Sei sulla pagina 1di 8

DOSSI ABCiber

Inteligncia coletiva: comunicao, capitalismo cognitivo e micropoltica*


RESUMO

A comunicao
fato que a noo de rede social vem sendo empregada em larga escala para designar os fenmenos de cooperao ativa ou de simples colaborao via Internet. Ela ressoa ento, no espao da cibercultura, com as noes de comunidade virtual e de comunidade de prtica11. Esse caso especfico contribuiu decisivamente para uma nova percepo de rede social, mais complexa do que aquela que propunham Mark Granovetter (1974) e Barry Wellman (1988) nos anos de 1970 e 1980, e que foi se consolidando juntamente com a expanso da Web. Tal percepo, sem ser exclusiva do universo virtual, ganha nele um sentido que traduz melhor do que em qualquer outro lugar o tipo de sociedade ps-industrial que estamos construindo. nele que a rede social passa a ser vista no apenas como algo a ser constatado, detectado, mapeado, analisado, enfim, como um dado; mas igualmente, e sobretudo, como um fazer, um construir. Fazer rede. Eis o que parece introduzir uma diferena que deve repercutir nos diversos estudos sobre a dinmica de formao dos laos sociais. Como fazer rede? Como construir uma comunidade virtual ou uma comunidade de prtica? Como ampliar a sinergia entre indivduos em graus e escalas diferenciadas (Kim, 2000; Figallo, 1998; Preece, 2000)? Tais questes tornam pertinente a correlao entre inteligncia coletiva e redes sociais do ponto de vista da comunicao e dos meios de comunicao. Isso porque, como o prprio conceito indica de uma forma intuitiva, inteligncia coletiva se refere circulao e multiplicao de idias nos coletivos. Portanto, se desejamos pr as idias em movimento, devemos buscar os meios para colocar os indivduos em relao, meios que possam facilitar a sinergia entre as pessoas. Mas o problema, colocado dessa forma, corre o risco de se ver reduzido a uma busca por instrumentos de comunicao; e em alguns casos, tratando-se da Internet, isso que se verifica. Todos sabemos, no entanto, das enormes dificuldades por que passam projetos envolvendo grupos e comunidades. A perda de sinergia entre as pessoas; as resistncias na adoo de novas idias, comportamentos, compromissos; o desvio na definio de metas; os equvocos na coordenao dos atores (elemento poltico) so apenas alguns dentre os vrios desafios enfrentados pelos promotores de projetos coletivos (Mendes, 2007). No campo da comunicao, esses desafios esto ligados ao uso intenso das tecnologias da Web, que ao mesmo tempo em que permitem uma ampla interao entre os seus mais diversos atores, tambm decepcionam, de forma especfica, aqueles que pretendem explor-las do ponto de vista da ampliao da sinergia entre participantes de projetos sociais. Muitos Revista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral 61

Os processos de colaborao esto presentes por toda a parte em nossa sociedade. Na esfera da comunicao as redes digitais popularizaram as aes colaborativas, sendo o fenmeno das comunidades virtuais seu fato mais marcante. J no mbito do trabalho imaterial, vamos encontrar um forte apelo s redes de colaborao, que tornou-se um refro ecoando por todo o mundo organizacional. H mais de uma dcada o conceito de inteligncia coletiva passou a ser sinnimo dessa noo de colaborao, tanto na comunicao quanto no campo do trabalho. Mas ser que o conceito se esgota a? O presente artigo resulta de uma reflexo sobre essas dimenses do conceito de inteligncia coletiva e da abertura a uma nova dimenso, a micropoltica, onde ele passa a ser entendido como resistncia aos processos de alienao do capitalismo cognitivo.
PALAVRAS-CHAVE

inteligncia coletiva capitalismo cognitivo micropoltica


ABSTRACT

Collaborative processes are present in our society everywhere. Digital networks throughout the communication field popularized collaborative actions, virtual communities being its more relevant fact. On the other hand, through the immaterial labour, we will find a strong plea for collaborative networks that became a kind of mantra within the organizational world. Since a decade ago the concept of collective intelligence has been seen as a synonym of this collaboration understanding, either in communicational or labouring field. But is it the only meaning of the concept of collective intelligence? The present article is a reflection about the dimensions of the concept of collective intelligence and its opening to another dimension, the micro politics, where it is understanding as a resistance to alienation process of cognitive capitalism.
KEY WORDS

collective Intelligence cognitive Capitalism micropolitics

Rogrio da Costa
Professor do Programa de Ps-Graduao em Comunicao e Semitica da PUCSP/SP/BR rogcosta@pucsp.br

Rogrio da Costa 61 68
promotores tm dispendido grande energia na busca por meios de comunicao que possibilitem uma melhor interao entre esses participantes via Internet. De forma geral, eles tm concludo que seus problemas vo alm da escolha de ferramentas de tecnologia de comunicao. Projetos nas reas de educao e sade, por exemplo, ressentem-se de recursos conceituais e metodolgicos que possam orient-los sobre a melhor maneira de colocar seu pblico num plano de comunicao efetiva ou comprometida com os desafios e problemas em que esto implicados. So projetos que dependem, de alguma forma, do sucesso dessa interao virtual para alavancar aes especficas no mbito presencial. No nvel do ensino fundamental, por exemplo, um dos maiores desafios no apenas prover as escolas com recursos informticos, mas ainda conquistar um novo patamar nos conceitos de ensino-aprendizagem que possa incluir efetivamente o uso do espao virtual sem preconceitos, temores ou desqualificaes. Tambm no campo da sade, avanou-se muito na oferta de informaes e servios, mas pouco na formao de redes cooperativas que atuem na disseminao de boas prticas ou na construo conjunta de novas estratgias que impliquem os diversos usurios do sistema, como pacientes, mdicos, farmacuticos, pesquisadores, empresas seguradoras, governo etc (Teixeira, 2005; Mendes, 2007). duo como detentor de capital humano, j que possuidor de conhecimentos e competncias. Tem-se nas anlises de Foucault um dos primeiros momentos de percepo do que chamamos hoje de capitalismo cognitivo ou economia do imaterial e, tambm, uma antecipao dos estudos sobre gesto do conhecimento, que s emergiram no incio da dcada de 1990 (Senge, 1990; Drucker, 1993; Nonaka& Takeuchi, 1995). Essa noo de capital humano, que se consolida a partir dos estudos de Gary Becker (1964), revela o interesse das anlises econmicas na compreenso das aes e relaes dos indivduos, anlises at ento desconhecidas da economia clssica. Mas interessante notar que, simultaneamente aos estudos de Foucault, Mark Granovetter (1974) propunha um outro ngulo de anlise dessas mesmas transformaes, pois partia diretamente da idia de redes sociais e da forma como os indivduos se associavam tanto social como economicamente. Granovetter est convencido de que a riqueza so as conexes, o networking dos indivduos. Ele faz um esforo enorme para mostrar que as aes econmicas esto incrustadas na dinmica das redes sociais, o que significa afirmar que a nova economia deve levar em conta o papel do capital social. Ento, desde o final da dcada de 1970 j possvel constatar a existncia de estudos sobre a formao de redes sociais e sua relao com a produo econmica. O conceito de capital social (Bourdieu, 1980), posterior ao de capital humano, s faz aprofundar o alcance das anlises econmicas que passam a incluir as formas de interrelao dos indivduos como fonte de valor.

Economia Cognitiva: Trabalho imaterial e Capital social


Segue-se, ento, um segundo momento em nossa proposta de interrelao da inteligncia coletiva com o fazer redes sociais. Est claro para ns que a dinmica da comunicao na formao de redes sociais alimenta-se, fundamentalmente, da expanso do trabalho imaterial. Tal como definido por Antonio Negri e Michael Hardt (2005), o trabalho imaterial envolve trs dimenses essenciais: a cognio (conhecimento), a comunicao (informao) e o afeto (cuidado). Dessa forma, o que vem dar sentido ao fazer rede tanto a busca e oferta de informaes, a construo e partilha de conhecimentos quanto a troca afetiva. Na sociedade ps-industrial, que muitos chamam sociedade da informao ou sociedade do conhecimento (Drucker, 1993), as riquezas imateriais tornaram-se o foco privilegiado da produo de valor. Assim, a ao em rede ou ao coletiva passa a ser sinnimo de ao colaborativa ou cooperativa voltada para a produo de valores imateriais que, por sua vez, sobrecodificam os valores materiais ou bens de consumo. neste sentido que o fazer rede passa a ser objeto da economia poltica, uma vez que a produo de valor econmico no est dissociada da forma como os indivduos interagem ao atuarem na partilha de conhecimentos e informaes atravs de suas redes sociais. Deve-se assinalar que, j em 1979, Michel Foucault (2004), em seu curso sobre o nascimento da biopoltica, mostrava como o neoliberalismo defendia uma nova maneira de analisar a natureza do trabalho, apontando para essa verdadeira mutao que passou a ver o indiv62 Revista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral

Evidencia-se um conjunto de aes que transpassa os setores produtivos e que se apia no estmulo cooperao e colaborao dos indivduos atravs da formao de redes de trabalho, sejam elas locais ou virtuais.
Nos anos de 1980, Granovetter (1985) e Barry Wellman (1988) aprofundam suas anlises estruturais de redes sociais. Esses estudos mostraram o quanto importante reconhecer que as estruturas sociais podem ser representadas como redes um conjunto de ns e de laos que descrevem suas interconexes. Nesse caso, os ns podem representar no apenas indivduos, mas igualmente grupos, corporaes, domiclios, naes ou outras coletividades.

Inteligncia coletiva: comunicao, capitalismo cognitivo e micropoltica 61 68


Os laos so usados para representar fluxos de recursos, relaes de amizade simtricas, transferncias ou relaes estruturadas entre ns. Barry Wellman e Stephen Berkowitz (1988) analisam arranjos ordenados de relaes que ocorrem nas trocas entre membros de sistemas sociais, mapeiam essas estruturas, descrevem seus padres e procuram descobrir seus efeitos no comportamento dos indivduos membros dessas estruturas sejam pessoas, grupos ou organizaes. Mas essa forma de abordagem de redes sociais, que busca por padres de comportamento do coletivo, permanece em um nvel ainda insuficiente quando se trata de compreender a dinmica de implicao dos indivduos em processos coletivos que envolvem cooperao em aes com propsitos definidos. Por isso, para alm desse mtodo de anlise fundamentalmente estrutural, fez-se necessria uma abordagem qualitativa das redes. Nesse sentido, o conceito de capital social foi utilizado por diversos tericos (Coleman, 1990; Putnam, 1993; Lin, 2001 e 2005; Burt, 2000) para sustentar suas anlises sobre a construo do lao social e, portanto, sobre a formao de redes sociais. Cabe lembrar que as relaes sociais passam a ser percebidas como um capital, justamente, quando o processo de crescimento econmico passa a ser determinado no apenas pelo capital natural (recursos naturais), pelo capital produzido (infra-estrutura e bens de consumo) ou ainda pelo capital financeiro. Alm desses, seria ainda preciso determinar o modo como os atores econmicos interagem e se organizam para gerar crescimento e desenvolvimento. A compreenso dessas interaes passa a ser considerada como riqueza a ser explorada, capitalizada. Como assinalam Woolcock e Narayan (2000): Um dos conceitos de capital social, que encontramos nos socilogos R. Burt, N. Lin e A. Portes, refere-se aos recursos como, por exemplo, informaes, idias, apoios que os indivduos so capazes de procurar em virtude de suas relaes com outras pessoas. Esses recursos (capital) so sociais na medida em que so acessveis somente dentro e por meio dessas relaes, contrariamente ao capital fsico (ferramentas, tecnologia) e humano (educao, habilidades), por exemplo, que so, essencialmente, propriedades dos indivduos. A estrutura de uma determinada rede quem se relaciona com quem, com que freqncia, e em que termos tem, assim, um papel fundamental no fluxo de recursos atravs daquela rede. Aqueles que ocupam posies estratgicas no interior da rede, especialmente aqueles cujas ligaes percorrem vrios grupos, potencialmente tm mais recursos do que seus pares, precisamente porque sua posio no interior da rede lhes proporciona maior acesso a mais e melhores recursos2. H uma relao neste caso estreita entre capital social e sistema produtivo e financeiro. Alguns chamam a isso de neocapitalismo, que inclui o capital humano, cultural e social (Lin, 2001). Cabe lembrar que desde o incio dos anos 1990, na mesma dcada em que os estudos sobre o capital social se consolidaram, as primeiras anlises sobre gesto do conhecimento floresciam e j apontavam para a importncia dos conhecimentos e informaes como ativos intangveis das empresas, ressaltando que o estmulo partilha e troca desses ativos, entre os colaboradores, significava a ampliao do capital intelectual das organizaes (Nonaka, Takeuchi, Drucker, Senge). Lembremos, igualmente, que um dos primeiros estudos de uma agncia governamental sobre esse tema data de 1996, e encontra-se no relatrio da OCDE intitulado The knowledge-based economy, coordenado por D. Foray e B. Lundvall (1996).

Mas para investigar esse aspecto da inteligncia coletiva, seu elemento de resistncia poltica, devemos aprofundar nossa percepo do trabalho imaterial e do quanto ele opera em diferentes dimenses da subjetividade dos indivduos.
Atualmente, difcil encontrar um setor econmico que no faa uso da noo de rede social como elemento importante para seu crescimento. Isso porque o capital de conhecimento e informao passou a estruturar as iniciativas econmicas nas suas mais diversas instncias. Portanto, fazer rede, atualmente, sinnimo de produo de valor econmico pela atividade colaborativa das inteligncias dos indivduos. E essa produo, preciso assinalar, no est restrita ao universo das organizaes econmicas, mas estende-se sobre toda a sociedade, na medida em que toda atividade humana pode ser vista como produtora de alguma forma de riqueza imaterial.

A micropoltica: o campo de sustentabilidade subjetiva


Um terceiro momento deve, portanto, intervir na relao entre o fazer rede e o tornar-se uma inteligncia coletiva, agora no sentido poltico do termo. Dado que toda atividade que produz conhecimento e informao produtora de riqueza, a converso dessa riqueza em valor econmico o que caracteriza fundamentalmente o atual capitalismo cognitivo. Como assinala Yann Boutang (2007a), o recurso do qual o capitalismo procura se tornar mestre atualmente a inteligncia coletiva, a criatividade difundida no conjunto da populao. O capitalismo cogRevista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral 63

Rogrio da Costa 61 68
nitivo depende basicamente das atividades de cooperao intelectual dos indivduos, tanto do ponto de vista da comunicao quanto da produo de conhecimento. E essa cooperao se traduz hoje como um fazer rede generalizado. Evidencia-se, portanto, um conjunto de aes que transpassa os setores produtivos e que se apia no estmulo cooperao e colaborao dos indivduos atravs da formao de redes de trabalho, sejam elas locais ou virtuais. Ento, por detrs do suposto valor positivo da cooperao, nos defrontamos com prticas que visam extrair mais valia dos produtos dessa atividade cooperativa. Nesse cenrio, preferimos entender que a inteligncia coletiva antes de tudo uma ao de resistncia a essas novas formas de alienao do trabalho, mais do que o motor do capitalismo cognitivo. todos. H portanto aqui uma tenso que no se resolve facilmente, pois a mesma formao de redes sociais tanto pode servir ao empoderamento dos indivduos quanto alimentar seu processo de alienao subjetiva. Estamos bem longe da clareza de uma dicotomia. Essa ambigidade das redes sociais nos leva a indagar sobre as condies de sustentabilidade subjetiva do trabalho imaterial. Est claro que a promoo de redes humanas serve expanso das mais diversas atividades em todos os setores da economia. Mas o que no fica claro o quanto de energia subjetiva tem sido empregada para sustentar as usinas de produo de conhecimentos, informao e afetividade. A explorao dos recursos subjetivos parece ilimitada, e talvez realmente o seja. A pergunta se ela no precisaria se dar a ritmos sustentveis. Tem-nos parecido que a dinmica do trabalho imaterial se abre a um ritmo de explorao bem distinto do trabalho industrial. A fadiga do corpo no regime de trabalho industrial, e tambm agrcola, deve-se fundamentalmente aos processos de explorao da condio fsica dos trabalhadores. O corpo, nesse caso, o limite da ao de explorao. A situao de runa do corpo significa sua parada, seu limite. Todos podemos sentir que h um limite para a atuao do corpo, que existe um ponto de parada, de no funcionamento do sistema. O corpo revela-se finito. Esse fato refora a percepo de que no mundo industrial, um trabalhador sempre pode ser substitudo por outro, como uma pea quebrada que se troca. Hoje, no entanto, estamos atravessando um perodo marcado pela extrema importncia das atividades cognitivas, de comunicao e afetivas, que no parecem estabelecer os mesmos limites de explorao que a condio fsica do corpo claramente impunha. Quando nos dobramos sobre a dimenso de trabalho imaterial, que convoca sobretudo um esforo de outra natureza, um esforo de memria, de imaginao, de associao de idias, de comunicao constante, de dedicao afetiva, nos perguntamos: como avaliar os limites? At onde podemos ir ou devemos ir? Essa questo, que aparece com tanta clareza no exemplo dos trabalhadores da sade e da educao (Teixeira, 2005; Mendes, 2007), nos faz pensar nas novas formas de explorao do trabalho, mas igualmente nas novas maneiras de resistncia, que no passam exclusivamente pela greve que tem como fora justamente a imobilizao dos corpos. fato que a mente no pode parar e nem a imaginao cessar ou apaziguar-se. A greve do pensamento e da imaginao com certeza ser algo de outra natureza que as greves que conhecemos. E se a mente no pode deixar de funcionar, isso pode significar que ela pode trabalhar continuamente... ou que no temos a mesma noo dos limites que construmos em relao ao nosso corpo. Aqui reencontramos uma interessante referncia feita por De-

Situaes de engajamento afetivo em certas profisses so fator necessrio para o bom desempenho do ponto de vista do empregador ou do sistema.
Mas para investigar esse aspecto da inteligncia coletiva, seu elemento de resistncia poltica, devemos aprofundar nossa percepo do trabalho imaterial e do quanto ele opera em diferentes dimenses da subjetividade dos indivduos. Isso significa analisar a forma como a subjetividade convocada, implicada nos processos de trabalho com o conhecimento, a comunicao e os afetos. As pesquisas mais recentes de tericos como Toni Negri (2001), Michael Hardt (2003), Maurizio Lazzaratto (2004 e 2007), Yann Boutang (2007a e 2007b) e Plbart (2003), por exemplo, no deixam de apontar para os elementos de captura e alienao implcitos nessas novas formas de trabalho, que convocam os indivduos no extremo de sua capacidade de pensar, imaginar, comunicar e sentir. No campo do trabalho imaterial, h uma espcie de aprofundamento no uso dos recursos da subjetividade, algo como a explorao das riquezas subjetivas que se constitui como nova fronteira do sistema de produo capitalstico. No mais apenas escavar da terra seus recursos naturais, nem tampouco se contentar em extrair energia do corpo humano, mas alm disso e sobretudo escavar na subjetividade e extrair os recursos psquicos que fazem a produo econmica funcionar. O incentivo desmesurado que assistimos hoje para a formao de redes humanas associativas acaba servindo a propsitos que ultrapassam em muito a suposta positividade da colaborao. Por outro lado, a inteligncia coletiva emerge da mesma atuao em rede que deve favorecer a partilha de recursos e a construo de um comum que pode beneficiar a

64

Revista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral

Inteligncia coletiva: comunicao, capitalismo cognitivo e micropoltica 61 68


leuze (1986) em seu texto sobre Foucault, onde ele nos fala do finito-ilimitado, referindo-se finitude do corpo e ao ilimitado da linguagem, das combinaes genticas e das mquinas cibernticas e de informtica. Mas deveramos dizer, de forma um pouco diferente, que se o corpo finito, o trabalho de explorao da subjetividade, por outro lado, que ilimitado. A fora do capitalismo atual reside exatamente neste ponto: estamos agora sempre trabalhando, porque estamos sempre refletindo, imaginando, discutindo em qualquer lugar e qualquer situao (Espere! Tive uma idia!). Mas isso no exclui o fato de que possamos adoecer dentro dessas condies, e que realmente j no estejamos adoecendo de trabalho imaterial. Mas que nova espcie de fadiga ser essa? Que novo cansao toma conta do nosso corpo e da nossa subjetividade? Depresso, angstia, stress? E tudo isso remete a que causa ou efeito sobre ns? ma maneira: atender bem, cuidar, ser atencioso. Trata-se de um pressuposto implcito ao novo sistema3. H vrios aspectos que se entrecruzam nesse momento. Um deles o uso consciente de si. Um indivduo se empenha tendo como foco o poder, o reconhecimento ou a remunerao exclusivamente. uma forma de engajamento no mundo, um investimento do olhar centrado em benefcios que se articulam com a sustentao individual. Da surgem as preocupaes com a partilha de conhecimentos e informaes, sentindo-se como ameaa sua posio e interesses os processos de colaborao. Algum pode fazer uso do que sei para avanar sobre meu territrio. Neste caso, o trabalho de cooperao conduzido dentro de uma lgica de apropriao de resultados, onde se procura diferenciar o que pertence a si, o que se deve reter como prprio. Alm disso, h aqui tambm um processo inverso de uso do outro, que se manifesta exatamente dentro das atividades de colaborao e cooperao em rede que tanto so incentivados. Indivduos com foco no poder, dinheiro ou prestgio, exclusivamente, podem facilmente se apropriar de processos colaborativos, fazendo uso do outro em seu benefcio prprio. Isso no significa que estejam menos alienados do ponto de vista de sua fora de existir.

Sobre o uso de si e o abuso de si


Nossa hiptese de que h uma diferena entre o uso de si e a construo de si nas novas formas de trabalho. Uma diferena entre o uso que feito do self, das situaes de expropriao da potncia do si, de alienao de nossa subjetividade e, por outro lado, das situaes em que construmos ativamente nosso self, construo eminentemente coletiva, social, baseada na integrao de afetos, que opera por composio e socializao da fora de existir de cada um. Em relao ao primeiro aspecto, podemos dizer que h uma forma de engajamento do trabalhador que precipita sua fora subjetiva numa situao de explorao do si. Sabe-se, por exemplo, que situaes de engajamento afetivo em certas profisses so fator necessrio para o bom desempenho do ponto de vista do empregador ou do sistema. O problema que atender bem, acolher, ser cordial, entre outros aspectos, implica uma mobilizao da subjetividade que vai alm dos conhecimentos e competncias de qualquer profissional, daquilo que supostamente se aprende no sistema de formao clssico. Quando se ouve voc deve acolher, deve atender bem, ser cordial, nunca se pergunta se o trabalhador estaria em condies de responder a essa demanda. Espera-se simplesmente que ele incorpore essa necessidade como um eu devo e no como um eu posso ou isso est ao alcance de minhas foras. a construo do trabalhador moral. O apelo conscincia moral aqui claro, e vem rodeado de todas as ameaas implcitas no sistema tradicional (perda de emprego, de salrio, de posto etc). O fato que esse tipo de demanda visa obter um certo comportamento daquele que trabalha. Assim como nas situaes em que necessrio um certo conhecimento, habilidade ou competncia para exercer uma funo, e que portanto em teoria bastaria aprender para exerc-la, aqui tambm se supe que basta exercer aquilo que supostamente todos j sabem de algu-

O exemplo do telefone celular muito significativo dessa prestatividade contnua: eterna disponibilidade para cuidar, atender, ser atencioso.
Outro aspecto o uso de si como seqestro da potncia subjetiva. Neste caso, aponta-se para a situao de captura da subjetividade, sobretudo em processos de trabalho afetivo, onde um devo fazer se instala como plo atrator. Aqui, o investimento moral se sobrepe s foras subjetivas, canalizando o trabalho para um sempre alm do que se pode, de suas capacidades reais, para um ponto de esgaramento subjetivo. No se duvida que seja sempre possvel atender melhor, cuidar melhor, ser mais atencioso etc. Mas igualmente, tambm na produo de conhecimentos e nos processos de comunicao possvel verificar um fenmeno semelhante, pois sempre se pode conhecer mais (educao continuada) ou comunicar mais e melhor (somos todos jornalistas...). Enfim, sempre possvel colaborar com mais conhecimentos, cooperar mais com os parceiros. Esse excesso, esse alm do limar de sustentao subjetiva configura um uso de si como um abuso de si. Sempre se est sujeito a uma cobrana para alm do ponto, seja pelo sistema, pelo empregador, pelo cliente ou, o que

Revista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral

65

Rogrio da Costa 61 68
mais comum, por si mesmo. A resposta a essa cobrana chama-se, curiosamente, dedicao ao trabalho. Trata-se de uma espcie de prontido afetiva, de um estado de alerta afetivo permanente em que nos encontramos. O exemplo do telefone celular muito significativo dessa prestatividade contnua: eterna disponibilidade para cuidar, atender, ser atencioso. Muitas so as situaes em que o trabalhador simplesmente no tem condies para sustentar um tal processo de esgaramento. Como resultado, os ndices de depresso, angstia e stress de que so vtimas inmeros profissionais, sobretudo aqueles ligados educao, sade e comunicao. Por fim, como avaliar a inteligncia coletiva seno como resistncia a essa alienao, mas dentro da prpria dinmica de colaborao em rede. que s podem acontecer nas relaes (como o caso na sade, na educao, no direito, no meio-ambiente, nos trabalhos do terceiro setor em geral etc.), somos forados a reconhecer que a implicao da subjetividade no s necessria como tambm est sujeita a ordens de composio com o outro que a alimentam, fortalecem, provocando reaes e precipitaes que no esto previstos no script da atividade4. Mas pode ser que nesse momento, paradoxalmente, o trabalhador das relaes se veja s, que possa contar apenas com seus prprios recursos de conhecimento, sensibilidade, memria ou afeto para fazer funcionar a relao dos outros. Mas a relao no uma mquina que se faz funcionar, ou um processo burocrtico ao qual se d andamento, ou mesmo um atendimento padro que se executa. Para uma relao andar, preciso estar l onde ela acontece, preciso se perceber existindo na relao. E aqui que pode-se falar em construo de si.

Concluso: a construo de si est na relao


O que dizer ento dessa outra dimenso que aponta para a construo de si? Um dos pontos ressaltados pelos recentes trabalhos de Toni Negri (2001 e 2005) diz respeito ao investimento no trabalho como atividade vital, produtora de riquezas e valor. No h como distinguir os seres humanos de suas atividades em todas as ordens (familiar, cuidado de si, cuidado do outro, produo de bens materiais e imateriais). Isso significa que quando se trabalha, em qualquer dimenso, sempre se est implicado com sua existncia de fato, concretamente. Tanto que o uso de si, seja de forma consciente, seja alienada, no nos coloca fora da ordem do investimento de potncia real, onde a existncia est realmente implicada. Ns nos tornamos o que estamos fazendo, nos precipitamos imperceptivelmente em nossas atividades, nos deparamos absortos em pensamentos e sentimentos inteiramente focados nas tarefas que executamos. Do ponto de vista do trabalho imaterial, que basicamente um trabalho de pensamento, afetos e comunicao, esse investimento fundamentalmente da ordem da subjetividade. No significa que o corpo no esteja ali, mas que sua dimenso motora secundria em relao ao exerccio da memria, da imaginao, da convocao afetiva e da manifestao dos sentimentos. Na verdade, este o caso em que, ao contrrio da presena autmata do corpo do operrio industrial do sculo XIX e at meados do sculo XX, o corpo do trabalhador do imaterial est realmente ali, com sua potncia inteiramente implicada. Nossa hiptese a de que a construo de si, em qualquer ordem de atividade, necessita de um investimento do olhar diferente da objetificao encontrada no uso de si. Agora, no se trata mais de olhar para o seu cargo, sua funo, sua promoo ou o quanto de poder se pode obter em relao aos outros. Trata-se fundamentalmente de um olhar voltado para a relao que nasce do lugar que se ocupa, mas que provocada pela existncia do outro. De fato, cargos e funes revelam uma forma de organizao que procura prescindir da singularidade das relaes, porque pretende de fato orquestr-las. No entanto, quando tratamos de atividades 66 Revista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral

O trabalho afetivo tanto o lugar dessa precipitao que chamamos de abuso de si, quanto a chance de emergncia da inteligncia coletiva como resistncia s aes de alienao e do imperativo da colaborao.
Mas no ponto em que estamos, o que seria mais precisamente a inteligncia coletiva? Inteligncia coletiva, na dimenso da micropoltica, seria uma percepo que emerge em cada indivduo quando este se d conta de que, em suas aes de trabalho e mesmo no dia-a-dia, existe interdependncia em relao s aes de outros indivduos. O que permite a emergncia da inteligncia coletiva o fato de se ver dentro de uma rede de relaes onde se depende da composio com outros indivduos e que, simultaneamente, entende-se que eles tambm dependem de sua participao. Essa inteligncia quase entendida aqui como uma conscincia, como um acordar. De fato, quando referamos a inteligncia coletiva aos processos dos meios de comunicao, intuitivamente isso remetia circulao de idias, de conhecimentos e informaes. Mas isso tanto pode ser um simples processo superficial de trocas entre desconhecidos ou mesmo pessoas pouco conhecidas (e que a grande caracterstica do zumbido planetrio da Internet), quanto alimentar uma rede com forte interdependncia, como no caso de muitas comunidades de prtica e dos movimentos de ativismo via Web. Da mesma forma, no campo do trabalho imaterial, a

Inteligncia coletiva: comunicao, capitalismo cognitivo e micropoltica 61 68


inteligncia coletiva tanto pode se resumir s atividades colaborativas intermitentes dos grupos de projetos em organizaes, quanto revelar a interdependncia de atividades transsetoriais, como o caso, por exemplo, da educao, justia e sade. No entanto, ambas as dimenses so passveis de uma leitura a partir de padres sistmicos, onde inteligncia coletiva torna-se algo que s se percebe quando se observa o desenrolar desses padres ao longo do tempo. Ento essa inteligncia seria inteiramente inconsciente e prxima daquela dos insetos. O que estamos ressaltando aqui a possibilidade de uma leitura ativa da inteligncia coletiva. essa leitura que pode fazer referncia no apenas conscincia que o indivduo tem de si mesmo, mas conscincia no indivduo de sua rede de sustentao subjetiva. Ou seja, conscincia da interdependncia no apenas em sua forma objetiva (dependo do trabalho de algum), mas igualmente subjetiva (dependo da estima, do cuidado de outro). esse conceito de inteligncia coletiva que funciona como resistncia, como promotora dos limites subjetivos, que sustenta nossos investimentos no mundo do trabalho pessoal. Inteligncia coletiva como estratgia que busca dar limites s atividades afetivas, para que o uso de si no se transforme em abuso de si. Finalmente, entendemos que a sustentao dessa interdependncia est na construo da confiana, de integrao de simpatias, de estima, de respeito e que a socializao dos afetos a chave da construo e da sustentao do meio em que se vive e se trabalha (Costa, 2005). Mas o que promove essa integrao? Nossa compreenso que o trabalho afetivo o principal vetor que permite uma tal construo. Ele produz redes sociais, formas diversas de comunidades. O trabalho afetivo tanto o lugar dessa precipitao que chamamos de abuso de si, quanto a chance de emergncia da inteligncia coletiva como resistncia s aes de alienao e do imperativo da colaborao. O objetivo principal dessa resistncia mudar o sentido a partir do qual se promove a formao de redes sociais FAMECOS
NOTAS

n.2, pp. 225-249, 2000. 3 Essa questo do uso de si no trabalho muitas vezes abordada numa dimenso que construda em paralelo com a da remunerao do trabalhador. Tratase de procurar outras fontes de engajamento do interesse dos indivduos, de forma a garantir que eles se empenhem no exerccio dos valores subjetivos. assim que os programas de alinhamento com a misso e viso da empresa ou sistema so propostos, incentivos alm do financeiro so oferecidos e compromissos com a marca so ressaltados, de forma a assegurar uma implicao da subjetividade do trabalhador. Sobre esses aspectos veja-se, especialmente, Teixeira (2005) e Mendes (2007).

REFERNCIAS

BECKER, G. Investiment in Human Capital: A theoretical and empirical analysis with special reference to education. Nova York: National Bureau of Economic Research, 1964. BOURDIEU, P. Le capital social: notes provisoires. In: Actes de la Recherche en Sciences Sociales 3: 2-3, 1980. BOUTANG, Y. Le capitalisme Cognitif: la nouvelle Grande Transformation. Paris: Amsterdam, 2007a. ___. (org). Politiques des Multitudes. Democratie, Intelligence Collective e Puissance de la vie lheure du capitalisme cognitif. Paris: Amsterdam, 2007b. BURT, R. The Network Structure of Social Capital. In: SUTTON, R.; STAWS, B. (eds) Research in Organizational Behavior Greenwich, CT : JAI Press, 2000. COLEMAN, J. Foundations of Social Theory. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1990. COSTA, R. Por um Novo Conceito de Comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligncia coletiva. In: Revista Interface Comunicao, Sade, Educao. So Paulo: Unesp, v.9, n.17, mar/ago, pp. 235-248, 2005. DELEUZE, G. Foucault. Paris: Les Editions de Minuit, 1986. DRUCKER, P. The Post-Capitalist Society. New York: HarperBusiness, 1993. FIGALLO, C. Hosting Web Communities: building relationships, increasing customer loyalty, and maintaining a competitive edge. Nova Iorque: Wiley Computer Publishing, 1998.

Texto apresentado no II Seminrio da ABCiber. Novembro 2008. O texto inaugural sobre esse assunto sem dvida A Comunidade Virtual de Howard Rheingold, de 1993. Ao final da dcada de 1990 e no incio dos anos 2000 muitos autores lanaram livros propondo como construir comunidades virtuais. Etienne Wenger, um educador suo, obteve sucesso em 2002 difundindo tcnicas para a promoo de comunidades de prtica. Cf. WOOLCOCK, M.; NARAYAN, D. Social Capital: Implications for Development Theory, Research, and Policy . In: The World Bank Research Observer, v.15,

Revista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral

67

Rogrio da Costa 61 68
ton: Princeton University Press, 1993. FORAY, D.; LUNDVALL, B. The knowledge-based economy. Paris: OCDE, 1996. FOUCAULT, M. Naissance de la Biopolitique. Paris: Gallimard/Seuil, 2004. GRANOVETTER, M. Getting a Job: a study of contacts and careers. Chicago: University of Chicago Press, 1974._. Economic Action and Social Structure: The Problem of Embeddedness. In: American Journal of Sociology, v.91, n.3, pp. 481-510, 1985. HARDT, M. O trabalho afetivo. In: COSTA, R. & PLBART, P. (orgs). O Reencantamento do Concreto. So Paulo: Hucitec, 2003. KIM, A.J. Community Building on the Web. Berkeley: Peachpit Press, 2000. LAZZARATO, M. Les revolutions du capitalisme. Paris: Les Empcheurs de Penser en Rond, 2004. ___. Biopolitique/Bioconomie. In: BOUTANG, Y. (org). Politiques des Multitudes. Democratie, Intelligence Collective e Puissance de la vie lheure du capitalisme cognitif. Paris: Amsterdam, 2007. LIN, N. Social Capital: A Theory of Social Structure and Action. New York: Cambridge University Press, 2001 . LIN, N.; COOK, K.; BURT, R. Social Capital: theory and research. Londres: Aldine Transaction, 2005. MENDES, V. L. F. Uma Clnica no Coletivo: experimentaes no Programa de Sade da Famlia. So Paulo: Hucitec, 2007. NEGRI, A.; HARDT, M. Multido. So Paulo: Record, 2005. NEGRI, A. Exlio. So Paulo: Iluminuras, 2001. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The Knowledge-Creating Company. New York: Oxford University Press, 1995. PLBART, P. P. Vida Capital: ensaios de biopoltica. So Paulo: Iluminuras, 2003. PREECE, J. Online Communities. Chichester: John Wiley &Sons, 2000. PUTNAM, R.; LEONARDI, R.; NANETTI, R. Making Democracy Work: Civic Traditions in Modern Italy. PrinceRHEINGOLD, H. A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva, 1996. SENGE, P. The Fifth Discipline: The art and practice of the learning organization. New York: Doubleday, 1990. TEIXEIRA, Ricardo. O desempenho de um servio de ateno primria sade na perspectiva da inteligncia coletiva. In: Revista Interface Comunicao, Sade, Educao. So Paulo: Unesp, v.9, n.17, mar/ ago, pp. 219-234, 2005. WELLMAN, B & BERKOWITZ, S. D. Social structures: a network approach. New York: Cambridge University Press, 1988. WOOLCOCK, M.; NARAYAN, D. Social Capital: Implications for Development Theory, Research, and Policy. In: The World Bank Research Observer, v.15, n.2, pp. 225-249, 2000. ZOLA, E. O Germinal. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

68

Revista FAMECOS Porto Alegre n 37 dezembro de 2008 quadrimestral

Potrebbero piacerti anche