Sei sulla pagina 1di 1

E ai galera trago a vocs mais um excelente tutorial, seguindo estes passos possvel colocar qualquer pasta de qualquer app

p no SDexterno oque muito til, pois existem jogos que ocupam at mais de 1gb de memria, editei diversas informaes no mesmo para deixar adaptado e mais fcil de ser executado no 7205, segue:

LEIA TODO O PROCEDIMENTO COM ATENO, TENHA CERTEZA DE TER ENTENDIDO TODO O PROCEDIMENTO ANTES DE FAZER QUALQUER COISA!!! EMBORA O PROCEDIMENTO SEJA REVERSVEL, NEM EU, NEM O FRUM NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER DANO CAUSADO AO APARELHO. COMO TODA ADAPTAO, H SEMPRE UM OU MAIS EFEITOS COLATERAIS (LEIA MAIS ABAIXO E VEJA SE VALE A PENA PARA VOC ANTES DE FAZER QUALQUER COISA OU RECLAMAR). O procedimento muito til para queles que j esto com os 3,4 GB de espao do SD interno quase totalmente utilizados e que possuem um carto microSD com bastante capacidade (8 GB, 16 GB ou 32 GB) e desejam mover as pastas de dados de aplicativos e/ou jogos para o SD externo (external_SD) a fim de liberar espao. Pr-Requisitos:

1. 2. 3. 4.

Possuir um carto microSD parrudo e com classe de velocidade no mnimo 4 (testei com meu paraguaizinho de 32gb classe 4 e o shadowgun rodou liso liso); ROM com acesso ROOT, o 7205 mesmo com o novo ICS j vem com ROOT (sem ter acesso ROOT ao aparelho esquea); Programa Script Manager free ([Only registered and activated users can see links]); Saber a pasta que o aplicativo usa para salvar os dados (a pasta que voc quer mover). Por exemplo no meu caso a pasta do jogo ShadowGun: /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun

Procedimento:

1. Feche todos os aplicativos que usam a pasta que deseja mover; no caso o jogo Shadowgun, garanta que ele esteja fechado; 2. Mova a pasta do SD interno, para o SD externo. recomendado que voc renomeia a pasta destino no SD externo; voc pode colocar um prefixo para no conflitar com uma possvel atualizao que vai ter os dados movidos. Por exemplo, mova os dados de /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun para /mnt/extsd/android/data/mv_ com.madfingergames.shadowgun (notem o "mv_" antes do nome no card externo. Voc pode usar qualquer mtodo para mover, desde usando um gerenciador de arquivos do Android (Astro, Meus Arquivos, etc) ou mover atravs do PC usando Armazenagem de dados (recorte os dados do carto interno, cole no carto externo, e em seguida renomeie de " com.madfingergames.shadowgun " para " mv_ com.madfingergames.shadowgun "; 3. No SD interno voc deve MANTER a pasta original do aplicativo / jogo e ela deve estar VAZIA. Por exemplo: manter a pasta /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun no SD interno VAZIA; 4. Rode o programa Script Manager, ele vai abrir em /mnt/sdcard. Procure a pasta mnt e depois dentro dela a extsd e de um clique na pasta, para abri-la. Dentro da pasta /mnt/extsd, clique em "Menu" e selecione "New Script" na caixa que se abre. D o nome para o arquivo (por exemplo, "shadowgun.sh"), clique em "OK" (vai abrir uma caixa de dilogo com vrios programas para escolher, escolha o script manager editor (se no aparecer vrios programas, melhor, porque voc no tem muitos editores de arquivo). Na janela que vai se abrir digite as seguintes linhas: i) sleep 20; ii) mount -o bind /mnt/extsd/android/data/mv_ com.madfingergames.shadowgun /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun . O sleep 20 para dar tempo do tablet bootar, carregar e montar as pastas. So duas linhas distintas, na primeira o comando sleep e na segunda o mount (no colocar o i) e o ii). Clique em "Menu" do aparelho e selecione "Save". Clique em "Voltar" do aparelho, para fechar a janela de edio. Agora o arquivo "shadowgun.sh" vai existir na pasta; 5. Para configurar o script, no "Script Manager" clique no arquivo "shadowgun.sh", na tela que vai abrir, marque as opes "Run as root" (desenho da caveirinha) e "Run at boot" (desenho da engrenagem). Clique no boto "Save". Aperte no boto "Run" (vai ser solicitado a voc o acesso root ao programa, voc deve conced-lo). Na prxima tela que vai aparecer, aperte no boto "Home" do tablet(NO APERTE BACK, se apertertar Back, ele no inicia no boot). Neste momento o arquivo est rodando e o link entre a pasta interna e a externa est montado; 6. Desligue o aparelho e ligue novamente. Pronto, no boot ele vai sempre executar este script; 7. Para verificar se tudo funcionou direito, abra o programa "Meus Arquivos" e v at /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun voc ver que dentro dele esto os mesmos arquivos que esto no Sd externo (/mnt/extsd/android/data/mv_ com.madfingergames.shadowgun).

Script de desmontagem (necessrio para parar os processos antes de passar arquivos por USB no PC): Pode existir momentos em que voc vai necessitar desfazer a montagem (no caso do 7205 quando for transferir arquivos por USB), para tal voc pode desmontar a partio que voc criou, ou desfazer de vez o processo. Crie mais um arquivo script, conforme descrito nos passos prvios. No contedo do arquivo coloque o seguinte: umount /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun Neste script marque apenas a opo "Run as root" (desenho da caveirinha). Sempre que precisar desmontar, abra este script no Script Manager, e execute-o.(ou crie um widget (atalho) para o script na sua rea de trabalho)

Desfazendo tudo (voltando para a configurao original do aparelho): Caso queira desfazer o procedimento, basta fazer o seguinte:

1. Abra o Script Manager, v na pasta /mnt/extsd/ e ento apague o shadowgun.sh, nesta hora ele vai perguntar se voc quer apagar a configurao, diga que sim. 2. Desligue o aparelho e ligue novamente, que a montagem estar desfeita.

MUITO TIL: 1 - Voc pode criar todas as suas linhas de comando dentro de um nico script, assim fica mais fcil montar ou desmontar todas as pastas que vc quiser em um nico arquivo, 2 - possvel tbm adicionar widgets (atalhos) na rea de trabalho, para executar tanto o script de desmontagem quanto o de montagem (til quando for colocar o tablet para passar arquivos no PC, pois necessrio desmontar as pastas conforme explicado logo abaixo,) com o widget fica rpido e prtico o processo.

Desvantagem: 1 - Quando ligar o tablet no computador ele no vai mostrar a memria interna apenas o sdexterno, para ver a memria interna no computador necessrio realizar o script de desmontagem e logo aps ligar o tablet ao PC, quando terminar de passar os arquivos s executar o script de montagem novamente ou reiniciar o tablet que tudo vai voltar ao normal. (Voc pode adicionar widget/atalho na rea de trabalho para desmontar e montar novamente as pastas como dito acima.) 2 - Se no desmontar as pastas, quando jogar alguma coisa na memria externa pelo pc (via USB) s ser possvel visualizar o arquivo no tablet aps a desmontagem e montagem das pastas (ou reiniciando o tablet), com isso recomendo fortemente desmontar as pastas antes da transferncia de arquivos no pc (utilize atalhos na are de trabalho do tablet para facilitar sua vida =] ) Consideraes Pessoais: O que o programa faz: Engana o tablet dizendo que a pasta do SDinterno contem todos os arquivos necessrios, porm eles esto na memria externa, se vc jogar algum arquivo na pasta da interna ele vai automaticamente para a externa muito legal rsrs! Pode parecer complicado, mas no , depois que voc faz o primeiro Script pega o jeito, e outra, o arquivo fica pronto, se for fazer com outro app s copiar o script e trocar o caminho das pastas ou at mesmo incluir mais linhas no mesmos script, assim vc ter um script nico que montar/desmontar todas as suas pastas, muito fcil! Eu coloquei todas as minhas linhas de comando em um nico script tanto para montar quanto para desmontar as pastas, assim ele faz o processo para todos meus jogos com um nico arquivo e criei atalhos na rea de trabalho atravs de widget, tornando mais fcil a desmontagem e remontagem das pastas. Crditos: [Only registered and activated users can see links] e a mim mesmo, pois adaptei todas as informaes do tuto referentes a caminhos para o 7205. Crditos: Dullahan

Potrebbero piacerti anche