Sei sulla pagina 1di 7

Projetos de recuperao

Reflexes e Sistematizao: a lgica a servio do xito


NPE/DEITP

2013
No so poucos os jovens que, diante do risco de fracasso presente, em tudo o que fazem, acovardam-se diante das atividades que no dominam totalmente. Um rapaz, ao se reconhecer com algumas dificuldades para os estudos, tender a se tornar muito displicente nessa rea. Sim, porque, se no for dedicado e obtiver maus resultados, sua vaidade no ser muito Moas afetada. bonitas Afinal de a contas, se dedicar no tinha m e s m o i n t e r e s s e n o assunto! tendero apenas aparncia fsica, que j o seu forte, deixando de lado outras atividades em que poderiam ter resultados menos chocantes. Sabemos como forte nossa tendncia para abandonar as atividades nas quais tememos fracassar. Preferimos a desistncia que parece um fracasso menor a humilhao nos empenharmos e no final sermos mal sucedidos.

F. Gikovate

SOBRE O PROJETO DE RECUPERAO

1- INTRODUO A Resoluo SE n 02, de 12-1-2012, alterada pela Resoluo SE 44, de 12-4-2012 dispe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e mdio da rede pblica estadual. O artigo 4 deste documento prev: o Professor Auxiliar (...) ter como funo precpua apoiar o professor responsvel pela classe ou disciplina no desenvolvimento de atividades de ensino e de aprendizagem, em especial as de recuperao contnua, oferecidas a alunos dos ensinos fundamental e mdio, com vistas superao de dificuldades e necessidades identificadas em seu percurso escolar. Como dificuldades e necessidades, entende-se que sejam aquelas habilidades cuja avaliao diagnstica indicou que no so dominadas por parte significativa de alunos de determinado ano/srie. Sempre bom lembrar que estas habilidades correspondem ao programa de sries anteriores, ou seja, os alunos demonstraram no saber na srie avaliada, o que j foi (ou deveria ter sido) trabalhado, porm, no foi aprendido.

Este fato nos remete a seguintes indagaes:

Se as habilidades foram trabalhadas, ainda que possa haver vrios fatores que concorreram para que no tenha havido xito no ensino e na aprendizagem, um destes fatores pode estar relacionado metodologia de ensino adotada? Teriam acontecido situaes de aprendizagem adequadas? O ritmo do desenvolvimento do contedo e das situaes de aprendizagem foi adequado? Foram considerados pelo professor, os requisitos1 necessrios para a aprendizagem destas habilidades? Dependendo das respostas a estas questes, no podemos entender de certa forma, possveis desinteresse, apatia e at indisciplina dos alunos?

sabido que para cada novo tema a ser abordado pelo professor, necessrio se considerar os requisitos bsicos necessrios e estes requisitos devem ser objetos de ensino e aprendizagem ANTES de se introduzir os novos conhecimentos caso a sondagem inicial indicar a necessidade. Esta uma das dimenses da recuperao contnua.

A aprendizagem cumulativa e por isso, progressiva. O domnio de sucessivas habilidades constituem as competncias. Pelo mesmo raciocnio, as defasagens tambm so cumulativas. Lacunas de aprendizagem e ausncia de certas habilidades provocam inexoravelmente, dificuldades de avanos. Institui-se um ciclo vicioso que ao longo do tempo, sendo ausente qualquer esforo de recuperao das habilidades, acentuam-se os riscos de novas defasagens. Em outras palavras, se verdade que quanto mais se sabe mais fcil se aprende, tambm verdade que quanto mais defasagem se tem, mais dificuldades se tm para aprender e, consequentemente, quanto mais avanada a srie/ano, mais possibilidades de volume maior de defasagens. As avaliaes diagnsticas, portanto, tem papel fundamental na ruptura do ciclo de acmulos de defasagens. A escola, de posse das informaes e dados sobre o rol de habilidades comprometidas em cada turma pode elaborar planos para promover uma nova oportunidade de ensino e aprendizagem aos alunos. Contudo, no se podem esperar resultados diferentes fazendo-se a mesma coisa. Nosso investimento deve ser onde residem as maiores e melhores oportunidades de mudanas de procedimentos: as metodologias de ensino. Neste sentido, as orientaes metodolgicas dos Cadernos do Professor diferem radicalmente das prticas ditas tradicionais. Lgico que podem existir vrios fatores que concorrem para o acmulo de defasagens, contudo, nenhum deles est to dentro da governabilidade da escola quanto variao metodolgica. Os roteiros recomendados para as situaes de aprendizagem dos cadernos contemplam: A sondagem inicial para identificar se esto disponveis ou no as habilidades que sero requisitadas pelo novo contedo; Proposta de abordagem calibrada para que a nova habilidade seja efetivamente desenvolvida pelos alunos, com destaque a empatia e por isso mesmo, ao tempo que se destina a cada atividade; O roteiro indica aos professores uma posio de orientadores das aprendizagens. Os alunos so levados a PENSAR e a metodologia construtivista. No se antecipa ao aluno aquilo que ele deve descobrir; O tempo aliado no processo. O avano se d pela aprendizagem e NO pelo ensino. sintomtico o exemplo da habilidade:

Por metodologias tradicionais cujos resultados so conhecidos, este tema (teorema de Pitgoras) ensinado em 4 ou 5 aulas. Pela metodologia moderna proposta pelos Cadernos do Professor, so necessrias 12 ou 13 aulas, e NO so aulas de exerccios do tipo Efetue. So situaes que envolvem interaes, atividades mentais e descobertas para as quais o professor detalhadamente orientado na conduo. Esta realidade se repete em todas as habilidades, de todas as disciplinas.

2- SISTEMATIZANDO O PROJETO 4
(...) h naturalmente, espaos para questionamentos desta ou qualquer outra tese, contudo, tais questionamentos devem ser providos de argumentos lgicos. A resistncia no deve ser desprovida de conhecimento nem tampouco e principalmente, de proposta alternativa com as devidas justificativas. S. Savionni

2.1 AS HABILIDADES Um projeto de recuperao com base nos indicadores da avaliao diagnstica, parte da identificao explcita das habilidades que recebero tratamento educativo. Para cada habilidade, devem-se planejar as intervenes pedaggicas que possam desenvolv-las. Estas atividades so essencialmente, situaes em que os alunos individualmente e/ou em grupos, possam ser submetidos a desafios, acompanhados de ferramentas para super-los. Por meio destes desafios ou problemas, os novos conhecimentos sero gradativamente provocados a emergir. As ferramentas por sua vez, so as informaes, os novos conceitos e procedimentos que devem ser mobilizados junto com os conhecimentos prexistentes do aluno. Antecipar as solues, negligenciar ferramentas ou negar tempos e espaos para as descobertas, so meios para comprometer a aprendizagem.

2.2 AS PRTICAS DE ENSINO Estas intervenes pedaggicas adequadas relacionadas a cada uma das habilidades previstas no currculo oficial so traduzidas nas situaes de aprendizagem dos Cadernos do Professor. Portanto, Definidas as habilidades de uma turma/ano, o plano deve agora explicitar as situaes de aprendizagens que sero adotadas. No projeto devem constar informaes bsicas2 de cada uma das situaes:
2

Segundo o caderno no qual consta a situao de aprendizagem.

Localizao (qual caderno de que srie/disciplina/bimestre) Recursos necessrios (materiais); Tempo previsto (quantidade de aulas); Sntese da metodologia e estratgia; Avaliao.

2.3 AS JUSTIFICATIVAS 5

At aqui foram feitas duas escolhas: a escolha das habilidades que sero trabalhadas em recuperao com a turma e a escolha das prticas destinadas a desenvolv-las. Estas escolhas no so, contudo, arbitrrias. Elas se justificam por meio dos indicadores da Avaliao Diagnstica. Assim, no projeto devem constar os argumentos que justificam as escolhas das habilidades e estes argumentos no podem prescindir de dados e informaes obtidos pela avaliao diagnstica. este o sentido do trabalho de organizao realizado por meio de grficos e tabelas.

2.4 A ESTRUTURA DO PROJETO

O projeto , antes de tudo, um instrumento que guia a construo de uma realidade desejada. Esta guia a referncia para as avaliaes do que foi planejado. Portanto, o projeto deve conter informaes que sero confrontadas com os resultados da sua execuo no decorrer do processo. o registro de onde e como se pretende chegar, antes da partida. Avaliao do processo o cotejamento deste registro O Projeto com os caminhos efetivamente percorridos.

No projeto devem constar: Identificao da escola; Identificao da srie/ano/turma e nmero de alunos; Identificao do professor (a) da classe; Perodo de realizao (compatvel com o n de aulas previstas nas situaes de aprendizagens para ser concludo preferencialmente no 1 sem.)

Campos3: Data do Conselho de Classe; visto Professor da Classe; visto Diretor; parecer PC; parecer NPE; parecer Supervisor e Dirigente. Rol das habilidades contempladas no projeto; (explcitas); Situaes de aprendizagens do Caderno do Professor que sero adotadas para cada habilidade (detalhes no item prticas de ensino acima); Justificativa (com base nos grficos e tabelas da Avaliao Diagnstica) Indicao da forma que ser usada para registros de acompanhamentos e avaliao; Cpia da lista oficial de alunos da turma/ano/srie (PRODESP); Horrio das aulas com a indicao das aulas de MAT. e L.P, com destaque para as aulas em que atuaro o Professor da sala com o Professor Auxiliar. 6

Ex. 6 ano A 38 alunos


AUL A

Seg.
Joo MAT Joo MAT

Tera
Joo MAT

Quarta
Maria L.P

Quinta
Joo MAT

Sexta

1 2 3 4 5 6

Joo+Auxiliar MAT Maria+Auxiliar L.P Maria L.P Maria L.P

Maria L.P Maria L.P Joo+Auxiliar MAT

Visto do Professor Responsvel (classe)

Aprovado pelo Conselho de Classe de ___/___/____ Parecer do Professor Coordenador

Visto do Diretor

Parecer do NPE

Parecer do Supervisor

Parecer do Dirigente Regional de Ensino

3. SOBRE DEFASAGENS SEVERAS

Segundo a Resoluo SE 44, de 12-4-2012, em caso de comprovada necessidade, as atividades podem ser desenvolvidas em perodo diverso ao da aula regular. Estes casos so de excepcionalidade e a autorizao est relacionada qualidade do diagnstico e plano de atendimento. recomendvel que a elaborao destes planos seja feitos em conjunto com o NPE.

Potrebbero piacerti anche