Sei sulla pagina 1di 2

Teoria das Relaes Humanas

NOME: Guilherme Sales Ramalho NOME: Eduardo Henrique Pires Cardoso NOME: Joo Paulo Machado Guimares NOME: Jos Fernandes Junior NOME: Paulo Ricardo Rodrigues RA: RA: RA: RA: RA: 131417 131410 131420 131422 131431

EXERCCIOS

1. Quando surgiu a Teoria das Relaes Humanas (TRH) e, portanto, a abordagem humanstica da Administrao? R: A Teoria das Relaes Humanas, USA, surge como consequncia imediata da Experincia de Hawthorne - Elton Mayo. Movimento de oposio a Teoria Clssica. 2. Quais foram as origens da TRH? R: Surgiu da necessidade de se corrigir a forte tendncia desumanizao do trabalho surgida com a aplicao de mtodos rigorosos e cientficos. 3. O que significa organizao informal? R: o nome dado a um grupo de pessoas que constri relaes de simpatias ou antipatias a partir da instituio formal. 4. O que significa o conceito de homo social? R: Onde homem motivado, principalmente, pela necessidade de reconhecimento, de participao e de aprovao social nas atividades dos grupos sociais onde vive. 5. O que so grupos informais? R: uma empresa visualizada como uma organizao social composta de diversos Grupos Sociais Informais. Definem suas prprias normas dentro do grupo. Diferentes opinies. 6. Explique o conceito de relaes humanas. R: Cada indivduo uma personalidade altamente influenciada e influenciadora no comportamento e atitudes daqueles que mantm contato. 7. Qual a importncia do contedo do cargo? R: O contedo e a natureza do trabalho tem enorme influncia sobre a moral do trabalhador. Trabalhos simples e repetitivos tendem a se tornar montonos e maantes afetando negativamente as atitudes e logo reduzindo a eficincia. 8. Qual a tarefa bsica do administrador para a TRH? R: Ter boa relao humana, sabendo compreender e no apenas criticar, motivar, conduzir, solucionar problemas e insatisfaes. 9. Explique a nova concepo sobre o homem social. R: Necessidade de reconhecimento, participao ou um tipo de aprovao social. Isso motiva o trabalhador e traz felicidade, uma recompensa no material. 10. Quais as caractersticas da organizao informal? R: Relao pessoal entre o grupo (Simpatia, antipatia, colaborao, etc), influncia dentro do grupo formal.

11. Quais as origens da organizao informal? R: Origina-se dentro das organizaes formais (Empresa) onde o grupo informal (Empregado) tem relao humana dentro da organizao, assim formando os grupos informais. 12. Explique a nfase da TRH nos grupos informais. R: O grupo informal leva influencia ao grupo formal. O convvio entre pessoas num grupo formal traz a atitudes e comportamentos diversos dentro desse grupo. 13. Explique a Administrao como tcnica social. R: A Administrao orienta, dirige e controla os esforos dos indivduos com interesses comum. Assim levando o grupo ao seu objetivo atuando individualmente em cada pessoa, ajustando-a em seu devido lugar. 14. Quais os aspectos administrativos comuns s organizaes? R: Os objetivos, a administrao e o desempenho individual. 15. De que composta a organizao formal? R: um grupo com seus deveres, tarefas a serem executadas de uma forma planejada onde cada individuo, dentro desse grupo, participa desse processo. 16. Quais os tipos de organizao? R: Formal e informal. 17. Explique os conceitos de influncia, poder e autoridade. R: Geralmente a influncia envolvem conceitos de poder e autoridade. A influncia uma fora psicolgica, onde algum transfere uma ideia a outro algum de modo intencional. O poder leva a pessoa possibilidades e decises, decidir por algo. A autoridade seria um sinnimo do poder, onde a autoridade tem o poder de realizar decises, escolhas de responsabilidade prpria, decidir de que forma ser, como, quando, etc. 18. Quais as teorias apresentadas a respeito da liderana e a nfase de cada uma delas. R: Teoria de traos de personalidade; O lder aquele que possui alguns traos especficos de personalidade que p distinguem dos demais. Teoria sobre estilos de liderana; Estuda a liderana em termos de estilos de comportamento do lder em relao aos seus subordinados, pela maneira pelo qual o lder orienta sua conduta. Teorias situacionais da liderana; A eficcia do lder reside na sua capacidade de responder ou ajustar-se a determinada situao.

Potrebbero piacerti anche