Sei sulla pagina 1di 6

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

GABARITO - ROTEIRO DE ATIVIDADES-MATRIZ DISCIPLINAR Data da aula: Curso: 15/09/2011 Perodo Letivo: 2011/2

PEDAGOGIA 2 Fundamentos Filosficos da Educao Ma. Mariciane Mores Nunes

Semestre: Disciplina:

Professor EAD:

Tema da aula: Pressupostos Filosficos da Educao: tica, esttica e poltica. Contedo abordado: Esta teleaula corresponde ao tema 6 do caderno de atividades. O tema conduzir o educador a alguns questionamentos: O que o melhor para ser ensinado? O que o bem a se propor na ao educativa? A Axiologia filosfica responde com a Teoria dos Valores e os fundamentos da Educao Moral, estabelecendo as condies para que se construa o sujeito autnomo. Mas, se a escola tem clara a sua misso de educar para o pensar para o conhecer , a Esttica filosfica revela a necessidade da Educao do sentir . O Homem precisa da Educao para aprender a ser livre, cidado e a construir uma vida moral, e a educao esttica o ajudar muito nessa trajetria, pois o levar a conhecer o mundo e a si mesmo atravs no s da racionalidade, mas tambm da sensibilidade. A Educao ser mais coerente e eficaz se ns, educadores, formos capazes de compreender os valores que a sustentam. A escola est comprometida com o ambiente social, econmico e poltico onde est inserida. Desta forma ela refletir os valores de onde se situa. Portanto, este tema promover a reflexo por parte da escola e do educador sobre a relao entre a Educao e a Sociedade, isto , a responsabilidade do processo educativo em formar o sujeito segundo princpios ticos para a vida e atuao no ambiente social e poltico em que se encontra. O PLT, nos captulos 11 e 12, respaldar a resoluo das atividades propostas. Objetivos especficos de aprendizagem para o tema abordado: Esclarecer os conceitos de valores morais, ticos e polticos (axiologia); Explicitar os pressupostos axiolgicos da prxis educativa. Metodologias de ensino: Teleaulas (horrio de transmisso ao vivo e atividades presenciais), interao via web e atividades a distncia.

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

Atividades presenciais relacionadas Teleaula: Atividade 1 O homem sujeito na histria e na sociedade. Desse modo, confrontase sempre com valores e princpios nos quais basear suas decises e aes. A escola , por excelncia, a mediadora entre o indivduo e a sociedade, por isso, deve conhecer o cenrio social, econmico e poltico que se apresenta, a fim de que a educao acontea de forma contextualizada, crtica e reflexiva. A partir desse pressuposto, propomos a atividade abaixo: A turma dever ser dividida em grupos, os quais devero atender s seguintes solicitaes: Rememorar o que foi tratado durante a teleaula, por meio do caderno de atividades e da leitura do PLT. Refletir, discutir e responder a questo proposta no Ponto de Partida do caderno de atividades, p. 132. Alm disso, reflita sobre a questo 3, p. 133 do caderno de atividades. Questo do Ponto de Partida Como voc entende a seguinte afirmao: Todo professor professor de moral. ? As respostas podem ser as mais diversas. O importante ressaltar que as escolhas morais entrelaam a vida do Homem; da todo professor de moral tambm. Questo 3: Explique porque Educao e Liberdade so inseparveis. (mximo 5 linhas) A liberdade uma conquista humana que tem que ser aprendida via Educao. OBS: Os grupos devero registrar os resultados das reflexes durante a realizao da tarefa. No momento da reflexo e do exerccio, cabe ao professor tutor presencial orientar e acompanhar os grupos, de forma a sanar possveis dvidas e perceber o processo de desenvolvimento das questes. Atividade 2 Aps a realizao do trabalho nos grupos, dever ser promovida uma plenria, de forma que os acadmicos partilhem as ideias desenvolvidas. Este momento ser desenvolvido com base nos seguintes passos: Cada grupo dever expor suas reflexes sobre as questes propostas na atividade 1. Com a orientao do professor tutor presencial, ser elaborada uma sntese, contemplando as ideias desenvolvidas e expostas pelos grupos, acerca das questes discutidas. Atividades a distncia Para o educador Paulo Freire, no mbito do conhecimento no h ignorantes absolutos, nem sbios absolutos: h homens que, em comunho, buscam saber mais. Assim, cada um responsvel pela sua formao e aprendizado, atuando na sociedade com tica e competncia. Por isso, siga as orientaes dos exerccios 1, 2, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 do caderno de atividades, p. 132 a 135, correspondentes ao tema 6, que trataro sobre os pressupostos bsicos da educao. 1) Comente o que a autora do PLT quis dizer com o ato de valorar uma tarefa humana e coletiva que nunca termina . (mximo 10 linhas) A valorao depende da situao vivida, mas os valores no so subjetivamente individualizados, o que levaria ao relativismo. Porm, resultam de comunicao (inclusive com o passado) e de construo histrico-social, da sua relao com o jogo

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

de poder poltico e econmico. 2) (Prova Professor Educao Bsica II de Filosofia. Secretaria de Estado da Educao de So Paulo/SP -2009) Chega-se concluso de que, apesar do verniz vanguardista, Laos de Famlia uma novela muito mais conservadora do que parece. Seus temas polmicos desaparecem no final: a garota de programa morre simbolicamente e renasce como uma esposa grvida e feliz, as vils se regeneram e, tambm, ficam grvidas, a protagonista escolhe um homem mais compatvel com a sua idade e estilo de vida, o impotente se cura, os viles morrem, as mulheres abrem mo da carreira profissional para se dedicarem aos maridos e filhos (Miriam Goldenberg. De Perto Ningum Normal , 2004, pg. 121). Segundo a autora, os traos conservadores da novela Laos de Famlia de Manoel Carlos so: a) Estticos, por buscar para a novela um final feliz. b) ticos, por evitar temas como garotas de programa e problemas familiares. c) Decorrentes de no tratar de temas ticos polmicos. d) Inexistentes. e) Visveis na moralizao, ao final, segundo o modelo conservador de famlia. Resposta: (E).

4) (Prova Professor Educao Bsica II de Filosofia. Secretaria de Estado da Educao de So Paulo/SP - 2009). Esclarecimento a sada do homem de sua menoridade da qual ele prprio culpado. A menoridade a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direo de outro indivduo. O homem o prprio culpado dessa menoridade se a causa dela no se encontra na falta de entendimento, mas na falta de deciso e coragem de servir-se de si mesmo sem a direo de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de seu prprio entendimento, tal o lema do Esclarecimento. (Immanuel Kant. Que esclarecimento ? trad. F. Fernandes) Que espcie de liberdade est diretamente envolvida com o texto acima? a) Livre arbtrio. b) Liberdade de ao. c) Liberdade de pensamento. d) Liberdade de escolher seus objetivos. e) Espontaneidade. Resposta: (C). 5) Aps a leitura complementar: Os programas de educao moral (pg. 186) explique: O que o currculo oculto para Kohlberg? Qual a proposta deste autor para super-lo? (mximo 10 linhas) Para Kohlberg: a) no h currculo especfico para educao moral; b) o professor educa segundo princpios morais nem sempre explcitos e conscientes, refletindo as suas posturas pessoais este o currculo oculto . Soluo de Kohlberg: Treinar os professores, tornando- os conscientes de sua influncia moral e da necessidade de usar qualquer aula para promover a evoluo da conscincia moral da heteronmia para a autonomia. 6) Explique em que consiste a ideia de Autonomia Moral para Durkheim e para Piaget. (mximo 12 linhas) Para Durkheim A Educao Moral um processo de socializao. A autonomia moral consiste no reconhecimento pessoal da necessidade de se cumprirem as normas morais da sociedade. Para Piaget A conscincia moral resulta de uma

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

evoluo que comea na anomia (ausncia de leis) passa pela heteronomia (aceitao da norma externa) e atinge a autonomia (capacidade de autodeterminao que indica a superao da moral infantil). 7) Comente: No exagero dizer que a postura esttica ajuda a evitar as formas petrificadas rgidas e intransigentes do moralismo ou do fanatismo poltico . (mximo 10 linhas) Uma imagem, ou som ou cor sensibilizam muito mais do que muitas palavras. A arte tem poder transformador. Coloca em xeque a viso cotidiana e viciada pelo hbito. Prope o que no esperana, subverso. 8) Comente: No existe educao neutra. D um exemplo. (mximo 10 linhas) A Educao e a escola refletem o jogo de foras do poder poltico e econmico de cada poca histrica, e esto comprometidas com ele, por exemplo, o contedo de algumas disciplinas. 9) (Prova Professor Educao Bsica II de Filosofia. Secretaria de Estado da Educao de So Paulo/SP -2009). O que me parece caracterstica da forma de controle atual o fato de que ele se exerce sobre cada indivduo: um controle que nos fabrica, impondo-nos uma individualidade, uma identidade. (...) Dizendo de outro modo, eu no creio que a individualizao se oponha a poder, mas, pelo contrrio, eu diria que nossa individualidade, a identidade obrigatria de cada um efeito e instrumento do poder e o que este mais teme a fora e a violncia dos grupos (Michel Foucault. Ditos e Escritos . Vol II). Que fenmenos contemporneos refletem tal individualizao? 1. A produo e o consumo de bens personalizados. 2. A proliferao de documentos de identidade. 3. A criao de obras de arte nicas. 4. A proliferao de cmeras de vigilncia no espao pblico. Respostas: a) 1 e 3 b) 2 e 4 c) 1 e 2 d) 3 e 4 e) 1 e 4 Resposta: (E). 10) (ENADE 2005). Marx, em uma de suas teses, critica a viso que os materialistas anteriores a ele tinham dos fatores que influenciam a formao do homem: A doutrina materialista, segundo a qual os homens so produtos das circunstncias e da educao e, portanto, segundo a qual os homens transformados so produtos de outras circunstncias de uma educao modificada, esquece que so precisamente os homens que transformam as circunstncias e que o prprio educador deve ser educado. Por isso, essa doutrina chega, necessariamente, a dividir a sociedade em duas partes, uma das quais colocada acima da sociedade (...). A coincidncia da modificao das circunstncias com a atividade humana ou alterao de si prprio s pode ser apreendida e compreendida racionalmente como prxis revolucionria. (MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alem. So Paulo: HUCITEC, 1986, pg.12). De acordo com o enunciado nessa tese: a) No so as circunstncias e a educao que determinam o homem, pois os homens esto inseridos num desenvolvimento histrico-dialtico das bases econmicas da sociedade que os determina. b) Para mudar as circunstncias e a educao, preciso dividir a sociedade em duas partes, uma formada pelos intelectuais orgnicos que lideram o processo revolucionrio e

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

outra que inclui a classe trabalhadora. c) Pensar a mudana significa no dissociar a mudana das circunstncias da mudana do homem, ou seja, a educao significa alterar a si prprio na prtica transformadora. d) A mudana das circunstncias e da educao exige, em primeiro lugar, a educao dos educadores, pois somente educadores treinados e capacitados na doutrina marxista podem revolucionar o esprito da juventude. e) O dilema do homem consiste na impossibilidade de ser verdadeiramente mudado, pois os educadores so infalivelmente vtimas da mesma educao e das mesmas circunstncias s quais os educandos so submetidos. Resposta: (C). As atividades so um processo pelo qual os conhecimentos se tornam mais slidos e seguros, colaborando para a construo de habilidades e atitudes que reflitam a aprendizagem. Atividades avaliativas: A atividade avaliativa uma forma de perceber o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importncia de pensar o tema Pressupostos Filosficos da Educao: tica, esttica e poltica , propomos a realizao das atividades abaixo, a fim de aprofundar e enriquecer a compreenso do tema. Questo: A Educao ser mais coerente e eficaz se ns, educadores, formos capazes de compreender os valores que a sustentam . Com base nesse pressuposto, que valores morais devem estar na base da ao educativa? Questo: Apresente a relao entre os seguintes pressupostos da educao: tica e Poltica. Para a realizao dessas atividades, voc dever dar ateno leitura dos textos do PLT propostos, especialmente, os captulos 11 e 12, que tratam sobre o tema da teleaula. ATENO: A cada aula sero propostas algumas atividades avaliativas para compreenso do tema. Por isso, voc dever desenvolver as atividades propostas a fim de concluir o trabalho no tempo previsto. Bibliografia Bsica: ARANHA, Maria L. de A. Filosofia da Educao. 3 ed. So Paulo: Moderna, 2008. (LIVRO PRINCIPAL) GHIRALDELI JUNIOR, Paulo. Filosofia da Educao. 1 ed. So Paulo: tica, 2007. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educao. 1 ed. So Paulo: Cortez, 2001. Bibliografia Complementar: FERNANDES, ngela V. Machado; PALUDETO, Melina C. Educao e direitos humanos: desafios para a escola contempornea. Cad. CEDES, Campinas, v. 30, n. 81, Maio. /ago. 2010. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n81/a08v3081.pdf > Acesso em: 11 jul. 2011. PATACHO, Pedro Manuel. Prticas educativas democrticas. Educ. Soc., Campinas,

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educao a Distncia

v. 32, n. 114, Jan./mar. 2011. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v32n114/a03v32n114.pdf> Acesso em: 11 jul. 2011. REVISTA DE EDUCAO. Sistema Anhanguera de Revistas Eletrnicas (SARE) Cincias Humanas, Educao. (Psicopedagogia; Pedagogia; Poltica). ISSN 14157772. Indexada: Latindex, EDUBASE, Google Scholar. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/reducrnica> Acesso em: 11 jul. 2011. Cronograma de aulas: Disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), no incio do semestre, com indicao das datas e disciplinas de forma coerente com o Caderno de Atividades.

Potrebbero piacerti anche