Sei sulla pagina 1di 5

REFLEXO

1.1. Respeito e Dignidade

Antes de comear a realizao deste curso, vamos nos deter alguns minutos para considerar seu papel especial como ajudador. A diferena de um cuidador profissional, voc conhece na pessoa que cuida. Conhece a pessoa por completo, o que ela gosta e o que ela no gosta tambm, suas fortalezas e suas fraquezas individuais, alem de seus desejos e necessidades. muito fcil cair numa atitude protetora quando se cuida de outra pessoa, especialmente se tratar de um membro da famlia. Mas precisamos compreender que a no ser que a pessoa esteja passando por um transtorno cognitivo (Distrbio cerebral devido a um derrame cerebral, demncia ou outro problema de sade), ELE, entretanto toma as decises sobre sua vida. s vezes, a pessoa poderia tomar decises que voc no tomaria, mas sua deciso. Isto pode ser difcil para voc, como cuidador, mas deve ter cuidado e estar alerta para no cair na superproteo. Uma das necessidades humanas mais importantes o respeito e a dignidade e essa necessidade no muda quando a pessoa adoece e fica incapacitada, de fato, esta poderia inclusive acentuar-se mais. Existem muitas coisas que voc pode fazer para se assegurar que a pessoa sob seus cuidados receba respeito e dignidade direito bsicos de todo ser humano.

1.2.

Respeitar sua privacidade fsica e emocional.

Fechar a porta quando o ajuda a vestir-se ou usar o banheiro; Bater a porta antes de entrar; No comentar informao privada com outras pessoas, mesmo que estas sejam membros da famlia, sem sua permisso.

1.3.

Respeitar seu direito de escolher.

Ao tomar decises, sentimos certo controle sobre nossa vida. Por exemplo, se a pessoa pode faz-lo, permita que decida o que e quando comer; Se a pessoa tem problemas cognoscitivos, oferea-lhe opes sobre o que comer, quando comer e o que usar. Se a pessoa insiste em usar a mesma camisa todos os dias, use uma toalha como proteo quando coma e lave a roupa de noite. Se pensar que e uma deciso boba ou de pouca importncia, trate de ver porque isso importante para a pessoa. Se a pessoa se nega a tomar seus medicamentos ou toma decises que possam ser perigosas, trate de negociar uma possvel soluo. Oferea-lhe os comprimidos com seu suco favorito (se a

receita permite), aceite dar-lhe banho com a freqncia absolutamente necessria, planeje tempo para que algum a leve a caminhar com ele se no e seguro que o faa sozinho.

1.4.

Trate-o com dignidade.

Oua suas preocupaes; Pea sua opinio e faa-o saber que esta e importante para voc; Faa-o participar de tantas decises quanto possvel; Inclua-o na conversao. No fale dele como se no tivesse presente.

Converse com ele como um adulto, mesmo que voc no esteja certo do quanto ele entende.

1.5.

Filosofia de vida independente

A filosofia de vida independente e um conceito que tem surgido do desejo natural que as pessoas incapacitadas tm de exercer o controle sobre sua vida. Em uma viso mais abrangente, esta filosofia afirma que todos, incapacitados ou no, tem direito e oportunidade de seguir um curso de ao em particular e isto implica na liberdade de aprender de nossas experincias, incluindo nossos erros.

Cuide-se de si mesmo
Cuidar de outra pessoa e a responsabilidade mais difcil que ter na sua vida. Se bem que cuidar de uma pessoa traz muitas satisfaes, mas existem sacrifcios e exigncias que poderiam chegar a ser muito fortes. Dado ao fato que cuidar de outra pessoa pode ser exaustivo, importante que se controle. No geral, e difcil saber por quanto tempo devera cuidar desta pessoa ou se sua tarefa se tornara mais exigente ao longo do tempo e deve-se levar em conta que esse trabalho no vem com uma descrio trabalhista! Cuidar de suas prprias necessidades to importante como cuidar de outra pessoa. Se voc adoece ou tem estafa emocional ou fsica, no poder cuidar dos outros. Agora veja a apresentao a seguir sobre como fazer!

1.6.A Importncia de fazer exerccio Ningum pode estar to fora de forma, to cansado ou ocupado como para no se beneficiar com um programa regular de exerccios. O que ouvimos geralmente so os benefcios... Se voc tem desculpas do tipo: Eu nunca fiz exerccios antes, Meus joelhos e meus ps doem muito ou No tenho tempo, faa a voc mesmo um favor: com to somente 10 minutos por dia e em pelo menos 3 dias por semana, o exerccio correto te ajudar a sentir-se melhor, a reduzir o estresse e a gozar mais da vida.
1.7. Algumas observaes importantes para quando voc fizer exerccio:

Programe uma hora especfica cada da para fazer exerccio; Seja constante. Para obter benefcios de qualquer programa de exerccio, deves faz-lo de forma regular; Faa exerccios de alongamento e de relaxamento antes e depois de teu exerccio; Comeces com uns 10 minutos de exerccio ao dia e aumente gradualmente ate 30 minutos para obter o mximo benefcio; Faa o teste do falar/cantar para saber se estas fazendo o exerccio de forma demasiadamente forte ou no o suficiente, utilize este simples teste. Se no pode falar ao fazer exerccio ao mesmo tempo, esta se extenuando. Se voc pode cantar e fazer exerccio, no esta se esforando o suficiente; Sempre comece lentamente a atividade durante os primeiros 5 minutos e diminua o ritmo durante os 5 ltimos minutos em vez de parar abruptamente.

1.8.Exerccios recomendados. Nota de advertncia: Sempre consulte seu mdico antes de comear qualquer programa de exerccios. 1.9.D um passeio dirio. Procure um amigo com quem caminhar. Motivar-se-o mutuamente quando estiverem tentados h ter o dia livre sem o exerccio. 1.10. Veja um vdeo de exerccios.

Procure vdeos para principiantes. Evite comear com programas que incluam saltar ou dobrar-se. Melhor ainda, use vdeos para fazer alongamento, tonificao muscular e relaxamento. 1.11. Informe-se sobre aulas oferecidas atravs dos centros comunitrios, ginsios e centros para idosos.

Consulte sobre Yoga, tai-chi ou outros programas de exerccios no tradicionais. Estes so uma forma excelente de melhorar a flexibilidade, tonificar os msculos e relaxar. Veja se tem disponvel piscina comunitria e consulte sobre horrio de natao para idosos ou aulas de hidroginstica. Muitas piscinas oferecem aulas s para idosos ou para pessoas que desejem um ritmo mais lento. 1.12. Dance, para ter uma sade melhor.

Os bailes de So Joo, de salo ou tradicionais so uma excelente forma de incrementar sua resistncia e melhorar seu equilbrio. Se voc necessita ajuda para encontrar um programa de exerccios adequado, consulte seu mdico. 1.13. Consulte sobre programas sociais em sua comunidade.

Os centros de cuidado diurno podem proporcionar um descanso programado com regularidade. Disponveis em muitas comunidades, estes centros proporcionam programas sociais e comidas. Alguns proporcionam transporte para aqueles idosos que necessitam atividade sob superviso. Os participantes podem freqentar 1 ou 2 vezes por semana ou todos os dias, dependendo do programa individual. 1.14. Tambm poderia conseguir programas noturnos.

Alguns lugares de repouso, lar de idosos e comunidades de aluguel com ajuda oferecem estadias de ate duas semanas. 1.15. Consulte sobre ateno domiciliar.

Se a pessoa no puder freqentar um centro de atendimento diurno, poderia haver a possibilidade que assistentes capacitados possam proporcionar cuidado em turnos na sua casa. 1.16. Convivendo com o estresse

Estabelea limites e faa-os saber. 1.17. Assegure-se de ter metas e expectativas realistas.

No espere ter a casa perfeita ou ter uma vida social com ao que tinha antes de assumir o papel de cuidador. Provavelmente tenha que simplificar as folgas nos feriados ou repartir as responsabilidades com outros membros da famlia.

1.18.

O Bom Humor geralmente o melhor remdio.

Loque um filme ou olhe programas de televiso que o faam sorrir. Leia um livro de piadas. O humor pode fazer milagres para reduzir o estresse. 1.19. Busque apoio.

Atravs de amigos compreensivos, grupos de apoio ou um conselheiro profissional. Participe tambm das comunidades na internet sobre esse tema. 1.20. Evite pessoas difceis.

Como por exemplo, amigos que o criticam o tempo todo. 1.21. Descubra o que lhe ajuda a aliviar o estresse.

Algumas idias poderiam ser exerccios de respirao, yoga, meditao, escrever um dirio de vida ou sair para caminhar. Feche os olhos e se imagine em um lugar bonito, rodeado por suas coisas favoritas. 1.22. Faa uma lista das coisas que aliviam o seu estresse.

E depois o mantenha a mo e utilize!


1.23.

Como saber se voc precisa de ajuda profissional? (cuidador).

Alguns sinais de advertncias poderiam ser:


Uso abusivo de bebidas alcolicas ou de medicamentos como plulas para dormir; Perda ou aumento considervel de apetite; Depresso, perda das esperanas, sentimento de alienao; Pensamentos suicidas; Perda do controle fsico e emocional; Tratar mal outras pessoas ou ignor-las.

Se apresentar quaisquer destes sintomas, voc esta levando uma carga demasiadamente grande. Consulte um conselheiro ou converse com seu medico sobre seus sentimentos. Seu mdico poder recomendar-lhe um conselheiro ou voc poderia por em contato com um hospital local ou secretaria de sade.

Potrebbero piacerti anche