Sei sulla pagina 1di 13

Captulo 9 TRANSFORMADORES

Esta aula apresenta o princpio de funcionamento dos transformadores com base nas leis de Faraday e Lenz, mostra o papel dos transformadores em um sistema eltrico de corrente alternada, bem como deduz as relaes fundamentais que constituem o modelo ideal de transformadores, tanto na verso monofsica quanto nas vrias formas de conexo trifsicas.

Introduo
Como se sabe, a eletricidade um excelente meio de transporte de energia de um ponto a outro, devido a:

grande capacidade de transmisso (economia de escala); grande flexibilidade de distribuio na medida do consumo; rapidez; no-poluente; eficiente (poucas perdas); confiabilidade (exceto quando os governos falham no planejamento e operao do sistema eltrico, como acontece agora).

A energia eltrica, produzida em grande quantidades nas usinas, precisa ser transmitida at os centros consumidores e, por sua vez, distribuda a cada consumidor. Portanto, em um sistema de gerao, transmisso e distribuio costumam coexistir grandes e pequenos fluxos de energia. No transporte de energia eltrica existe uma relao direta entre o nvel de tenso e a quantidade de potncia ativa transmitida, ou seja, quanto maior a tenso, maior a potncia transmitida. Por exemplo, uma linha de transmisso trifsica de 230 kV capaz de transmitir cerca de 200 MW, uma linha de 500kV tem capacidade para transmitir 1200 MW e uma linha de 750 kV cerca de 2200 MW. Isso ento permite controlar a quantidade de potncia transmitida simplesmente variando-se o nvel de tenso ao longo do sistema, o que facilmente realizado, em circuitos de corrente alternada, atravs de transformadores. Os transformadores somente funcionam em corrente alternada, como ficar evidente mais adiante. Veja na figura abaixo o desenho esquemtico de um sistema de energia eltrica, mostrando como a energia gerada nas usinas passa pelos sistemas de transmisso, subtransmisso, distribuio primria e secundria at chegar aos consumidores finais. Note que o sistema

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

119

Captulo 9 - Transformadores permeado de transformadores de tenso, que ora elevam a tenso, ora abaixam a tenso (mais comum), mas sempre esto interconectando duas partes da rede com tenses diferentes. Note ainda que, embora quase todo o sistema seja em corrente alternada, podem existir algumas linhas de transmisso em corrente contnua, conectadas atravs de retificadores e inversores ( o caso das linhas CC do sistema Itaipu-Ibina).

A ttulo de informao geral, os nveis de tenso mais usados em todo o mundo, e em particular no Brasil, esto discriminados em seguida, lembrando que se referem aos valores de tenso de linha no caso trifsico:

Transmisso: 230 kV, 440 kV, 500 kV, 600 kV (cc), 750 kV; Subtransmisso: 69 kV, 138 kV; Distribuio primria: 11,9 kV, 13,8 kV, 23 kV, 34,5 kV; Distribuio secundria: 115 V, 127 V, 220 V; Sistemas industriais: 220 V, 380 V, 440 V, 2,3 kV, 4,16 kV e 6,6 kV.

Conceitos bsicos
Pode-se definir transformador de tenso como um dispositivo eletromagntico, constitudo por enrolamentos em ncleos de material ferromagntico, que interconecta dois nveis de tenso em um circuito eltrico. Os transformadores podem ser monofsicos ou trifsicos, dependendo do tipo de circuito onde esto conectados. Um transformador monofsico constitudo por dois enrolamentos (bobinas) instalados em um mesmo ncleo de material ferromagntico, como ilustra o desenho esquemtico abaixo. Note que um dos enrolamentos chamado primrio e o outro chamado secundrio, sendo que cada um deles pode ter um nmero de espiras diferente.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

120

Captulo 9 - Transformadores

Relao de monofsicos

transformao

em

transformadores

Considere um transformador monofsico como esquematizado abaixo.

Define-se relao de transformao (RT) em um transformador monofsico como:

onde Vprimario e Vsecundario referem-se aos valores eficazes das tenses. Note que, no exemplo da figura acima, tem-se RT=220/110 V = 2. Os transformadores monofsicos so normalmente especificados usando dois parmetros: sua relao de transformao (RT=Vp/Vs) e sua potncia aparente (VA). Por exemplo, um transformador abaixador para uso domstico tem a seguinte especificao: 220/127 V, 300 VA.

Relao de espiras em transformadores monofsicos


Considerando que o nmero de espiras no enrolamento primrio (N1) normalmente diferente do nmero de espiras no enrolamento secundrio (N2), define-se como relao de espiras ( a) a razo: Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 121

Captulo 9 - Transformadores

Relao de transformao em transformadores trifsicos


Observe o desenho esquemtico abaixo, onde est representado uma rede trifsica envolvendo diferentes nveis de tenso inter-relacionados por transformadores trifsicos. A disposio interna dos enrolamentos em transformadores trifsicos ser mostrada mais adiante.

Nesse caso, define-se relao de transformao (RT) em um transformador trifsico como:

onde Vprimario e Vsecundario referem-se aos valores eficazes das tenses de linha. Note que, no exemplo da figura acima, tem-se RTI=20kV/500kV=0,04 e RTII=500kV/138kV=3,62, lembrando que em sistemas trifsicos as tenses especificadas sempre se referem s tenses de linha. A especificao de transformadores trifsicos deve mencionar basicamente: sua relao de transformao (RT) e sua potncia aparente trifsica (VA). Por exemplo, um transformador trifsico abaixador usado para ligar a rede de distribuio primria rede de distribuio secundria tem a seguinte especificao: 11,9kV/220V, 15 kVA.

Princpio de funcionamento: lei de Faraday e lei de Lenz


Todo transformador uma mquina eltrica cujo princpio de funcionamento baseia-se na lei de Faraday. Embora a lei de Faraday j tenha sido apresentada anteriormente, repete-se aqui seu enunciado devido extraordinria importncia dessa lei na compreenso das mquinas eltricas. A lei de Faraday foi descoberta experimentalmente pelo fsico ingls Michael Faraday, em 1831, e pode ser enunciada simplificadamente como segue: Todo condutor atravessado pelas linhas de fora de um campo magntico varivel sofre a induo de uma tenso proporcional variao do fluxo que o enlaa.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

122

Captulo 9 - Transformadores O significado da lei de Faraday pode ser compreendido com a ajuda da experincia ilustrada na figura abaixo.

Observe que, quando o im vai se aproximando da bobina, as linhas de fora do campo magntico vo cortando cada vez mais as espiras condutoras (fluxo varivel), gerando uma tenso nos terminais da bobina. Fechando-se o circuito com um ampermetro, este indicar uma corrente fluindo. O importante a variao do fluxo que enlaa o condutor. Como no h contato direto entre o im e a bobina, diz-se que a tenso induzida e da vem o nome lei de induo de Faraday. Usando-se o conceito de derivada, a lei de Faraday pode ser expressa por:

em que representa o fluxo magntico que enlaa todas as espiras da bobina. A lei de Faraday suficiente para explicar como aparecem tenses diferentes no primrio e secundrio, porm nada informa sobre o sentido das correntes nos enrolamentos no caso de o transformador estar com carga, ou seja, alimentando uma carga no secundrio. Para descobrir o sentido da corrente induzida necessrio recorrer lei de Lenz. A lei de Lenz foi descoberta experimentalmente pelo fsico russo H.E. Lenz, em 1833, e pode ser enunciada simplificadamente como segue: A corrente induzida pela variao de um fluxo magntico cria tambm um fluxo magntico que tende a se opor variao que a produziu. Embora o enunciado da lei parea um pouco confuso, ela espelha um comportamento bastante comum na natureza: a criatura se contrapondo ao criador. Filosofias parte, o significado da lei de Lenz pode ser entendido com a ajuda da experincia ilustrada na figura abaixo.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

123

Captulo 9 - Transformadores

Quando o im permanente se aproxima da bobina, a variao do fluxo induz nela uma tenso, obedecendo lei de Faraday. Observe que a bobina est curto-circuitada, permitindo portanto a circulao de uma corrente. A aplicao da lei de Lenz permite determinar o sentido dessa corrente. Note que o sentido da corrente induzida depende do sentido do movimento do im: quando este se aproxima da bobina, a corrente deve criar um fluxo magntico que o repila (com polaridade contrria); j quando o im se afasta, a corrente deve criar um fluxo magntico que o atraia de volta (com a mesma polaridade). Para descobrir o sentido da corrente que deve passar em uma bobina para produzir uma certa polaridade magntica usa-se a regra da mo direita do eletromagnetismo:

coloque os dedos da mo direita seguindo as espiras da bobina no sentido da corrente; o sentido do fluxo (ou campo) magntico ser aquele apontado pelo dedo polegar.

A figura abaixo ilustra a aplicao da regra da mo direita.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

124

Captulo 9 - Transformadores

Funcionamento do transformador em vazio


Considere um transformador monofsico operando em vazio, ou seja, sem carga conectada no enrolamento secundrio e alimentado no primrio por uma fonte de tenso alternada senoidal, conforme ilustra a figura abaixo.

A tenso alternada da fonte, ao ser aplicada na bobina do primrio, faz circular nessa bobina uma corrente alternada (embora no seja senoidal, devido histerese do ncleo). Essa corrente, chamada corrente de excitao ou magnetizao. cria um fluxo magntico no ncleo de material ferromagntico, cujo sentido dado pela regra da mo direita. Esse fluxo, chamado fluxo de magnetizao, alternado e aproximadamente senoidal, pois a resistncia da bobina e a corrente de excitao no primrio so muito pequenas. Uma pequena parte do fluxo dispersa-se no ar (chamado fluxo de disperso), mas uma grande parte percorre o ncleo indo atravessar as espiras do enrolamento secundrio. Como o fluxo alternado, ou seja, varivel no tempo, ento induz-se uma tenso (senoidal) no secundrio, pela lei de Faraday. Esse o princpio de funcionamento dos transformadores em geral. Note que no existe acoplamento eltrico entre o circuito do lado primrio e o circuito do lado secundrio, apenas h acoplamento magntico atravs do fluxo no ncleo. A tenso V1 no enrolamento primrio e a tenso V2 no enrolamento secundrio so normalmente diferentes em valor eficaz, guardando uma relao entre si que depende da relao entre o nmero de espiras no primrio, N1 e do secundrio, N2, como ser demonstrado mais adiante. Dependendo do sentido relativo dos enrolamentos (horrio ou anti-horrio), as tenses v1(t) e v2(t) podem estar em fase (defasagem nula) ou em oposio (defasagem 180 graus), como uma conseqncia direta da lei de Lenz. Esse fato ser explorado em detalhes no laboratrio, quando se abordar a polaridade dos transformadores. A propsito, existe um tipo de transformador, chamado auto-transformador, em que h tambm acoplamento eltrico entre os enrolamentos primrio e secundrio. Basta colocar os dois enrolamentos eletricamente em srie. Pense nisso. Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 125

Captulo 9 - Transformadores

Funcionamento do transformador com carga


Considere agora um transformador monofsico alimentado no primrio por uma fonte de tenso alternada senoidal e operando em carga, ou seja, uma carga est conectada no enrolamento secundrio, conforme ilustra a figura abaixo.

Note que agora a corrente I2 no secundrio no mais nula, existe tambm fluxo de disperso no enrolamento secundrio e a corrente I1 no primrio no se restringe mais corrente de excitao, tendo um valor bem maior que esta ltima. A figura acima mostra a situao em regime permanente, que o estgio final alcanado aps o seguinte transitrio: imagine que o transformador est inicialmente em vazio, a corrente no secundrio nula e a corrente no primrio a corrente de excitao. Quando se conecta uma carga Zc no secundrio, a corrente I2 se estabelece imediatamente, pois a tenso V2 est presente. Note que o sentido dessa corrente dada pela lei de Lenz, pois o fluxo magntico gerado pela corrente do secundrio deve se opor ao fluxo de magnetizao produzido pelo primrio. Portanto, o fluxo de magnetizao tende a diminuir no enrolamento primrio, provocando uma reao tambm baseada na lei de Lenz, ou seja, a corrente I1 no primrio aumenta para evitar que o fluxo de magnetizao decresa, atingindo o regime permanente aps algum tempo. Em outras palavras, o nvel da corrente no primrio de um transformador sob carga tem uma relao direta com o nvel da corrente no secundrio. Essa correne no primrio aproximadamene senoidal, pois muitas vezes maior que a corrente de excitao que no-senoidal.

Transformador ideal
As relaes bsicas que descrevem um transformador monofsico podem ser obtidas facilmente considerando-se que os transformadores podem ser representados por um modelo idealizado, levando ao que se convencionou chamar transformador ideal. Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 126

Captulo 9 - Transformadores Para considerar um transformador ideal, as seguintes hipteses devem ser assumidas:

A permeabilidade magntica do ncleo ferromagntico infinita; em consequncia, o fluxo fica totalmente confinado no ncleo, no existe fluxos de disperso e a corrente de excitao nula; As perdas eltricas (potncia dissipada na resistncia dos enrolamentos) e magnticas (histerese do ncleo) so nulas.

A figura abaixo mostra o desenho esquemtico de um transformador ideal, assumindo polaridade em fase entre as tenses primrio-secundrio:

Equao fundamental de um transformador ideal


Como o fluxo que atravessa os enrolamentos primrio e secundrio o mesmo em um transformador ideal, ento aplicando-se a lei de Faraday nos dois enrolamentos, tem-se:

lembrando que N1 e N2 correspondem ao nmero de espiras no primrio e no secundrio, respectivamente. Dividindo as duas relaes acima e tomando-se os mdulos dos fasores das tenses no primrio e secundrio, obtm-se a chamada equao fundamental dos transformadores:

lembrando que a corresponde relao de espiras entre primrio e secundrio.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

127

Captulo 9 - Transformadores

Relao de transformao em um transformador ideal


Considerando que a relao de transformao em um transformador monofsico o quociente entre as tenses do primrio e secundrio, observa-se que, assumindo modelo ideal, ento a relao de transformao igual a relao de espiras, ou seja, RT=a.

Relao de correntes em um transformador ideal


Como definido, um transformador ideal pode ser considerado sem perdas, e portanto a potncia aparente de entrada (primrio) exatamente igual a potncia aparente de sada (secundrio):

em que as tenses e correntes correspondem aos mdulos dos respectivos fasores (valor eficaz). Portanto, pode-se escrever a chamada relao de correntes dos transformadores:

Transformadores trifsicos
Os transformadores monofsicos possuem em geral pequena ( 1000 VA) capacidade de potncia aparente (chamada capacidade de transformao). Quando se necessita de maiores potncias utilizam-se transformadores trifsicos. Um transformador trifsico constitudo de pelo menos trs enrolamentos no primrio e trs enrolamentos no secundrio, os quais podem estar conectados tanto em Y quanto em . Essas vrias formas de conexo do origem aos quatro tipos de ligao dos transformadores trifsicos: Y-Y, , e . Cada um desses tipos possui propriedades diferentes que determinam o uso mais adequado conforme a aplicao. Os transformadores trifsicos so normalmente construdos de duas maneiras: em banco ou mononuclear. Um banco trifsico constitudo por trs transformadores monofsicos idnticos, sendo que os respectivos enrolamentos primrios, bem como os respectivos enrolamentos secundrios podem estar conectados em Y ou em . A figura abaixo mostra um banco trifsico com ligao , a ttulo de ilustrao.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

128

Captulo 9 - Transformadores

A vantagem da conexo em banco trifsico a facilidade de manuteno e substituio dos transformadores monofsicos, bem como permite modularidade na instalao. Outra maneira de construir transformadores trifsicos o utilizar uma estrutura mononuclear. Um transformador trifsico mononuclear constitudo de apenas um ncleo de material ferromagntico sobre o qual so colocados os enrolamentos primrios e secundrios idnticos, conforme ilustrado na figura abaixo, na qual se representa uma conexo .

Essa forma de construo resulta em transformadores menores e mais baratos, porm com menor flexibilidade e mais dificuldade de manuteno. Veja na figura um transformador Copyright_2001_ALMorelatoFranca. 129

Captulo 9 - Transformadores trifsico mononuclear em que os enrolamentos primrios e secundrios so montados concentricamente em cada perna do ncleo.

Relao de transformao e de espiras


Em transformadores trifsicos, a relao de transformao dada pelo quociente entre a tenso de linha do primrio e a tenso de linha do secundrio. De acordo com o tipo de conexo, a relao de transformao pode no ser igual relao de espiras. Isso acontece nas formas de conexo e . Veja por que isso ocorre considerando um banco trifsico de trs transformadores monofsicos ideais, conectados na forma , conforme mostrado no desenho esquemtico abaixo.

Nesta figura, os enrolamentos aa' (em vermelho) correspondem ao primeiro transformador monofsico, os enrolamentos bb' (em verde) correspondem ao segundo transformador monofsico, enquanto que os enrolamentos cc' (em azul) correspondem ao terceiro transformador monofsico do banco. A relao de espiras a=N1/N2 refere-se aos enrolamentos aa', bb', cc'. Observe que se o primrio est conectado em Y e a tenso de linha V, ento a tenso de fase . Essa tenso de fase est aplicada no enrolamento primrio a e, utilizando-se a equao fundamental das tenses, obtm-se a tenso de fase no enrolamento secundrio a':

Lembrando que na conexo transformao fica:

tem-se tenso de fase igual a de linha, a relao de

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

130

Captulo 9 - Transformadores

Note que evidentemente a relao de transformao diferente da relao de espiras. Note ainda como ficam as correntes de linha no primrio e no secundrio, usando-se o mesmo raciocnio. Toda a anlise acima foi feita considerando-se somente os mdulos das tenses e correntes j que um transformador trifsico um equipamento equilibrado. Evidentemente as tenses e correntes associadas a cada fase esto defasadas de 120 graus, tanto no lado primrio quanto no lado secundrio. Uma situao semelhante ser observada no caso de uma conexo , conforme ilustra a figura abaixo. Essa forma de ligao normalmente utilizada nos transformadores abaixadores de tenso nas redes urbanas de distribuio, em que os alimentadores primrios ficam conectados no lado primrio do transformador ( ) e do lado secundrio (Y) saem os alimentadores secundrios de distribuio com neutro (220V e 127 V).

Nesse caso, a relao de transformao dada por:

Observe ainda como ficam as relaes de corrente no primrio e secundrio. A propsito, a relao de transformao e a relao de espiras coincidem no caso das conexes Y-Y e . Pense nisso.

Copyright_2001_ALMorelatoFranca.

131

Potrebbero piacerti anche