamentos e outras modalidades. Inc. IX - proteo de reas ameaadas de degradao; objetiva o mesmo do princpio exarado pelo inciso VIII, mas preconiza aes preventivas, antes da recuperadoras. representado na prtica pelos instrumentos da PNMA relacionados aos Estudos Ambientais, regulamentados pelas Resolues CONAMA 001/1986 e 237/1997 e outros instrumentos previstos na Lei 9.985/2000 Lei do SNUC Inc. X- educao ambiental a todos os nveis de ensino, inclusive a educao da comunidade, objetivando capacit-la para participao ativa na defesa do meio ambiente. A educao ambiental em todos os nveis de ensino e aprendizado, e sob qualquer forma de transmisso de conhecimentos e experincias, deve ser assegurado como direito constitucional. OBJETIVOS

Alguns doutrinadores entendem que a Poltica Nacional do Meio Ambiente tem como objetivo tornar efetivo o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, princpio matriz contido no caput do art. 225 da Constituio Federal . E por meio ambiente ecologicamente equilibrado se entende a qualidade ambiental propcia vida das presentes e das futuras geraes. Outros que o objetivo da Poltica Nacional do Meio Ambiente viabilizar a compatibilizao do desenvolvimento socioeconmico com a utilizao racional dos recursos ambientais, fazendo com que a explorao do meio ambiente ocorra em condies propcias vida e qualidade de vida. Na verdade, como a Poltica Nacional do Meio Ambiente, como bem observa Edis Milar2 possui objetivo geral e objetivos especficos, estando o primeiro previsto no caput do art. 2 da Lei n 6.938/81: A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no Pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida Objetivos especficos so os determinados no art. 4 da Lei 6.938/81 que assim dispe:
Art. 4 A Poltica Nacional do Meio Ambiente visar: I compatibilizacao do desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico; II definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; III ao estabelecimento de critrios e padres de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; IV ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnolgicas nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; V difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgao de dados e informaes ambientais e formao de uma conscincia publica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico; VI preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propicio vida; VII imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usurio da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos.

Direito do Ambiente, 6ed, Editora Revista dos Tribunais, 2009.

I - compatibilizao do desenvolvimento econmico-social com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico; de acordo com esse objetivo traado o desenvolvimento econmico-social, em seus planos, programas, polticas e projetos tem que se ajustar s exigncias ambientais. nesse contexto deve ser alertado a ignorncia proposital ou no de pessoas (empreendedores) a respeito das conseqncias da apropriao ou extrao de recursos da natureza para produzir bens e servios, razo pela qual imperativo o reforo desse objetivo no sentido de demonstrar que toda demanda de recursos para a produo precisa ajustar-se capacidade de oferta que o patrimnio ambiental pode oferecer DOIS FATORES DEVEM SER CONSIDERADOS: a qualidade ambiental e o equilbrio ecolgico. o primeiro requisito diz respeito a um conjunto de condies que atestam a sade do meio ambiente elementos que entram no metabolismo dos processos essenciais vida, como ar, gua, alimentos, solo, clima entre outros. o segundo requisito significa a capacidade que os ecossistemas possuem de manter-se iguais a si mesmo apesar de todas as aes e reaes neles processadas, principalmente nas decorrentes das intervenes do homem. esse objetivo visa portanto, a manuteno da qualidade ambiental e do equilbrio entre os componentes do meio ambiente, resguardando a sade ambiental e humana. II - definio de reas prioritrias de ao governamental relativa qualidade e ao equilbrio ecolgico, atendendo aos interesses da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; objetivo que vem dar ensejo a concretude do objetivo anterior ao determinar a demarcao de reas para a implementao de polticas governamentais pelos entes federados, fato que por sua vez representa a elaborao de planos, programas e projetos do Poder Executivo e da Administrao Pblica (estrutura organizacional e operacional daquele poder), levando-se ainda em conta as aes que envolvem o Poder Legislativo e o Judicirio, resguardadas as reas de atuao, as medidas e as propores. III - ao estabelecimento de critrios e padres de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; o monitoramente da qualidade ambiental tambm capitulado pela PNMA como princpio, transparece nos estabelecimentos de padres de qualidade ambiental que figuram como instrumentos do prprio programa (art. 9, I) o acompanhamento tcnico-cientfico da qualidade ambiental traada em parmetros e gabaritos que garantam seu equilbrio e adequao, torna possvel aferir o alcance de certas aes humanas e alteraes ambientais decorrentes dessa interveno ou de outros fatos.

a Avaliao de Impacto Ambiental e o Relatrio de Qualidade ambiental tambm relacionados entre os instrumentos da PNMA tambm servem para averiguar o cumprimento dos padres estabelecidos para o uso de manejo de certos recursos ambientais. IV - ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientais; a efetivao desse objetivo tem como finalidade o desenvolvimento de tecnologias apropriadas para a aferio da qualidade de vida e do equilbrio ecolgico, determinando assim os incentivos produo/criao e instalao de equipamentos voltados para a melhoria do acompanhamento, preveno e recuperao do ambiente. V - difuso de tecnologias de manejo do meio ambiente, divulgao de dados e informaes ambientais e formao de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico; esse objetivo integra vrios outros em seu contexto, como a propagao das tecnologias que podem e devem ser utilizadas na utilizao dos recursos naturais, a observncia da conscientizao da populao atravs da divulgao de dados importantes relacionados a degradao ambiental, s conseqncias para a sade humana, a mudana de atitude e hbitos e tambm sobre a legislao a respeito da questo ambiental, ressaltando ainda nesse mbito a importncia da educao ambiental. VI - preservao e restaurao dos recursos ambientais com vistas sua utilizao racional e disponibilidade permanente, concorrendo para a manuteno do equilbrio ecolgico propcio vida; preservar, evitando-se o uso desmedido dos recursos naturais, e recuperar reas degradadas ou recursos danificados atravs da restaurao, so os pontos centrais desse objetivo. VII - imposio, ao poluidor e ao predador, da obrigao de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usurio, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins econmicos esse objetivo ressalta a obrigao daqueles que poluem ou degradam o ambiente de compensar o dano causado penalidades disciplinares impostas pela Administrao ou ainda penalidades impostas pela Lei de Crimes Ambientais, pela Poltica Nacional de Recursos Hdricos etc).
INSTRUMENTOS DA PNMA So os seguintes os instrumentos arrolados no art. 9, da Lei 6.938/81:
Art. 9 - So instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente: I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental;

II - o zoneamento ambiental; . III - a avaliao de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras; V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental; VI - a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas; (Redao dada pela Lei n 7.804, de 1989) VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente; VIII - o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental; IX - as penalidades disciplinares ou compensatrias ao no cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo da degradao ambiental. X - a instituio do Relatrio de Qualidade do Meio Ambiente, a ser divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis - IBAMA; (Includo pela Lei n 7.804, de 1989) XI - a garantia da prestao de informaes relativas ao Meio Ambiente, obrigando-se o Poder Pblico a produz-las, quando inexistentes; (Includo pela Lei n 7.804, de 1989) XII - o Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. (Includo pela Lei n 7.804, de 1989) XIII - instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros. (Includo pela Lei n 11.284, de 2006) I - o estabelecimento de padres de qualidade ambiental;

atividade de caracterizao da qualidade ambiental nesse processo ocorre o estabelecimento do padres de qualidade ambiental se desenvolve a partir da procura de nveis ou graus de qualidade, de elementos, de relaes ou conjuntos de componentes, geralmente expressos em termos numricos, que atendam a determinadas funes, propsitos ou objetivos, e que sejam aceitos pela sociedade. duas caractersticas essenciais padro de qualidade estabelecido com um enfoque especfico, pois visa a assegurar um determinado propsito, como, por exemplo a proteo sade pblica aceitao pela sociedade dos nveis ou graus fixados, implica em discusso sobre diferentes propostas e interesses e um consenso final que determine os resultados oficialmente aceitos e regularmente estabelecidos.

Soma-se nesse caso conhecimento tcnico, cientfico, fatores sociais, econmicos, culturais e polticos da sociedade o que confere a esse instrumento uma perspectiva regional. Os padres de qualidade ambiental esto estabelecidos no Brasil por Resolues do CONAMA. Atualmente j esto regulamentados os padres de qualidade do ar, das guas e dos nveis de rudos. Ex: Padres de qualidade do ar PRONAR programa nacional de qualidade do ar, institudo pela Resoluo CONAMA 005/89 instrumento bsico da gesto ambiental para proteo da sade e bem estar das populaes e melhoria da qualidade de vida com o objetivo de permitir o desenvolvimento econmico e social do pas de forma ambientalmente segura, pela limitao dos nveis de emisso de poluentes por fontes de poluio atmosfrica
II - o zoneamento ambiental;

Visa a subsidiar processos de planejamento e de ordenamento do uso e da ocupao do territrio, bem como da utilizao de recursos ambientais Processo de conhecimento do meio ambiente. Carter interdisciplinar vrias cincias e seus respectivos elementos tcnicos e metodologias Principais critrios definio de objetos e da regio de estudos (finalidade do zoneamento regio de estudo); definio de prazos e recursos disponveis para a execuo dos trabalhos -; identificao dos aspectos ambientais de interesse para o estudo caracterizao do meio fsico, biolgico e antrpico, envolvendo tambm os aspectos socioeconmicos e culturais, condies climticas, aqferos, caractersticas do terreno, ocorrncia de recursos minerais, formaes vegetais etc; definio de escalas de trabalho; identificao das metodologias de diagnstico, interpretao e representao dos aspectos estudados; desenvolvimento do diagnstico (levantamentos secundrios, trabalhos de campo, elaborao de registros etc); O zoneamento ambiental, mais conhecido por Zoneamento ecolgico-econmico ZEE, inscrito como instrumento da PNMA, foi regulamentado pelo Dec. 4.297/02 e atualmente pelo Dec. 6.288/07. O art. 2 do primeiro decreto conceitua o zoneamento como sendo instrumento de organizao de territrio a ser obrigatoriamente seguido na implantao de planos, obras e atividades pblicas e privadas, estabelecendo medidas e

padres de proteo ambiental destinados a assegurar a qualidade ambiental dos recursos hdricos e do solo e a conservao da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentvel e a melhoria das condies de vida da populao A competncia para a elaborao e execuo do ZEE nacional ou regional do Poder Pblico Federal, quando tiver por objeto biomas brasileiros ou territrios abrangidos por planos e projetos prioritrios estabelecidos pelo Governo Federal A participao dos Estados da Federao assegurada mediante a celebrao de termo apropriado art. 6 - Decreto 4.297/02 A aprovao do ZEE feito pela Comisso Coordenadora do ZEE art. 18
V - os incentivos produo e instalao de equipamentos e a criao ou absoro de tecnologia, voltados para a melhoria da qualidade ambiental;

Tecnologias limpas e apropriadas produo mais limpa e preveno a poluio redirecionamento dos processos produtivos, da cultura de consumo e dos modelos de produo de bens e servios que at hoje prevalecem. Ex: programas federais como o PROCONVE programa de controle da poluio do ar por veculos automotores RESOLUO CONAMA 018/86
VI - a criao de espaos territoriais especialmente protegidos pelo Poder Pblico federal, estadual e municipal, tais como reas de proteo ambiental, de relevante interesse ecolgico e reservas extrativistas;

IMPLEMENTAO DO DIREITO CONSTITUCIONAL AO AMBIENTE EQUILIBRADO, EM PARTICULAR NO QUE SE REFERE A AUTONOMIA E FUNES DOS ECOSSISTEMAS UNIDADES DE CONSERVAOESTAES ECOLGICAS,RESERVAS BIOLGICAS, PARQUES NACIONAIS, REAS DE PROTEO AMBIENTAL ETC
VII - o sistema nacional de informaes sobre o meio ambiente;

Acesso a informao baseadas em programas computacionais, sistematizao de estatsticas e elaborao de indicadores ambientais O SINIMA intercambio de informaes entre os rgos integrantes do SISNAMA A CRITRIO DA SECRETARIA EXECUTIVA DO MMA
VIII - o Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental;

Administrado pelo IBAMA e regulamentado pela RESOLUO CONAMA 001/88 e, complementarmente, pela Instruo Normativa 010, de 2001 daquele instituto De acordo com a redao do art. 17, I da lei 6.938/81:

o registro e sua renovao deve ser providenciada a cada dois anos e so isentos de taxa ou cobrana XII - o Cadastro Tcnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais. (Includo pela Lei n 7.804, de 1989)

INSTITUIDO PELO ART. 17, II DA LEI 6.938/81 e administrado pelo IBAMA, possibilita a sistematizao de informaes acerca dos nveis atuais de poluio e da utilizao dos recursos naturais que somados a outros dados subsidiaro a definio dos padres de qualidade, entre outras aes de planejamento e controle (classificao das atividades de acordo com o potencial de poluio e o grau de utilizao de recursos naturais) III - a avaliao de impactos ambientais; IV - o licenciamento e a reviso de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras;

XIII - instrumentos econmicos, como concesso florestal, servido ambiental, seguro ambiental e outros. (Includo pela Lei n 11.284, de 2006)

INSTRUMENTOS DA PNMA AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS A implantao de qualquer atividade ou obra efetiva ou potencialmente degradadora deve submeter-se a uma anlise e controle prvios. Essa anlise necessria para se anteverem os riscos e eventuais impactos ambientais a serem prevenidos, corrigidos, mitigados e/ou compensados quando de sua instalao, da sua operao, e, em casos especficos, do encerramento das atividades. Assim, partindo de um corpo de diplomas legais, a proteo e o controle exercidos pelo Poder Pblico se conduz por um sistema de gesto ambiental. Dentre os instrumentos de gesto ambiental, merecem destaque os institudos pela PNMA LEI 6.938/81 que elegeu como aes preventivas afetas ao Estado a AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E O LICENCIAMENTO PARA A INSTALAO DE OBRAS OU ATIVIDADES POLUIDORAS. O papel da AIA no ordenamento jurdico brasileiro de instrumento

de poltica ambiental, formado por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar, desde o incio do

processo, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma ao proposta (projeto, programa, plano ou poltica) e de suas alternativas, e que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao pblico e aos responsveis pela tomada de deciso e, por eles considerados. Alm disso, os procedimentos devem garantir a adoo da medidas de proteo ao meio ambiente determinadas, no caso de deciso sobre a implantao do projeto3.
LEGISLAO DISCIPLINADORA Inspirada no direito americano (National Environmental Policy Act NEPA, de 1969). Foi introduzida em nosso ordenamento primeiramente na Lei 6.803/80 que dispe sobre as diretrizes bsicas para o zoneamento industrial nas reas crticas de poluio. Nesse caso a AIA s era exigvel na aprovao de limites e autorizaes de implantao de zonas de uso estritamente industrial destinada a localizao de plos petroqumicos, eletroqumicos, carboqumicos, bem como de instalaes nucleares. a AIA ganhou fora e foi erigida categoria de instrumento da poltica nacional do meio ambiente com o advento da PNMA que definiu seus fins, formulao e aplicao como hoje conhecemos. O Decreto 88.351/83 depois substitudo pelo Dec. 99.274/90 ao regulamentar a Lei 6.938/81, vinculou a avaliao de impactos ambientais aos sistemas de licenciamento, outorgando ao CONAMA a competncia para fixar os critrios bsicos segundo os quais sero exigidos os estudos de impacto ambiental para fins de licenciamento (art. 18, 1), com poderes para tal fim, de baixar as resolues que entender necessrias. (art. 48) **QUADRO NORMATIVO BSICO Resoluo 001/86 Resoluo 006/87 CONAMA Formulao do regramento legal, ainda sob a gide da CF anterior a vigente 67 regulamentou apenas a figura do EIA CONAMA A implementao do uso do AIA como instrumento da PNMA foi materializado com a edio dessa resoluo, dirigindo-se especificamente ao licenciamento ambiental de obras de grande porte, especialmente aquelas nas quais a Unio tenha interesse relevante, como a gerao de energia eletrica CONAMA Regularizou a realizao de audincias pblicas nas hipteses em que o processo licenciatrio envolver, como modalidade da avaliao, o EIA/RIMA

Resoluo 009/87

Vocabulrio Bsico de Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, 1990, p. 33.

Constituio Federal de Art. 225, caput e 1, IV - IV - exigir, na forma da lei, para instalao de 88 obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; (Regulamento) Dec. 99.274/90 Revogou o Dec 88.351/83 e regulamentou a lei da PNMA Resoluo CONAMA Alterou parte da Resoluo 001/96 e deu maior uniformidade ao 237/97 sistema ambiental vigente no pas. Art. 1, III III - Estudos Ambientais: so todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsdio para a anlise da licena requerida, tais como: relatrio ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatrio ambiental preliminar, diagnstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperao de rea degradada e anlise preliminar de risco. Art. 3 A licena ambiental para empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de significativa degradao do meio depender de prvio estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA), ao qual dar-se- publicidade, garantida a realizao de audincias pblicas, quando couber, de acordo com a regulamentao. Pargrafo nico. O rgo ambiental competente, verificando que a atividade ou empreendimento no potencialmente causador de significativa degradao do meio ambiente, definir os estudos ambientais pertinentes ao respectivo processo de licenciamento.

O Estudo de Impacto Ambiental modalidade da AIA e hoje considerado um dos mais notveis instrumentos de compatibilizao do desenvolvimento econmico-social com a preservao do meio ambiente, j que deve ser elaborado antes da obra ou da atividade potencialmente poluidora causadora de significativa degradao. Conceito de Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambiental EIA/RIMA O EIA compreende o levantamento da literatura cientifica e legal pertinente, trabalhos de campo, analises de laboratrio e a prpria redao do relatrio. O Relatrio de Impacto Ambiental destina-se especificamente ao esclarecimento das vantagens e conseqncias ambientais do empreendimento. O EIA todo o complexo, detalhado, muitas vezes com linguagem, dados e apresentao incompreensveis para o leigo. O RIMA a parte visvel ou compreensvel do procedimento, verdadeiro instrumento de comunicao do EIA ao administrador e ao pblico. Resoluo CONAMA 001/86 o elegeu como modalidade de AIA para as obras elencadas em seu art. 2
Artigo 2 - Depender de elaborao de estudo de impacto ambiental e respectivo relatrio de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos aprovao do rgo estadual competente, e

do IBAMA e1n carter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: I - Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; II - Ferrovias; III - Portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos; IV - Aeroportos, conforme definidos pelo inciso 1, artigo 48, do Decreto-Lei n 32, de 18.11.66; V - Oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios; VI - Linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230KV; VII - Obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos, tais como: barragem para fins hidreltricos, acima de 10MW, de saneamento ou de irrigao, abertura de canais para navegao, drenagem e irrigao, retificao de cursos d'gua, abertura de barras e embocaduras, transposio de bacias, diques; VIII - Extrao de combustvel fssil (petrleo, xisto, carvo); IX - Extrao de minrio, inclusive os da classe II, definidas no Cdigo de Minerao; X - Aterros sanitrios, processamento e destino final de resduos txicos ou perigosos; Xl - Usinas de gerao de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primria, acima de 10MW; XII - Complexo e unidades industriais e agro-industriais (petroqumicos, siderrgicos, cloroqumicos, destilarias de lcool, hulha, extrao e cultivo de recursos hdricos); XIII - Distritos industriais e zonas estritamente industriais - ZEI; XIV - Explorao econmica de madeira ou de lenha, em reas acima de 100 hectares ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental; XV - Projetos urbansticos, acima de 100ha. ou em reas consideradas de relevante interesse ambiental a critrio da SEMA e dos rgos municipais e estaduais competentes; XVI - Qualquer atividade que utilize carvo vegetal, em quantidade superior a dez toneladas por dia.

Nesse contexto importante mencionar que a participao da sociedade em questes ambientais atualmente considerada como muito importante e no caso do EIA est regulamentada pela Resoluo CONAMA 009/87 que regulamenta a realizao de audincia pblica,convocada nas seguintes hipteses: 1 quando o rgo de meio ambiente julgar necessrio; 2 por solicitao de entidade civil; 3 por solicitao do MP; 4 a pedido de 50 (cinqenta) ou mais cidados. LICENCIAMENTO AMBIENTAL De acordo com a lei brasileira, o meio ambiente qualificado como patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido para o uso da coletividade ou, na linguagem da CF bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida. Por ser direito de todos em geral e de ningum em particular, inexiste direito subjetivo sua utilizao, que, a evidncia, s pode legitimar-se mediante ato prprio de seu guardio o Poder Pblico. Para tanto a lei arma-se de uma sria de instrumentos de controle. Assim, por exemplo, as permisses, autorizaes e licenas pertencem aos atos administrativos de controle prvio; a fiscalizao meio de controle concomitante; e o habite-se forma de controle sucessivo.

No presente instrumento da PNMA fala-se em licena, razo pelo qual segue sua definio ATO ADMINISTRATIVO VINCULADO E DEFINITIVO, que implica na obrigao do Poder Pblico de atender a splica do interessado, uma vez atendidos, exaustivamente e taxativamente, os requisitos legais pertinentes. No caso do licenciamento ambiental ao tpica e indelegvel do Poder Executivo e constitui importante instrumento de gesto do meio ambiente, na medida em que, por meio dele, a Administrao Pblica busca exercer o necessrio controle sobre as atividades humanas que interferem nas condies ambientais, de forma a compatibilizar o desenvolvimento econmico com a preservao do equilbrio ecolgico. Conceito dado pela Resoluo CONAMA 237/97 ART. 1, INC. I E II para licenciamento ambiental e licena ambiental.
I - Licenciamento Ambiental: procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais , consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso. II - Licena Ambiental: ato administrativo pelo qual o rgo ambiental competente, estabelece as condies, restries e medidas de controle ambiental que devero ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa fsica ou jurdica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental.

ETAPAS :
Art. 10 - O procedimento de licenciamento ambiental obedecer s seguintes etapas: I - Definio pelo rgo ambiental competente, com a participao do empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais, necessrios ao incio do processo de licenciamento correspondente licena a ser requerida; II - Requerimento da licena ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade; III - Anlise pelo rgo ambiental competente, integrante do SISNAMA , dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realizao de vistorias tcnicas, quando necessrias; IV - Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, integrante do SISNAMA, uma nica vez, em decorrncia da anlise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo haver a reiterao da mesma solicitao caso os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios; V - Audincia pblica, quando couber, de acordo com a regulamentao pertinente; VI - Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, decorrentes de audincias pblicas, quando couber, podendo haver reiterao da solicitao quando os esclarecimentos e complementaes no tenham sido satisfatrios; VII - Emisso de parecer tcnico conclusivo e, quando couber, parecer jurdico;

VIII - Deferimento ou indeferimento do pedido de licena, dando-se a devida publicidade

COM O DEFERIMENTO A FASE DE EMISSO DE LICENA SE DESDOBRA EM:


I - Licena Prvia (LP) - concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao; II - Licena de Instalao (LI) - autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes , da qual constituem motivo determinante; III - Licena de Operao (LO) - autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao.

INSTRUMENTOS ECONOMICOS Acrescidos pela Lei 11.284/064 traz instrumentos especficos como: concesso florestal, servido ambiental e seguro ambiental. CONCESSO FLORESTAL , EM RESUMO, UMA DELEGAA ONEROSA, FEITA PELO PODER CONCEDENTE, DO DIREITO DE PRATICAR MANEJO FLORESTAL SUSTENTVEL PARA A EXPLORAO DE PRODUTOS E SERVIOS EM UMA UNIDADE DE MANEJO, MEIDANTE LICITAO, PESSOA JURDICA, EM CONSRCIO OU NO, QUE ATENDA AS EXIGNCIAS DO RESPECTIVO EDITAL DE LICTAO E DCEMONSTRE CAPACIDADE PARA SEU DESEMPENHO, POR SUA CONTA E RISCO E POR PRAZO DETERMINADO. A inteno com esse tipo de concesso, transformar a biodiversidade em ativo real e, com isso, promover o uso sustentvel da floresta , auxiliando no combate ao desmatamento ilegal e tambm grilagem de terras em floresta importantes, como a Amaznica. A SERVIDO AMBIENTAL TAMBM FOI INCLUIDA NO ORDENAMENTO PELA CITADA LEI E HOJE SE ENCONTRA ESTAMPADO NO ART. 9 DA PNMA, INC. XIII. Trata-se, observados os requisitos impostos pela lei, de renncia voluntria do proprietrio rural, em carter temporrio ou permanente, total ou parcialmente, do direito de uso, explorao ou supresso de recursos naturais existentes na propriedade, mediante anuncia do rgo ambiental.
4

Dispe sobre a gesto de florestas pblicas para a produo sustentvel; institui, na estrutura do Ministrio do Meio Ambiente, o Servio Florestal Brasileiro - SFB; cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal - FNDF; altera as Leis n os 10.683, de 28 de maio de 2003, 5.868, de 12 de dezembro de 1972, 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, 4.771, de 15 de setembro de 1965, 6.938, de 31 de agosto de 1981, e 6.015, de 31 de dezembro de 1973; e d outras providncias.

SEGURO AMBIENTAL IMPORTANTE INSTRUMENTO DE IMPLEMENTAO DO PRINCPIO DA REPARAO INTEGRAL DO DANO AMBIENTAL, POIS GARANTE A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS FINANCEIROS NECESSRIOS A REPRESTINAO TOTALDO DANO CAUSADO AO MEIO AMBIENTE, MESMO NA HIPOTESE DE INSOLVENCIA DO POLUIDOR.

Potrebbero piacerti anche