Sei sulla pagina 1di 5

Voc faz a E S C O L A D E E D U C A O diferena!

INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL


LUS ANTNIO DE AGUIAR

Educando Para Uma Vida Melhor


ENDEREO: Via Luis Antonio de Aguiar, Quadra 05, S/N Vila Chapada Ubajara Cear Cep: 62.350-000 INEP: 23013290 CNPJ: 031.172.092/0001-85 E-mail: luisantoniodeaguiar@hotmail.com Blog: escolalaa.blogspot.com

SIMULADO DO SAEMU 5 ANO LNGUA PORTUGUESA SIMULAO 13


Para responder s questes de nmeros 1 a 3, leia a receita abaixo.

RECEITA PARA TECER O JORNAL

2-

4-

1-

3-

5-

Revista Nova Escola, abril/2001

QUESTO 1 (D01AEA) Para colorir a cesta deve-se A) pint-la com tinta guache. B) mergulhar o jornal em gua com anilina. C) pint-la com caneta hidrogrfica. D) usar jornal colorido.

QUESTO 2 (D05AEA) Observando a ilustrao da etapa 2 do texto, entrelaar canudos perpendicularmente significa que os canudos devem ser entrelaados A) nos sentidos horizontal e vertical. B) formando um crculo. C) no sentido diagonal. D) todos no mesmo sentido.

QUESTO 3 (D09AEA) O texto pretende A) vender um produto. B) descrever um cenrio. C) ensinar a tecer o jornal. D) narrar uma histria.

Veja a ilustrao abaixo e responda s questes 4 e 5.

PASSOS PARA ANDAR COM SEGURANA

PASSOS para andar com segurana. Detran, DF, 1999. (Folder GDF)

QUESTO 4 (D09AEA) O objetivo do texto A) divertir o leitor. B) passar uma informao. C) instruir sobre trnsito. D) emocionar as crianas.

QUESTO 5 (D05AEA) A partir da imagem, quantas instrues esto representadas atravs da sinalizao da faixa de pedestre? A) Apenas uma. B) Duas. C) Quatro. D) Trs.

Leia o texto abaixo e responda s questes de 4 a 8.

CONVERSA FIADA

Era uma vez um homem muito velho que, por no ter muito o que fazer, ficava pescando num lago. Era uma vez um menino muito novo que tambm no tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago. Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com fora e preciso. O velho usou mais preciso e menos fora. Quando apareceram os respectivos peixes, porm, decepo: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo! O velho disse para o menino: Voc no pode pescar esse peixe to velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta. O menino respondeu: E o que voc vai fazer com este peixe to novo? Ele to pequeno... deixe que ele viva mais um pouco!

O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago. Ficaram amigos e agora, quando no tm muito o que fazer, vo at o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.
(FRATE, Dila. Histrias para Acordar. So Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996)

QUESTO 6 (D03AEA) O que quer dizer a expresso "Conversa fiada", que d nome a este texto? A) Conversa sria. B) Conversa importante. C) Conversa informal, superficial. D) Conversa rpida.

QUESTO 7 (D06AEA) O texto trata A) do incio de uma amizade. B) de como pescar no lago. C) de como jogar conversa fora. D) do que fazer com os peixes pescados.

QUESTO 8 (D07AEA) Quando o velho disse "Voc no pode pescar esse peixe to velho! Deixe que ele viva o pouco de vida que lhe resta", ele estava A) preocupado com a preservao dos peixes. B) comparando o peixe a si prprio. C) protestando contra a pescaria. D) proibindo o menino de pescar.

QUESTO 9 (D08AEA) O menino e o velho devolveram os peixes ao lago porque A) os peixes eram muito pequenos. B) os peixes no eram da espcie que eles queriam. C) eles estavam praticando pesca esportiva. D) eles reconheceram que cada peixe merecia viver mais.

QUESTO 10 (D14AEA) Na frase "Quando apareceram os respectivos peixes, porm, decepo: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo", qual a funo dos dois pontos? A) Finalizar a frase. B) Introduzir uma explicao. C) Fazer uma pausa na frase. D) Destacar uma expresso.

Potrebbero piacerti anche