Sei sulla pagina 1di 17

Montagem Computadores

Memria Auxiliar Discos Rgidos


Prof. Jos Luis Vacaflores L. vacaflores@yahoo.com.br

Discos Rgidos

Conhecidos como Hard Disk, HD, Disco Duro, tambm j conhecido como Winchester; Um dos dispositivos mais importantes de um computador; Responsvel pelo armazenamento dos dados, programas, sistema operacional, aplicativos, etc; Hoje, no um componente caro; Dependendo da empresa, os dados armazenados podem ser muito mais valiosos que o prprio computador; So unidades de armazenamento de grandes volumes de informaes; No so volteis, mantm a informao mesmo estando desligados; No um dispositivo novo, uma tecnologia que evolui constantemente.

Surgimento
Histria

Em Setembro de 1956 a IBM lanou o 305 RAMAC,


Primeiro Computador com unidade de Hard Disk (HD)

Disco rgido de 5MB;


O HD pesava perto de 1 Tonelada; Custava cerca de 30.000 dlares.

Tecnologia em evoluo
Histria

Constantemente aumentam sua capacidade armazenamento;


Tornam-se menores, mais baratos e confiveis; Primeiros modelos eram gigantes; Ao lado foto ilustrativa do HD utilizado pelo metr de SP nos primeiros anos.

Estrutura fsica do HD

O HD um componente fechado hermeticamente; Internamente possui dois motores de preciso:


Um que mantm a rotao dos pratos de forma constante a 5.400 RPM ou 7.200 RPM (os mais novos); Um motor de passo que movimenta as cabeas de leitura.

Motor Central

Motor Leitura

Estrutura fsica do HD

Na parte externa tem uma placa lgica e os conectores para dados e energia;

Estrutura fsica do HD

A Placa lgica ou controladora um conjunto de chips responsvel por vrias funes: Movimentao e controle do motor central; Movimentao das cabeas de leitura / gravao; Controle do Buffer; Buffer (memria SAM) para envio e recebimento de dados entre disco e computador: Agiliza a comunicao armazenando pequenas quantidades de dados; Variam de 2 a 16 Mb.

Estrutura fsica do HD

Componentes da parte interna:

Estrutura fsica do HD

Pratos:
So os discos onde os dados so armazenados; Feitos de ligas em alumnio ou de um cristal recobertos por material magntico; Dependendo da capacidade podem conter mais de um prato (Disk Pack) posicionado em cima do motor.

Motor:
Responsvel de manter os pratos girando a velocidade constante; Hoje 7.200 RPM (Revolues Por Minuto) so comuns;

Existem motores mais sofisticados de 10.000 RPM

Estrutura fsica do HD

Cabea de leitura gravao:


Item de tamanho reduzido que contm uma bobina que utiliza impulsos magnticos para manipular as molculas da superfcie do disco, e assim gravar dados; H uma cabea para cada lado dos discos; No tem contato com os pratos, elas flutuam perto da superfcie; Se a cabea encostar no disco, este ser danificado; Localizadas nas pontas dos braos.

Braos:
Tem a funo de posicionar os cabeotes sob a superfcie dos pratos Fixas a um motor de passo de alta preciso (atuador); Tem movimento Radial.

Estrutura fsica do HD

Atuador:
Tambm chamado de voice coil; Responsvel por mover o brao sob a superfcie dos pratos Contm em seu interior uma bobina que "induzida" por ims, conhecido como motor de passo que posiciona os braos de forma precisa e veloz.

Ateno: Um barulho Tec Tec significa um problema no atuador; O HD esta quebrando!! Fazer Back Up urgente.

Estrutura fsica do HD

Gravao e leitura de dados:


A superfcie de gravao dos pratos composta de materiais sensveis ao magnetismo (geralmente, xido de ferro); O cabeote de leitura e gravao manipula as molculas desse material atravs de seus plos; A polaridade das cabeas muda numa freqncia muito alta: quando est positiva, atrai o plo negativo das molculas e vice-versa; De acordo com essa polaridade que so gravados os bits (0 e 1); No processo de leitura de dados, o cabeote simplesmente "l" o campo magntico gerado pelas molculas e gera uma corrente eltrica correspondente, cuja variao analisada pela controladora do HD para determinar os bits.

Estrutura fsica do HD

Geometria de um HD:
Para que o Hard Disk possa ser acessado, ele deve ser "Mapeado" e "regionalizado; Cada informao deve ter o seu "endereo" dentro do disco; Esse "mapeamento" chamado de formatao fsica, feito pelo fabricante; A formatao lgica consiste na aplicao de um sistema de arquivos, tais como FAT, NTFS, ext3, reiserFS (usados pelo Linux), etc; Com a formatao todos os dados so perdidos; A formatao define as seguintes estruturas: Trilhas; Setores; Clusters; Cilindros.

Geometria de um HD

Trilhas:
So circunferncias concntricas dentro do disco; Um HD pode ter milhares de trilhas, pois elas ficam muito prximas uma das outras; As trilhas so numeradas da borda para o centro; A trilha que fica mais prxima da extremidade do disco denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida chamada trilha 1, etc.
Trilha 0 Trilha 1 Trilha 2

Geometria de um HD

Setores:
Cada trilha dividida em trechos regulares chamados de setores; So na verdade "fatias" do disco ; Cada setor possui uma determinada capacidade de armazenamento; Tanto os setores como as trilhas, no so possveis de serem vistos a olho nu. Essas estruturas so apenas lgicas, no fsicas
Discos modernos usam tecnologia ZBR (Zone Bit Record) dividindo a parte externa do disco em mais setores, o que aumenta ainda mais a capacidade de armazenamento.

Geometria de um HD

Cluster:
a combinao de uma trilha com um setor; Tambm chamado de bloco ou unidade de alocao; A capacidade de armazenamento de cada cluster definido pelo sistema operacional (normalmente 512 bytes);

Geometria de um HD

Cilindro:
Um HD pode conter vrios pratos; H uma cabea de leitura e gravao para cada lado dos discos; Tem apenas um motor atuador ele no capaz de mover uma cabea para uma trilha e uma segunda cabea para outra trilha; Quando uma cabea movimentada todas as outras ficam na mesma trilha; Isto tem o nome de cilindro. O primeiro cilindro o conjunto de todas as primeiras trilhas, etc

Potrebbero piacerti anche