Sei sulla pagina 1di 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO C 4 DOMINGO DA RESSURREIO TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

JESUS, PASTOR-MODELO
1 Leitura: No h fronteiras para a f em Jesus Evangelho: Jesus, o pastor que d a vida

46c ...

Eis... que nos volvemos para os gentios

Leitura do Livro dos Atos dos Apstolos (At 13, 14.43-52) [Naqueles dias, Paulo e Barnab,] 14 ... atravessando de Perge para a Antioquia da Pisdia, indo num sbado sinagoga, assentaram-se. [...] 43 Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos proslitos piedosos seguiram Paulo e Barnab, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graa de Deus. 44 No sbado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 45 Mas os judeus, vendo as multides, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46 Ento, Paulo e Barnab, falando ousadamente, disseram: Cumpria que a vs outros, em primeiro lugar, fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vs mesmos vos julgais indignos da vida eterna, eis a que nos volvemos para os gentios. 47 Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constitu para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvao at aos confins da terra. 48 Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. 49 E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela regio. 50 Mas os judeus instigaram as mulheres piedosas de alta posio e os principais da cidade e levantaram perseguio contra Paulo e Barnab, expulsando-os do seu territrio. 51 E estes, sacudindo contra aqueles o p dos ps, partiram para Icnio. 52 Os discpulos, porm, transbordavam de alegria e do Esprito Santo.
Salmo responsorial: Salmo: 100,1-2,3,5 (R./3*)
3 Sabei que o SENHOR Deus... Somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.

com jbilo ao SENHOR, todas as terras. ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cntico.
2 Servi 3 Sabei que o SENHOR Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. 5 Porque o SENHOR bom, a sua misericrdia dura para sempre, e, de gerao em gerao, a sua fidelidade.

1 Celebrai

28 Eu lhes dou a vida eterna...

Evangelho de Jesus Cristo segundo Joo (Jo 10, 27-30)


[Naquele tempo disse Jesus:]
27 As

2 Leitura: Jesus o pastor universal

minhas ovelhas ouvem a minha voz; O Cordeiro... os apascentar eu as conheo, e elas me seguem. 28 e os guiar para as fontes da gua da vida.... Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecero, e ningum as arrebatar da minha mo. 29 Aquilo que meu Pai me deu maior do que tudo; Leitura do Livro do Apocalipse de Joo (Ap 7,9.14b-17) e da mo do Pai ningum pode arrebatar. [Eu, Joo,] 30 Eu e o Pai somos um. 9 ... vi, e eis grande multido que ningum podia enumerar, 17 ... de todas as naes, tribos, povos e lnguas, em p diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mos; [...] 14b ... So estes os que vm da grande tribulao, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, 15 razo por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santurio; e aquele que se assenta no trono estender sobre eles o seu tabernculo. 16 Jamais tero fome, nunca mais tero sede, no cair sobre eles o sol, nem ardor algum, 17 pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentar e os guiar para as fontes da gua da vida. E Deus lhes enxugar dos olhos toda lgrima.
Aclamao ao Evangelho (Jo 10,7a.14) 7 Jesus, pois, lhes afirmou... 14 Eu sou o bom pastor; conheo as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 124)

Deus, cujo Filho Jesus o Bom Pastor do teu povo; concede que, quando ouvirmos sua voz, reconheamos Aquele que nos chama cada um pelo nome e o sigamos para onde nos conduz; o qual vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 106): O Deus da Paz, que ressuscitou dos mortos a Jesus Cristo, Senhor nosso, Grande Pastor das ovelhas, vos aperfeioe em todo o bem para fazerdes a sua Vontade; e a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm.

Potrebbero piacerti anche