Sei sulla pagina 1di 14

EXTRUSO

O que : na extruso o material forado atravs de uma matriz, de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes.

Formas resultantes: Praticamente qualquer forma de seo transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extruso. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados tm seo transversal constante.

Caractersticas: dependo da ductilidade do material a extrudar o processo pode ser feito a frio ou a quente, em altas temperaturas. O produto essencialmente uma pea semi-acabada.

Uso - produtos mais comuns: quadros de janelas e portas, trilhos para portas deslizantes, tubos de vrias sees transversais e formas arquitetnicas. Produtos extrudados podem ser cortados nos tamanhos desejados para gerarem peas, como maanetas, trancas e engrenagens. Em operao combinada com forjamento pode gerar componentes para automveis, bicicletas, motocicletas, maquinrio pesado e equipamento de transporte.

Materiais: Alumnio, cobre, ao, magnsio e chumbo so os materiais mais comumente extrudados.

TIPOS DE EXTRUSO

EXTRUSO DIRETA

No processo bsico, denominado direto um tarugo cilndrico colocado numa cmara e forado atravs de uma abertura de matriz atravs de um pisto hidrulico. A abertura da matriz pode ser circular ou de outro formato. A extruso tambm pode ser indireta, hidrosttica ou por impacto.

EXTRUSO INDIRETA

Tambm denominada reversa ou invertida: a matriz se desloca na direo do tarugo

EXTRUSO LATERAL

O material do tarugo forado atravs de abertura lateral da cmara. Os eixos do puno e da pea tm diferentes direes (ngulo reto).

EXTRUSO HIDROSTTICA

O dimetro do tarugo menor que o dimetro da cmara, que preenchida por um fluido. A presso transmitida ao tarugo atravs de um pisto. No h frico nas paredes da cmara.

A extruso hidrosttica realizada usualmente a temperatura ambiente, em geral usando leo vegetal como meio fluido, combinando as qualidades de viscosidade e lubrificao. Pode-se tambm trabalhar em alta temperatura. Neste caso ceras, polmeros ou vidro so usados como fluido que tambm tem a funo de manter o isolamento trmico do tarugo durante o procedimento de extruso.

PARMETROS GEOMTRICOS

Os parmetros geomtricos da extruso so:

O ngulo da Matriz . A Relao de Extruso que o quociente entre as reas das sees transversais do tarugo A0 e do produto extrudado Af.

O dimetro do crculo circunscrito DCC que o dimetro do menor crculo no qual se inscreve a seo transversal.

A complexidade da extruso medida pela relao entre o permetro da seo do produto extrudado e a rea da seo transversal.

Esta relao denominada fator de forma.

Classes de extruso oca

PARMETROS FSICOS

Fora de extruso

A fora requerida para o processo depende da resistncia do material, da relao de extruso, da frico na cmara e na matriz, e outras variveis como a temperatura e a velocidade de extruso.

A fora pode ser estimada pela frmula:

Os valores de k so dados na figura abaixo, para o campo usual de temperaturas:

Outras variveis do processo

Tm papel de influncia no processo outras variveis, entre as quais se destaca:

Temperatura do tarugo. Velocidade de deslocamento do pisto. Tipo de lubrificante.

Fluxo do metal

O fluxo do metal determina a qualidade e as propriedades mecnicas do produto final.

O fluxo do metal comparvel ao escoamento de um fluido num canal. Os gros tendem a alongar-se formando uma estrutura com orientao preferencial. O fluxo inadequado pode causar inmeros defeitos.

A tcnica de observao do fluxo consiste em seccionar o tarugo ao longo de seu comprimento e marcar uma das faces com um quadriculado. As duas metades so ento colocadas juntas na cmara e extrudadas. Aps a extruso as partes so novamente separadas para exame.

Na figura abaixo pode ser observado o resultado desta tcnica, para trs situaes tpicas da extruso direta para matriz quadrada (ngulo da matriz de 900).

As zonas mortas nas figuras b e c, onde o metal fica praticamente estacionrio nos cantos. A situao similar ao escoamento de fluido num canal com cantos vivos e curvas.

Velocidades

As velocidades do pisto podem chegar at 0,5m/s. Geralmente, velocidades menores so recomendadas para o alumnio, magnsio e cobre, e velocidades mais altas para aos, titnio e ligas refratrias.

Tolerncias

As tolerncias na extruso esto na faixa de 0,25 - 2,5 mm e aumentam com as dimenses da seo transversal.

EXTRUSO A QUENTE

feita em temperatura elevada para ligas que no tenham suficiente ductilidade a temperatura ambiente, de forma a reduzir as foras necessrias.

Caractersticas:

A extruso a quente apresenta alguns problemas como todo o processo de alta temperatura:

O desgaste da matriz excessivo. O esfriamento do tarugo na cmara pode gerar deformaes no-uniformes. O tarugo aquecido coberto por filme de xido (exceto quando aquecido em atmosfera inerte) que afeta o comportamento do fluxo do metal por suas caractersticas de frico e pode gerar um produto de pobre acabamento superficial.

Algumas medidas preventivas podem sanar ou minorar o efeito dos problemas mencionados acima:

Para reduzir o efeito de esfriamento e prolongar a vida da ferramenta, a matriz pode ser pr-aquecida. Para melhorar o acabamento superficial, a camada de xido removida atravs do uso de uma placa, com dimetro inferior ao da cmara, posicionada sobre o pisto. Ao extrudar o tarugo, uma casca cilndrica contendo a camada de xido permanece "colada" parede da cmara. Com

isto elimina-se a presena de xidos no produto. A casca posteriormente removida da cmara.

Campo de temperaturas para extruso de vrios metais:

EXTRUSO A QUENTE - PROJETO DE MATRIZES E MATERIAIS

Os materiais para matrizes de extruso a quente so usualmente aos ferramenta para trabalho a quente. Revestimentos como zirconia podem ser aplicados para prolongar a vida das matrizes, especialmente em matrizes para produo de tubos e barras.

Lubrificao importante na extruso a quente. O vidro excelente lubrificante para ao, ao inox, metais e ligas para altas temperaturas.

No processo Sjournet, uma pastilha de vidro colocada na entrada da matriz. A pastilha atua como um reservatrio de vidro fundido, que lubrifica a interface da matriz durante a extruso. Vidro pulverizado sobre o tarugo reduz a frico da interface cmara-tarugo. Para metais com tendncia a aderir parede da matriz, pode-se usar um revestimento fino de metal macio e de baixa resistncia, como cobre ou ao doce. O procedimento denominado jaquetamento ou enlatamento. Alm de formar uma superfcie de baixa frico o tarugo fica protegido contra contaminao do ambiente, e vice-versa no caso de material txico ou radioativo.

Destacam-se como linhas gerais para um projeto adequado:

Procurar simetria da seo transversal, evitar cantos vivos e mudanas extremas nas dimenses dentro da seo transversal.

EXTRUSO A FRIO

Desenvolvida nos anos 40 o processo que combina operaes de extruso direta, indireta e forjamento. O processo foi aceito na indstria particularmente para ferramentas e componentes de automveis, motocicletas, bicicletas, acessrios e equipamento agrcola.

O processo usa tarugos cortados de barras laminadas, fios ou chapas.

Os tarugos menores que 40 mm de dimetro so cisalhados e tem suas bordas ajustadas por retificao. Dimetros maiores so usinados a partir de barras, com comprimentos especficos.

Embora componentes extrudados a frio sejam em geral mais leves, fabricam-se componentes de at 45 kg e com comprimentos de at 2m.

Vantagens em relao extruso a quente:

Melhores propriedades mecnicas resultantes do encruamento, desde que o calor gerado pela deformao no recristalize o metal. Controle das tolerncias, requerendo pouca ou nenhuma operao posterior de acabamento. Melhor acabamento superficial, devido em parte pela no existncia de camada de xido, desde que a lubrificao seja eficiente. Eliminao do pr-aquecimento do tarugo. Taxas de produo e custos competitivos com outros mtodos. Algumas mquinas so capazes de produzir mais de 2000 partes por hora.

Desvantagens

A magnitude da tenso no ferramental de extruso muito alta, especialmente para trabalhar peas de ao. A dureza do puno varia de 60 a 65 HRc e a da matriz de 58 a 62 HRc.

EXTRUSO POR IMPACTO

similar a extruso indireta e freqentemente includa na categoria da extruso a frio. O puno desce rapidamente sobre o tarugo que extrudado para trs.

A espessura da seo extrudada funo da folga entre o puno e a cavidade da matriz.

Exemplos de produtos incluem os tubos de pastas e assemelhados que so peas descartveis. Podem-se obter dimetros de at 150 mm.

A maioria dos metais no ferrosos podem ser extrudados por impacto, usando-se prensas verticais e taxas de produo de at duas peas por segundo.

O processo permite produzir sees tubulares de paredes muito finas (relaes de dimetro / espessura da ordem de 0,005) Por esta razo a simetria da pea e concentricidade do puno so fatores importantes.

EXTRUSO DE TUBOS

Na extruso de tubos um mandril preso extremidade do mbolo, de modo a conformar o dimetro interno do tubo. As dimenses da parede do tubo so determinadas pela folga entre o mandril e o orifcio da matriz.

DEFEITOS DA EXTRUSO

Dependendo das condies e do material extrudado podem ocorrer vrios tipos de defeitos, que afetam a resistncia e qualidade do produto final. Os principais defeitos so:

Trinca superficial: Ocorre quando a temperatura ou a velocidade muito alta. Estas causam um aumento significativo da temperatura da superfcie, causando trincas e rasgos. Os defeitos so intergranulares. Ocorrem especialmente em ligas de alumnio, magnsio e zinco, embora possam ocorrer em ligas de alta temperatura. Estes defeitos podem ser evitados reduzindo-se a velocidade de extruso e diminuindo a temperatura do tarugo.

Cachimbo:

O tipo de padro de fluxo do metal a arrastar xidos e impurezas superficiais para o centro do tarugo, como num funil. Este defeito conhecido como defeito cachimbo (ou rabo de peixe). O defeito pode se estender at um tero do comprimento da parte extrudada e deve ser eliminado por corte. O defeito pode ser minimizado alterando-se o padro de fluxo para um comportamento mais uniforme, controlando a frico e minimizando os gradientes de temperatura. Alternativamente o tarugo pode ser usinado ou tratado quimicamente antes da extruso, removendo-se as impurezas superficiais.

Trinca interna: O centro do tarugo pode desenvolver fissuras que so conhecidas como trincas centrais, fratura tipo ponta de flecha ou chevron. O defeito atribudo tenso hidrosttica de trao na linha central, similar situao da regio de estrico em um corpo em ensaio de trao. A tendncia formao de fissuras centrais aumenta com o crescimento da frico e da relao de extruso. Este tipo de defeito tambm aparece na extruso de tubos.

Potrebbero piacerti anche