Sei sulla pagina 1di 9

RENAN ROBERTO VALEO 3 CINCIA DA COMPUTAO Lista de Exerccios 1 Entrega no dia da 1prova Centro Universitrio do Norte Paulista - UNORP

P Curso: Ciencia da Computao Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Prof. Dr. Lucimar Sasso Vieira Turma: 3 Ano/Fevereiro de 2013 1. Explique o conceito de mquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar este conceito? R: Um Software que projeta um computador como um todo, de forma que o usurio visualize tal mquina, e a compreenda a ponto de utiliz-la, trivialmente ao menos, sem a necessidade de saber se existe ou no um hardware respectivo, to pouco como este hardware deva ser ou se comportar. As vantagens principais, no meu ponto de vista, sos: o usurio no precisa dispor de conhecimentos sobre hardwares, e a no necessidade da presena destes para que a mquina seja utilizada. 2. Qual a grande diferena entre sistemas monoprogramveis multiprogramves? R: Os sistemas monoprogramveis se comprometem a garantir que apenas uma aplicao seja executada por vez, mantendo processadores, memrias e perifricos exclusivamente dedicados a tal finalidade. Qualquer outra aplicao que seja, deve esperar o trmino daquela que estiver em execuo. J os multiprogramveis engajamse na execuo concorrente de diversas aplicaes ao mesmo tempo, controlando e definindo como tais aplicaes sero executadas pelos processadores, memrias e perifricos, e a maneira como estes iro realiz-las. 3. Um sistema monousurio pode ser um sistema multiprogramvel? D um exemplo. R: Sim, o Windows 95. 4. Quais so os tipos de sistemas multiprogramveis? R: Sistemas batch (lote). Sistemas de tempo compartilhamento (time-sharing); Sistemas de tempo real (real time). e sistemas

5. Qual a grande diferena entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicaes so indicadas para sistemas de tempo real? R: O tempo de resposta que, no compartilhado no rgido, e no de tempo real sim. Controladores de vo, Caldeiras de usinas. 6. Qual a diferena entre sistema multiprocessador e sistema multicomputador? R: Sistemas Multiprocessadores compartilham a mesma memria, o que garante a consistncia, a atualidade dos dados por eles utilizados. J os Sistemas Multicomputadores, cada processador possui sua prpria mmoria, permitindo que a consistncia dos dados seja comprometida pelo fato de que, um processador, ao alterar um dado utilizado por outro processador, faz com que o processador responsvel por tal dado no tenha a informao da alterao. 7. O que um sistema SMP? Qual a diferena para um sistema NUMA? R: Nos sistemas SMP, o tempo de acesso memria principal pelos diversos processadores uniforme. Nos sistemas NUMA, existem diversos conjuntos de processadores e memria principal interconectados, onde o tempo de acesso memria principal varia em funo da sua localizao fsica. 8. Quais so as unidades funcionais de um sistema computacional? R: UCP UC, ULA, Registradores. Memria Principal RAM. E/S Discos Rgidos e Perifricos. Barramentos Vias de comunicao entre as tais unidades. 9. Quais os componentes de um processador e quais so suas funes? R: ULA: Somar e comparar bits 0 e 1 de instrues em geral. UC: Controlar o fluxo de informaes dentro da UCP, entre suas unidades, e entre esta e o meio externo. Registradores: Armazenar as informaes geradas pela UCP, como resultados de operaes de instrues e tambm informaes sobre instrues de controle de programas. 10. Como a memria principal de um computador organizada? R:Amemria composta por unidades de acesso chamadas clulas, sendo cada clula co mposta por um determinado nmero de bits.

11. Descreva os ciclos de leitura e gravao da memria principal. R: No ciclo de leitura, a UCP armazena no MAR, o endereo da clula a ser lida e gera um sinal de controle para a memria principal, indicando que uma operao de leitura deve ser realizada. O contedo da(s) clula(s), identificada(s) pelo endereo contido no MAR, transferido para o MBR No cliclo de gravao, a UCP armazena no MAR, o endereo da clula que ser gravada e armazena no MBR, a informao que dever ser gravada. A UCP gera um sinal de controle para a memria principal, indicando que uma operao de gravao deve ser realizada e a informao contida no MBR transferida para a clula de memria endereada pelo MAR

12. Qual o nmero mximo de clulas endereadas em arquiteturas com MAR de 16, 32 e 64 bits? R: MAR=16 bits nmero max clulas = 2 16 - MAR=32 bits nmero max clulas = 2 32 MAR=64 bits nmero max clulas = 264 .

13. O que so memrias volteis e no-volteis? R: Volteis so aquelas no capazes de armazenas informaes na ausncia de energia eltrica, ou seja, perdem-nas quando da interrupo de energia. As no-volteis so capazes de armazenar as informaes durante a ausncia de energia eltrica. 14. Conceitue memria cache e apresente as principais vantagens do seu uso. R: Uma memria de rpido acesso e razovel capacidade que permite a disponibilidade de informaes que esto sendo utilizadas e as que, provavelmente, sero em seguida. 15. Quais as diferenas entre a memria principal e a memria secundria? R: Capacidade de armazenamento e tempo de acesso. 16. Diferencie as funes bsicas dos dispositivos de E/S. R: Teclado: permite comandar o sistema atravs da insero de comandos. Monitor: permite visualizar o que est acontecendo com o sistema, para que se possa decidir o fazer. 17. Caracterize os barramentos processador-memria, E/S e backplane.

R: Os barramentos processador-memria so de curta extenso e alta velocidade para que seja otimizada a transferncia de informao entre processadores e memrias. Os barramentos de E/S possuem maior extenso, so mais lentos e permitem a conexo de diferentes dispositivos. O barramento de backplane tem a funo de integrar os dois barramentos anteriores.

18 - Como a tcnica de pipelining melhora o desempenho dos sistemas computacionais? R: Permitindo ao processador executar mltiplas instrues paralelamente em estgios diferentes. 19. Compare as arquiteturas de processadores RISC e CISC. R: A CISC usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instrues no entanto, com isso, mais lenta fica a execuo delas. A RISC usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instrues, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instrues que so combinadas.

20. Conceitue a tcnica de benchmark e explique sua realizao. R: A tcnica conhecida como benchmark permite a anlise de desempenho comparativa entre sistemas computacionais. Neste mtodo, um conjunto de programas executado em cada sistema avaliado e o tempo de execuo comparado. A escolha dos programas deve ser criteriosa para refletir os diferentes tipos de aplicao.

21. Por que o cdigo-objeto gerado pelo tradutor ainda no pode ser executado? R: Isso ocorre em funo de um programa poder chamar sub-rotinas externas, e, neste caso, o tradutor no tem como associar o programa principal s sub-rotinas chamadas. Esta funo realizada pelo linker.

22. Por que a execuo de programas interpretados mais lenta que a de programas compilados?

R: Como no existe a gerao de um cdigo executvel, as instrues de um programa devem ser traduzidas toda vez que este for executado 23. Quais as funes do linker? R: Suas funes bsicas so resolver todas as referncias simblicas existentes entre os mdulos de um programa e reservar memria para sua execuo.

24. Qual a principal funo do loader? R: Carregar na memria principal um programa para ser executado.

25. Quais as facilidades oferecidas pelo depurador? R: O depurador oferece ao usurio recursos como acompanhar a execuo de um programa instruo por instruo; possibilitar a alterao e visualizao do contedo de variveis; implementar pontos de parada dentro do programa (breakpoint), de forma que, durante a execuo, o programa pare nesses pontos e especificar que, toda vez que o contedo de uma varivel for modificado, o programa envie uma mensagem (watchpoint).

26- Pesquise comandos disponveis em linguagens de controle de sistemas operacionais. R: Comandos do Prompt de Comando, oriundos do MS_DOS: DIR: Lista o contedo de um diretrio. MD: Cria um diretrio. CD: chama um diretrio. CD..: Retorna ao diretrio imediatamente anterior. CLS: limpa a tela. DEL: Deleta um arquivo. DEL TREE: Deleta uma rvore de diretrios. TYPE: Exibe o contedo de um arquivo. 27. Explique o processo de ativao (boot) do sistema operacional. R: Inicialmente, todo o cdigo do sistema operacional reside memria secundria como discos e fitas. Toda vez que um computador ligado, o sistema operacional tem que ser carregado da memria secundria para a memria principal. Esse procedimento realizado por um programa localizado em um bloco especfico do disco (boot block).

Com relao ao Linux e ao Windows 2000 responda: 28- O Linux no permite que pginas pertencentes ao ncleo sofram o mesmo procedimento de paginao que os processos de usurios. Por que essa restrio? No seu ponto de visla, quais as vantagens e desvantagens de tal abordagem? R: Segurana e performance. 29- O cdigo do Linux disponvel gratuitamente atravs da Internet em vrios sites. Qual a conseqncia dessa disponibilidade do cdigo para a segurana e o desenvolvimento do Linux? R: Ao mesmo tempo que pode ser considerado vlnerabilidade esta disponibilidade, tambm haver mais desenvolvedores fazendo a segurana do sistema 30- Analise as vantagens e desvantagens do sistema de mdulos carregveis do Linux em relao s filosofias de ncleo monoltico e microncleo. Aborde aspectos como desempenho, configurao do sistema, atualizaes e portabilidade. R: Para portabilidade e atualizaes perfeito, pois so mdulos separados, para performance no bom pois h uma queda de performance nesta abordagem para as configuraes bom pois pode-se descartar mdulos que no sero utilizados 31- Compare o sistema de paginao do Windows com o do Linux, considerando os aspectos: polticas de substituio de pginas, traduo de endereo lgico a endereo fsico, estratgia de alocao de pginas em memria. R: Em Linux (32 bits): Na arquitetura x86 de 32 bits, o Linux pode enderear at 4 GB de memria virtual. Este espao dividido em dois: o espao do ncleo e o espao do usurio. O primeiro nico e protegido das aplicaes comuns, e armazena, alm do prprio cdigo do ncleo, uma estrutura que descreve toda a memria fsica, este espao limitado a um GB. Cada aplicao recebe um espao de endereamento de at 3 GB para armazenar o cdigo o e os dados do programa. Caso a memria fsica seja menor do que a necessria para conter todas as aplicaes, o Linux pode alocar espao em meios de armazenamento diversos como disco rgido, dispositivo de rede e outros. Este espao tradicionalmente conhecido como espao de troca (swap space), embora o mecanismo adotado seja a paginao.

Em Windows (32 bits): Analogamente ao Linux, as verses atuais do Windows de 32 bits usam um espao de endereamento de 4 GB divididos em duas partes. Por padro, o Windows reserva 2 GB para o ncleo e permite que cada aplicao use at 2 GB. Entretanto, possvel alterar essa configurao, e permitir que uma aplicao use at 3 GiB. Neste caso, obviamente, o espao do ncleo ser reduzido para um gibibyte. Diferentemente do Linux, o Windows usa apenas arquivos para paginao. Pode usar at 16 desses arquivos, e cada um pode ocupar at 4095 MB de espao em disco. 32- O Linux utiliza um modelo de estados de processo diferente do Windows. Faa uma correspondncia entre os estados utilizados em cada um desses sistemas operacionais. R: - Estados no linux: Executvel: o processo pode ser executado imediatamente Dormente: o processo precisa aguardar alguma coisa para ser executado. S depois dessa "coisa" acontecer que ele passa para o estado executvel Zumbi: o processo considerado "morto", mas, por alguma razo, ainda existe Parado: o processo est "congelado", ou seja, no pode ser executado - Estados no windows: Suspenso: o processo que j foi submetido, porm permanece suspenso at que o horrio ou evento programado ao usurio venha acontecer. Processo suspenso aquele que esta no aguarde de uma entrada de dados. Pronto: O processo j foi submetido e est pronto para receber a CPU, porm ainda aguarda o escalonador de processos para ter controle da CPU. Processos que esto esperando E/S no se aplicam a esse estado. Executando: A execuo propriamente dita. O cdigo est sendo processado. Se ocorrer durante a execuo uma requisio de E/S o processo colocado no estado de espera e outro processo da fila de prontos poder ento concorrer a CPU. Espera: o processo que foi colocado na fila de espera de E/S devido ao processador de E/S ser mais lento que a CPU principal. O processo tornaria a CPU mais escrava dele se no houvesse esse estado, pois como ele no est concorrendo CPU ao executar um E/S, pode-se ento coloc-lo no estado de espera para que os demais processos do estado pronto possam concorrer a CPU. 33- Pesquise sobre a capacidade do Linux de atribuir prioridades para threads no mesmo estilo da classe de tempo real oferecida pelo Windows. Caso exista algum mecanismo, faa uma anlise comparativa.

R: No linux: O programador conta com nveis de prioridade que vo 0-140, onde 0-99 so reservados para tarefas em tempo real e 100-140 como o nvel de tarefas normais. Em tarefas de tempo real o tempo de processamento de aprox. 200 ms, e para tarefas normais aproximadamente 10 ms. No windows: Existem 32 nveis de prioridade de 0-31, para tarefas normais 0-15, 16-31 para tarefas de tempo real. 0 reservado para o sistema operacional. Os usurios podem selecionar cinco destas prioridades para atribuir a uma aplicao em execuo a partir do aplicativo Gerenciador de Tarefas, ou por meio de APIs de gerenciamento de discusso. O kernel pode alterar o nvel de prioridade de um segmento em funo da sua utilizao de I / O e CPU. 34- Cite prs e contras do sistema de swapping utilizado pelo Windows quando confrontado com o do Linux. R: No windows h uma partio especfica para o swap, diferente do linux onde o sistema pode utilizar espaos vazios grandes em uma partio ou at inteira. 35- Analise como organizado o sistema de arquivos NTFS. Compare-o com o do Linux. R: - O linux pode utilizar os seguntes sistemas de arquivos: Ext2: conhecido como "Second Extended FileSystem". Foi desenvolvido para ser mais "eficiente" que o sistema de arquivos "Minix", seu antecessor. Este foi substitudo pelo ext3. Ext3: O sistema de arquivos ext3 uma verso do ext2 com suporte a journaling. Portanto, o ext3 tem as mesmas caractersticas do ext2, mas com suporte journaling. ReiserFS: O sistema de arquivos ReiserFS foi criado recentemente. Mas atualmente quase todas as distribuies Linux o suportam. Sua performance muito boa, principalmente para um nmero muito grande de arquivos pequenos. ReiserFS tambm possui suporte a journaling. XFS: O sistema de arquivos XFS tambm possui suporte a journaling. Foi desenvolvido originalmente pela Silicon Graphics e posteriormente disponibilizado o cdigo fonte. O XFS considerado um dos melhores sistemas de arquivos para banco de dados, pois muito rpido na gravao. VFAT / FAT32: O sistema de arquivos VFAT tambm conhecido como FAT32 (M$ Windows). O sistema de arquivos VFAT no possui suporte a journaling. utilizado

normalmente para transferir dados entre sistemas MS Windows e o Linux instalados no mesmo disco, pois pode ser lido e escrito por ambos os sistemas operacionais. - NTFS: Prs: .Aceita volumes acima de 4 GB .O tamanho do arquivo limitado apenas pelo tamanho do volume .Aceita nomes de volumes de at 32 caracteres .Oferece suporte a compactao, criptografia e indexao .Oferece suporte a clusters de 512 bytes . possvel inserir imagem do sistema em um volume NTFS . um sistema de arquivos muito mais seguro que o FAT .Permite polticas de segurana e gerenciamento .Volumes NTFS so menos vulnerveis a fragmentos .Melhor desempenho, em geral .Volumes NTFS podem se recuperar de um erro mais facilmente Contras: .Se usado em uma mdia removvel, ela pode se corromper mais facilmente .No possvel otimizar para remoo rpida .Apenas verses a partir do NT 3.1 reconhecem volumes .Pode ser necessrio drivers extra para acesso a plataformas no-Windows . mais lento que o FAT32, pois pelas diversas diretivas de segurana tanto de acesso quanto de leitura e gravao tornam a partio mais lenta que FAT32 que no possui nenhuma diretiva de segurana ou confiabilidade adequado

Potrebbero piacerti anche