Sei sulla pagina 1di 82

Dimension style No quadro de Dimension Style, vamos configurar novos estilos de dimensionamento que podem ser salvos com

nomes como os estilos de texto ou tambm fazer alteraes de estilos j existentes. Sempre partimos de um estilo padro j pronto para configurar o novo estilo, vamos comear a partir do estilo Iso 25. Clique no menu de barra Format > Dimension Style...

Set Current - Torna qualquer um dos estilos de dimensionamento Corrente. New... - Comea a configurao de um novo estilo. Modify - Altera a configurao dentro dos estilos. Override - Recobre estilos j existentes. Compare - Compara as similaridades e diferenas entre dois estilos de cotas. Clique em New:

New Style Name - o nome que damos ao novo estilo de dimensionamento. Start With - A configurao do novo estilo pode partir de um j existente para inclusive se aproveitar dados de sua configurao quando assim interessar. Use for - Podemos fazer a configurao desse estilo para alguns determinados tipos de cotas ou para

todos os tipos de cotas, como por exemplo: s configurar dimetros e raios, ou s configurar cotas lineares.

Lines and Arrows:

Dimension Lines - So as linhas onde os nmeros das cotas se apiam. 1- Escolha a cor da linha de dimenso. 2- Defina a espessura da linha de dimenso. 3- Digite em Extent beyond ticks o comprimento do trecho da linha de dimenso que fica alm dos arrowheads 4- Digite em Baseline spacing a distancia entre duas cotas feitas por Baseline. Extension Lines - Configura as linhas de extenso as quais amarram a linha de dimenso ao elemento de desenho que vai ser cotado. 1- Escolha a cor da linha de extenso. 2- Defina a espessura da linha de extenso. 3- Digite o comprimento do trecho da linha de extenso que fica acima da Dimension line. 4- Digite o espao que podemos deixar entre a ponta da Extension Line e o elemento de desenho cotado. Arrowheads - So os ticks que amarram as Extension Lines na Dimension Lines: 1- Configure o Arrowhead da esquerda 2- Configure o da direita. 3- Configure o Arrowhead para linhas de indicao. 4- Configure o tamanho. Center Marks for Circles - Podemos colocar uma marcao no centro de arcos ou crculos: 1- Escolha o tipo de Center Mark que vai ser aplicado. 2- D o tamanho do Center Mark.

Text:

Text Appearance - Configura a aparncia do texto: 1- Text style: Escolha o estilo de texto no qual vo sair as cotas. 2- Text color: Escolha a cor do texto associada a uma espessura de pena de caneta. 3- Text height scale: Digite a altura da Fonte de Texto. Text Placement - a posio do texto na cota. Text Alignment - o alinhamento do texto.

Fit:

Fit Options - Quando no h espao entre as linhas de extenso para caber o Texto e os Arrowheads, temos as seguintes opes de recolocao: Either the text or de arrows - ou o texto ou as setas, dependendo do que se ajustar melhor. Arrows - As setas sero deslocadas. Texto - O texto ser deslocado. Both text and arrows - O texto e as setas sero deslocados. Always keep text between ext lines - Sempre manter o texto entre as linhas de extenso (se o tamanho do texto assim permitir). Supress arrows if they dont fit inside the extension line - Suprime os Arrows se eles no couberem dentro das linhas de extenso. Text Placement - Quando o texto no esta na posio default onde localiz-lo: Beside the dimension line - Posiciona o texto ao lado da linha de cota. Over the dimension line, with leader - Acima da linha de dimenso apoiada sobre uma linha de indicao. Scale for Dimension Features - permite cotar os elementos de desenho j escalados em relao escala do desenho. Use overrall scale of - ajusta a escala global dos elementos do dimensionamento. Scale dimension to layout - Ajusta a escala das dimenses para os layouts. Fine tuning - Ajuste fino: Place text mannualy when dimensioning - nos permite locar o texto manualmente enquanto levantamos as cotas. Always draw dim lines between ext. Lines - Permite fazer com que a linha de dimenso no aparea entre as linhas de extenso.

Primary Units:

Linear Dimensions - Configura todos os tipos de dimenses lineares. Unit Format - Configura em qual unidade vamos cotar. Precision - Configura quantas casas depois da vrgula vamos dar de preciso ao dimensionamento. Fraction format - Determina a posio dos nmeros quando utilizamos Unidades Fracionais. Decimal Separator - Configura como nmeros quebrados que vo ser separados dos inteiros. Rounf off - Fator de arredondamento. Prefix - Podemos colocar um prefixo cota. Sufix - Podemos colocar um sufixo cota. Measurement Scale - Podemos adaptar a escala das cotas escala do desenho. Scale Factor - o fator de escala das cotas relacionadas ao desenho a ser cotado. Apply to layout dimensions only - Este fator de escala das cotas pode ser aplicado apenas nos Layouts e no no Model. Zero Suppression - Com a finalidade de fazer o texto de Cotas que iniciam com zeros antes ou depois do ponto ou vrgula ou caibam dentro de espaos limitados entre linhas de extenso utilizamos o Zero Suppression: Leading - Suprime o zero antes do ponto ou vrgula. Trailin - Suprime o zero no final de cotas terminadas em zeros. Angular Dimensions - Configura como ficaro as cotas para ngulos: Units Format - Tipo de unidade para medida de ngulo.

Precision - Configura o nmero de casas depois do ponto ou da vrgula. Zero Suppression - igual ao das Cotas Lineares.

Alternate Units:

Display alternate units - Habilita as Unidades Alternadas.

Tolerances:

Tolerance Format - Configura a formatao da Tolerncia: Method - Tipo de Tolerncia. Precision - Nmero de casas depois do ponto ou vrgula. Upper Value - Valor mximo para o Desvio. Lower Value - Valor mximo para o Desvio. Scaling for height - Altura do texto da Tolerncia. Vertical podition - Posio do texto da Tolerncia. Zero Suppression - igual s Cotas Lineares e Angulares. Alternate Unit Tolerance - Podemos usar Tolerncia com Unidades Alternadas: Precision - D o nmero de casas depois do ponto ou da vrgula para a Unidade Alternada.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD 2009, cota, Dimension Style

Mensagens mais recentesMensagens antigasPgina inicial Subscrever: Mensagens (Atom)

TUTORIAL - Criar slidos compostos - AUTOCAD

TUTORIAL - Criar slidos compostos


OUTRO TUTORIAL - CRIANDO LUZES
Um slido composto o resultado da combinao de vrios slidos individuais atravs de uma ou mais operaes de unio, subtraco e interseco. Tambm o chanfro e o boleamento de arestas de slidos (comando CHAMFER e FILLET, repectivamente) do origem a um slido composto. Unio de slidos (UNION) Para unir dois ou mais slidos numa nica entidade, introduza UNION ou UNI na linha de comando ou, em alternativa, seleccione o cone Union na barra de ferramentas Modeling.

Depois, seleccione todos os slidos a unir e, em seguida, pressione para terminar a seleco e o comando, aps o que a unio efectuada. Pode usar qualquer modo de seleco e segundo qualquer ordem. Normalmente, os slidos a unir intersectam-se ou possuem uma zona de contacto, dando origem a um nico volume. Contudo, a unio entre dois slidos separados tambm possvel, resultando uma nica entidade grfica.

NOTA: Para separar dois ou mais slidos unidos numa nica entidade, mas sem contacto entre si, use a opo Body>seParate solids do comando SOLIDEDIT ou o cone Separate da barra de ferramentas Solid Editing e, em seguida, seleccione um dos slidos.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, slidos compostos, TUTORIAL

TUTORIAL - FUNES IMPORTANTES

TUTORIAL - FUNES IMPORTANTES


OUTROS TUTORIAIS DE AUTOCAD
COMANDO REGEN - Provoca uma regenerao do desenho, isto , regenerar significa recalcular todas as entidades matemticas contidas no desenho (acionado pelo teclado). Funo importante desde as primeiras verses, quando as circunferncias ou arcos so mostrados na tela de forma quadrada acionamos o comando para a atualizao das curvas. (isso ocorre devido a no existir uma formula para criar um circulo ou arco, como para traar e criar a curva o programa utiliza pequenos dx segmentos de linhas, e para ser mais rpido ele procura ser mais rpido traando as com n de pequenos segmentos e acaba por traando crculosquadrados). COMANDO INPUTHISTORYMODE Controla o contedo ea localizao da exibio de uma histria da entrada do usurio, isto , esse comando controla a acesso a repetio dos comandos e coordenadas via teclado ou via Dinamic Input, isso se torna importante no trabalho dia-dia, por default o comando vem com o valor 15 o que navega entre pontos absolutos na tela grfica. interessante trocar para valores 2 ou 8 para acesso dos valores e textos digitados recentemente. Assim a qualquer momento, podemos rever ou refazer uma coordenada ou acionar um comando recentemente acionado com a seta para cima e para baixo seta na barra de comando ou do dinamic input. LINHA DE COMANDOPROMPT (Linha de comando) Permanece normalmente na parte inferior do programa permite a visualizao da digitao dos comandos, como coordenadas e descrio dos comandos e as respostas aos comandos feitos pelo AutoCAD. A partir do autocad 2006, com a introduo do DYN (Dynamic Input) veremos mais adiante com Entrada dinmica de dados.

O uso do prompt se tornou obsoleto para os mais experientes, mais continua muito importante para quem inicia em trabalhar com o AutoCad para melhor fixao das seqncias dos comandos e suas opes na linha de command. Para desabilitar ou reabilitar a linha de comando, digite CTRL+9. COMANDO CLEAN SCREEN Boto encontrado no canto inferior direito (View>Clean Sreen)ou digite CTRL+0(zero) Esse comando podemos visualizar todo o nosso projeto na tela grfica retirados todos os cones e janelas acionados, podendo trabalhar com a tela aberta com menu pull down ou os atalhos pelo teclado.

F1 Help F2 Carrega a tela de texto (Script). F3/OSNAP Aciona o quadro Drafting Settings OSNAP (comandos de Ancoragem) e ON/OFF OSNAP F4 Aciona a mesa digitalizadora (se houver)(Comando TABLET) F5 Controla o ISOPLANE (Right/Left/Top) planos isomtricos F6/DYN Ativa/Desativa DYNAMIC INPUT - nos fornece uma interface entrada de dados, comandos, diretamente no cursor. F7/GRID Ativa /Desativa o GRID - Cria uma malha de pontos imaginrios e no imprimveis na tela grfica. F8/ORTHO Ativa/Desativa o ORTHO - Trava o cursor nos eixos ortogonais , permitindo realizar linhas retas ou execuo de comandos de edio mantendo-se no alinhamento. F9/SNAP Ativa /Desativa o SNAP - Permite um deslocamento ajustvel do cursor, dependendo ou no da marcao do Grid ligado ou desligado.

F10/Polar Ativa /Desativa Polar Tracking (exibe as posies corrente das coordenadas Polares em uma linha pontilhada(Linha Track) F11/OTRACK Ativa/Desativa Auto tracking (exibe projees a partir de pontos de referencias de osnaps ligados) F12/DUCS Ativa/Desativa - Permite um deslocamento ajustvel atravs dos grips para ajustes e dimensionamento em uma referencia fixa das faces dos blocos 3D. LWT Ativa/Desativa o Line weight trace (exibe a espessura corrente pr determinada). MODE Controla o uso do modo model space e paper space
Etiquetas: autocad tutoriais dicas FUNES IMPORTANTES, TUTORIAL

TUTORIAL - CONFIGURANDO O AUTOCAD PARA TOPOGRAFIA

TUTORIAL - CONFIGURANDO O AUTOCAD PARA TOPOGRAFIA AUTOCAD


OUTROS TUTORIAIS DE AUTOCAD Configurando Textos Para identificar elementos do seu desenho imprescindvel configurar os estilos de textos e tamanhos dos textos na barra de menu Format e Text Style. Para cada tipo de identificao crie um estilo. Para criar um novo estilo clique em New, e abrir a janela New Text Style, onde dever ser digitado no item Style Name o nome do estilo que se deseja (ex.: topografia) e OK. Na rea Font, opo Font Name, selecionar o tipo de letra que se deseja para o novo estilo que se est criando (ex.: romans.shx). Em Height, indicar a altura do texto em metros baseado no nvel de detalhes levantados em campos (ex.: 0,3m). Selecionar a opo a opo Apply. Encerre a criao de estilos de textos clicando em Close.

Configurando Pontos importante a configurao do estilo de ponto para que se possa identificar com facilidade os pontos de detalhes topogrficos. A configurao feita atravs do menu "Format" e "Point Style...". Faa a opo do smbolo que mais lhe agrade, escolha a opo "Set Size in Absolute Units" para especificar o tamanho do ponto em metros e ento defina o tamanho do ponto em "Point Size" com o mesmo tamanho da altura do estilo de texto chamado topografia. Para confirmar clique ento em "OK".

Configurando Unidades e Referncias Para configurar unidades e referncias, selecione na barra de menus a opo Format e Units.... Defina como unidade linear ("Length") o tipo (Type) Decimal e preciso (Precision) de 4 casas decimais, pois esta preciso identificar tambm as coordenadas. Defina como unidade angular (Angle) o tipo (Type) Deg/Min/Sec para graus, minutos e segundos de arco sexagesimal e preciso (Precision) de segundos (0d0000). Clique em Clockwise.para sentido horrio do acrscimo angular e em seguida cique em Direction... para abrir uma janela denominada de Direction Control.

Em Base Angle selecionar a opo North para orientar a origem angular do sistema topogrfico local (sistema cartesiano) para o eixo y positivo, tambm conhecido por norte.

Agora com o Autocad j configurado para topografia, voc pode iniciar um desenho. Note que para cada vez que iniciar um novo desenho, voc deve configur-lo novamente. Para evitar esta configurao rotineira, pode ser criado um Template para que toda vez que iniciar um desenho novo, voc possa solicitar este Template que contm todas as alteraes feitas. Para criar agora um Template, clique na barra de menu em File e Save As. Na janela Save Drawing As, clique em Salvar como tipo: e selecione o tipo AutoCAD Drawing Template File (*.dwt). Aps, clique na caixa Nome do arquivo e digite o nome do arquivo que voc quer criar (ex.: topografia.dwt). Para finalizar, clique em Salvar.

Ao salvar, abrir uma caixa de dilogo chamada Template Description, onde dever ser escrito emDescription uma descrio resumida do arquivo Template que voc est criando agora. Na opo Measurement, selecionar a opo Metric e confirmar com OK.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, AUTOCAD PARA TOPOGRAFIA, TUTORIAL

TUTORIAL - Criao de filtros de seleo

TUTORIAL - Criao de filtros de seleo


Criao de filtros de seleo O uso de filtros de seleo, um recurso do AutoCAD pouco utilizado pela maioria dos usurios, mas de muita utilidade. Como um exemplo bem prtico da utilidade deste comando, vamos supor que voc precise apagar todos os objetos em seu desenho que sejam hachurias, o uso de filtros facilita seu trabalho. Com este recurso possvel que voc estabelea regras para que somente objetos com uma determinada caracterstica sejam selecionados. A Utilizao de filtros pode ser feita no somente para apagar objetos (comando Erase), mas para todos os outros comandos do AutoCAD que

requisitem a seleo de objetos, como por exemplo o comando Move, Copy, Explode etc... Nas verses mais atuais do AutoCAD, existem outros recursos que permitem a seleo, no entanto para quem utiliza verses mais antigas como o 14, esta a melhor alternativa. A lgica de uso Primeiro voc define a regra de filtragem e a salva com um nome qualquer. Lembrando que possvel criar vrias regras, poderia ser uma regra que selecionasse apenas blocos, outra que faa a seleo de todos os objetos que forem linhas e estiverem na layer "paredes" etc... A regra de tambm pode ser criada no momento em que for fazer a seleo desejada. Como Criar uma regra Antes de qualquer coisa, voc precisa saber o que quer para criar a regra. Vamos supor que voc queira selecionar todos os objetos que estejam com a layer "PAREDE" e sejam linhas. Vamos ver ento como criar tal regra. Primeiro acione na linha de comandos do AutoCAD o comando FILTER , caso esteja executando o comando dentro de outro comando, basta digitar uma apostrofe antes do nome, ficando 'FILTER , logo em seguida surgir uma janela como a apresentada abaixo, veja logo em seguida a explicao para criar a regra.

No dialogo apresentado acima, execute as instrues seguintes:

1 - No campo de texto na frente do boto "Save As...", digite o nome desta nova regra, por exemplo "LINHAS PAREDES", logo apos digitar o nome, clique no boto "Save As...". 2 - No campo "Select Filter", clique na lista (onde aparece Arc) e selecione a opo LINE, que especifica linhas, logo em seguida clique no boto "Add to List", note ento que o item line foi adicionado lista. 3 - Novamente, no mesmo campo "Select Filter", na lista selecionada anteriormente, selecione agora a opo LAYER, note que na frente do campo "X:" o local para digitar textos ser habilitado, basta que digite l o nome da layer PAREDE , ou entao clique no boto "Select" para selecionar uma layer existente no desenho. Logo apsclique no boto "Add to List", note ento que o item line foi adicionado lista junto com a opo LINE. 4 - Pronto, a regra foi criada, agora basta clicar em "Apply" e encerrar o comando. Testando a regra que acabamos de criar. Primeiramente, crie vrias layers, incluindo uma com o nome "PAREDE", ento, apenas algumas linhas voc ir fazer na layer Parede, depois desenhe vrios objetos no arquivo, como linhas, textos, circulos, arcos etc... Agora acione o comando Erase, quando lhe for pedido Select Objects digite 'FILTER, no esquea da apostrofe que deve vir antes do comando, ento o dialogo de filter ser apresentado, selecione ento em "Named Filters" o filtro que criamos anteriormente e clique em "Apply" , voltar para a linha de comandos do AutoCAD, ento note que somente as linhas com a layer Paredes selecionada, se voc digitar ALL por exemplo, para selecionar todos os objetos, todas as linhas desta layer existente no desenho sero selecionadas para apagar. Regras Complexas O que fizemos at aqui, foi apenas uma brincadeira em relao ao que o comando filter pode fazer por voc. J deu pra comear a conhecer o comando, agora vamos dar algumas informaes adicionais pra voc aproveitar ainda mais a facilidade desta ferramenta.Algo de muito interessante neste comando, que voc pode criar regras mais complexas, como por exemplo a seleo de vrios tipos de objetos simultaneamente. Clicando na lista onde selecionou a opo "LINE" e "LAYER", logo no final ver algumas opes como "**Begin AND" "**End AND" etc...

Estas opes so necessrias para criao de regras mais complexas.Os operadores so: AND, OR, XOR, e NOT.Note que para cada um existe o operador inicial (Begin) e o operador final (End), e voc dever sempre usar um e outro, sendo que os parametros ficam entre eles. O numero de operadores a usar, vai depender da operao a executar, logicamente no temos como prever todas as situaes possveis de uso dos operadores, somente com testes e com o tempo voc vai aprender sobre as limitaes do comando.

Para um uso mais eficiente dos operadores, veja o que cada um significa : AND: Operador "e", usado por exemplo para selecionar LINES E ARC OR: Operador "ou", use-o por exemplo para selecionar PLINE OU CIRCLE OU ARC... a diferena deste operador para o AND, que ele ir selecionar qualquer se qualquer um for encontrado, j o AND s funciona se todas as opes obedecerem. XOR: Operador "ou", diferente do anterior aceita somente dois operadores, por exemplo ARCOS OU CIRCULOS NOT: Operador "no", use-o para excluir um item da seleo. Suponha que voc queira selecionar vrios tipos de objetos, excluso os que estiverem na layer "PAREDES" Um exemplo de uso destes operadores poderia ser: **Begin ANDObject = line Object = circle Object = arc **End AND **Begin NOT Layer = PAREDES

**End NOT Neste exemplo, seriam selecionados somente objetos tipo linha arco e circulo, porm os que estivessem na layer paredes seriam ignorados. Um outro exemplo de filtro, o da figura seguinte, o qual apresenta os itens j na lista.

Neste exemplo, seriam selecionadas as linhas ou polilinhas que estivessem na layer paredes.Agora o resto com voc, teste opes diferentes e procure aplicar o comando para aprender.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, Criao de filtros de seleo, TUTORIAL

TUTORIAL - CRITRIOS DE SELEO

TUTORIAL - CRITRIOS DE SELEO - AutoCAD


OUTROS TUTORIAIS DE AUTOCAD Windows - Captura entidades que esto contidas inteiramente dentro de uma janela de seleo, que voc clique fora do objeto e enquadrando- ( da esquerda para direita e fundo da janela azul (default).

Windows Crossing Captura as entidades que esto contidas dentro da janela de seleo ou que cruzarem a linha tracejada da janela aberta pelo mouse . (da direita para a esquerda e fundo da janela verde (default).

Fence (f) - Captura entidades por uma linha imaginria. Aps o Select Object - digite um F First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: Para confirmar seleo

Cpolygon (cp) - Captura atravs de um polgono imaginrio o que contiver dentro dele ou que cruzarem. Aps o Select Object - digite um CP First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3

Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: Para confirmar seleo

Wpolygon (wp) - Captura atravs de um polgono imaginrio o que contiver dentro dele. Aps o Select Object - digite um WP First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: Para confirmar seleo

Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, CRITRIOS DE SELEO, TUTORIAL

TUTORIAL - Criao de tipos de Linha complexas (com textos)

TUTORIAL - Criao de tipos de Linha complexas (com textos)

Mais Tutoriais AutoCAD


Se voc precisa criar um tipo de linha que inclua textos, tem que criar um estilo de linha complexa, o procedimento parecido com a criao de linetype simples, a diferena que aqui iremos utilizar o bloco de notas e digitar o cdigo diretamente no arquivo que armazena os tipos de linha doAutoCAD. Inicialmente, vamos entender os cdigos de criao de linetypes complexas. Assim como na criao de um tipo de linha comum, na criao de linhas complexas, todos os cdigos de linetype so precedidos de "A,", abaixo est um exemplo de um tipo de linha simples, com ponto e trao. A,1,-.5,0,-.5 O cdigo acima, resultaria em um estilo de linha com "trao espao ponto espao trao" seria algo como: . . . A explicao deste cdigo: A, o padro de iniciao. 1, o tamanho do primeiro trao da linha. -.5, Este valor negativo, significa um espao. 0, Este valor zero, significa um ponto. -.5 Este valor negativo, significa outro espao. Agora que j vimos como fazer um tipo de linha simples, vamos ver sobre linhas complexas.Para criar um tipo de linha complexa contendo um texto, basta embutir um cdigo no mesmo cdigo de uma linha simples. Vejamos a seguir um tipo de linha clssico, muito utilizado para representar uma cerca, um tipo de linha que forma "trao X e trao " *CERCA, X X X A,1,0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20 Este cdigo resultaria em algo parecido com isto: X X X Note que o cdigo quase o mesmo adotado para a criao de um tipo de linha simples, a diferena est em um cdigo especial que incluso entre colchetes '[]'.

Vamos estudar o cdigo: *CERCA, X X X A primeira linha especifica o nome do tipo de linha, e logo aps a virgula uma descrio para a mesma. A, Esta letra o padro de iniciao do cdigo. 1, Aqui o tamanho do primeiro trao da linha. -0.20, Aqui um espao da linha anterior para o prximo.

["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0], Esta a parte que especifica a letra ou palavra que ficar aps o espao anterior, este o ponto mais complexo, cada parte deste cdigo entre os colchetes tem um significado, vejamos a seguir qual : "X", O texto entre aspas o que ser apresentado, poderia ser qualquer outro, a virgula separa o prximo item.STANDARD, Aqui o estilo de texto a ser apresentado, caso seja colocado um diferente do standard este j deve ter sido criado. S=0.2, S de Scale, ou seja, o fator de escala que vai definir a altura do texto. R=0, A rotao do texto. X=0, A posio do texto no eixo X. Y=0 A posio do texto no eixo Y. -0.20 Aqui um ultimo espao da linha em relao ao prximo inicio da sequencia, que no caso o primeiro trao da linha.

Para utilizar este cdigo e adicionar o novo tipo de linha super simples, porm altamente recomendvel ter cautela e fazer um backup do arquivo que ter que ser alterado.Abra o arquivo acad.lin dentro do diretrio Support onde o AutoCAD est instalado, se ele no estiver em support porque na verso do AutoCAD que trabalha diferente, ento busque o arquivo nas subpastas onde est instalado o AutoCAD.O arquivo acad.lin deve ser aberto com um editor de texto como o bloco de notas.No final do arquivo, acrescente o cdigo referente criao da linha, especificado abaixo:

*CERCA, X X X A,1,0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20 Reforamos a recomendao que faa uma cpia de segurana do acad.lin antes, pois se algo der errado poder restaur-lo.Voc poder tambm, se preferir, criar outro arquivo de extenso *.Lin e colocar neste os tipos de linha que criar. Aps ter includo o cdigo, basta abrir o autocad, acionar LINETYPE e carregar o estilo de linha, note que ele estar dentro do arquivo ".lin" no qual foi criado. Baseado neste exemplo explicado aqui, outros tipos de linhas podem ser criados, basta usar sua criatividade de acordo com sua necessidade. Experimente tambm, alterar o cdigo exemplificado, modificando, por exemplo, o valor de X ou Y, e veja o resultado. Alterando por exemplo o valor de X e Y de 0 para -0.1 faz com que a letra 'X' fique centralizada em relao linha.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, Criao de tipos de Linha, TUTORIAL

TUTORIAL - Criao de menus de imagem

TUTORIAL - Criao de menus de imagem


MAIS - TUTORIAIS DE AutoCAD
A criao de um menu de imagens, dispensa conhecimentos em programao, bastando apenas conhecer alguns recursos de criao de menus. Antes de qualquer coisa, indispensvel entender a estrutura dos arquivos de menus paraAutoCAD (*.mns), Se ainda no sabe como funciona a estrutura de menus do AutoCAD, veja um outro tutorial para criao de menu que temos, o qual que explica os conceitos bsicos. Aps saber como funciona um arquivo de menu, vejamos a parte referente ao menu de imagens. Um menu de imagens, apresenta uma caixa de dialogo, com at 20 itens (slides), porm, pode conter mais itens, pois possvel ter vrias pginas. Embora um menu de imagens seja muito utilizado para criao de bibliotecas de blocos, ele tem tambm outras utilidades. Considerando que possvel

associar uma imagem a qualquer comando do AutoCAD, comandos Autolisp, ou ainda macro-comandos, tem-se uma idia das diversas possibilidades de utilizao de um menu de imagens. Ser explicado a seguir, um menu de imagens para utilizao em uma biblioteca, com o qual ser possvel inserir blocos. Primeiro necessrio que tenha todos os blocos do menu, ento crie um slide para cada item que deseja adicionar ao menu. Os slides so criados atravs do comando MSLIDE do AutoCAD. No nosso menu proposto aqui, ser preciso que crie os seguintes arquivos.

vaso.dwg vaso.sld

chuveiro.dwg chuveiro.sld

lavat.dwg lavat.sld

cadeira1.dwg cadeira1.sld

cadeira2.dwg cadeira2.sld

cadeira3.dwg cadeira3.sld

Para Criar um arquivo sld (slide), utilize o comando MSLIDE do AutoCAD, basta que abra o arquivo Dwg e ajuste na tela todo o desenho utilizando o comando zoom, ento acione o comando MSLIDE e especifique o nome do slide. Depois de Criados todos os slides e blocos, vamos criar o menu. Faremos primeiro um menu POP para chamada do menu de imagens. Ento para comear, inicie o bloco de notas do windows e digite as instrues.Se atente que os textos destacados assim NO precisam ser digitados, pois so apenas explicaes do menu para que entenda o que est fazendo, digite apenas os demais textos. Salve o arquivo como MenuBib.mns em qualquer pasta que preferir, recomendvel que crie uma para tal. //Inicio do menu ***MENUGROUP=MENUBIBLIO //A linha acima simplesmente seta o nome do menu//Aqui embaixo comea o menu suspenso, atravs do qual chamaremos o menu de imagens ***POP1 [Bibliotecas] [Banho]$I=MENUBIBLIO.image_banho $I=MENUBIBLIO.* [Moveis]$I=MENUBIBLIO.image_moveis $I=MENUBIBLIO.* //Este acima ir criar um menu suspenso, com duas opes, ao clicar na escolhida ser chamado o respectivo menu de imagens. //Coloque aps a opo do menu que vem entre colchetes, a seguinte instruo $I=NOMEMENU.nome_menu_img $I=NOMEMENU.* onde NOMEMENU o nome do menu especificado em Menugroup e nome_menu_img o nome dado ao menu de imagens explicado logo a seguir. //Aqui comea a parte do menu, referente a imagens. ***IMAGE **image_banho //Este o menu de imagens de blocos referente a banho. [Banho] //Este o titulo que ser apresentado na caixa de dialogo com as imagens [vaso,Vaso Sanitrio]^C^C.insert vaso; //Este o primeiro item desta biblioteca.

[chuveiro,Chuveiro]^C^C.insert chuveiro; [lavat,Lavatrio]^C^C.insert lavat; //Podero ser adicionados quantos itens desejar. //A sintaxe : [slide,Descrio] comando //Onde: slide o nome do slide do bloco, descrio o nome que ir aparecer // no menu lateral e comando o comando a ser executado quando clicar este item, // no caso, pode ser tanto um comando do AutoCAD como um macro, ou um comando Lisp. // Verificando a explicao do primeiro Item do menu. // [vaso,Vaso Sanitrio]^C^C.insert vaso; //Entre colchetes est o nome do slide referente ao bloco, e aps a virgula a descrio do referido. // aps os colchetes, a opo ^C^C faz o cancelamento de algum comando que estiver // em andamento, e em seguida, a opo .Insert chama o comando Insert do AutoCAD, // logo em seguida passa como parmetro para o comando insert, o nome vaso, que // o nome do arquivo .Dwg a ser inserido. //Este o menu de imagens de blocos referente a moveis. **image_moveis [Moveis] [cadeira1,Cadeira 01]^C^C-insert cadeira1; [cadeira2,Cadeira 02]^C^C-insert cadeira2; [cadeira3,Cadeira 03]^C^C-insert cadeira3; //Este menu de moveis dispensa comentrios, visto que segue o mesmo esquema do menu anterior. //Nota importante: Caso esteja utilizando o AutoCAD 14, provvel que ocorra um erro ao seguir as instrues, fazendo com que o bloco no seja inserido corretamente, neste caso basta trocar a instruo -INSERT por .INSERT//Fim do menu Aps criar o menu de imagens e acionar o item, ser apresentada uma janela como esta abaixo, e ento ser possvel inserir os blocos a partir deste menu.

Algumas notas e instrues importantes:


1 - Neste caso, do menu de bibliotecas, indispensvel que os arquivos dwg e sld estejam dentro de uma pasta se suporte do AutoCAD. 2 - possvel tambm, a utilizao dos slides de uma biblioteca (slb), para isto utilize a seguinte sintaxe: [libslides(slide, descreve)] onde libslides o nome do arquivo Slb que contem os sld, slide o nome do slide que est nesta biblioteca, descreve o nome da descrio do item em questo. 3 - Para carregar o menu, veja o tutorial sobre a criao de menus. 4 - Caso esteja utilizando o AutoCAD 2000 ou superior, use instruo INSERT (sinal negativo precedendo insert), se for o AutoCAD 14, use apenas .INSERT (ponto precedendo insert).

Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, AutoCAD 14, menus de imagem, TUTORIAL

TUTORIAL - Afinal, o que um template do AutoCAD?

TUTORIAL - Afinal, o que um template do AutoCAD?


um arquivo prottipo que guarda suas configuraes de layers, textos e at mesmo desenhos de quiser. Trata-de de um formato similar ao dwg, a diferena que o dwt serve para que inicie um projeto com base nele.

Uma das vantagens de se criar arquivos templates, poder utilizar configuraes padronizadas sem a necessidade de cria-las sempre que iniciar um novo desenho. Na prtica, suponha que utilize um determinado estilo de texto e sempre que inicia um novo desenho voc cria sempre este mesmo texto, suponha tambm que crie as mesmas layers, estilos de cotas e todas as demais configuraes, sempre que inicia um desenho novo. Voc pode economizar um bom tempo gasto nestas tarefas, criando um arquivo Template que ter as configuraes desejadas. Pode-se ter um template para cada estilo de configuraes, por exemplo, tenha configuraes para projetos de Arquitetura, um para Hidrulico, outro para Topografia e assim por diante... Voc pode inclusive deixar formatos (margens) pr-desenhados, legendas padres, enfim, o que estiver dentro da sua necessidade. O prprio AutoCAD j trs alguns templates configurados, alguns j com as margens inseridas etc... Mas na realidade, grande parte estes templates no tem utilidade para os padres e normas brasileiras. Criando um noto prottipo Dwt 1 - Inicie o AutoCAD, selecione no menu File a opo New... Dependendo da verso do AutoCAD e as configuraes, pode aparecer uma janela chamada StartUP, onde voc deve clicar no boto chamado "Use a Template". Em verses do AutoCAD 2007 por exemplo, pode aparecer direto uma janela pedindo "Select Template"; 2 - Ento, se pretende trabalhar com unidades em metros selecione o arquivo Acad.dwt, se trabalha em centmetros selecione o arquivo Acadiso.dwt, em seguida clique em OK para iniciar um arquivo em branco, ser criado um template a partir deste que foi selecionado; 3 - No arquivo em vazio, comece a criar todos os padres que voc necessita para iniciar um novo desenho, crie as layers, estilos de textos, carregue estilos de linhas, voc poder inclusive inserir, um formato j em uma escala desejada, enfim, crie tudo que iria precisar para um novo desenho;

4 - Voc tem que salvar o arquivo como um arquivo template, para isto, v no menu File e selecione a opo Save As..., ento no dialogo de salvamento, selecione na opo "Salvar como tipo" o item "Drawing template file (*.dwt)" ento confirme; 5 - Surgir uma outra janela chamada "Template Description". Em description digite a descrio que desejar para este arquivo, por ex. "Este um arquivo para projetos de Arquitetura" em "Measurement" selecione o item "Metric" que a unidade do nosso sistema de medidas, o mtrico. 6 - Aps feito os passos acima, basta selecionar novamente o Menu File a opo New... ento observe que na lista de templates, o arquivo que salvou anteriormente est l (e sempre estar quando um novo desenho for iniciado).Agora quando for uniciar um novo desenho, clique em File >New... e basta selecionar o seu template. Dica: sugerido criar um modelo para cada tipo de projeto conforme a explicao, assim, sempre que quiser iniciar um novo desenho os arquivos j estaro disponveis com as configuraes prontas.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, AutoCAD 2007, TUTORIAL

TUTORIAL - Criao de toolbars

TUTORIAL - Criao de toolbars


A criao barras de ferramentas (ou toolbars), um processo bem simples. Este tutorial foi elaborado com base no AutoCAD 14, no entanto de forma semelhante pode ser executado noAutoCAD 2000. Para verses posteriores (ex. AutoCAD 2007), as diferenas de interface so maiores, no entanto, os conceitos so os mesmos e portanto d pra fazer se usar o lado intuitivo e comparar com este tutorial. Criando suas prprias barras de ferramentas, o usurio pode reunir seus comandos favoritos em uma mesma barra de ferramentas, ou ainda, pode criar botes para acionar comandos de rotinas. 1 - Passo Acione o comando toolbar, para isto, basta digitar toolbar na linha de comandos do AutoCAD. Ser apresentado ento, um dialogo este abaixo.

Neste dialogo, apresentada uma lista das barras de ferramentas, alm tambm, de alguns botes, sendo:

Close - Encerra o dialogo. New... - Permite que seja criada uma nova barra. Delete - Apaga a barra de ferramentas selecionada na lista. Customize... - Permite que barras de ferramentas existentes sejam alteradas. Properties... - Apresenta propriedades da barra selecionada na lista. Na lista Menu Group apresentada a relao de grupos de menus carregados no AutoCAD 2 - Passo Neste dialogo ao lado, basta que digite no campo Toolbar Name o nome que deseja para sua barra de ferramentas, digite Comandos CAD por exemplo. Em Menu Group selecione o grupo de menu que esta nova barra ser inclusa, caso no tenha um grupo de menu use o ACAD.Aps confirmar clicando em OK, note que o nome da barra foi adicionado ao Dialogo Anterior (Fig. 01), e uma pequena barra sem nenhum boto aparecer na tela. Pronta a barra de ferramentas, o prximo passo criar os botes...

3 - Passo Agora dentro do dialogo Toolbars (Fig. 01), clique no boto Customize..., ento surgir outro dialogo (Figura abaixo) para que possa criar os botes para a barra de ferramentas. Basta que siga as instrues conforme a imagem abaixo.Repita o mesmo procedimento para o numero de botes que desejar incluir na barra de ferramentas.

4 - Passo

Aps ter includo os botes na barra, ela ter uma aparncia como da figura acima, isto considerando que tenha includo quatro botes. Ento agora, basta criar uma imagem para os botes e vincular cada um a um comando, este comando poder ser tanto um comando doAutoCAD como o de uma rotina Autolisp. Para criar a imagem do boto e vincula-lo ao comando desejado, basta posicionar o mouse e dar um clique com o boto direito sobre o boto desejado na barra de ferramentas, ento ser apresentado outro dialogo como o da figura abaixo.

Neste Dialogo, basta digitar o nome do boto (Name) e uma descrio (Help) para ser apresentada na barra de status do AutoCAD, quando posicionar o mouse sobre o boto. Em Button Icon, selecione uma imagem para este boto, o AutoCAD oferece algumas prontas para que utilize-as, se preferir, selecione uma em branco e depois clique em Edit... Ento poder desenhar o boto desejado. Aps ter escolhido ou desenhado o boto e ter preenchido os demais campos, hora de especificar o comando que ser chamado quando clicar no boto. No campo Macro (onde est ^C^C) coloque o comando a ser executado. Preceder o comando com ^C^C, significa que se algum comando estiver sendo executado, ser cancelado antes de iniciar o novo comando. Neste

exemplo, digite no campo Macro: a instruo ^C^C_PLINE e isto far com que o comando para desenho de polyline seja executado. Aps definir o comando e os demais campos, clique em Apply e feche o dialogo. Repita o mesmo procedimento para os demais botes e por fim feche os dilogos abertos anteriormente.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, AutoCAD 2000, Criao de toolbars, TUTORIAL

TUTORIAL - Criao de tipos de Linha simples

TUTORIAL - Criao de tipos de Linha simples


Voc mesmo poder criar um estilo de linha personalizado, isto pode ser feito dentro do AutoCAD ou editando o arquivo acad.lin. No exemplo aqui, vamos faze-lo a partir do mtodo mais prtico, dentro do AutoCAD.Ser preciso apenas acionar um comando, especificar uma descrio para este tipo de linha, e digitar um cdigo referente a linha a ser criada. Primeiramente, vamos entender sobre os cdigos de criao de linetype para depois saber como aplica-los. Todos os cdigos de linetype so precedidos de "A,", vejamos exemplos de cdigos e suas explicaes. 1 cdigo exemplo A,1,-.5,0,-.5 O cdigo acima, resultaria em um estilo de linha com "trao espao ponto espao trao", algo parecido com o seguinte: ____ . ____ . ____ . ____ A explicao deste cdigo, note que todos os valores so separados por virgula. A, o padro de inicializao e a virgula na frente serve para separar do prximo valor, quando o estilo de linha for criado a partir do prompt do AutoCAD, esta letra j estar l automaticamente. 1, o tamanho do primeiro trao da linha em unidades do AutoCAD, a virgula idem anterior.

-.5, Este valor negativo, significa um espao com o valor especificado em unidades do autocad, a virgula idem anterior. 0, Este valor zero, significa um ponto -.5 Este valor negativo, significa outro espao com o valor especificado em unidades do AutoCAD, note que a partir do ultimo no h necessidade de colocar a virgula. 2 cdigo exemplo A,.1,-.1,.1 O cdigo acima, um tpico estilo de linha com "trao espao trao" seria algo parecido com o seguinte: __ __ __ __ __ __ __ A explicao deste cdigo, note que todos os valores so separados por virgula. A, o padro de inicializao e a virgula na frente serve para separar do prximo valor, quando o estilo de linha for criado a partir do prompt do AutoCAD, esta letra j estar l automaticamente. .1, o tamanho do primeiro trao da linha em unidades do autocad, a virgula idem anterior. -.1, Este valor negativo, significa um espao com o valor especificado em unidades do autocad, a virgula idem anterior. .1, o tamanho do primeiro trao da linha em unidades do AutoCAD, a virgula idem anterior. Agora que j entendeu um pouco sobre os cdigos, vamos botar a mo na massa e faze-los. Para um melhor entendimento, os textos sero destacados de duas formas: Instrues solicitadas pelo autocad Textos que voc dever digitar Explicaes (no devem der digitados) Primeiramente acione o comando linetype precedido de um "-" (sinal de subtrao), siga o passo a passo abaixo:

Command: -linetype Aciona o Comando ?/Create/Load/Set: C Acima o AutoCAD pede uma opo, escolha Create para criar, digitando C Name of linetype to create: Fredy Digite o nome que ter o tipo de linha, logo em seguida ser apresentado um dialogo no qual voc dever especificar se o seu estilo de linha ser acrescentado a um arquivo padro, como por exemplo o acad.lin ou se criar um novo, ento selecione o arquivo acad.lin e clique em salvar. Descriptive text: Personalizado ____ . ____ . ____ Na linha acima digite uma descrio para este estilo de linha. Enter pattern (on next line): A,1,-.5,0,-.5,1 Na linha acima digite o cdigo para gerao do estilo de linha, veja nesta mais atrs sobre estes cdigos, como funcionam etc...?/Create/Load/Set: E por fim, basta teclar para finalizar o comando Aps fazer isto, basta acionar LINETYPE na linha de comandos do AutoCAD, e carregar o estilo de linha, note que ele estar dentro do arquivo ".lin" no qual foi criado.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, tipos de Linha, TUTORIAL

TUTORIAL - Criando luzes

TUTORIAL - Criando luzes


O Autocad possui trs tipos de luzes. So as luzes SPOT e POINT, muito utilizadas na iluminao de interiores, e a luz DISTANT, utilizada pela iluminao bsica do Autocad e pelo sistema que simula a luz do sol, como veremos mais adiante. As luzes podem ser criadas das seguintes maneiras: 1 - Atravs do submenu RENDER, nas opes indicadas abaixo.

2 - Atravs da barra de ferramentas LIGHTS.

3 - Digitando-se o nome do tipo de luz desejado na linha de comandos.

4 - E finalmente atravs do painel de luzes, localizado na parte direita da tela, lembrando que este painel pode ser ativado atravs do acesso TOOLS > PALETTES > DASHBOARD.

Observe que quando expandimos o painel de luzes, temos acesso aos cones para a criao dos trs tipos de luzes e paleta de luzes, que tambm pode ser utilizada para tal finalidade. Neste caso, o painel de luzes

nos deu acesso paleta de luzes porque ela foi previamente associada a este painel no menu de contexto.

Inicialmente, vamos criar uma luz do tipo POINT. Para isto, acionamos respectivo cone, indicamos o ponto de origem e pressionamos ENTER. Observe na imagem abaixo que as luzes Point irradiam luz em todas as direes sem perda de intensidade ao longo da distncia, a no ser que o parmetro de enfraquecimento da luz esteja configurado.

Tendo em vista que, neste caso, a intensidade no diminui ao longo da distncia, o fator que determina o grau de iluminao de uma superfcie, alm das propriedades da luz e dos materiais, apenas o ngulo com o qual a luz incide sobre ela. o que podemos observar nesta outra imagem. Veja que quando afastamos o ponto de luz das paredes indicadas, elas so iluminadas com mais intensidade, porque o ngulo de incidncia fica mais prximo a 90 graus.

Agora vamos criar uma luz do tipo SPOT. Acionamos o cone, definimos os pontos de origem e de destino e pressionamos ENTER. As luzes do tipo Spot produzem feixes cnicos e direcionais, sendo muito utilizadas para destacar pontos importantes da cena. O seu posicionamento envolve trs parmetros:

1 - A POSIO (position), que o ponto a partir do qual a luz est sendo emitida; 2 - O ALVO (target), que determina o ponto para o qual a luz est direcionada; 3 - E a ABERTURA DO FEIXE , que est representada pelas linhas pontilhadas, sendo que o cone interno determina o ngulo de abertura do feixe (Hotspot) e o externo o limite de atuao da luz (Falloff).

Finalmente temos a luz do tipo DISTANT. Os pontos de origem e destino de uma luz distante so infinitos. Ela emite um feixe com raios uniformes e paralelos que atravessam toda a cena, atingindo todas as superfcies na mesma direo e no mesmo sentido. Para uma luz distante, temos apenas que determinar a direo da luz, que definida atravs do traado de uma linha na rea grfica. A extenso da linha no relevante, j que ela projetada infinitamente.

As luzes do tipo Distant no possuem cone representativo na rea grfica. Sendo assim, para exclu-las, devemos acessar a lista de luzes no cone indicado e excluir a luz desejada da forma indicada.

Exclundo uma Luz Distante (Distant Light)


Etiquetas: autocad tutoriais dicas Criando luzes, TUTORIAL

TUTORIAL - Intensidade e atenuao das luzes

TUTORIAL - Intensidade e atenuao das luzes


No Autocad, a intensidade das luzes determinada pelo parmetro Intensity factor (fator de intensidade). O valor atribudo a este parmetro funciona como multiplicador (Multiplier). Se atribuirmos o valor 0.5, por exemplo, a intensidade da luz ser reduzida pela metade. Em alguns softwares, possvel utilizar luzes com valores de intensidade negativos para subtrair luminosidade de determinados pontos da cena. No Autocad verso 2007 isto ainda no possvel.

Como padro, a intensidade da luz no diminui ao longo da distncia, a no ser que o parmetro de atenuao (luzes Spot e Point) esteja configurado. Sempre que utilizamos uma frmula de atenuao, seja ela linear ou square, devemos estar atentos s dimenses do projeto. Observe as figuras abaixo, onde projetamos uma sala quadrada (com 4 metros de lado) tendo 1 unidade = 1 metro no primeiro exemplo e 10 unidades = 1 metro no segundo. No primeiro caso, um fator de intensidade 5 foi suficiente para produzir alguma iluminao no ambiente; j no segundo caso, um fator muito maior no foi suficiente para produzir a mesma luminosidade, visto que a distncia entre o ponto de luz e as paredes 10 vezes maior.

O parmetro Attenuation (atenuao), encontrado nas luzes do tipo Spot e Point, pode ser utilizado para regular o enfraquecimento do feixe de luz ao longo da sua trajetria. No Autocad encontramos dois mtodos de atenuao: Inverse Linear e Inverse Square. Com a opo Use limits ativa, podemos alterar o ponto a partir do qual o feixe comea a enfraquecer (Start limit offset) e o ponto onde ele atinge sua intensidade mnima (End Limit offset).

None - faz com que a luz se propague infinitamente e na mesma intensidade. Inverse Linear - o enfraquecimento da luz inversamente proporcinal distncia do foco. Inverse Square - utiliza a mesma frmula do mtodo anterior elevada ao quadrado, para que o enfraquecimento ocorra de forma mais acentuada. o mtodo que representa o real comportamento das luzes. No entando, as cenas iluminadas com esta frmula quase sempre precisam de ajustes globais de iluminao.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas atenuao das luzes, AutoCAD, TUTORIAL

TUTORIAL - Criando uma configurao de pgina

TUTORIAL - Criando uma configurao de pgina


Voc muda constantemente as configuraes de impresso? Voc imprime os desenhos de vrias maneiras como, por exemplo, uma impresso de rascunho e uma impresso final? Ou ainda voc criou diferentes layouts e precisa imprimi-los de diferentes formas? Voc pode criar e salvar estas configuraes de pginas contendo as configuraes de plotagem. Estas configuraes so salvas juntamente com o layout, sendo fcil alternar entre as configuraes de um layout para outro. A criao de uma configurao de pgina parecida com a forma como se especifica as configuraes de impresso. Para criar uma nova configurao de pgina devemos clicar com o boto direito do mouse sobre a aba desejada (Model ou Layout) e em seguida escolher Page Setup Manager.

Em Page Setup Manager clique em New e defina um nome. Caso j exista uma configurao de pgina, escolha Start With List, desta forma no ser necessrio criar todas as configuraes. Clique em OK.

Na seo Printer/Plotter escolha a impressora desejada na lista. Isso permite utilizar diferentes dispositivos para diferentes layouts.

Na seo Paper Size escolha o tamanho do papel. Isto permitira utilizar diferentes tamanhos de folhas para os diferentes layouts. Na seo Plot Area escolha o que voc quer imprimir. A escolha aqui ir depender se voc est no Model ou Layout. As opes disponveis so: 1 - Layout: utilizada para imprimir todo o contedo da aba Layout; 2 - Display: utilizado para imprimir o que est sendo exibido na tela; 3 - Limits: imprime tudo o que estiver dentro dos limites configurados para o projeto; 4 - Extents: imprime todo o desenho, independente do limite especificado ou do que est sendo visualizado; 5 - Window: permite escolher a rea que ser impressa atravs de uma janela traada manualmente. Na seo Plot Offset voc especifica um desvio em relao ao canto inferior esquerdo. Isto til para colocar vrias partes de um projeto em uma mesma folha. Voc pode centralizar o desenho na folha ativando a opo Center the plot. Na seo Plot Scale escolha a escala de impresso na lista ou a opo Fit to Paper para ajustar o desenho na folha. Voc pode ainda especificar manualmente a escala inserindo valores nas caixas de texto. A maioria dos layouts so impressos em escala 1:1 pelo fato de as escalas serem aplicadas nos viewports. Adicionalmente possvel selecionar a opo Scale Lineweights para que as espessuras das linhas se adquem a escala utilizada na impresso. Na seo Plot Style Table escolha um estilo de impresso se necessrio. O estilo de impresso determina como os elementos sero impressos sendo possvel criar diferentes estilos para um mesmo projeto. Na seo Drawing Orientation especifique se o desenho ser impresso em modo retrato (Portrait) ou paisagem (Landscape) ou se o desenho ser impresso invertido. A visualizao do resultado da configurao feita clicando em Preview. Para retornar a caixa de dialogo Page Setup Manager clique em OK. Selecione o estilo que foi configurado e clique em Set Current para torn-lo padro. Por fim clique em Close.

Caso seja necessrio alterar uma configurao existente, abra o Page Setup Manager, escolha o estilo que ser modificado e clique em Modify Para utilizar a configurao de pgina, ative o comando Plot. Na caixa de dialogo Plot escolha a configurao desejada no campo Name da seo Page Setup presente no topo da caixa de dialogo. Por fim imprima o projeto.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas configurao de pgina, impresso, TUTORIAL

TUTORIAL - Ajustando a escala de uma textura

TUTORIAL - Ajustando a escala de uma textura


Neste tutorial vamos ajustar a escala de uma textura de azulejos para que ela fique com o tamanho real. No exemplo abaixo, temos o desenho de uma rea quadrada com 150 unidades de lado. Supondo que para o nosso projeto ficou definido que cada unidade deve corresponder a 1 centmetro, temos ento uma rea com 150 centmetros em cada lado, ou seja, 1 metro e meio.

Observe que cada lado corresponde a 3 quadrantes maiores da grade, que por sua vez possuem 5 quadrantes menores. Temos ento que cada lado do objeto ocupa 15 quadrantes menores, cada um representando 10 unidades, que no nosso caso correspondem a 10 centmetros.

A textura que iremos aplicar ser a visualizada abaixo. Supondo que cada azulejo tenha 20 centmetros de lado, temos um mapa representando 80 centmetros de textura.

Atravs do Editor de Materiais, vamos criar um novo material e aplic-lo sobre o objeto.

No campo DIFFUSE MAP (mapa de difuso), vamos aplicar o mapa de textura que acabamos de visualizar.

Como padro, os mapas de textura carregados do editor de materiais so ajustados para corresponder a 1 unidade, independente do nmero de pixels da imagem. Desta forma, considerando a unidade de medida do nosso projeto, temos inicialmente que os 4 azulejos foram ajustados para corresponder a 1 centmetro, ficando com uma aparncia bastante distante da realidade.

Vamos ento selecionar uma unidade de medida onde o tamanho dos azulejos fique mais prximo da realidade.

Veja que, neste caso, a unidade mais apropriada a CENTMETROS, onde o mapa da textura corresponde exatamente ao quadrante menor, ou seja, 10 unidades.

Agora acompanhe o seguinte raciocnio: Se temos 4 azulejos a cada quadrante menor, que representa 10 centmetros, deduzimos ento que cada azulejo est medindo 2,5 centmetros.

Sabendo que cada azulejo deve medir 20 centmetros, dividimos o valor 20 por 2,5 e temos o valor 8, que representa exatamente o fator de escala que dever ser aplicado.

Vamos digitar este valor no campo WIDTH (largura) com o cadeado acionado, para que o campo HEIGHT (altura) seja alterado automaticamente na mesma proporo.

Observe o resultado. Temos um piso com 7,5 azulejos de lado.

Etiquetas: autocad tutoriais dicas TUTORIAL

TUTORIAL - Mapas procedurais

TUTORIAL - Mapas procedurais


MAPAS PROCEDURAIS so texturas calculadas matematicamente. Na computao grfica em geral, os mapas procedurais so bastante utilizados para a composio de materiais sem emendas aparentes. Para se obter bons resultados com este tipo de mapa, no entanto, o usurio deve possuir certa prtica na sua composio, para que o material no fique prefeito ou grotesco demais. Na verso (2007), o Autocad apresenta recursos ainda modestos no que se refere composio deste tipo de mapa. No campo Diffuse Map (mapa de difuso) dos materiais (Tools > Palettes > Materials), encontramos mapas procedurais para a composio de texturas dos tipos MADERIA (wood) e MRMORE (marble), conforme mostrado.

No caso da textura de MADEIRA, podemos configurar os seguintes parmetros: 1 - As duas cores que iro compor a textura; 2 - A espessura dos gros; 3 - Os nveis de aleatoriedade axial e radial.

J no caso do MRMORE, podemos configurar os parmetros: 1 - Cor da pedra; 2 - Cor das nervuras; 3 - Espaamento entre as nervuras; 4 - Largura das nervuras.

Veja um os materiais renderizados com as configuraes acima:

Como pudemos observar, a verso 2007 do Autocad oferece poucos recursos para a composio de mapas procedurais. No entanto, importante termos os conceitos que acabamos de verificar sempre em mente, para que possamos aplic-los a outros programas de computao grfica ou at mesmo s futuras verses do Autocad.
Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, TUTORIAL

TUTORIAL - Coordenadas de mapeamento

TUTORIAL - Coordenadas de mapeamento - Autocad 2007


Quando aplicamos um material com uma imagem (mapa de textura) sobre um objeto, o Autocaddistribui a imagem sobre a superfcie do objeto. No entanto, nem sempre ela distribuda da forma que desejamos. Observe o exemplo abaixo, onde aplicamos o material com a imagem do globo terrestre sobre a esfera. Veja que a imagem est mal distribuda.

Esfera sem mapeamento Para resolver este problema, utilizamos uma tcnica chamada MAPEAMENTO. Na verso do Autocad em uso, as ferramentas para o ajuste das coordenadas e mapeamento esto localizadas no painel de controle de materiais.

Vamos ativar a opo MAPEAMENTO ESFRICO, selecionar a esfera e pressionar o boto direito do mouse.

Observe que a imagem foi devidamente ajustada.

A partir de agora, podemos utilizar as opes do menu de contexto para MOVER (Move) e ROTACIONAR (Rotate) o material, conforme mostrado.

Temos ainda as opes que nos permitem restaurar o mapeamento para os valores padres (reseT) e selecionar outro tipo de mapeamento (sWitch mapping mode) .

O mapeamento do tipo CAIXA utilizado para ajustar a textura de objetos slidos do tipo box.

Explodindo o slido, podemos ajustar as faces de forma independente atravs da ferramenta de mapeamento PLANO. Veja:

Utilizando o mapeamento plano para ajustar as faces do Box Como ltima opo, temos a ferramenta para o mapeamento de objetos cilndricos, no local mostrado.

Mapeamento cilndrico

Atravs da ferramenta RESTAURAR COORDENADAS DE MAPEAMENTO, podemos selecionar vrias faces e objetos para que seus mapeamentos retornem ao estado original. Para isto, devemos ativ-la, realizar a seleo dos elementos desejados e confirmar a operao atravs de um clique no boto direito.

Temos ainda a opo COPIAR COORDENADAS DE MAPEAMENTO, que como o prprio nome j diz, copia as coordenadas de mapeamento de uma face ou objeto para outras faces ou objetos. Para isto, ativamos a ferramenta

e selecionamos a face ou objeto cujo mapeamento desejamos copiar. No mesmo procedimento, selecionamos as faces e objetos de destino e confirmamos a operao com um clique no boto direito.

Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD 2007, MAPEAMENTO, TUTORIAL

TUTORIAL - Usar uma imagem de fundo na Viewport e no render

TUTORIAL - Usar uma imagem de fundo na Viewport e no render


A partir da verso 2007 do AutoCAD o uso de BackGround passar a ser definido junto com a vista. Ao salvar a vista voc pode definir a imagem ou cor de fundo a ser usada quando a vista estiver ativa. 1 - Usando o 3D Orbit ou comando cmera posicionar uma vista. 2 - Menu View - Named Views... 3 - O quadro de dilogo View Manager ser exibido.

4 - Clique no boto New. O quadro New View ser exibido.

5 - No quadro Background, ativar o Override Default Background.

6 - No quadro Background, voc poder definir o tipo de trs formas.

7 - Definio do Background com apenas uma cor. Ao clicar no campo Color, e escolher a cor no quadro Select Color.

Definio de Gradiente 8 - Definio por gradiente formado ou duas ou trs cores.

Por Imagem

9 - Na opo por imagem voc poder escolher uma foto ou imagem salva pela internet. Clique no boto Browse para localizar a imagem.

10 - Com o boto Adjust Image... voc poder ajustar a imagem para definir a melhor posio.

11 - O ajuste pode ser da seguinte forma: Center: a imagem fica centralizada na viewport e voc pode aumentar o seu tamanho usando as opes Offset para ajustar a posio e Scale para ajustar o tamanho. Stretch: a imagem ocupa todo o espao de fundo. Neste caso as opes Offset e Scale no estaro disponveis para ajustes. Tile: a imagem ser repetida at ocupar todo o espao de fundo. 12 - A imagem ou cor de fundo ser exibida quando voc estiver usando algum modo de apresentao 3D (Hidden, Conceptual ou Realistic)

Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, fundo na Viewport, TUTORIAL

TUTORIAL - Aplicando materiais aos layers

TUTORIAL - Aplicando materiais aos layers


A aplicao de MATERIAIS com base em LAYERS facilita muito a vida do projetista, notadamente porque o procedimento permite aplicar os materiais em todo o projeto a partir de uma nica janela, de forma bastante interativa. Neste exemplo, temos a interna de um projeto, onde os LAYERS foram utilizados para separar elementos que iro utilizar o mesmo tipo de material, conforme mostrado.

No EDITOR DE MATERIAIS, foram definidos seis diferentes materiais para a vista interna. So eles: PAREDES, TETO, PORTA, VIDROS, ESQUADRIA e PISO.

Atravs do comando MATERIAL ATTACH, vamos ativar a janela MATERIAL ATTACHMENT.

Lembrando que a mesma janela tambm pode ser ativada atravs do painel de controle, no local indicado.

No campo esquerdo temos a relao dos materiais integrantes do projeto, ou seja, aqueles que esto no editor de materiais. No campo direito, encontramos a relao dos layers utilizados. Arrastamos os materiais para os layers da seguinte forma: 1 - material ESQUADRIA para LAYER ESQUADRIA; 2 - material PAREDES para PAREDE INTERNA; 3 - PISO para PISO; 4 - PORTA para PORTA; 5 - TETO para TETO e finalmente VIDROS para VIDROS.

Aqui podemos perceber a importncia da correta nomeao dos materiais e layers. Observe que os materiais foram aplicados s superfcies sem a necessidade de qualquer procedimento de seleo sobre a rea grfica.

importante lembrarmos que os materiais aplicados atravs de layers no podem ser removidos atravs do editor de materiais. Se tentarmos selecionar os objetos que possuem o material PORTA, por exemplo, nada acontecer.

Isto porque as superfcies com este material, no o receberam com o nome PORTA, mas como um material por meio de LAYER, conforme podemos observar na paleta de propriedades da superfcie correspondente PORTA.

Sendo assim, os materiais aplicados com base em LAYERS, devem ser removidos atravs da mesma janela. Isso tudo, no entanto, no impede que determinada superfcie de um layer utilize um diferente material das demais, como no exemplo abaixo, onde

selecionamos apenas um dos vidros e indicamos um diferente material atravs da paleta de propriedades.

Etiquetas: autocad tutoriais dicas Aplicando materiais aos layers, TUTORIAL

TUTORIAL - Inserindo uma imagem no plano de fundo

TUTORIAL - Inserindo uma imagem no plano de fundo


Atravs de cmeras e pontos de vista criados pelo usurio, o Autocad nos permite atribuir uma cor ou uma imagem ao plano de fundo para que ela seja inclusa no processo de renderizao. Neste primeiro exemplo, temos uma interna sendo visualizada atravs de uma cmera previamente posicionada.

Atravs do comando VIEW, vamos ativar a janela de gerenciamento de vistas e selecionar a vista CMERA 01.

Observe que no campo BACKGROUND (plano de fundo) temos as opes COR SLIDA, GRADIENTE e IMAGEM. Vamos selecionar a ltima e, com o navegador configurado para todos os tipos de imagem, selecionar a imagem que desejamos incluir como plano de fundo.

Configurando a opo Image para o Background

Atravs do boto ADJUST IMAGE podemos ajustar a posio e a escala da imagem, sendo que com opo MANTAIN ASPECT RATIO marcada, a razo entre os eixos X e Y preservada, evitando que as alteraes distoram a imagem.

Feito isso, vamos clicar nas opes SET CURRENT (definir como atual), APPLY (aplicar) e OK.

Observe a cena renderizada:

Se necessrio, podemos retornar a janela de gerenciamento (comando VIEW) e ajustar novamente a imagem ou at mesmo troc-la atravs da opo EDIT, conforme mostrado.

Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, TUTORIAL

TUTORIAL - Criando e configurando vidros

TUTORIAL - Criando e configurando vidros


Tutorial desenvolvido em Autocad 2007 Na imagem temos o projeto de um recipiente que ser utilizado como base para a criao e simulao de diferentes tipos de vidros.

Inicialmente vamos acessar a biblioteca de materiais do Autocad e selecionar o material vidro claro para que ele seja transferido para o editor de materiais e passe a fazer parte integrante do projeto ativo.

Observe que o material no utiliza nenhuma imagem na sua composio, ou seja, as suas caractersticas so determinadas apenas pela configurao dos seguintes parmetros: - Template (gabarito) = Glass - Clear (vidro claro); - Diffuse (cor de difuso) = Banco puro; - Shininess (brilho) = Valor mximo; - Refraction index (ndice de refrao) = 1,5.

Vale lembrar que o ndice real de refrao dos vidros normalmente est compreendido entre 1,5 e 1,7. Assim, podemos aumentar este valor em at 0,2 para simular vidros com ndices de refrao maiores. Agora vamos selecionar o recipiente e aplicar o material sobre ele.

Observe a imagem renderizada:

O realismo do vidro que ser gerado no processo de renderizao depende basicamente dos valores utilizados nas configuraes de renderizao. Normalmente, para produzir vidros com realismo, a renderizao deve estar configurada para qualidade HIGH (alta) ou PRESENTATION (apresentao), j que estes PRESETS utilizam valores mais altos para o nmero de reflexes e refraes, tornando o processo de renderizao mais lento.

Outro fator importante em renderizaes com materiais transparentes e translcidos o clculo de sombreamento utilizado. Quando a opo SHADOW MAP est ativa, a renderizao no considera a transparncia dos objetos no clculo das sombras. Como padro, esta opo permanece inativa e a renderizao utiliza um clculo de sombreamento denominado RAY TRACE, que o ideal para objetos transparentes e ser estudado mais adiante.

Para simular vidros coloridos, basta alterar a cor de difuso do material no local indicado. A tonalidade da cor, no entando, deve ser bastante clara, ou seja, prxima ao branco, para que o material no perca a sua transparncia.

Observe o resultado:

Agora vamos ativar o campo BUMP MAP (mapa de salincias) para simular um vidro com relevo.

Para este exemplo, criamos uma imagem simples, onde as linhas brancas sero traduzidas em aparentes elevaes sobre a superfcie do vidro.

Arquivo de imagem para o Bump Map Ajustamos a escala do mapa e configuramos a sua presena para um valor prximo a 50, para que as salincias no gerem distores no vidro.

Configurando a presena do Bump Map para 50% Observe o resultado final:

Etiquetas: autocad tutoriais dicas AutoCAD, Criando e configurando vidros, TUTORIAL

Mensagens mais recentesMensagens antigasPgina inicial

Potrebbero piacerti anche