Sei sulla pagina 1di 34

O que Educao Ambiental?

? O conceito de Educao Ambiental varia de interpretaes, de acordo com cada contexto, conforme a influncia e vivncia de cada um. Para muitos, a Educao Ambiental restringe-se em trabalhar assuntos relacionados natureza: lixo, preservao, paisagens naturais, animais, etc. Dentro deste enfoque, a Educao Ambiental assume um carter basicamente naturalista. Atualmente, a Educao Ambiental assume um carter mais realista, embasado na busca de um equilbrio entre o homem e o ambiente, com vista construo de um futuro pensado e vivido numa lgica de desenvolvimento e progresso (pensamento positivista). Neste contexto, a Educao Ambiental ferramenta de educao para o desenvolvimento sustentvel (apesar de polmico o conceito de desenvolvimento sustentvel, tendo em vista ser o prprio "desenvolvimento" o causador de tantos danos scio-ambientais). Ampliando a maneira de perceber a Educao Ambiental podemos dizer que se trata de uma prtica de educao para a sustentabilidade. Para muitos especialistas, uma Educao Ambiental para o Desenvolvimento Sustentvel severamente criticada pela dicotomia existente entre "desenvolvimento e sustentabilidade". Na tentativa de fazer uma anlise sobre os conceitos desta prtica, colocamos disposio diferentes definies para a Educao Ambiental, a fim de perceber este conceito de forma mais abrangente e contextual. Para perceber a abrangncia e o significado da Educao Ambiental preciso uma forma de pensar mais complexa da teoria moriniana. S assim ser possvel a evoluo deste conceito ao seu amplo significado. A fim de colaborar para uma viso mais abrangente da Educao Ambiental, aqui so apresentadas algumas "definies". A fonte de pesquisa foi exclusivamente a Internet, e aps cada definio est disponibilizada a autoria. Que este trabalho possa colaborar para a construo e elaborao do conceito de Educao Ambiental. Definies de Educao Ambiental - Educao Ambiental foi definida como uma dimenso dada ao contedo e prtica da Educao, orientada para a soluo dos problemas concretos do meio ambiente, atravs de enfoques interdisciplinares e de uma participao ativa e responsvel de cada indivduo e da coletividade. I Conferncia Intergovernamental sobre Educao Ambiental Tbilisi, Georgia (ex URSS).

- A definio oficial de educao ambiental, do Ministrio do Meio Ambiente: Educao ambiental um processo permanente, no qual os indivduos e a comunidade tomam conscincia do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experincias e determinao que os tornam aptos a agir individual e coletivamente e resolver problemas ambientais presentes e futuros. - De acordo com o conceito de educao ambiental definido pela comisso interministerial na preparao da ECO-92 " A educao ambiental se caracteriza por incorporar as dimenses scio-econmica, poltica, cultural e histrica, no podendo se basear em pautas rgidas e de aplicao universal, devendo considerar as condies e estgios de cada pas, regio e comunidade, sob uma perspectiva histrica. Assim sendo, a Educao Ambiental deve permitir a compreenso da natureza complexa do meio ambiente e interpretar a interdependncia entre os diversos elementos que conformam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos do meio na satisfao material e espiritual da sociedade, no presente e no futuro." ( in Leo & Silva,1995). - O CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente - define a Educao Ambiental como um processo de formao e informao orientado para o desenvolvimento da conscincia critica sobre as questes ambientais, e de atividades que levem participao das comunidades na preservao do equilbrio ambiental. - A Lei Federal n 9.795 define a Educao Ambiental como o processo por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (art.1, Lei Federal n 9.795, de 27/4/99) - Para a UNESCO A educao ambiental um processo permanente no qual os indivduos e a comunidade tomam conscincia do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experincias, valores e a determinao que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de solues para os problemas ambientais, presentes e futuros (UNESCO, 1987). - Na conferncia de Estocolmo em 1972 "A finalidade da educao ambiental formar uma populao mundial consciente e preocupada com o ambiente e problemas com ele relacionados, e que possua os conhecimentos, as capacidades, as atitudes, a motivao e o compromisso para colaborar individual e coletivamente na resoluo de problemas atuais e na preveno de problemas futuros" (UNESCO, 1976, p.2).

- Stapp et alii (1969), definiu a Educao Ambiental como um processo que tem como objetivo a formao de cidados, cujos conhecimentos acerca do ambiente biofsico e seus problemas associados, possam alert-los e habilit-los a resolver seus problemas. - Mellowes (1972), define que Educao Ambiental seria um processo no qual deveria ocorrer o desenvolvimento progressivo de um senso de preocupao com o meio ambiente, baseado em um completo e sensvel entendimento de relao do homem com o meio. - Para Aziz Ab Saber a Educao Ambiental um processo que envolve um vigoroso esforo de recuperao de realidades e que garante um compromisso com o futuro. Uma ao entre missionria utpica destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcanados. Trata-se de um novo iderio comportamental, tanto no mbito individual quanto coletivo. - Segundo Lucas (1980) a EA tem sido entendida e desenvolvida enquanto educao sobre o ambiente, educao no ambiente, educao para o ambiente e pelas classes formadas pelas possveis combinaes entre estas trs categorias. A educao sobre o ambiente procura desenvolver o conhecimento e a compreenso, incluindo as capacidades necessrias para obter este conhecimento. A educao para o ambiente procura a preservao ou melhoria do ambiente. Ambas so caracterizadas pelos seus objetivos. Por outro lado, a educao no ambiente caracteriza-se por ser uma tcnica de ensino aprendizagem, e o termo ambiente geralmente significa o mundo fora da sala de aula ou, de uma forma geral, o contexto natural e/ou social em que as pessoas vivem. - Educao Ambiental o processo de reconhecer valores e aclarar conceitos para criar habilidades e atitudes necessrias que sirvam para compreender e apreciar a relao mtua entre o homem, sua cultura e seu meio circundante biofsico. A educao ambiental tambm incluiu a prtica de tomar decises e autoformular um cdigo de comportamento com relao s questes que concernem qualidade ambiental ( GONALVEZ,1990) - Educao Ambiental "o processo educacional de estudos e aprendizagem dos problemas ambientais e suas interligaes com o homem na busca de solues que visem a preservao do meio ambiente" (SANTOS, Antnio Silveira R. dos. A importncia da Educao Ambiental. Jornal A Tribuna Santos-SP,31.5.99). - Faria (1992) define educao ambiental como conhecimento das estruturas, de composio e da funcionalidade da natureza, das interferncias do que o homem produziu sobre esta estrutura, essa composio e essa funcionalidade.

- Segundo Gonalves (1990) a Educao Ambiental no deve ser entendida como um tipo especial de educao. Trata-se de um processo longo e continuo de aprendizagem de uma filosofia de trabalho participativo em que todos: famlia, escola e comunidade; devem estar envolvidos. O processo de aprendizagem de que trata a educao ambiental, no pode ficar restrito exclusivamente transmisso de conhecimentos, herana cultural do povo s gerao mais novas ou a simples preocupao com a formulao integral do educando inserindo em seu contexto social. Deve ser um processos de aprendizagem centrado no aluno, gradativo, continuo e respeitador de sua cultura e de sua comunidade. Deve ser um processo critico, criativo e poltico, com preocupao de transmitir conhecimentos, a partir da discusso e avaliao critica dos problemas comunitrios e tambm da avaliao feita pelo aluno, de sua realidade individual e social, na comunidades em que vive". - Educao Ambiental "um processo no curso do qual o indivduo consegue assimilar os conceitos e interiorizar as atitudes mediante as quais adquire as capacidades e comportamentos que lhe permitem compreender e julgar as relaes de interdependncia estabelecidas entre a sociedade, com seu modo de produo, sua ideologia e sua estrutura de poder dominante, e seu meio biofsico, assim como para atuar em conseqncia da anlise efetuada" (Pedro Caal, Jos E. Garcia e Rafael Porln). - Para Jaume Sureda e Antoni J. Colom deve ocorrer "conjuno e coordenao de trs fases ou etapas: educao sobre o meio (em referncia explcita aos contedos), educao atravs do meio (incidncia metodolgica e mediadora) e educao em prol do meio (mensagem axiolgica e teleolgica)". - A EA deve considerar o Meio Ambiente em sua totalidade, deve ser contnua, deve atingir todas as faixas etrias, ocorrer dentro e fora da Escola e examinar as questes ambientais locais, nacionais e internacionais, sob um enfoque interdisciplinar. Estes princpios devem orientar nossas aes (Joo Agnaldo da Costa Muniz). A educao ambiental se torna um exerccio para a cidadania. Ela tem como objetivo a conscientizao das pessoas em relao ao mundo em que vivem para que possam Ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente natural que a cercam. Essa conscientizao se d a partir do conhecimento do seus recursos, os aspectos da fauna e da flora gerais e, especficos de cada regio; e, os problemas ambientais causados pela explorao do homem, assim como Os aspectos culturais que vo se modificando com o passar do tempo e da mudana dos recursos naturais, como a extino de algumas espcies por exemplo. O maior objetivo tentar

criar uma nova mentalidade com relao a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento (...) A educao ambiental um exerccio para a participao comunitria e no individualista (Mrcia Helena Quinteiro Leda Fonte: Marcos Reigota). - Sou um pouco avesso a definies fechadas. Peo desculpas as pessoas veteranas na rea, mas seria mais interessante falar de um breve histrico da evoluo do conceito de Educao Ambiental (EA), desde o seu aparecimento em 1965, na Royal Society of London, quando foi associado preservao dos sistemas vivos. J na dcada de 70, a Unio Internacional de Conservao da Natureza (UICN) associou o mesmo conservao da biodiversidade. Como um prolongamento da histrica Conferncia de Estocolmo (1972) e da Reunio de Belgrado (1975), na Conferncia Intergovernamental de Educao Ambiental promovida pela UNESCO em Tbilisi (Gergia, ex-URSS), em 1977, a Educao Ambiental (EA) foi definida como " um processo de reconhecimento de valores e elucidao de conceitos que levam a desenvolver as habilidades e as atitudes necessrias para entender e apreciar as inter-relaes entre os seres humanos, suas culturas e seus meios fsicos. A EA tambm envolve a prtica para as tomadas de decises e para as auto-formulaes de comportamentos sobre os temas relacionados com a qualidade do meio ambiente ". No Frum das ONGs, realizado paralelamente Conferncia Rio 92 (o qual produziu a Agenda 21), referendando e ampliando o conceito anterior, o Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global, "reconhece o papel central da educao na formao de valores e na ao social e para criar sociedades sustentveis e eqitativas (socialmente justas e ecologicamente equilibradas)", e considera a EA "um processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas de vida, o que requer responsabilidade individual e coletiva em nveis local, nacional e planetrio ". Como se v, aqui j se constata uma profunda transformao de uma viso extremamente naturalista e antropocntrica (animais e plantas servem para...), confundindo natureza e meio ambiente (que uma representao social), para uma conceituao que envolve outras dimenses, alm da ecolgica: afetiva, social, histrica, cultural, poltica, tica e esttica. A prpria Constituio de 1988 e a Lei da EA (Lei 9795 de 27/4/1999) incorporam esta evoluo conceitual, como se v no art. 1 da mesma: " Entende-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade" (Fernando Antnio Guerra).

- Vou resumir a importncia da educao ambiental com uma palavra, pois para mim ela fundamental. Como eu tenho contato com pessoas que se envolvem com educao ambiental em diferentes realidades, verifiquei que os conceitos so trabalhados de forma a adequ-los ao pblico alvo e a realidade local. Hoje sabemos que a educao ambiental enquanto processo pedaggico abarca uma diversidade muito grande de metodologias, enfoques e abordagens. O que me parece ser relevante em todo o processo da educao ambiental, seja formal ou no formal, que os indivduos educandos e educadores - sejam respeitados nas suas idiossincrasias, e que as atividades e aes levem em considerao as particularidades do entorno, ou seja, do contexto social. Penso que ns seres humanos precisamos reaprender a nossa existncia na Terra, para podermos enxergar e entender que a teia da vida um intricado movimento de aprendizagem que vem ocorrendo h bilhes de anos. Para isso necessrio que incorporemos a modstia que nos cabe em relao a quem somos, da onde viemos e para onde vamos. O avano do conhecimento humano no campo da ecologia nos faz compreender que somos apenas mais um elo da corrente de sustentao da vida na Terra. Por isso acredito que agora, alm da necessidade da educao ambiental preciso desencadear com urgncia um amplo processo de alfabetizao ecolgica, visto que fundamental que todos adquiram conhecimentos bsicos de ecologia, para que se possa aprender com a vida, que no pra nunca, de aprender. Vejo que os educadores e educadoras ambientais so pessoas muito altrustas, desprendidas e dedicadas ao outro e ao mundo. Digo isto porque todo educador e educadora ambiental trabalham para o futuro e dependendo da situao, um futuro muito longnquo, o que significa que provavelmente eles no vejam o resultado das mudanas pelas quais se dedicam. Mas isso para um verdadeiro educador e educadora ambiental no tem a menor importncia. Isso o verdadeiro compromisso intergeracional. Acredito na idia de que somos seres espirituais vivendo uma aventura humana, por isso acredito, tambm, que com o nosso trabalho estamos contribuindo para um novo tempo que est por vir, e que depende muito das decises que estamos tomando agora no presente. A vida est continuamente a aprender, Oxal consigamos aprender com ela! (Ellen Regina Mayh Nunes). E para voc, o que Educao Ambiental? importante fazer esta reflexo para que possamos consolidar uma prtica educativa que desenvolva novos valores em relao forma como vemos, sentimos e vivemos; onde a cidadania, a incluso, o respeito, a alteridade, a convivncia harmnica e a tolerncia sejam uma constante na prtica educacional.

O que Educao Ambiental? (Definida pela Lei Federal) As diretrizes expressas na Poltica Nacional de Educao Ambiental (EA) definida pela Lei Federal n 9795, de 27 de abril de 1999, trazem orientaes quanto aos princpios, aos objetivos, s linhas de atuao e s estratgias de implementao da EA. reconhecida como um instrumento pelo qual "o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Um dos principais objetivos da EA consiste em contribuir para a compreenso da complexidade do ambiente em suas dimenses ecolgicas, econmicas, sociais, culturais, polticas, ticas e tecnolgicas, de maneira a sensibilizar a coletividade quanto a importncia de sua organizao e participao na defesa de todas as formas de vida. Pretende-se, assim, incentivar a mobilizao dos cidados a partir do reconhecimento das causas e das conseqncias dos impactos socioambientais que afligem o planeta, buscando satisfazer as necessidades fundamentais da humanidade ao mesmo tempo em que so respeitados os direitos das geraes futuras terem acesso a um ambiente saudvel.

Princpios da Educao Ambiental Princpios da Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global Simultaneamente reunio de chefes de Estado ocorrida na Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Rio de Janeiro, 1992 - foi realizado o Frum Global das Organizaes No-Governamentais, contando com a participao de 15000 profissionais atuantes na temtica ambiental. Nesse evento foram ratificados 32 tratados, dentre eles o Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global, documento que constitui marco referencial da EA, no qual so definidos os seus princpios de compromisso com mudanas nas dimenses individuais e estruturais. Aborda os direitos e os deveres que cabem aos cidados, tendo em vista o estabelecimento de sociedades sustentveis.

1) A Educao direito de todos; somos todos aprendizes e educadores. 2) A Educao Ambiental deve ter como base o pensamento crtico e inovador, promovendo a transformao da sociedade. 3) A Educao Ambiental individual e coletiva. Tem o propsito de formar cidados com conscincia local e planetria. 4) A Educao Ambiental no neutra, mas ideolgica. um ato poltico. 5) A Educao Ambiental deve envolver uma perspectiva holstica, enfocando a relao entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar. 6) A Educao Ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratgias democrticas. 7) A Educao Ambiental deve tratar as questes globais crticas, suas causas e inter-relaes em uma perspectiva sistmica, em seu contexto social e histrico.

8) A Educao Ambiental deve facilitar a cooperao mtua e eqitativa nos processos de deciso, em todos os nveis e etapas. 9) A Educao Ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a histria indgena e culturas locais, assim como promover a diversidade cultural, lingstica e ecolgica. 10) A Educao Ambiental deve estimular e potencializar o poder das diversas populaes, promovendo oportunidades para as mudanas democrticas de base que estimulem os setores populares da sociedade. 11) A Educao Ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este diversificado, acumulado e produzido socialmente. 12) A Educao Ambiental deve ser planejada para capacitar as pessoas a trabalharem conflitos de maneira justa e humana. 13) A Educao Ambiental deve promover a cooperao e o dilogo entre os indivduos e instituies com a finalidade de criar novos modos de vida, baseados em atender s necessidades bsicas de todos os indivduos. 14) A Educao Ambiental deve integrar conhecimentos, aptides, valores, atitudes e aes. 15) A Educao Ambiental deve ajudar a desenvolver uma conscincia tica sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites explorao dessas formas de vida pelos seres humanos. Educao Ambiental na Embrapa Meio Ambiente A primeira etapa do projeto de EA implementado pela Embrapa Meio Ambiente 1 , ocorrida no perodo de 1997 a 2001, contou com as parcerias da Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral vinculada Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo - e de Delegacias Estaduais de Ensino dessa mesma unidade da federao. Teve por propsito contribuir na capacitao de educadores (do ensino formal e no-formal) em mtodos participativos de EA, contando com a assessoria de especialistas nas reas de educao, da agricultura e do meio ambiente. Nesse perodo os trabalhos destinados ao pblico-fim, constitudo por estudantes e agricultores, foram realizados em municpios-piloto paulistas das regies de Campinas e de Bragana Paulista, com enfoque nas atividades pedaggicas de formao de multiplicadores em mtodos de EA, contando com a participao de delegados de ensino, diretores de escolas, professores e extensionistas rurais. Nesses eventos, realizados em salas de aulas e ao ar livre, foram escolhidos democraticamente os temas geradores mais adequados s realidades locais, visando o estudo do contexto e a mobilizao social

voltada conservao dos recursos naturais, tais como a gua, o solo, a recomposio de matas ciliares e o uso indiscriminado de agrotxicos.

No exerccio da responsabilidade social, a Embrapa Meio Ambiente, a Motorola e as Prefeituras Municipais de Jaguarina, Santo Antonio de Posse, Holambra, Pedreira, Amparo, Artur Nogueira e Mogi Mirim lanaram a Campanha Meio Ambiente e a Escola . As escolas da rede pblica municipal e estadual educao infantil, ensino fundamental e mdio, educao para jovens e adultos e escola tcnica foram convidadas a desenvolver projetos de educao ambiental. Para viabilizar tais projetos, a Campanha lanou e disponibilizou para todas as escolas, o livro "Educao Ambiental - Capacitao de agentes multiplicadores e desenvolvimento de projetos", contendo registros de projetos de escolares e material de apoio a capacitao, alm da premiao dos melhores projetos, ou seja, aqueles que melhor contribuam para melhorar a qualidade de vida da populao local, promovendo intervenes positivas nos diversos nveis que compem o patrimnio ambiental. Os projetos concorrem a trs prmios por categoria. Alm do trabalho de EA nas escolas, foram realizadas, tambm, atividades com agricultores dos municpios paulistas de Holambra, Jaguarina, Santo Antonio de Posse e Valinhos. Para esse pblico especfico foi aplicado o mtodo de Diagnstico Rpido Rural Participativo. Levantamentos dos meios fsico e social, realizados em visitas a propriedades rurais de microbacias hidrogrficas selecionadas, foram complementados pela realizao de reunies com os agricultores. Possibilitou-se, assim, definir os temas prioritrios a serem abordados nesse componente do projeto. Resultaram em aes coletivas voltadas a promover o desenvolvimento rural em bases sustentveis, tais como palestras, dias-de-campo e mutires.

Mtodo de capacitao A aprendizagem ocorre pela construo do conhecimento a partir da prpria comunidade, em que se alternam atitudes de ao e de reflexo. Em 1997, os educadores realizam estudos tericos e prticas de ensino, cujos contedos e vivncias trazem subsdios aos professores e extensionistas rurais em aes posteriores com os alunos e agricultores, respectivamente. Alm de abordar aspectos tericos relacionados EA, de acordo com os princpios e mtodos propostos pelo educador Paulo Freire 2, foram oferecidas vivncias baseadas nas seguintes tcnicas de ensino:

Estudo do meio percurso em trilhas em reas rurais dos municpios, reconhecendo caractersticas do meio fsico reservas florestais ou reas agrcolas e do meio social rural. Jardim multifuncional espao da escola onde instalada uma infra-estrutura de apoio a atividades pedaggicas, tais como: posto meteorolgico, plantio de hortas, pomares, canteiros de plantas medicinais e minibosques. Realizadas visitas dos educadores instituio de referncia em jardim Multifuncional, o Centro de Educao Ambiental Vivenciada (CEAV) em Sumar/SP, implantado em 1989 na Escola Municipal de Primeiro e Segundo Grau Jos de Anchieta. Roteiro de estudos e experimentos textos referentes temtica agroambiental, com a descrio de experimentos simples que auxiliam o estudo de importantes questes como a capacidade de infiltrao da gua no solo, utilizando-se de kits desenvolvidos pela Coordenadoria de Divulgao Cientfica e Cultural do Instituto de Fsica e Qumica da USP - Campus de So Carlos. Tambm roteiros de experimentos relacionados a outros

assuntos constam de materiais didticos publicados pela Embrapa Meio Ambiente , tais como microrganismos importantes na agricultura e riscos de impactos de agroqumicos em organismos aquticos. Dinmicas de grupos a percepo dos elementos do ambiente ser facilitada na medida em que possamos nos entender como parte da natureza, interagindo com ela como indivduos e tambm nos grupos sociais. Aps o processo de avaliao contnua feito com os educadores envolvidos no Projeto, verificou-se a partir de 2000, a necessidade de reestruturao e incremento inovador da metodologia, de modo a atender a demanda por um processo efetivamente educacional. Foram inseridos conceitos e tcnicas inovadoras, como "Sociedade Sustentvel" para estimular as parcerias e viabilizar os projetos; e tcnicas de diagnstico, avaliao de impacto e gesto ambiental ao mtodo da Igreja Catlica, VerJulgar-Agir, incrementado ainda pelo verbo "Celebrar". A nova proposta metodolgica demonstrou-se satisfatria para o desenvolvimento da percepo ambiental, instrumento fundamental para a conscientizao e mudana de valores e atitudes. Configurou-se ainda, como um processo efetivamente educacional, voltado para o ser humano e no para o meio ambiente, atendendo a demanda de processos de Macroeducao - Sociedade Sustentvel, no qual a produo de alimento uma premissa de sustentabilidade. O processo de validao foi realizado aps o Workshop de Avaliao dos Projetos desenvolvidos pelos educadores capacitados no Curso oferecido em 2000, para coordenadores pedaggicos e extensionistas de 30 municpios da regio de Campinas. Os educadores, visando contribuir para a formao de sociedade sustentvel, atuam na formao de agentes multiplicadores dos diversos setores (pblico, privado e sociedade civil), que compem a comunidade-alvo. Desenvolvem a percepo ambiental, envolvendo-os no processo de construo coletiva do conhecimento da realidade ambiental local. Compreende-se, portanto, que a metodologia um processo educacional, voltada a pblico diverso (macroeducao), dirigida a conscientizao da sociedade sobre a importncia do meio ambiente e da produo de alimentos para que tenhamos um futuro sustentvel, com alimentos suficientes s geraes futuras. Prope para tanto, a formao de agentes multiplicadores dos trs setores da comunidade-alvo (pblico, privado e sociedade civil).

O mtodo proposto pelo projeto constitudo por seis componentes, cuja somatria das caractersticas atribudas pelas partes resulta na eficcia, eficincia e efetividade dos resultados esperados de conscientizao do pblico-alvo. 1) Contextualizao local conhecer o ambiente prximo Mapeamento da rea de estudo e das informaes obtidas. 2) Planejamento participativo integrar os diversos setores da comunidade em torno da melhoria da qualidade do ambiente e da alimentao. Promoo do envolvimento e moderao do dilogo de toda a comunidade trs setores em torno de um objetivo comum. 3) Tema gerador realizar atividades simples e de interesse coletivo. Estabelecimento do foco de interveno e parcerias. 4) Prxis socioambiental Ver-Julgar-Agir desenvolver a percepo ambiental. Orientao de prticas que estimulam as capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras de leitura da diversidade e complexidade da paisagem. 5) Segurana alimentar inserir a questo agrcola na anlise do meio ambiente e ressaltar sua importncia para a existncia humana, inclusive para a populao urbana. nfase reflexo sobre as questes relacionadas ao cardpio cultural, fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia. 6) Avaliao na educao ambiental auxiliar a melhoria contnua e inovao do processo. Estabelecimento de condies anlise do processo visando sua continuidade e permanncia na formao de comunidade sustentvel e melhoria da qualidade ambiental. O processo de validao da metodologia apontou sua eficcia de promover a conscientizao em curto prazo (a partir do terceiro ms), eficincia pelo seu efeito multiplicador (1:1.000 na rede de ensino) e efetividade na obteno de resultados concretos de mudanas de atitudes e busca de integrao entre setores da sociedade. Alm do mais, o processo participativo demonstrou contribuir para melhorar as relaes humanas entre os participantes e os hbitos alimentares. Um resultado concreto dessa proposta foi a participao de 70 educadores e 100 especialistas na construo coletiva da publicao de cinco volumes, a srie Educao ambiental para o desenvolvimento sustentvel. A partir de 2002, a Embrapa Meio Ambiente iniciou uma nova frente de ao no mbito da EA3. Com o intuito de fazer o que se diz, enfatiza sua atuao no mbito interno e no exerccio da responsabilidade social da instituio, cuja estratgia a internalizao da temtica ambiental na prpria Embrapa, enfatizando-se trs linhas de

trabalho: a) no mbito interno, a consolidao de uma cultura institucional de desenvolvimento tecnolgico em sintonia com os preceitos da sustentabilidade; b) junto comunidade prxima, assegurando o exerccio pleno da responsabilidade social, segundo sua competncia institucional; c) na interface Embrapa/sociedade - promovendo valores e prticas dialgicas com o pblico-alvo da pesquisa, sensibilizando-o para as novas oportunidades de insero em um mercado exigente em qualidade, assegurando a potencializao dos impactos positivos dos resultados das pesquisas por adoo de tecnologias apropriadas gesto ambiental do agronegcio. Essa iniciativa tem por propsito atuar na formao de educadores ambientais em todas as Unidades da Embrapa, promovendo um processo interativo entre elas na construo de propostas de integrao, de carter intra e interinstitucional. Uma das estratgias a conscientizao ambiental simultnea dos empregados e a sua habilitao para implementar programas/projetos que favoream o seu engajamento em atividades de EA junto s comunidades, governos e organizaes no-governamentais locais, colaborando com as instituies pblicas de ensino fundamental na formao de seus docentes. Poder, tambm, influir/beneficiar na adequao das diferentes realidades no processo de transferncia tecnolgica, de acordo com a misso institucional das Unidades da Embrapa. Assim, a motivao e a capacitao para a prtica de EA visam fortalecer o relacionamento entre a Embrapa e a sociedade em geral. A compreenso e interao adequada da sociedade com a natureza influi no trabalho com os seus elementos- gua, ar, solo, flora, fauna e ser humano. Aes de proteo ambiental podem ter o carter conservacionista ou preservacionista, mas no necessariamente so sustentveis, principalmente quando no observam a interdependncia de um elemento com os demais. preciso construir e transmitir conhecimentos e sensibilizar a sociedade sobre todos os elementos que constituem o ambiente e suas interdependncias, formando-se simultaneamente a conscincia de que um elemento componente jamais sobreviver sem o outro. A no insero do ser humano como parte integrante do meio ambiente tambm tem sido um entrave na comunicao entre educadores e pblico-alvo, sendo necessrio resgat-lo atravs da sua valorizao como pessoa e reconstrutor da natureza. No exerccio da responsabilidade social, a Embrapa Meio Ambiente, a Motorola e as Prefeituras Municipais de Jaguarina, Santo Antonio de Posse, Holambra, Pedreira,

Amparo, Artur Nogueira e Mogi Mirim lanaram a Campanha Meio Ambiente e a Escola. As escolas da rede pblica municipal e estadual educao infantil, ensino fundamental e mdio, educao para jovens e adultos e escola tcnica foram convidadas a desenvolver projetos de educao ambiental. Para viabilizar tais projetos, a Campanha oferece material didtico, capacitao e premiao dos melhores projetos, enfim aqueles que contribuam para melhorar a qualidade de vida da populao local, promovendo intervenes positivas nos diversos nveis que compem o patrimnio ambiental. Os projetos concorrem a trs prmios por categoria.

A Embrapa Meio Ambiente tambm se preocupa em conscientizar e promover a interao entre pais e filhos e produtores rurais. Para isso, a pesquisadora Maria Conceio Peres Young Pessoa coordenou a elaborao das Cartilhas dos Jogos Ambientais da EMA , um conjunto de sete livros (patrocinados pela Secretaria de Politicas para o Desenvolvimento Sustentvel - Ministrio do Meio Ambiente, Programa Alimento Seguro - segmento campo - PAS do SEBRAE e SENAI) e cd-rom de msicas ambientais (patrocinados pela Prefeitura Municipal de Lagoa dos Trs Cantos (Rio Grande do Sul) com apoio do SINPAF - Sindicato nacional dos trabalhadores de instituies de pesquisa e desenvolvimento agropecurio) sobre os temas: gua, solo, vegetao, fauna, ar, segurana alimentar sempre acompanhados com jogos. importante enfatizar, o empenho da pesquisadora na revelao e valorizao de talentos de funcionrios e estagirios envolvidos na produo do material. Os trabalhos do perodo inicial do projeto Nova agricultura: educao agroambiental para o desenvolvimento rural sustentvel, de 1997 a 1999, foram coordenados por Francisco Miguel Corrales (chico@cnpma.embrapa.br). Com o seu ingresso em curso de ps-graduao, coube a coordenao dos trabalhos na fase seguinte, de 2000 a 2001, pesquisadora Valria Sucena Hammes .

A segunda fase dos trabalhos em EA implementados pela Embrapa Meio Ambiente, iniciada em 2002, refere-se ao projeto Capacitao de educadores ambientais nas unidades da Embrapa pelo mtodo ver, julgar e agir e educao ambiental integrada dos seis elementos, coordenado pela pesquisadora Valria Sucena Hammes. A Unidade (Embrapa) A Embrapa Meio Ambiente uma Unidade de Pesquisa de Tema Bsico, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria - Embrapa, vinculada ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. A misso da Embrapa Meio Ambiente : "Viabilizar solues para o desenvolvimento sustentvel do espao rural mediante gerao, adaptao e transferncia de tecnologias e conhecimentos em manejo e gesto ambiental e contribuir para a formulao de polticas agroambientais". "A Gesto Ambiental entendida como um conjunto de princpios, estratgias e diretrizes de aes e procedimentos para preservar a integridade dos meios fsico e bitico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem. A Gesto Ambiental tem como grande objetivo regular as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possvel sobre o meio. Esta ordem vai desde a escolha das melhores tcnicas at o cumprimento da legislao e a alocao correta de recursos humanos e financeiros." Dados Histricos da Educao Ambiental no Brasil

Ano 1808 1850 1876 1891 1896 1920 1932 1934 1937 1939

Acontecimentos no Brasil - Sculo XIX Criao do Jardim Botnico no Rio de Janeiro Lei 601 de Dom Pedro II proibindo a explorao florestal nas terras descobertas, a lei foi ignorada, continuando o desmatamento para implantao da monocultura de caf. Andr Rebous sugere a criao de parques nacionais na Ilha de Bananal e em Sete Quedas. Decreto 8.843 cria reserva florestal em Acre, que no foi implantada ainda. Foi criado o primeiro parque estadual em So Pablo. Parque da Cidade. - Sculo XX O pau brasil considerado extinto Realiza-se no Museu Nacional a primeira Conferncia Brasileira de Proteo Natureza Decreto 23793 transforma em Lei o Anteprojeto de Cdigo Forestal Cria-se o Parque Nacional de Itatiaia Cria-se o Parque Nacional do Iguau - anos 60 Jnio Quadros, declara o pau brasil como rvore smbolo nacional, e o ip como a flor smbolo nacional - anos 70 Cria-se em Rio Grande do Sul a associao Gacha de Proteo ao Ambiente Natural . AGAPAN A Delegao Brasileira na Conferncia de Estocolmo declara que o pais est aberto a poluio, porque o que se precisa dlares, desenvolvimento e empregos . Apesar disto, contraditoriamente o Brasil lidera os pases do Terceiro Mundo para no aceitar a Teoria do Crescimento Zero proposta pelo Clube de Roma A Universidade Federal de Pernambuco inicia uma campanha de reintroduo do pau brasil considerado extinto em 1920. Cria-se a Secretaria Especial do Meio Ambiente, SEMA, no mbito do Ministrio do Interior, que entre outras atividades, comea a fazer Educao Ambiental A SEMA e a Fundao Educacional do Distrito Federal e a Universidade de Braslia realizam o primeiro curso de Extenso para professores do 1 o Grau em Ecologia . Implantao do Projeto de Educao Ambiental em Ceilndia. (1977 - 81). SEMA constitui um grupo de trabalho para elaborao de um documento de Educao Ambiental para definir seu papel no contexto brasileiro. Seminrios Encontros e debates preparatrios Conferncia de Tbilisi so realizados pela FEEMA-RJ

1961

1971

1972

1972 1973

1976 1977 1977 1977

1977 1978 1978 1978 1979

A disciplina Cincias Ambientais passa a ser obrigatria nos cursos de Eng. A Secretaria de Educao de Rio Grande do Sul desenvolve o Projeto Natureza (1978 - 85) Criao de cursos voltados para as questes ambientais em varias universidades brasileiras. Nos cursos de Engenharia Sanitria inserem-se as disciplinas de Saneamento Bsico e Saneamento Ambiental O MEC e a CETESB/ SP, publicam o documento Ecologia uma Proposta para o Ensino de 1o e 2o Graus. - anos 80 Lei Nr. 6938 do 31 de Agosto, dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente (Presidente Figueiredo) Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), apresenta umaresoluo estabelecendo diretrizes para a Educao Ambiental, que no tratada. A SEMA junto com a Universidade Nacional de Braslia, organiza o primeiro Curso de Especializao em Educao Ambiental . (1986 a 1988) I Seminrio Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente Seminrio Internacional de Desenvolvimento Sustentado e Conservao de Regies Estuarino Lacunares (Manguezais) So Paulo O MEC aprova o Parecer 226/87 do conselheiro Arnaldo Niskier, em relao a necessidade de incluso da Educao Ambiental nos currculos escolares de 1o e 2o Graus Paulo Nogueira Neto representa ao Brasil na Comisso Brundtland II Seminrio Universidade e Meio Ambiente, Belm, Par. A Constituio Brasileira, de 1988, em Art. 225, no Captulo VI - Do Meio Ambiente, Inciso VI, destaca a necessidade de promover a Educao Ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente. Para cumprimento dos preceitos constitucionais, leis federais, decretos, constituies estaduais, e leis municipais determinam a obrigatoriedade da Educao Ambiental. Fundao Getlio Vargas traduz e publica o Relatrio Brundtland, Nosso Futuro Comum. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de SP e a CETESB , publicam a edio piloto do livro Educao Ambiental Guia para professores de 1 o e 2o Graus. Criao do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), pela fuso da SEMA, SUDEPE, SUDEHVEA e IBDF. Nele funciona a Diviso de Educao Ambiental. Programa de Educao Ambiental em Universidade Aberta da Fundao Demcrito Rocha, por meio de encartes nos jornais de Recife e Fortaleza. Primeiro Encontro Nacional sobre Educao Ambiental no Ensino Formal . IBAMA/ UFRPE. Recife

1981 1984 1986 1986 1986 1987 1987 1987

1988

1988 1988

1989 1989 1989

1989 1989

Cria-se o Fundo Nacional de Meio Ambiente FNMA no Ministrio do Meio Ambiente MMA. III Seminrio Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente. Cuiab. MT - anos 90 I Curso Latino-Americano de Especializao em Educao Ambiental . PNUMA/IBAMA/CNPq/CAPES/UFMT. CUIAB- MT (1990 a 1994) IV Seminrio Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente, Florianpolis, SC. MEC resolve que todos os currculos nos diversos nveis de ensino devero contemplar contedos de Educao Ambiental (Portaria 678 (14/05/91). Projeto de Informaes sobre Educao Ambiental IBAMA/ MEC Grupo de Trabalho para Educao Ambiental coordenado pelo MEC, preparatrio para a Conferncia do Rio 92. Encontro Nacional de Polticas e Metodologias para Educao Ambiental . MEC/ IBAMA/Secretaria do Meio Ambiente da Presidncia da Repblica/ UNESCO/ Embaixada do Canad. Criao dos Ncleos Estaduais de Educao Ambiental do IBAMA, NEAs. Participao das ONGs do Brasil no Frum de ONGs e na redao do Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis. Destaca-se o papel da Educao Ambiental na construo da Cidadania Ambiental. O MEC promove no CIAC do Rio das Pedras em Jacarepagua Rio de Janeiro o Workshop sobre Educao Ambiental cujo resultado encontra-se na Carta Brasileira de Educao Ambiental, destacando a necessidade de capacitao de recursos humanos para EA Uma Proposta Interdisciplinar de Educao Ambiental para Amaznia. IBAMA, Universidades e SEDUCs da regio, publicao de um Documento Metodolgico e um de carter temtico com 10 temas ambientais da regio. (1992 a 1994) Criao dos Centros de Educao Ambiental do MEC, com a finalidade de criar e difundir metodologias em Educao Ambiental Aprovao do Programa Nacional de Educao Ambiental , PRONEA, com a participao do MMA/IBAMA/MEC/MCT/MINC Publicao da Agenda 21 feita por crianas e jovens em portugus. UNICEF. 3 Frum de Educao Ambiental Todos os Projetos Ambientais e/ou de desenvolvimento sustentvel devem incluir como componente atividades de Educao Ambiental . Criao da Cmara Tcnica de Educao Ambiental do CONAMA Novos Parmetros Curriculares do MEC, nos quais incluem a Educao Ambiental como tema transversal do currculo. Cursos de Capacitao em Educao Ambiental para os tcnicos das SEDUCs e DEMECs nos Estados, para orientar a implantao dos Parmetros Curriculares. Convnio UNESCO - MEC

1990 1990 1991 1991 1991 1991 1992 1992

1992

1993

1993 1994 1994 1994 1995 1996 1996 1996

1996 1997 1997 1997 1997 1997 1998 1999 1999 1999 1999 1999 2000 2000

Criao da Comisso Interministerial de EA. MMA Criao da Comisso de Educao Ambiental do MMA I Conferncia Nacional de Educao Ambiental. Braslia. ICNEA Cursos de Educao Ambiental organizados pelo MEC Coordenao de Educao Ambiental, para as escolas Tcnicas e Segunda etapa de capacitao das SEDUCs e DEMECs. Convnio UNESCO MEC IV Frum de Educao Ambiental e I Encontro da Rede de Educadores Ambientais. Vitoria I Teleconferncia Naciona de Educao Ambiental .Braslia, MEC Publicao dos materiais surgidos da ICNEA Criao da Diretoria de Educao Ambiental do MMA Gabinete do Ministro Aprovao da LEI 9.597/99 que estabelece a Poltica Nacional de EA Programa Nacional de Educao Ambiental Criao dos Movimento dos Protetores da Vida Carta de Princpios Braslia DF A Coordenao de EA do MEC passa a formar parte da Secretria de Ensino Fundamental - COEA Seminrio de Educao Ambiental organizado pela COEA/ MEC Braslia DF Curso Bsico de Educao Ambiental a Distancia DEA/ MMA UFSC/ LED/ LEA Nan Minnini Medina Consultora de Educao Ambiental

As ONGs e a Educao Ambiental no Brasil

As Organizaes No-Governamentais (ONGs) da rea de meio ambiente tm desempenhado uma importante funo no campo da educao ambiental no Brasil, assim como em pases da Europa. Alguns autores apontam as ONGs como um potencial no desenvolvimento no pas, e ainda no estabelecida no setor formal da educao (currculo), iniciativas no setor no formal tem ocorrido em diferentes partes do Brasil. A maioria destes trabalhos informais tem sido empreendidos por ONGs. De acordo com o Censo (10/1993), o Brasil possui mais de 5 mil ONGs, o dobro do nmero que possua a dois anos atrs. Deste total, 40% so chamadas "organizaes ecolgicas". Este grupo compe-se desde entidades com aes puntuais --que so a maioria-- at aquelas com trabalhos em nvel nacional. As ONGs podem ser divididas entre entidades conservacionistas, as ltimas englobando sindicatos, grupos

empresariais, instituies desenvolvimentistas e de defesa dos direitos humanos e das minorias. As organizaes conservacionistas se dedicam aos aspectos ligados interrelao da espcie humana com seu ambiente natural, com a preocupao de conservar os recursos biolgicos para estas e para as prximas geraes. Poderiam ainda ser subdivididas entre as ativistas e as tcnicas, ambas importantes para o avano das questes maiores. necessrio distinguir entidades que desempenham atividades concretas ligadas conservao da biodiversidade e aquelas de cunho social ou desenvolvimentista que reconhecem em si mesmas uma misso conservacionista. Muitas das ONGs iniciam suas atividades de educao ambiental com o objetivo de induzir um comportamento positivo com relao ao meio ambiente. Outras se envolvem neste campo, visando encorajar vtimas de problemas ambientais a tomar atitudes contra aqueles que causaram estes problemas. No entanto, pelo prprio processo da educao ambiental no Brasil, h uma tendncia execuo de trabalhos isolados, sem interao e cooperao entre instituies (governamentais, empresas, universidades e ONGs), aumentando riscos de duplicao. Desta maneira, interessantes experincias de algumas instituies, que poderiam ser utilizadas por outras, so freqentemente ignoradas. O desenvolvimento de educao ambiental no Brasil iniciou-se em 1975, com a reformulao do currculo das escolas secundrias no contexto de cincias e fsicas pela Fundao Educacional de Braslia. Este projeto beneficiou mais de 4.200 professores de escolas secundrias e contou com textos modulares e material didtico. Seguindo-se a este, em 1977 foi criado o "projeto das Cincias de Meio Ambiente", introduzido nas escolas primrias de So Paulo. De 1978 1980, o Ministrio da Educao desenvolveu o "projeto Ecologia para Escolas Secundrias" nvel nacional o qual no funcionou eficientemente devido a problemas de distribuio desigual de verbas entre os estados participantes. Em 1983, como resultado da implementao do Plano Nacional de Conservao de Meio Ambiente, foi criada a Comisso Diretora para Planejamento para o Meio Ambiente, o qual representou o marco inicial para projetos de educao ambiental que incluam a participao da comunidade. De 1985 1989, o Governo Federal criou o programa "Nossa Natureza", como resultado da presso internacional contra o desmatamento da floresta amaznica. O objetivo do programa era o desenvolvimento de iniciativas de educao ambiental na Amaznia Legal (parte do ecossistema amaznico localizado no territrio brasileiro). O projeto foi encerrado em 1990.

Iniciativas de educao ambiental para a proteo de espcies de primatas e aves ameaadas de extino no Brasil, por exemplo, so idias geradas no seio de ONGs conservacionistas de cunho tcnico. So bons exemplos, os projetos de Educao Ambiental para a preservao de espcies ameaadas de extino como: arara-azul-deLear (Anodorhynchus leari), Canudos (Bahia), Fundao Biodiversitas (BH/MG-1990); "muriqui"(Bracteles arachnoides), Fundao Brasileira para Conservao da Natureza (FBCN-1973), hoje executado pela Fundao Biodiversitas; Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor bicolor), Fundao Vitria Amaznica, Amazonas 1992, mico-leo-dourado (Leontopithecus roslia roslia), Associao Mico-Leo-Dourado, Poo das Antas (RJ1983) entre outros. Os projetos de educao ambiental para a proteo da arara-azul-de Lear e do mico-leo-dourado, por exemplo, desenvolvem atividades em nvel formal e no-formal. No setor formal, estes dois projetos vem realizando cursos de treinamento para professores de 1o e 2o graus, beneficiando cerca de 150 rofessores locais. No setor noformal, campanhas publicitrias, palestras, teatros de rua e repasse de tecnologias alternativas para lderes comunitrios (ex: forno solar e clorador) tambm fazem parte deste escopo de atividades. Sem minimizar os fatores sociais e econmicos que caracterizam as regies destes projetos, principalmente na Bahia (serto) possvel notar uma atitude positiva da comunidade com relao a estas espcies e ao ecossistema como um todo. A populao remanescente de A. leari na natureza cresceu de 61 (7) para cerca de 104 indivduos (comunicao pessoal: Ilmar B. Santos, Fundao Biodiversitas 1994). Isto se deve tambm ao fato da descoberta de um grupo de araras-azuis na regio de Cura estimado 14 indivduos. bom ressaltar que ao lado das aes de educao ambiental, outros projetos tem sido tambm desenvolvidos, como estudos sobre a biologia destes animais; manejo de espcies importantes para sua alimentao (ex. licuri, no caso da arara-azul); maior fiscalizao das reas de ocorrncia; e compra de terras para a implementao de reservas. preciso salientar que alguns destes projetos esto ou tentam se entegrar e/ou cooperar com algumas instituies locais, regionais, nacionais e internacionais como exemplo, prefeitura, secretaria de educao, IBAMA, Fundao O Boticrio, Conservao Internacional, Fundo Mundial para a Natureza (WWF) entre outras mesmo que de uma maneira informal. ONGs e projetos urbanos de educao ambiental

Um bom exemplo de projeto urbano so as atividades desenvolvidas pelo grupo ecolgico da cidade de So Paulo. O grupo tem levado crianas de escolas e, simultaneamente, apontando os principais problemas ambientais, por exemplo, congestionamento de trfico; poluio do ar e depsito de lixo (1). Aps a caminhada as crianas relatam oralmente o que viram e tambm descrevem o que mais lhes impressionou. Outro grupo, trabalhando na cidade de Salvador-BA promove educao ambiental mostrando a crianas e adultos a poluio da areia e do ar das praias da cidade nos meses de vero, motivando assim a participao das pessoas e reduzindo o nmero de poluidores. A evoluo da educao ambiental no Brasil ainda tmida. A maioria das iniciativas positivas na rea de meio ambiente num contexto isolado. Entretanto, projetos para a proteo de espcies ameaadas por exemplo, tem demonstrado ser uma grande oportunidade para estimular a mudana de atitude, no somente com relao a preservao de uma nica espcie, mas do ecossistema como um todo. A contribuio para comunidade local significante, especialmente em locais de baixa renda onde se identifica a carncia na rea de alimentao, educao, sade, etc. por outro lado, projetos urbanos que lidam com os principais problemas ambientais das cidades, se constituem no ponto de partida para uma discusso mais ampla sobre esta realidade visvel e gritante. Entretanto, h uma srie de dificuldades que restringem o desenvolvimento destes projetos no Brasil, como a falta de suporte financeiro (incluindo logstico e tcnico); de estrutura dos projetos (monitoramento e avaliao) e de integrao e cooperao entre instituies. Embora, no haja dvidas sobre a importante contribuio das ONGs no processo de evoluo da educao ambiental no Brasil, preciso salientar que a continuidade destes trabalhos tem sido altamente ameaada por estes fatores. A limitao de recursos disponveis p[ara educao conservacionista demanda um efetivo uso de avaliaes para assegurar o sucesso dos projetos. Indubitavelmente, as ONGs, isoladas ou em grupo, jamais tero capacidade financeira e logstica para substituir a ao governamental. No entanto, sem a sua contribuio, a educao ambiental no Brasil preciso salientar que a continuidade destes trabalhos tem sido altamente ameaada por estes fatores. A limitao de recursos disponvel para educao conservacionista demanda um efetivo uso de avaliaes para assegurar o sucesso dos projetos (8). Indubitavelmente, as ONGs isoladas ou em grupo, jamais tero capacidade financeira e logstica para substituir a ao governamental (3). No entanto, sem a sua contribuio, a educao ambiental no pas permaneceria inerte.

Programa de Enraizamento da Educao Ambiental no Brasil O Programa de Enraizamento da Educao Ambiental no Brasil, apresentado hoje (15/12) durante encontro das redes de EA e rgo Gestor da PNEA, tem a finalidade de potencializar a EA em todo Brasil e contribuir para o empoderamento dos diferentes atores do campo da educao ambiental. A articulao entre o rgo Gestor da Poltica Nacional de Educao Ambiental PNEA, as Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental - CIEAs (colegiado por Estado) e Redes de Educao Ambiental uma das estratgias para o fortalecimento. Nos objetivos especficos esto apoiar a criao, discusso e a avaliao dos programas e polticas estaduais de EA; apoiar e incentivar o dilogo entre os estados, municpios e Distrito Federal e regies administrativas; apoiar o mapeamento da EA no Brasil e disponibilizar os dados via SIBEA. Dentre as atividades previstas para 2006 esto: apoio s Unidades de Conservao, por meio das CIEAs; apoio s discusses e aes envolvendo a ampliao do fomento EA por meio dos Fundos Estaduais de Meio Ambiente; e apoio a projetos de educao ambiental com aes de pesquisa-ao-participativa que envolvam grupos de escolas inseridas em um mesmo territrio, a exemplo, bacia hidrogrfica, bairro, regio, etc. Os CIEAs so colegiados compostos por representantes (no) governamentais com atuao em educao ambiental cuja atribuies so o planejamento, o acompanhamento, a coordenao, a avaliao e a articulao/execuo dos trabalhos em EA nos estados. Sustentabilidade das redes e recursos para a EA Redes de EA e diretorias de Educao Ambiental do Ministrio da Educao - MEC e do Ministrio do Meio Ambiente - MMA vm se reunindo para desenhar proposta de estrutura de polticas pblicas de modo a garantir o atendimento s demandas da educao ambiental no pas. Uma das propostas a criao de uma Fundao Nacional de Educao Ambiental. Nesta entrevista, Marcos Sorrentino, da DEA/MMA, fala da sustentabilidade das redes e de alternativas de recursos para financi-las. Sustentabilidade

A questo da sustentabilidade da REBEA - desde o perodo de sua criao - e demais redes de EA, foram lembradas, hoje (15/12), por Marcos Sorrentino, durante reunio entre REBEA, demais redes de EA e rgo gestor da Poltica Nacional de Meio Ambiente. O educador disse, primeiramente, a sustentabilidade envolver no s a questo financeira, mas, a relao mantida entre os seres humanos e o meio ambiente como um todo. Ao ser perguntado, especificamente, sobre a sustentabilidade financeira das redes de EA, aps financiamento do Fundo Nacional de Meio Ambiente - FNMA, Sorrentino respondeu afirmando, mais uma vez, que a sustentabilidade vai muito alm da questo financeira. "Penso em uma sustentabilidade na organizao, na teia de relaes, nos projetos de interveno e na reflexo. Sustentabilidade da solidariedade dos e entre membros e parceiros. Pra mim, o recurso financeiro decorrente de uma reviso estrutural que permita avanar em toda essa sustentabilidade". Recursos O Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA, segundo Marcos Sorrentino, no tem recursos financeiros suficientes para atender a demanda. "Tenho convico de que o recurso pblico vai chegar s redes de EA. essencial e importante que ele chegue, mas, isso se dar atravs de projetos de ao, por isso, importante que as redes se defrontem com as dimenses da existncia de uma rede (comunicao, articulao, representao, projeto de interveno). A partir da ela deve se posicionar em que frente quer trabalhar", disse o educador. "Por exemplo, se a rede opta por trabalhar em projeto de interveno ou ser parceira na formatao de poltica pblica de EA eu acredito que recursos pblicos podem estar ali colocados. Agora se a rede atua com uma ong, com uma organizao pontual, no h recurso pblico que v chegar para manter tantos projetos pontuais de existncia dessa rede, por isso, importante pensar em outras estratgias para obteno de financiamento", lembrou Sorrentino. Sobre a questo dos financiamentos para a educao ambiental no Brasil, em todos os nveis, Sorrentino disse os recursos ambientais terem aumentado significamente. "Hoje os recursos so trs vezes maiores que h trs anos, entretanto, so trinta vezes menores que a demanda. Temos feito algumas projees de como poderamos viabilizar a poltica pblica e, para isso, temos delineado junto a Comisso do Comit Assessor do rgo Gestor, Comisses Interinstitucionais de Educao Ambiental - CIEAs e Redes

para debatermos essa questo. Por outro lado, temos convico de que as redes de EA possam captar recursos junto iniciativa privada e parceiros diversos". Segundo Sorrentino, a prova de que possvel captar recursos/apoio fora do governo a realizao do V Congresso Ibero-Americano de Educao Ambiental, da II Conferncia Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e do V Frum Brasileiro de Educao Ambiental. "A realizao desses eventos, fundamentada em recursos extraoramentrios, demonstra essa potencialidade de sinergia e de articulao de novos recursos para alm dos recursos da Unio e dos oramentos dos estados". H uma proposta em pauta para se criar uma Fundao Nacional de Educao Ambiental, instituda pelos ministrios da Educao e do Meio Ambiente, entretanto, para o educador a idia boa, contudo, precisa ser discutida com profundidade. Competio Os recursos disponveis, anteriormente, segundo Marcos Sorrentino, deram para investir, somente, em 5 redes de educao ambiental e, hoje, pelo que est sendo mapeado, so mais de 30 redes precisando de financiamentos. "Como no h recursos suficientes estaramos estimulando a competio entre elas. Deveramos pensar em outras estratgias para que no haja essa competio. Penso que devemos fazer poltica pblica para que todas essas redes de EA tenham capacidades e condies de existncia e de permanncia. claro que o recurso financeiro importante s que, para isso, preciso lembrar que ele vem em decorrncia da atuao das redes", concluiu Sorrentino. Em 2005, grande parte das redes de educao ambiental se manteve com pouco ou nenhum recurso financeiro. A secretaria executiva da REBEA se manteve com sobras do V Frum Brasileiro de Educao Ambiental. J seu departamento de Comunicao, O Ncleo de Produo de Contedo, no obteve nenhum recurso e os profissionais envolvidos (reprter, editora e webdesigner) atuaram voluntariamente, utilizando recursos pessoais (telefone, computador, provedor, banda larga, transporte, etc). A Rede Acreana de Educao Ambiental - RAEA, bem como demais redes de EA, atuou em 2005 com voluntariado. "No tivemos recurso algum. Utilizamos nossos computadores e nossos recursos para nos encontramos. Mas est sendo difcil, pois a RAEA est se reestruturando. Para 2006 o ponto nmero um reestruturar a secretaria executiva e nossa estrutura. Pretendemos elaborar projetos para captao de recursos", disse Claudia Cunha.

A proposta das Redes de Educao Ambiental, para 2006, angariar recursos junto s empresas privadas e pblicas objetivando a execuo de pequenos, mdios e de grandes projetos. FNMA O Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA o principal fundo pblico de fomento scio-ambiental do Brasil. Criado pela Lei 7.797 de 10 de julho de 1989, tem por misso ser agente financiador, por meio da participao social, para a implementao da Poltica Nacional do Meio Ambiente - PNMA. Ao longo dos 16 anos de existncia, o FNMA apoiou 1.250 projetos voltados a iniciativas de conservao e de uso sustentvel dos recursos naturais. No total, foram 170 milhes de reais. O apoio aos projetos se d de duas formas: demanda espontnea e demanda induzida. A Educao Ambiental na Literatura Infantil como formadora de Conscincia de Mundo Partindo do atual conceito de Literatura, como palavra nomeadora do real e como expresso essencial do ser humano em suas relaes com o outro e com o mundo ( ou com a natureza em geral), conclui-se que a Literatura destinada s crianas e aos jovens um dos instrumentos de maior alcance para a urgente conscientizao ecolgica desse grupo bsico nas sociedades. Ou melhor, a Literatura Infanto-Juvenil um dos caminhos mais fceis para a conscientizao dos imaturos acerca dos problemas que a Educao Ambiental vem colocando para a sociedade e que esto longe de poderem ser resolvidos. Como sabemos, a Literatura , hoje, entendida como uma experincia humana fundamental, uma vez que atua nas mentes, nas emoes, nos sentimentos, ou melhor, no espao interior do indivduo e, evidentemente, atua na formao de sua conscinciade-mundo (a que visada pela Educao Ambiental). Da o crescente interesse da educao contempornea pela incluso dos livros literrios, paradidticos e didticos nos currculos escolares, desde as primeiras sries. A Pedagogia Moderna j provou abundantemente que atravs do ludismo, da imaginao, do jogo ou do prazer de interagir com algo, que as crianas (ou os intelectualmente imaturos em geral) assimilam o conhecimento-de-mundo que lhes

indispensvel para construrem seu espao interior afetivo e racionalmente interagirem com o meio em que lhes cumpre viver. Da a importncia dos livros literrios, paradidticos e didticos que vm sendo publicados entre ns (de maneira ainda incipiente), tendo como tema ou problemtica a Educao Ambiental. Critrios Orientadores da Pesquisa Matria base: Livros literrios, paradidticos e didticos selecionados, como amostragem, entre os que foram enviados por editoras, secretarias do meio ambiente, organizaes no governamentais, entre outros, em ateno solicitao feita pelo Instituto ECOAR . Pblico-alvo: O Leitor-em-formao, crianas, pr-adolescentes e jovens (em idade escolar). Metodologia: Leitura e anlise das obras selecionadas, a partir de trs enfoques bsicos de avaliao: a categoria do leitor; o tipo do livro (literrio, paradidtico e didtico) e os aspectos especficos dos livros em causa (maior ou menor conscientizao da problemtica ambiental, dos valores ticos/estticos evidenciados nos textos, das relaes sociedade-natureza e dos nveis de participao do indivduo na construo da sociedade). O diagnstico de cada livro resulta, pois, das relaes existentes entre essas trs esferas em cada livro. Definio dos Critrios Categorias de leitor-alvo: Uma vez que o pbli-alvo do corpus literrio em questo o leitor-em-formao, adotamos a classificao que o diferencia em cinco categorias, segundo o seu nvel de compreenso da leitura (ou nvel de maturidade mental/intelectual e no, exclusivamente, por faixa etria, como feito tradicionalmente). PL - PR-LEITOR (dos 2 aos 5 anos) Fase dos primeiros contatos da criana com livros antes da alfabetizao, quando o objeto-livro e imagens comeam a ser descobertas. LI - LEITOR INICIANTE (a partir dos 6/7 anos) Fase da aprendizagem da leitura; incio do processo de socializao e de racionalizao da realidade com que a criana entra em contato. LEP - LEITOR-EM-PROCESSO (a partir dos 8/9 anos) Fase do domnio relativo do mecanismo da leitura e de agudizao do interesse pelo conhecimento das coisas; com o

pensamento lgico se organizando em formas concretas que permitem as operaes mentais. LF - LEITOR FLUENTE (a partir dos 10/11 anos) Fase da consolidao da leitura e da compreenso do mundo expresso no livro. LC - LEITOR CRTICO (a partir dos 12/13 anos) Fase de total domnio da leitura, da linguagem escrita, capacidade de reflexo em maior profundidade, podendo ir mais fundo no texto e atingir a viso de mundo ali presente. Tipos de Livros Segundo a intencionalidade dominante na matria literria: ldica ou instrumental, os livros selecionados apresentam trs diferentes diretrizes: a literria, a paradidtica e a didtica. Embora as fronteiras entre as diretrizes no sejam rgidas ou indiscutveis, importante para a prtica (na escola ou em casa) que a distino seja feita. Aqui nos orientamos pelas seguintes definies: Literrio - o livro cuja matria ou linguagem (narrativa ou potica) resulta da inveno, da transfigurao da realidade em matria verbal, - matria que tem valor em si mesma e busca inter-agir com as emoes (prazer, alegria, medo, curiosidade, tristeza, etc.) de seu leitor. Segundo as novas exigncias pedaggicas, o livro literrio hoje visto como um dos grandes instrumentos de formao do indivduo; alm das leituras extraclasse, deve ser usado dentro do horrio escolar (em geral nas aulas de portugus ou interdisciplinares) como experincias de leitura, interpretao e escrita. Paradidtico - o livro (revista, lbum, jogo...) cuja matria ou linguagem (via de regra, narrativa) resulta da fuso de duas intenes bsicas: ensinar e divertir. Dependendo da orientao do professor ou da escola, pode ser utilizado em atividades dentro ou fora do horrio escolar. O livro paradidtico pode assumir duas formas: ldica ou conceitual. O paradidtico ldico, como o prprio nome indica, o que transmite informaes atravs do jogo, propondo atividades ou experincias que estimulam as trs esferas de vivncias do ser: a das sensaes (geradas pelos cinco sentidos: viso, audio, tato, olfato, paladar); a das emoes (sentimentos de prazer, alegria, medo, etc.) e a da razo (inteligncia, capacidade de pensar, analisar, avaliar, refletir, escolher, sintetizar, etc.) O paradidtico conceitual tem claro objetivo pedaggico (pode ser usado como complementao de informaes no mbito das disciplinas de Histria, Geografia, Matemtica, Cincias, etc.). O que o diferencia do didtico o uso da linguagem ficcional, a utilizao do imaginrio como suporte ou manipulao do conceitual.

Didtico - o livro cuja matria organizada de acordo com o currculo escolar oficial e deve ser utilizado dentro do horrio escolar. Descrio da Amostra A amostra de livros examinada pelo enfoque de Literatura Infantil e Juvenil compese de 43 ttulos a saber: 20 Literrios, 13 Paradidticos e 10 Didticos. Estes textos foram assim classificados a partir da definio dos tipos de livros apresentada acima, ou seja, considerando-se as caractersticas e peculiaridades da linguagem e do contedo expressos em cada um, no importando, nesse primeiro momento, o resultado da obra. Embora enviados por diferentes fontes que atenderam solicitao do Instituto Ecoar, a maioria dos ttulos compe-se de publicaes oriundas de editoras comerciais, geralmente conhecidas no meio literrio infantil. Alguns ttulos, no entanto, resultam do trabalho de organizaes no governamentais ou centros de estudo sobre questes ambientais. Em todos os casos, o pblico-alvo a criana ou o adolescente e, geralmente, fica subentendida a inteno de "uso" destes materiais no mbito escolar. Alguns ttulos pertencem a colees publicadas por grandes editoras, - colees voltadas para a questo ambiental, onde comum encontrarmos vrios ttulos de um nico autor. No caso dos paradidticos, os autores so, geralmente, bilogos que se lanam num trabalho de Educao Ambiental atravs da criao de textos que, em tese, ensinem e divirtam ao mesmo tempo. No caso dos literrios, h textos de autores j renomados no cenrio da Literatura Infantil, que investem em estrias de cunho ecolgico. Se por um lado, os resultados so variados, podendo ocorrer num mesmo texto, passagens bem realizadas do ponto de vista formal como tambm equvocos conceituais graves relativos ao contedo expresso no livro, por outro lado, uma viso de conjunto da amostra revela incidncias mais ou menos comuns de problemas na construo dos textos. Esses resultados esto sintetizados no item seguinte. Consideraes Gerais Das leituras, anlises e concluses realizadas no corpus selecionado, chegamos s seguintes consideraes: 1 - Quanto relao existente entre a categoria do leitor-alvo (pr-leitor, leitor iniciante, leitor-em-processo, leitor fluente e leitor crtico) e a natureza do prprio livro (literrio, paradidtico e didtico), apresenta evidentes inadequaes, em sua maioria:

ilustraes de visual "infantil" em textos de assunto e linguagem que requerem categorias mais altas de leitor; informaes demasiadamente prolixas (visando a transmisso correta do contedo) em narrativas infantis; enredos mal construdos e insuficientes para comportar tamanha diversidade de fatos ou contedos ali colocados, de forma a desconsiderar a coeso e a coerncia nos textos. Em sntese, predomina o desajuste entre a linguagem literria/contedo do livro e a categoria de leitor por ele previsto. O que, a nosso ver, pode ser atribudo ao fato de este tema ainda ser novo no mbito da literatura e tambm da educao. 2 - Nas trs formas de livros (literrios, paradidticos e didticos) a preocupao ecolgica se manifesta principalmente em relao aos seguintes setores: a poluio dos rios e mares; a destruio das florestas ou o desmatamento em geral, o problema do lixo nas grandes cidades, a higiene das moradias e bairros, a extino de espcies de animais, o avano tecnolgico versus preservao da natureza. Tais problemas ambientais so colocados ao leitor, de maneira a conscientiz-lo da necessidade de ele ver o que se passa ao seu redor e de agir de maneira a no contribuir para o aprofundamento dos problemas ali denunciados (ou a tentar minimiz-los). Isso quer dizer que estamos na fase inicial do processo de resgate ecolgico que se faz necessrio em todas as reas do universo e setores da sociedade. Fase da conscientizao dos problemas e no, de suas possveis solues (estas esto ainda no plano individual, tico e poltico). 3 - O homem apontado, na maioria dos livros aqui examinados, como o grande responsvel pela degradao ambiental, devido sua ganncia de lucro, indiferena humana e ausncia de esprito humanitrio ou poltico. Em alguns livros didticos, j se faz sentir uma viso mais abrangente dos problemas ambientais e apontam-se lacunas ou equvocos no sistema poltico-econmico predominante. Na maioria dos livros literrios ou paradidticos, a natureza (principalmente o "campo") apresentada de maneira idlica, perfeita, e o homem, como o nico responsvel pelo seu desequilbro ou degradao. 4 - Em praticamente todo o corpus examinado, h uma clara nfase no valor atribudo educao, ao saber, ao conhecimento, como caminhos para a conquista da conscincia ecolgica, para a auto-descoberta do eu como ser-de-relao, cuja realizao depende de sua interao com os outros e com o meio natural e social em que vive. Embora falhos em sua realizao especificamente literria, praticamente todos os ttulos analisados apontam para essa valorizao do saber como caminho para o ser e para um dinmico fazer (que, em ltima anlise, se identifica com a conscincia de cidadania).

5 - Embora um bom nmero de ttulos tenha alcanado um grau satisfatrio de realizao literria, em grande parte deles predomina o desequilbrio entre a quantidade de informaes (sobre a questo ambiental) passadas ao leitor e a qualidade da fico que lhes serve de veculo, o que redunda, por vezes, em tornar a leitura extremamente pesada ou cansativa para o leitor. Concluso A concluso a que se chega, numa apreciao de conjunto do material de Literatura Infantil e Juvenil aqui analisado, que estamos no incio de um longo processo de conscientizao ecolgica ou ambiental, dentro do qual a Literatura para crianas e adolescentes, levada para o mbito da Escola, ser um dos grandes instrumentos. No todo, o corpus aqui em questo (apesar das falhas formais) revela em sua maioria, a conscincia de que preciso a participao de todos os indivduos no projeto de Educao Ambiental: a urgente necessidade de conscientizao de cada indivduo, grupo ou nao, quanto sua prpria responsabilidade na ao que se faz necessria para, no s amenizar os atuais problemas de degradao dos meios naturais do universo (dos quais o prprio homem depende para sobreviver no planeta), como tambm encontrar solues para evitar a continuidade crescente daquela degradao. Quanto ao nvel ou grau de realizao formal, positiva, dessa intencionalidade bsica, como expusemos acima, esse material apesenta grandes desnveis. Um grande nmero no conseguiu o indispensvel equilbrio entre o prazer (que o "literrio" deve despertar no leitor) e o saber (que o "didtico" deve transmitir). Circunstncia essa, muito natural, pois a Sociedade est apenas iniciando esse projeto de conscientizao (ao qual, no so poucas as instituies ou focos de poder a se oporem), e nessa fase (em qualquer projeto de abertura de caminhos), o que importa mais o objeto (o problema da degradao ambiental em curso) e no, o modo (a forma ou o discurso literrio). Muito embora se saiba que um e outro esto indissoluvelmente ligados, a verdade que sempre um deles predomina no incio, - o objeto em toda a sua amplitude (aqui no caso, o problema da degradao ambiental, poluio dos meios naturais, etc.). Mas no menos verdade que, medida em que esse objeto vai tomando forma, mais e mais vai sendo conhecido, aprofundado e naturalmente gerando novas expresses de si, cada vez mais abrangentes. Bem sabemos que quanto mais clara for a "equao do problema", mais fcil se torna encontrarmos para ele a melhor "soluo". O problema da Educao Ambiental, expresso em nvel literrio, paradidtico ou didtico, no ser exceo regra.

Finalmente,

como

possvel

contribuio

para

aprofundamento

da

criao/construo do texto literrio, paradidtico e didtico que se destina ao pequeno (ou grande) leitor, acerca da importncia e amplido do problema ambiental, registramos abaixo dados ou componentes que so essenciais ao processo literrio, educativo e poltico. 1 - Conscincia de que o conhecimento ou aprendizado das coisas, atravs da leitura, s se d quando esta se oferece como algo agradvel, prezeroso (da o ludismo ter-se tornado um dos pontos-chave da pedagogia moderna). 2 - Conscincia de que urgente que se promova a formao cultural bsica do povo em geral, - formao que leve o indivduo sua auto-descoberta como parte integrante, vital, responsvel e dinmica do todo (seu habitat, meio ambiente, universo, etc.). Formao essa que criar em todos uma nova maneira de pensar o mundo, a vida, o trabalho, as relaes eu-outro-mundo. Cidadania "terrestre", alm de "nacional". 3 - Conscincia de que a inter-ao do leitor com o texto determina no s a pretendida assimilao da leitura, mas tambm as dimenses (ou significados) do prprio texto. Da a constante preocupao do narrador com o seu pblico destinatrio. 4 - Conscincia de que, para soluo de qualquer problema (como o da ameaa de destruio ambiental que paira sobre ns), preciso que antes sejam conhecidos, equacionados e discutidos exausto, todos os seus dados constituintes (uma das tarefas da atual Comisso de Estudos do Instituto Ecoar). 5 - Conscincia de que todo o material, que est sendo colocado ao alcance dos professores para trabalharem com as crianas ou adolescentes, por mais completo, dinmico ou significativo que seja, no ter resultados positivos, se tais professores (os verdadeiros mediadores entre as fontes da cultura e os indivduos a serem formados) no receberem a formao adequada para isso. So urgentssimos os projetos nesse sentido, isto , os projetos oficiais de formao adequada e atualizada, no s aos que esto em fase de formao, mas tambm aos professores-em-servio. O processo de Educao Ambiental correr pari passu com essa urgentssima medida de formao do corpo docente, do qual depende a qualidade da Escola brasileira.

Bibliografia

http://www.apoema.com.br/definicoes.htm http://www.cprh.pe.gov.br/sec-educamb/secund-edamb.html http://www.revistaeducacao.com.br/apresenta2.php?edicao=254&pag_id=239 http://www.cprh.pe.gov.br/sec-educamb/ctudo-edamb_art_documento.html http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/CE09/CE09_012.html http://www.aultimaarcadenoe.com.br/educatrata.htm http://www.mma.gov.br/port/sbf/dap/educamb.html http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=eduam:::98 http://www.mma.gov.br

Potrebbero piacerti anche