Sei sulla pagina 1di 2

Tratamento em Lotes ( Batch )

O controlo de rgos mecnicos como impressoras ou leitores/perfuradores de fita de papel , evidentemente, uma tarefa quando comparada com velocidade de execuo do processador. No tipo de gesto atrs descrito, o tempo de execuo de um programa predominantemente determinado pelas suas E/S.

Uma soluo para a inadequada utilizao da unidade central consistiu em efectuar a recolha dos dados num computador auxiliar onde eram lidos, para uma banda, os cartes dos diversos trabalhos. O operador colocava em seguida a bando no computador central e este executava os programas, produzindo igualmente os ficheiros de sada para outra banda que, por sua vez, era tratada pelo computador mais pequeno para optimizar o tempo de impresso.

Este sistema de tratamento por lotes, dos anos 50, rapidamente evoluiu. Os perifricos comearam a poder executar operaes autnomas, avisando o processador do fim da sua execuo atravs do mecanismo de interrupes. A grande evoluo resulta da possibilidade de notificar assincronamente o processador de que uma dada operao terminou. As operaes de E/S podem prosseguir em paralelo com a execuo de um programa que apenas interrompido para inici-las e para tratar da sua terminao [Rosin 69].

Simultaneamente, os perifricos de armazenamento de dados sofreram uma evoluo significativa, deixando de ser meros dispositivos sequenciais ( bandas ) para se tornarem verdadeiras memrias secundrias com possibilidade de endereamento aleatrio ( tambores, discos ).

Se considerar-mos o clssico leitor de cartes ligado aos sistema central atravs de um mecanismo de interrupes, podemos imaginar o seguinte funcionamento: os utilizadores colocam os programas no leitor convenientemente delimitados por cartes que indicam ao sistema as operaes a executar. Cada vez que um novo carto lido, o leitor interrompe o sistema central desencadeia a execuo de uma rotina que l e transcodifica os caracteres presentes nos cartes e escreve a nova linha num ficheiro mantido na memria secundria. Enquanto o prximo carto posto em posio de leitura e lido, o processador central fica novamente livre para continuar a execuo do programa em curso.

Quando o programa terminar, o sistema operativo ir consultar os ficheiros de entrada no disco e verificar se existe um novo programa para ser executado. No caso afirmativo, este ser carregado, enquanto simultaneamente novos programas podem estar a ser lidos e memorizados no disco.

A impressora necessria sada dos resultados outro rgo mecnico que limita a velocidade de execuo. De novo se pode utilizar a mesma tcnica fazendo que as linhas a serem impressas sejam escritas num ficheiro de sada durante a execuo do programa. Quando o programa terminar, o sistema operativo encarregar-se- de fazer imprimir o ficheiro sob o seu controlo, utilizando obviamente os mecanismos j referidos para controlo assncrono das E/S.

O sistema anterior permite a introduo de mecanismos de optimizao na gesto da mquina, escolhendo o prximo programa a ser executado de acordo com um dado critrio de prioridade. Se nos cartes que especificam o trabalho o utilizador tiver de indicar a sua durao mxima, ocupao de recursos, memria necessria etc., pode implementar-se uma poltica que beneficie os trabalhos mais curtos ou menos exigentes em recursos.

Em paralelo com estes desenvolvimentos, comeou a fazer-se sentir a necessidade de tornar eficiente o funcionamento dos compiladores, que comearam a ser largamente utilizados. A comunicao entre compiladores, editores de ligaes e programas de carregamento em memria obrigou a estabelecer convenes sobre ficheiros sistema e perifricos virtuais. Datam dessa poca algumas convenes que ainda utilizamos nos sistemas actuais.

Potrebbero piacerti anche