Sei sulla pagina 1di 16

Escola de Administrao Fazendria

Misso: Desenvolver pessoas para o aperfeioamento da gesto das nanas pblicas e a promoo da cidadania.

TESOURONACIONAL Edital ESAF n. 88, de 27/12/2012

Prova 2
rea de Conhecimento

Conhecimentos Especcos

Governana e Gesto em TI

Cargo:

Analista de Finanas e Controle

Instrues
1. Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. N. de Inscrio:

Nome: 2. 3.

O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra legvel, para posterior exame grafolgico:

As ideias e estratgias so importantes, mas o verdadeiro desafio a sua execuo.


4. 5. 6. DURAO DA PROVA: 3 horas, includo o tempo para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. Na prova h 60 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas pelos seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta) fabricada em material transparente, toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciada a prova. Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). Por motivo de segurana, somente durante os 30 (trinta) minutos que antecederem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 8.34, do edital regulador do concurso. A sada da sala s poder ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso pblico. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. vedada a reproduo total ou parcial desta prova, por qualquer meio ou processo. A violao de direitos autorais punvel como crime, com pena de priso e multa (art. 184 e pargrafos do Cdigo Penal), conjuntamente com busca e apreenso e indenizaes diversas (arts. 101 a 110 da Lei n 9.610, de 19/02/98 Lei dos Direitos Autorais).

7. 8. 9. 10.

11. 12.

ANLISE DE NEGCIO 1 - A Anlise de Negcio uma ampla categoria de aplicaes e tcnicas para a) reunir, armazenar, analisar e compilar dados, com o objetivo de ajudar os fornecedores da empresa a tomarem melhores decises tcnicas e operacionais. b) reunir, armazenar, analisar e fornecer acesso aos dados, com o objetivo de ajudar os usurios da empresa a tomarem melhores decises comerciais e estratgicas. c) racionalizar, priorizar, quanticar e fornecer acesso aos dados, com o objetivo de municiar a empresa de instrumentos de tecnologia da informao capazes de otimizar o processo decisrio de marketing. d) reunir, normalizar, analisar e sistematizar acesso a rotinas, com o objetivo de ajudar os usurios da empresa a reduzirem custos intrnsecos e extrnsecos. e) planejar, dimensionar, analisar e fornecer dados estratgicos, com o objetivo de orientar os usurios da empresa a tomarem decises compatveis com seus propsitos pessoais. 2 - As ferramentas e tcnicas de Anlise de Negcio pertencem s seguintes categorias: a) Descoberta da informao e conhecimento. Suporte deciso e sistemas inteligentes. Visualizao. b) Descoberta de requisitos do conhecimento. Suporte ao desenvolvimento de sistemas operacionais. Visualizao. c) Direcionamento da informao para o conhecimento. Suporte deciso e sistemas inteligentes. Virtualizao estratgica. d) Descoberta da informao e conhecimento. Quanti-cao de decises corporativas. Virtualizao estratgica. e) Descoberta de requisitos do conhecimento. Insero de sistemas inteligentes no processo decisrio. Visualizao orientada a usurios.

3 - Um processo uma a) classicao orientada de atividades de trabalho em grupo atravs do tempo e da estrutura, com tempo e espao, com interfaces claramente denidas. b) ordenao criteriosa de atividades de monitoramento, atravs da estrutura organizacional, com pontos e controle, com as entradas e sadas de recursos. c) ordenao especca das atividades de trabalho atravs do tempo e do espao, com incio simultneo, com medidas de segurana claramente denidas. d) ordenao especca de atividades e responsveis atravs dos paradigmas vigentes, com incio e m, com clara especicao de particionamentos. e) ordenao especca de atividades de trabalho atravs do tempo e do espao, com incio e m, com entradas e sadas claramente denidas. 4 - So atributos relevantes para a Gesto de Processos: a) Forma de coordenao. Completude disposio. Maturidade. Compatibilidade. b) Forma de coordenao. Criticidade importncia. Maturidade. Capacitao. c) Enfoque de ordenamento. Criticidade importncia. Magnitude. Capacitao. d) Critrios de convocao. Criticidade importncia. Materiais. Compatibilidade. e) Enfoque de ordenamento. Completude disposio. Magnitude. Capacitao. / / / / /

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

5 - So tcnicas de Anlise de Negcio: a) Anlise na web. Consultas e relatrios ad hoc. Group DSS e grupos virtuais. Inteligncia Articial aplicada. Scorecards. b) Anlise na web. Consultas e relatrios ad focus. Group SSG e grupos virtuais. Inteligncia Articial sem inferncia. Scorecards. c) Web Design. Consultas e relatrios ad hoc. Group DSS e grupos virtuais. Inteligncia Articial aplicada. Storecards. d) Anlise na web. Consultas e relatrios ad focus. Group MS e grupos virtuais. Inteligncia Articial aplicada. Scorecards e Topcards. e) Web Design. Controles e relatrios ad hoc. Group DS3 e grupos focais. Inteligncia Competitiva de Atores Virtuais. Scorecriteria. 6- Como tcnica de Anlise de Negcio a anlise preditiva ajuda a a) investigar o resultado histrico provvel para um evento ou a probabilidade de uma situao se repetir. b) determinar os fatores indicativos de sucesso em eventos realizados ou a abrangncia analtica de uma situao. c) determinar as especicaes de empreendimentos prediais de uma empresa ou a competitividade de uma situao. d) determinar o resultado provvel futuro para um evento ou a probabilidade de ocorrer uma situao. e) determinar as especicaes de empreendimentos prediais de uma empresa ou a abrangncia analtica de uma situao.

7 - A primeira tarefa associada ao desenho de processo est relacionada (ao) a) transformao da estratgia ou da cpula dirigente. b) transformao da estratgia ou do suporte tcnico. c) entendimento da estratgia ou da cpula dirigente. d) entendimento da estratgia ou do negcio. e) entendimento da estratgia ou do suporte tcnico. organizacional organizacional mercadolgica organizacional mercadolgica ser

8 - Para seleo de processos, devem considerados os seguintes pontos:

a) Relao com a dependncia funcional. Potencial de melhoria econmico-nanceira para o sistema como um todo. Importncia interna e externa do usurio do processo. Diculdade para introduo de tecnologia. b) Relao com a estratgia organizacional. Potencial de melhoria operacional para o sistema como um todo. Importncia interna e externa do usurio do processo. Diculdade para introduo de mudanas. c) Relao com a dependncia funcional. Potencial de melhoria econmico-nanceira para o sistema como um todo. Importncia interna e externa do processo. Diculdade para mapeamento de mudanas. d) Relao com a estratgia organizacional. Potencial de melhoria operacional para o sistema como um todo. Potencial interesse do usurio. Diculdade para introduo de tecnologia. e) Relao com a estratgia organizacional. Potencial de melhoria econmico-nanceira para o sistema como um todo. Importncia interna e externa do processo. Diculdade para introduo de mudanas.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

9 - O registro do aprendizado sobre processos tem como objetivo: a) denir e manter um espao para os prossionais especializados com os diferentes conhecimentos sobre os processos da implementao de sistemas. b) ampliar o espao organizacional para os conhecedores dos processos da organizao informal. c) denir e manter um espao organizacional com os diferentes conhecimentos sobre os processos da organizao. d) denir e compartilhar o espao organizacional com os diferentes usurios dos recursos da organizao. e) otimizar a utilizao de um espao com os diferentes conhecimentos sobre a evoluo da organizao. 10- O escritrio de processos materializa uma viso compartilhada dos processos, apoiando o alcance de resultados de forma integrada. So alguns de seus relacionamentos tpicos: a) Operaes / produo. Atendimento ao servidor / servidores. Parceiros e terceiros. Gesto da qualidade. Entidades assistenciais. Meio ambiente. Tecnologia da Informao. Gesto de diagnsticos. b) Operaes / controle. Atendimento ao cliente / clientes. Parceiros e competidores. Gesto da quantidade. Controladoria. Finanas. Informao e conhecimento. Gesto de pessoas. c) Operaes / produo. Atendimento ao cliente / clientes. Parceiros e terceiros. Gesto da qualidade. Controladoria. Finanas. Tecnologia da Informao. Gesto de pessoas. d) Operaes / produo. Atendimento a stakeholders. Parceiros e terceiros. Gesto da qualidade. Entidades assistenciais. Meio ambiente. Tecnologia da Informao. Gesto de diagnsticos. e) Operaes / produo. Atendimento ao cliente / clientes. Parceiros tercirios. Gesto de risco. Controladoria. Finanas. Informao e desenvolvimento. Gesto de pessoas.

11- No BABOK 2.0 a) uma soluo um conjunto de mudanas das relaes com os usurios da organizao para atender a suas expectativas de negcio, resolver um problema ou inserir clientes em oportunidades. b) domnio uma rea que controla a anlise. c) uma soluo um conjunto de agentes do estado atual da organizao que se beneciam de oportunidades de negcio. d) domnio uma rea para anlise das relaes de comando. e) domnio uma rea submetida a anlise. 12-No BABOK 2.0 tcnicas especcas provem informaes adicionais. Entre elas esto as seguintes: a) Braintransforming. Anlise de regras de negcio. Rastreamento de solues em Workshop. Quanti-cao de requisitos. Modelos de uso. Mtricas e indicadores de chaves de desempenho gerencial. b) Brainstorming. Anlise de regras de negcio. Reticao de problemas. Workshop de requisitos. Cenrios e casos de interveno. Modelos e indicadores de chaves de desempenho gerencial. c) Brainstorming. Anlise de regras de negcio. Rastreamento de problemas. Workshop de requisitos. Cenrios e casos de uso. Mtricas e indicadores chave de desempenho. d) Brainscanning. Anlise de regras de ao. Rastrea-mento de problemas. Listagem de requisitos. Cenrios e casos de uso. Mtricas e atores chave de desempenho. e) Backupstorming. Anlise de regras de negcio. Rastreamento de problemas. Workshop de requisitos. Cenrios e casos de uso. Mtricas e indicadores chave de comprometimento.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

13-Assinale a opo correta relativa Engenharia de Requisitos. a) Disciplina um requisito para aquisio de conhecimento, relacionado aos processos informais. b) Os stakeholders esto diretamente envolvidos na orientao, forma e escopo do projeto. c) Os frameworkers esto diretamente envolvidos na orientao da forma e escopo do projeto. d) Disciplina um campo de gerenciamento, que implica processos ordenados. e) Os markholders esto diretamente envolvidos na orientao e forma do escopo do projeto. 14-So dimenses da elicitao de requisitos, os seguintes entendimentos: a) Da qualidade de aplicao. Do problema. Dos componentes do negcio. Das necessidades e da experincia dos stakeholders. b) Do domnio da empresa. Dos fatores prioritrios. Do contexto do negcio. Das exigncias e das restries dos frameworkers. c) Do domnio de aplicao. Do problema. Do contexto do negcio. Das necessidades e das restries dos stakeholders. d) Do domnio de mudana. Dos pontoschaves. Do contexto impulsor do negcio. Das necessidades e das restries dos stakeholders. e) Do domnio de aplicao. Do problema. Dos componentes do negcio. Das necessidades e das restries dos frameworkers. 15 - A validao de requisitos elimina: a) associaes de incompatibilidades, inconsistncia e falta de competitividade. b) problemas de ambiguidade, inconsistncia de espao e completeza adjacente. c) redundncia de acessos, incongruncia e ajuste de completeza. d) problemas de ambiguidade, inconsistncia e falta de completeza. e) problemas de ambiguidade, incongruncia e completeza adjacente.

16- O prottipo indicado para estudar: a) alternativas de interface do usurio, problemas de comunicao com outros produtos e viabilidade de atendimento dos requisitos de desempenho. b) alternativas de interesse do usurio, problemas de especicao de outros produtos e viabilidade de atendimento a desempenho concorrente. c) alternativas de interface do patrocinador, problemas de especicao com outros produtos e viabilidade de atendimento dos requisitos de desenvolvimento. d) alternativas de interesse do usurio, problemas de comunicao com outros produtos e viabilidade de atendimento dos requisitos de desenvolvimento. e) alternativas de interface do usurio, problemas de comunicao com outros produtores e atendimento dos requisitos de adequao de recursos similares. 17- Assinale a opo correta. a) Os scorecards ativos so exibies virtuais usadas para mapear o progresso com relao a metas e alvos das aes. b) Os dashboards de desempenho so exibies visuais usadas para monitorar o desempenho operacional. c) Os dashplans de desempenho so exibies visuais usadas para desencadear aes. d) Os scorecards operacionais so exibies visuais usadas para monitorar metas e alvos estratgicos e tticos submetidos a alvos operacionais. e) Os dashboards de desempenho so programas para monitorar o desempenho gerencial de exceo.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

18-A caracterstica principal do Sistema de Informaes Geogrcas (GIS) que a) cada registro ou objeto digital tem uma localizao geogrca identicada. b) cada registro ou objeto digital decorre de uma concepo geogrca experimental. c) cada informao prescinde de uma localizao geogrca identicada. d) cada recurso digital tem uma compatibilidade geogrca estendida. e) todo registro ou objeto digital tem localizao geogrca unicada.

20-A gesto do Ciclo de Vida da Informao (ILM) consiste das seguintes atividades: a) Aquisio de dados e informaes. Delimitao de polticas. Gerenciamento do ambiente. Organizao dos recursos de armazenamento prioritrio. b) Classicao dos dados e aplicativos. Implementao de polticas. Gerenciamento de funes de segurana. Armazenamento de documentao segundo hierarquias. c) Aquisio de aplicativos para manipular dados. Implementao de polticas. Gerenciamento do ambiente de arquiteturas operacionais. Aplicao dos recursos de armazenamento hierrquico. d) Classicao dos dados e aplicativos. Implementao de polticas. Gerenciamento do ambiente. Organizao dos recursos de armazenamento hierrquico. e) Classicao dos dados e aplicativos. Implementao do gerenciamento estratgico. Especicao do ambiente operacional. Organizao dos recursos de armazenamento sequencial. 21- Modelo de dados a) uma coleo de informaes conceituais para descrever dados, estruturas de dados, sintaxe de dados e restries de redundncia. b) uma coleo de ferramentas e abordagens para descrever dados, relaes de dados, atributos de dados e relaes de contedo. c) uma coleo de ferramentas conceituais para descrever dados, relaes de dados, semntica de dados e restries de consistncia. d) uma coleo de informaes conceituais para descrever dados, relaes de dados, atributos de dados e restries de contedo. e) uma abordagem para descrever dados, as informaes que eles geram, semntica de dados e restries de redundncia.

BANCO DE DADOS E GESTO DA INFORMAO

19-Compete ao Administrador de Banco de Dados (DBA): a) Denio de estrutura. Denio de esquema de armazenamento e de mtodo de acesso. Modicao de estrutura e de organizao fsica. Concesso de autorizao para aquisio de dados. Manuteno estratgica. b) Denio de esquema. Denio de estrutura de acompanhamento e de mtodo de segurana. Modicao de esquema e de organizao lgica. Concesso de autorizao para administrao de dados. Manuteno de recursos. c) Denio de esquema. Denio de estrutura de armazenamento e de mtodo de acesso. Modicao de esquema e de organizao fsica. Concesso de autorizao para acesso a dados. Manuteno de rotina. d) Denio de estrutura. Denio de estrutura de armazenamento e de mtodo de acesso. Modicao de estrutura e de organizao lgica. Concesso de autorizao para dados modicados. Manuteno corretiva. e) Anlise de esquema. Denio de modelos de conexo e de estruturas de arquivos. Modicao de esquema e de organizao fsica. Denio de padres de documentao de sistemas. Manuteno de rotina.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

22- Metadados descrevem a) as caractersticas dos dados com seu contedo, qualidade e condio. b) as caractersticas dos dados com seu contedo, qualidade e quantidade. c) as caractersticas dos dados com sua forma, qualidade e aplicao. d) as nalidades dos dados com sua forma, seu contedo, qualidade e condio. e) as nalidades da utilizao dos dados, sua qualidade, condio e mtodos de acesso. 23- Entende-se Normalizao como a) a gerao de um conjunto de instrues que permite armazenar informaes sem redundncia, facilitando a modelagem de informaes incompletas. b) a criao de esquemas de relaes no diferenciadas que permitem armazenar informaes com contedo equivalente, facilitando a recuperao de informaes. c) a gerao de esquemas de relaes diferenciadas que permitem recuperar informaes armazenadas sem vericao de redundncias e inconsistncias. d) a gerao de um conjunto de esquemas de relao que permite armazenar informaes sem redundncia, facilitando a recuperao de informaes. e) o cotejamento de um conjunto de esquemas de relao que permite armazenar informaes sem vericao de redundncia associada sua recuperao. 24- Assinale a opo correta. a) A DML procedural requer a especicao de que dados so necessrios e a forma de obt-los. b) A DML associativa requer apenas a especicao de que dados so necessrios. c) A DML funcional requer a especicao de que dados so necessrios e a forma de obt-los. d) A DML declarativa requer a especicao de que dados so necessrios e a forma de obt-los. e) A DML procedural requer apenas a especicao de que dados so necessrios.
Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

25-So formas de organizao de registros em arquivos: a) b) c) d) e) Em host. Sequencial. Com mashing. Em heap. Sequencial. Com hashing. Em heap. Localizado. Com cashing. Em risc. Em spot. Com hashing. Em kernel. Sequencial. Com sub-hashing.

26-O projeto de um banco de dados realizado segundo as fases seguintes: a) Modelagem conceitual. Projeto lgico. Projeto fsico. b) Modelagem gerencial. Projeto lgico. Projeto de controle. c) Discusso conceitual. Projeto bsico. Projeto detalhado. d) Planejamento conceitual. Desenvolvimento. Implanta-o. e) Modelagem conceitual. Desenvolvimento. Implementao. 27-O Sistema de Gerncia de Banco de Dados (SGBD) : a) Software para concepo, carregamento e manipulao de dados em um banco de dados. b) Software para denio, concepo e recuperao de dados em um banco de dados. c) Software para denio, modelagem e manuteno de dados em um banco de dados. d) Software para denio, recuperao e acesso a dados em um banco de dados. e) Software para denio, recuperao e alterao de dados em um banco de dados.

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

28-O processo de Business Intelligence (BI) baseia-se em: a) transformao de dados em informaes, depois em conhecimento e nalmente em decises. b) obteno de dados a partir de informaes, transformao em decises e nalmente transformao em produtos. c) transformao de dados em relaes, depois em interfaces e nalmente em aes. d) tomada de decises, gerao de informaes e avaliao da relevncia dos dados. e) transformao de dados em informaes, depois em decises e nalmente em aes. 29-So componentes do Business Intelligence (BI): a) Data warehouse (DW). Anlise de estratgias. Ferramentas para manipular e analisar os dados. Business Performance Control (BPC). b) Data mining (DM). Anlise de negcios. Scorecards para manipular e analisar os dados. Business Performance Management (BPM). c) Data warehouse (DW). Anlise de negcios. Ferramentas para manipular e analisar os dados. Business Performance Management (BPM). d) Data warehouse (DW). Avaliao estratgica e ttica de negcios. Ferramentas para manipular e analisar os dados. Business Corporate Management (BCM). e) Data storeware (DSW). Anlise de negcios. Scorecards para manipular e analisar os dados. Business Performance Management (BPM). 30- Um conjunto de dados produzido para oferecer suporte tomada de decises, sendo um repositrio de dados de interesse aos gerentes, um a) b) c) d) e) Management dataset. Data warehouse. Data center. Major warehouse. Data wareset.
8

ENGENHARIA DE SOFTWARE 31-Os casos de uso fundamentam os requisitos do sistema na modelagem orientada a objetos. Relacionamentos entre casos de uso denominam-se: a) incluso, excluso e coerncia. b) insero, extenso e coerncia. c) incluso, excluso e generalizao. d) incluso, extenso e generalizao. e) insero, equivalncia e generalizao. 32-So princpios de design da arquitetura do metamodelo da UML 2.2: a) Multiplicidade. Diviso em domnios. Dimensionamento. Extensibilidade.Reutilizao. b) Modularizao. Diviso em conceitos. Particionamento. Compreensibilidade. Reengenharia. c) Modularizao. Diviso em camadas. Particionamento. Extensibilidade.Reutilizao. d) Multiplicidade. Diviso em camadas. Particionamento. Compreensibilidade. Reutilizao. e) Modularizao. Diviso em conceitos. Dimensionamento. Extensibilidade. Reengenharia. 33-Assinale a opo correta relativa a exemplos de padres de projeto de diferentes tipos. a) Padro de cdigo: o recuo deve ser usado para identicar instrues case, dimenso das margens, formao das equipes. b) Padres de requisito de especicao: xao do tamanho do programa, clculos estratgicos, data de vencimento, domnios convencionais que devem ser excludos do programa. c) Padres de requisito de especicao: discusso da nalidade do programa, clculos de acertos lgicos, data de aceitao, valor comercial do programa. d) Padres de documento: incluso de data e hora como comando, extenso do programa, limite de compilaes do programa. e) Padres de requisito de especicao: descrio da nalidade do programa, clculos especiais, data de vencimento, regras comerciais que devem ser incorporadas ao programa.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

34-Assinale a opo correta relativa a XML. a) uma linguagem de metamodicao. b) Especica um sistema de avaliao de programas por semnticas de acesso. c) uma linguagem de metatransformao. d) Especica uma sintaxe e uma estrutura. e) Especica uma sintaxe e uma semntica. 35-O desenvolvimento gil de software fundamentase no Manifesto gil. Segundo ele deve-se valorizar: a) mudana de respostas em vez do seguimento de um plano. b) indivduos e interaes em vez de processos e ferramentas. c) documentao extensiva operacional em vez de software funcional. d) indivduos e intenes junto a processos e ferramentas. e) seguimento de um plano em vez de resposta a mudana. 36- No desenvolvimento gil de sistemas, as regras CUTFIT subsidiam a validao das histrias do usurio. So elas: a) Consistente. Inequvoco. Testvel. Factvel. Indepen-dente. Rastrevel. b) Condizente. Unvoco. Testvel. Factvel. Indepen-dente. Tratvel. c) Consistente. Inequvoco. Transformvel. Factvel. Im-parcial. Rastrevel. d) Condizente. Inequvoco. Transformvel. Factvel. In-dependente. Tratvel. e) Consistente. Unvoco. Testvel. Funcional. Imparcial. Rastrevel. 37-Toda mtrica de software a) b) c) d) e) uma relao ou um revisor. um recurso ou um resultado. um revisor ou um previsor. um resultado ou um previsor. uma relao ou um previsor.

38-O fator de ajuste indica a a) viabilidade geral provida pelo projeto ou aplicao para o desenvolvedor. b) ajustabilidade provida pelo projeto para a aplicao. c) funcionalidade geral provida pelo projeto ou aplicao para o usurio. d) funcionalidade geral provida pela aplicao do projeto. e) funcionalidade setorial provida pelo projeto ou aplicao para as interfaces. 39-O clculo dos pontos de funo de um projeto de desenvolvimento abrange: a) Funcionalidade de localizao. Funcionalidade de interao. Fator de ajuste da aplicao. b) Funcionalidade de aplicao. Funcionalidade de interao. Fator de impacto da aplicao. c) Funcionalidade de localizao. Funcionalidade de disperso. Fator de ajuste de programas. d) Funcionalidade de aplicao. Funcionalidade de disperso. Fator de ajuste da localizao. e) Funcionalidade de aplicao. Funcionalidade de converso. Fator de ajuste da aplicao. 40-A facilidade com que um programa pode ser corrigido aps um erro ser encontrado, adaptado se o seu ambiente se modicar ou ampliado se o cliente desejar incluses e alteraes nos requisitos funcionais denominada a) b) c) d) e) Corretibilidade. Manutenibilidade. Adaptabilidade. Conversibilidade. Funcionalidade.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

41-Os nveis de capacitao do CMMI so os seguintes: a) Incompleto. Executado. Gerenciado. Denido. Gerenciado quantitativamente. Otimizado. b) Inicial. Planejado. Executado. Denido. Gerenciado quantitativamente. Final. c) Incompleto. Planejado. Desenvolvido. Denido. Gerenciado e coordenado. Otimizado. d) Inicializado. Executado. Atribudo. Especicado. Gerenciado quantitativamente. Concludo. e) Incompleto. Mapeado. Gerenciado. Especicado. Coordenado quantitativamente. Otimizado. 42-As estruturas de dados da especicao UDDI so as seguintes: a) businessEvent, businessService, blendingTransfer, tMode1, publisherApproach. b) businessEvent, userService, bindingTemplate, tModel1, publisherAssertion. c) businessEntity, businessService, bindingTemplate, tMode1, publisherAssertion. d) businessEntity, businessSite, blendingTransfer, tMode1, publisherApproach. e) businessEntity, businessSite, bindingTemplate, tModel1, publicAssertion.

GOVERNANA DE TI 43-A ABNT NBR ISO/IEC 38500:2009 estabelece 6 princpios de boa Governana Corporativa de TI, entre eles encontram-se: a) Conformidade, tica, Desempenho. b) Aquisio, Comportamento Humano, Conformidade. c) Responsabilidade, tica, Qualidade. d) Estratgia, Responsabilidade, tica. e) Desempenho, Qualidade, Responsabilidade. 44-O critrio de informao do Cobit 4.1 que relaciona-se com a entrega da informao apropriada para os executivos para administrar a entidade e exercer suas responsabilidades ducirias e de governana a: a) b) c) d) e) Integridade. Efetividade. Conabilidade. Ecincia. Eccia.

45-O domnio do Cobit 4.1 que aborda a questo da entrega de novos projetos no tempo e oramento previstos o: a) b) c) d) e) Planejar e Organizar. Adquirir e Implementar. Gerenciar e Entregar. Entregar e Suportar. Monitorar e Avaliar.

46-Os elementos do modelo Cobit 4.1 so: Objetivos, Mtricas, Prticas e Modelos de maturidade. O elemento Objetivos ferramenta primria para as seguintes reas foco da Governana de TI: a) Alinhamento Estratgico, Gerenciamento de Perfor-mance. b) Entrega de Valor, Gerenciamento de Risco. c) Planejamento e Organizao, Alinhamento Estrat-gico. d) Gerenciamento de Recursos, Gerenciamento de Per-formance. e) Gerenciamento de Metas, Entrega de Valor.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

10

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

47-No ITIL v3, o escopo da melhoria de servio continuada aborda 3 reas principais. Uma delas o(a): a) Melhoria contnua da maturidade dos servios e projetos de TI. b) Melhoria contnua do portaflio de servios, projetos e processos de TI. c) Melhoria contnua de servios e projetos de TI. d) Alinhamento contnuo do portaflio de servios e projetos de TI com as necessidades atuais de negcio. e) Alinhamento contnuo do portaflio de servios de TI com as necessidades atuais e futuras de negcio. 48-Os processos do livro Operao de Servio (Service Operation) do ITIL v3 devem estar integrados de forma a prover uma estrutura de suporte de TI global efetiva. Um desses processos o: a) Gerenciamento de Crise. b) Gerenciamento de Desempenho Operacional. c) Gerenciamento e Monitorao de Desempenho. d) Gerenciamento de Acesso. e) Gerenciamento de Segurana da Informao. 49-Segundo o PMBoK 4a edio, os ativos de processos organizacionais podem ser agrupados nas categorias: a) Processos e Procedimentos, Base de Conhecimento Corporativa. b) Processos e Projetos, Bases de Conhecimento de Projetos. c) Projetos, Processos e Procedimentos, Bases de Conhecimento Operacionais. d) Processos, Base de Conhecimento de Projetos. e) Procedimentos de Projetos, Base de Conhecimento de Projetos.

50-Segundo o PMBoK 4a edio, faz parte do grupo de processos de iniciao o processo: a) b) c) d) e) Coletar os requisitos. Denir o escopo. Criar a estrutura analtica do projeto. Denir as atividades. Identicar as partes interessadas.

51-A Declarao do Trabalho (DT), no PMBoK 4a edio, uma descrio narrativa dos produtos e servios a serem fornecidos pelo projeto. A DT informa: a) Necessidades dos demandantes, descrio do escopo do projeto e plano de projeto. b) Lista de demandas, e descrio do escopo dos produtos e servios. c) Necessidade de negcios, descrio do escopo do produto e plano estratgico. d) Lista de demandas, especicao dos produtos e cronograma de projeto. e) Lista de demandas, denio do custo dos produtos e cronograma de projeto. 52-O papel do SCRUM que tem como funo primria remover qualquer impedimento habilidade de uma equipe de entregar o objetivo de um sprint o: a) b) c) d) e) Sprint Master. Project Manager. Product Owner. Scrum Master. Local Sprint Master.

53-O SIAFI foi concebido para se estruturar por exerccios: cada ano equivale a um sistema diferente. Por sua vez, cada sistema est organizado por subsistemas e cada subsistema tem uma funo prpria e bem delimitada. Os subsistemas podem ser organizados em cinco grupos principais, sendo que um deles o: a) b) c) d) e) Administrao dos subsistemas. Organizao de tabelas. Execuo contbil e nanceira. Contas a pagar e a receber. Controle de haveres e dvida pblica.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

11

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

54-Uma das principais vantagens do Tesouro Direto a possibilidade do investidor montar sua carteira de acordo com os seus objetivos, adequando prazos de vencimento e indexadores s suas necessidades. Entre os ttulos pblicos ofertados, tem-se as: a) b) c) d) Notas de Cupom de Juros do Tesouro. Letras Prexadas do Tesouro. Notas do Tesouro Nacional srie A. Notas do Tesouro Nacional srie A Principal. e) Notas do Tesouro Nacional srie B. 55-O novo SIAFI conta com duas formas bsicas de integrao entre sistemas, que so: a) Via arquivos de carga hbil e via Mensagens de Insero. b) Via arquivos de carga de programao e via Web Services. c) Via arquivos de carga XSD e via SOAP. d) Via arquivos batch e via Web Services. e) Via arquivos batch e via Mensagens de Incluso SOAP. 56-Na e-Ping verso 2013, nas especicaes de interconexo enlace/fsico, para o componente Rede Local sem o, o padro adotado o: a) b) c) d) e) IEEE 802.11 g. IEEE 802.11 b. IEEE 802.11 n. IEEE 802.11 h. IEEE 802.11 x.

57-Na Instruo Normativa n. 04 de 12 de Novembro de 2010, tem-se, no art. 90, inciso IV, que, aps o recebimento do Documento de Ocializao da Demanda, a rea de Tecnologia da Informao indicar o Integrante Tcnico para composio da Equipe de Planejamento da Contratao. Em seguida, o Documento de Ocializao da Demanda ser encaminhado autoridade competente da rea Administrativa, que dever: a) Indicar a fonte de recursos para a contratao. b) Investigar a validade da necessidade da contratao. c) Instituir a Equipe de Planejamento da Contratao. d) Analisar as propostas de solues. e) Vericar se a instruo do processo de contratao est em conformidade com a Instruo Normativa n. 04. 58-Na Instruo Normativa n. 04 de 12 de Novembro de 2010, tem-se, no art. 150, que a estratgia de contratao ser elaborada a partir do(a): a) Documento de Ocializao da Demanda e da Anlise de Riscos. b) Anlise de Riscos e do Termo de Referncia. c) Anlise de Riscos e do Plano de Sustentao. d) Anlise de Viabilidade da Contratao e do Plano de Sustentao. e) Anlise de Viabilidade da Contratao e do Documento de Ocializao da Demanda. 59-Na Instruo Normativa n. 04 de 12 de Novembro de 2010, tem-se, no art. 120, que, quando aplicvel, a denio dos requisitos de capacitao, que denem a necessidade de treinamento, de carga horria e de materiais didticos, competem ao: a) b) c) d) e) Integrante Administrativo. Integrante Requisitante. Integrante Tcnico. Gestor do Contrato. Fiscal Administrativo do Contrato.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

12

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

60-O Decreto n. 7.579, de 11 de outubro de 2011, decreta, no seu art. 30, que a Comisso de Coordenao do SISP ser presidida por representante do rgo central e formada pelos representantes dos: a) b) c) d) e) rgos de coordenao. rgos de planejamento. rgos setoriais. rgos seccionais. rgos correlatos.

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

13

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

14

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

Cargo: Analista de Finanas e Controle - AFC/STN/2013

15

Prova 2 - rea: Governana e Gesto em TI

Escola de Administrao Fazendria www.esaf.fazenda.gov.br

Potrebbero piacerti anche