Sei sulla pagina 1di 38

Discente: Larissa Carvalho dos Santos Preceptoras: Adenilde Luz/ Karina Seixas Disciplina: Estgio Curricular em Nutrio Clnica

Local: Hospital Jorge Valente 7 Semestre

Este

trabalho tem como objetivo avaliar o estado nutricional da paciente e elaborar um plano dietoterpico para o tratamento da patologias instaladas com melhora do quadro clnico. Os presentes dados foram colhidos em um hospital particular em Salvador-Ba.

J.S.A
61 anos Sexo: Feminino

Estado Civil: Casada


Nacionalidade: Brasileira Naturalidade: Salvador-Ba

Escolaridade: 4 srie do ensino fundamental


Profisso: Do lar

1. 2.

QP: Algia e Prurido em MID HMA: A paciente apresentou quadro clnico de algia e prurido no MID com inicio no dia 01/09/2012, a mesma procurou a unidade de emergncia no dia 03/09/12 e seguiu para internamento com diagnstico de Erisipela em MID e suspeita de insuficincia venosa grave. HPP: Paciente referiu catapora na infncia.

3.

4.
5. 6.

Histria Familial: Filha com DM e Irmos hipertensos .


Histria Familiar: NDN Histria Social: Reside em casa prpria no bairro de Susssuarana com 3 pessoas, renda mensal de 3 salrios mnimos, nega tabagismo e etilismo, no h prtica de atividade fsica. Catlica.

A paciente referiu que houve tratamento diettico com nutricionista a mais ou menos 6 meses para sanar a patologia hoje presente e perda de peso. A mesma no seguiu o plano alimentar por rejeio as restries.

Erisipela MID Obesidade Diabetes Mellitus Hipertenso Esteatose Heptica

Sndrome Metablica

SD: Insuficincia Venosa Grave.

Medicamento
Anlodipino Utilizado no tratamento da presso alta e no alvio de dores no peito ocasionadas pela falta de oxigenao do corao (angina). Atenolol Utilizado para tratamento da presso alta, no tratamento de pacientes que j sofreram infarto, que tem dor no peito (angina) ou arritmia cardaca.

Ao
Vasodilatador

Efeito Colateral
Nusea, dor abdominal, desconforto estomacal e aumento das gengivas

Interao
Melhor absorvido na presena de alimentos, pode causar depleo de clcio, vitaminas C, B6, B12 e D.

- bloqueador

Hepticas: aumento das enzimas hepticas em exames. Gastrintestinal: xerose.

Devem-se evitar a ingesto excessiva de alimentos ricos em potssio. Podendo causar hipercalcemia grave.

Hidroclorotiazida Utilizado no tratamento dos seguintes edemas: da insuficincia cardaca congestiva, renais, medicamentosos, da toxemia gravdica e como coadjuvante no tratamento da hipertenso arterial.

Diurtico (aumenta a quantidade de urina), eliminando sal e gua do corpo.

Gastrintestinal: perda de apetite, nusea, vmito, diarria e dor abdominal.

H possibilidade de provocar hipopotassemia. Pode aumentar os nveis sricos de clcio devido diminuio da excreo.

Medicamento
Aspirina Utilizado para alvio de dores de intensidade leve a moderada como dor de cabea, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulaes, dor nas costas, dor da artrite e o alvio sintomtico da dor e da febre nos resfriados ou gripes.
Glifage Agente antidiabtico, associado ao regime alimentar, para o tratamento de: diabetes do tipo II, diabetes do tipo I, dependente de insulina: como complemento da insulinoterapia. Sinvastatina Indicada para a reduo do colesterol, quando a dieta apenas for insuficiente.

Ao

Efeito Colateral

Interao
Os alimentos diminuem a velocidade absoro. O cido ascrbico, pode aumentar os nveis plasmticos dos salicilatos por diminuir sua eliminao urinria.Pode alterar o transporte de folato, diminuindo seus nveis sricos.

Inibe a formao excessiva de substncias mensageiras da dor, as prostaglandinas.

Gastrintestinal: dor abdominal, vmito, pirose, gastrite, nusea, lceras.

Hipoglicemiante

Hepticas: aumento das enzimas hepticas em exames. Gastrintestinal: xerose.

Devem-se evitar a ingesto excessiva de alimentos ricos em potssio.

Anti-hiperlipidmico

Pode causar dispepsia, obstipao, nuseas, diarreia, dor muscular, insnia.

No usar com doses elevadas de niacina: possvel miopatia (doena muscular).

Sem exames bioqumicos atuais.


AST- Presente em clulas do msculo e do corao. ALT Presente no fgado.

GGT Presente nas clulas das vias biliares, corao, pncreas


e fgado.

Fosfatase Alcalina Presente nos ossos, placenta e intestino.

Perfil lipdico LDL, Triglicerdeos

Com base na antropometria(P: 102kg/ A: 1,54m/ IMC:43kg/m), a paciente apresenta diagnstico nutricional de excesso de peso com risco muito elevado para doenas metablicas associada obesidade segundo CC: 101cm. Ao exame fsico: mucosas oculares normocrmicas, dentio incompleta, turgor e elasticidade mantidos, abdmen globoso devido acmulo de gordura corporal na regio e edema patolgico.

A esteatose heptica caracteriza-se por acmulo de gordura no fgado. Chamado tambm de "fgado gorduroso (ABPH);

Pequenas quantidades de gordura correspondem a 10% do peso


heptico;

Muitas vezes assintomtica;

Diagnosticada atravs de exames bioqumicos, Ultrassonografia


e/ou Bipsia;

Mais de 70% dos pacientes com esteatose so obesos;

Pode evoluir para uma esteato-hepatite.

Disponvel em: http://obesidadeblog.blogspot.com.br/2011/11/cuide-do-seu-figado.html

Lipotoxicidade Lipoprotena Lipase

Obesidade

Adipocinas Inflamatrias: TNF , IL-6, MCP-1, PAI-1, Resistina... Inibio dos os receptores perifricos (SRI 1)

Resistncia Insulnica (Diabetes Tipo II)

Hiperglicemia Aumento da Captao da Glicose pelo fgado.

Acmulo de Gordura

Esteatose Heptica No Alcoolica

Acmulo de gordura nos hepatcitos

Excesso de ATP e NADH Hiperglicemia Via glicoltica Ciclo de Krebs Mitocndria

Captao de Glicose pelo fgado

Entra na via pentose fosfato.

Mecanismo Controle
Desvio do Citrato

Exarcebao no estoque de Glicognio

Deixa de existir absoro de glicose

Gera Acetil CoA Sntese de AGs

Disponvel em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=283214745120169&set=a.272661442842166.55813.27264200951077 6&type=1&theater

04/09/12:
J.S.A, sexo feminino, 61 anos, 2DIH com diagnstico clnico de Erisipela em MID, Esteatose Heptica, DM, HAS, SD: Insuficincia Venosa Grave. Segue BEG, LOTE, PA:180x100mmHg (Hipertensa), T 36C (Afebril), refere RIN, RUN e boa aceitao da dieta. Ao exame fsico: mucosas normocrmicas, dentio incompleta, turgor e elasticidade mantidos, abdmen globoso devido a excesso de tecido adiposo, indolor, edema patolgico em MID (++/IV). Refere pirose esporadicamente. Antropometria: P: 102kg, A(referida): 1,54m, IMC: 43kg/m(Excesso de Peso), CC: 101cm(Risco para doenas metablicas associadas obesidade). Diagnstico Nutricional: Obesidade. Paciente classificado no nvel secundrio da assistncia nutricional.

05/09/12:
Pct evolui estvel, no 3 DIH, segue BEG, LOTE, PA: 150 x 90 mmHg (hipertensa), T 36 C (Afebril), HGT: 274mg/dL(11:00hs), refere RIN, RUN, nuseas devido aos medicamentos e baixa aceitao da dieta. Ao exame fsico: mucosas normocrmicas, dentio incompleta, turgor e elasticidade mantidos, abdmen globoso devido ao excesso de tecido adiposo, indolor, edema patolgico em MID (+/IV). Antropometria: P: 101 kg, A(referida): 1,54m, IMC: 43kg/m(Excesso de Peso), CC: 101cm(Risco para doenas metablicas associadas obesidade). Diagnstico Nutricional de Obesidade. Paciente classificado no nvel secundrio da assistncia nutricional.

06/09/12
Pct evolui estvel, no 4 DIH, segue BEG, LOTE, PA: 120 x 80 mmHg (normotensa), T 36 C (Afebril), refere RIN, RUN, nuseas permanente, vmitos e baixa aceitao da dieta. Ao exame fsico: mucosas normocrmicas, dentio incompleta, turgor e elasticidade mantidos, abdmen globoso devido ao excesso de tecido adiposo, indolor, edema patolgico em MID (+/IV). Antropometria: P: 101kg, A (referida): 1,54m, IMC: 43kg/m(Excesso de Peso), CC: 101cm(Risco para doenas metablicas associadas obesidade). Diagnstico Nutricional de Obesidade. Paciente classificado no nvel secundrio da assistncia nutricional.

Promover a perda de peso de forma gradual e lenta, por meio de uma dieta balanceada e com controle energtico; Promover a reduo da esteatose heptica mediante a perda de peso;
Reeducao Alimentar; Controle da Diabetes e dos picos hipertensivos.

Dieta Hipocalrica (20 kcal/kg/peso): com base no diagnstico nutricional a dieta ser restrita de calorias para favorecer a perda de peso da paciente colaborando assim com o tratamento da doena.

Normoglicdica(60,38% - DRI 2002): priorizando as fontes de carboidratos complexos para auxiliar no controle das patologia presente e ajudar na perda de peso, reduzindo as calorias vazias.
Normoprotica(1,0g/kg/peso DRI 2002): preferindo fontes proteicas de baixo teor lipdico, oferecendo ao paciente o aporte proteico adequado e evitando sobrecarga lipdica. Hipolipdica(20,22% - SBC 2006): diante do quadro patolgico se faz necessria a restrio de lipdeos para evitar progresso da doena e otimizar a perda de peso que torna o tratamento mais eficaz. Priorizou-se uma dieta sem altas concentraes de gorduras saturadas.

VET (Proposto) = 2040Kcal/dia (20Kcal x 102 Kg = 2040 Kcal/dia)


Para perda de Peso: 20-25 kcal/kgPeso Para Manuteno do Peso: 25-30kcal/kgPeso

Para Ganho de Peso: 30-35kcal/kgPeso

DISTRIBUIO DE MACRONUTRIENTES (Proposto)

%
PTN CHO 20 60

Kcal
408 1.224

g
102 306

g/Kg
1,0 3,00

LIP

20

408

45,33

0,44

Zinco: participa diretamente da neutralizao do radical livre hidroxila e induz a produo de metalotioninas, substncias que tambm atuam na remoo desse radical. Em indivduos saudveis, a suplementao de zinco foi capaz de reduzir marcadores de estresse oxidativo plasmticos, como o inibir a induo do RNAm do TNF-alfa e da IL-1beta em clulas mononucleares (Prasad AS, Bao B, Beck FWJ, Kucuk O, Sarkar FH. Antioxidant effect of zinc in humans. Free Radic Biol Med. 2004;37(8):118290.).

Selnio: um micronutriente essencial que, uma vez incorporado s selenoprotenas, exerce importantes funes no organismo, participando da defesa antioxidante, do sistema imune e da regulao da funo tireoidiana . A glutationa peroxidase uma selenoprotena que atua como enzima antioxidante no plasma. Demonstrou-se que sua concentrao e atividade aumentam com o consumo de selnio (Burk RF. Selenium, an antioxidant nutrient. Nutr Clin Care.2002;5:75-9.).

Vitaminas E: a principal vitamina lipossolvel presente no plasma e na partcula de LDL, Os tocoferis convertem radicais livres em produtos eletricamente estveis ou menos reativos. Protegem os lipdeos da oxidao.
Vitamina C: considerada um antioxidante primrio ou preventivo, uma vez que reage com o oxignio antes do incio do processo oxidativo e participa do sistema de regenerao da vitamina E, sendo, portanto, de fundamental importncia para manter o potencial antioxidante do plasma.

Nutriente Especial

mega-3: Um importante anti-inflamatrio, auxilia na preveno e controle de doenas relacionadas ao metabolismo lipdico. Tem efeito benfico sobre a dislipidemia e a resistncia insulnica, h inibio de genes com ao lipognica no fgado.

Foi prescrito 27,1g de fibras, tendo uma combinao de fibras solveis e insolveis visando o xito no tratamento j que as mesmas possuem caractersticas importantes para sanar algumas desordens das patologias instaladas.

Soja:

Lipdios plasmticos (Controle da dislipidemia); Peso , glicemia. Aveia (-glucana ): Retardo da absoro de glicose; A excreo de sais biliares; A saciedade.

Consistncia: Normal, pois a paciente no apresenta nenhuma deficincia na sua mastigao, desta forma no h necessidade para restries.
Volume: Pequenos volumes para melhor aceitao, digesto e absoro.

Fracionamento: 6 refeies/dia.
Temperatura: Caracterstica para cada tipo de alimento evitando os extremos,.

Condimentos : Dieta normocondimentada para melhor palatabilidade, evitando os condimentos picantes devido o seu relato de pirose esporadicamente.

Ingesto Hdrica
Macronutrientes Carboidratos Protenas Lipdios Total Total Total ML 0,60 x 307,4 0,42 x 98,79 1,07 x 45,75 gua Endgena gua Exgena gua Exgena + Endgena Total 184,44 41,49 48,95 274,88 1000 1274,88

gua Exgena + Endgena (1274,88) 2.000 ml (DRIs) = 725,12 / 200 ml = 4 COPOS

Desjejum (07:00hs)

Preparao
Fruta Raiz com Queijo Po com Margarina

Alimentos
Mamo Mandioca Cozida Queijo Ricota Po Integral Margarina s/ sal

G/ML
90 50 35 50 04 100 100 5 40 15 63 140

Medidas Caseiras
1 Fatia pequena 1 Pedao pequeno 1 Fatia mdia 2 Fatia 1 Colher de Ch Xcara de ch Xcara de ch Gotas 1 Unidade mdia 1 Colher de sopa cheia 1 Colher de Arroz Cheia 1 concha mdia

Caf c/ leite

Caf Infuso Leite Desnatado Adoante

Lanche da Manh (10:00hs) Fruta c/ cereal Banana da prata Farelo de Aveia Almoo (13:00hs) Feijo c/ Arroz Arroz Integral Feijo Cozido

Frango
Salada

Fil de frango grelhado


Soja em gro cozida Cenoura crua

140
40 24

1 Fil mdio
2 colheres de sopa cheia 2 colheres de sopa cheia

Tomate Picado
Tempero salada Fruta Azeite extra virgem Melancia

30
8 100

2 colheres de sopa cheia


1 Colher de sopa Fatia pequena

Lanche da Tarde (16:00hs) Preparao Alimentos G/ML Medidas Caseiras

Iogurte
Fruta Cereal

Iogurte Natural Desnatado


Ameixa Preta Linhaa Jantar (19:00hs)

230
50 15

1 unidade comercial
3 Unidades mdia 1 Colher de sopa

Sopa de Legumes (300ml)

Chuchu Picado Cozido Cenoura Picada Cozida Abbora Picada Cozida Vagem Cozida Cebola Picada Salsa Picada

20 25 36 60 10 5

2Colheres de sopa cheia 1 Colher de sopa cheia 1 Colher de sopa cheia 2 Colheres de sopa cheia 1 Colher de sopa cheia 1 Colher de sobremesa

Coentro Picado
leo de Canola Po com Margarina Po Integral Margarina s/ Sal Caf c/ Leite Caf Infuso Leite Desnatado Adoante

5
5 50 4 100 100 5

1 Colher de Sobremesa
1 colher de sobremesa 2 Fatias 1 ponta de faca Xcara de Ch Xcara de Ch Gotas

Ceia (22:00hs)
Mingau Leite Desnatado Mucilon de Arroz Adoante 200 09 3 1 Copo padro 1 Colher de sopa cheia Gotas

Estimada VET PTN CHO LIP 2.040 kcal/dia 102

Ofertada 2036,83 Kcal/dia 98,79 307,48 45,75

Diferena - 3,17 - 3,21 +1,48 + 0,42

306 45,33

Micronutrientes

RDI 2002

Fsforo (mg/dia) Clcio(mg/dia)


Ferro(mg/dia) Zinco(mg/dia) Potssio(mg/dia) Sdio(mg/dia) Selnio (mcg/dia)

700 1200
8,0 8,0 5000 2400 55,0

Ofertada 2077,7

Diferena

+1377,7 +229,4
+18,1 -3,0 -2766,2 -1612,2 -21,6

1429,4
26,1 5,0 2223,8 787,8 33,4

Cobre (mcg/dia) Mangans (mcg/dia)

900
1,8

0,9
1,8

-899,1 ----

Micronutrientes
Vitamina A Vitamina D Vitamina B1 Vitamina B2 Vitamina B3

Estimada
700 5,0 1,1 1,1 14,0

Ofertada
1754,5 38,3 1,52 1,70 24,62

Diferena
+1.054,5 +33,3 +0,51 +0,69 +10.62

Vitamina B5
Vitamina B6

5,0
0000

2,16
1,13

+2,84
------

Vitamina B12
Vitamina C

2,4
75,0

1,28
102,0

+1,12
+27,0

Vitamina E
Fol.

15
400

5,0
70,8

-10,0
-329,2

Relao Sdio/Potssio 787,8 / 2233,8 = 0,35


Valores Recomendados: 1,8 2,0g

Relao Clcio/Fsforo

1429,4 / 2077,7 = 0,74


Valores Recomendados: 1,0g

NDPCAL = 1,43%
NPU 35,77

NPCAL = 35,77 x 4 Kcal = 143,08 / 100 = 1,43% Segundo a OMS, 2003, o NDPCAL % mnimo de uma dieta deve ser igual a 6%, se a porcentagem for superior10 % considerado desperdcios de protena de alto valo biolgico.

Faa exerccios fsicos regularmente, o excesso de peso um fator que contribui para o aumento do nvel de colesterol e triglicerdeos. Aumente o consumo de fibras na dieta como os cereais integrais, pois esses alimentos favorecem ao bom funcionamento do intestino e melhor perfil de glicemia e colesterol. Mastigue bem os alimentos, pois fundamental para uma boa digesto. Diminua todos os tipos de gorduras,eliminando,definitivamente, as frituras. D preferncia as preparaes cozidas, assadas ou grelhadas. Procure fazer 5 ou 6 refeies por dia, evitando assim o jejum prolongado; Mantenha o peso adequado; Evite bebidas alcolicas e refrigerantes, estes contribuem para o aumento de peso e complicaes futuras.

Prefira

Evite

Na sobremesa prefira as frutas; Carnes bovinas com baixo teor de gordura , carnes brancas (Frango sem a pele) e peixes;

Alimentos como toucinho, lingia, bacon, salsicha, presunto, mortadela, salame e carnes gordas, pele de aves, leo/leite de coco, manteiga, azeite-de-dend, creme de leite; Alimentos ricos em aucares simples, como sorvetes, doces, bombons, chocolates, biscoitos recheados, refrigerantes; Farinceos que contenham sacarose (pes com farinha de trigo refinada); Leite e derivados integrais, manteiga, creme de leite, queijos cremosos, queijo prato, provolone, suo, gorgonzola e cheddar;

Leite e iogurte desnatados, requeijo light, ricota, cottage e queijo minas frescal;
Oleaginosas (coco, nozes, amendoim, castanha de caju e castanha do Par);

O uso do farelo de aveia pois o mesmo evita a absoro de colesterol;

Leguminosas diariamente (feijo, lentilha, grode-bico, soja); Azeite de oliva extra virgem, leo de canola, leo de soja; Alimentos antioxidantes: laranja, kiwi, limo, alho, couve-flor, brcolis, cenoura;

JESUS, N. de. Manual de Dietas Hospital Universitrio Professor Edgard Santos. Salvador: EDUFBA, 2002. KRAUSE, Marie V; MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia (Ed.). Alimentos, nutrio & dietoterapia. 12. ed. So Paulo: ROCA, 2003. Material didtico elaborado pela Prof. Alice Mesquita para a disciplina Fisiopatologia e Dietoterapia 2(Manual do IMAS). CUPPARI, L. Guia de nutrio: nutrio clnica no adulto. So Paulo; Manole, 2002 .

JE Dutra-de-Oliveira, J Srgio Marchini, organizadores. Cincias nutricionais: aprendendo a aprender. 2 ed. So Paulo: Sarvier; 2008.
SILVERTHORN, Dee U. Fisiologia Humana: uma abordagem integrada. 2.ed. Barueri, SP: Manole, 2003. CUPPARI, L. Nutrio nas Doenas Crnicas No-trasmissveis. So Paulo; Manole, 2009 SALWAY, J.G. Metabolismo Passo a passo. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2009

Potrebbero piacerti anche