Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITRIO DE RONDONPOLIS Instituto de Cincias Agrrias e Tecnolgicas Curso de Engenharia Mecnica Disciplina de Tpicos Especiais II

ARTHUR MORAES E VIDEIRA THALO MORAES SANTANA

MTODO DOS ELEMENTOS FINITOS APLICADO TRANSFERNCIA DE CALOR

Prof Dr Kteri

Rondonpolis - MT 03 de maro de 2013

SUMRIO LISTA DE FIGURAS ....................................................................................................... 3 1. INTRODUO ............................................................................................................ 4 2. PROBLEMA PROPOSTO E INTERPRETAES INICIAIS ................................... 5 3. DHAHDIA ................................................................................................................... 5 3.1. DHIASHDIU ......................................................................................................... 6 5. CONCLUSO .............................................................................................................. 6 6. REFERNCIAS ........................................................................................................... 8

LISTA DE FIGURAS Nenhuma entrada de ndice de ilustraes foi encontrada.

Mtodo dos Elementos Finitos

Pgina 3

1. INTRODUO Na matemtica, o mtodo dos elementos finitos uma tcnica numrica para encontrar solues aproximadas para problemas de valor de contorno. Constitui-se na utilizao de mtodos variacionais para minimizar uma funo de erro e produzir uma soluo estvel. Anloga idia de que a conexo de muitas linhas retas pequenas pode aproximar um crculo maior, o mtodo dos elementos finitos engloba todos os mtodos para conectar muitas equaes simples ao longo de muitos subdomnios pequenos, chamados elementos finitos, para aproximar uma equao mais complexa atravs de um domnio maior. Embora seja difcil citar uma data da inveno do mtodo dos elementos finitos, o mtodo originou a necessidade de resolver os complexos problemas elasticidade e de anlise estrutural civis e aeronutica . Seu desenvolvimento pode ser rastreado at o trabalho de A. Hrennikoff e R. Courant . Embora as abordagens utilizadas por esses pioneiros so diferentes, eles compartilham uma caracterstica essencial: malha de discretizao de um domnio contnuo em um conjunto de sub-domnios discretos, normalmente chamados de elementos. O mtodo dos elementos finitos obteve seu verdadeiro impulso na dcada de 1960 e 70, desenvolvido por Argyris e colegas de trabalho na Universidade de Stuttgart, Clough e colegas de trabalho na Universidade de Berkeley , e Zienkiewicz e colegas de trabalho na Universidade de Swansea. Um maior impulso foi dado nestes anos pelos softwares open source disponveis. A NASA patrocinou a verso original

do NASTRAN , e Berkeley fez o programa de elementos finitos SAP IV. A base matemtica rigorosa para o mtodo de elementos finitos foi fornecida em 1973, com a publicao por Strang e Fix. O mtodo desde ento tem sido utilizado para a modelagem numrica de sistemas fsicos em uma ampla variedade de disciplinas da engenharia como, por exemplo, eletromagnetismo, transferncia de calor e dinmica de fluidos.

Mtodo dos Elementos Finitos

Pgina 4

2. PROBLEMA PROPOSTO E OBJETIVO O problema prope calcular a distribuio de temperaturas em uma placa plana com as temperaturas conhecidas nas bordas utilizando uma malha de, no mnimo, 50 ns. necessrio tambm recorrer um software matemtico, de livre escolha, para a resoluo do problema. Traamos como objetivo a elaborao de uma malha quadrada de 100100, totalizando 10000 ns, com uma placa de lado = 1 . O software utilizado ser o Matlab. As temperaturas nas extremidades da placa esto definidas na Tabela 1.
BORDA TEMPERATURA SUPERIOR INFERIOR ESQUERDA DIREITA 500 K 150 K 25 K 830

Tabela 1 - Temperaturas
Considerando uma placa de ferro, a condutividade trmica ser = 80,3 . .

Iremos adicionar ainda uma gerao = 10

em toda a placa .

A Tabela 2 mostra os valores conhecidos e os que devemos calcular em cada superfcie de controle dos ns.
T 1 2 3 ... 98 99 1 25 25 25 25 25 25 2 3 ... 98 99 100 i

500 500 500 500 500 830 ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? 830 830 830 830 830

100 25 j

150 150 150 150 150 830

Tabela 2 - Ns conhecidos

Mtodo dos Elementos Finitos

Pgina 5

3. EQUAO GERAL A equao geral para a malha apresentada : , = ( 1, + +1, + ,+1 + ,1 + 2 1 ) 4

Onde , a temperatura no n (escala Kelvin), a gerao de calor (W/m), a distncia (metros) entre dois pontos da malha e a constante de condutividade trmica do material (W/m.K). 3.1. Exemplo para clculo de , Como exemplo, calcularemos o valor do n 2,2 e, em seguida, elaboraremos a rotina de resoluo do exerccio. A equao geral torna-se, ento: 2,2 10 (1/(100 1))2 1 = * 1,2 + 1,2 + 2,1 + 2,2 + + 80,3 4 1,2 + 1,2 + 2,1 + 2,2 + 3,17653814 106 ] 4

2,2 = [

O mesmo procedimento se aplica aos outros ns. Com as outras equaes, monta-se o sistema e pode-se obter o valor da temperatura em cada n resolvendo-o.

4. ELABORAO DA ROTINA NO MATLAB

5. RESULTADOS OBTIDOS Aps a execuo do programa, entrando com os valores indicados anteriormente e admitindo-se um erro de 0,0001, obtemos os seguintes resultados:

5. CONCLUSO Com a resoluo do problema proposto, pode-se concluir que a subdiviso de Mtodo dos Elementos Finitos Pgina 6

um domnio em partes mais simples tem vrias vantagens, dentre elas podemos citar o fato de obter uma representao precisa, mesmo que seja de geometrias complexas. Alm disso, possvel a incluso de propriedades de materiais dissimilares. Outras caractersticas so a fcil representao da soluo final e a captura de efeitos locais distribudos ao longo do domnio.

Mtodo dos Elementos Finitos

Pgina 7

6. REFERNCIAS - Notas de aula da disciplina de Materiais de Construo Mecnica I (UFMT, 2010/2). - Notas de aula da disciplina de Metrologia e Controle de Qualidade (UFMT, 2010/2).

Mtodo dos Elementos Finitos

Pgina 8

Potrebbero piacerti anche