Sei sulla pagina 1di 5

FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAO E COMUNICAO ACESSVEIS

PLANO DE AO PEDAGGICO

1. TTULO: Educao Inclusiva 2. LOCALIZAO: Colgio Municipal Armando Trajano Maia 3. TEMA: Educao Inclusiva, um Caminho para Todos 4. OBJETIVOS: Articular aes para a incluso dos portadores de necessidades especiais, em todas as modalidades de ensino. Orientar as famlias para o seu envolvimento e a sua participao no processo educacional. Realizar com gestores e professores, estudos para que o projeto pedaggico da instituio se organize coletivamente numa perspectiva de educao inclusiva. Informar professores da classe regular sobre estratgias que favorea autonomia e o envolvimento do aluno especial em todas as atividades proposta ao grupo.

5. JUSTIFICATIVA: A proposta de incluso na escola municipal Armando Trajano Maia, com o atendimento ao ensino fundamenta I e II possibilita a construo de igualdade de condies a todos. A educao inclusiva um direito do ser humano, mas para uma escola ser inclusiva necessrio, acreditar no principio de que todos podem aprender. Os gestores possuem papel nesta construo, proporcionando aos alunos acesso igualitrio a um curriculum bsico, rico e uma instruo de

qualidade. Portanto pretende-se atravs deste plano, trabalhar com os ambientes reais e virtuais e softwares educativos, fazendo com que os alunos se desenvolvam com criatividade, explorando todos os recursos disponveis de modo prazeroso, incentivando a leitura e escrita adequando os contedos sua realidade. Todo o trabalho ser mediado pelo professor que apresentar condies de aprendizagem para cada necessidade especial, possibilitando construrem o seu conhecimento. Assim este plano de ao pedaggico um incentivo para que a comunidade escolar juntamente com pais e alunos encontre nesse espao democrtico, garantia e permanncia de todos, sem distino social, cultural, tnica, de gnero ou em razo de qualquer que seja a caracterstica pessoal. 6. METODOLOGIA: Fazer levantamento dos alunos que apresentam defasagem e dificuldade de aprendizagem ou distrbio de aprendizagem em srie e idade. Envolver todos os profissionais e pais na escola, nesse trabalho para que todos, em conjunto possam alavancar a aprendizagem, realizando palestras na escola sobre o assunto abordado (educao inclusiva). Sensibilizar as demais comunidades para interao com o grupo de trabalho. Realizar com os professores estudos que possibilitem mudanas na sua prtica docente, conhecendo os softwares de incluso digital. 7. RECURSOS: 7.1 INFRA-ESTRUTA DE INFORMTICA. Temos no nosso laboratrio, computadores com programas para cegos, surdos, precisamos providenciar adaptaes para alunos com dificuldades motoras. 7.2 FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS. Teclado virtual livre, para limitao motora ou fsica; Uso do programa Dosvox para cegos; Vdeos para palestras; Prancha virtual para limitao na comunicao (smbolos, carta enigmtica); Os simuladores de teclado, programa Dasher para os alunos com paralisia cerebral e comprometimento da fala; Pesquisa na internet; Criao de E-mail para comunicao e interao com os colegas.

8. CRONOGRAMA: ATIVIDADES JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Atividade 01 Dinmica no espelho, desenhando a si mesmo, explorando fatos, dialoga em libras, ou por escrito de acordo com sua limitao. Atividade 02 Passeios e visitas em lugares variados para colher informaes que devero ser comentadas e registradas. Atividade 03 Dramatizar cenas familiares, imitar animais, profisses, temas cotidianos e temas da literatura infantil. Atividade 04 Cantar em lngua de sinais, abcdario da Xuxa, explorando o significado da letra da musica, envolvendo a expresso facial e corporal dos alunos; Atividade 05 Danar explorando ritmo e o significado das canes representadas; explorar revistas, jornais e livros utilizando a libras e muita expresso visual e corporal.

Atividade 06 Exibio de filme e slides explorando contedos que apiam a necessidade de cada um com dramatizaes, expresso facial e corporal. Atividade 07 Adaptao de linguagem dos clssicos da literatura infantil para os alunos; Atividade 08 Confeco com a turma, com a gramtica atravs da prancha livre, a medida que se trabalha o contedo. Atividade 09 Construo de um udio-livro para demonstrar a importncia dos livros como fonte do conhecimento e do hbito da leitura, para saber ouvir e escrever; Atividade 10 Criar maquetes, jogos, pesquisas, entrevistas e trabalhos manuais usando o software. Atividade 11 Criar histrias em quadrinhos na sala e no laboratrio de informtica.

9. ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS: A proposta de interveno junto ao PNEs. Acreditamos que trar grandes avanos no desenvolvimento dos alunos, uma vez que esta medida utilizar tambm recursos pedaggicos focados na ludicidade e nas tecnologias assistivas e promover a interao de todos os professores, pais e alunos no processo ensino e aprendizagem, e com certeza ser uma grande inovao e aceitao para todos. As estratgias de acompanhamento sero monitoradas atravs de fichas de acompanhamento individual do aluno, onde o professor anotar o progresso e as dificuldades dos alunos para as devidas intervenes e questionrios para os professores, para sabermos o grau de conhecimento sobre a educao inclusiva.

Potrebbero piacerti anche