Sei sulla pagina 1di 4

Lidiane Coutinho Direito Administrativo Aula 015

DIREITO ADMINISTRATIVO- MDULO I- ASSUNTO III- ORGANIZAO ADMINISTRATIVA ENTIDADES ADMINISTRATIVAS 1. ADM. INDIRETA- ENTIDADES ADMINISTRATIVAS: 1.1. CONCEITO. 1.2. CARACTERSTICAS COMUNS S ENTIDADES: So pessoas jurdicas (de direito pblico ou privado), institudas por determinada entidade poltica para exercer uma parcela de sua capacidade de autoadministrao; Tm capacidade de autoadministrao,segundo a qual exercem com autonomia a atividade que lhe foi transferida pela entidade poltica, nos termos e limites da lei; No possuem capacidade de autogoverno, nem de autoconstituio, nem mesmo de autolegislao; So resultado do fenmeno da descentralizao; Tm patrimnio prprio, receitas e oramentos prprios; 1.3. CARACTERSTICAS DAS ENTIDADES (AUTARQUIAS, FUND. PBLICAS, SOC. DE ECONOMIA MISTA E EMP. PBLICAS): Conceito; Criao (instituio das entidades); Personalidade Jurdica; Relao com o ente poltico; Regime jurdico; Relao de trabalho; Controle externo; Licitaes e contratos; Privilgios; Foro processual; Responsabilidade civil; Nomeao dos dirigentes. 1.4. DIFERENAS ENTRE SOC. ECONOMIA MISTA E EMP. PBLICAS: Forma jurdica Composio de capital Foro processual (em matria comum) para empresas estatais. 1.5. AUTARQUIA (CLASSIFICAO): 1.5.1 Ordinrias (ou comuns) 1.5.2 Fund. Pblicas (com personalidade de direito pblico) 1.5.3. Autarquias em regime especial. 1.5.4. Consrcios pblicos 1.5.5 Territoriais.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

QUESTES DE CONCURSOS- ORGANIZAO ADMINISTRATIVA. 01. (CESPE- Procurador do Estado -PGE-PE/2009) Quanto atividade administrativa do Estado e administrao pblica direta e indireta, assinale a opo correta. A) Segundo a doutrina, na descentralizao por servio, o poder pblico mantm a titularidade do servio e o ente descentralizado passa a deter apenas a sua execuo. B) A desconcentrao consiste na distribuio de competncia de uma para outra pessoa fsica ou jurdica. C) A fundao instituda pelo Estado com personalidade jurdica de direito privado se sujeita inteiramente a esse ramo do direito. D) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista so criadas e extintas mediante autorizao legal, tm personalidade jurdica de direito privado, possuem a mesma forma de organizao ou estruturao e, ambas, desempenham atividade de natureza econmica. E) A autarquia configura pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com capacidade de autoadministrao, sujeita ao princpio da especializao, o qual a impede de exercer atividades diversas daquelas para as quais foi constituda. 02.(ESAF- Auditor Fiscal- Rec. Federal/2009) Quanto organizao administrativa brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a opo correta. I. A administrao pblica federal brasileira indireta composta por autarquias, fundaes, sociedades de economia mista, empresas pblicas e entidades paraestatais. II. Diferentemente das pessoas jurdicas de direito privado, as entidades da administrao pblica indireta de personalidade jurdica de direito pblico so criadas por lei especfica. III. Em regra, a execuo judicial contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA enquanto autarquia federal est sujeita ao regime de precatrios previsto no art. 100 da Constituio Federal, respeitadas as excees. IV. A Caixa Econmica Federal enquanto empresa pblica exemplo do que se passou a chamar, pela doutrina do direito administrativo, de desconcentrao da atividade estatal. V. O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS enquanto autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social est subordinada sua hierarquia e sua superviso. a)Apenas os itens I e II esto corretos. b)Apenas os itens II e III esto corretos. c)Apenas os itens III e IV esto corretos. d)Apenas os itens IV e V esto corretos.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

e)Apenas os itens II e V esto corretos. 03. ( FCC - 2012 - DPE-SP - Defensor Pblico) As fundaes de direito pblico, tambm denominadas autarquias fundacionais, so institudas por meio de lei especfica e a) seus agentes no ocupam cargo pblico e no h responsabilidade objetiva por danos causados a terceiros. b) seus contratos administrativos devem ser precedidos de procedimento licitatrio, na forma da lei. c) seus atos constitutivos devem ser inscritos junto ao Registro Civil das Pessoas Jurdicas, definindo as reas de sua atuao. d) seus atos administrativos no gozam de presuno de legitimidade e no possuem executoriedade. e) seu regime tributrio comum sobre o patrimnio, a renda e os servios relacionados s suas finalidades essenciais. _____ 04. (CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista - Processual) Formada mediante a conjugao de capitais pblico e privado, a sociedade de economia mista organizada sob a forma de sociedade annima e prescinde da participao do poder pblico na sua gesto. _____ 05. ( CESPE - 2012 - DPF - Papiloscopista da Polcia Federal) O foro competente para o julgamento de ao de indenizao por danos materiais contra empresa pblica federal a justia federal. _____ 06. (CESPE - 2012 - AGU - Advogado) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista no se sujeitam falncia e, ao contrrio destas, aquelas podem obter do Estado imunidade tributria e de impostos sobre patrimnio, renda e servios vinculados s suas finalidades essenciais ou delas decorrentes.

07. (FCC- Analista Judicirio- Exec. Mandados-TRT9/2010) No que concerne ao tema sociedades de economia mista e empresas pblicas, INCORRETO afirmar: a) O pessoal das empresas pblicas e das sociedades de economia mista so considerados agentes pblicos, para os fins de incidncia das sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa. b) As sociedades de economia mista apenas tm foro na Justia Federal quando a Unio intervm como assistente ou opoente ou quando a Unio for sucessora da referida sociedade. c) Ambas somente podem ser criadas se houver autorizao por lei especfica, cabendo ao Poder Executivo as providncias complementares para sua instituio. d) No capital de empresa pblica, no se admite a participao de pessoa jurdica de direito privado, ainda que integre a Administrao Indireta. e) As empresas pblicas podem adotar qualquer forma societria, inclusive a forma de sociedade "unipessoal". (CESPE- Analista Administrativo-ANATEL/2009) Acerca da regulao e das agncias reguladoras, julgue os itens que se seguem. ____08. Os conselheiros e os diretores das agncias reguladoras somente perdem o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, no podendo a lei de criao da agncia prever outras condies para a perda do mandato. ____09. Durante o perodo de impedimento para o exerccio de atividades no setor regulado, o exdirigente de agncia reguladora ficar vinculado agncia, fazendo jus a remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exerceu e aos benefcios a ele inerentes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

____10. O ex-dirigente de agncia reguladora fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. ____11. O presidente, o diretor-geral ou o diretor-presidente das agncias reguladoras devem ser escolhidos pelo presidente da Repblica e por ele nomeados, aps aprovao pelo Senado Federal. 12. (ESAF- Analista Tcnico SUSEP/2010) Acerca do tema "Agncias Executivas e Agncias Reguladoras", correto afirmar: a) a denominao "Agncia Executiva" designa um ttulo jurdico que pode ser atribudo a autarquias e fundaes pblicas, no traduzindo uma nova forma de pessoa jurdica pblica. b) as Agncias Reguladoras gozam de uma autonomia precria, conferida pela simples contratualizao de suas atividades. c) as Agncias Executivas surgem da descentralizao do Estado e da substituio da sua funo empreendedora, o que requer o fortalecimento das funes de fiscalizao. d) na Unio, o ttulo de Agncia Reguladora conferido mediante decreto do Presidente da Repblica. e) em geral, as Agncias Reguladoras implementam as polticas pblicas, sem se ocuparem de disciplinar a atuao de outras entidades. _____ 13. (CESPE - 2012 - AGU - Advogado) A qualificao de agncia executiva federal conferida, mediante ato discricionrio do presidente da Repblica, a autarquia ou fundao que apresente plano estratgico de reestruturao e de desenvolvimento institucional em andamento e celebre contrato de gesto com o ministrio supervisor respectivo. 14. (ESAF- Auditor Fiscal do Trabalho- AFT/2010) Um consrcio pblico, com personalidade jurdica de direito pblico, composto por alguns municpios, pelos respectivos governos estaduais e pela Unio, integra: a) nos municpios e nos estados, a administrao direta; na Unio, a administrao indireta. b) nos municpios, nos estados e na Unio, a administrao indireta. c) nos municpios, a administrao direta; nos estados e na Unio, a administrao indireta. d) nos municpios, nos estados e na Unio, a administrao direta. e) nos municpios e nos estados, a administrao indireta; na Unio, a administrao direta. _____ 15. ( CESPE - 2012 - STJ - Analista Judicirio - rea Judiciria) Os consrcios pblicos, quando assumem personalidade jurdica de direito pblico, constituem-se como associaes pblicas, passando, assim, a integrar a administrao indireta dos entes federativos consorciados. GABARITO 01 E 09 C 02 B 10 C 03 B 11 C 04 E 12 A 05 C 13 C 06 E 14 B 07 D 15 C 08 E

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Potrebbero piacerti anche