Sei sulla pagina 1di 7

ESCOLA SECUNDARIA ALFREDO DA CRUZ SILVA Sntese da Matria sobre a problemtica do conhecimento Descrio fenomenolgica do FENOMENOLOGIA:

acto de conhecer

uma disciplina que se dedica a descrever o sujeito cognoscente, que

o acto de conhecer, a partir da interveno de dois elementos opostos: corresponde a qualquer ser humano interessado em obter conhecimento e, por outro lado, o objecto conhecido, que pode corresponder, igualmente, a um ser humano, mas tambm a qualquer outra coisa que seja possvel conhecer: uma pedra, uma doena, a pr- histria entre outras.
Em todo o conhecimento, um "cognoscente" e um "conhecido", um sujeito e um objecto encontram-se face a face. A relao que existe entre os dois o prprio conhecimento. A oposio dos dois termos no pode ser suprimida; esta oposio significa que os dois termos so originariamente separados um do outro, transcendentes um ao outro. Os dois termos da relao no podem ser separados dela sem deixar de ser sujeito e objecto. O sujeito s sujeito em relao a um objecto e o objecto s objecto em relao a um sujeito. Cada um deles o que em relao ao outro. Esto ligados um ao outro por uma estreita relao; condicionam-se reciprocamente. A sua relao uma co-relao. A relao constitutiva do conhecimento dupla, mas no reversvel. O facto de desempenhar o papel de sujeito em relao a um objecto diferente do facto de desempenhar o papel de objecto em relao a um sujeito. No interior da correlao, sujeito e objecto no so, portanto, permutveis, a sua funo na sua essncia diferente. (...)

A funo do sujeito consiste em apreender o objecto; a do objecto em poder ser apreendido pelo sujeito e em s-lo efectivamente. Considerada do lado do sujeito, esta apreenso pode ser descrita como uma sada do sujeito para fora da sua prpria esfera e como uma incurso na esfera do objecto, a qual , para o sujeito, transcendente e heterognea. O sujeito apreende as determinaes do objecto e, ao aprend-las, introdu-las, f-las entrar na sua prpria esfera. O sujeito no pode captar as propriedades do objecto seno fora de si mesmo, pois a oposio do sujeito e do objecto no desaparece na unio que o acto do conhecimento estabelece entre eles; permanece indestrutvel. A conscincia dessa oposio um aspecto essencial da conscincia do objecto. O objecto, mesmo quando apreendido, permanece para o sujeito algo exterior; sempre o objectum, quer dizer, o que est diante dele. O sujeito no pode captar o objecto sem sair de si (sem se transcender); mas no pode ter conscincia do que apreendido, sem entrar em si, sem se reencontrar na sua prpria esfera. O conhecimento realiza-se, por assim dizer, em trs tempos : o sujeito sai de si, est fora de si e regressa finalmente a si. O facto de que o sujeito saia de si para apreender o objecto no muda nada neste. O objecto no se torna por isso imanente. As caractersticas do objecto, se bem que sejam apreendidas e como que introduzidas na esfera do sujeito, no so, contudo, deslocadas. Apreender o objecto no significa faz-lo entrar no sujeito, mas sim reproduzir neste as determinaes do objecto numa construo que ter um contedo idntico ao do objecto. Esta construo operada no conhecimento a "imagem" do objecto. O objecto no modificado pelo sujeito, mas sim o sujeito pelo objecto. Apenas no sujeito alguma coisa se transformou pelo acto do conhecimento. No objecto nada de novo foi criado; mas no sujeito nasce a conscincia do objecto com o seu contedo, a imagem do objecto.

1. Teorias sobre o conhecimento As teorias filosficas do conhecimento, apesar da sua enorme diversidade, polarizam-se em grandes problemas: Qual a natureza do conhecimento? Qual o seu valor ou possibilidade? Qual a sua origem? 2. Natureza do conhecimento O que que conhecemos? Os prprios objectos, ou as representaes, em ns, dos mesmos? Algumas respostas filosficas: - Realismo: Afirma a existncia do real. O nosso conhecimento corresponde realidade, mas da mesma distinta.
2

- Idealismo: Nega a existncia do real. A realidade reduzida a ideias: o mundo sensvel um mero produto do pensamento. Os objectos s existem enquanto representaes, no tm uma existncia independente. 3. Possibilidade do conhecimento Pode o sujeito apreender o objecto? Atingir a verdade, a essncia das coisas, ou est condenado s suas mltiplas aparncias?/ possvel atingir o conhecimento verdadeiro e absoluto? Algumas respostas filosficas: - O dogmatismo (dogmatiks, em grego significa que se funda em princpios ou relativo a uma doutrina) defende a apreenso absoluta da realidade pelo sujeito. Esta posio assenta numa total confiana na razo humana. Dogmatismo um termo usado pela filosofia e pela religio. toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutvel. Na religio, corresponde ao conjunto de dogmas e na filosofia o pensamento contrrio corrente do cepticismo que contesta a possibilidade de conhecimento total da verdade. uma espcie de fundamentalismo intelectual onde expressa verdades que no so sujeitas a reviso ou crtica. Assim como o realismo, o dogmatismo a atitude natural do homem face ao mundo onde a percepo de um objeto o leva a crer na existncia do mesmo, sem dvida. O dogmatismo corresponde atitude de todo aquele que cr que o homem tem meios para atingir a verdade no se confrontando com a dvida e no problematizando o conhecimento. Ao longo da histria o desenvolvimento de dogmas e doutrinas tem afetado as tradies, instituies e prticas religiosas. Na antiguidade, o termo dogma de origem grega significava aparncia e expressava uma opinio, crena ou algo que parecia ser, mas, j existiam filsofos dogmticos como Parmnides, Plato e Aristteles que se recusam a crer nas verdades estabelecidas. O dogmatismo filosfico pode ser entendido como a possibilidade de conhecer a verdade, a confiana nesse conhecimento e a submisso a essa verdade sem questionamento. - O cepticismo (skeptiks, em grego significa "que observa", que considera") defende a impossibilidade do sujeito apreender a realidade. Esta posio desconfia da razo humana. O cepticismo na sua forma mais radical, foi defendido pela primeira vez por Pirrn (270 a.C). Este filsofo afirmava que de nada podemos afirmar ser verdadeiro ou falso, belo ou feio, bom ou mau. Apenas nos resta suspender todos os juzos. Na Idade Moderna Montaigne e Hume manifestaram igualmente posies cpticas. - O criticismo defende a possibilidade de se aceder verdade, mas no aceita sem crtica as afirmaes da razo. - O pragmatismo ao subordinar o conhecimento a uma finalidade prtica, afirma que a verdade tudo aquilo que til e eficaz para a vida humana. Desta forma aproxima-se do cepticismo, na medida que relativiza o conhecimento. O pragmatismo surgiu nos EUA com Willian James Charles Pierce e John Dewey. 4. Origem do Conhecimento Qual a origem do conhecimento: a razo ou a experincia? Algumas respostas filosficas:
3

4.1. Racionalismo Para o racionalismo a razo a fonte principal do conhecimento. O conhecimento sensvel considerado enganador. Por isso, as representaes da razo so as mais certas, e as nicas que podem conduzir ao conhecimento logicamente necessrio e universalmente vlido. A razo capaz de conhecer a estrutura da realidade a partir de princpios puros da prpria razo. A ordenao lgica do mundo permite compreender a sua estrutura de forma dedutiva. O racionalismo segue, neste aspecto, o modelo matemtico de deduo a partir de um reduzido nmero de axiomas. Os racionalistas partem do princpio que o sujeito cognoscente activo e, ao criar uma representao de qualquer objecto real, est a submete-lo s suas estruturas ideais. Entre os filsofos que assumiram uma perspectiva racionalista do conhecimento, destacam-se Plato, Ren Descartes (1596-1650), Spinoza (1632 -1677) e Leibniz (1646-1716), partem do princpio que possumos ideias inatas e que a realidade uma construo da razo. a) Descartes considerado o fundador do racionalismo moderno. As fases da sua filosofia podem ser resumidas da seguinte maneira: - Objetivo: atingir verdades indiscutveis, deduzidas logicamente, a partir de uma evidncia irrefutvel. - Dvida Metdica: Para atingir um conhecimento absoluto, tem que eliminar tudo o que seja susceptvel de dvida. Nesse sentido, comea por suspender todos os conhecimentos susceptveis de serem postos em causa. Descobre que todos os dados dos sentidos o podem enganar. - Primeira Evidncia. Ao pr tudo em dvida, e enquanto o faz, descobre que a nica coisa que resiste prpria dvida a razo. Esta seria a primeira verdade absoluta da filosofia. "Eu penso, logo existo" (cogito). - Ideias inatas. Descobre ainda que possumos ideias, como a ideia de perfeio, que se impem razo como verdadeiras, mas que no derivam da experincia, nem foram por ns criadas. Atribui a sua criao a Deus (prova da existncia de Deus). - Deus garantia da verdade. Sendo a bondade um dos atributos de Deus, certamente que Ele no nos engana, logo as ideias inatas so verdadeiras. Deus assim, a garantia da possibilidade do acesso verdade. - Dualismo. Deduz uma diviso nas coisas: Aquilo cuja existncia se revelou irrefutvel, corresponde res cogitans, isto , razo ("pensamento", "esprito", "alma" ou "entendimento"). Apresenta-se como inextensa e livre. Aquilo cuja existncia e determinao levanta dvidas, corresponde res extensa, isto , ao mundo exterior (corpos fsicos). Os corpos so determinados pela sua extenso, movimento, forma, tamanho, quantidade, lugar e tempo. O mundo fsico assim des-espiritualizado, pois est submetido s leis da fsica, mecnicas. - Deduo. S com base nestas ideias claras e distintas, segundo Descartes, se poderia construir por deduo um conhecimento universal e necessrio. 4.2. Empirismo Para o empirismo a experincia a fonte de todo o conhecimento, mas tambm o seu limite. Os empiristas negam a existncia de ideias inatas, como defendiam Plato e Descartes. A mente est vazia antes de receber qualquer
4

tipo de informao proveniente dos sentidos. Todo o conhecimento sobre as coisas, mesmo aquele em que se elabora leis universais, provm da experincia, por isso mesmo, s vlido dentro dos limites do observvel. Os empiristas reservam para a razo a funo de uma mera organizao de dados da experincia sensvel, sendo as ideias ou conceitos da razo simples cpias ou combinaes de dados provenientes da experincia. Entre os filsofos que assumiram uma perspectiva empirista destacam-se John Locke (1632 -1704) e David Hume (1711-1776). Locke afirma que o conhecimento comea do particular para o geral, das impresses sensoriais para a razo. O esprito humano uma espcie de "tbua rasa" onde se iro gravar as impresses provenientes do mundo exterior. No h ideias nem princpios inatos. Nenhum ser humano por mais genial que seja capaz de construir ou inventar ideias, e nem sequer capaz de destruir as que existem. As ideias, quer sejam provenientes das sensaes, quer provenham da reflexo, tm sempre na experincia a sua origem. As ideias complexas no so mais do que combinaes realizadas pelo entendimento de ideias simples formadas a partir da recepo dos dados empricos. A experincia no apenas a origem de todas as ideias, mas tambm o seu limite. b) Hume rejeita, como Locke o inatismo cartesiano. As ideias so o resultado de uma reflexo das impresses (sensaes) recebidas das experincias sensveis. A imaginao permite-nos associar ideias simples entre si para formar ideias complexas. O debate histrico entre racionalistas e empiristas, em final do sculo XVIII, conduziu ao criticismo que procurou superar as limitaes de ambas as correntes filosficas. 4.3. Criticismo 4.3.1. Kant (1724-1804). Todo o conhecimento inicia-se com a experincia, mas este organizado pelas estruturas a priori do sujeito. Segundo Kant o conhecimento a sntese do dado na nossa sensibilidade (fenmeno) e daquilo que o nosso entendimento produz por si (conceitos). O conhecimento nunca pois, o conhecimento das coisas "em si", mas das coisas "em ns". "O que podemos conhecer?" Esta foi a questo inicial que orientou a sua investigao. Ao contrrio dos empiristas, afirmou que a mente humana no era uma "folha em branco", mas sim constituda por um conjunto de estruturas inatas que recebiam, filtravam, davam forma e interpretavam as impresses externas. a) Sensibilidade A sensibilidade uma faculdade que nos permite receber ou perceber objectos mediante impresses (sensaes) atravs dos sentidos externos. Estas impresses so percepcionadas no espao e no tempo, formas puras (vazias) que fazem parte das estruturas cognitivas inatas do sujeito. Elas so a condio indispensvel para que possamos ter acesso ao conhecimento sensvel (emprico). b) Entendimento O entendimento uma faculdade que nos permite dar forma, unificar e ordenar os dados recebidos da sensibilidade. Para produzir conhecimentos (juzos) utiliza 12 categorias (causa, substncia, etc), cuja funo
5

estabelecer relaes entre fenmenos (julgamentos). Os juzos so pois operaes de interpretao e organizao dos dados sensoriais. O conhecimento resulta da aplicao destas categorias (conceitos puros) experincia. Classificou os juzos em trs tipos: - Juzos Analticos. Ex. "O tringulo tem trs lados". O predicado est contido sujeito. Trata-se de um juzo a priori, isto , no est dependente da experincia. Este tipo de juzo universal e necessrio. - Juzos Sintticos. Ex."Os lisboetas medem mais do que 1,3 metros de altura". O predicado acrescenta elementos novos ao sujeito. Trata-se de um juzo a posteriori, pois assenta em dados da experincia e carece da mesma como comprova. Este tipo de juzo no universal, nem necessrio. - Juzos Sintticos a priori (a sua principal inovao terica). Ex. "Uma recta a menor distncia entre dois pontos". Este juzo acrescenta algo de novo ao sujeito, mas no est dependente da experincia. Este tipo de juzo universal e necessrio. c) Razo A razo tem a funo de sintetizar os conhecimentos, dando-lhes uma unidade mais elevada. No trabalha sobre os conhecimentos sensoriais, mas sobre os juzos do entendimento. Elabora juzos dos juzos, produzindo "ideias" que ultrapassam os limites da experincia. d) Fenmeno/Nmeno A teoria do conhecimento de Kant estabelece uma clara distino entre "fenmeno" e "nmeno". - O Fenmeno ("aquilo que se manifesta") corresponde realidade emprica, produzindo nos nossos sentidos impresses (sensaes). o limite de todo o conhecimento possvel. Kant neste ponto concorda com os empiristas. - O Nmeno ("nomeno"), isto , a "coisa em si mesma" corresponde aquilo que os nossos sentidos no percebem, a nossa estrutura inata apenas nos permite aceder aquilo que delas se manifesta aos sentidos (o fenmeno). impossvel, conhecer as coisas que esto para alm dos dados dos sentidos, como seja a alma, o mundo (como totalidade) ou Deus. A Metafsica impossvel como cincia. Embora no tenhamos a possibilidade de conhecer as coisas em si mesmas, podemos todavia atravs da razo tentar compreend-las. Esta distino permitiu-lhe distinguir e delimitar os domnios da Cincia e os da Religio. A Cincia est confinada ao mundo fsico, experincia sensvel, cabendo-lhe produzir o conhecimento. A Religio foi remetida para uma dimenso supra-sensvel, o nmeno. No produz conhecimento, mas ajuda-nos a compreender o sentido da nossa existncia e do mundo. d) Crtica A teoria do conhecimento de Kant tem sido bastante contestada, num ponto central: a subjectividade do conhecimento. No admite um conhecimento puramente objectivo, pois o mesmo est sempre condicionado pela subjectividade do sujeito. Todo o nosso conhecimento est partida condicionado pelas estruturas transcendentais (a priori), pelas intuies do espao e do tempo, as formas mentais das nossas categorias do entendimento. Unicamente conhecemos o que com estas "formas" se objectiva. Trata-se de uma profunda
6

limitao que difcil de justificar e aceitar. 4.3.2. Perspectivas Contemporneas. Alguns filsofos contemporneos defendem que o conhecimento resulta de uma interaco entre o sujeito e a experincia. Entre eles, destaca-se Jean Piaget. Piaget, desenvolveu uma concepo construtivista do conhecimento. O conhecimento indissocivel da aco do sujeito. No pois um simples registo feito pelo sujeito dos dados do mundo exterior. O sujeito apreende e interpreta o mundo atravs das suas estruturas cognitivas. Estas estruturas no so todavia inatas, mas so formadas pelo sujeito na sua aco. O conhecimento assim um processo de construo de estruturas que permitem ao sujeito apreender e interpretar a realidade. Sintetizado e organizado por: Salvadora Moreira

Potrebbero piacerti anche