Sei sulla pagina 1di 107

Universidade Federal do Piau UFPI Engenharia Mecnica Disciplina: Engenharia e Cincia dos Materiais II

Conformao Mecnica

Prof Adiana Nascimento

Introduo
A grande importncia dos metais na tecnologia moderna deve-se, em grande parte, facilidade com que eles podem ser produzidos nas mais variadas formas, para atender a diferentes usos.

Os processos de fabricao de peas a partir dos metais no estado slido podem ser classificados em:
- Conformao conservados; Mecnica: volume e massa material so

- Remoo Metlica ou Usinagem: retira-se para se obter a forma desejada;

Classificao
Os processos de conformao mecnica podem ser classificados de acordo com o tipo de fora aplicada ao material: - Compresso direta: - Compresso indireta: Forjamento, Laminao; Trefilao, Extruso, Estampagem;

- Trativo:
- Dobramento: - Cisalhamento:

Estiramento;
Dobramento(momentos); Corte.

Classificao
Forjamento

Laminao

Extruso

Embutimento (Estampagem) Profundo

Trefilao

Matriz

Dobramento

Estiramento (Tracionamento)

Cisalhamento

Caractersticas
Os processos de conformao mecnica alteram a geometria do material atravs de foras aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes at grandes cilindros, como os empregados na laminao. As operaes de conformao mecnica so processos de trabalho dentro da fase plstica do metal. Trabalho mecnico primrio _ produo de chapas, tarugos, barras, etc. Trabalho mecnico secundrio _ produo de definitivos: fios, peas forjadas, peas estampadas. objetos

Em funo da temperatura os processos de deformao classificam-se em trabalho a quente e trabalho a frio.

Caractersticas

Trabalho a quente

realizado a uma temperatura superior a temperatura de recristalizao

Trabalho a frio

realizado a uma temperatura inferior a temperatura de recristalizao, ainda que superior a temperatura ambiente.

A temperatura de recristalizao caracterstica de cada material e definida como a menor temperatura na qual uma estrutura deformada de um metal trabalho a frio restaurada ou substituda por uma estrutura nova, livre de tenses, aps a permanncia nessa temperatura por um determinado tempo.

Caractersticas
Temperatura de recristalizao e temperatura de fuso

METAL

Chumbo Zinco Alumnio Cobre Ferro Nquel Tungstnio

TR (C) 15 25 150 200 450 600 1200

TF (C) 327 420 660 1083 1536 1450 3410

Caractersticas
Como resultado da deformao mecnica a frio intensa, ocorrem apreciveis movimentos das imperfeies cristalinas, principalmente discordncias, ao longo dos planos de deslizamento. Forma-se como que um rendilhado tridimensional de discordncias que, juntamente com a distoro dos planos de escorregamento impedidos de avanar pelos contornos dos gros adjacentes, provoca uma desordem no modelo cristalino normal, tornando mais difcil o escorregamento ulterior e afetando assim as propriedades mecnicas. esse o fenmeno de encruamento.

Caractersticas
Vantagens e Desvantagens:

O trabalho a quente permite o emprego de menor esforo mecnico e, para a mesma quantidade de deformao, as mquinas necessrias so de menor capacidade que no trabalho a frio;
A

estrutura do metal refinada pelo trabalho a quente, de modo que sua tenacidade melhora;

O trabalho mecnico a frio pode alterar sensivelmente as propriedades mecnicas: resistncia e dureza aumentam; ductilidade diminui;

O trabalho a quente deforma mais profundamente que o trabalho a frio, devido continuada recristalizao que ocorre durante o processo;

Caractersticas
Vantagens e Desvantagens:

O trabalho a quente exige ferramental de material de boa resistncia ao calor;

Outra desvantagem do trabalho a quente corresponde oxidao e formao de casca de xido;

O trabalho a quente no permite, ainda, a obteno de dimenses dentro de estreitas tolerncias;

O trabalho a frio no apresenta tais desvantagens; alm disso, produz melhor acabamento superficial.

Caractersticas
Anomalias que podem ser produzidas pelo trabalho mecnico:

Casca de laranja _ ocorre eventualmente na estampagem de chapas, relacionado com o tamanho do material. Caracterizase por uma superfcie extremamente rugosa, nas regies que sofreram deformao aprecivel.

Linhas de distenso _ pode ocorrer em chapas de aos de baixo carbono, quando o material deformado na faixa de escoamento. O defeito corresponde a depresses que aparecem, em primeiro lugar, ao longo dos planos de mxima tenso de cisalhamento; medida que a deformao continua, as deformaes se espalham e acabam se juntando, de modo a produzir uma superfcie spera.

Tipos
Laminao: O metal forado a passar entre dois cilindros, girando em sentido oposto, com a mesma velocidade superficial, distanciados entre si a uma distncia menor que o valor da espessura da pea a ser deformada.

Forjamento: Processo de transformao de metais por prensagem ou martelamento ( a mais antiga forma de conformao existente).

Tipos
Extruso: um processo de conformao em que um bloco de metal forado a passar atravs do orifcio de uma matriz sob alta presso, de modo a ter sua seo transversal reduzida.
Extruso

Estampagem: Compreende um conjunto de operaes, por intermdio das quais uma chapa plana submetida a transformaes de modo a adquirir uma nova forma geomtrica, plana ou oca.

Laminao
Pela laminao, o perfil obtido pode ser o definitivo e a pea resultante pronta para ser usada; por exemplo, trilhos e vigas; ou o perfil obtido corresponde ao de um produto intermedirio a ser empregado em outros processos de conformao mecnica, como por exemplo, tarugos para forjamento e chapas para estampagem profunda. As diferenas entre: - a espessura inicial e a final = reduo total (h) - a largura final e inicial = alargamento total (b ) - o comprimento final e inicial = alongamento total (l)

h = h0 h1 b = b1 b0 l = l1 l0

Laminao
Foras de laminao ngulo de contato
cos = 1 (h0 h1)/2R Como devem passar, na unidade de tempo, por um determinado ponto iguais volumes de metal, pode-se escrever b0h0v0 = bhv = b1h1v1 Onde b a largura da placa e v a velocidade a uma espessura h intermediria entre h0 e h1.

Laminao
Foras de laminao O ponto neutro (velocidade do cilindro = velocidade da placa). E o ngulo central chamado de ngulo neutro. A figura mostra que duas foras principais atuam sobre o metal, so elas: - a normal N; - a tangencial T ( fora de atrito). De AA a D: _ o movimento da placa mais lento que o da superfcie dos cilindros e a fora de atrito atua no sentido de arrastar o metal. De D a BB: _ o movimento da placa mais rpido que o da superfcie dos cilindros, a direo da fora de atrito inverte-se, de modo que sua tendncia opor-se sada da placa.

Laminao
Tipos de laminadores Duo_ composto de dois cilindros de mesmo dimetro, girando em sentidos opostos, com a mesma velocidade perifrica e colocados um sobre o outro.

Laminao
Tipos de laminadores Trio _ trs cilindros so dispostos um sobre o outro; a pea introduzida no laminador, passando entre o cilindro inferior e o mdio e retorna entre o cilindro superior e o mdio. Os modernos laminadores trio so dotados de mesas elevatrias ou basculantes.

Laminao
Tipos de laminadores Qudruo_ compreende quatro cilindros, montados uns sobre os outros; dois desses cilindros so denominados trabalho(os de menor dimetro) e dois denominados suporte ou apoio (os de maior dimetro). Estes laminadores so empregados na laminao e relaminao de chapas que, pela ao dos cilindros de suporte, adquirem uma espessura uniforme em toda a seo transversal.

Laminao
Tipos de laminadores Laminador universal_ em que se tem uma combinao de cilindros horizontais e verticais; a figura representa o tipo chamado Grey, empregado na laminao de perfilados pesados;

Laminao
Tipos de laminadores Laminador Sendzimir_ em que os cilindros de trabalho so suportados, cada um deles, por dois cilindros de apoio. Este sistema permite grandes redues de espessura em cada passagem atravs dos cilindros de trabalho.

Laminao

Esquema de passes empregado para a laminao de um trilho ferrovirio

Laminao
rgos mecnicos de um laminador As duas estruturas metlicas que constituem a cadeira de laminao so chamadas gaiolas, as quais por meio de mancais suportam os cilindros.

Os cilindros de laminao so peas inteirias, fundidas ou forjadas que apresentam uma parte central chamada corpo (pode ser lisa ou apresentar reentrncias(caneluras)).

Laminao
rgos mecnicos de um laminador Nas extremidades dos cilindros ficam localizados os pescoos que se apiam em mancais. Aps os pescoos, situa-se o trevo, que a parte que recebe o acoplamento para rotao. No topo da gaiola situam-se parafusos que controlam a elevao do cilindro superior, de modo a modificar a distncia entre os dois cilindro e permitir redues diferentes. Esse ajustagem , geralmente, motorizado. A transmisso do movimento de rotao do motor de acionamento feita por intermdio de uma caixa de pinhes.

Laminao
Operaes de laminao Adotando-se o critrio de classificar os laminadores pela funo que executam, tem-se: _ laminadores primrios (desbaste), tm a funo de transformar os lingotes de metal em produtos intermedirios ou semiacabados, como blocos, placas e tarugos. _ laminadores acabadores, geram produtos acabados, tais como perfilados em geral, trilhos, chapas, tiras etc. A laminao de desbaste sempre feita a quente; a laminao de acabamento geralmente iniciada a quente e, em casos de perfis mais simples, como tiras e chapas, terminada a frio.

Laminao

Laminao

Laminao
Laminao de uma chapa de ao: O lingote depois de aquecido(fornos-poo) temperatura de laminao, levado ao laminador de desbaste.

Admitindo-se que as placas sadas dos desbaste apresentem uma espessura de 28mm, as redues sero as seguintes: 50%, 40%, 40%, 35%, 15% e 10%, saindo com uma espessura de 2,5mm.

Forjamento
Processo de transformao de metais por prensagem ou martelamento.
Equipamentos: os martelos de forja ou martelos de queda e as prensas. Nos primeiros, golpes rpidos e sucessivos so aplicados no metal, enquanto, nos segundos, o metal fica sujeito ao de fora compressiva de baixa velocidade.

No forjamento por martelamento, a presso atinge a mxima intensidade quando o martelo toca o metal.
Na prensagem, atinge-se o mximo valor da presso pouco antes que ela seja retirada.

Forjamento

Martelo dupla ao

Neste equipamento, a massa cadente conectada a um pisto contido em um cilindro no topo do martelo.

Forjamento
O martelamento produz deformao nas camadas superficiais, a prensagem atinge as camadas mais profundas e a deformao resultante mais regular. As operaes de forjamento so realizadas a quente, ou seja, a temperaturas acima das de recristalizao do metal, embora alguns metais possam ser forjados a frio. A mxima temperatura de forjamento corresponde aquela em que pode ocorrer fuso incipiente ou acelerao da oxidao e a mnima corresponde quela abaixo da qual poder comear a ocorrer encruamento. Para os aos-carbono, a faixa usual de temperatura 800 1000C.

Forjamento
Foras atuantes na deformao O corpo apresentado na figura abaixo, sujeito a ao da fora externa P. ao dessa fora, ope-se uma reao interna do metal, chamada de resistncia ideal r, sua deformao.

No caso da deformao livre(corpo livre que se dilata lateralmente), o efeito da fora P sobre a superfcie S0 um achatamento livre do corpo. Supondo um achatamento elementar dh, o trabalho elementar de deformao dT expresso por dT = P.dh

Forjamento
Chamando de resistncia ideal deformao de rd tem-se rd = P/S

Ento
dT = rd.S.dh = a.b.rd.dh onde a e b so as outras dimenses do corpo

Como na deformao o volume permanece constante, tem-se


Vc = a.b.h ou dT = Vc.rd.dh/h O trabalho total necessrio para deformar o corpo de h0 a h1

dh T Vr h T V r [ln h]
h0 h1 c d c d

h0 h1

Forjamento
Pela figura anterior, tem-se S0h0 = S1h1 = Vc (volume constante) ou

S h 1 S h
0 0 1 1

Substituindo na equao do trabalho total, tem-se

S T V r ln S
c d

Forjamento
No caso da deformao vinculada, ou seja, forjamento em matriz, o esforo de deformao maior, pois o material sob deformao retido entre as paredes de um molde ou matriz, alm das paredes de uma cavidade perimetral para conter o material em excesso.

Forjamento
Processos de forjamento

O forjamento , pois, o processo de deformao a quente em que, pela aplicao de fora dinmica ou esttica, se modifica a forma de um bloco metlico. Em linhas gerais, o termo forjamento abrange os seguintes processos de conformao: - prensagem, em que o esforo de deformao aplicado de forma gradual;
- forjamento simples ou livre, em que o esforo de deformao aplicado mediante golpes repetidos, com o emprego de matrizes abertas ou ferramentas simples; - Forjamento em matriz, que difere do anterior, porque uma deformao vinculada, obtida mediante o emprego de matrizes fechadas;

Forjamento
Processos de forjamento

-recalcagem, em que se submete uma barra cilndrica deformao de modo a transform-la numa pea determinada; uma variedade desse processo a eletro-recalcagem, em que a barra cilndrica, em vez de ser previamente aquecida, atinge a temperatura fixada de deformao na prpria mquina de recalcagem.

Forjamento
Prensagem

O processo usado para a deformao inicial de grandes lingotes, resultando produtos a serem posteriormente forjados ou, ento, para forjar os lingotes em grandes eixos, como os de navio, ou para forjar peas de formas simtricas com seo circular ou cnica.
As prensas so de grande capacidade, a qual pode atingir 50.000 toneladas; so acionadas hidraulicamente. A presso pode ser ajustada por meio de vlvula de controle de presso. Assim, velocidade de deformao controlada. Devido a quase ausncia de choque os custos de manuteno mais baixo que no martelamento. O custo inicial de uma prensa hidrulica , entretanto, maior do que uma prensa mecnica de mesma capacidade e sua ao mais lenta.

Forjamento
Prensagem

Forjamento
Prensagem

Prensagem em matrizes fechadas empregada na conformao de peas de metais e ligas no-ferrosas, porque esses materiais apresentam maior grau de plasticidade, necessria para preencher as cavidades das matrizes, mediante operao de esmagamento.
Outra vantagem reside no fato de no se necessitar de grandes ngulos de sada ou conicidade nas matrizes, apenas 2 a 3 ao contrrio do forjamento em matriz, em que esses ngulos so pelos o dobro. Aplicao: na industria aeronutica em peas de alumnio que, pela prtica eliminao de conicidade, exigem menos usinagem.

Forjamento
Prensagem

As presses geralmente aplicadas, em t/cm2, variam de:


-0,7 a 2,8 lato -1,4 a 2,8 alumnio

- 2,1 a 4,2 ao
- 2,8 a 5,6 titnio

Forjamento

Forjamento
Forjamento simples ou livre

Operao preliminar em que, a partir de blocos, tarugos etc., procura-se esboar formas que, em deformaes posteriores por forjamento em matriz ou outro processo, so transformadas em objetos de formas mais complexas. Operaes de natureza preliminar:
_ esmagamento de um disco metlico

(a) Esmagamento

Forjamento
Forjamento livre

_ conformao de uma flange numa extremidade de uma barra cilndrica

(b) Conformao de um flange

Forjamento
Forjamento livre

_ dobramento de uma barra redonda com auxlio de um cilindro e dobramento de uma placa com o auxlio de uma matriz aberta.

(c) Dobramento de uma barra

(d) Dobramento de chapa

Forjamento
Forjamento livre

_ dobramento de uma biela previamente esboada.

Forjamento
Forjamento livre

_ corte a quente, com auxlio de martelo, bigorna, tenaz e dispositivo semelhante a machado.

Forjamento
Forjamento livre

_ estiramento de uma barra, a qual, durante a operao, deve ser girada e deslocada longitudinalmente como est indicado na figura abaixo. No caso apresentado, a operao consiste em martelamento livre. Permite a obteno de sees quadradas, hexagonais etc.

Forjamento
Forjamento livre

_ perfurao a quente de discos metlicos

Forjamento
Forjamento livre

_ estrangulamento de barra redonda ou de uma placa retangular, ou seja, confeco de sulcos transversais.

Forjamento
Forjamento em matriz

Realizado em matrizes fechadas, que conformam a pea de acordo com uma forma definida e precisa.
_Esboamento, preparo grosseiro da forma da pea atravs de forjamento livre. _O pedao esboado colocado sobre uma metade da matriz, na bigorna. _A outra matriz est presa ao martelo. _Pela aplicao de golpes sucessivos, o material, aquecido acima da temperatura de recristalizao, flui e preenche a cavidade das duas meias matrizes.

Forjamento
Forjamento matriz

A matriz possui ainda uma cavidade na sua periferia, propositadamente confeccionada, e que segue o perfil da pea, com o objetivo de conter o excesso de material que deve ser previsto, de modo a garantir total preenchimento da matriz e produzir uma pea s.
O volume de material a ser deformado corresponde a todas as cavidades da matriz. Na figura seguinte nota-se o preenchimento da cavidade do molde, formando a rebarba. Com isso, facilita-se a contato completo das duas metades da matriz e todas as peas so obtidas com altura constante.

Forjamento
Forjamento matriz

Forjamento
Forjamento matriz

Forjamento convencional

Forjamento
Forjamento matriz

A fase final da operao de forjamento em matriz o corte da rebarba, pelo emprego de matrizes especiais de corte ou quebra de rebarbas.

Forjamento
Matrizes

Sobremetal, para usinagem. O excesso de material funo da das dimenses da pea. Recomenda-se o emprego da seguinte regra:
_ para peas de pequenas dimenses, at 20mm de dimetro ou largura, - 0,5 a 1,0mm; _ para peas de dimenses mdias, entre 20mm a 80mm de dimetro ou largura 1,0 a 1,5mm;

_ para peas de 80mm a 150mm de dimetro ou largura, - 1,5 a 2,0mm;


_ para peas de 150mm at 250mm de dimetro ou largura, 2,0 a 3,0mm.

Forjamento
Matrizes

ngulo de sada ou conicidade, para facilitar a retirada da pea da cavidade da matriz.


_Superfcies internas 5 a 7 _ Superfcies externas 7 a 8 Para fins prticos procura-se manter constantes os valores desses ngulos, em torno de 7.

Forjamento
Matrizes

Concordncia dos cantos, devido possibilidade de ocorrerem falhas em funo da contrao que se verifica a partir da temperatura de forjamento at a temperatura ambiente. Assim, deve-se evitar cantos vivos, que criam tenses e, eventualmente, levam o metal a fissurar(2 a 5mm de profundidade).
Raios de concordncia em peas para forjamento em matriz

Forjamento
Matrizes

Tolerncia, em funo de um possvel deslocamento de uma matriz em relao outra metade.

e, longitudinal e1, transversal

Forjamento
Matrizes

Forjamento
Projeto das matrizes Contrao do metal As matrizes devem ser construdas maiores, porque se isso no ocorrer a peas resultante apresentar dimenses menores que as projetadas. Na prtica, considera-se os seguintes valores para a contrao: Ao.......................1,0%( de 1020C a 20C) Bronze.................. 0,8%( de 520C a 20C) Lato.................... 0,9%( de 520C a 20C) Cobre................... 0,8%( de 520C a 20C) Ligas leves........... 0,9%( de 420C a 20C)

Forjamento
Forjamento matriz

Sistema de referncia entre as duas meias matrizes


Para uma pea perfeita necessrio que as duas metades da matriz coincidam, de modo que a cavidade da matriz superior siga perfeitamente a cavidade da matriz inferior.

(a) por intermdio de duas colunas opostas diagonalmente. (b) e (c) por intermdio de sedes cnicas ou inclinadas, na forma de macho e fmea. (a) (b) (c)

Forjamento
Forjamento matriz

Canais de rebarba
A figura abaixo apresenta os tipos e a tabela seguinte d recomendaes sobre as suas dimenses.

Forjamento
Forjamento matriz

Canais de rebarba

Forjamento
Forjamento matriz

Material das matrizes


Os materiais empregados na confeco das matrizes so aos especiais tipo ferramentas caracterizados por conterem carbono de mdio a alto teor e elementos de liga como cromo, nquel, molibdnio, tungstnio e vandio. Exigem tratamento trmico tanto mais complexo, quanto maior a quantidade e a porcentagem de elementos de liga presentes.

Forjamento
Recalcagem

Trata-se essencialmente de um processo de conformao a quente em que uma barra, tubo ou outro produto de seo uniforme, geralmente circular, tem uma parte de sua seo transversal alongada ou reconformada.

Forjamento
Recalcagem

Forjamento
Outro tipo de forjamento

Forjamento rotativo
um processo de reduo da rea da seo transversal de barras, tubos ou fios, mediante a aplicao de golpes repetidos, com o emprego de um ou mais pares de matrizes opostas. A pea a ser forjada, geralmente, de forma quadrada, circular ou apresenta qualquer forma simtrica em seo transversal. Pelo processo, consegue-se reduzir, por exemplo, tubos a partir de 35cm de dimetro e barras a partir de 10cm de dimetro aproximadamente. Normalmente, o processo aplicado a frio em aos carbono com 0,20% ou menos de carbono. medida que aumenta o teor de carbono e elementos de liga, a forjabilidade rotativa diminui.

Forjamento
Outro tipo de forjamento

Forjamento rotativo
Exige tratamento trmico de coalescimento para mxima deformabilidade. Com o tratamento a reduo pode atingir 70%, enquanto com estrutura normal, a reduo s pode atingir 30% a 40%. Alguns metais e ligas, menos ou pouco dcteis, como aos-liga devem ser deformados a quente.

O forjamento rotativo de tubos feito com os objetivos seguintes: reduo dos dimetro interno e externo, confeco de conicidade numa extremidade, melhora da resistncia, obteno de tolerncias mais estreitas. A figura seguinte mostra os mtodos de forjamento rotativo.

Forjamento
Outro tipo de forjamento

Forjamento rotativo

(a) Matrizes cnicas, so abertas e fechadas rapidamente. (b) A bucha gira e o tubo avana longitudinalmente.(Tornearia)

Exerccios
Qual a classificao dos processos de conformao de acordo com o tipo de fora aplicada? Cite exemplos. Defina temperatura de recristalizao? Em que consiste a laminao? Quais os tipos de laminadores? Em que consiste o forjamento? Comente os processos de forjamento?

Estampagem
Realizada normalmente a frio, compreende um conjunto de operaes, por intermdio das quais uma chapa plana submetida a transformao de modo a adquirir uma nova forma geomtrica, plana ou oca. A deformao plstica realizada com o emprego de prensas de estampagem, com o auxlio de dispositivos especiais chamados estampos ou matrizes. Compreende as seguintes operaes: _corte; _ dobramento ou encurvamento; _ estampagem profunda(pode ser realizada eventualmente a frio).

Estampagem
Corte de chapas

O processo correspondente obteno de formas geomtricas determinadas, a partir de chapas, submetidas ao de uma ferramenta ou puno de corte, aplicada por intermdio de uma prensa que exerce presso sobre a chapa apoiada numa matriz. No instante em que o puno penetra da matriz, o esforo de compresso converte-se em esforo de cisalhamento e ocorre o desprendimento brusco de um pedao do material.
s_ espessura da chapa; d_ dimetro do puno; s/d_ valor mximo de 1,2( para chapa de ao e puno de ao temperado); _ a espessura da chapa a ser cortada deve ser igual ou menor que o dimetro do puno.

Estampagem
Corte de chapas

Matriz para corte


Principais componentes de uma matriz de corte:

A folga entre o puno e a matriz depende da espessura da chapa a ser submetida ao corte e do tipo de material (ver grfico seguinte).

Estampagem
Corte de chapas

Matriz para corte

Ao duro

Ao doce e lato Alumnio e metais leves

Quanto menores a espessura da chapa e o dimetro do puno, menor a folga; e vice-versa.

Estampagem
Corte de chapas

Matriz para corte


O puno deve apresentar seo conforme o contorno desejado da pea a extrair da chapa; do mesmo modo, a cavidade da matriz.

Estampagem
Corte de chapas

Esforo necessrio para o corte


Q = p.e.c Onde

Q = esforo de corte ou de cisalhamento, em kgf; p = permetro da figura, mm; e = espessura da chapa, mm; c = resistncia ao cisalhamento do material, kgf/mm2. Como
c = 3/4 a 4/5 t t = resistncia trao do material.

Estampagem
Corte de chapas

Puncionadeira CNC

Estampagem
Dobramento e encurvamento

Na figura abaixo as fases de operaes simples de dobramento, nas quais se procura manter a espessura da chapa ou evitar qualquer outra alterao dimensional.

Estampagem
Dobramento e encurvamento

Em operaes mais simples de dobramento, para obteno de elementos relativamente curtos, usam-se matrizes, montadas em prensas de estampagem. Principais elementos de uma dessas matrizes:

Estampagem
Dobramento e encurvamento

No dobramento dois fatores so importantes: o raio de curvatura e a elasticidade do material. Devem-se evitar cantos vivos, para o que devem ser fixados raios de curvatura que correspondem de 1 a 2 vezes a espessura da chapa para materiais moles e de 3 a 4 vezes a espessura para materiais duros.
No caso de materiais duros, devido aos caractersticos de elasticidade dos metais, comum que, depois de realizado o esforo de dobramento, a chapa tenda a volta para sua forma primitiva, de modo que se recomenda se construir as matrizes com ngulos de dobramento mais acentuados, alm de realizarse a operao em vrias etapas.

Estampagem
Dobramento e encurvamento

Determinao da linha neutra


Na obteno de um elemento dobrado deve-se conhecer as dimenses exatas da chapa. Inicialmente, procede-se determinao da linha neutra do elemento dobrado, ou seja, a linha da seo transversal cuja fibra correspondente no foi submetida a nenhum esforo, quer de trao ou de compresso e que, em consequncia, no sofreu qualquer deformao. Na determinao dessa linha neutra considere a figura seguinte:

Estampagem
Dobramento e encurvamento

Determinao da linha neutra


Uma tira de chapa do material que vai ser dobrado submetida a um dobramento preliminar. Seu comprimento c e a sua espessura e; dobrada a tira, mede-se os comprimentos a e b e o raio r. Admitindo-se que o valor y corresponda distncia da linha neutra, tem-se c = a + b + /2 ( r + y)

2c = 2a + 2b + r + y
Logo y = [2(c a b)/ ] r

Estampagem
Dobramento e encurvamento

Determinao da linha neutra


A linha neutra geralmente est situada na metade da seo transversal quando a espessura da chapa no mximo de um milmetro. Em espessuras superiores, admite-se que a linha neutra se situe a 1/3, aproximadamente, da curva interna.

Estampagem
Dobramento e encurvamento

Esforo necessrio para o dobramento


Suponha-se uma chapa metlica colocada sobre uma matriz de dobramento e sujeita ao esforo de dobramento.
P = (2. f. b.e2)/3l P = fora necessria para o dobramento, kgf f = tenso de flexo necessria para obter a deformao permanente, kgf/mm2 (admite-se f = 2t ) t = limite de resistncia trao, kgf/mm2 b = largura da chapa, mm e = espessura da chapa, mm l = distncia entre os apoios, mm

Estampagem
Encurvamento

A operao de encurvamento segue, em linhas gerais, os mesmos princpios e conceitos explicados na operao de dobramento. Geralmente, curvatura total, como a figura abaixo mostra, exige vrias etapas.

Estampagem
Estampagem profunda

o processo de estampagem em que as chapas metlicas so conformadas na forma de copo, ou seja, um objeto oco. As aplicaes mais comuns correspondem a cpsulas, carrocerias e pra-choques de automveis, estojos, tubos etc. A figura seguinte permite estudar o comportamento das fibras do material quando submetido ao processo de estampagem profunda. O material est representado por um disco metlico A de dimetro D, do qual se originou o cilindro oco B, de dimetro d e altura h.
Admite-se que a espessura da chapa permanece constante.

Estampagem
Estampagem profunda O disco do fundo do cilindro B tambm no sofreu qualquer alterao. A parede cilndrica, entanto, ficou deformada, porque antes constitua a curva circular h0, limitada pelos dimetros D e d. Essa deformao est representada pelas reas hachuradas S0 e , correspondentes, respectivamente, ao elemento S0 da coroa de largura h0 antes da deformao e ao elemento na parede do cilindro B, que resulta da mudana durante a estampagem do elemento S0.

Estampagem
Estampagem profunda

Ao mesmo tempo que passa da forma trapezoidal para a forma retangular , o elemento S0 dobra-se de 90, resultando no cilindro uma altura h maior que a altura h0 do elemento trapezoidal. Cada elemento estar solicitado, durante a estampagem, por foras radiais de trao e foras tangenciais de compresso.

Estampagem
Estampagem profunda

Matriz para estampagem profunda

Estampagem
Estampagem profunda

Desenvolvimento profunda

de

um

elemento

para

estampagem

Como no caso do dobramento de chapas, necessrio, a partir de um determinado desenho de pea a ser estampada, conhecer-se o disco de chapa que ser o ponto de partida para o objeto estampado. O mtodo a ser exposto, resulta de experincias sucessivas, aplica-se somente a objetos ocos com forma geomtrica regular ou com seo circular. Para objetos mais irregulares, utiliza-se o mtodo da tentativa e erro.

Estampagem
Estampagem profunda

Desenvolvimento profunda

de

um

elemento

para

estampagem

Clculo para objetos ocos de forma retangular:

D d 4dh
2

onde,

D = dimetro do disco inicial


d = dimetro do cilindro copo h = altura do copo

Estampagem
Estampagem profunda

Operaes de reestampagem
A reduo terica mxima que se obtm numa operao de estampagem cerca de 50% e mesmo nas condies mais favorveis no ultrapassa 60%. Assim, praticamente impossvel obter-se, numa nica operao de estapagem profunda, um objeto oco com altura muito maior que o dimetro. Recorre-se, ento, as operaes de reestampagem, de vrios tipos como mostra a figura abaixo.

Estampagem
Estampagem profunda

Prensas de estampagem
As prensas de estampagem podem ser: _mecnicas, em que o volante fonte de energia, a qual aplicada por manivelas, engrenagens, excntricos; _hidrulica, em que a presso hidrosttica aplicada contra um ou mais pistes fornece a energia para o esforo de deformao.

Extruso
um processo de conformao em que um bloco forado a passar atravs do orifcio de uma matriz sob alta presso, de modo a ter sua seo transversal reduzida. Produz, geralmente, barras cilndricas ou tubos; porm, formas de seo transversal mais irregulares podem ser conseguidas em metais mais facilmente extrudveis como o alumnio. Normalmente a extruso realizada a quente, devido ao grande esforo necessrio para a deformao; porm, como se ver mais adiante, aplica-se tambm os processos de extruso a frio.

A figura seguinte apresenta os dois tipos bsicos de extruso:

Extruso
O bloco metlico colocado numa cmera e forado atravs do orifcio da matriz pelo mbolo.

O mbolo oco e a ele est presa a matriz; a extremidade oposta da cmera fechada com uma placa. O esforo necessrio deformao menor.

Extruso
A figura abaixo representa o processo de extruso de tubos.

O equipamento utilizado na extruso consiste de prensas horizontais, com capacidades normais de 1.500 a 5.000toneladas, embora prensas maiores sejam utilizadas. Os metais e ligas extrudados compreendem ao, alumnio e suas ligas, cobre e suas ligas etc. Alumnio e lato podem ser extrudados de modo a produzir sees estruturais relativamente complexas.

Extruso
Extruso a frio

Na extruso traseira, o metal se movimenta em direo oposta do puno.

Extruso
Extruso a frio

Na extruso dianteira, o metal se movimenta na mesma direo do puno.

Extruso
Extruso a frio

Tipo Hooker, para produo de objetos longos e ocos. Processo ironing, em que se procura, mediante presso radial, dimensionar as peas dentro das tolerncias exigidas.

Extruso
Os aos-carbono, de carbono at aproximadamente 0,20%, so muito fceis de extrudar a frio, e exemplos de peas obtidas incluem, entre outros: pinos de pistes, retentores de molas de vlvulas etc. A medida que o teor de carbono cresce, a extruso a frio tornase mais difcil. Os aos de carbono mais elevado exigem um tratamento trmico de esferoidizao, para conferir ao metal estrutura mais adequada extruso.

Com esses aos de alto teor de carbono, produz-se, por extruso a frio, apoios de suspenso dianteira, porcas, eixos de motores e geradores etc.
Os aos-liga, so ainda mais difceis de extrudar a frio e a esferoidizao prvia quase sempre necessria.

Extruso
Vrios princpios devem ser considerados ao planejar-se a utilizao do processo. Como exemplo: _ o projeto das peas e das matrizes deve ser tal que o metal se deforme apenas por esforos de compresso, visto que tenses de trao ou combinadas podem levar fratura;

_ a deformao do metal deve ser processada de modo uniforme; por exemplo, a base de uma extruso dianteira no deve ser mais fina que a espessura da parede.
Na extruso a frio so usadas geralmente prensas verticais mecnicas; empregam-se, entretanto, prensas hidrulicas para peas maiores.

Extruso
Foras de extruso Chamando relao de extruso a relao entre a rea da seo transversal inicial A0 e a rea da seo transversal final Af, ou seja, R = A0/Af

A presso de extruso aproximadamente uma funo linear do logaritmo natural de R. Assim, a fora de extruso P expressa por P = kA0lnA0/Af
Os valores de K so dados na figura seguinte, para o campo usual de temperaturas.

Extruso
Foras de extruso

Estiramento(trefilao)
Aplica-se a operao em fios e arames, ou seja, em produtos de seo muito menor que o comprimento, e em tubos. Para a produo de fios e arames, parte-se de um produto semiacabado denominado fio-mquina, geralmente laminado, de seo circular e de dimetro no superior a 6,35mm.
Permite espao para o lubrificante

Verifica-se a reduo do dimetro

Estiramento(trefilao)
A maioria das matrizes para estiramento feita de metal duro(carboneto de tungstnio). O fio-mquina a ser estirado(ou trefilado) inicialmente decapado. Geralmente, reveste-se o fio-mquina ou barra com cal, que atua como absorvente e portador do lubrificante no estiramento a seco e como neutralizador de qualquer cido remanescente da operao de decapagem. No processo de estiramento seco, o lubrificante utilizado consiste em graxa ou p de sabo. No estiramento mido, o fio submerso num fluido lubrificante especial ou numa soluo alcalina de sabo.

Estiramento(trefilao)
A figura abaixo apresenta esquematicamente quatro mtodos para estirar (a frio) tubos.

Os tubos, depois de produzidos por extruso ou mandrilagem a quente, so estirados a frio com o objetivo de obter tolerncias dimensionais mais estreitas, melhor acabamento superficial, melhores propriedades mecnicas e reduo de suas paredes.

Potrebbero piacerti anche