Sei sulla pagina 1di 76

Os Compostos Inorgnicos em nosso dia-a-dia

Funes Inorgnicas

Em nosso dia-a-dia, quatro classes de substncias merecem ateno especial: os cidos, as bases, os sais e os xidos. Expresses do tipo anticido, pilha alcalina ou chuva cida j fazem parte de nosso cotidiano. Termos como monxido de carbono so encontrados em cursos de iniciao em Cincias. Voc poder investigar alguns comportamentos fundamentais de cidos e bases utilizando materiais comuns, como vinagre incolor e amonaco. Para isso, interessante contar com um indicador cidobase, como o ch de repolho-roxo, por exemplo, que adquire cor vermelha na presena de vinagre e cor verde em contato com o amonaco.

As Diferenas no Sabor

As substncias cidas, como as que existem no limo e no vinagre, possuem um caracterstico sabor azedo. Por outro lado, o sabor adstringente e meio amargo de algumas frutas no amadurecidas ou do leite de magnsia tpico de substncias bsicas (ou alcalinas). Voc j mordeu uma banana verde? Aquela sensao de boca amarrada peculiar de substncias com sabor adstringente.

Mas fique atento!!!


Em hiptese alguma voc dever experimentar o sabor de substncias de frascos no laboratrio. Muitas delas so txicas ou podem provocar queimaduras muito graves.

Menu Rpido - cidos

cido Sulfrico cido Ntrico -

clique

clique

cido Carbnico cido Sulfdrico -

clique
clique clique

cido Fluordrico cido Fosfrico cido Ciandrico -

clique clique

cido Clordrico - clique

Menu Rpido - Bases


Hidrxido de Sdio - clique Hidrxido de Amnio - clique Hidrxido de Clcio - clique Hidrxido de Potssio - clique Hidrxido de Magnsio - clique Hidrxido de Alumnio - clique

cidos

Menu Rpido - Sais


Cloreto de Sdio - clique
Nitrato de Sdio e Nitrato de Potssio - clique Carbonato de Sdio - clique

Bicarbonato de Sdio - clique


Carbonato de Clcio - clique Sulfato de Clcio - clique Fosfato de Clcio - clique Fluoreto de Sdio - clique Hipoclorito de Sdio - clique

Bases

Menu Rpido - xidos


xido de Zinco - clique
Perxido de Hidrognio - clique Monxido de Carbono - clique

Dixido de Enxofre - clique


Dixido de Nitrognio - clique xido de Clcio - clique xido de Alumnio - clique xido de Silcio - clique

Sais

cidos

Trs qumicos fizeram algumas teorias, que merecem ser citadas: Arrhenius: cidos so substncias que em soluo aquosa sofrem ionizao, liberando como ctions somente H+.

Brnsted-Lowry: Espcime que doa H+.


Lewis: Toda espcie que recebe par de eltrons. Na prtica, utilizamos na maioria das vezes a teoria de Arrhenius. Logo aps, citaremos alguns cidos inorgnicos, que so muito importantes em nosso cotidiano. Esto presentes em nossas atividades, e que passam despercebidos, mesmo sendo to comuns.

cido Sulfrico (H2SO4)


O cido sulfrico um cido com larga aplicao na indstria qumica e tambm em muitas das atividades realizadas pelo homem.
Durante alguns anos, o cido sulfrico era considerado um fator determinante na avaliao do desenvolvimento de um pas, ou seja, o pas que produzisse cido sulfrico em grande quantidade provavelmente seria um pas bastante desenvolvido. Entre as vrias aplicaes do cido sulfrico, destacamos o seu uso em: * Baterias de automveis; * Produo de plsticos, corantes, tintas, pigmentos, fibras txteis, etc.; * Limpeza de peas metlicas; * Refinarias de petrleo;

* Adubos ou fertilizantes agrcolas, que so compostos de superfosfatos.

cido Sulfrico
O cido sulfrico est presente nas baterias de carros.

cidos

cido Ntrico (HNO3)

O cido ntrico um cido extremamente perigoso, uma vez que ataca violentamente os tecidos animais e vegetais. Devido a esse fator, recomendase ter muito cuidado durante o manuseio do cido. Uma outra caracterstica importante do cido ntrico o fator de ele mesmo ser um lquido fumegante, ou seja, libera vapores txicos em contato com o ar atmosfrico. Logo, a inalao de seus vapores pode at mesmo provocar a morte em poucos minutos. No que diz respeito s aplicaes desse cido, destacamos a sua utilizao na: * Fabricao de explosivos trinitrotolueno (TNT) , nitroglicerina (dinamite); * Fabricao de adubos que apresentam compostos nitrogenados; * Fabricao de salitres KNO3 e NaNO3.

cido Ntrico
Os explosivos Trinitrotolueno (TNT), contm em sua frmula, o HNO3.

cidos

cido Carbnico (H2CO3)

um cido bastante instvel, isto , facilmente se decompe em gs carbnico e gua . O cido carbnico est presente nas guas minerais gaseificadas, refrigerantes e cervejas. Ele formado pela reao do gs carbnico, presente na atmosfera com a gua: H2O + CO2 H2CO3 A presena do gs carbnico na atmosfera faz com que ele reaja com a gua quando chove. Isto provoca a formao do cido carbnico, contribuindo para a acidez da chuva.

cido Carbnico
O cido carbnico est presente em refrigerantes, cervejas e guas minerais gaseificadas.

cidos

cido Sulfdrico (H2S)

Trata-se de um cido caracterizado por meio de seu odor de ovo podre, uma vez que ele produzido a partir do apodrecimento de substncias orgnicas que possuem o elemento enxofre em sua composio. Curiosidade: este cido est presente na flatulncia, ou seja, no peido. No mundo animal, notamos outra curiosidade muito interessante: Ao pressentirem perigo, certos animais, como o gamb e a maritaca, liberam uma mistura de substncias de odos desagradvel, entre as quais o H2S.

cido Sulfdrico
O fedor que o ovo podre produz, se deve presena de cido sulfdrico, dentre outras substncias.

cidos

cido Fluordrico (HF)

Por ter a capacidade de corroer o vidro, ele usado na indstria para gravar e obter efeitos especiais nesse material. Por suas caractersticas, o HF deve ser acondicionado em frascos plsticos.

cido Fluordrico
O HF utilizado nas indstrias para obter efeitos especiais em vidros.

cidos

cido Fosfrico (H3PO4)

Ele utilizado na indstria de vidros e tinturaria, como aditivo na fabricao de refrigerantes (como a Coca-Cola e limonadas), e de fosfatos e superfosfatos (usados como adubos).

Curiosidade: Por que a Coca-Cola vicia tanto?


A presena dos cidos Fosfrico e Carbnico agem diretamente na lnga, onde as bolhinhas ficam estourando; essa sensao, se fosse em dosagem muito alta, provocaria uma dor muito ruim. Mas como a dosagem pequena, o crebro interpreta como se fossem ccegas na lnga, o que d uma imensa sensao de prazer.

cido Fosfrico
Um dos compostos dos refrigerantes de cola o cido fosfrico.

cidos

cido Ciandrico (HCN)

O cido ciandrico um cido fraco (baixo grau de ionizao). Entretanto, trata-se de um dos cidos mais perigosos que existem, pois a inalao de seus vapores pode provocar a morte em poucos segundos.

Em alguns estados norte-americanos este cido, por ser gasoso, utilizado nas chamadas cmaras de gs, nas quais as pessoas condenadas morte so executadas.
Curiosidade: Entre inmeras atrocidades praticadas por Hitler e os seguidores do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, uma das mais cruis foi a execuo de milhes de prisioneiros judeus em campos de extermnio, obrigados a inalar o gs ciandrico em cmaras de gs construdas especialmente com essa finalidade.

cido Ciandrico
O cido ciandrico era utilizado nas cmaras de gs, para envenenar as pessoas que o respirassem no ar.

cidos

cido Clordrico(HCl)

O cido Clordrico consiste no gs cloreto de hidrognio dissolvido em gua. Quando impuro, vendido no comrcio com o nome de cido muritico, sendo usado principalmente na limpeza de pisos e de superfcies metlicas antes do processo de soldagem. O estmago secreta o cido clordrico, num volume aproximado de 100mL, para auxiliar na digesto dos alimentos.

cido Clordrico
Comercialmente, o cido clordrico conhecido como cido muritico.

cidos

Bases

Trs so as definies de bases, de acordo com: Arrhenius: Bases so substncias que em soluo sofrem dissociao inica, liberando como nico tipo de nion os ons OH- (hidroxila). Brnsted-Lowry: Espcime que recebe H+. Lewis: Toda espcie que doa par de eltrons. Utilizaremos a teoria de Arrhenius, novamente. A seguir, algumas bases comuns em nosso dia-a-dia:

Hidrxido de Sdio ou Soda Custica (NaOH)

Slido branco que se dissolve facilmente em gua, libertando grande quantidade de calor (o frasco esquenta muito). Ela absorve gua e gs carbnico do ar. a base mais importante de todas por ser a de maior produo e consumo, tanto nas indstrias como nos laboratrios. Principais aplicaes: fabricao de sabo e glicerina (gordura + NaOH sabo + glicerina); produo de salitre; indstria petroqumica; extrao de celulose e fabricao de papel celofane, raiom e corantes. extremamente corrosivo e deve ser manuseado com cuidado.

Hidrxido de Sdio
Por ter a capacidade de desengordurar, o NaOH utilizado na frmula de detergentes.

Bases

Hidrxido de Amnio (NH4OH)

Devido ao seu odor txico e sufocante, o hidrxido de amnio uma base que requer muito cuidado em seu manuseio. Sendo uma soluo aquosa de gs amonaco, o hidrxido de amnio bastante empregado na fabricao de: * Produtos de limpeza domstica: Ajax, Fria, Amonix etc.; * Sais de amnio, que so utilizados na produo de fertilizantes nitrogenados;

* Fabricao do cido ntrico.

Hidrxido de Amnio
O Hidrxido de Amnio encontrado em produtos de limpeza bruta, tais como Fria e Ajax.

Bases

Hidrxido de Clcio (Ca(OH)2)

O hidrxido de clcio um produto muito conhecido no comrcio, sendo comercializado com os seguintes nomes: cal apagada, cal extinta e cal hidratada. A sua aplicao ocorre na construo civil, sendo utilizada na preparao da argamassa, usada para assentar tijolos e tambm na pintura base de gua e de cal (soluo aquosa de hidrxido de clcio).

Hidrxido de Clcio
O Hidrxido de clcio comercialmente conhecido como cal extinta, cal apagada ou cal hidratada.

Bases

Hidrxido de Potssio (KOH)

Slido branco, txico e irritante dos tecidos. Tambm absorve gua e gs carbnico do ar. usada para a fabricao de sabes moles, no alvejamento, no processamento de alimentos, etc. tambm conhecido como potassa.

Hidrxido de Potssio
O KOH potassa custica utilizada no processamento de alimentos.

Bases

Hidrxido de Magnsio (Mg(OH)2)

pouco solvel em gua e usado na refinao do acar, na fabricao de papel na indstria farmacutica. usado como anticido estomacal e como laxante intestinal suave, sendo comercializado com o nome de leite de magnsia. Curiosidade: Alguns usam o Leite de Magnsia, como desodorante. Ele reduz a acidez das axilas.

Hidrxido de Magnsio
O Hidrxido de Magnsio vendido comercialmente com o nome Leite de Magnsia. Reduz a acidez do estmago.

Bases

Hidrxido de Alumnio (Al(OH)3)

pouco solvel em gua. utilizado no tratamento de gua, como anticido estomacal e na fabricao de desodorantes.
Curiosidade: O Estomazil, famoso remdio anti-cido estomacal, tem essa base compondo sua frmula.

Hidrxido de Alumnio
Est presente em remdios anticidos estomacais, como o Estomazil.

Bases

Sais

De acordo com Arrhenius, sal toda substncia que, em soluo aquosa, sofre dissociao, produzindo pelo menos um ction diferente do H+ e pelo menos um nion diferente do OH-. O nome Sal bem comum em nossa vida, e teramos como o principal representante deste grupo, o sal de cozinha (NaCl), que utilizamos para salgar os alimentos. Mas inmeros sais, alguns mais conhecidos, outros menos. Cita-los-ei, agora os mais importantes e mais comuns:

Cloreto de Sdio (NaCl)

Esse sal encontrado dissolvido na gua do mar (conhecido como sal marinho), ou ento em jazidas na crosta terrestre (conhecido como sal-gema). o principal constituinte do sal-de-cozinha que usamos na alimentao. O sal usado para conservar carnes, peles secas e pescados. O Cloreto de Sdio tambm est presente no Soro Fisiolgico, soluo utilizada na limpeza de lentes-de-contato e tambm pode ser injetada nas veias de pacientes desidratados.

Cloreto de Sdio
O sal mais comum e conhecido por todos. O NaCl o sal de cozinha.

Sais

Nitrato de Sdio (NaNO3) e Nitrato de Potssio (KNO3)


O nitrato de sdio encontrado em extensas jazidas no Chile, razo pela qual tambm denominado salitre-do-Chile. O nitrato de potssio conhecido simplesmente como salitre.

Esses sais so utilizados como fertilizantes, pois representam fontes de nitrognio para as plantas. Tambm usados na fabricao da plvora negra, quando misturados e pulverizados juntamente com carvo e enxofre. Podem explodir por aquecimento ou choque mecnico. Por esta razo, acontecem graves acidente com pessoas que insistem em fabricar bombas caseiras e acabam sendo mutiladas por exploses.
Nos embutidos de carne (mortadela, salame, presunto, etc.), os nitratos de sdio e potssio so utilizados como conservantes.

Nitrato de Sdio
Este sal, associado ao KNO3 e outros sais, formam a plvora-negra, utilizadas em armas de fogo.

Sais

Nitrato de Potssio
O KNO3 utilizado como conservante em embutidos de carne mortadela, salames etc.

Sais

Carbonato de Sdio (Na2CO3)

No comrcio, encontrado na sua forma impura com o nome de soda ou barrilha.


Na indstria, sua maior aplicao na fabricao do vidro comum. O carbonato de sdio tambm usado para fabricar sabes e detergentes, celulose e papel.

Carbonato de Sdio
O Carbonato de Sdio comercialmente conhecido como barrilha ou soda.

Sais

Bicarbonato de Sdio (NaHCO3)

Trata-se de um dos sais mais comuns que conhecemos, sendo encontrado como anticido estomacal, fermento para massas de pes e bolos, talcos desodorantes e agente espumante em extintores de incndio. Curiosidade: encontrado tambm, na frmula do Eno, anticido estomacal efervescente.

Bicarbonato de Sdio
Alm de servir como anticido estomacal, o NaHCO3 utiliado como fermento para pes e bolos.

Sais

Carbonato de Clcio (CaCO3)

O carbonato de clcio encontrado no mrmore, nas cascas de ovos, nas prolas, recifes de coral e calcrio. Ele utilizado na fabricao do vidro comum, adubos, pastas dentifrcias e no Cimento Portland. A obteno do vidro comum e do cimento pode ser representada pelas seguintes equaes: Vidro comum: Cimento Portland: Soda ou barrilha + Clcio + Areia Vidro Comum Argila + Calcrio + Areia Cimento Portland

Carbonato de Clcio
O carbonato de clcio um dos componentes da frmula de cremes dentais.

Sais

Sulfato de Clcio (CaSO4)

Constitui matria-prima para a fabricao de giz escolar, porcelana e gesso, utilizado em ortopedia, no tratamento das fraturas sseas.
Este sal encontrado na forma de sal anidrido, ou seja, sem gua (CaSO4), ou de sal hidratado, isto , com gua (CaSO4 . 2H2O), sendo essa forma conhecida por gipsita.

Sulfato de Clcio
O Sulfato de clcio a matria-prima para se fabricar o giz escolar.

Sais

Fosfato de Clcio (Ca3(PO4)2)

usado na fabricao de fertilizantes, como superfosfatos e hiperfosfatos. Tais fertilizantes so importantes na agricultura, porque se dissolvem mais facilmente em gua, fornecendo fsforo e enxofre s plantas. O Fosfato de Clcio tambm encontrado nos ossos do corpo humano, o que ajuda a os tornarem mais firmes e fortes.

Fosfato de Clcio
O Fosfato de Clcio encontrado em nossos ossos; este sal tem o poder de fortalec-los.

Sais

Fluoreto de Sdio (NaF)

usado na fluoretao da gua potvel para reduzir a incidncia de cries dentrias. Na realidade, o fluoreto de sdio uma fonte de ons fluoreto, que aumentam a resistncia do esmalte dental. Enxaguatrios bucais e pastas de dente contm esse sal.

Fluoreto de Sdio
O NaF usado em cremes dentais e enxagatrios bucais, pois combate as cries.

Sais

Hipoclorito de Sdio (NaClO)

O hipoclorito de Sdio utilizado em nosso dia-a-dia, das seguintes maneiras: Alvejante (branqueador); Limpeza de residncias, hospitais etc, por ser um poderoso anti-sptico; Tratamento da gua para consumo e de piscinas. O NaClO tambm comercializado com o nome de cloro, e este, um slido branco. Curiosidade: Durante as epidemias de clera, recomendava-se sua adio em pequenas quantidades na gua usada para beber e lavar alimentos.

Hipoclorito de Sdio
O Hipoclorito de sdio encontrado na frmula da gua sanitria, como principal componente.

Sais

xidos

xidos so compostos binrios, ou seja, formados por dois elementos, sendo o oxignio o mais eletronegativo entre eles. Os xidos so substncias presentes em nosso dia-a-dia. Um bom exemplo de xido o gs carbnico (CO2), expelido na respirao, principal responsvel pelo efeito estufa. Observao: Os compostos OF2 e O2F2 no so xidos porque o elemento flor mais eletronegativo que o elemento oxignio. Segue aqui, alguns xidos que so bem importantes em nosso cotidiano:

xido de Zinco (ZnO)

O p branco usado para pintar o rosto de palhaos de circo o alvaiade ou xido de zinco.
Tambm usado antigamente, para limpar polir - sapatos brancos (na atualidade, seriam os Nuggets).

xido de Zinco
Os palhaos de circo, utilizam o xido de zinco, para deixarem seus rostos brancos.

xidos

Perxido de Hidrognio (H2O2)

Quando puro, um lquido viscoso e azulado. o nico perxido molecular. Sua soluo aquosa vendida no comrcio com o nome de gua oxigenada. comercialmente usado para descolorir os cabelos e tambm, para fazer a limpeza de feridas.

Perxido de Hidrognio
O perxido de hidrognio comercialmente conhecido como gua oxigenada.

xidos

Monxido de Carbono (CO)

Gs incolor, inodoro, inspido e altamente txico. formado pela combusto incompleta de materiais orgnicos, como gasolina, querosene, leo diesel, lcool, etc., nos motores exploso (combustveis CO). O monxido de carbono tem grande aplicao na indstria (na produo de ferro e ao). Esse gs muito venenoso, pois sua afinidade com a hemoglobina, formando o composto carbxi-hemoglobina, aproximadamente 250 vezes maior que a do oxignio

Monxido de Carbono
Este xido encontrado na fumaa expelida pelos automveis.

xidos

Dixido de Enxofre (SO2)

O Dixido de Enxofre um gs incolor, de cheiro forte e altamente txico. encontrado na combusto de combustveis como gasolina, querosene e diesel que por sinal, o que mais polui dentre eles. Curiosidades: O lcool, por no conter enxofre, nem compostos derivados deste, no produz o SO2. Essa a vantagem de se usar carros movidos a lcool. O SO2 tambm responsvel pela ocorrncia da chuva cida, que corri metais e mrmore de edifcios e de obras de arte, etc.

Dixido de Enxofre
Este composto encontrado na combusto de combustveis (gasolina, lcool, diesel etc.) em automveis.

xidos

Dixido de Nitrognio (NO2)

Gs de cor avermelhada, de cheiro forte e irritante, altamente txico. Quando inalado em grande quantidade, pode ser fatal. encontrado nas fumaas de automveis, que em funo da elevao da temperatura do motor dos carros, h uma reao entre Oxignio e Nitrognio, formando NO2. Para evitar isso, alguns carros modernos possuem catalisadores, que ajudam a diminuir a poluio atmosfrica

Dixido de Nitrognio
Aqui temos o exemplo da fumaa expelida por um carro, onde o NO2 est presente.

xidos

xido de Clcio (CaO)

Esse xido conhecido comercialmente por cal viva, a qual se transforma em cal extinta ao ser misturada gua. Cal viva + gua cal extinta CaO + H2O Ca(OH)2

xido de Clcio
Este xido comercialmente conhecido como cal viva, que ao reagir com gua, se transforma em cal extinta.

xidos

xido de Alumnio (Al2O3)

um slido cristalino que existe na natureza sob a forma de rubi, safira e esmeralda. A sua colorao varivel deve-se presena de impurezas contidas no xido. A bauxita o principal minrio que contm o xido de alumnio (Al2O3). dela que se obtm o alumnio utilizado no mundo inteiro.

xido de Alumnio
A bauxita o principal minrio que contm o xido de alumnio.

xidos

xido de Silcio (SiO2)

Este xido pode ser encontrado livre na natureza, como, por exemplo, na forma de quartzo e areia. Ele est presente no granito, com aspecto semelhante ao vidro. Algumas variedades coloridas so usadas como pedras preciosas: gata, nix, ametista e opala. A cor dessas pedras deve-se presena de impurezas. Se um pedao de quartzo for aquecido at a fuso, ao ser resfriado, transforma-se em vidro.

xido de Silcio
O xido de silcio encontrado em pedras preciosas como quartzo (figura), gata, onix etc.

xidos

Referncias Bibliogrficas

USBERCO, Joo e SALVADOR, Edgard. Qumica. Volume nico, Editora Saraiva, 5Edio Reformulada. So Paulo, 2002. LEMBO. Qumica - Realidade e Contexto. Volume nico, Editora tica, 1Edio (3impresso). So Paulo, 2002.

MRIO SALLES, Antnio. Qumica Inorgnica II. Livro 13, Coleo Objetivo Sistema de Mtodos de Aprendizagem, Editora Sol.

Menu Interativo

Reiniciar Bases

cidos Finalizar

Reiniciar xidos

Reiniciar

Sais

Reiniciar

Potrebbero piacerti anche