Sei sulla pagina 1di 20

Fundamentos de Economia

1 - Introduo

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rdio e televiso, deparamo-nos com inmeras questes econmicas, como: aumentos de preos; perodos de crise econmica ou de crescimento; desemprego; setores que crescem mais do que outros; diferenas salariais; crises no balano de pagamentos; vulnerabilidade externa; valorizao ou desvalorizao da taxa de cmbio; dvida externa; ociosidade em alguns setores de atividade; diferenas de renda entre as vrias regies do pas; comportamento das taxas de juros; dficit governamental; elevao de impostos e tarifas pblicas.

Esses temas, j rotineiros em nosso dia-a-dia, so discutidos pelos cidados comuns, que, com altas doses de empirismo, tm opinies formadas sobre as medidas que o Estado deve adotar. Um estudante de Economia, de Direito ou de outra rea pode vir a ocupar cargo de responsabilidade em uma empresa ou na prpria administrao pblica e necessitar de conhecimentos tericos mais slidos para poder analisar os problemas econmicos que nos rodeiam diariamente. O objetivo do estudo da Cincia Econmica analisar os problemas econmicos e formular solues para resolv-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

2 - Conceito de Economia A palavra economia deriva do grego oikonoma (de ikos, casa; nmos, lei), que significa a administrao de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida: Os economistas estudam a forma com que os indivduos, os diferentes coletivos, as empresas de negcios e os governos alcanam seus objetivos no campo econmico. Economia a cincia social que estuda como o indivduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produo de bens e servios, de modo a distribulos entre as vrias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Estuda os processos de produo, distribuio, comercializao e consumo de bens e servios. Bem como as variaes e combinaes na alocao dos fatores de produo (terra, capital, trabalho, tecnologia), na distribuio de renda, na oferta e procura e nos preos das mercadorias. Estuda tambm como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizaes alternativas, para produzir os mais variados tipos de bens. Essa definio contm vrios conceitos importantes, que so a base e o objeto do estudo da Cincia Econmica: escolha; escassez; necessidades; recursos; produo; distribuio.

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produo (mo-de-obra, terra, matrias-primas, dentre outros) so limitados. Por outro lado, as necessidades humanas so ilimitadas e sempre se renovam, por fora do prprio crescimento populacional e do contnuo desejo de elevao do padro de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do pas, nenhum deles dispe de todos os recursos necessrios para satisfazer todas as necessidades da coletividade. Tem-se ento um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. Em funo da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produo e de distribuio dos resultados da atividade produtiva entre os vrios grupos da sociedade. Essa a questo central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da populao. Evidentemente, se os recursos no fossem limitados, ou seja, se no existisse escassez, no seria necessrio estudar questes como inflao, desemprego, crescimento, dficit pblico, vulnerabilidade externa e outras. Mas a realidade no assim, e a sociedade tem de tomar decises sobre a melhor utilizao de seus recursos, de forma a atender ao mximo das necessidades humanas.

3 - Os problemas econmicos fundamentais Questo central do estudo da economia: como alocar recursos produtivos limitados (escassos) para satisfazer a todas as necessidades da populao? Esse questionamento levou a sociedade a repensar sobre os modelos de sistema econmico. Da escassez dos recursos ou fatores de produo, associada s necessidades ilimitadas do homem, origina-se os chamados problemas econmicos fundamentais. o qu e quanto produzir: dada a escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, dentro do leque de possibilidades de produo, quais produtos sero produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas; como produzir: a sociedade ter de escolher ainda quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente. A concorrncia entre os diferentes produtores acaba decidindo como sero produzidos os bens e servios. Os produtores escolhero, entre os mtodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produo possvel; para quem produzir: a sociedade ter tambm de decidir como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo. A distribuio da renda depender no s da oferta e da demanda nos mercados de servios produtivos, ou seja, da determinao dos salrios, das rendas da terra, dos juros e dos benefcios do capital, mas tambm da repartio inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herana.

O modo como as sociedades resolvem os problemas econmicos fundamentais depende da forma da organizao econmica do pas, ou seja, do sistema econmico de cada nao. Sua preocupao fundamental refere-se aos aspectos mensurveis da atividade produtiva, recorrendo para isso aos conhecimentos matemticos, estatsticos e economtricos. De forma geral esse estudo pode ter por objeto a unidade de produo (empresas objeto de estudos pertencentes macroeconomia), a unidade de consumo (famlias objeto de estudos pertencentes microeconomia) ou ento a atividade econmica de toda a sociedade.

Fundamentos de Economia
4 - Diviso do estudo econmico

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

A anlise econmica, para fins metodolgicos e didticos, normalmente dividida em quatro reas de estudo: a. Microeconomia ou teoria de formao de preos : Examina a formao de preos em mercados especficos, ou seja, como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preos e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente. Estuda o comportamento de cada molcula econmica do sistema, por meio de preos e quantidades relativas, ou seja, estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivduos e pelas famlias; as empresas, suas produes e custos; a produo e o preo de diversos bens, servios e fatores produtivos. Para exemplificar, pode-se citar a anlise do funcionamento de empresas. b. Macroeconomia: Estuda/ analisa a determinao e o comportamento dos grandes agregados nacionais, como o produto interno bruto (PIB), investimento agregado, a poupana agregada, o nvel geral de preos, entre outros. Seu enfoque basicamente de curto prazo (ou conjuntural), e busca explicar como a economia opera sem a necessidade de compreender o comportamento de cada indivduo ou empresa que dela participam. Preocupa-se com o comportamento da economia como um todo, por meio de preos e quantidades absolutos. Faz parte dela os movimentos globais nos preos, na produo ou no emprego. Tm como objeto de estudo as relaes entre os grandes agregados estatsticos: a renda nacional, o nvel de emprego e dos preos, o consumo, a poupana e o investimento totais. c. Economia internacional: Analisa as relaes econmicas entre residentes e no-residentes do pas, as quais envolvem transaes com bens e servios e transaes financeiras. d. Desenvolvimento econmico: Preocupa-se com a melhoria do padro de vida da coletividade ao longo do tempo. O enfoque tambm macroeconmico, mas centrado em questes estruturais e de longo prazo (como progresso tecnolgico, estratgias de crescimento).

5 - Multidisciplinaridade da Economia Embora a Economia tenha seu ncleo de anlise e seu objeto bem definidos, ela tem correlao com outras cincias. Afinal, todas estudam a mesma realidade, e evidentemente h muitos pontos de contato, onde so estabelecidas relaes entre a Economia e outras reas do conhecimento. Outra boa justificativa para esta relao com outras disciplinas envolve buscar mais instrumental de trabalho. a. Economia, Fsica e Biologia O incio do estudo sistemtico da Economia coincidiu com os grandes avanos da tcnica e das cincias fsicas e biolgicas nos sculos XVIII e XIX. A construo do ncleo cientfico inicial da Economia comeou a partir das chamadas concepes organicistas (biolgicas) e mecanicistas (fsicas). Segundo o grupo organicista, a Economia se comportaria como um rgo vivo. Da utilizarem-se termos como rgos, funes, circulao e fluxos na teoria econmica. J para o grupo mecanicista, as leis da Economia se comportariam como determinadas leis da Fsica. Da advm os termos esttica, dinmica, acelerao, velocidade, foras e outros. Com o passar do tempo, predominou uma concepo humanstica, que coloca em plano superior os mveis psicolgicos da atividade humana. Afinal, a Economia repousa sobre os atos humanos, e por excelncia uma cincia social. b. Economia, Matemtica e Estatstica Apesar de ser uma cincia social, a Economia limitada pelo meio fsico, dado que os recursos so escassos, e se ocupa de quantidades fsicas e das relaes entre essas quantidades, como a que se estabelece entre a produo de bens e servios e os fatores de produo utilizados no processo produtivo. Da surge a necessidade da utilizao da Matemtica e da Estatstica como ferramentas para estabelecer relaes entre variveis econmicas. A Matemtica toma possvel 3

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

escrever de forma resumida importantes conceitos e relaes de Economia e permite anlises econmicas na forma de modelos analticos, com poucas variveis estratgicas, que resumem os aspectos essenciais da questo em estudo. Tomemos como exemplo uma importante relao econmica: "O consumo nacional est diretamente relacionado com a renda nacional". A expresso diz que o consumo (C) uma funo (f) da renda nacional (RN). Ou seja, dada uma variao na renda nacional (RN), teremos uma variao diretamente proporcional (na mesma direo) do consumo agregado (C). Como as relaes econmicas no so exatas, mas probabilsticas, recorre-se Estatstica. Em Economia tratamos de leis probabilsticas. Na relao vista anteriormente, conhecendo o valor da renda nacional num dado ano, no obtemos o valor exato do consumo, mas sim uma estimativa aproximada, j que o consumo no depende s da renda nacional, mas de outros fatores (como condies de crdito, juros, patrimnio). Se a Economia tivesse relaes matemticas, tudo seria previsvel. Porm, no existem no mundo econmico regularidades como equivalncia entre massa e energia (leis de Newton). Na Economia, o "tomo" aprende, pensa, reage, projeta, finge. Imagine como seria a Fsica e a Qumica se o tomo pudesse aprender: aquelas regularidades desapareceriam. Os tomos pensantes logo se agrupariam em classes para defender seus interesses: teramos uma "Fsica dos tomos proletrios", "Fsica dos tomos burgueses" e outros. Contudo, a Economia apresenta muitas regularidades, sendo que algumas relaes so inviolveis. Por exemplo: o consumo nacional depende diretamente da renda nacional; a quantidade demandada de um bem tem uma relao inversamente proporcional com seu preo, tudo o mais constante; as exportaes e as importaes dependem da taxa de cmbio.

A rea da Economia que est voltada para a quantificao dos modelos chama-se Econometria, que combina teoria econmica, Matemtica e Estatstica. Lembremo-nos, porm, de que a Matemtica e a Estatstica so instrumentos, ou ferramentas de anlise necessrias para testar as proposies tericas com os dados da realidade. Permitem colocar prova as hipteses da teoria econmica, mas so meios, e no fins em si mesmas. A questo da tcnica nos deve auxiliar, mas no predominar, quando tratamos de fatos econmicos, pois esses sempre envolvem decises que afetam relaes humanas. c. Economia com o Direito: Os sujeitos da economia (indivduos, empresas e governo) so ajustados e limitados pelas leis; buscam maior interdependncia entre as reas; e ligada a estrutura jurdica do sistema. E compete lei situar o homem, a empresa e a sociedade diante do poder poltico e da natureza. d. Economia e Poltica Comeou com a Grcia e Roma antiga, onde os estudiosos procuravam entender a economia, a tica e a cincia poltica com a finalidade de desenvolver estudos sobre a agricultura, comrcio, indstria, tributos, escravatura, organizao scio-poltica, moeda, valor, juros, salrios. Mais tarde, na Idade Mdia, buscou-se tambm estudar a organizao do estado e do relacionamento entre dirigentes e dirigidos. No ocidente atual, a relao entre a economia e a cincia poltica foi acentuada a partir da grande depresso causada pela crise da bolsa de valores de NY (1929), ocorrendo uma modificao da estrutura do sistema capitalista. A Economia e a poltica so reas muito interligadas, tornando-se difcil estabelecer uma relao de causalidade (causa e efeito) entre elas. A poltica fixa as instituies sobre as quais se desenvolvero as atividades econmicas. Nesse sentido, a atividade econmica se subordina estrutura e ao regime poltico do pas (se um regime democrtico ou autoritrio). Porm, por outro lado, a estrutura poltica se encontra muitas vezes subordinada ao poder econmico, Citemos apenas alguns exemplos:

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

poltica do "caf com leite", antes de 1930, quando Minas Gerais e So Paulo dominavam o cenrio poltico do pas; poder econmico dos latifundirios; poder dos oligoplios e monoplios; poder das corporaes estatais,

e. Economia e Histria No a principal fonte da analise econmica, mas auxilia bastante a acompanhar as mudanas e transformaes culturais, a conhecer melhor o passado, entender o presente e antecipar o futuro.A pesquisa histrica extremamente til e necessria para a Economia, pois facilita a compreenso do presente e ajuda nas previses. As guerras e revolues, por exemplo, alteraram o comportamento e a evoluo da Economia. Por outro lado, tambm os fatos econmicos afetam o desenrolar da Histria. Alguns importantes perodos histricos so associados a fatores econmicos, como os ciclos do ouro e da cana-de-acar no Brasil, e a Revoluo Industrial, a quebra da Bolsa de Nova York (1929), a crise do petrleo, que alteraram profundamente a histria mundial. Em ltima anlise, as prprias guerras e revolues so permeadas por motivaes econmicas. f. Economia e Geografia

A Geografia no o simples registro de acidentes geogrficos e climticos. Ela nos permite avaliar fatores muito teis anlise econmica, como as condies geoeconmicas dos mercados, a concentrao espacial dos fatores produtivos, a localizao de empresas e a composio setorial da atividade econmica. Atualmente, algumas reas de estudo econmico esto relacionadas diretamente com a Geografia, como a economia regional, a economia urbana, as teorias de localizao industrial e a demografia econmica. Estuda divergncias ou diferenas do comportamento econmico (instituies econmicas, formas de organizao da atividade produtiva) de pas para pas e as vezes de regio para regio em um pas. g. Economia e Sociologia Analisa a interao social, os comportamentos entre os grupos, sua mobilidade e estratificao (formao de classes sociais), condies de vida, nveis de organizao, e cultura da sociedade. h. Economia com a Religio, Moral, Justia e Filosofia No perodo anterior Revoluo Industrial do sculo XVIII, que corresponde Idade Mdia, a atividade econmica era vista como parte integrante da Filosofia, Moral e tica. A Economia era orientada por princpios morais e de justia. No existia ainda um estudo sistemtico das leis econmicas, predominando princpios como a lei da usura, o conceito de preo justo (discutidos, dentre outros filsofos, por Santo Toms de Aquino). Ainda hoje, as encclicas papais refletem a aplicao da filosofia moral e crist s relaes econmicas entre homens e naes.

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

6 - Crescente interesse pela economia e desenvolvimento econmico: Eventos recentes que influenciaram os estudos da economia mundial: Grande depresso de 30: estudiosos da economia buscaram encontrar caminhos para a estabilizao ocorrida em virtude da quebra da bolsa de NY (1929); 1936: John Maynard Keynes postula a moderna teoria da anlise econmica, onde propunha que as polticas econmicas adotadas no funcionavam adequadamente, e sugeria que o Estado deveria intervir como regulador da Economia. 1945: 55% da capacidade industrial voltada para armamentos (na poca era considerado muito mais lucrativo e tinha grande demanda); tambm houve um grande despertar para o crescimento de povos subdesenvolvidos (foi motivado principalmente pela facilitao das economias internacionais e tambm pela busca do bem-estar); 1946: inveno do Eniac (Pensilvnia University) equipamento pesando 30 tons, com a capacidade de fazer clculos balsticos complexos. Dcada de 50 e 60: busca pelo crescimento econmico por pases subdesenvolvidos: o o o Desenvolvimento econmico = condio de bem estar (apesar de muitas vezes o bemestar no estar relacionado ao progresso) Globalizao em fase acelerada no comeo da dcada de 50. As naes pobres sofriam com a exploso demogrfica, desequilbrio ecolgico, explorao desequilibrada e consumo destrutivo.

1969: criao da primeira infra-estrutura global de comunicaes e os respectivos protocolos (ARPANET o precursor da Internet). 1985: instaurao da Perestroika (que significa reconstruo, reestruturao) foi, em conjunto com a Glasnost, uma das polticas introduzidas na Unio Sovitica por Mikhail Gorbachev, em 1985. Ganhou a conotao de reestruturao econmica. (Gorbachev sentiu que a economia da Unio Sovitica estava decaindo, e percebeu que o sistema socialista, apesar de no ter de ser substitudo, certamente necessitava de uma reforma - uma das idias principais era a de reduzir a quantidade de dinheiro gasta na defesa nacional). Fim de 1989: queda do Muro de Berlim e reunificao das Alemanhas Oriental e Ocidental. 1990: operadores privados comearam a criar as suas prprias infra-estruturas, e as restries comercializao da Internet foram totalmente abolidas, aparecendo a World Wide Web, o desenvolvimento dos browsers, a diminuio de custos de acesso, o aumento de contedos, entre outros fatores, fizeram com que a Internet tivesse um crescimento exponencial. Fim de 1991: decretado o fim da URSS. 1992: estabelecido o Tratado da Unio Europia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht), ou mercado nico europeu (que nada mais do que uma unio aduaneira), com uma moeda nica (o euro, adotado por 13 dos 27 estados membros) e polticas agrcola, de pescas, comercial e de transportes comuns. fim do sculo XX: surgimento da questo crucial sobre a acelerao do crescimento econmico das economias perifricas. Globalizao acelerada principalmente depois do tremendo avano tecnolgico das telecomunicaes, dos computadores em rede e da Internet.

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

7 - Os trs principais compartimentos da Economia: Este ponto da matria necessita do texto complementar 1 que est no site www.aulalivre.com.br, juntamente com o que foi passado no caderno.

8 - Funcionamento de uma economia de mercado (Fluxos Reais e Monetrios): Vamos supor um sistema econmico, onde a economia de mercado no sofra a interferncia do governo e no tenha relaes comerciais com o exterior (um tipo de Economia Fechada). Nessa economia fechada, as unidades de consumo (famlias), so proprietrias dos fatores de produo, e os fornecem s unidades produtoras (empresas), no Mercado de Fatores de Produo. As empresas combinam esses fatores de produo e produzem bens e servios, fornecendo-os para as famlias no Mercado de Bens e Servios.
Mercado de bens e servios

Demanda

Famlias

Oferta

Fluxo Real da Economia


Mercado de fatores de produo

Oferta

Empresas

Demanda

O Fluxo Real da Economia denominado a partir dessa movimentao de fatores de produo, bens e servios. No Mercado de Bens e Servios as famlias demandam bens e servios, enquanto as empresas os oferecem, e no Mercado de Fatores de Produo as famlias oferecem os servios ou fatores de produo (que so de sua propriedade) para as empresas (as quais demandam esses fatores de produo para depois transform-los em produtos ou servios).
Pagamento dos bens e servios

Famlias

Fluxo Monetrio da Economia


Remunerao dos fatores de produo

Empresas

No entanto, o Fluxo Monetrio da Economia funciona paralelamente ao fluxo real da economia e s se torna possvel com a presena de moeda, que utilizada para remunerar os fatores de produo e para o pagamento dos bens e servios. Nesses mercados operam as foras da oferta e da demanda, determinando o preo. Ou seja, no mercado de bens e servios formam-se os preos dos bens e servios enquanto no mercado de fatores de produo so determinados os preos dos fatores de produo.

Fundamentos de Economia
9 Definio de Escassez

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

Escassez envolve no somente aquilo que existe em pouca quantidade disponvel, mas sim, pessoas desejando muito mais do que pode ser satisfeito com os recursos disponveis (no confundir com pobreza, pois at os ricos desejam mais). Resumindo, o bem para ser escasso precisa ser primeiramente desejvel, e a escassez a fonte de toda escolha. Escassez de recursos produtivos/ ou fatores de produo (mo., terra, matrias-primas, etc.) bens limitados por conta da necessidade humana de elevao do bem-estar ou do padro de vida humano e do excessivo crescimento populacional. Escolha: as pessoas so obrigadas a fazerem escolhas, quando existe escassez, pois as pessoas devem escolher qual o uso que ser realizado e qual no ser realizado (custo de oportunidade).

10 A Utilidade e suas formas de mensurao: A evoluo do estudo da teoria microeconmica teve incio basicamente com a anlise da demanda de bens e servios, cujos fundamentos esto alicerados no conceito subjetivo de utilidade. A utilidade representa o grau de satisfao que os consumidores atribuem aos bens e servios que podem adquirir no mercado. Ou seja, a utilidade a qualidade que os bens econmicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Como est baseada em aspectos psicolgicos ou preferncias, a utilidade difere de consumidor para consumidor (uns preferem usque, outros, cerveja). Teoria do valor-utilidade: A teoria do valor-utilidade contrape-se chamada teoria do valortrabalho, desenvolvida pelos economistas clssicos (Malthus, Adam Smith, Ricardo, Marx). A teoria do valor-utilidade pressupe que o valor de um bem se forma por sua demanda , isto , pela satisfao que o bem representa para o consumidor. Ela , portanto, subjetiva e considera que o valor nasce da relao do homem com os objetos. Representa a chamada viso utilitarista, em que prepondera a soberania do consumidor, pilar do capitalismo. Teoria do valor-trabalho: A teoria do valor-trabalho considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, por meio dos custos do trabalho incorporados ao bem. Os custos de produo eram representados basicamente pelo fator mo-de-obra, em que a terra era praticamente gratuita (abundante) e pouco significativa. Pela teoria do valor-trabalho, o valor do bem surge da relao social entre homens, dependendo do tempo produtivo (em horas) que eles incorporam na produo de mercadorias . Nesse sentido, a teoria do valortrabalho objetiva (depende de custos de produo).

A teoria do valor-utilidade veio complementar a teoria do valor-trabalho, pois no era mais possvel predizer o comportamento dos preos dos bens apenas com base nos custos da mo-deobra (ou mesmo custos em geral) sem considerar o lado da demanda (padro de gostos, hbitos, renda, e outros). Alm disso, a teoria do valor-utilidade permitiu distinguir o valor de uso do valor de troca de um bem. O valor de uso a utilidade que ele representa para o consumidor. O valor de troca se forma pelo preo no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem. 10.1 - Utilidade total e utilidade marginal: Ao final do sculo passado, alguns economistas elaboraram o conceito de utilidade marginal e dele derivaram a curva da demanda e suas propriedades. Com isto, tem-se que a utilidade total tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou servio. Entretanto, a utilidade marginal, que a satisfao adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, decrescente, porque o consumidor vai perdendo a capacidade de percepo da utilidade proporcionada por mais uma unidade do bem, chegando saturao. O chamado paradoxo da gua e do diamante ilustra a importncia do conceito de utilidade marginal. Por que a gua, mais necessria, to barata, e o diamante, suprfluo, tem preo to 8

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

elevado? Ocorre que a gua tem grande utilidade total, mas baixa utilidade marginal ( abundante), enquanto o diamante, por ser escasso, tem grande utilidade marginal.

Utilidade Total U S U

Utilidade Marginal

S Q Legendas: U Utilidade Q Quantidade S Satisfao Q

10.2 - Teoria Cardinal: Os economistas Gossen (1854), Jevons (1871) e Walras (1874) acreditavam que a utilidade era uma caracterstica mensurvel das mercadorias, ou seja, poderia ser medida. Acreditavam tambm que a utilidade era uma qualidade "aditiva", isto , a satisfao do consumidor era a soma das utilidades obtidas no consumo dos bens e servios de sua cesta de mercadorias. A Teoria Cardinal supunha que a utilidade podia ser medida cardinalmente . Exemplificando, uma xcara de caf daria ao seu consumidor 3 unidades de utilidade, ou 3 "utis". Se, juntamente com a xcara de caf, o consumidor comesse um pedao de po que lhe fornecesse 4 "utis", a satisfao total do consumidor seria 3 "utis" do caf somadas s 4 "utis" do po, isto , 7 "utis". O fato de a utilidade total do consumidor do nosso exemplo ser de 7 "utis" ilustra a propriedade aditiva da utilidade. Basicamente, duas crticas podem ser feitas teoria cardinal da utilidade. A primeira refere-se mensurao da utilidade. Por ser uma qualidade avaliada subjetivamente, pois depende da escala de utilidade estabelecida pelo consumidor para cada bem, o que impossibilita a generalizao dessa forma de mensurao. A segunda crtica diz respeito propriedade aditiva da utilidade. Sabemos que existem alguns bens que, quando consumidos ao mesmo tempo, tm uma utilidade maior do que quando consumidos isoladamente. Nesse caso, no possvel somar as utilidades de cada bem para se obter a utilidade total. Assim, uma pessoa que come um prato de arroz com feijo, por exemplo, est obtendo uma utilidade bem maior do que se consumisse o arroz e o feijo separadamente. Resumindo, a utilidade medida em utis, no influenciada pelo consumo de outros bens e a utilidade a somatria da utilidade medida de cada bem separadamente (p.ex., macarro com molho analisado separadamente). A utilidade total da cesta de mercadorias (que o conjunto de diversos bens e servios que o consumidor adquire com sua renda ) seria igual soma das utilidades de cada bem em separado. 10.3 - Teoria Ordinal: Os economistas Edgeworth (1881), Antonelli (1886), Fischer (1892) e Pareto (1906) contornaram os principais problemas da teoria cardinal e deram teoria do comportamento do consumidor a forma que conhecemos hoje. Essa formulao conhecida como Teoria Ordinal do comportamento do consumidor. Inicialmente, esses economistas reconheceram que a utilidade no uma qualidade aditiva e passaram a estud-la como sendo 9

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

decorrente do consumo de todos os bens simultaneamente. Dessa forma, a quantidade consumida de um bem interfere na utilidade de outro bem. Por exemplo: geralmente, as pessoas tomam caf com acar, numa dada proporo, mas se for colocado muito acar no caf, ele ficar to ruim que no ser consumido, perdendo, conseqentemente, sua utilidade. Por outro lado, convencidos de que a utilidade dos bens, apesar de incontestvel, uma qualidade de avaliao subjetiva, os quatro economistas abandonaram a idia de medi-la cardinalmente, atravs de "utis". Antes, reconhecendo que o consumidor prefere alguns bens e servios a outros, introduziram uma ordem de preferncia para qualificar a utilidade. Assim, podese dizer que um bem tem mais utilidade do que outros, mas no se estabelece a quantidade de utilidade correspondente de cada um. Para a teoria ordinal, portanto, se uma pessoa prefere ch a caf, o ch, para essa pessoa, tem mais utilidade do que o caf. Mais uma vez, importante ressaltar que a teoria ordinal apenas ordena os bens, no lhes atribuindo nenhuma quantidade de utilidade. Os conceitos de Teoria Ordinal e Cardinal estudados do-nos uma idia do esforo feito pelos economistas para tentar encontrar os fundamentos da teoria do consumidor, isto , os motivos que levam uma pessoa a comprar determinados bens e em certas quantidades. Cronologicamente, surgiu primeiro a Teoria Cardinal, que foi logo refutada e abandonada, vindo, em seguida, a Teoria Ordinal, que se mantm at hoje como fundamento da teoria do consumidor.

11 Tipos de Bens: Um bem representa qualquer coisa que tenha utilidade, podendo satisfazer uma necessidade ou suprir uma carncia. Os BENS apresentam utilidade para a satisfao das necessidades, podendo ser escassos ou abundantes. Tipos de bens: a) Bens Econmicos: So os bens escassos, e em decorrncia disso, possuem preo. b) Bens complementares: precisam de uma combinao com outro bem para satisfazer uma necessidade. (caf com acar, automvel com gasolina, etc) c) Bens de Giffen: ocorrem quando h uma relao direta entre o preo e a quantidade procurada, isto , para aumentos de preo, h aumentos de quantidade procurada (p.ex.: artigos de luxo). d) Bens inferiores: um bem inferior quando existe uma relao inversa entre a quantidade procurada do bem e a renda do consumidor (ou a renda mdia de grupos de consumidores, em estudos de mercado). e) Bens Durveis: categoria de bens que tem utilidade durante um perodo de tempo. Abrange os bens de consumo durveis e os de capital. Bens de capital e/ou produo: servem para a produo de outros bens, especialmente os bens de consumo, tais como mquinas, equipamentos, material de transporte e instalaes de uma indstria. Bens de consumo durveis: so bens que prestam servio durante um perodo de tempo relativamente longo (Ex.: mquina de lavar roupa ou automvel). Bens de consumo no-durveis: so bens que so usados somente uma vez (ex.: alimentos) f) Bens Intermedirios: So bens manufaturados ou matrias-primas processadas que so empregados para a produo de outros bens finais (ex.: lingote de ao que ser usado para fazer uma pea de um automvel).

g) Bens Livres: So bens abundantes na natureza, e no possuem preo, satisfazem as necessidades e suprem as carncias sem custo algum (ex.: o ar e luz do sol). h) Bens ordinrios: so aqueles bens cuja curva de demanda obedece a lei de demanda (quanto menor o preo, maior a quantidade procurada e vice-versa).

10

Fundamentos de Economia
i)

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

Bens pblicos: so os bens ou servios passveis de serem usados por todos, no importando quem paga por seu consumo ou utilizao (justia, sade, educao, segurana publica, rodovias, etc.). Bens Salrio: Conjunto de bens que em cada pas constitui a cesta de consumo bsico do trabalhador, segundo seu padro de vida. So formados pelos artigos de primeira necessidade para o trabalhador e p/ a famlia, como os alimentos, o vesturio, a habitao, o transporte e os servios de educao e sade (o salrio mnimo deve ser suficiente para proporcionar essa quantidade mnima de bens). So os bens de consumo dos trabalhadores, ou de consumo popular.

j)

k) Bens Substitutos: so aqueles bens cuja quantidades demandadas respectivas alteram-se em sentido contrario, dada uma variao do preo de um deles. P.ex., o aumento do preo do caf reduz sua quantidade demandada e aumenta a quantidade demandada do ch. l) Bens superiores: ocorrem quando se observa uma relao direta entre a quantidade procurada do bem e a renda do consumidor (ou a renda mdia de grupos de consumidores, em estudos de mercado)

m) Fatores de produo (FP): Tambm chamados de recursos de produo da economia, so compostos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia. Cada FP tem uma remunerao especfica: Exemplos de FP e suas remuneraes: Fator de Produo: Remunerao: Trabalho Salrio Capital Juros Terra Aluguel Tecnologia Royalty (ies) Capacidade empresarial Lucro 12 Introduo Microeconomia: Tambm chamada de Teoria dos Preos, responsvel pela anlise da formao de preos no mercado, ou melhor, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preo e a quantidade de determinado bem ou servio em mercados especficos. Sua preocupao a formao de preos de B&S (p.ex. soja, automveis) e de FP (salrios, aluguis, lucros) Diviso do Estudo Microeconmico: a) Anlise da Demanda: Teoria do consumidor (demanda individual). Teoria da demanda do mercado. b) Anlise da Oferta (de bens e servios): Oferta da firma individual Teoria da Produo Teoria dos Custos de Produo Oferta de Mercado c) Anlise das Estruturas de Mercado: Oferta e Demanda (O&D) determinam preo e quantidade de equilbrio de um bem ou servio (s que o mercado competitivo). Na anlise da estrutura de mercado avaliam-se os efeitos da O&D, tanto no mercado de bens e servios (B&S), como no mercado de Fatores de Produo (FP). d) Estruturas do mercado de B&S:

11

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

Concorrncia perfeita (estrutura em que ocorre a incapacidade de influenciar preos do mercado, pois existe livre movimentao dos ofertantes e indiferente para o comprador comprar de um ou de outro ofertante); Concorrncia imperfeita ou monopolista (situao em que duas ou mais empresas possurem controle sobre os preos, sem ficar sujeito a concorrncia de substitutos perfeitos um do outro, e os ofertantes podem influenciar a demanda e os preos); Monoplio (situao em que uma empresa domina a oferta de determinado bem ou servio, que no tem substituto); Oligoplio (concentrao da propriedade em poucas empresas de grande porte, e estas detm o controle da maior parcela ofertada no mercado).

e) Estruturas do mercado de FP: Concorrncia perfeita Concorrncia imperfeita Monopsnio (estrutura de mercado em que existe apenas uma empresa compradora de determinada matria-prima ou produto primrio) Oligopsnio (poucas empresas de grande porte, so as compradoras de determinada matria-prima ou produto primrio) Obs.: Aqui, a procura de FP se chama demanda derivada, porque a demanda de insumos (mo, K) est condicionada (ou deriva) pela procura do produto final da empresa no mercado de B&S. f) Teoria do Equilbrio Geral: Leva em conta as inter-relaes entre todos os mercados (usa de muita abstrao, envolvendo clculos complexos e diversos modelos matemticos).

13 A hiptese Coeteris Paribus: A microeconomia se vale deste recurso para analisar um mercado especfico, valendo-se da hiptese que tudo o mais permanece constante, selecionando apenas as variveis que podem influenciar o objeto de estudo. P.ex.: para analisar o efeito do preo sobre a procura, supomos que a renda permanece constante (CP), ou a relao da procura e renda dos consumidores, onde o preo permanece constante (CP).

14 Demanda, oferta e equilbrio de mercado: A teoria microeconmica evoluiu com o inicio da anlise da demanda (procura) de bens e servios, a qual fundamentada no conceito subjetivo de utilidade (a qual representa o grau de satisfao atribudo pelos consumidores de bens e servios). Na juno da Teoria do Valor-Utilidade (TVU) com a Teoria do Valor-trabalho (TVT), que o comportamento do consumidor define a demanda de mercado. O comportamento dos preos dos bens precisa da TVU pois somente os custos de produo (TVT) no bastam para explicar o comportamento, necessitando tambm dos gostos, hbitos, renda e etc. 14.1 - Demanda de Mercado: A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo B&S que os consumidores desejam adquirir em um determinado perodo de tempo. A procura depende de variveis que influenciam a escolha do consumidor (o preo do bem ou servio, o preo de outros bens, a renda e o gosto do consumidor). Usamos o CP para analisar cada uma dessas variveis. 14.2 - lei geral da demanda: Possui relao inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preo do bem (CP), e representada por uma escala de procura ou curva da demanda, ou seja, a quantidade procurada de um produto varia inversamente proporcional com relao ao seu preo(CP- renda constante). 12

Fundamentos de Economia
Escala de procura Preo Quantidade demandada 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 11.000 9.000 6.000 4.000 2.000

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

Curva de Procura Funo demanda: Qd=F[P] na equao, mostra-se que a quantidade funo do preo (ou seja, a qtde. depende do preo). A inclinao da curva negativamente inclinada, por conta do efeito substituio (quando o preo do bem aumenta, o consumidor procura outro bem que satisfaa a sua necessidade) e do efeito renda (quando aumenta o preo, a qtde demandada diminui por conta da perda de poder aquisitivo).

Na figura ao lado, a demanda est indicada pela reta indicada pela letra D; a quantidade procurada relacionada ao preo Po Qo. Caso o preo do bem aumentasse para P1, haveria uma diminuio na quantidade demandada, no na demanda. Ou seja, as alteraes da quantidade demandada ocorrem ao longo da prpria curva de demanda (reta D).

As outras variveis que afetam a procura de um bem ou servio so: bens inferiores (se o consumidor ficar mais rico, ir diminuir a demanda por carne de segunda, substituindo-a por carne de primeira), bem de consumo saciado (a demanda no afetada pela renda, como por exemplo, o arroz e feijo, farinha e sal), preo de outros bens (bens substitutos ou concorrentes p.ex. aumenta o preo da carne, aumenta a procura por peixe ou frango), e os bens complementares (p.ex.:qtde de automveis e o preo da gasolina ou do seguro). Obs.: demanda diferente de qtde. demandada: demanda a curva ou toda a escala, e qtde. demandada um ponto especifico dessa curva. 14.3 - Deslocamento na curva de demanda: Caso houvesse um aumento na renda do consumidor e os preos permanecessem constantes (CP), haveria um aumento na qtde procurada (de D0 para D1) ou seja, houve um aumento na 13

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

demanda e no na qtde demandada (pois o movimento da qtde demandada ocorrem ao longo da curva). Suponhamos que agora a curva da procura inicial (veja a figura ao lado) fosse a reta indicada pela letra D0. Sendo o bem superior, caso houvesse um aumento na renda dos consumidores (coeteris paribus), a curva da procura D0 iria se deslocar para a direita, o que estaria indicando que, aos mesmos preos, por exemplo, P0, o consumidor estaria disposto a adquirir maiores quantidades do bem, passando de Q0 para Q2. A nova curva de demanda representada pela reta D1,

15 Oferta de Mercado: Pode-se conceituar oferta como as vrias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado perodo de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vrios fatores; dentre eles, de seu prprio preo, do preo (custo) dos fatores de produo e das metas ou objetivos dos empresrios ofertantes. Diferentemente da funo demanda, a funo oferta mostra uma correlao direta entre quantidade ofertada e nvel de preos, coeteris paribus. a chamada lei geral da oferta. A relao direta entre a quantidade ofertada de um bem e o preo desse bem deve-se ao fato de que, coeteris paribus, um aumento do preo de mercado estimula as empresas a elevar a produo; novas empresas sero atradas, aumentando a quantidade ofertada do produto. Alm do preo do bem, a oferta de um bem ou servio afetada pelos custos dos fatores de produo (matrias-primas, salrios, preo da terra), por alteraes tecnolgicas e pelo aumento do nmero de empresas no mercado. Escala de oferta Preo Quantidade ofertada 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 1.000 3.000 6.000 8.000 10.000 Curva de oferta Funo ou equao da oferta: Qo=F[P]

14

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

Pela lei geral da oferta, a curva diretamente proporcional entre quantidade e preos (CP), ou positivamente inclinada, pois o aumento dos preos estimula a elevao da produo e a qtde ofertada (e essa oferta afetada pelos custos dos FP, por alteraes tecnolgicas, e pelo aumento de empresas no mercado.

15.1 - Deslocamento na curva de oferta: Parece claro que a relao entre a oferta e o custo dos fatores de produo seja inversamente proporcional. Por exemplo, um aumento dos salrios ou do custo das matrias-primas deve provocar (coeteris paribus), uma retrao da oferta do produto. A relao entre a oferta e nvel de conhecimento tecnolgico diretamente proporcional, dado que melhorias tecnolgicas promovem melhorias da produtividade no uso dos fatores de produo, e, portanto aumento da oferta. Da mesma forma, h uma relao direta entre a oferta de um bem ou servio e o nmero de empresas ofertantes do produto no setor. Como no caso da demanda, tambm devemos distinguir entre a oferta e a quantidade ofertada de um bem. A oferta refere-se escala (ou toda a curva), enquanto a quantidade ofertada diz respeito a um ponto especfico da curva de oferta. Assim, um aumento no preo do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, coeteris paribus (movimento ao longo da curva - diagrama A), enquanto uma alterao nas outras variveis (como nos custos de produo ou no nvel tecnolgico) desloca a oferta (isto , a curva de oferta). Por exemplo, um aumento no custo das matrias-primas provoca uma queda na oferta: mantido o mesmo preo P0 (isto , coeteris paribus), as empresas so obrigadas a diminuir a produo (diagrama B). Por outro lado, uma diminuio no preo dos insumos, ou uma melhoria tecnolgica na utilizao dos mesmos, ou ainda um aumento no nmero de empresas no mercado, conduz a um aumento da oferta, dados os mesmos preos praticados, deslocando-se, desse modo, a curva de oferta para a direita (diagrama C).

15

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

16 Equilbrio de Mercado: A interao das curvas de demanda e de oferta determina o preo e a quantidade de equilbrio de um bem ou servio em um dado mercado. Ou seja, quando ocorre o cruzamento entre as curvas de oferta e demanda, o preo de equilbrio de mercado estabelecido. Observe a tabela abaixo e compare com o grfico da prxima pgina: Preo Qo 1,00 3,00 6,00 8,00 10,00 11000 9000 6000 4000 2000 Qd 1000 3000 6000 8000 10000 situao excesso de procura/ escassez de oferta excesso de procura / escassez de oferta Equilbrio entre oferta e procura excesso de oferta / escassez de procura excesso de oferta / escassez de procura

Legendas:

Qo Quantidade ofertada Qd Quantidade demandada

R$ 6,00 o preo de quantidade de equilbrio, ou seja, o preo e a quantidade que atendem as aspiraes de consumidores e dos produtores simultaneamente. Existe uma tendncia natural do mercado para se chegar a uma situao de equilbrio, e se no h obstculos para a livre movimentao dos preos (como p.ex., na poca do Sarney com o congelamento dos preos) e se o sistema de concorrncia pura ou perfeita.

16

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar


Na interseco das curvas de oferta e demanda (ponto E), teremos o preo e a quantidade de equilbrio, isto , o preo e a quantidade que atendem s aspiraes dos consumidores e dos produtores simultaneamente. Se a quantidade ofertada se encontrar abaixo daquela do ponto de equilbrio E (o ponto A, por exemplo), teremos uma situao de escassez do produto. Haver uma competio entre os consumidores, pois as quantidades procuradas sero maiores que as ofertadas. Formar-se-o filas, o que forar a elevao dos preos, at atingir-se o equilbrio, quando as filas cessaro.

Analogamente, se a quantidade ofertada se encontrar acima do ponto de equilbrio E (o ponto B, por exemplo), haver um excesso ou excedente de produo, um acmulo de estoques no programado do produto, o que provocar uma competio entre os produtores, conduzindo a uma reduo dos preos, at que se atinja o ponto de equilbrio. Como se observa, quando h competio tanto de consumidores como de ofertantes, h uma tendncia natural no mercado para se chegar a uma situao de equilbrio estacionrio - sem filas e sem estoques no desejados pelas empresas. Desse modo, se no h obstculos para a livre movimentao dos preos, ou seja, se o sistema de concorrncia pura ou perfeita, ser observada essa tendncia natural de o preo e a quantidade atingirem determinado nvel desejado tanto pelos consumidores como pelos ofertantes. Para que isso ocorra, necessrio que no haja interferncia nem do governo nem de foras oligoplicas, que normalmente impedem quedas de preos dos bens e servios. 16.1 - Deslocamento das curvas de demanda e oferta Como vimos, existem vrios fatores que podem provocar deslocamento das curvas de oferta e demanda, com evidentes mudanas do ponto de equilbrio. Suponhamos, por exemplo, que o mercado do bem X (um bem normal, no inferior) esteja em equilbrio. O preo de equilbrio inicial Po e a quantidade, Qo (ponto A). Se, por hiptese, os consumidores obtm um aumento de renda real (aumento de poder aquisitivo), coeteris paribus, a demanda do bem X, aos mesmos preos anteriores, ser maior. Isso significa um deslocamento da curva de demanda para a direita, para DI. Assim, ao preo Po teremos um excesso de demanda, que provocar um aumento de preos at que o excesso de demanda acabe. O novo equilbrio se dar ao preo PI e quantidade QI (ponto B). Da mesma forma, um deslocamento da curva de oferta afetar a quantidade de mercado e o preo de equilbrio. Suponha, para exemplificar, que haja uma diminuio dos preos das 17

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

matrias-primas usadas na produo do bem X. Conseqentemente, a curva de oferta do bem X se deslocar para a direita, e, por raciocnio anlogo ao anterior, o preo de equilbrio se tornar menor e a quantidade maior.

17 - Custo de Oportunidade (CO): Expressa a capacidade mxima de produo da sociedade, onde se decide que o uso de um bem escasso ser de uma forma, desistindo de us-lo de outra forma, definindo ento qual ser o melhor uso alternativo. O CO definido como o valor do melhor uso alternativo desconsiderado (se as pessoas no tivessem feito a escolha que fizeram, teriam escolhido a prxima melhor alternativa). O conceito de CO implica tambm fazer trocas compensatrias. P.ex.: em 1945, 55% da capacidade industrial mundial era voltada para armamentos foi escolhido produzir armas ao invs de alimentos. O C.O. tambm no poderia existir sem a escassez, porque no existiriam alternativas que devessem ser desconsideradas. Outro conceito complementar ao CO o Trade-off, que define uma situao de escolha conflitante - ou seja: quando uma ao para a soluo de um problema acarreta inevitavelmente outros. P.ex.: um poltico com uma verba destinada para construir uma fbrica ou uma central de tratamento de gua em uma cidade, escolhe a primeira opo, pois mais vantajosa econmica e lucrativamente. Em economia sempre nos deparamos com situaes conflitantes, visto que as necessidades humanas so imensas, enquanto os recursos disponveis so escassos (ex.: passar horas na faculdade enquanto poderia estar fazendo outra coisa). Resumindo o custo de uma coisa adquirida igual ao valor daquilo que voc desistiu para obt-la. Exemplos de algumas Trade-offs que a sociedade atualmente enfrenta: EFICINCIA x EQUIDADE crescimento econmico implantao de uma industria x distribuio na renda x preservao ambiental

18 - Curva de Possibilidades De Produo (CPP): Tambm chamada de curva de transformao e de curva de possibilidades de produo (CPP), expressa a capacidade mxima de produo da sociedade, dada a escassez dos recursos. Essas curvas mostram as trocas compensatrias (ou os CO), que as pessoas enfrentam em virtude da escassez. Ex.: um trabalhador somente tem 4hs para produzir cadeiras ou bancos, nesse caso, a fonte de escassez o tempo (quanto mais tempo gasta para fazer cadeiras, menos tempo tem p/ fazer bancos). PT A B C D E Tempo 0hs 1hs 2hs 3hs 4hs cadeiras 0 4 7 9 10 Tempo 4hs 3hs 2hs 1hs 0hs bancos 20 18 14 8 0

No ponto C, se o trabalhador escolheu 2hs para cada produto, produzir 7 cadeiras e 14 bancos.

18

Fundamentos de Economia
Qualquer ponto em cima da curva significa que a economia ir operar a plena capacidade (ou ponto de eficincia, ou pleno emprego), usando todos os fatores de produo (FP) disponveis. No ponto Y, a economia est operando com capacidade ociosa ou desemprego (FP subutilizados ou ponto de ineficincia). O ponto Z ultrapassa a capacidade de produo possvel, pois a economia dispe de recursos insuficientes para obter essa quantidade de bens (pontos inatingveis).

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

O formato cncavo da CPP mostra que acrscimos iguais na produo envolvem decrscimos proporcionais ou maiores. A figura ao lado mostra um crescimento econmico, com um deslocamento da CPP. Isto indica que o pas est crescendo, onde ocorre um aumento real dos FP (insumos), em virtude de progresso tecnolgico/ inovaes, aumento da eficincia produtiva, investimentos de capital, melhoria na qualificao da mo-de-obra, etc.

19

Fundamentos de Economia

- Apostila 1 -

Prof. Nilson Aguilar

A figura ao lado mostra pontos na CPP que representam ineficincia ou ociosidade (ponto A), pontos de eficincia ou pleno emprego dos Fatores de Produo (ponto B) e pontos inatingveis, onde pode ter ocorrido uma falha no planejamento dos recursos disponveis e por isso, nunca podero ser produzidos.

20

Potrebbero piacerti anche