Sei sulla pagina 1di 4

CURSO A DISTNCIA MDULO VII DIREITO COMERCIAL II - PROF.

SLVIO ANTNIO MARQUES

AO CAMBIAL A ao de execuo a medida judicial cabvel em caso de inadimplncia no pagamento da letra de cmbio. Trata-se de ao que pode ser proposta contra o devedor principal e seu avalista ou contra os coobrigados, ou ainda contra estes e aqueles, simultaneamente. Evidentemente que se o credor pretender acionar os coobrigados dever obter o protesto do ttulo oportunamente (salvo clusula sem despesa). Se no houver protesto, a execuo somente cabvel contra o aceitante e seu avalista. O credor, contudo, deve obedecer aos prazos prescricionais para a propositura da execuo (art. 70 da LUG): I) 3 anos, a contar do vencimento, para a ao contra o aceitante e seu avalista; II) 1 ano, a contar do protesto ou do vencimento, se o ttulo contiver clusula "sem despesa", para exerccio do direito contra os coobrigados (sacador, endossante e avalistas destes); III) 6 meses a contar do pagamento ou do ajuizamento da execuo, para o exerccio do direito de regresso por qualquer um dos coobrigados. Se no forem obedecidos estes prazos, a cambial valer apenas como prova numa ao ordinria de cobrana ou monitria contra o sacado aceitante. Mas contra o avalista, se no for proposta a ao na poca certa, no ter este mais responsabilidade pelo pagamento do ttulo. H que se distinguir, contudo, o pagamento extrajudicial do judicial. Quando o pagamento extrajudicial, o coobrigado que pagar exclui a responsabilidade dos posteriores (por exemplo, A, tomador, endossou a B, que endossou C, que endossou a D; se B pagar, exclui a responsabilidade C e de D). O coobrigado que pagou pode cobrar o valor proporcional dos coobrigados com responsabilidade solidria (por exemplo, havendo vrios avalistas, um deles paga o valor total). Na execuo judicial o credor pode acionar todos aqueles que assinaram o ttulo como devedores principais ou coobrigados. Aps o prazo prescricional, o credor somente pode propor aes cognitivas (cobrana ou monitria), chamadas de causais, pois dever provar a causa que deu origem ao crdito. NOTA PROMISSRIA NOES GERAIS A nota promissria um ttulo de crdito que consiste numa promessa de pagamento que algum, denominado emitente, faz a outrem, denominado beneficirio. Desde a Roma antiga eram conhecidos ttulos derivados de simples promessas de pagamento. Os gregos tinham o chamado

CURSO A DISTNCIA MDULO VII DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

"chirographo". A partir do fim idade mdia (1673), surgiram na Frana os "billets de change" ou "billets a ordre", originando as notas promissrias. A nota promissria difere da letra de cmbio, que uma ordem de pagamento emitida pelo sacador, contra o sacado e em favor do tomador. Com o saque da nota promissria, surgem apenas duas situaes jurdicas: I) daquele que promete pagar, que o emitente (promitente, sacador ou subscritor); II) daquele se beneficia da promessa (beneficirio). Contudo, as normas relativas letra de cmbio so aplicveis, no que couber, nota promissria (Decreto n. 57.6663/1966, arts. 75/78). A nota promissria no tem aceite, pois o promitente equiparado ao aceitante, sendo que a simples assinatura j o obriga ao pagamento. A nota promissria nasce aceita. REQUISITOS ESSENCIAIS E NO-ESSENCIAIS (SUPRVEIS) So requisitos essenciais da nota promissria: I. a denominao nota promissria na lngua utilizada para sua emisso. II. a promessa pura e simples de pagar quantia determinada. No cabvel qualquer condio, como, por exemplo, que o pagamento ser realizado se for entregue determinado bem. III. o nome da pessoa a quem ou ordem de quem deva ser paga (nome do beneficirio). No se admite nota promissria ao portador. IV. a data do saque (emisso). V. o local do saque ou a meno de um lugar ao lado do nome do emitente. VI. assinatura do subscritor (sacador), o nmero de seu CPF (cadastro de pessoas fsicas) ou o nmero de sua CTPS (carteira de trabalho e previdncia social, conforme art. 3 da Lei n. 6.268/1975. So requisitos no essenciais ou suprveis da nota promissria: I. a poca do pagamento caso no conste nenhum data no ttulo, considera-se que este deve ser pago vista. II. o lugar de pagamento - no constando endereo certo, considera-se o domiclio do subscritor, que tambm o da emisso. REGRAS APLICVEIS So aplicveis nota promissria as mesmas regras da letra de cmbio (arts. 75/78 da LUG): I. No se aplicam nota promissria o aceite, recusa do aceite e clusula no-aceitvel, que no se coadunam com o ttulo. II. O subscritor da nota promissria tido como devedor principal, sendo o protesto facultativo contra ele.

CURSO A DISTNCIA MDULO VII DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

III. A ao de execuo do portador em face do subscritor e seu avalista prescreve em 3 anos e em 1 ano em face dos endossantes. A ao entre os endossantes prescreve em 6 meses. IV. O aval em branco favorece o subscritor. Aplicam-se, portanto, as normas sobre endosso, aval, pagamento, protesto por falta de pagamento e ao cambial. Nota promissria a certo termo de vista De acordo com o art. 78 da LUG, possvel o saque de nota promissria a certo termo de vista, cujo termo a quo de vencimento conta-se da data do visto dado pelo subscritor (promitente). Se o subscritor recusar-se a dar o visto, o tomador pode protestar o ttulo. Se no for aposta a data do visto, o ttulo tambm poder ser protestado por falta de data (art. 25). Esta nota promissria deve ser apresentada para visto do promitente em at um ano contado da sua data (saque), salvo prazo maior ou menor estipulado pelo sacador no prprio ttulo. O endossante pode apenas reduzir tal prazo, e no aument-lo (art. 23 da LUG).

CURSO A DISTNCIA MDULO VII DIREITO COMERCIAL II - PROF. SLVIO ANTNIO MARQUES

QUESTES 1. Contra quem pode ser proposta a ao de execuo em caso de inadimplncia no pagamento da letra de cmbio? 2. Quais os prazos prescricionais para a propositura da execuo? 3. Quais as conseqncias para o credor em relao ao sacado aceitante caso no forem obedecidos esses prazos? 4. E em relao ao avalista? 5. O que nota promissria? 6. Em que se distingue a nota promissria da letra de cmbio? 7. Que situaes jurdicas surgem com o saque da nota promissria? 8. Por que se afirma que a nota promissria no tem aceite? 9. Quais os requisitos essenciais da nota promissria? 10. Quais os requisitos no essenciais da nota promissrios? 11. Quais os dispositivos da letra de cmbio no aplicveis nota promissria? 12. Admite-se no Brasil a nota promissria ao portador?

Potrebbero piacerti anche