Sei sulla pagina 1di 32

QUINTA SEO OS PLURAliSTAS E OS FSICOS ECLTICOS y(vexn3cu ccC d X?uo oi p vojjoi,oiv oC E?Jiv oi ip xp y o1 ditXXurc dXXditb Svtu)v xp u t Iut &aKpCwrcu.

izcx o dv p 0; KcOot tt v*xn3ii u iCo i t d cu Mas os gregos no consideram corretamente o nas cer e o morrer: nada, de fato, nasce ou morre, mas a partir das coisas que so se produz um processo de composio e diviso; assim, pois, deveriam correta mente chamar o nascer, compor-se e o morrer, divi dir-se. Anaxgoras, fr. 17. 1. EMPDOCLES 1. Os quatro elementos Empdocles o primeiro pensador que procura resolver a aporia eleata, tentando salvar, de um lado, o princpio de que nada nasce, nada perece e o ser sempre permanece e, de outro, os fenmenos atestados pela experincia. Clarssimas afirmaes do princpio eleata so, por exemplo, os fragmentos II e 12: Crianas! breve vo tm os seus pensamentos, estes que crem que possa nascer o que antes no era, ou que alguma coisa perea e se destrua totalmente Pois no possvel que algo surja do que antes no era e que perea o que , coisa v e sem qualquer sentido; de falo (o ser) sempre ser, onde quer que se o deva parar. 1. Empdocles nasceu em Agrigento. Digenes Larcio diz que ele estava na flor da idade na 84 Olimpada, isto , em 444-441 a.C. (Digenes Larcio, VIII, 74 = Diels -Kranz, 31 A 1). E dado que a mesma fonte (ibid.), sob testemunho de Aristteles, diz -nos que viveu sessenta anos, chegamos a 483-481 e 424-421 como datas de nascimen tu e de morte. Mas, posto que outras fontes do diferentes indicaes cronolgicas, prudente ficar no geral e ter como indicativa a data do floruil fornecida por Digenes Larcio, sem pretender determinar as datas de nascimento e de morte (cf. Reale, Me/isso, pp. l2ss.). Foi homem de personalidade fortssima e de vastssimos conhecimentos: nele fundem-se filosofia e misticismo, medicina e magia. Participou tambm da vida poltica, militando no partido democrtico (cf. Digenes Larcio, VIII, 63-67 Diels -Kranz, 31 A 14; Plutarco, Contra Co/ote, 32, 4, p. 1126 b = Diels-Kranz, 31 A 14). As notcias transmitidas por tardias fontes sobre o seu fim, como aquela segundo a qual ele teria desaparecido depois de um sacrifcio aos deuses ou aquela segundo a qual ter -se-ia atirado no Ema (cf. Digenes Larcio, VIII, 67s., 69s. Diels-Kranz, 31 A 1), pertencem lenda e so fruto de invenes que respondem a intenes denigratrias. Empdocles escreveu duas obras: um poema Sobre a Natureza e um Carnie lustral (Kalharn dos quais nos chegaram numerosos fragmentos. [ a transfigurao romntica do nosso filsofo ver a tragdia de Hlderlin, Der Tod des Empedokles. Empedokles au! dem Aetna (1798-1800, pstuma), trad. ital. de F. Borio, Turim 1961].

2. A traduo italiana de todos os fragmentos de Empdocles que citamos de E. Bignone, Empedocle, Milo 1916 (Roma 19632). EMPEDOCLES 135 134 OS PROBLEMAS DA PHYS!S, DO SER E DO COSMO Portanto, o nascer e o perecer, entendidos como um vir do nada e um ir ao nada, so impossveis, porque o ser ; todavia, nascer e perecer tm a sua plausibilidade e realidade, se entendidos como um vir de coisas que so e um transformar-se em coisas que tambm so. Diz o fragmento 8: Outra coisa direi: no h nascimento de qualquer das coisas mortais, nem termo de morte funesta; mas s misturar-se e dissolver-se de substncias mistas existe e entre os homens chama-se nascimento. Nascimento e morte so ento, respectivamente, mistura e disso luo de determinadas substncias ingnitas e indestrutveis, isto , substncias que permanecem eternamente iguais. Essas substncias so precisamente quatro: fogo, gua, ter ou ar e terra. Substncias que depois sero chamadas de os quatro elementos, mas que Empdocles designa poeticamente com a expresso razes de todas as coisas, e indica tambm com nomes de numes, para enfatizar a sua eternidade e, portanto, divindade. Saiba, pois, primeiramente que quatro so as razes de todas as coisas, Zeus candente, Hera vivificadora e Aidoneus e Nestis que de suas lgrimas destila a fonte mortal Como se v, Empdocles acolhe a gua de Tales, o ar de Anaxmenes, o fogo de Herclito e, em certo sentido, a terra de Xenfanes, mas muda substancialmente as precedentes concepes do princpio. De fato, o princpio dos jnicos transformava-se quali tativamente, tornando-se todas as coisas; enquanto, em Empdocles, gua, ar, terra e fogo permanecem qualitarivamente inalterveis e intransformveis. Nasce assim a noo de elemento, como algo originrio e qualitativamente imutvel, capaz apenas de unir-se e separar-se espacial e mecanicamente de outro: e trata-se de uma no o que s podia nascer depois da experincia eleata e em vista de super-la. E nasce tambm a assim chamada concepo pluralista, que supera definitivamente a monstica viso dos jnicos: a raiz ou o princpio das coisas no nico, mas estruturalmente mltiplo; e tambm o pluralismo uma perspectiva que s podia afirmar-se, no nvel de conscincia crtica, depois do monismo radical dos eleatas e em vista de super-lo No difcil explicar a razo pela qual Empdocles acreditou que eram quatro e no mais ou menos os elementos: de um lado, ele pode ter sido influenciado pela ttrade pitagrica, isto , pela convic o da natureza privilegiada do nmero quatro: mas foi certamente

determinante a constatao da experincia que parece atestar justa mente que tudo deriva do ar, da gua, da terra e do fogo, como vemos no fragmento 21: Mas, eis, discemne a prova das palavras que j te disse, se que no que antes disse havia alguma falta na forma dos elementos; volta, pois, o olhar para o sol quente de se ver e luminoso em toda parte, e quantas so essncias arnbrosias e se banham de ardor e de chama [ e a chuva, em toda parte friorenta e nebulosa, e da terra brota tudo o que slido e compacto. 2. O amor e o dio J dissemos que nascimento e morte, segundo Empdocles, so, na realidade, apenas mistura e separao dos quatro elementos, os quais permanecem qualitativamente imutveis. Mas o que leva os elementos a unir-se e a separar-se reciprocamente? Por si os elemen tos ficariam cada um em si mesmo sem misturar-se com os outros; portanto, impunha-se a necessidade de introduzir uma causa ulterior, que Aristteles denominar causa eficiente ou causa do movimento e que, anteriormente especulao dos eleatas, no foi observada, mas que, ria perspectiva de uma recuperao dos fenmenos (caracteriza dos exatamente pelo movimento), devia necessariamente elevar-se ao primeiro plano. Empdocles introduz ento o amor e o dio (amizade e discrdia), concebidos como foras csmicas e, ao mesmo tempo (como, de resto, tambm os elementos), como divindades, causas, res pectivamente, da unio e da separao dos elementos. 4. O sistema dos pitagricos, de fato, no , com boas razes, situado no mesmo plano dos sistemas pluralistas, justamente porque os pnncpios pitagricos so mlti plos, mas a multiplicidade enquanto tal no considerada em nvel temtico, s depois de Zeno e Melisso o problema do uno e do mltiplo emerge no nvel temtico. 3. Diels-Kranz, 31 B 6. 136 OS PROBLEMAS DA PHYSIS. DO SER E DO COSMO EMPEDOCLES 137 Naturalmente, no se pode de modo algum falar de foras espi rituais, e os intrpretes em geral compreenderam bem que nos encon tramos diante de realidades naturais (como os elementos). O dio que sepasa e o amor que une so co-eternos como os elementos. Mas, justamente enquanto co-eternos e igualmente poderosos, os efeitos do amor e do dio se anulariam mutuamente e no seriam mais explic veis os processos de gerao e corrupo das coisas, e tudo perma neceria suspenso no estado idntico, se eles no pudessem de algum modo superar-se mutuamente. Empdocles fala efetivamente da alternncia entre o predomnio de uma ou de outra fora, em ciclos constantes fixados pelo Destino. E assim, predominando o amor, os elementos se recolhem em unidade; predominando o dio, separam--se; e entrelaando-se os influxos do amor e do dio, nascem as coisas.

Eis, pois, como Empdocles tentou pacificar juntos o ser eleata e a realidade dos fenmenos, e explicou o devir: Estas coisas [ elementos e as duas foras] todas so iguais e igualmen [ primevas, mas cada uma rege a prpria honra e cada uma tem o seu carter, e a seu turno predominam no decorrer do tempo, e alm delas no se acrescenta ou deixa de existir [ coisa] porque se se destrussem totalmente j no seriam, e o que poderia aumentar esse todo, e de onde viria? e onde se destruiriam, pois no h nada ausente delas. So, pois, estas que so, e passando umas atravs das outras, tornam-se ora estas, ora aquelas coisas sempre eternamente iguais E dc modo igualmente claro esta viso expressa no fragmento 26: Em turnos prevalecem [ e dio] no recorrente ciclo, e entre si se fundem e se somam nas vicissitudes do destino. So, pois, estes que so [ elementos], e passando uns atravs dos [ tornam-se homens e outras estirpes ferinas, ora por amizade convergindo em unidade de harmonia, ora, ao invs, separadamente, cada um levado pela inimizade da contenda, at que depois de terem crescido na unidade do todo, de novo se abismam. Assim, como o Uno surge de muitas coisas e distinguindo-se o Uno, muitas coisas resultam, 5. Diels-Kranz, 31 B 17, vv. 27-35. deste modo estas se tornam e no estvel a sua vida; e enquanto no cessam nunca de se transformar por isso so sempre imveis no ciclo [ universo]. 3. A esfera e o cosmo Como o leitor ter seguramente compreendido com base no que j dissemos, sobretudo a partir do ltimo dos fragmentos lidos, o nosso cosmo no constitudo pelo predomnio do amor, mas do dio. Quando prevalece absolutamente o amor, nenhum dos elementos se distingue dos outros; so todos recolhidos juntos e pacificados, de modo a formar uma compacta unidade, chamada por Empdocles de Uno ou Esfera, que recorda a esfera parmenidiana: Mas de todas as partes [ igual e por todas infinita, Esfera redonda que goza da sua envolvente solido Mas, de seu dorso no irrompem duas ramificaes, nem [ ps, nem geis joelhos, nem fecundas pudendas, mas esfrico era e [ todo lado] igual a si mesmo Quando prevalece absolutamente o dio, os elementos so, ao invs, absolutamente separados, e tambm nesse caso no podem existir um cosmo e as coisas individuais.

O cosmo e as coisas do cosmo nascem, ao invs, nos dois pe rodos de passagem, que vo do predomnio do amor ao predomnio do dio e, depois, do predomnio do dio ao do amor. E em cada um desses dois perodos tem-se um progressivo nascer e um progressivo destruir-se de um cosmo, que, portanto, supe necessariamente a ao de ambas as foras conjuntamente. claro que o amor no concebido como fora que faz simples mente nascer, e o dio como fora que simplesmente faz perecer: de fato, o amor, ao prevalecer, dissolve o cosmo, recolhendo os seus elementos na Esfera indiferenciada, assim como o dio, inserindo-se 6. Diels-Kranz, 31 B 28. 7. Diels-Kranz, 31 B 29. 138 OS PROBLEMAS DA PIYSIS. DO SER E DO COSMO EMPEDOCLES 139 na Esfera, pe as premissas do nascimento do cosmo; e, ao contrrio, o amor faz nascer o cosmo recolhendo os elementos depois que fo ram separados pelo predomnio do dio, enquanto o dio destri quando, predominando, tudo revoluciona. E tambm claro que o momento da absoluta perfeio no est no cosmo, mas na Esfera. 4. O conhecimento Interessantes e em grande parte engenhosas so as observaes de Empdocles sobre o modo como nascem os vrios seres, sobretudo os seres orgnicos, e como eles vivem e crescem. Mas especialmente interessante a explicao que ele fornece do fenmeno do conheci mento humano. Das coisas e dos poros das coisas soltam-se eflvios que golpeiam os rgos sensonais, e as partes semelhantes dos nossos rgos reconhecem as partes semelhantes dos eflvios provenientes das coisas: o fogo conhece o fogo, a gua a gua, e assim por diante (na sensao visiva o processo , ao invs, inverso e os eflvios partem dos olhos, mas o princpio segundo o qual o semelhante co nhece o semelhante permanece na base). Diz expressamente o fragmento 109: Pois com terra vemos terra, com gua vemos gua, com ter o ter divino, e com fogo o fogo aniquilante com Amor o Amor, com Contenda a dolorosa Contenda. Tambm o pensamento explicado da mesma maneira e com o mesmo princpio, pois Empdocles no distingue, como de resto to dos os pr-socrticos, o espiritual do corpreo; antes, ele expressa- mente diz no fragmento 105: No fluxo do pulsante sangue nutre-se [ corao], onde maximamente est o que os mortais chamam de pensamento; pois o sangue que reflui em volta do corao para os homens o [ Enfim, muito indicativo o fato de ele atributr conhecimento e pensamento a todas as coisas sem distino: [ pois saibas que todas as coisas tm conhecimento e de pensamento partilham

5. A alma e o divino Alm de um Poema fisico, Empdocles comps um Poema lustral, no qual defendia as concepes rfico-pitagricas que j conhecemos e se apresentava como profeta e mensageiro delas. O homem, ou melhor, a alma do homem um demnio que, por causa de uma culpa originria, foi banido do Olimpo dos bem-aven turados, jogado num corpo e ligado ao ciclo dos nascimentos: Vaticnio do Fado, decreto antigo dos Numes, sempiterno, com amplos juramentos bem selado, que se algum mancha os membros de sangue culpvel, ou impiamente jura, seguindo [ Contenda], (algum dos demnios que tiveram por sorte longa vida) v errante longe dos bem-aventurados por trs vezes dez mil estaes, e renascendo no tempo em toda espcie de seres mortais, mude os dolorosos caminhos da vida. Porque a fora do ter lana-os no mar, o mar sobre a terra cospe-os, a terra nos turbilhes do sol luminoso, que os lana nos vrtices do ter: um do outro os acolhe e todos o odeiam. Um destes agora sou eu, fugitivo dos deuses e errante, porque prestei f furiosa Contenda.. Porque fui um tempo menino e menina, arbusto, passarinho e mudo peixe do mar.... De que honra e de quanta grandeza de felicidade, [ entre os mortais me encontro, banido do Olimpo!]. Os homens que souberem se purificar (e dava regras e prescri es para tais purificaes) se encarnaro progressivamente em exis 8. Diels-Kranz, 31 B 110, v. 10. Sobre a doutrina empedocliana do conhecimento ver o amplo testemunho de Teofrasto em Diels-Kranz, 31 A 86. 9. Diels-Kranz, 31 B 115. 10. Diels-Kranz, 31 B 117. 11. Diels-Kranz, 31 B 119. 140 OS PROBLEMAS DA PHYS!S, DO SER E DO COSMO EMPDOCLES 14 tncias e em vidas mais nobres, at que, livres de todo o ciclo dos nascimentos, voltaro a ser deuses entre os deuses: E por fim vates se tornam poetas e mdicos, e prncipes entre os homens gerados da terra, donde renascem como deuses em honra supremos E estes tero vida bem-aventurada:

Entre os outros imortais tm comum morada e mesa, de dores humanas privados, inclumes, indestrutveis 6. As aporias empedoclianas No passado, os estudiosos discutiram longamente as relaes que ligam os dois poemas e, amide, chegaram a concluir que eles entram em contradio, no vendo nenhuma possibilidade de conciliar a f sica do poema Sobre a Natureza com a mstica do Carme lustral Mas hoje tende-se a redimensionar substancialmente tais conclu ses. A fsica empedocliana totalmente diferente da fsica moderna e o naturalismo empedocliano no o materialismo moderno: vimos, com efeito, que os quatro elementos so considerados divinos e tam bm chamados com nomes de numes, assim como divinos so o amor e o dio. Ademais, o ciclo do nascer e do perecer do cosmo depende do jogo do dio e do amor, de maneira anloga ao ciclo do nascimen to dos homens individuais, que depende, na sua origem, de um ato de discrdia e de dio, e na sua concluso de um ato de amor ou, pelo menos, de um ato de total extino do dio. Por isso o naturalismo empedocliano traz desde a origem um carter mstico, e com isso concorda com a mstica rfica do Poema lustral; em todo caso, a mstica rfica mais concilivel com a fsica empedocliana do que com a doutrina dos nmeros dos pitagricos. 12. Diels-Kranz, 31 B 146. 13. Diels-Kranz, 3! B 147. 14. Cf. ZelIer-Mondolfo, 1, 5, pp. 83ss. e as atualizaes de A. Capizzi, ibid., pp. De fato, os pitagricos no conseguiram situar a alma-demnio junto com os nmeros, enquanto Empdocles diz expressamente que tudo deriva dos quatro elementos e do amor e dio: peixes, feras, pssaros, homens e mulheres e tambm os numes longevos. Depois de ter elencado as quatro razes ou elementos, Empdocles escreve no fragmento 21: [ elementos] todos no dio tornam-se diferentes de aspecto e sepa [ Unem-se no amor e entre si se desejam, porque todos os seres que foram, so e sero, germinaram, e rvores e homens e mulheres, feras e pssaros e peixes que se criam ngua, e numes longevos em honra supremos: so estes [ elementos] que so, e passam uns atravs dos outros tornam-se de diferente aspecto: tanto quanto permita a mistura E as almas so (ou podem ser) estes numes longevos. Todavia resta (e no nvel superior) a aporia de fundo, j encontrada em todos os pr-socrticos que acolheram o orfismo, que consiste substancial- mente na impossibilidade de fazer entrar nos estreitos horizontes da filosofia da natureza (mesmo entendida como a entende Empdocles) a concepo de uma alma como estruturalmente diferente do corpo, de uma alma que deve manter de algum modo a prpria individuali dade, para que possa expiar a sua culpa original e para que possa. gozar o prmio final, quando se tiver purificado. Mas para resolver esta aporia era preciso conquistar a dimenso do espiritual e do imaterial: e para esta conquista seria preciso a j recordada segunda navegao de que fala Plato.

Anlogas observaes devem ser feitas sobre a concepo do divino prpria de Empdocles. Divindades so, para ele, as quatro razes, o amor e o dio, e divindades so os numes longevos deles derivados, e divindade a Esfera. Tambm para Empdocles tudo est cheio de deuses, como j para o primeiro jnico: mas so deuses que, longe de serem diferentes dos princpios da natureza, como para os jnicos, coincidem com eles. Quando no fragmento 134 Empdocles escreve: 126ss. IS. Diels-Kranz, 3! B 2!, vv. 7-14. 142 OS PROBLEMAS DA PIYSIS, DO SER E DO COSMO No se adornam os seus membros com cabea humana nem do dorso dois ramos irrompem, ps no tm, nem geis joelhos, nem pudendas peludas, mas s uma sagrada e inefvel mente, que por iodo o mundo se lana com velozes pensamentos, no se refere, como algum parece ter pensado, a um Deus es piritual, diferente das coisas mencionadas, pois todas as coisas tm pensamento; mas certamente refere-se, como prova a semelhana com o fragmento 29, seno Esfera, a um dos elementos (por exemplo ao fogo ou ao sol) ou a uma das foras. Tambm para superar a concepo naturalista do divino era ne cessria a segunda navegao. 1. As homeomerias Anaxgoras, como Empdocles, tenta manter firme o princpio eleata da permanncia do ser e, ao mesmo tempo, dar conta dos fenmenos: e a sua tentativa assinala um indiscutvel progresso com relao ao que foi realizado pelo filsofo de Agrigento. O eleatismo de Anaxgoras emerge com toda clareza no frag mento 17: Mas os gregos no consideram corretamente o nascer e o morrer: nada, de fato, nasce ou morre, ruas a partir das coisas que so se produz um processo de composio e diviso; assim, pois, deveriam corretamente cha mar o nascer, compor-se e o morrer, dividir-se Mas que so propriamente essas coisas que so, que se com pem gerando todos os entes e depois se decompem? No so so mente quatro, como queria Empdocles, mas infinitas em quantidade e nmero. Lemos no fragmento 4: ...j preciso admitir que muitas coisas e de toda espcie encontrem-se em tudo o que vem a ser por aglomerao, e sementes tendo formas, cores e gostos de toda espcie. E condensaram-se homens e todos os seres vivos E...]. 1. Anaxgoras nasceu em Clazmenas, provavelmente em tomo a 500 a.C., se gundo as indicaes que fornece Digenes Larcio, II, 7 (=. Diels-Kranz, 59 A 1), das quais se depreende tambm que o filsofo ter morrido em tomo a 428 a.C. Anaxgoras talvez tenha sido o primeiro filsofo que levou a filosofia a Atenas, fazendo-a ali enraizar-se. Permaneceu cm Atenas ao que parece por uns trinta anos. Alguns estudiosos pensam que estas trs dezenas de anos devem-se situar entre 480 e 450, outros entre 463 e 433, ano em que Anaxgoras foi processado em Atenas por impie dade. Mas no claro que o tempo de permanncia em Atenas deva ser necessariamente consecutivo e por isso as duas

propostas so suscetveis de mediao. Foi homem extraordinariamente sbio e amante do conhecimento. Escreveu uma obra em prosa com o ttulo Sobre a Natureza, da qual nos chegaram alguns fragmentos particularmen te notveis (para as discusses sobre a cronologia cf. Zeller-Capizzi, pp. 351-357). 2. A traduo dos fragmentos de D. Lanza, Anassagora. Tesfimonianze e framinenti, Florena 1966. II. ANAXGORAS DE CL4ZMENAS OS PROBLEMAS DA PHYS!S. DO SER E DO COSMO ANAXGORAS DE CLAZMENAS 145 144 Essas sementes (oir so, pois, as qualidades originrias de toda espcie, so o originrio qualitativo, eleaticamente pensado como imvel. Para poder entender corretamente esta afirmao de Anaxgoras, no se pode prescindir da doutrina de Melisso o qual dissera, formu lando uma hiptese negativa (uma hiptese de terceiro tipo, ou da im possibilidade, como dizemos em linguagem moderna), que os muitos s seriam se pudessem permanecer sempre tais como cada um deles , assim como o Ser-Uno eleata permanece sempre idntico. Pois bem, as sementes anaxagorianas (como j as razes empedoclianas) constituem precisamente a positiva revoluo da hiptese melissiana. Os muitos, porm, no so as muitas coisas fenomnicas que aparecem e desapa recem, mas so as sementes tendo formas, cores e gostos de toda espcie, onde o termo semente significa exatamente a originariedade, enquanto os termos formas (ta), cores e gostos exprimem as dife rentes qualidades dos originrios mltiplos. Estes originrios mltiplos qualitativos so, segundo Anaxgoras, ilimitados ou infinitos, como j dissemos. Diz o fragmento 1: Juntas estavam todas as coisas [ coisas no sentido de sementes]. ilimi tadas em quantidade e em pequenez; tambm o pequeno era de fato ilimitado... E o fragmento 3 explica: De fato, nem do pequeno h o mnimo, mas sempre um menor (o que , com efeito, no possvel que no seja) mas tambm do grande h sempre um maior. E igual ao pequeno em quantidade. E com relao a si toda coisa tanto grande como pequena. O pensamento de Anaxgoras , pois, este: as sementes no tm limites na sua grandeza, no sentido de que so cada uma e todas qua litativamente ilimitadas e inesgotveis, e no tm limite na sua peque nez, no sentido de que so cada uma e todas infinitamente divisveis; possvel dividir qualquer semente (qualquer substncia-qualidade, em termos noanaxagorianos) em partes sempre menores, porque no se chega nunca ao nada, que no (o que no pode nunca no ser, diz expressamente Anaxgoras, com terminologia fortemente eleata). E compreende-se que as sementes devam ser ilimitadas tambm numeri camente, alm de qualitativan1ente embora isto, no tanto pelos frag mentos, seja sugerido por todo o contexto do discurso anaxagoriano.

Estas sementes so comumente denominadas homeomerias, vale dizer, coisas que, quando subdivididas, do sempre como resultado partes ou coisas qualitativaniente idnticas (se divido um cabelo, obtenho partes de cabelo; se divido o ouro obtenho sempre ouro, etc.: o originrio qualitativo, por mais dividido que seja, permanece sempre eleaticamente igual a si mesmo): e tal termo deve ser mantido porque j consagrado por um uso plurissecular, embora no seja certa sua autenticidade (tal vez tenha sido cunhado por Aristteles; pode depor a favor da autenti cidade apenas o uso que dele faz Lucrcio: nunc etAnaxagorae scrutemur homeomeriafl) No incio, estas homeomerias estavam todas juntas numa mistura originria, na qual cada uma resultava indistinguvel: Antes que estas coisas se formassem, estando juntas todas as coisas, no era distinguvel nem mesmo a cor. Era, de fato, um obstculo a mistura de todas as coisas, do mido e do seco, do quente e do frio, do luminoso e do escuro e de muita terra que a se encontrava, e das sementes ilimitadas em quantidade [ E da mescla catica, as vrias coisas geraram-se por causa do movimento produzido, como logo veremos, pela divina inteligncia. Ademais, todas as coisas que se geraram permanecem sempre misturas: misturas qualitativameflte determinadas pelo predomnio desta ou da quela qualidade: e permanecem cada uma e todas, misturas que contm, embora em pequenssima parte, as sementes de todas as coisas que so. Tudo est em tudo diz Anaxgoras com frase que se tornou clebre; ou ainda: Em cada coisa h parte de cada coisa Particularmente interessante o fragmento 10, com o comentrio do doxgrafo que o reporta: Aceitando a antiga opinio de que nada nasce do nada, AnaxgoraS eli mina a gnese e introduz a diviso em lugar da gnese. Dizia, com efeito, que 4. Lucrcio, De rerum natura, 1, vv. 830ss. ( Diels-KranZ, 59 A 44). 5. Diels-Kranz, 59 B 4. 6. Cf. Diels-KranZ, 59 B 4, B 6, B lo, B 12. 7. Diels-KranZ, 59 B li. 8. Um escoliasta annimo. 3. Cf. Reale. Me/isso, passim; Calogero, Sioria dei/a logica arnica. p. 263. 05 PROBLEMAS DA PHVS!S, DO SER E DO COSMO todas as coisas esto misturadas umas s outras e crescem dividindo-se. Na mesma semente existem, de fato, cabelos, unhas, veias, artrias, fibras e ossos e so invisveis pela pequenez das partes, mas, crescidos, pouco a pouco se dividem. Como de fato, diz ele, poderia produzir-se do que no cabelo o cabelo, e carne do que no carne? E diz isso no s dos corpos, mas tambm das cores; de fato, encontra-se no branco o preto e no preto o branco, e a mesma coisa com relao aos pesos, considerando que o leve est misturado com o pesado e este com aquele. Eis por que so possveis o nascimento, o desenvolvimento e o crescimento das coisas: porque tudo est em tudo e, conseqentemente, possvel que tudo nasa de tudo.

Estas proposies resultariam totalmente incompreensveis fora do contexto da problemtica eleata em geral, e da melissiana em particular, como explica muito bem Calogero: A carne no pode nascer da no-carne, nem o cabelo do no-cabelo, pois o impede o interdito parmenidiano do no , melissianamente ligado a todas as coisasnomes individuais existentes e, portanto, garantia da sua per manncia perene: assim a precisa fisionomia de cada coisa individual encontra-se ao infinito nos seus constituintes, e nos constituintes destes constituintes, mesmo que ao lado destes encontrem-se tambm os cons tituintes de outras coisas, cada realidade apresentando, na aparncia, a fisionomia dos constituintes que predominam. Esse mundo das homeomerjas , pois, um mundo essencialmente formado, um mun do no qual se cristalizam e, por assim dizer, sublimam todas as formas, enquanto todas as infinitas diferenas do real no s so justificadas na sua inumervel variedade, mas at mesmo demonstradas infinitamente mais verdadeiras do que parecem, imensamente mais vasto sendo o universo da sua subsistncia, seja no sentido da grandeza, seja no sen tido da pequenez Nesse mundo, est a salvo o princpio eleata no que se refere qualidade; e, analogamente, a salvo o princpio eleata tambm no que se refere quantidade: a totalidade das coisas permanece sempre igual, no aumenta nem diminui: Divididas assim estas coisas, preciso reconhecer que as coisas no seu conjunto em nada so menores nem maiores (no , de fato, admissvel ser mais que todas as coisas), mas so no seu conjunto sempre iguais )ger lO. Diels-Kranz, 59 B 5. ANAXGORAS DE CLAZMENAS 2. A Inteligncia divina Dissemos que as coisas nasceram da mescla originria por causa do movimento nelas impresso pela Inteligncia. Devemos agora de terminar qual a natureza e o papel dessa Inteligncia. Eis como Anaxgoras no-la descreve no belssimo fragmento 12: Todas as outras coisas tm parte de cada coisa, mas a inteligncia ilimitada, independente e no-misturada com nada, mas est s em si. Se, de fato, no estivesse em si, mas fosse misturada com alguma coisa, participaria de todas as coisas, se fosse misturada com alguma. Em tudo encontra-se, de fato, parte de todas as coisas, como disse antes, e as coisas misturadas ser-lhe-iam obstculo, de modo que no teria poder sobre nenhuma, como o tem estando s em si. E, com efeito, a mais sutil e mais pura de todas as coisas e possui pleno conhecimento de tudo e imensa fora. E a tudo o que tem vida, as coisas maiores e as menores, a tudo domina a inteligncia. E rotao universal deu impulso a inteligncia, de modo que desde o princpio atuasse o movimento rotatrio. E primeiro do pequeno iniciou o movimento de ro tao, e na direo do grande se desenvolve e se desenvolver ainda mais. E todas as coisas sendo formadas por composio e por separao e diviso, a todas a inteligncia reconheceu, tanto as que deviam ser como as que agora no so, e as que agora so e as que sero, a todas disps a inteligncia, e a rotao que agora percorrida pelos

astros, pelo sol, pela lua e por aquela parte de ar e de ter que se vai formando. E foi justamente a rotao que provocou o processo de formao. E forma-se por separao do rarefeito o denso, do frio o quente, do tenebroso o luminoso e do mido o seco. E existem muitas partes de muitos. Completamente, porm, nada se forma, nem se dividem as coisas uma da outra seno pela inteligncia. E a inteligncia toda semelhante, a maior e a menor. Mas nenhuma outra coisa semelhante a nada, pois cada uma e era constituda pelas coisas predominantes das quais mais participa. Indiscutivelmente o fragmento contm uma das mais poderosas intuies concebidas e expressas no mbito da filosofia pr-socrtica: a intuio de que o princpio uma realidade infinita, separada do resto, a mais fina e a mais pura, igual a si mesma e, sobretudo, inteligente e sbia, e que, justamente enquanto tal, move e ordena todas as coisas. E os contemporneos, sobretudo os filsofos poste riores, deram-se perfeitamente conta de que essa intuio implicava algo verdadeiramente novo. 146 147 II 148 OS PROBLEMAS DA PHYSIS, DO SER E DO COSMO ANAXGORAS DE CLAZMENAS 149 Porm, no se deve pensar que Anaxgoras j tenha chegado ao conceito do imaterial e do espiritual, como muitos estudiosos moder nos pensaram, especialmente sob a influncia da interpretao de Zeiler, o qual traduz o termo anaxagoriano Nous por Geist, isto , Esprito, e escreve textualmente: No h dvida de que Anaxgoras pense verdadeiramente num ser incorpreo; pois s de tal concepo pode resultar a to enfatizada superioridade do esprito, o seu ser para si, a sua separao, a sua absoluta homogeneidade, o seu poder e a sua sabedoria [ Mas o prprio Zeiler se arrepende em parte destas suas afirmaes, logo depois de t-las feito, e as atenua da seguinte maneira: e mesmo o fato de o conceito de incorpreo no aparecer muito claramente na sua exposio, no pode ser impu tado s inadequao da sua linguagem, e tambm o fato de ele ter talvez realmente concebido o esprito como uma matria mais fina que, movendo-se no espao, penetra todas as coisas, tudo isso no esconde a sua inteno Conseqentemente, Zeiler sente-se cons trangido a falar de semimaterialismo o que acaba por contradizer o que dissera antes. E o embarao de Zeller ainda mais evidente quando, devendo responder aos estudiosos que negam que no frag mento 12 esteja a descoberta do imaterial, aduz apenas o seguinte argumento: Anaxgoras, por certo, no teorizou de forma clara e ntida a imaterialidade do Nous, mas em todo caso pretende distingui -lo na sua essncia de tudo o que composto Mas podemos ver que o argumento no prova nada: o fato de o Nous no ser composto no implica absolutamente co ipso a sua imaterialidade: simples mente uma matria que, pela sua natureza privilegiada, pode mistu rar-se com as outras coisas sem que estas se misturem com ela.

A verdade que Anaxgoras no possui o conceito do imaterial assim como no possui o conceito do material enquanto tal. Como sabemos, por t-lo encontrado outras vezes nos pensadores preceden tes, o horizonte especulativo dos pr-socrticos ignora as duas cate gorias de matria e esprito, e a introduo destas como cnones hermenuticos comporta uma fatal inflexo do pensamento daqueles filsofos. Justamente por isso foi observado que com Anaxgoras o pensamento do divino se afina, mas no consegue separar-se dos seus pressupostos naturalistas E acrescentamos e disso daremos adiante ampla confirmao que para poder separar-se de tais pres supostos o pensamento devia operar uma autntica revoluo: a que foi realizada pela pica segunda navegao de Plato. 3. Aporias de Anaxgoras O pluralismo de Anaxgoras teve certo eco, mas no teve muitos seguidores. Muitos pontos obscuros se encontravam na doutrina das sementes e da mistura. De resto, os estudiosos modernos no s no conseguiram superar as dificuldades implicadas nesses conceitos, mas as multiplicaram enormemente. A interpretao que demos foi neces sariamente simplificadora e apenas acenou a estas especficas dificul dades (que s poderiam ser discutidas em sede monogrfica): todavia podemos dizer, em poucas palavras, que se trata, fundamentalmente, de dificuldades que nascem da pretenso de estender ao mltiplo qualitativo o estatuto do ser eleata: para ser admitido sem cair em aporias, o mltiplo qualitativo exigia, como ensinar Plato, uma espcie de assassinato de Parmnides, pois o ser eleata estrutural- mente aniquila toda diferena. J falamos do alcance do conceito de Nous. Restam a acrescentar as crticas que Plato e Aristteles fizeram e que podem ser resumi das nestas breves proposies: Anaxgoras diz Plato prome teu explicar as coisas em funo do Nous, mas depois em grande parte no cumpriu a promessa, continuando a explic-las fisicamente, como os seus predecessores; Anaxgoras acrescenta Aristteles lembra-se do Nous e apela para ele quando no sabe mais sair das dificuldades, e o usa como uma espcie de deus ex nwchina. Mas claro que Anaxgoras no podia fazer de outro modo: o seu Nous foi conquistado mais no nvel de intuio que de deduo lgica: falta15. C. Carbonara, La filosofia greca. 1 Presocralici, NJx)Ies 19622, p. 86. 16. Plato, Fdon, 97ss. 17. Aristteles, Metafsica, A 4, 985 a lSss. II. Cf. ZeIIer-Capizzi, pp. 378s. 12. ZelIer-Capizzi, p. 379. 13. ZeIler-Capizzi, p. 379, nota 55. 14. Zeller-Capizzi, p. 379, nota 55. 150 OS PROBLEMAS DA PHYSIS. DO SER E DO COSMO vam-lhe todas as categorias que Plato e Aristteles possuam solida

mente e que lhes permitiam formular aquelas crticas e fazer o que ele ATOMISTAS no podia. E eram todas categorias que pressupunham a conquista essencial da segunda navegao, qual Plato ser levado, como nos diz no Fdon, justamente pela desiluso provocada depois da leitura do livro de Anaxgoras.

m. os

1. A descoberta dos tomos como princpio

A doutrina atomista, fundada por Leucip&, sistematicamente desenvolvida e levada a xito pelo discpulo Demcrito assinala a 1. De LeuCipo possumos indicaes to escassas que, como sabido, chegou-se at a pr em dvida a sua existncia histrica [ E. Rohde, Verhandl. d. 34 Philo/ogenvers., 1881, pp. 64ss. (= Rohde, Kl. Schrzften, 1901, vol. 1, pp. 205ss. e 245ss.)l. A parte estes excessos hipercrticos que marcaram poca (j Diels dera cabo da tese absurda de Rohde em Verhandl. d. 35 Philologenvers., 1882, pp. 96ss.; in Rheinisches Museum, 1887, pp. 1 ss.; in Archiv flir Geschichte der Phi/osophie, 1888, pp. 247ss.), resta, porm, a objetiva dificuldade de situar cronologicamente flOSSO filsofo, mesmo aproximativamente. Podese razoavelmente conjeturar que tenha sido um pouco mais jovem que Anaxgoras e, portanto, da mesma idade OU pouco mais jovem que Empdocles, se, como nos testemunhado, pde ser discpulo de Zeno e de Melisso (cf. Diels-Kranz, 67 A 1, A 4, A lO). Com relao ao discpulo Demcrito, deve ter sido certamente mais velho de alguns lustros. E dado que sabemos com suficiente certeza que Demcrito nasceu em 460 a.C., no ser excessivamente arbi trrio pensar em 480-475 como possvel data de nascimento de Leucipo. Alguns pen sam, com boas razes, que a partida de Leucipo da nativa Mileto deve ser situada na poca da revoluo de 450-449 a.C. De Mileto ele teria ido para Elia e Abdera, onde fundou a sua escola; em 440 j teria ensinado a Demcrito, ento com 20 anos, o atomismo, que pouco a pouco ter-se-ia desenvolvido e fixado atravs da colaborao entre o mestre e o discpulo. De certo sabemos que em 423 a doutrina de Leucipo era conhecida e difundida, dado que Digenes de Apolnia, que sofre seguramente os influxos da doutrina atomista, naquele ano era parodiado nas Nuvens de Aristfanes. (Ver, sobre isso, o ensaio de V. E. Alfieri, Per la cronologia de/la Scuo/a di Abdera, em Estudios em honra de R. Mondolfo, Tucumn 1957, e agora em Atonios ldea. Lorigine dei concetio de/iatomo nei pensiero greco, Florena 1953, pp. II ss.). A Leucipo podem ser atribudas duas obras: A grande cosmologia e Sobre a Inteligncia. Parece muito provvel, em todo caso, que as obras de Leucipo tenham acabado por ser absorvidas nas do discpulo, o qual, alcanando uma fama muito grande, acabou, seno por fazer cair em total esquecimento, pelo menos por obscurecer notavelmente a figura do mestre. E assim se explica que possuamos, de Leucipo, alm dos testemunhos indiretos, um nico fragmento direto, tirado do livro Sobre a Inteligncia. 2. Demcrito nasceu em Abdera em 460 a.C., OU pelo menos em torno a esta data. Esta a concluso do reexame de todos os dados transmitidos, realizado por V. E. Alfieri no j citado estudo Per la cronologia de//a Scuo/a di Abdera, ao qual remetemos o leitor que deseje ter toda a documentao a respeito. Foi discpulo, na fl

152 OS PROBLEMAS DA PHYSIS, DO SER E DO COSMO ltima tentativa de responder, permanecendo no mbito do horizonte pr-socrtico, s aporias suscitadas pelo eleatismo, buscando salvar o princpio de fundo do prprio eleatismo, sem negar os fenmenos (Leucipo conheceu a problemtica eleata perfeitamente: como j dis semos, ele foi discpulo direto de Zeno e de Melisso) Aristteles individuou perfeitamente a relao eleatismo-atomismo e expressou-a numa pgima exemplar, que vale a pena ler, porque constitui um dos documentos mais conspcuos para a reconstruo do pensamento atomista: Leucipo e Demcrito explicaram a natureza das coisas sistematicamente, e ambos com a mesma teoria, pondo um princpio conforme com a natureza [ fenmenosi. Porque alguns dos antigos filsofos [ eleatasi concebe ram o ser como necessariamente uno e imvel: diziam, com efeito, que o vazio o no-ser, e no podia, portanto, haver movimento, no existindo o vazio separado; nem podia existir a multiplicidade, no havendo nada que separasse as coisas [ Leucipo, ao invs, afirma ter encontrado a via de raciocnios que, dando uma explicao de acordo com a percepo sensvel, no levasse a negar nem a gerao nem a destruio nem o movimento nem a multiplicidade das coisas. Enquanto, de um lado, ele faz concordar a sua doutrina com os fenmenos, de outro, aos que sustentam o Uno porque no pode existir o movimento sem o vazio, ele concede que o vazio no-ser e que do Ser nada no-ser, pois o Ser em sentido prprio absolutamente pleno. Mas esse absolutamente pleno no uno, antes, um infinito nmero de corpos, invisveis pela pequenez do seu volume. E estes corpos esto em movimento no vazio (para ele, de fato, existe o vazio) e reunindo-se, do nativa Abdera, de Leucipo e depois seu sucessor na direo da escola. Realizou longas viagens ao Oriente, visitando o Egito, a Asia Menor e a Prsia, com finalidade cien tfica, dilapidando quase totalmente OS recursos (muito consistentes) deixados por seu pai. Morreu muito velho, alguns lustros depois de Scrates. So-lhe atribudos nume rosos escritos, cujo elenco se ver nos testemunhos recolhidos em Diels-Kranz sob os nmeros A 31, A 32, e sobretudo A 33; mas, provavelmente, o conjunto destas obras constitua, mais que a produo pessoal de Demcrito, o corpus da escola atomista, no qual devem ler sido incorporadas tambm as obras de Leucipo e, talvez, tambm as de algum discpulo. Demcrito teve uma cultura quase sem limites. Escreve ZelIer Com muita propriedade: Superior a t(xlos os filsofos precedentes e contemporneos pela validez do saber, maior parte deles pela agudeza e rigor de pensamento, Demcrito pode ser considerado, pela rara associao das duas qualidades, como o predecessor de Aristteles, que de fato o cita muito amide, utiliza muito as suas opinies e fala dele com clarssimo respeito (Zeller-Capizzi, p. 157). 3. Cf. Reale, Me/isso, pp. 18, 21, 278ss. OS ATOMISTAS 153 lugar gerao e, separando-se destruio. Eles exercem e recebem aes quando se pem em contato: o que , de fato, a prova de que no so um. E geram as coisas coligando-se e estreitando-se; enquanto daquele Uno se gundo a verdade no deriva

multiplicidade nem da real multiplicidade a unidade, pois isso impossvel; mas como Empdocles e outros dizem que os corpos sofrem modificaes atravs dos poros, assim Leucipo diz que toda mudana e todo efeito sofrido se produz deste modo, vale dizer, pela sepa rao e pela destruio que se determina por meio do vazio, e pelo acrscimo que analogamente se verifica quando nos vazios se insinuam outros slidos. Aproximadamente tambm Empdocles deve dizer a mesma coisa que Leucipo. Existem, de fato, slidos, mas indivisveis, se verdade que os poros no so absolutamente ininterruptos. E impossvel que sejam ininterruptos: porque no existiria mais outro slido seno os prprios poros, isto , tudo seria vazio. Os corpos, portanto, que se pem em contato devem necessariamente ser indivisveis; e vazios os seus intervalos [ Do que se disse, para Leucipo, a gerao e a destruio seriam dois processos que se realizam quer mediante o vazio, quer mediante o contato [ A apresentao de Aristteles perfeita e clara. Bastaro, portan to, alguns aprofundamentos e complementos. Em certo sentido, os tomos de Leucipo esto mais prximos do ser eleata do que os elementos de Empdocles e as homeomerias de Anaxgoras, porque so qualitativamente indiferenciados e, como veremos, s geometricamente diferentes. Portanto, mantm ainda a igualdade do ser eleata de si para si (igualdade que era, justamente, indiferenciao absoluta). Os tomos so a fragmentao do Ser-Uno eleata em infinitos seres-unos, que aspiram manter o mximo de caractersticas do Ser-Uno. A intuio fundamental do sistema de Leucipo deve ter sido tirada sobretudo do grande fragmento 8 de Melisso: Se existissem os muitos dizia Melisso , estes deveriam ser tais como eu digo que o Uno e, dizendo isso, ele acreditava reduzir ao absurdo o pluralismo no qual os homens acreditam: os muitos, para ser, deve riam ser eternos, porque este o estatuto do ser: deveriam permane cer sem mudar; ao invs, mudam continuamente e, portanto, no so. E Leucipo voltou contra Melisso o argumento, fazendo daquilo que no Eleata era um raciocnio por absurdo, o fundamento do prprio 4. Aristteles, A gerao e a corrupo, A 8, 324 b 35ss. (= Diels-Kranz, 67 A 7). 5. Diels-Kranz, 30 B 8, 2. 154 OS PROBLEMAS DA PHYS!S, DO SER E DO COSMO OS ATOMISTAS 155

sistema: os muitos so porque podem ser como o Uno melissiano, tncia), pois isso seria anacrnico, mas 18&L (forma). E isso atestado podem durar sempre e ser imutveis, ou seja, ser conformes ao suprenos dito de modo explcito, por lexicgrafos e mo estatuto do ser. No se trata, porm, do mltiplo emprico dado quais no temos nenhuma razo para no prestar f pelos sentidos, mas de um mltiplo ulterior, no-perceptvel, fundacaso, que Demcrito usava at mesmo o termo t&a, positivamente: doxgrafos aos justamente neste

mento e razo de ser do prprio mltiplo sensvel. E como o pluralismo amide, seno sempre, para designar o tomo. E o que quer dizer

empedocliano e anaxagoriano como vimos invertia em sentido etimologia, especialmente na fase histrica da lngua grega positivo a hiptese melissiana de uma multiplicidade que mantivesse encontramos com Demcrito (mesmo sem querer atribuir idntica a prpria qualidade, assim o pluralismo dos tomos de termo idia a Leucipo, de resto [ pouco

L6a? A na qual nos

gratuitamente o uso do anterior), aqui

Leucipo, ainda mais completamente, realizava em sentido positivo a no deixa dvida: t&a o visvel. Mas o tomo

hiptese de uma multiplicidade que, mantendo idntica a prpria invisvel, pela sua pequenez, afirmada como conseqncia da sua natureza qualitativamente indiferenciada, fosse razo de ser da muipois difcil declarar indivisvel o que perceptvel tiplicidade fenomnica qualitativamente diferenciada ser considerado suscetvel de fragmen indivisibilidade,

aos sentidos e, portanto, pode tao em partes. E ento,

Analogamente, a temtica do vazio, do pleno, do movimento e em que sentido i em que sentido vis

das suas hipotticas condies contida no fragmento 7 de Melisso,vel? Visvel, evidentemente, s viso do intelecto: o intelecto abs constitui o outro antecedente imediato a partir do qual Leucipo pde visvel corpreo, indo sempre mais alm at onde chegar doutrina do tomo. Em Parmnides encontra-se a temtica podem chegar, encontra o seu termo final num mundo do pleno, no a do vazio; Melisso desenvolve essa temtica, contradespotenciado, que a analogia do visvel corpreo. trato, que parte do os sentidos no quintessenciado e

pondo dialeticamente pleno e vazio. E, justamente, em termos de Forma , pois, o visvel geomtrico, o que visvel ao intelecto, pleno e vazio Leucipo construiu sua concepo do tomo e ligou a anlogo ao sensvel e por isso considerado capaz de embora sempre

possibilidade do movimento ao vazio, mais uma vez invertendo a gerar o concreto sensvel. Tal a idia ou forma, que pode ser hiptese negativa de Melisso em sentido positivo concebida por uma filosofia materialista, que no admite nada de Mas devemos esclarecer ainda um ponto fundamental. Aos ouvi- imaterial seno o vazio, mas define o vazio justamente como no-ser. dos modernos a palavra tomo evoca inevitavelmente os significaafirmao de uma realidade imaterial antes de Plato No se encontra

dos que o termo adquiriu na moderna cincia, de Galileu fsica (e nisso est a grandeza maior de Plato), no existe antes dele dis

contempornea. Pois bem, preciso despojar a palavra tomo desses planos da realidade, um material e outro imaterial. significados, se quisermos descobrir o sentido ontolgico originrio com efeito, material e imaterial esto no mesmo plano:

tino entre dois No atomismo,

segundo o qual a entenderam os filsofos de Abdera. O tomo dosso o ser e o no-ser, os dois termos inseparveis da dialtica do abderianos traz em si o selo tpico do pensar helnico: tomo-forma, admitidos agora ( diferena do eleatismo) para poder pensar, ambos

tomo que se diferencia dos outros tomos pela figura, ordem e dar razo da experincia. Ento, a forma o visvel do intelecto: a posio, tomo eideticamente pensado e representado. Este ponto pura enquanto individuada e quantitativamente, mas s foi muito bem esclarecido por Alfieri, numa pgina exemplar: quantitativamente, diferenciada. Antes da idia platnica, que qua quando o nome neutro to cirotiov no usado em sentido genrico (a imaterialidade e finalidade, existe a idia democritiana, que coisa, ou substncia indivisvel), o termo ccroj.Lo sempre feminino quantidade, materialidade e necessidade. Mas interessante que tanto e no masculino e tomos, neste caso, subentende no ouciu (subs o materialismo como o idealismo, tanto Demcrito como Plato, definam como a realidade mais verdadeira, aquela que est alm 6. Cf. Reate, Me/isso, pp. 242ss. aproblemtica. 7. Cf. Reate, Me/isso, p. 179ss. 156 das aparncias e iluses de uma experincia acritica e Ato i a primeira afirmao da individualidade, da lidade, materialidade

OS PROBLEMAS DA PHYSIS, DO SER E DO COSMO OS ATOMISTAS 157

substancialidade do ser individual, na filosofia grega: nisso est a rencia-se tanto da resposta de Empdocles, ainda grvida de elemen grandeza de Demcrito intuitivamente tos imaginativos, como da novssima (mas apenas

conquistada) resposta de Anaxgoras: o movimento no deriva seno do movimento, enquanto os tomos esto originria e eternamente em 2. tomos, movimento mecnico e necessidade movimento pela sua prpria natureza. to? ZelIer sustentou uma Porm, como se deve conceber mais exatamente esse movimen Dos tomos qualitativamente iguais, quantitativa e geometricainterpretao, que se tornou cannica, se

mente diferenciados, derivam todas as coisas que so, todas as suas movimento originrio dos tomos seria o da queda afeces, qualidades e estados. Enquanto Empdocles e Anaxgoras peso; do movimento de queda ter-se-ia originado derivavam as qualidades visveis de originrias diferenciaes qualimovimento vorticoso e, deste, o mundo Mas os estudos

gundo a qual o gerada pelo seu depois o

tativas das sementes, os atomistas derivam todas as determinaes posteriores a ZelIer esclareceram que esta no a opinio original dos qualitativas fenomnicas de determinaes quantitativas geomtricas. do atomismo dos epicuristas. a) O movimento ori Nasce, assim, a primeira distino entre aquelas que sero chamadas tomos, o movimento pr-csmico, devia ser concebido pela filosofia moderna de qualidades primrias e qualidades sedeslocar-se e girar em todas as direes, como a poeira cundrias: as primeiras so as qualidades geomtrico-mecnicas que vemos em suspenso atravs dos raios de sol entran caracterizam os tomos, as segundas so fenomnicas manifestaes janela. b) Diferente deste era pensado o movimento derivadas do encontro dos tomos, assim como da relao das coisas leva constituio do mundo, que um movimen com os nossos sentidos. vazio de abdenanos, mas ginrio dos como um atmosfrica que do por uma cosmognico, que

to vorticoso, o qual se produz quando, pela presena de um considervel grandeza, vrias formas e

J vimos que, analogamente ao que disseram Empdocles e tem-se o afluxo e a concorrncia de tomos de

Anaxgoras, nascimento e morte, gerao e corrupo so negados diferentes pesos no espao livre: essa concorrncia de

como tais pelos atomistas: o nascer um agregar-se dos tomos, o elementos materiais de massa diferente produz um movimento morrer um desagregar-se ou dissociar-se do composto atmico, sem qual, operando a lei primria da agregao que a da que em tais processos nada derive do nada ou termine no nada. Mas semelhante para o semelhante, o vrtice age guisa de o que leva os tomos a agregar-se e depois a desagregar-se? elementos mais pesados dispem-se no centro Empdocles e Anaxgoras como vimos acima tematizaso atrados pelo vazio exterior e assim turbinoso, no atrao do

bateia, de modo que os do vrtice, os menores forma-se o

ram cuidadosamente uma nova causa, a que Anstteles chamar de cosmo. c) Enfim, h tambm um movimento dos tomos

causa eficiente ou causa da qual tem origem o movimento, o primeiro formado, que consiste em tomos que se libertam dos agre introduzindo o amor e o dio como foras cinticas, o segundo introformam os eflvios (como, por exemplo, os eflvios fsicos anteriores a Parmnides puderam ou no falar expressamente que, sendo infinitos os tomos, infinitos devem dessa causa, ou falar dela de modo vago, isso no era mais possvel mundos por eles constitudos, mundos diferentes, mas depois das drsticas negaes de toda forma de movimento do idnticos: mundos que nascem, desenvolvem-se e,

no cosmo gados atmicos e

duzindo a Inteligncia. De resto e isso tambm vimos se os dos perfumes). Compreende-se ser tambm os

s vezes tambm enfim, se

eleatismo, sobretudo em pensadores que programaticamente tentavam corrompem, sem termo. recuperar o mundo fenomnico do qual o movimento a caracteris tica de fundo. Pois bem, a resposta dos atomistas ao problema difeCapizzi, pp. 187-208. __________________________________________ Momos Idea, pp. 78ss. 8. Alfieri, Momos Idea, pp. 52ss. 158

9. Cf. ZeIIer-

10. Cf. sobre isso Alfieri,

I Cf. Alfieri, Momos Idea, p. 84.

OS PROBLEMAS DA PHYS!S, DO SER E DO COSMO os ATOMISTAS 159

Os cosmos e as coisas contidas em todos e em cada um deles, da geral, mas o contrrio de uma espcie particular de causa ou, melhor maior menor, segundo os atomistas, so produzidos unicamente ainda, de uma das que sero as quatro causas aristotlicas, ou seja, o pelos tomos e pelo movimento: portanto, tudo se explica de modo final. O juzo significa, portanto, no que os rigorosamente mecnico e necessrio. causas, mas s que contrrio da causa

abdenanos tenham negado que o mundo tenha

Curiosamente, Leucipo e Demcrito passaram histria, como tenha causas finais. Evidentemente trata-se de um juzo que pressu sabido, como aqueles que afirmam o mundo por acaso, justamente aquisies platnicas e aristotlicas. pe as ulteriores

contra o que era no s a sua inteno, mas tambm o efetivo sig- Mas este esclarecimento permite-nos dizer ainda outra coisa: os nificado da sua especulao. Ser, portanto, oportuno deter-nos em negaram a causa final, porque esta ainda no tinha sido atomistas no

alguns pontos da questo. Foi-nos transmitido que Demcrito costuexplicitada (Anaxgoras, contemporneo de Leucipo,

descoberta e

mava dizer que preferia encontrar uma nica explicao causal de tinha, sim, com o seu Nous, entrevisto o problema da causa da ordem, qualquer fenmeno do que apoderar-se do reino dos persas e nada levado adequadamente conscincia crtica): portan melhor que este testemunho para explicar a atitude mental dos podia ser conscientemente negada porque ainda mas no o tinha

to, a causa final no no tinha chegado

abderianos. Para eles tudo resultado preciso de determinada causa: a um nvel temtico na especulao. Ademais, a

nada acontece e nada pensvel sem a sua causa. Portanto, tudo lcida e rigorosa deduo do sistema atomista, justamente na tentaacontece segundo uma rigorosa necessidade. com aqueles dois princpios tiva de explicar tudo exclusivamente

Leucipo, como nos transmite Acio, reportando-nos o nico frag- (tomos e movimento), fez compreender claramente o que faltava mento textual que nos chegou do filsofo, proclamava expressamente princpios: v-se com clareza que do caos atmico e do a necessidade universal: um cos queles

movimento catico no era estruturalmente possvel nascer ino, se no se desta

Leucipo diz que tudo acontece conforme a necessidade e que esta coradmitia tambm o inteligvel e a inteligncia. O mrito

responde ao fato. Diz, com efeito, no seu livro Sobre a Inteligncia: Nada descoberta ser de Plato: mas certo que Plato pde afirmar se produz sem motivo, mas tudo com uma razo e necessariamente a necessidade da causa teleolgica, justamente

to rigorosamente

E o mesmo sustentava Demcrito, como Digenes Larcio nos porque pde se beneficiar da radical experincia redutiva do advers rio Demcrito. refere: Tudo se produz conforme a necessidade, pois a causa das formaes de todas as coisas o movimento vorticoso que ele [ chama exatadivino mente de necessidade E a natureza da necessidade, para Demcrito, segundo o que nos Como qualquer forma de mecanicismo, tambm o pensamento refere Acio, consistia dos atomista revela as suas insuficincias sobretudo na explicao 3. O homem, a alma, o

II na impenetrabilidade, no movimento e no choque da matria organismos, em particular do homem, da sua vida e do seu conheci mento. O corpo humano, como todas as outras coisas, constitudo Por que, ento, julgou-se que Demcrito pe o mundo por de um encontro de tomos, e assim, naturalmente, tambm a alma. A acaso? Acaso, neste contexto, no significa o contrrio de causa em alma, que o que d a vida e tambm o movimento ao corpo, constituda de tomos mais sutis que os outros, lisos e esferiformes, 12. Cf. Diels-Kranz, 68 B 118. de natureza gnea. Estes tomos propagam-se por todo o corpo, e 13. Diels-Kranz, 67 B 2. 14. Digenes Larcio, IX, 45 (= Diels-Kranz, 68 A 1). assim o vivificam. Pela sua sutileza, eles tendem tambm a sair do 15. Diels-Kranz, 68 A 66. corpo, mas com a respirao so sempre reintegrados todos aqueles 160 OS PROBLEMAS DA PHYSIS. DO SER E DO COSMO OS ATOMISTAS 161 Demcrito s nos aparece

tomos gneos que conseguem sair. Cessando a respirao, advm a vezes refuta as aparncias sensveis e diz que nelas nada morte, e todos os tomos gneos que estavam no corpo se dispersam. conforme a verdade, mas s conforme a opinio, e que o verda

A alma , pois, da mesma natureza do corpo, e, portanto, mal se deiro nos objetos consiste em que estes so tomos e vazio. De fato, ele diz: explica a sua superioridade sobre o corpo, que Demcrito, todavia, doce, opinio o amargo, opinio o quente, opinio o frio, Opinio () o

sustenta de vrios modos, chegando mesmo a admoestar, como veremos opinio a cor; verdade, os tomos e o vazio; vale dizer: considera-se e melhor adiante, a cuidar da alma e no do corpo, a buscar os bens da existam as qualidades sensveis, mas na verdade no existem, alma, divinos, e no os do corpo, humanos. Os tomos da alma tm a atribuir valor de credibilidade sensao, tambm no se forma mais perfeita, mas so sempre qualitativamente iguais a todos os as condene. Diz, com efeito: Ns, na realidade, no conhe outros tomos. Em todo caso, dada a privilegiada posio que no sisteseja invarivel, mas s aspectos mutveis segundo a dispo ma atomista se atribui aos tomos da alma, explica-se bem que eles corpo e do que nele penetra ou lhe resiste. sejam chamados divinos, e que neles, mais que nas outras coisas, seja opina-se que

mas somente os tomos e o vazio. Nos Livros probatrios, depois, embora tivesse prometido encontra que ele cemos nada que sio do nosso

visto o divino: principia mentis quae sunt in eodem universo deos esse E no fragmento 11, que transcrevemos com o relativo comentrio dicit refere Ccero. E os principia mentis so os gneos tomos da Emprico, diz: alma com os quais a mente e o pensamento coincidem. Como todos os afirma que existem dois modos de conhecipredecessores, tambm os atomistas identificaram o divino com o que os sentidos e mediante a inteligncia: e chama genuno o de Sexto Nos Cnones [ mento, mediante

h de mais elevado no seu sistem& conhecimento mediante a inteligncia, reconhecendo a esta a credibilidade em julgar o verdadeiro, enquanto ao outro d o nome de obscuro, negando-lhe a segurana em conhecer o verdadeiro. Diz textualmente: 1-l duas formas de 4. O conhecimento todos esses conhecimento, um genuno e outro obscuro; ao obscuro pertencem

objetos: viso, audio, olfato, gosto e tato. A outra forma genuna, e os objetos desta so escondidos [ conhecimento sensvel ou obscuro]. Depois, tomos e movimento explicam tambm o conhecimento, mostrando a superioridade do conhecimento genuno sobre o obscuro, prosse Das coisas emanam, como sabemos, eflvios de tomos, que che- gue dizendo: Quando o conhecimento obscuro no pode mais alcanar um gam ao contato com os sentidos e geram desse modo sensao e conhe- objeto menor, nem com a vista nem com o ouvido nem com o olfato nem com cimento. O contato dos tomos, que, atravs do eflvios, chegam das a sensao do tato, mas deve dirigir a pesquisa ao que ainda coisas aos sentidos, permite que os tomos semelhantes fora de ns socorre-lhe o conhecimento genuno, como o que possui o gosto nem com mais sutil, ento

impressionem os tomos semelhantes em ns, agindo o semelhante sobre justamente um rgo mais fino, apropriado para pensar. o semelhante, como j Empdocles dissera. Essas distines so conformes com a experincia interior, p0Demcrito, com base no seu naturalismo, no podia contrapor senprincpios do atomismo: de fato, para serem justifica sao a conhecimento inteligvel, e dificilmente podia tambm distincrtico, precisam de categorias que s com Plato sero guir um do outro no nvel crtico. Todavia, ele considerou a sensao como subjetiva e obscura, e s o conhecimento intelectivo como conhe cimento genuno, isto , capaz de nos conduzir ao fundamento das rm contra os das no nvel conquistadas.

coisas. Diz o fragmento 9 e o relativo contexto no qual Sexto Emprico 5. A tica democritiana no-lo apresenta: De Demcrito chegaram-nos numerosos fragmentos de carter 16. Ccero, De na!. deoruni, 1, 43, 120 (= Diels-Kranz, 68 A 74). tico. A particular presena da temtica moral em Demcrito explica 17. A concepo democritiana do divino , ademais, muito complexa: ver a exaustiva anlise do problema em Alfieri, Atonios Idea, pp. 164ss. presente que ele vive na poca socrtica. Contudo, 162 OS PROBLEMAS DA PI-JYSIS, DO SER E DO COSMO 163 -se bem, se temos OS ATOMISTAS

ele est muito longe de saber fundar filosoficamente um discurso a saber do que quando todos sabero; mas preciso envergonhar-se sobretu moral: ele permanece aqum da filosofia moral, quase totalmente na prprio e imprimir-se na alma esta norma, nada fazer de dimenso espiritual dos pr-socrticos. inconveniente Abstm-te das culpas no Demcrito considera a felicidade o fim da vida, e faz consistir a por medo, mas porque se deve felicidade no nos prazeres do corpo, mas nos da alma: No digas e no faas nada de mal, embora estejas sozinho; mas aprende alma pertencem a felicidade e a infelicidade, mesmo que diante dos outros a envergonhar-te muito mais diante de ti do diante de si

A felicidade no consiste nos rebanhos nem no ouro; a alma a morada Previne contra a inveja, o dio, os vcios em geral. E, se auda nossa sorte tntico o fragmento que segue, faz tambm profisso de cosmopolitismo: Quem prefere os bens da alma escolhe o que tem valor mais divino,

quem prefere os bens do corpo, escolhe os bens humanos Todo pas da terra est aberto ao homem sbio: porque a ptria da alma virtuosa todo o universo Os homens no se tomam felizes nem pelos dotes fsicos nem pela riqueza, mas pela retido e pela prudncia Este um pensamento que sobretudo os sofistas e os socrticos fundaro e difundiro. Portanto, Demcrito exalta a vitria do homem sobre os prprios Como se v, tambm por estas citaes, os pensamentos morais

desejos sensveis, considerados inferiores, e exalta o autodomnio:de Demcrjto no se distanciam, na forma, do procedimento senten cioso dos poetas e dos sete sbios, e, na substncia, no concordam Valoroso no s o que vence os inimigos, mas tambm aquele que com a idia de fundo do sistema, que faz do homem um mero agre sabe dominar os prprios desejos. H homens que dominam sobre cidades e mecnico de tomos materiais. Estes pensamentos permanecem so escravos das mulheres moral, gado

aqum da filosofia moral. Para que pudesse surgir a filosofia a especulao devia,

Ele exalta, ademais, no s a justia e o bem, mas tambm a antes, mudar radicalmente o prprio eixo da sua vontade do bem: por Scrates, tal como logo veremos.

problemtica: e esta mudana s poder ser operada pelos sofistas e

Verdadeira bondade no o simples fato de no cometer aes injustas, mas o no-querer comet-las Afirma, por conseqncia, que preciso manter-se longe do mal, no por temor de perder a reputao dos outros, mas por respeito a si prprio: No nos devemos envergonhar mais diante dos homens que diante de ns mesmos; e no se deve fazer o mal mais facilmente quando ningum vir 18. Diels-Kranz, 68 B 170. 19. Diels-Kranz, 68 B 171. 20. Diels-Kranz, 68 B 37. 22. Diels-Kranz, 68 B 124. 23. Diels-Kranz, 68 B 62. 24. Diels-Kranz, 68 B 264. 25. Diels-Kranz, 68 B 41. 26. Diels-Kranz, 68 B 244. 27. Diels-Kranz, 68 B 247. 21. Diels-Kranz, 68 B 40; cf. tambm B 105.

OS FSICOS ECLTICOS l65 IV. OS FSICOS ECLTICOS Assim, Hpon reprops um retorno a Tales, e sustentou que a gua o princpio de todas as coisas mas assumiu tambm o fogo heraclitiano, que, segundo ele, gerado pela prpria gua, mas depois venceu a fora do elemento gerador e comps o cosmo 1. O fenmeno do ecletismo fsico e a involuo da filosofia como princpio gerador um elemento da natureza Outros ao invs, puseram

mais denso que o fogo ou mais sutil que o ar ou um elemento

mais sutil que a gua, porm mais espesso que o ar e o conceberam, Fecham a srie dos fsicos alguns pensadores que a moderna infinito E aqui evidente a tentativa de mediar Jonicamente, como Herclito e Mas no eram entre posies j

historiografia filosfica qualificou como eclticos. A qualificao Anaxmenes, de um lado, Tales e Anaxmenes, de outro. s parcialmente adequada, porque , sem dvida, verdade que se trata certamente estes incuos esforos de mediao de pensdores que extraem os elementos da sua especulao de mais definitivamente superadas que podiam restituir vida de um dos filsofos que examinamos, com evidente inteno de ento no extremo de suas foras. J os antigos, fundir e mediar as suas instncias, escassssima importn

filosofia da natureza,

de fato, estavam perfeitamente conscientes da cia de Hpon, julgado por

Todavia igualmente verdade que se trata de pensadores aos Aristteles de maneira decididamente ne

quais (ao menos pelo que deles refere a antiga tradio) escapou gativa e dos outros eclticos dos quais falamos (aos quais Aristte quase por inteiro o sentido da revoluo operada por Parmnides e sequer mencionar o nome) pelo eleatismo e, por conseqncia, tambm o sentido das sucessivas por esses fsicos restringe-se, de fato, a uma propostas dos pluralistas, os quais, de modo diverso, tentaram resolpensador, Digenes de Apolnia (do qual chegaram, ver exatamente as aporias que o eleatismo deixou como herana ao testemunhos indiretos, alguns significativos fragmentos), e pensamento filosfico, explorao les faz aluso sem O nosso interesse nica figura de alm de

no pela sua tentativa de retornar ao monismo, mas pela sistemtica da descoberta

Foi justamente a no-compreenso das aporias eleatas e da uranaxagoriana do Nous, da Inteligncia, pelos

gente necessidade de resolv-las que induziu os fsicos eclticos a motivos que logo veremos. retornar ao monismo, julgando de modo negativo o pluralismo. 1, 16 (= Diels, Doxographi graeci, p. 566 = Diels-Kranz, 38 Eles quiseram, em substncia, voltar a posies da especulao jnica, 3 l-liplito, Rei:, A 3).

e, portanto, afirmao da unidade e at mesmo da unicidade do 4. No temos condies de identific-los com absoluta exatido. Os estudiosos Princpio, embora acolhendo tambm ulteriores conquistas especulatrate de Ideo de Emera, e a ele, embora de maneira conjetural (cf. pensam que se

tivas, que, porm, no afetassem este princpio fundamental ou que, vol. I p. 51) referem ambas as afirmaes que reportamos (cf. em todo caso, no supusessem instncias pluralistas, pp. 257ss.). Na verdade, Sexto Emprico, que nomeia

Diels-Kranz, 63,

tambm Zeller-Mondolfo, 1, 2,

expressamente Ideo de Emera (Adv. math., IX, 360 [ Diels-Kranz, 63, vol. 11, p. 51, 1-3]), situa-o, junto com Digenes de Apolnia e Arquelau. do qual falaremos, entre os sustentadores da tese segundo a qual o ar o princpio. De resto, neste caso, mais 1. As nossas fontes no so concordes em indicar o lugar de origem de Hp que o nome, interessam as afirmaes. Segundo alguns foi Samos (cf. Diels-Kranz, 38 A 1), segundo outros Metaponto (cf. Aristteles, Metafsica, A 7, 988 a 23ss. (= Diels-Kranz, 63, vol. II, p. SI, Diels-Kranz, 38 A 16), segundo outros ainda Reggio (Diels-Kranz, ibidem), enfim Sss.). segundo outros Crotona (Diels-Kranz, 38 A li). (Diels-Kranz, 63, vol. II, p. 51, 9ss.). 6. Aristteles, Do cu., r 5, 303 b lOss. 7. Cf. 8. 5.

De uma indicao assinalada por Bergk contida num esclio s Nuvens de Diels-Kranz, 63, vol. II, p. 51, 11 e 26.

Aristfanes (reportado em Diels-Kranz, 38 A 2) extrai-se que Hipon deve ter estado Cf. Aristteles, Metafisica, A 3, 984 a 3ss. ( Diels-Kranz. 38 A 7), Idem, Da em atividade na poca de Pricles. alma, A 2, 405 b iss. (= Diels-Kranz, 38 A lO). 2. Cf. Diels-Kranz, 38 A 4; A 6, A 8, A 10, A II etc. 9. Cf. supra notas 4-6. 166 OS PROBLEMAS DA PHYSJS, DO SER E DO COSMO OS FSICOS ECLTICOS 167 2. Digenes de Apolnia e o seu significado histrico coisas originam-se do uno. E isto o diz preciso dizer que todas as

Digenes, quando observa que, se todas as coisas no fossem o uno, no seria As razes que levaram Digenes a no aceitar o pluralismo e a possvel que agissem uma sobre a outra e sofressem uma da outra, que o retornar ao monismo so-nos bem conhecidas por um fragmento que exemplo, se tornasse frio e o frio, por sua vez, se tomasse quente. nos chegou e por um testemunho aristotlico: se, pensa Digenes, os calor que se converte em frio ou o frio que se converte em calor, mas, evidentemente, o substrato elementos fossem mltiplos, e cada um, pela prpria natureza, fosse diferente dos outros e no fosse derivvel dos outros, nem Este princpio, porm, para Digenes no um intermdio entre quente, por Porque no o

transformvel nos outros, ento eles (e as coisas derivadas de cada mas, como para Anaxmenes, ar, como os tes

ar e gua ou fogo,

um deles) no poderiam estruturalmente (dada a sua diferena de temunhos e fragmentos amplamente nos informam. E, precisamente, natureza) misturar-se entre si, e nem mesmo poderiam sofrer recproecletismo de Digenes manifesta-se, pois, em outra cas afeces; em outros termos: um no poderia nem fazer dano nem justamente, na tentativa de fazer coincidir o ar de beneficiar aos outros nem, vice-versa, receber benefcio ou dano dos o Nous de Anaxgoras, afirmando que este princ outros, e, enfim, seria igualmente impensvel que da terra nascessem de muita inteligncia plantas e animais. Para que tudo isso seja possvel, o elemento identificao da Inteligncia com o ar que ar infinito O direo, e, Anaxmenes com pio-ar dotado

Foi exatamente esta permitiu a

princpio original deve ser nico e todas as coisas devem derivar por Digenes, embora de maneira fsica e, por mais de uma alterao e transformao do mesmo princpio, explicar pela Inteligncia todos os

razo, problemtica e aportica,

Eis as palavras literais de Digenes: fenmenos do universo, os quais, como no podiam seno derivar e, Para dizer tudo em poucas palavras, parece-me que todas as coisas explicados pelo nico princpio-ar, assim tambm no portanto, ser

existentes sejam por alterao do mesmo, antes, sejam o mesmo. E isso podiam no derivar e, portanto, ser explicados pela Inteligncia comclaro: porque, se as coisas que so agora neste mundo, terra e gua e ar e fogo com o ar. cidente

e todas as outras coisas que neste mundo existem, se, digo, alguma destas Eis as textuais palavras de Digenes: fosse outra das outras, e outra por sua prpria natureza, e no fosse uma No poderia [ ar] distribuir-se, se no tivesse inteligncia, de modo a forma do mesmo, que se transforma e muda, as coisas no poderiam nunca exista para cada coisa uma mistura, para o inverno e para o vero, nem misturar-se entre si, nem beneficiar nem fazer dano uma outra, e da para a noite e para o dia, e para as chuvas e para os ventos e para o sereno. terra no poderiam nascer nem plantas nem animais nem qualquer outra E tambm o resto, quem quiser pensar, encontrar que disposto do melhor coisa, se no fossem, quero dizer, compostas de modo a ser o mesmo. Antes, possvel modo fazer que

todas essas coisas nascem do mesmo, como sempre variadas modificaes dele, e a ele retornam. E no fragmento 5 lemos: E eis o testemunho paralelo de Aristteles: Parece-me ser dotado de inteligncia aquilo que os homens chamam de ar, e que ele dirige e governa tudo. Porque parece-me que deus, e que chega a todas as partes, dispe de tudo e est dentro de todas as coisas. Nada existe lO. Digenes de Apolnia viveu no sculo V a.C. Aristfanes fala dele nas Nuvens (que de 423 a.C.), e, naquela poca, Digenes devia ser ainda vivo, porque, que dele no participe: nada, porm, participa dele na mesma medida que como regra geral, OS cmicos gregos caricaturavam pessoas vivas. Se, depois, se tem outra coisa, mas muitos so os modos do prprio ar e da inteligncia. De em conta tambm o testemunho de Teofrasto (Diels, Doxographi graeci, p. 477 = _____________________________________________ Diels-Kraiiz, 64 A 5), que noS informa deque o pensamento de Digenes de Apolnia, 12. Aristteles, A gerao e a corrupo, A 6, 322 b l2ss. (= Diels-Kranz, 64 A 7). alm das doutrinas de Anaxgoras, foi influenciado tambm pelo atomismo, que mais 13. Acio, 1, 3, 26 (= Diels-Kranz, 64 A 7). recente, pode-se verossimilmente concluir que o nosso filsofo deve ter exercido a sua 14. Simplcio, Ia Aris!. P/zys., IS!, 28ss. (= Diels-Kranz, 64 B 2-5, em particular atividade entre 440 e 423 a.C. II. Diels-Kranz, 64 B 2. p. 59, IS e p. 60, II). 15. Diels-Kranz, 64 8 3.

168 OS PROBLEMAS DA PHYSJS, DO SER E DO COSMO OS FSICOS ECLTICOS 169 muitos modos , com efeito, mais quente e mais frio, mais seco e mais mais recentes pesquisas levam a um radical Na verdade, as

mido, mais lento e mais rpido. E muitas outras modificaes infinitas exisredimensionamento do juzo de ZelIer, pelas seguintes razes. tem de prazer e de cor. Tambm as almas de todos os animais so a mesma Anaxgoras introduziu pela primeira vez a Inteligncia como princ coisa, ar mais quente do que o de fora no qual vivemos, mas muito mais frio do que o que est perto do sol. Ora, este calor no igual em cada animal, depois (e os antigos j se deram perfeitamente conta, como e nem em cada homem, mas no difere muito: difere quanto possvel dentro recordamos), ele no explorou a fundo esta sua descoberta e, na dos limites da semelhana das coisas. Todavia no podem ser verdadeiramendo mundo, recorreu normalmente s tradicionais causas pio, mas j explicao

te do mesmo modo as coisas que mudam, estas e aquelas, antes de transforapelou raramente Inteligncia. Ao invs, Digenes, iden mar-se no mesmo. Portanto, dado que de muitos modos a transformao, Inteligncia com o princpio de todas as coisas, fez desta de muitos modos e muitos devem ser os animais, e, pelo grande nmero de um uso sistemtico e exaltou a concepo teleolgica do cosmo, apenas modificaes, dessemelhantes entre si pela forma, pelo modo de vida e pela inteligncia. Todavia todos vivem e vem e ouvem por obra do mesmo elepor Anaxgoras, e a levou ao extremo: aos limites alm dos mento, e tambm a inteligncia, todos a derivam do mesmo os horizontes da filosofia da physis seria possvel proceder. Como fica claro por este fragmento, a nossa alma, assim como concepo teleolgica de Digenes teve um

fsicas, e tificando a

iniciada

quais s revolucionando

H mais, porm: a

o princpio primeiro, ar-inteligente, enquanto um momento do notvel influxo no ambiente ateniense e constituiu um dos pontos de princpio, um fragmento, por assim dizer, do princpio, que deriva do concepo de Deus e da finalidade universal que Scrates princpio e a ele retorna, de mais de Diz o nosso filsofo: um documento e como veremos oportunamente. Digenes assinala, pois, Alm destas, existem outras importantes provas de que as coisas so no se poderia prescindir, se se quiser entender a uma etapa da qual partida da

assumiu e desenvolveu, no em sentido fsico, como resulta

assim. Porque os homens e os animais vivem, respiram, do ar. Este para evoluo do pensamento teolgico e teleolgico dos gregos eles alma e pensamento, como aparecer claramente nesta minha obra; e se ele se separa, ento o homem morre e o pensamento o abandona A avaliao que a historiografia filosfica deu de Digenes foi 3. Arquelau de Atenas Concluamos a Arquelau de Refere dele normalmente negativa, e por muito tempo imps-se o seguinte juzo de Zeller: Porquanto tal tentativa pudesse ser digna de considerao, apresentao dos fsicos eclticos mencionando a todavia no se pode dar uma avaliao muito alta da sua importncia Atenas filosfica; o mrito principal do Apoloniano parece-me que deva ser Digenes Larcio:

posto nas pesquisas, com as quais ele se esforou por promover o Arquelau Ateniense ou Milesiano, filho de Apolodoro ou, segundo ouconhecimento emprico da natureza e a sua explicao emprica; as discpulo de Anaxgoras, mestre de Scrates. Ele foi o suas hipteses filosficas, ao contrrio, foram-lhe oferecidas prontas a introduzir em Atenas a filosofia naturalista e foi chamado pelos seus predecessores, ou seja, por Anaxgoras e pelos antigos _____________________________________ fsicos. A filosofia grega no seu complexo j tinha h tempo, na era Thejler, Zur Geschichte der :eleologischen Naturbetrachtung bis auf 19. Ver W. tros, de Mido, foi primeiro da Jnia

de Digenes, percorrido caminhos que a conduziam sem confronto Aristoteles, Zurique 1925; Jaeger, La teologia dei primi pensatori greci, pp. 241-269. para alm da orientao prpria da antiga fsica jnica. O primeiro destes estudiosos caiu no excesso oposto, porque atribui a Digenes at o que Xenofonte, em matria de teologia e teleologia, atribui a Scrates. Veremos que Scrates inspira em Digenes, mas operando uma reforma radical. 16. Diels-Kranz, 64 B 5. 20. Ver mais adiante em particular o captulo sobre a teologia e teleologia socrtica. 1 7. Diels-Kranz, 64 B 4. 21. Todos OS testemunhos que nos chegaram sobre Arquelau esto recolhidos em 18. Zelier-Mondolfo, II, 2. p. 282. Diels-Kranz, 60 (vol. II, pp. 44-49). 170 OS PROBLEMAS DA PI-IYSIS, DO SER E DO COSMOOS FSICOS ECLTICOS 171 o naturalista, porquanto nele encerrou-se a filosofia naturalista. Scrates inimportncia deste pensador est no papel que lhe atribudo, troduziu a tica, embora parea que a Arquelau no fosse estranho o interesse Digenes Larcio (na passagem acima lida), mas por pelos problemas ticos. Parece que tratou da interpretao das leis, do belo outras fontes, de mestre de Scrates O prprio e do justo; Scrates, que desenvolveu e ampliou as suas concepes ticas, Aristfanes, em algumas passagens das Nuvens, pe na boca de foi posteriormente considerado o inventor da tica Scrates algumas afirmaes claramente extradas de Digenes e dos Outra fonte antiga assim resume o pensamento de Arquelau: Anaxgoras eclticos seguidores de A no s por numerosas

Arquelau, ateniense de origem, filho de Apolodoro. Este, semelhana De Digenes de Apolnia e de Arquelau, portanto, ser preciso de Anaxgoras, admitia a mistura da matria e os princpios do mesmo modo. partir, alm da filosofia sofstica, para comprender de

modo adequado Dizia que, desde o princpio, est presente no intelecto certa mistura. Princ- o pensamento de Scrates e a sua revolucionria mensagem. Antes, pio do movimento a secreo recproca do quente e do frio; o quente est porm, devemos estudar a fundo o fenmeno da sofstica, cuja difu em movimento, enquanto o frio est parado. A gua, separando-se, flui para so e sucesso coincidiu exatamente com o momento da involuo da o centro, onde se geram ar gneo e terra, dos quais um empurrado para o filosofia da physis e at mesmo contribuiu de modo essencial para pr alto e a outra se deposita embaixo. A terra, portanto, imvel e nasceu por definitivamente em crise a prpria possibilidade ou, pelo menos, as estas causas. Jaz, pois, no centro, sem ser, por assim dizer, uma parte do pretenses da especulao de vis naturalista. universo. O ar, derivado da combusto, governa o todo: ele, incandescente desde o princpio, deu origem natureza dos astros, dentre os quais o maior o sol, o segundo a lua, e dos outros, alguns so menores, outros maiores. Arquelau diz que o cu se inclinou, e assim o sol difunde a luz sobre a terra e, tornando transparente o ar, seca-a. De fato, no princpio ela era um lago, sendo alta ao redor e cncava no centro. E como sinal da concavidade da terra aduz o fato de que o sol no surge e se pe contemporaneamente em todos os lugares, coisa que deveria, ao invs, acontecer se a superfcie da terra fosse uniforme. Quanto aos animais, diz que no incio a terra se aqueceu na sua parte inferior, onde estavam misturados o quente e o frio, e assim apareceram os homens e muitos animais, que tinham todos o mesmo alimen to, extraindo o seu nutrimento da lama (e tinham vida breve). Em seguida nasceram tambm reciprocarnente um do outro. Os homens, depois, se dis tinguiram dos outros animais, e criaram chefes, leis, artes, cidades e outras instituies. Diz ainda que em todos os animais igualmente inato o intelec to. E tambm cada um dos animais usa o intelecto, alguns mais lentamente, outros mais rapidamente Outras fontes insistem ainda mais acentuadamente no ar como princ pio, antes, sobre o ar infinito, coincidente com a inteligncia remeten do assim a uma posio muito prxima da je Digenes de Apolnia. 22. Digenes Larcio, 11, 16 (= Diels-Kranz, 60 A 1). 2, A 3, A 5, A 7. 25. Cf. Diels-Kranz. 60 A 1, A 26. Em

23. Hiplito, Ref, 1, 9 (= Diels, Doxographi graeci, p. 563 = Diels-Kranz, 60 Diels-Kranz, OS versos de Aristfanes, Nuvens, 225ss. e 828ss. So repro A 4) 24. Cf. Diels-Kranz, 60 A 11 e 12. pp. 66s.)

duzidos na seo Nachwirkung relativa a Digenes (= Diels-Kranz, 60 C 1, vol. II,

Potrebbero piacerti anche