Sei sulla pagina 1di 2

TEOLOGIA BBLICA Professor: Elton Carvalho Seminarista: Patricia Aguiar de Oliveira (Cissa) Exerccio da Aula 1

1. Qual a mensagem principal do livro? R. O tema predominante de Gnesis a existncia eterna de Deus e a Sua criao do mundo. No h nenhum esforo por parte do autor de defender a existncia de Deus; ele simplesmente afirma que Deus , sempre foi e sempre ser o Todo-Poderoso sobre todos. Da mesma forma, temos confiana nas verdades de Gnesis, apesar das afirmaes daqueles que o negam. Todas as pessoas, independentemente da cultura, nacionalidade ou lngua, tero que prestar contas diante do Criador. No obstante, por causa do pecado, introduzido ao mundo pela Queda, somos separados de Deus. No entanto, atravs de uma pequena nao, Israel, o plano redentor de Deus para a humanidade foi revelado e feito acessvel a todos. Alegramo-nos com esse plano. Deus criou o universo, a terra e todo ser vivo. Ns podemos confiar que Ele pode lidar com as preocupaes em nossas vidas. Deus pode tomar uma situao desesperadora (como Abrao e Sara ainda sem filhos) e fazer coisas incrveis se simplesmente confiarmos e obedecermos. Coisas terrveis e injustas podem acontecer em nossas vidas, como aconteceram com Jos, mas Deus sempre vai fazer surgir um bem maior se tivermos f Nele e em Seu plano soberano. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito (Romanos 8.28).

2. Autoria do Livro R. O autor do Livro de Gnesis no identificado. Tradicionalmente, tem-se sempre achado que o autor foi Moiss. No h nenhuma razo determinante para negar a autoria mosaica de Gnesis.

3. Data do Livro R. O livro de Gnesis no afirma quando foi escrito. A data de sua autoria provavelmente entre 1440 e 1400 AC, entre o tempo quando Moiss conduziu os israelitas para fora do Egito e a sua morte.

4. Objetivos gerais R. O livro de Gnesis tem sido por vezes chamado de semente-enredo de toda a Bblia. A maioria das principais doutrinas da Bblia introduzida de forma semente no livro de Gnesis. Junto com a Queda do homem, a promessa de Deus de salvao ou redeno registrada (Gnesis 3.15). As doutrinas da criao, imputao do pecado, justificao, expiao, depravao, ira, graa, soberania, responsabilidade e muitas outras so abordadas neste livro de origens chamado Gnesis. Muitas das grandes questes da vida so respondidas em Gnesis. (1) De onde que eu vim? (Deus nos criou - Gnesis 1.1) (2) Por que estou aqui? (Ns estamos aqui para ter um relacionamento com Deus - Gnesis 15.6) (3) Para onde vou? (Temos um destino aps a morte - Gnesis 25.8). Gnesis atraente ao cientista, ao historiador, ao telogo, dona de casa, ao agricultor, ao viajante e ao homem ou mulher de Deus. um comeo adequado para a histria de Deus do Seu plano para a humanidade, a Bblia.

5. Caractersticas especiais R. O livro de Gnesis pode ser dividido em duas sees: Histria Primitiva e Histria Patriarcal. A Histria Primitiva registra (1) Criao (Gnesis 1-2), (2) a Queda do homem (Gnesis 3-5), (3) o Dilvio (Gnesis 6-9) e (4) a Disperso (Gnesis captulos 10-11). A Histria Patriarcal registra as vidas de quatro grandes homens: (1) Abrao (Gnesis 12-25.8), (2) Isaque (Gnesis 21.1-35-29); (3) Jac (Gnesis 25.21-50: 14) e (4) Jos (Gnesis 30.22-50.26). Que o Esprito Santo de Deus ilumine vossas mentes!

Deus criou um universo que era bom e livre do pecado. Deus criou o homem para ter um relacionamento pessoal com Ele. Ado e Eva pecaram e, assim, trouxeram o mal e a morte ao mundo. O mal aumentou de forma constante em todo o mundo at que houve apenas uma famlia em que Deus encontrou algo de bom. Deus enviou o Dilvio para acabar com o mal, mas salvou No, sua famlia e os animais da Arca. Aps o Dilvio, a humanidade comeou novamente a se multiplicar e a se espalhar por todo o mundo. Deus escolheu Abrao, atravs de quem Ele criaria um povo escolhido e eventualmente o Messias prometido. A linhagem escolhida foi passada para o filho de Abrao, Isaque, e ento ao filho de Isaque, Jac. Deus mudou o nome de Jac para Israel, e os seus doze filhos tornaram-se os antepassados das doze tribos de Israel. Em Sua soberania, Deus fez com que o filho de Jac, Jos, fosse enviado para o Egito como resultado das aes desprezveis dos seus irmos. Este ato, projetado para o mal pela perversidade dos irmos, foi por Deus destinado para o bem e eventualmente resultou em Jac e sua famlia sendo salva por Jos de uma fome devastadora, pois este havia adquirido grande poder no Egito. Versculos-chave: Gnesis 1.1: No princpio, criou Deus os cus e a terra. Gnesis 3.15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendncia e o seu descendente. Este te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. Gnesis 12.2-3: de ti farei uma grande nao, e te abenoarei, e te engrandecerei o nome. S tu uma bno! Abenoarei os que te abenoarem e amaldioarei os que te amaldioarem; em ti sero benditas todas as famlias da terra. Gnesis 50.20: Vs, na verdade, intentastes o mal contra mim; porm Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.

Prenncios: Muitos temas do Novo Testamento tm suas razes em Gnesis. Jesus Cristo a Semente da mulher que ir destruir o poder de Satans (Gnesis 3.15). Tal como acontece com Jos, o plano de Deus para o bem da humanidade atravs do sacrifcio de Seu Filho foi concebido para o bem, apesar de que aqueles que O crucificaram tiveram ms intenes. No e sua famlia so os primeiros de muitos remanescentes retratados na Bblia. Apesar de desvantagens esmagadoras e circunstncias difceis, Deus sempre preserva um grupo remanescente dos fiis para Si. O remanescente de Israel retornou a Jerusalm depois do cativeiro babilnico; Deus preservou um remanescente atravs de todas as perseguies descritas em Isaas e Jeremias; um remanescente de 7.000 sacerdotes foram escondidos da ira de Jezabel; Deus promete que um grupo remanescente de judeus um dia receber o seu verdadeiro Messias (Romanos 11). A f demonstrada por Abrao seria o dom de Deus e a base de salvao para os judeus e gentios (Efsios 2.8-9, Hebreus 11).

Potrebbero piacerti anche