Sei sulla pagina 1di 7

DIREITO PREVIDENCIRIO E ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO LUZ DA HERMENUTICA

Vernica Sabina Dias de Oliveira[1]

RESUMO:

O presente artigo busca fazer uma correlao entre as garantias constitucionais numa interpretao legal das leis para a insero no Direito Previdencirio. Logo, nasce a necessidade de contextualizar as normas e a vida social, uma vez que, vive-se num pas democrtico de direito, e sendo assim, todo cidado ter seu estado de direito em relao s garantias constitucionais de forma natural, logo ao nascer. Diante destes fatos, nota-se que o Direito Previdencirio est ligado diretamente ao Estado Democrtico de Direito, haja vista tentar sanar as desigualdades, alcanando a justia social, dando mais condies sociedade e diminuindo as diferenas entre os economicamente desiguais, ou seja, elevando os para um patamar de igualdade. Nesta senda, a seguridade social lana e traz em seu bojo, a previdncia social, sade e assistncia social com o intuito de proteger e dar benefcios a quem necessitar.

PALAVRAS-CHAVE: Garantias constitucionais; previdencirio; Democracia; seguro social.

interpretao

das

leis;

1.INTRODUO

O estudo inicia-se com uma abrangente anlise dos direitos embutidos da Carta Magna. Desta forma, o legislador preocupado com o ser humano estabeleceu na Constituio de 1988, os direitos fundamentais, direitos sociais dentre outros. Da nasce relevante e essencial oportunidade de se identificar de forma clara a norma jurdica, fica-se diante da interpretao-hermenutica para compor e garantir os direitos disciplinados. A partir da, o presente artigo cientfico tem como escopo a anlise do fenmeno da seguridade social, sendo neste momento oportuno esclarecer que o direito previdencirio tem a finalidade de proteger e dar benefcios a quem dele necessitar, um seguro social, no qual quando uma pessoa no tiver mais condies para se manter em decorrncia, de idade avanada, doena, invalidez, e outras causas que possam vir a ocorrer previdncia ir s amparar.

Feito este breve intrito, busca-se avaliar a interpretao da lei dentro desta nova hermenutica, elevando a importncia do Judicirio dentro do Estado Democrtico de Direito, determinando as figuras deste poder. Salienta-se que todo trabalho baseia-se na metodologia expositiva com vises traadas pelos mestres processualistas afastando uma viso anacrnica do direito, usando ainda, o ordenamento jurdico atual. Desenvolve-se o referido trabalho com o intuito de analisar detalhadamente a seguridade social, a interpretao da lei e o estado democrtico de direito. Derradeiramente pretende-se sintetizar a norma jurdica luz da atual hermenutica, para desta forma, v-se idealizado o intento de justia dentro dos direitos e garantias no mbito previdencirio, para assim, o operador poder levar estes ensinamentos para a aplicabilidade da norma previdenciria no sistema jurdico atual.

2.ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO

Inicialmente, cumpre percorrer sobre a trajetria do pas, desta forma destaca-se que a CF/88 lanou inovaes que exercem influncia, fazendo-se relevante refletir sobre os pilares dessa nova ordem, especialmente sobre o Estado Democrtico de Direito ali fundado. Os percalos da nossa jovem democracia devem manter-nos alertas para esse importante princpio e fundamento da ordem jurdica. Em tempos de desassossegos polticos, de desvios de verbas pblicas, da persistncia de prticas patrimonialistas e de nebulosas transaes, a maior homenagem que podemos render ao texto constitucional torn-lo o mais prximo possvel de nosso quotidiano, da realidade brasileira. A primeira concepo de Estado Democrtico de Direito identificava democracia participativa com isonomia de participao nos rendimentos da produo. As dificuldades de se implementar o socialismo econmico, a falncia do socialismo de Estado sovitico, o processo crescente de globalizao da economia e da cultura determinaram uma reviso desse entendimento inicial. Com efeito, o Estado Democrtico de Direito no se vincula a um modelo econmico, embora tenha um compromisso efetivo com a maior incluso dos cidados nos desgnios polticos do Estado. O direito ao mnimo essencial a faceta econmica do Estado Democrtico de Direito, ou seja, deve o Estado garantir as condies materiais que permitam o desenvolvimento da personalidade de cada um, em uma primeira expresso da dignidade da pessoa humana. Assim, a radicalizao da democracia pode importar em uma nova lgica de desenvolvimento econmico, mas no conduzir necessariamente ao socialismo.

3.GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

Vive-se em um pas democrtico de direito, como acima elencado, a Constituio Federal de 1988 detm um bojo garantista. Logo, busca-se a eficcia destas normas. Sabe-se que existem princpios, e que eles so as normas fundamentais de uma cincia, quando se perde um principio perde-se o porqu da cincia, porque estes so base de tudo. Por isto temos princpios gerais e princpios especiais sobre a previdncia social que est elencada na CF, como por exemplo: a universalidade de cobertura e do atendimento, uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais, seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios, irredutibilidade do valor dos benefcios, equidade na forma de participao no custeio, diversidade da base de financiamento, carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com participao da comunidade. Alm dos princpios especficos, temos tambm os princpios gerais, no so s aplicados seguridade social tambm esto elencados na CF, como: o princpio da igualdade, legalidade, direito adquirido, ato jurdico perfeito, e coisa julgada. Esses princpios so diretrizes e vem garantir a reduo das desigualdades, assegurando a cobertura de atendimento para qualquer pessoa que dela necessitar, a no distino de pessoas urbanas e rurais, pois todas devem ser tratadas iguais, para que assim haja igualdade com justia. Existem princpios que garantem a contribuio das pessoas como o financiamento da seguridade social, bem como a descentralizao e distribuio de poderes, a trplice forma de custeio (Unio, empresas e trabalhadores) e no exclusivos s destes, alm de garantir que algumas normas s podem ser criadas quando a condies para o custeio destas. No obstante a esses, h princpios que garantem o que as pessoas tm ou no direito, ou at se so obrigadas ou no a se submeter a alguma coisa, porque como j vimos, existe o princpio da legalidade, no qual a pessoa s obrigada a se submeter a algo quando tiver previso legal. Este princpio muito importante para que assim no haja arbitrariedade estatal, e as pessoas tenham plena cincia se aquele ato legal ou no. Oportunamente, percebe-se a importncia da CF/88 para a aplicabilidade da norma jurdica. A instituio de um Estado Democrtico, portanto, foi a motivao maior da prpria existncia da Assemblia Nacional Constituinte. Ainda que passemos ao largo da discusso acerca da natureza normativa ou no do prembulo, inegvel que essa passagem fundamental para a compreenso da atual Lei Maior Brasileira.

4.INTERPRETAO DAS LEIS: HERMENUTICA

Com efeito, ressaltam-se algumas caractersticas dos pensamentos da nova hermenutica constitucional. Com o intuito de estudar o mtodo tpico, concretista, cientfico-espiritual e o normativo estruturante, em razo da descrena proporcionada pelo positivismo racionalista, propiciada pela falibilidade de suas solues, tais pensamentos ressurgiram como mtodos de interpretao. Proposta inicialmente por Nicolai HARTMANN, o mtodo tpico foi revigorado por Theodor VIEHWEG, em razo da insuficincia do mtodo cientfico. O pensamento sistmico seria por excelncia um pensamento dedutivo, ao contrrio da tpica que trabalha sob a perspectiva do "respectivamente justo". A tpica uma tcnica de pensar por problemas, desenvolvida pela retrica. Ela se desdobra numa contextura cultural, ao contrrio dos argumentos dedutivos, por meio da compreenso de toda a complexidade do problema. Refuta-se, portanto, o pensamento sistmico, para que se pense nas solues aos problemas. um trabalho proposto na razo direta da dualidade problema e soluo, por meio daquilo que justo e culturalmente aceito. Se h um problema, que venha a soluo por meio daquilo que justo e aceitvel para o caso, se for preciso que se utilizem tentativas. Os mtodos, do ponto de vista da tpica, so condicionados a pontos de vista, ou como denomina VIEHWEG, na condio de "topoi". Partindo da premissa de que a Constituio um sistema aberto, com definies abstratas e indefinidas, a interpretao constitucional tambm designada sob a perspectiva de pontos de vista. H uma eterna vinculao ao problema, mantendo a reduo e a deduo em limites modestos. A tpica na interpretao da Constituio tem carter eminentemente prtico, visto que existe para solucionar problemas especficos e concretos. Razo de constituirse num pensamento focalizado no problema a partir do pensamento problemtico e no do pensamento sistemtico, pensar topicamente assumir que toda questo implica a existncia de mais de uma resposta. O mtodo tpico pressupe algumas premissas basilares, quais sejam: o carter prtico, aberto e preferncia pela discusso. Assim, seu principal objetivo proporcionar, por um processo de argumentao, uma pluralidade de interpretaes que resultam na adequao da norma constitucional ao caso concreto. Os problemas constitucionais so, em sua grande maioria, ligados violao de direitos fundamentais. Neste caso, a tpica encontra terreno propcio para sua aplicao, haja vista a amplitude dos conceitos contidos na norma. Dando uma margem de ao muito extensa ao intrprete. Concluindo, a tpica , assim, uma tcnica de pensar por problemas que possa servir de recurso interpretativo das normas jurdicas, estabelecendo uma forma de raciocnio que procede por questionamentos sucessivos, em torno de uma relao pergunta-resposta. Como pode ser percebido, o pensamento tpico abandona qualquer vinculao a um estatuto normativo. Prevalece a vontade do intrprete, o qual faz a interpretao por meio de pontos de vista (topoi), comeando o seu estudo interpretativo pelo caso concreto, com a inteno de moldar a norma que atender a situao ftica. Para o mtodo interpretativo concretizador, a interpretao constitucional considerada uma concretizao, ou seja, a aplicao de normas jurdicoconstitucionais a maneira de interpretar. A amplitude e os preceitos abertos da Constituio colocam o fator interpretao numa importncia primordial para o sistema constitucional, ao contrrio das demais normas, nas quais problemas

de interpretao so menos freqentes, pois so aplicveis a cada caso diretamente. O mtodo concretizador, nesse contexto, recupera a superioridade categrica da norma, tendo em vista que o procedimento de interpretao parte da superioridade da norma para o caso concreto, ou seja, a compreenso do sentido do texto normativo, nesse ponto de vista da concretude, leva o intrprete a conectar o preceito constitucional escrito atividade prtico-normativa, para elaborar a real interpretao. O mtodo concretista de Konrad HESSE busca encontrar o resultado constitucionalmente apurado em um procedimento ao mesmo tempo racional e controlvel, fundamentando esse resultado racional e controlavelmente e, ainda, criando a certeza jurdica e previsibilidade. Paulo BONAVIDES afirma que o mtodo concretista gravita ao redor de trs elementos bsicos: a norma que se vai concretizar, a compreenso prvia do intrprete e o problema concreto a resolver (BONAVIDES, 2001, p. 440). Ao contrrio do pensamento tpico, o mtodo hermenutico-concretizador parte da norma constitucional para o caso concreto, levando em conta o prprio resultado da concretizao da norma. Mtodo integrativo ou cientfico-espiritual afirma que a tarefa interpretativa deve ser realizada de modo a conciliar o texto aos valores e realidade da comunidade e no apenas apreender o sentido dos conceitos da norma analisada. Esse mtodo defende que a Constituio h de ser interpretada sempre como um todo, com percepo global ou captao de sentido. Defende que o intrprete deva sempre se prender realidade da vida, "concretude" da existncia, compreendida, sobretudo pelo que tem de espiritual, enquanto processo unitrio e renovador da prpria realidade, submetida lei de sua integrao. A norma constitucional se interpretada a partir desse mtodo ser integrada, quando houver obscurido, por meio da correlao existente da poca e das circunstncias que a circundam. Interpretando dessa maneira, a interpretao do desiderato constitucional adquire feies primordialmente polticas, afastando-se de suas finalidades jurdicas. O grande problema do mtodo cientfico-espiritual de SMEND refere-se quantidade de mutao dos possveis resultados da interpretao. O mtodo normativo-estruturante de Friedrich MULLER inspira-se na tpica, qual faz algumas modificaes a fim de adequ-la ao processo de concretizao da norma, eis que o exerccio da interpretao no se dissocia da normatividade do mandamento constitucional, entendido como algo a mais do que o contedo expresso do texto constitucional. Enfim, o mtodo normativo-estruturante de MULLER rene os postulados metodolgicos tradicionais, incrementado com elementos axiolgicos de ordem poltico-constitucional. Portanto, estes so os modelos relativos nova hermenutica constitucional. 5.SEGURIDADE SOCIAL

Neste momento, destaca-se o que vem a ser o direito previdencirio. Assim, segundo leciona Vladimir Novaes:
[...] o ramo disciplinador das relaes

jurdicas

subjetivas

adjetivas

estabelecidas no bojo da Previdncia social pblica ou privada, em matria de custeio e prestaes, objetivando a realizao dessa tcnica de proteo social(2010,p.242)

Notadamente, v-se que a previdncia social vem a ser o seguro social, substituindo a renda do segurado caso ele perca a capacidade laborativa. Cumpria apenas demonstrar a definio da seguridade social para compreenso dos assuntos trabalhados.

6.CONCLUSO Destarte, diante do profcuo esclarecimento, pode-se concluir que o direito previdencirio, certamente, de interesse de toda a sociedade, e no s dos estudantes de direito, dos operadores do direito. A partir do momento que temos um pouco de conhecimento de direito previdencirio, surge se algumas indagaes, questionamentos o inconformismo com algumas situaes que nos deparamos, e que muitas vezes percebemos que estas situaes no s existem protees legais como tambm so direitos fundamentais da pessoa humana, o pas est envolto numa sociedade democrtica de direito, o operador preocupou-se com as nuances da vida, garantindo os direitos. Percebe-se tambm que o direito previdencirio, est completamente ligado ao EstadoDemocrtico de Direito, e no ao Estado de Direito, porque neste existe uma rigidez maior da lei, no existe a adequao social, a partir do momento que a lei editada ela vale para todos de forma igual, e j naquele, a uma preocupao com a adequao social da lei, tratando os iguais de maneira igual, e os desiguais tentando elev-los para um patamar de igualdade. Alm de tudo, por esta maravilhosa cincia, se sabe quem poder receber o benefcio, quem ir pagar a previdncia, quanto cada um ter que contribuir, e principalmente poder entender porque alguns so obrigados a contribuir com tanto e outros com to pouco, cada um contribuir dentro dos seus limites. Existem princpios no direito previdencirio que no podemos perd-los de vista, mesmo que precisamos lutar por eles, pois so direitos de todos e garantidos pela Constituio Federal de 1988. Em linhas conclusas, partindo-se do pressuposto que o direito deve ser visto de forma una dentro do sistema jurdico, acertadamente, evidencia-se a

correlao entre os ensinamentos delineados em busca de uma eficaz tutela jurdica em prol do bem estar dentro do regime legal, atentando para a interpretao da norma.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 11 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2001, p. 437-458. BULOS, Uadi Lammgo. Manual de interpretao constitucional. So Paulo: Saraiva, 1997, P. 28-35. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da Constituio. 3 ed. Coimbra: Almedina, 1999, P. 1139-1177. HESSE, Konrad. Elementos de direito constitucional da repblica federal da Alemanha. 20. ed. Traduo de: Luis Afonso Heck. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1998, p. 54. LEITE, George Salomo. Interpretao constitucional e tpica jurdica. So Paulo. Editora Juarez de Oliveira, 2002, p. 61.

LEIRIA, Maria Lcia Luz. Direito Previdencirio e Estado Democrtico de Direito. 3.ed. Porto Alegre: Livraria do advogado.2008 ISBN 8573481935

[1]Tcnica

em Contabilidade; Acadmica do 8 perodo do curso de direito da faculdade de Cincias Humanas e Sociais - AGES

Potrebbero piacerti anche