Sei sulla pagina 1di 3

Modelo de Ao de Divrcio Consensual, de acordo com a EC/66

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DE FAMLIA DE JI-PARAN/RO

FULANO DA SILVA, brasileiro, empresrio, residente e domiciliado na Rua dos Prazeres, 69, Jardim Amado, em Porto Velho/RO, portador da CI de RG n 7.777.777-7 SSP/RO, devidamente inscrito no CPF sob n. 111.111.111-11, e BELTRANA DE SOUZA DA SILVA, brasileira, professora, residente e domiciliada na Rua da Esperana, 123, bairro Casa Azul, em Ji-paran/RO, portadora da CI de RG n 2.222.-2 SSP/RO, devidamente inscrita no CPF sob n. 111.111.111-11, casados entre si pelo regime de comunho parcial de bens, por intermdio de seu advogado Celito De Bona, brasileiro, casado, devidamente inscrito na OAB/PR sob o n. 31.505, com escritrio profissional na Rua Pssaro Amarelo, 1977, bairro Ovo de Gato, em Ji-paran/RO, CEP 76908-614, onde recebe intimaoes e demais comunicaes, com fone/fax 69 3422 6552, vem, mui respeitosamente perante Vossa Excelncia, propor AO DE DIVRCIO CONSENSUAL, consubstanciada no 6 do art. 226 da Constituio Federal de 1988. Para tanto, o faro com espeque nos fatos e fundamentos a seguir elencados: 1. O casal proponente da presente ao de divrcio consensual casado pelo regime de comunho parcial de bens desde o dia 21 de janeiro de 1.999. Desta unio nasceram dois filhos e constituram patrimnio significativo. Contudo, no possuem mais nimo em continuar a vida conjugal ante o trmino da afetividade recproca. DO NOME DE SOLTEIRA 2. Acordam os requerentes que a sra. Beltrana voltar a usar seu nome de solteira, qual seja, BELTRANA DE SOUZA, tudo de acordo com o permissivo 2 do art. 1.578 do Cdigo Civil. DOS FILHOS GUARDA, CONVIVNCIA E ASPECTOS ACIDENTAIS 3. Os filhos, Rafael de Souza da Silva, com nascimento em 02.02.2002, e William de Souza e Silva, com nascimento em 09.08.2004, ficaro com a guarda unilateral e responsabilidade da me, de acordo com o art. 1584, I, do Cdigo Civil. 4. Por sua vez, o pai ter o perodo de convivncia livre, podendo lev-los cidade de Porto Velho, desde que no atrapalhe os estudos escolares. As frias escolares devero ter o seu perodo dividido entre os pais. Tais disposies atendem o disposto contido no art. 1589 do Cdigo Civil. 4.1. Na ocorrncia de qualquer modalidade de alienao parental, constatada por equipe interdisciplinar, nos termos da Lei n. 12.318/2010, o culpado pela prtica ter o dever de indenizar ao outro a quantia de 50 (cinqenta) salrios mnimos vigentes a partir de sua constatao, sendo a mesma quantia dividida e depositada em conta poupana a benefcio de cada um dos filhos. Ainda como sano, reverter-se- a guarda unilateral ao cnjuge inocente.

4.2. Da mesma forma, em caso de abandono afetivo, consistente na no convivncia injustificada do cnjuge no guardio em, ao menos, um final de semana por ms, dever este pagar a cada um dos filhos a quantia de 5 (cinco) salrios mnimos vigentes no pas, em conta poupana individualizada. 4.3. Considerando a afetividade existente, garantido o perodo de convivncia dos filhos do casal divorciando com os avs paternos, residentes em Ji-paran, de forma livre, podendo incidir da mesma forma a indenizao em caso de alienao avoenga, prevista no item 3.1 (alienao parental), com a reverso da guarda unilateral para o cnjuge no guardio. No caso da constatao da alienao avoenga por equipe multidisciplinar nos mesmos termos do disposto na Lei n. 12.318/2010, a indenizao corresponder aos mesmos valores referentes alienao parental. DOS ALIMENTOS 5. O casal divorciando dispensa reciprocamente o pagamento de penso alimentcia. Entretanto, o Sr. FULANO compromete-se a pagar, a ttulo de alimentos, a quantia de 1 (um) salrio mnimo vigente no pas, atualizado por este fator, alm de arcar com plano de sade e escola de idioma para cada um dos filhos menores, at o atingimento da maioridade civil, tudo de acordo com o art. 1.694 e seguintes, do Cdigo Civil. 5.1. O pagamento da penso alimentcia ser mediante depsito bancrio em conta corrente de n. 55567-X, da agncia 0316, do Banco Financeiro SA, de titularidade da Sra. BELTRANA. DOS BENS E SUA PARTILHA 6. O casal divorciando conquistou o seguinte patrimnio durante a unio conjugal: (descrever os bens e estimar seus valores) 7. Como o casal no possui entendimento pacfico quanto partilha do patrimnio adquirido, resolvem partilh-lo em momento posterior, via escritura pblica, em sendo consensual, assim como prev o art. 1581 do Cdigo Civil e tambm o art. 1.124-A do Cdigo de Processo Civil, eis que no necessitaro de dispor acerca dos interesses dos filhos menores. DO PEDIDO 8. Diante de todo o exposto, pugnam a Vossa Excelncia a homologao da presente Ao de Divrcio em todos os seus termos, especialmente: a) o deferimento do pedido de alterao do nome da autora para aquele de solteira, qual seja, BELTRANA DE SOUZA, de acordo com o 2 do art. 1.578 do Cdigo Civil; b) O deferimento da guarda unilateral e responsabilidade dos filhos para a autora, tudo de acordo com o inciso I do art. 1.584 do Cdigo Civil; c) O deferimento do pagamento de penso alimentcia, na forma do item 5.1, em 1 (um) salrio mnimo vigente no pas, atualizado por este fator, alm de arcar com plano de sade e escola de idioma para cada um dos filhos menores, at atingirem a respectiva maioridade civil, tudo de acordo com o art. 1.694 e seguintes, do Cdigo Civil; d) O deferimento de pacto ps-nupcial para se discorrer acerca da partilha dos bens descritos no item n. 6, por escritura pblica, se na forma consensual, conforme previso expressa no art. 1.581

do Cdigo Civil; e) A expedio de competente ofcio para averbar a homologao desta ao de divrcio na Certido de Casamento lavrada no Livro 2, fls. 122, do 2 Cartrio de Registro Civil de Nascimentos e Casamentos da Comarca de Londrina, Estado do Paran; f) A expedio de competente ofcio para a averbao da homologao desta ao de divrcio nos respectivos registros dos imveis do casal divorciando, descritos nos itens 6. (discriminar os itens); g) A expedio de competente ofcio para a averbao da homologao desta ao de divrcio no contrato social da empresa (discriminar), perante a Junta Comercial/Registro Civil de Pessoa Jurdica (dependendo da empresa). Protesta pela juntada de todos os documentos ora anexados presente para a comprovao dos fatos ora alegados e por eventuais outros que Vossa Excelncia entenda como necessrios homologao desta. Estima-se causa o valor de R$ 1.000.000,00 (um milho de reais). Nestes termos, Pedem e esperam deferimento. Ji-paran, 05 de outubro de 2010.

Celito De Bona OAB/PR 31.505

Fulano da Silva Requerente

Beltrana de Souza da Silva Requerente

Potrebbero piacerti anche