Sei sulla pagina 1di 3

GONALVES, M. G. M. Psicologia, Subjetividade e Polticas Pblicas. So Paulo: Cortez, 2010.

O presente captulo aborda uma breve histria das polticas pblicas no Brasil, inserindo a histria e relao da psicologia com as polticas pblicas e o processo com que se deu essa insero, passando de uma psicologia ausente para uma psicologia presente e ento para uma presena crtica. Psicologia e Polticas Pblicas (pp. 77 129). Quarto Captulo. GONALVES, M. G. M. Psicologia, Subjetividade e Polticas Pblicas. So Paulo: Cortez, 2010. Evidentemente, em certo sentido, a psicologia nunca esteve totalmente ausente desse campo. Entretanto, essa via foi quase sempre indireta, o que colocou a prtica profissional margem da atuao no setor pblico (p. 82) dessa forma que se nota a psicologia nos setores sociais, basicamente vinculada emisso de laudos e diagnsticos e com pouca participao direta na implementao de aes para entender os indivduos (p. 82) A psicologia foi, predominantemente, um instrumento a servio do controle social e da adaptao dos indivduos, mesmo quando, j no sculo XX, a psicologia foi chamada a contribuir para a 'modernizao' da sociedade brasileira (p. 84) assim que a maior parte da Psicologia, a partir da regulamentao da profisso, fica orientada para o trabalho clnico, no modelo do consultrio particular e uma parcela menor estar nas empresas ou nas escolas, mas, nesses casos, durante bom tempo seguindo a tradio de prtica anterior a que j nos referimos: a prtica da psicometria (p. 89) a psicologia como uma rea que pode desenvolver intervenes 'principais' e no secundrias ou instrumentais, mesmo ou principalmente, em uma atuao multidisciplinar (p. 97) A defesa dos direitos humanos nos fala de um tipo de sociedade que se quer. A defesa das polticas pblicas nos fala do compromisso com a construo de uma sociedade democrtica e que respeita os direitos sociais (p. 101) aparecem falas relacionando tal perspectiva possibilidade de estender os servios da psicologia a toda a populao; e tambm consideraes sobre a possibilidade de o psiclogo colocar-se como cidado, na reivindicao de direitos e como profissional, na possibilidade de atuar para entend-los (p.107) Uma primeira definio geral a de que polticas pblicas so as que garantem os direitos dos indivduos e da coletividade: sade, educao, segurana, habitao, lazer, assistncia social, cultura (p. 111) A perspectiva da humanizao das polticas pblicas, compreendida como a considerao de forma plena dos sujeitos a que se destinam, vai ganhando fora ao longo desses anos, vai ganhando contorno mais claro e vai afirmando a importncia da Psicologia no campo (p. 116) A atuao em polticas pblicas deveria revelar compromisso com o cidado, com o ser humano; em outras palavras, um projeto poltico. Um projeto poltico voltado ao resgate da

cidadania e garantindo participao popular (p. 117) A participao popular deve se dar em vrios nveis (oramento participativo, conselhos, discusso de direitos humanos. (p. 119) Algumas condies indicas so feitas atual conjuntura brasileira. Apontou-se que necessrio defender o SUS, a reforma psiquitrica, a participao em equipes multidisciplinares, a participao popular; tambm a necessidade de se produzir informao organizada, sobre as demandas, as polticas e a insero dos psiclogos em cada rea (p. 120) Assim, a anlise identifica que produzir uma atuao em uma perspectiva psicossocial ainda representa um desafio frente s prticas apoiadas em atendimentos individuais, presentes em muitos contextos em que se identifica a necessidade de outro tipo de interveno, de forma complementar ou mesmo alternativa a atendimentos individuais (p. 122) O dilogo com outros campos de saber apontado como um caminho para se alcanar essa flexibilidade. (p. 124) a possibilidade de que, as prticas profissionais que consideram os sujeitos inseridos no espao social e que, por isso, consideram aspectos das vivncias coletivas, poderiam contribuir para transformaes nas relaes, nas concepes, nas vivncias de grupo (p. 124) H necessidade de posicionamento; o psiclogo no neutro; as produes subjetivas no so neutras; os indivduos tm posio e devem explicit-la frente realidade; a produo subjetiva deve incluir direo, escolha, posio. (p. 125) Polticas pblicas devem se referir a diversas esferas da vida social; elas devem se referir a aes que promovam o acesso amplo s riquezas socialmente produzidas e s conquistas da humanidade. (p. 126) Ter direitos conquista histrica dos homens e representa hoje, diante da desigualdade scial produzida historicamente, a defesa da necessidade de lutar pela superao da sociedade desigual e do que a determina; reconhecer a necessidade de se ter polticas pblicas em sentido amplo conhecer o direito de ter direitos (p. 126) As polticas pblicas devem ser universais e garantidas por um Estado e instituies democrticas; deve haver a participao dos indivduos e deve haver controle social (p. 127) A diversidade de possibilidades de realizao dos sujeitos deve ser respeitada, mas no deve encobrir seu carter histrico e a desigualdade social, que no inexorvel, mas constituda historicamente (p. 127) A atuao em polticas pblicas deve visar compreender e intervir junto dimenso subjetiva dos fenmenos sociais presentes nesse campo; a compreenso da dimenso subjetiva se inicia com a afirmao do homem como sujeito e da historicidade da subjetividade (p. 128) As referncias da psicologia scio-histrica podem orientar a elaborao de polticas pblicas e a interveno do psiclogo, que deve se reconhecer como responsvel por realizar uma possibilidade: colocar a psicologia a servio da transformao social em direo a um outro mundo possvel. (p. 129).

FACULDADE LEO SAMPAIO CURSO DE PSICOLOGIA TURMA 306-1 JOO PAULO JUC DE OLIVEIRA ALEX FIGUEIREDO DA NBREGA

POLTICAS PBLICAS, PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS

Fichamento do texto Psicologia e Polticas Pblicas, da obra Psicologia, subjetividade e polticas pblicas, para atribuio de nota referente primeira avaliao.

JUAZEIRO DO NORTE 2013

Potrebbero piacerti anche